sábado, 21 de julho de 2007

Exclusivo: Ato de Flavio Veras é criticado em Macau

Informações que chegam da cidade de Macau dão conta de uma grande festa ocorrida hoje na loja, “Flavio’s” de propriedade do prefeito do município, Flavio Veras (PP).

A festa, com direito a banda de forró pé de serra, consolidava a abertura de uma temporada de promoção na loja e rendeu até o meio dia de hoje.

O fato intrigante é que Flavio Veras era pessoa extremamente ligada ao deputado federal Nélio Dias, que, segundo comentários no município, segurava o seu mandato em Brasília.

Adversários e até pessoas ligadas ao prefeito, lançaram duras críticas pela festa realizada em uma das suas lojas em pleno dia do velório do amigo e presidente nacional do seu partido.

A atitude pode render também um caixão e o sepultamento político para Flavio Veras. Ele tem que rezar para que o seu advogado, Nélio Júnior, filho de Nélio Dias, não saiba do ocorrido. Uma tremenda falta de respeito!

Resenha circula segunda no Alto Oeste e em Natal

O jornal pauferrense Resenha – Alto Oeste circula na próxima segunda feira em toda a região e na Capital do Estado.

O quinzenal vai as ruas em sua 34ª edição enfocando as mudanças nos cargos do governo do estado em Pau dos Ferros, a volta dos suplentes aos cargos na Câmara, a agonia do rio Apodi Mossoró, dentre outros temas.

No caderno Alto Oeste, destaque para denuncias envolvendo a administração do prefeito Aníbal Lopes da cidade de São Francisco do Oeste. Imperdível o quinzenal que passará a semanal em alguns dias.

Você poderá ter acesso ao Resenha – Alto Oeste procurando a edição na sede do jornal que fica na rua Getúlio Vargas, vizinho a pizzaria Água na Boca.

Em Natal: bandidos rendem policiais e roubam viatura

Um fato inusitado, que demonstra a ousadia e o destemor dos criminosos hoