sábado, 8 de maio de 2010

Amanhã é o último dia para as inscrições no concurso da saúde

Os interessados em participar do concurso público da Secretaria Estadual de Saúde Pública do Rio Grande do Norte ainda podem se cadastrar.

As inscrições serão realizadas até o próximo domingo (9) no endereço www.funcab.org. São mais de 2.400 vagas para os cargos de médico, biomédico, enfermeiro, farmacêutico, técnicos em análises clínicas, necrotomia, enfermagem, hemoterapia e radiologia.

A taxa de inscrição é de R$ 95,00 para os cargos de nível superior e R$ 60,00 para nível técnico.

As especialidades pedidas para os profissionais médicos são Anestesiologia, Broncoscopia, Cardiologia, Cardiologia Infantil, Cirurgia Geral, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Cardiovascular, Clínica Geral, Endoscopia, Genética, Ginecologia e Obstetrícia, Hematologia, Infectologia, Terapia Intensiva, Terapia Intensiva Infantil, Neonatologia, Nefrologia, Neurologia, Neuroencefalografia, Ortopedia, Patologia, Pediatria, Pneumologia, Psiquiatria, Psiquiatria Infantil, Tomografia, Medicina do Trabalho, Ultrassonografia e Urologia.

As provas serão realizadas no próximo dia 23. Os locais de realização serão divulgados a partir do dia 14 e o resultado final está previsto para o dia 18 de junho.

Leonardo anuncia ‘xará’ para atração principal do São João pau-ferrense

Conforme adiantamos, a atração principal do “Pau dos Ferros Cidade do Forró”, evento junino realizado pela Prefeitura local, é o cantor Leonardo.

O prefeito Leonardo Rego anunciou, na noite de ontem, ainda, shows com Dorgival Dantas e Anísio Júnior.

O evento junino acontece de 16 a 19 de junho na praça de eventos Nossa Senhora da Conceição. Essa será a segunda vez que o cantor Leonardo se apresenta em Pau dos Ferros.

Ele foi à atração da inauguração da Praça de Eventos, em 2008.

Sem dúvida, uma excelente atração!

Leonardo é show!!!

Aprovação do PCCS motiva greve dos professores

Na última seção realizada na câmara de vereadores de Água Nova foi aprovada a proposta de Plano de Cargos, Carreira e Salários dos servidores da saúde. A proposta foi apresentada pelo Poder Executivo, contrariando os interesses dos professores.

Os professores, inclusive, já vinham tentando convencer o Executivo e Legislativo de Água Nova a mudar vários artigos da referida proposta de Lei, entretanto nem a prefeita e nem os vereadores se interessaram pelos pleitos do professores.

De acordo com a presidente do sindicato dos servidores da Educação, Rosineide Nascimento, os vereadores deveriam ter adotado uma postura firme, em defesa dos interesses da sociedade, e não fechar os olhos à imposição do projeto de Lei do Executivo.

"Tínhamos a esperança de que esta proposta de lei seria rejeitada por todos, já que as negociações tinham se esgotado com o Executivo. A categoria saiu decepcionada do plenário da Câmara Municipal com aqueles que dizem ser representantes do povo", diz.

No entanto, continua Rosineide Nascimento, "entre o povo e o Poder Executivo, a preferência da maioria dos vereadores foi ficar do lado do Poder Executivo". "Diante deste fato não nos resta alternativa diferente de uma greve dos professores", afirmou a representante da categoria.

Votaram pela aprovação do projeto contrariando os interesses dos professores, os vereadores Woston Antônio, Chiquinha de Toto, Rita Alzira, José Bonfim, Odair Nunes e Edilma Alves, todos da bancada governista. Já os vereadores Ronaldo Souza e Zenir Barros ficaram com os professores.

Dia 'D' da Vacinação do Idoso acontece hoje

Neste sábado, 8, é o dia 'D' de vacinação do idoso contra a gripe comum. Todas as pessoas maiores de 60 anos devem se dirigir aos postos de saúde mais próximos de suas residências para serem imunizadas contra o vírus. A campanha se estende até o dia 21 de maio. No Rio Grande do Norte, a meta do Ministério da Saúde é vacinar 304.222 idosos.

Esta é 12ª edição da mobilização no país. Em Natal, a abertura da campanha acontecerá no posto de saúde Carlos Passos, ao lado do Teatro Alberto Maranhão na Ribeira, onde estará presente o secretário Estadual de Saúde Pública, George Antunes.

"Este é o momento de convidar a todos os idosos para a prevenção da gripe e alertar para a importância desta campanha para todo o Estado", disse o secretário.

Durante a campanha, os idosos portadores de doenças crônicas serão imunizados também contra o vírus da gripe A (H1N1).

INTERNAÇÕES

Em 2010, foram registradas 361 internações da gripe H1N1, até o dia 3 de abril. Desse total, um em cada cinco casos esteve relacionado à gestação. Em relação às mortes, um total de 50, as mulheres correspondem a 76% do total e as gestantes 32%.

No ano passado, de 2.051 óbitos registrados, 1.539 (75%) ocorreram em pessoas com doenças crônicas. Entre as grávidas (189 morreram, ao todo), a letalidade entre os casos graves foi 50% maior que na população geral. Adultos de 20 a 29 anos concentraram 20% dos óbitos (416, no total).

As crianças menores de dois anos tiveram a maior taxa de incidência de complicações no ano passado (154 casos por 100 mil habitantes). E, finalmente, os adultos entre 30 e 39 anos, que representam a maior parcela de mortes - 22% do total.

Com dois jogadores expulsos, América perde para o Bahia na estreia da Série B

Na estreia do América pelo Campeonato Brasileiro da Série B, depois de realizar um bom primeiro tempo, o time rubro foi derrotado pelo Bahia por 1 a 0, gol marcado pelo atacante Rodrigo Grahl, aos 17 minutos da etapa final, na noite de ontem, no estádio Pituaçu, em Salvador, na Bahia.

Na próxima rodada, o representante do Rio Grande do Norte terá que administrar os desfalques do zagueiro Douglas, e do volante, Júlio Terceiro, expulsos na partida.

O grupo retorna neste sábado(8) para Natal, e se reapresentará na segunda-feira(10), para os treinamentos no CT Abílio Medeiros.

Após o término da partida, o técnico Gilmar Iser deu folga para o grupo e liberou os jogadores para passarem o dia das mães com suas famílias.

Na segunda rodada, o próximo compromisso do América na competição será em casa, no próximo sábado (15), às 21h, onde enfrentará o São Caetano-SP, no estádio Machadão, em Natal.

Já o time baiano, viajará para Minas Gerais, onde enfrentará, também no dia 15, o Ipatinga, vice-campeão mineiro, às 16h, no estádio Ipatingão.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Assembleia debate redução da jornada de trabalho sem redução salarial

A Proposta de Emenda Constitucional que prevê a redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais (PEC 231) foi discutida na Assembleia Legislativa na manhã desta sexta-feira (7). O debate sobre a proposta foi realizado em audiência pública sugerida pelo deputado Poti Júnior, e contou com a participação da deputada federal Fátima Bezerra e de representantes do Ministério do Trabalho, Ministério Público, da Federação do Comércio do RN (Fecomercio) e da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do RN (Fetarn).

Sem data prevista para ser votada no Congresso Nacional, aonde tramita desde 1995, a PEC 231 prevê que, apresar da redução da jornada de trabalho, não haja redução salarial. Além disso, a proposta visa aumentar o valor da hora extra de 50% para, no mínimo, 75% do valor da hora normal. A PEC conta com a simpatia do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que acredita que com a redução da jornada de trabalho haverá um grande aumento no número de empregos disponíveis.

O deputado Poti Júnior afirmou que a audiência pública serviu para divulgar este relevante tema para a sociedade do Rio Grande do Norte. “É uma mudança muito importante para os trabalhadores. Vou encaminhar à bancada do RN na Câmara Federal um requerimento pedindo empenho na aprovação da PEC”, disse o deputado.

Para a deputada federal Fátima Bezerra, a PEC ainda não foi votada porque alguns setores fortes do empresariado nacional são contrários à redução. De fato, a Confederação Nacional da Indústria não acredita que a redução aumentará o número de empregos e ainda por cima diz que ela elevará os custos da produção das empresas. Fátima Bezerra discorda. Ela defende, assim como o presidente da República, que a PEC elevará o número de empregos.

“A PEC vai aumentar o número de empregos e ainda melhorará consideravelmente a qualidade de vida dos trabalhadores, que terão mais tempo para estudar e para ficar com a família”, afirmou a deputada, que falou sobre um estudo da Organização Internacional do Trabalho (OIT) sobre o tema: “Ganhamos um aliado de peso nessa luta. A OIT realizou um estudo que mostra que a redução da jornada é uma tendência mundial. No países de 1º mundo, a jornada de trabalho varia entre 36h e 38h semanais”.

De acordo com a Fecomercio, a PEC causa preocupação, pois, segundo dados do órgão, a redução acarretaria num prejuízo médio entre 10% e 22% para as empresas, que teriam que contratar mais funcionários. Os outros participantes da audiência discordam da Fecomercio, e acreditam que o aumento do número de empregos vai aquecer a economia, e com isso, vai suprir os gastos extras que as empresas terão com novas contratações.

Reação: Gustavo afirma que a Lei eleitoral assegura sua candidatura

O pré-candidato a deputado estadual, publicitário Gustavo Fernandes (PMDB), entrou em contato com o blog e afirmou estar absolutamente tranquilo quanto aos boatos de uma possível impossibilidade de registro da sua candidatura.

Segundo ele, o cargo exercido na Assembléia Legislativa não será obstáculo para que possa vir a disputar a eleição.

Para o publicitário, a Lei é clara ao afirmar que cargo comissionado deve se afastar somente três meses antes das eleições e não seis, conforme vem sendo colocado por algumas pessoas.

“Estou muito tranqüilo com relação a isso. Já consultei vários juristas conceituados e todos me asseguraram a legitimidade da disputa”, disse.

O publicitário Gustavo Fernandes é diretor de publicação da Assembléia Legislativa, mas, segundo ele, apesar da nomenclatura de Diretor, exerce tão somente um cargo comissionado, não tendo atribuições de ordenador de despesas.

“Meu cargo é simplesmente comissionado. Não sou ordenador de despesas, por isso a lei garante me desincompatibilizar apenas três meses antes do pleito”, concluiu.

Gustavo admitiu que poderá vir a responder questionamentos judiciais na justiça eleitoral, porém, tem certeza da improcedência de qualquer representação que por ventura venha a surgir.

Guga continua no Alto Oeste e se encontra durante o dia no município de Martins, onde conta com o apoio político da prefeita, Maria José. A noite participa do Umarizal Fest na cidade de Umarizal.

Chicabana detona hoje no Umarizal Fest

Robinson, Fábio e Raimundo participam de festa no Manoel Deodato

O presidente da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte, deputado estadual Robinson Faria (PMN), companheiro de chapa da Senadora Rosalba Ciarlini (DEM) na disputa pelo governo do Estado, esteve ontem em solo pau-ferrense.

Robinson, acompanhado do filho, o deputado federal Fábio Faria (PMN) e do deputado estadual Raimundo Fernandes (PMN), participaram de festa em homenagem as mães, promovida pela vereadora Socorro da 36.

O evento contou com shows do seresteiro Zezo e do sanfoneiro Anísio Júnior e ocorreu na quadra do Conjunto Manoel Deodato, reunindo um grande público.

Após circular entre os presentes e permanecer por mais de uma hora no evento, Robinson, Fábio e Raimundo pernoitaram na fazenda Canaã, do casal ex-prefeito de Marcelino Vieira, Iramar Oliveira/Tâmisa.

Presidente da AL prestigiou turma de formandos do CAMEAM

Além de participar das homenagens as mães pau-ferrenses, em sua passagem por Pau dos Ferros o deputado Robinson Faria também esteve na aula da saudade dos formandos do curso de Enfermagem da UERN.

Robinson é o patrono da turma que é a primeira na área de enfermagem a ser formada pelo Campus Avançado Profa. Maria Elisa de Albuquerque Maia.

O evento ocorreu no pavimento superior da Pizzaria Água na Boca.

Comentários apontam para impossibilidade de candidatura de Gustavo Fernandes

Pré-candidato Gustavo Fernandes com o pai, Elias Fernandes, não teria se desimcompatibilizado

Na cidade de Pau dos Ferros não se fala em outra coisa a não ser na impossibilidade jurídica da candidatura do publicitário Gustavo Fernandes, filho do diretor do Dnocs e ex-deputado, Elias Fernandes.

Gustavo tem pretensões de disputar uma cadeira na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte, porém, parece não ter se desincompatibilizado em tempo hábil de um cargo de direção exercido por ele na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte.

Notícias chegadas ao blog dão conta de que o deputado Getúlio Rego (DEM) encontra-se com uma certidão, assinada pelo diretor do setor de Recursos Humanos da Assembléia, atestando que Gustavo está em pleno gozo das suas funções na casa Legislativa, afrontando o que determina a Lei Complementar 64 de 18 de maio de 1990 que coloca como pressuposto para candidatura, afastamento de pelo menos seis meses antes.

O pré-candidato Gustavo Fernandes usou os microfones da emissora de rádio comandada por ele, Obelisco FM, na tarde de ontem, para afirmar que a informação não procede e que, portanto, será candidato a deputado estadual.

Detalhe: Estou enxergando uma batalha judicial. A situação é preocupante!

Oeste: Aníbal consegue liminar e volta ao cargo de prefeito

Pronto! Conforme havíamos previsto, o prefeito de São Francisco do Oeste, Aníbal Lopes foi reconduzido ao cargo por força de uma liminar.

Cassado em primeira instância pelo Juiz Eleitoral da 40ª zona, Osvaldo Candido de Lima Júnior, Aníbal, através de seus advogados, interpôs Mandado de Segurança do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), pretendendo permanecer no cargo enquanto não exaurir os recursos cabidos em direito.

A juíza eleitoral Lena Rocha, relatora do Mandado de segurança, deferiu o pedido de liminar. Ou seja, baseada em farta jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral – TSE, (conforme o blog já havia informado) a juíza determinou o retorno de Aníbal Lopes e do seu vice-prefeito Rogério Castro, até o julgamento final do recurso.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Atrações do São João serão anunciadas amanhã em Pau dos Ferros

A Prefeitura de Pau dos Ferros prometeu divulgar amanhã as atrações que irão animar o Pau dos Ferros Cidade do Forró, que acontecerá entre os dias 16 e 19 de junho.

De acordo com informações o evento terá como novidade para este ano a Vila Junina, onde serão expostos e comercializados produtos típicos, como comida e artesanato...

Além disso, continuará o já tradicional concurso de quadrilhas, que neste ano será ampliado.

O Prefeito Leonardo Rego fará o anúncio nesta Sexta-feira, às 19h30, ao lado da unidade de saúde do bairro São Benedito.

Detalhe: O blog obteve informações de que a atração principal do evento junino bancado pela Prefeitura é o show do cantor Leonardo.

Caso se confirme, essa será a segunda apresentação do chara do prefeito em solo pau-ferrense. Ele fez show de inauguração da praça de eventos.

Apesar de gostar muito da atração, bem que a prefeitura poderia trazer algo novo dessa vez!

Leonardo fará posto de saúde modelo no bairro São Benedito

O prefeito Leonardo Rego assinará, também amanhã, ordem de serviço para construção de uma nova Unidade de Saúde para o Bairro São Benedito, que será referência em todo o Alto Oeste.

Segundo o secretário de Saúde de Pau dos Ferros, vice-prefeito Fabrício Torquato, "O investimento de R$ 307.461,69, possibilitará a Prefeitura construir uma unidade referência nesta região, pela tecnologia e estrutura que poderemos dispor nesta obra".

Enquanto a nova unidade é construída, o posto de saúde estará em funcionamento em um novo local, que é na Rua Senador Dinarte Mariz.

Para Leonardo, o novo posto de saúde, terá condições de atender a população de forma confortável, e será possível oferecer todos os serviços da melhor forma possível.

TRE julgará apelação hoje e Aníbal pode voltar ao cargo

O prefeito cassado do município de São Francisco do Oeste, Aníbal Lopes pode retornar ao cargo ainda essa semana.

A possibilidade existe em virtude do julgamento de uma liminar pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) que estuda a possibilidade de permitir o retorno de Anibal ao cargo enquanto julgada a apelação.

A decisão deve sair ainda na tarde de hoje.

Caso o TRE conceda a liminar, o Aníbal retomará o seu posto e o presidente da Câmara, vereador Raimundo Wellito da Costa (PSB), que assumiu o cargo de prefeito interino de São Francisco do Oeste, voltará a presidir o legislativo.

O blog ficará atento e volta com novidades de uma possível determinação judicial na tarde de hoje.

Festa da ABJOM: Zezo se apresenta hoje no Manoel Deodato


A Associação Beneficente Joana Mirim – ABJOM – realiza na noite de hoje uma vasta programação em comemoração ao dia das mães.

Além de evento com distribuição de brindes na sede da Associação, haverá show com o seresteiro Zezo e o sanfoneiro Anísio Júnior. Eles se apresentam na quadra poliesportiva do Conjunto Manoel Deodato.

Tendo em vista a aceitação do seresteiro natalense Zezo e do sanfoneiro pau-ferrense, Anísio Júnior, a festa deve atrair muita gente não só de Pau dos Ferros, mas também da região altoestana.

A frente do evento está a vereadora Socorro Pontes, a ‘Socorro da 36’. Os deputados Fábio Faria e Raimundo Fernandes estarão presentes na festa.

Quem também está sendo esperado é o deputado presidente da Assembléia Legislativa, Robinson Faria, companheiro de chapa da governadorável Rosalba Ciarlini.

Morcego que atacou crianças em Pau dos Ferros estava contaminado com vírus da Raiva

Lembram da notícia de que duas crianças foram atacadas por morcegos enquanto dormiam em suas residências no bairro João XXIII? Pois bem...

O morcego hematófago capturado foi enviado, através da equipe do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte (IDIARN), para exames no laboratório em Natal.

Através de comentário deixado no blog, a mãe das meninas atacadas, senhora Ranilda de Freitas Bessa, informou que o resultado do exame deu positivo ficando constatado que o animal estava contaminado com o vírus da Raiva.

No mesmo comentário ela comunica que na tarde de ontem recebeu as visitas de representantes da secretaria de Saúde de Pau dos Ferros, como também de técnicos da secretaria Estadual de Saúde...

Em visita a residências vizinhas, foram encontrados mais morcegos hematófago, capturados para realização de novos exames.

A situação causa bastante preocupação, mas, Ranilda garante que providencias estão sendo tomadas no sentido de evitar mais contaminações, o que seria uma verdadeira calamidade.

A preocupação com morcego redobraram após o que aconteceu em Frutuoso Gomes, onde o agricultor Sebastião Pereira Nunes, de 49 anos, morreu em consequência da mordida de morcego.

As crianças mordidas em Pau dos Ferros estão bem, mas continuam em observação!

Leonardo Rego e Ismael Mendes se digladiam no Fórum de Pau dos Ferros

Nesse exato momento o Fórum Municipal Dr. Jaime Jenner de Aquino, com sede em Pau dos Ferros, está sediando uma audiência no mínimo polêmica.

Estão frente a frente na sala de audiências do Juizado Especial Cível e Criminal, o Prefeito Leonardo Rego (DEM) e o radialista e ex-vereador Ismael Mendes.

No processo em tramitação, Leonardo Rego acusa o ex-vereador de tê-lo chamado de “ladrão” em programa de rádio denominado Opinião, apresentado diariamente pelo radialista Ismael Mendes na rádio Obelisco FM.

Além de indenização por danos morais, o prefeito pau-ferrense pleiteia a condenação do jornalista nos termos previstos pelo Código Penal Brasileiro.

Tanto o radialista Ismael Mendes como o prefeito Leonardo Rego levaram testemunhas que serão ouvidas na audiência.

Agora, caberá a justiça, através de processo de conhecimento, condenar ou absolver o radialista e ex-vereador.

Detalhe: Ismael Mendes foi aliado político de Leonardo Rego e ferrenho defensor da sua primeira administração. Eles romperam politicamente após as eleições de 2008 e Mendes retornou aos braços de Nilton Figueiredo de quem foi chefe de gabinete na sua terceira administração...

Daí em diante os “mui amigos” trocam farpas. Ismael nos microfones da rádio Obelisco e Leonardo respondendo na esfera judicial.

O blog volta com detalhes da audiência.

Fique ligado!!!

Veja daqui a pouco no blog...

Morcego que morderam crianças em Pau dos Ferros estavam doente de raiva;

Zezo faz show hoje a noite em Pau dos Ferros.

Essas e outras... não saia daí!!!

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Pendências eleitorais só serão resolvidas até hoje

Termina hoje o prazo para solicitar o título de eleitor, transferência de domicílio e para revisar os dados eleitorais. A solicitação do título e as atualizações de dados podem ser feitos pela internet, no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Para concluir o procedimento o eleitor deve comparecer a um cartório eleitoral, no prazo de cinco dias corridos, portando os originais e as cópias dos documentos solicitados no cadastro on-line, além do número de protocolo gerado. Quem não se apresentar pessoalmente no cartório, dentro do prazo, terá o processo cancelado.

Em Pau dos Ferros, os cidadãos podem procurar a Central do Cidadão ou o Forum Municipal. O título é entregue na hora.

Deputados continuam no impasse e não definem comissões

O impasse entre a oposição e a base continua no debate para a formação das comissões de Constituição e Justiça; e de Finanças da Assembleia Legislativa. O acerto é para que a oposição fique com o comando da CCJ e a situação com a de Finanças. Porém, segundo o deputado estadual Fernando Mineiro (PT), que continua fazendo as vezes de líder, desde a saída da deputada estadual Larissa Rosado (PSB), falta de consenso entre os líderes partidários.

As comissões permanentes da Casa ainda não foram formadas apesar do período legislativo de 2010 ter iniciado há quase três meses. Só estão sendo votados os projetos de lei , requerimentos e matérias em caráter extraordinário e porque foram dispensados da tramitação.

"O problema é que a oposição não quer aceitar a participação do governo na comissão (CCJ), mas a formação das comissões deve levar em conta a proporção das bancadas", esclareceu Mineiro afirmando que o governo não vai abrir mão de participar da Comissão de Finanças. Apesar das divergências entre governo e oposição, o deputado acredita que até o fim dessa semana o impasse seja solucionado.

Na opinião do deputado estadual Fernando Mineiro (PT) é um "absurdo" que a Assembleia Legislativa continue aprovando projetos sem a instalação das comissões permanentes. "Acho que o caso do Rio Grande do Norte é único no Brasil. Nunca vi a Casa ficar tanto tempo se comissão", reclamou. Embora não tenha sido oficializado na liderança - Mineiro desconversa quando é questionado sobre o assunto, para o governo ele tem atuado como tal e está, inclusive, sendo subsidiado de informações.

Os próximos dias serão de indefinição para o governo, principal interessado na resolução das comissões.

Até o momento, os deputados estaduais avaliaram menos de 15% das 666 propostas apresentadas até o momento. Um deles é o que foi encaminhado pelo Governo do Estado - entregue pessoalmente pelo governador Iberê Ferreira de Souza (PSB) ao presidente da Assembleia, deputado Rosinson Faria (PMN) -, que amplia a margem de remanejamento de recursos de outras áreas para pagamento de pessoal de 5% para 11,85%. Esse é um dos projetos que não terá dispensa de tramitação.

terça-feira, 4 de maio de 2010

Audiência pública: Assembleia discute temas relacionados à síndrome de Down

A Assembleia Legislativa vai realizar audiência pública nesta quarta-feira (5) para discutir a situação dos portadores da síndrome de Down no estado. A proposta do debate é do deputado Ricardo Motta. O evento será realizado no auditório da Casa, às 9h30.

Foram convidados para a audiência representantes das secretarias estadual e municipal de Saúde; da secretaria estadual de Educação; do Ministério Público e de instituições que auxiliam portadores de deficiências, como a Apae e a Adote.

A síndrome de Down é uma condição genética na qual existe um material cromossômico excedente ligado ao par de número 21. As pessoas com a síndrome apresentam, em conseqüência, deficiência mental (de leve a moderado) e alguns problemas clínicos associados.

Venha-Ver fará concurso público com mais de 100 vagas

A prefeitura de Venha-Ver lançou edital de concurso publico de Provas e Títulos para preenchimento de 106 vagas no seu quadro funcional. As vagas serão distribuídas entre candidatos com nível fundamental, médio, superior e técnico. Os salários vão de R$ 510,00 a R$ 1.000,00.

A elaboração e execução será da empresa SOLUÇÕES – Métodos e Seleção de Pessoal LTDA, sob a coordenação e supervisão da Comissão Examinadora do Concurso Público 2010.

A seleção para os cargos oferecidos compreenderá as seguintes fases: a) provas objetivas, de Caráter eliminatório e classificatório, para todos os cargos; e b) prova de títulos somente para os cargos de Professor – todas as áreas.

As inscrições serão realizadas entre os dias 04 e 15 de maio pela internet no site http://www.solucoesconcursos.com.br/ e presencialmente na sede da Prefeitura de Venha-Ver, de segunda a sexta, no horário das 08h às 13h.

De acordo com o programa, as provas serão realizadas na cidade de Venha-Ver nos dias 19 e 20 de junho em horários a serem divulgado posteriormente.

O resultado será divulgado no dia 07 de julho, por meio do Diário Oficial do Município, em mural fixado na sede da prefeitura e no site da empresa Soluções Concursos. O concurso terá validade de 02 anos, podendo ser prorrogado por igual período caso haja necessidade.

Veja quadro com número de vagas e valor do salário... Clique nele para ampliar!



UFRN abre prazo para solicitação de isenção no Vestibular 2010

Segue até o dia 23 de maio o prazo para solicitação de isenção da taxa de inscrição do Vestibular 2011 da UFRN. O processo deve ser feito através do formulário disponível no site da Comissão Permanente de Vestibular – COMPERVE: www.comperve.ufrn.br.

Têm direito ao não pagamento do valor de inscrição aqueles que tenham cursado do 6º ao 9º anos ou da 5ª a 8ª séries e os dois primeiros anos do Ensino Médio, para aqueles que concluem os estudos em 2010, ou todas as séries do Ensino Médio, em escolas da rede pública ou em escolas credenciadas no Conselho Nacional da Assistência Social.

Para os alunos de escolas filantrópicas credenciadas no conselho citado, é necessário que tenham sido incluídos na listagem enviada por essas instituições atestando sua situação social e econômica.

Além da inscrição pela internet, o candidato precisa entregar à Comperve, até o dia 24 de maio, cópia dos documentos de identificação, o comprovante de solicitação da isenção e termo de responsabilidade devidamente preenchido e assinado, impressos na ocasião da inscrição; histórico escolar do Ensino Fundamental e do primeiro e segundo anos do Ensino Médio (ou histórico completo para aqueles que já o concluíram), constando o nome da escola, endereço, telefone e assinatura do representante legal da escola; declaração de que está cursando, em 2010, o último ano do Ensino Médio.

Para quem cursou por meio de progressão parcial, é necessário o comprovante de que foi aprovado na disciplina, com a assinatura do representante legal da escola.

A documentação pode ser entregue na sede da Comperve ou enviada com Aviso de Recebimento para o endereço: BR 101, Campus Universitário, Lagoa Nova, Natal, RN, CEP: 59072-970.

1ª Sessão Pública de Defesa de Dissertação do PPGL/UERN

O professor Gilton Sampaio encaminha convite e o blog repassa:

O Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) tem a honra de CONVIDAR Vossa Senhoria para participar da 1ª Sessão de Defesa Pública da Dissertação de Mestrado, do aluno LUCÉLIO DANTAS DE AQUINO, com o trabalho “Mecanismos de construção de sentidos no gênero editorial: aspectos verbais e visuais”, que ocorrerá no dia 07 de maio de 2010, às 14h30min, no Auditório do CAMEAM\UERN, em Pau dos Ferros/RN.

A Banca Examinadora da Dissertação será composta pela Profa. Dra. Maria Medianeira de Souza (UERN/UFPE), como Presidente/Orientadora, Profa. Dra. Ângela Paiva Dionísio (UFPE), Prof. Dr. Gilton Sampaio de Souza (UERN) e a Profa. Dra. Rosângela Maria Bessa Vidal (UERN).

Essa é a 1ª Defesa de Dissertação do PPGL/UERN , portanto se constitui em sessão histórica e emblemática para o Programa de Pós-Graduação em Letras da UERN, para o Departamento de Letras do CAMEAM, para o CAMEAM e região - porque é também a primeira Dissertação a ser defendida neste Campus e na cidade de Pau dos Ferros.

É emblemática também para a própria Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, que diplomará o primeiro aluno com o título de Mestre não só na área de Letras, mas também é o primeiro da grande área de Ciências Humanas e Sociais.

O crescimento do PPGL e a 2ª Sessão Pública de Defesa de Dissertação

O PPGLPUERN iniciou suas atividades acadêmicas em junho de 2008 e, com menos de 02 anos de início das aulas, começam as primeiras defesas de Dissertações do PPGL/UERN, com intensivo Cronograma de bancas examinadoras.

O Mestrado de Letras da UERN tem crescido bastante, em aspectos qualitativos e quantitativos, desde sua implantação, e conta atualmente com 17 doutores em seu corpo docente, sendo 15 permanentes e 2 colaboradores, e atende a 57 mestrandos, regularmente matriculados no Programa (das turmas de 2008, 2009 e 20100). O PPGL apresenta, ainda, inúmeros projetos de pesquisa com financiamentos externos (pela CAPES, CNPq, FAPERN, BNB etc) e vários membros de seu corpo docente já estão com Projetos de Pesquisa para Estágios de Pós-Doutorado aprovados em IES do Brasil (USP e UFRN) e na França (Universidade de Paris 8).

Todos os onze (11) alunos que iniciaram o Mestrado em Letras da UERN em 2008 já estão na fase de Conclusão de suas Dissertações e, aproveitando essa oportunidade, já convidamos Vossa Senhora para participar também da 2ª Sessão de Defesa Pública de Dissertação do PPGL/UERN, que ocorrerá no dia 10 de maio de 2010, às 9h, no Miniauditório do GDALM, com defesa do aluno Wellington Vieira Mendes, com o trabalho “As circunstâncias e a construção de sentido no Blog”.

A Banca Examinadora será composta pela Profa. Dra. Maria Medianeira de Souza (UERN/UFPE), como Presidente/Orientadora; Profa. Dra. Maria Angélica Furtado da Cunha (UFRN), como Examinadora Externa, Prof. Dr. João Bosco Figueiredo Gomes (UERN) e Profa. Dra. Maria do Socorro Maia Fernandes Barbosa (UERN).

Audiência pública: Assembleia discute temas relacionados à síndrome de Down

A Assembleia Legislativa vai realizar audiência pública nesta quarta-feira (5) para discutir a situação dos portadores da síndrome de Down no estado. A proposta do debate é do deputado Ricardo Motta. O evento será realizado no auditório da Casa, às 9h30.

Foram convidados para a audiência representantes das secretarias estadual e municipal de Saúde; da secretaria estadual de Educação; do Ministério Público e de instituições que auxiliam portadores de deficiências, como a Apae e a Adote.

A síndrome de Down é uma condição genética na qual existe um material cromossômico excedente ligado ao par de número 21. As pessoas com a síndrome apresentam, em conseqüência, deficiência mental (de leve a moderado) e alguns problemas clínicos associados.

Ex-prefeito de Antônio Martins tentará uma vaga na Assembleia Legislativa

Um seminário do Partido dos Trabalhadores, que será realizado no próximo sábado, 8, culminará com o lançamento das pré-candidaturas do ex-prefeito de Antônio Martins, José Júlio, à Assembleia Legislativa, e à reeleição da deputada federal Fátima Bezerra.

O evento acontecerá no Hotel Portal das Serras, em Portalegre e constará da palestra "A conjuntura política e as eleições 2010", a ser proferida pela professora doutora Brasília Carlos Ferreira, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

José Júlio informa que o seminário reunirá cerca de 300 pessoas, entre lideranças oestanas e apoiadores de sua pré-candidatura a deputado estadual. O ex-prefeito comenta que o projeto de chegar à Assembleia Legislativa se mostra viável.

"O momento político é oportuno e está atendendo, e muito, as nossas expectativas", disse, acrescentando que tem sentido um apelo popular crescente em torno de sua pré-candidatura e que existe um vácuo de representação política na região do Médio e Alto Oeste na Assembleia Legislativa.

O ex-prefeito de Antônio Martins informa que, quando a convenção partidária homologar sua candidatura, adotará estratégias para estar presente em várias cidades em busca de apoio. "Vamos em busca do apoio popular nos municípios", disse.

Morcego morde duas crianças em Pau dos Ferros

Duas crianças foram atacadas por morcegos quando dormiam em suas residências no bairro João XXIII, na cidade de Pau dos Ferros, semana passada. As crianças foram medicadas e o morcego capturado pelo pai dos menores e enviado para exames no Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN) do Rio Grande do Norte, em Natal.

A informação chegou ao conhecimento da reportagem através dos moradores do bairro, que ficaram assustados com a possibilidade de os morcegos hematófagos da região também estarem contaminados com o vírus da raiva. Temem que ocorra o que aconteceu em Frutuoso Gomes, onde o agricultor Sebastião Pereira Nunes, de 49 anos, morreu em consequência da mordida de morcego.

Os moradores contaram que as crianças estavam dormindo quando foram atacadas pelo morcego. Perceberam que estava sangrando e gritaram pelo pai, que conseguiu entrar no quarto e capturar o morcego.

Passado quase uma semana da ocorrência, as duas crianças, ainda conforme os moradores, apresentam sinais de que estão bem de saúde.

O morcego hematófago capturado foi enviado, através da equipe do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte (IDIARN), para exames no laboratório em Natal.

O resultado dos exames feitos na massa encefálica do animal deve sair nos próximos dias. A princípio, os técnicos adiantaram que os animais não apresentavam sinais de contaminação.

Prefeitura de Pau dos Ferros confirma ocorrido

Procurada para comentar o assunto, através de sua assessoria de Comunicação, a Prefeitura de Pau dos Ferros confirmou a ocorrência, explicando que a Secretaria de Saúde providenciou todo o atendimento necessário de prevenção às crianças e assim como orientou o pai das crianças a encaminhar o animal capturado para exames no Lacen em Natal.

O veterinário Severino Dantas, de Lucrécia, explicou que a população de morcegos hematófagos aumentou depois que o Idiarn suspendeu o trabalho de controle da espécie no Estado. Daí, quando o vírus da raiva contamina animais numa determinada região, o risco de contaminação em humanos através animais silvestres e domésticos aumenta.

No caso das regiões Oeste e Seridó, Severino Dantas informou que aumentou consideravelmente a população de morcegos nas colônias.

Segundo o veterinário, é urgente a necessidade de o Idiarn retomar o trabalho de monitoramento e controle da espécie, principalmente pelo fato de a região ter muitos registros de animais morrendo com sintomas do vírus da raiva.

Fonte: De Fato

Líderes do PMDB se reúnem para falar de divisão política

A situação inusitada vivida pelo PMDB, com a divisão entre o deputado federal Henrique Alves e o senador Garibaldo Filho pela primeira vez na história do partido em âmbito estadual, fez com que os prefeitos do partido cobrassem dos representantes do partido uma posição ofical de como deveriam conduzir o processo pré-eleitoral nos municípios.

Os prefeitos aproveitaram para reclamar maior engajamento do PMDB, em âmbito nacional, sobre temas de interesse da municipalidade e apontar forte resistência em apoiar a ex-governadora Wilma de Faria (PSB) para o Senado.

O assunto foi debatido ontem pela manhã em um encontro no Hotel Parque da Costeira, na Via Costeira. Dos 39 prefeitos do partido no RN, 33 participaram da reunião. Os que não puderam participar justificaram a ausência como, por exemplo, Marília Dias, prefeita de Macaíba, que havia marcado um café da manhã para o governador Iberê Ferreira e não pode comparecer ao encontro.

O senador Garibaldi Filho explicou a afinidade que tem com a senadora Rosalba Ciarlini (DEM) e explicou o porquê de apoiá-la como pré-candidata à sucessão estadual. Por sua vez, o deputado federal Henrique Alves esclareceu os motivos que o fizeram apoiar a pré-candidatura do governador Iberê Ferreira (PSB). Apesar dos dois explicarem os motivos pessoais que os levaram a caminhar de lados opostos na campanha deste ano, alguns prefeitos também explicaram que será difícil explicar aos eleitores mais radicais.

De acordo com o deputado estadual Walter Alves (PMDB), os dois líderes explicaram as razões de estarem apoiando pré-candidatos diferente ao governo, mas reafirmaram que o empenho total do partido deverá ser na reeleição do senador Garibaldi. "Eles explicaram as posições pessoais de cada um, mas pediram apoio total à reeleição do senador", afirmou.

Sobre as particularidades dos municípios onde os ânimos dos eleitores fiéis se tornam mais acirrados à época da campanha, os líderes sugeriram aos prefeitos fazerem visitas separados um do outro para não piorar o constrangimento. Para o deputado Walter, "esses casos terão que ser avaliados durante o processo eleitoral um a um".

João Maia vai responder por propaganda antecipada

A Procuradoria Regional Eleitoral no Rio Grande do Norte (PRE/RN) encaminhou hoje, 3 de maio, uma representação à Justiça Eleitoral contra o deputado federal João da Silva Maia.

Para a PRE/RN, o deputado utilizou-se do espaço destinado à publicidade partidária na televisão para realizar propaganda pessoal antecipada em relação às próximas eleições. A conduta é punida com multa de até R$ 25 mil.

De acordo com a representação, o pré-candidato à reeleição João Maia praticou propaganda eleitoral em período vedado (antes do dia 5 de julho), exaltando realizações pessoais como parlamentar com a vinculação expressa do nome dele ao Partido da República, pelo qual é deputado federal. A propaganda do partido foi veiculada no dia 19 de abril.

Segundo entendimento do Tribunal Superior Eleitoral, a propaganda partidária "objetiva divulgar o programa do partido político", enquanto a eleitoral "visa divulgar os projetos de seus candidatos".

Para o procurador eleitoral auxiliar Gilberto Barroso de Carvalho Júnior, que assina a representação, "houve nítida extrapolação do conteúdo partidário, para enaltecer a pessoa do deputado federal, inclusive com a vinculação dele ao partido, o que adquire cunho eleitoral, sobretudo em virtude da votação na legenda partidária".

O procurador ressalta ainda que "todo o realce pessoal dado ao representado no vídeo, culminando com a chamada em destaque ao final da inserção ('João Maia é do PR'), demonstram claramente essa extrapolação dos limites, de modo a funcionar como exibição e propaganda eleitoral do pré-candidato".

Em virtude disso, a PRE/RN pede a aplicação das sanções previstas no parágrafo 3º, artigo 36, da Lei nº 9.504/97 (Lei das Eleições) para a conduta atribuída a João Maia. Caso seja responsabilizado, o deputado federal deve pagar multa entre R$ 5 mil e R$ 25 mil.

Escritório Mendes Cunha promove seminário em Pau dos Ferros


segunda-feira, 3 de maio de 2010

Assembleia comemora centenário do movimento escoteiro no Brasil

Em sessão solene realizada na manha desta segunda-feira (3), a Assembleia Legislativa homenageou o centenário do movimento escoteiro no Brasil. A sessão foi proposta pelo deputado Antônio Jácome. Dezenas de escoteiros lotaram o plenário Clóvis Motta para prestigiar o evento.

O movimento escoteiro.foi criado na Inglaterra, em 1907, e chegou ao Brasil em 1910. Ao longo desses 103 anos, mais de 500 milhões de jovens foram escoteiros em todo o mundo. Atualmente, existem cerca de 70 mil escoteiros no Brasil. Destes, 4 mil são do Rio Grande do Norte. O ideal do escotismo é ajudar o jovem no seu desenvolvimento intelectual, físico, espiritual, afetivo, social e moral, com o propósito final de tornar os jovens cidadãos mais úteis e responsáveis no futuro.

Em seu discurso, o deputado Antônio Jácome fez um breve histórico do movimento dos escoteiros no Brasil e no Rio Grande do Norte. Ele afirmou que o movimento escoteiro é um eficiente sistema de educação não formal, e observou que ao formar jovens conscientes, o escotismo atua na prevenção às drogas: “Uma excelente forma de deixar os jovens longe das drogas é os colocando no movimento escoteiro”, disse Jácome.

O projeto “Escotismo na Escola”, realizado em parceria entre a União dos Escoteiros do Brasil e a Secretaria Estadual de Educação, foi citado pelo deputado: “Quando eu era vice-governador, teve início o projeto Escotismo na Escola, que hoje é uma realidade e ajuda milhares de jovens no nosso estado”. O projeto vai ser ampliado no estado em 2010.

Durante a sessão solene, foi assinado em termo de cooperação entre a União dos Escoteiros do Brasil no RN e a Secretaria Estadual de Saúde. O secretário estadual de Saúde, George Antunes, explicou que os escoteiros têm um importante papel social, atuando na prevenção de doenças no estado. “Os escoteiros sempre estiveram presentes nas campanhas de saúde pública no RN. Recentemente, eles deram um ajuda fundamental na campanha contra a gripe A”, afirmou o secretário.

O presidente da União dos Escoteiros do Brasil no RN, Carlos Pinto, recebeu a placa de homenagem da Assembleia aos escoteiros. Mas esta não foi a única homenagem da sessão. O deputado Antônio Jácome recebeu da União dos Escoteiros uma medalha comemorativa dos 100 anos do escotismo no Brasil. “A medalha é merecida, por todo o trabalho que o deputado e a Assembleia fazem pelo escotismo”, disse Carlos Pinto.

Além do deputado, também receberam a medalha dos escoteiros o Monsenhor João Penha Filho, dirigente religioso do Escotismo do RN e Noilde Ramalho, presidente do Grupo de Escoteiros Henrique Castriciano. Os ex-secretários estaduais de educação Ruy Pereira, que faleceu no último mês de fevereiro, e Ana Cristina Cabral também foram lembrados pelo empenho na implantação do programa “Escotismo na Escola”.

Fátima luta por mais duas agências do INSS no RN

A deputada Fátima Bezerra (PT-RN) solicitou ao ministro da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, a inclusão de mais duas agências da Previdência Social no Rio Grande do Norte no Programa de Expansão da Rede de Atendimento: uma em São Paulo do Potengi e outra em São José do Campestre.

Desde o início de 2009 que a parlamentar vem lutando para a criação e reestruturação de agências do Instituto. Para a criação das agências, o governo federal, por meio do Ministério da Previdência, está investindo cerca de R$ 22 milhões.

Se o Ministério atender a mais este pedido da deputada Fátima, o Rio Grande do Norte contará com 14 novas unidades de atendimento do INSS até o final deste ano. Os municípios que já têm garantido as novas unidades são: Baraúnas, Canguaretama, Extremoz, Goianinha, Macaíba, Monte Alegre, Nísia Floresta, Nova Cruz, Parelhas, São Gonçalo do Amarante, São José do Mipibu, São Miguel e Touros.

Inscrições para concurso da Sesap encerram amanhã

O período de inscrição para a seleção para o quadro permanente da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), que oferece 2.450 vagas, entre as quais 561 são destinadas a médicos, se encerra nesta terça-feira (4). São oferecidas oportunidades para os níveis médio e superior.

A remuneração com a gratificação dos médicos pode chegar a R$ 5 mil no nível inicial. Com o reajuste concedido pelo governo estadual, previsto para ser implantado ainda este ano, esse valor pode chegar a R$ 6,5 mil. Vale ressaltar que com o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração as vantagens serão atualizadas também de acordo com o tempo de serviço dos funcionários.

Os interessados em participar da seleção devem realizar sua inscrição exclusivamente pela internet no endereço da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (www.funcab.org). Outras informações estão disponíveis no edital ou por meio da comissão realizadora do concurso no telefone (84) 3082-7177.

O valor de inscrição para os cargos de nível médio é de R$ 60 e R$ 95 para os de nível superior. As provas serão realizadas no dia 23 de maio em Natal, Mossoró e Caicó. As vagas são distribuídas de acordo com o cargo/especialidade para as unidades da Sesap nos municípios de Natal, Parnamirim, Macaíba, São José de Mipibú, Santo Antônio, Canguaretama, Mossoró, Apodi, Caraúbas, João Câmara, Caicó,Currais Novos, Acari, São Paulo do Potengi, Pau dos Ferros, Assú e Angicos.

Esse é o segundo concurso público que a Sesap realiza em menos de três anos. No último processo seletivo para preenchimento permanente de vagas, foram nomeados 1.800 profissionais.

Policiais civis do RN podem entrar em greve hoje

Policiais civis do estado decidem na manhã de hoje, em assembleia, se entram novamente em greve por tempo indeterminado. A principal reivindicação, de acordo com o vice-presidente do Sindicato dos Policiais Civil do Rio Grande do Norte (Sinpol/RN), Djair Oliveira, é a retirada dos presos das delegacias, o que, mesmo após acordo com o governo, não teria sido cumprido. "A pauta é a mesma. Em 2 de dezembro do ano passado, ficou acordado que todos os presos seriam removidos e levados para o sistema prisional até o dia 4 de abril, mas isso não aconteceu", reclamou Djair.

Segundo o sindicalista, em 11 de março, o Sinpol reuniu-se com o titular da Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (Sejuc), Leonardo Arruda Câmara, que teria dito não ter condições de assumir todos os presos e pedido mais 15 dias. A situação não mudou. "No último dia 20 abril, nos reunimos com os secretários do Gabinete Civil [Eugênio Lopoldo] e da Segurança [Cristóvam Praxedes] e o primeiro nosdisse que, naquele momento, não poderia assumir nenhum compromisso com a categoria, pois não conhecia nossa pauta".

Independente de entrar em greve, os policiais não farão mais nenhuma atividade relacionada a presos, como condução a audiências, alimentação e outros serviços de carceragem que caracterizem desvio de função, a partir de hoje. Pelo menos é o que garantiu o vice-presidente do sindicato. Outra reclamação diz respeito à não nomeação dos 400 agentes penitenciários que, aprovados no último concurso público, ainda não foram nomeados.

Alimentação

Além da retirada dos presos, os policiais querem a troca das quentinhas por auxílio-alimentação. "Os plantonistas, muitas vezes, recebem a comida azeda", justificou. Os profissionais também pedem a contratação de auxiliares de serviços gerais para realizar a limpeza das delegacias, que, segundo o vice-presidente, estão sempre "imundas". "Nossa reivindicação é por melhores condições de trabalho", concluiu.

domingo, 2 de maio de 2010

Inscrições para concurso de prefeitura do Assu segue até dia 09

A Prefeitura Municipal de Assu publicou o edital do concurso público para preencher 117 vagas nas áreas de saúde (nível médio) e educação (nível superior). A remuneração inicial varia de R$ 674,82 a R$ 822,30 de acordo com a função. O concurso será promovido pela Consulplan.

São 27 vagas distribuídas entre os cargos de agente comunitário de saúde e assistente administrativo educacional e 90 vagas distribuídas entre os cargos de inspetor escolar, nutricionista, professor de Educação Infantil ao Ensino Fundamental e professor de Ciências, Educação Física, Geografia, História, Inglês, Matemática e Português.

As inscrições podem ser feitas pela internet no site www.consulplan.net, até o dia 9 de maio. As taxas de inscrição custam R$ 12 para cargos de nível médio e R$ 20 para cargos de nível superior. As provas objetivas estão previstas para o dia 13 de junho.

RN deveria ter 300 defensores públicos, mas só conta com 44

A assistência jurídica gratuita à população que não tem condições financeiras de pagar as despesas destes serviços está bastante prejudicada no Rio Grande do Norte. Motivo é o número limitado de defensores públicos.

O nosso estado deveria ter cerca de 300 defensores, mas, no momento, conta com apenas 44.

"Pela regra, o estado deveria ter um defensor público para cada grupo de 10 mil pessoas", explicou Paulo Afonso Linhares, defensor público geral do Estado.

Segundo Paulo Linhares, 150 defensores já seria um bom número para desenvolver um ótimo trabalho no estado.

A expectativa é que a situação melhore com a realização de um novo concurso público para contratação de novos defensores públicos.

Paulo disse que a intenção é lançar o edital do concurso até o final de maio, oferecendo 45 vagas. "Com esse reforço, chegaremos perto de 100 defensores, ampliando bem nossa atuação", argumentou.

Paulo Linhares destacou que, além de ampliar os recursos humanos da defensoria, está trabalhando também para construir novas instalações do órgão nas principais cidades do estado.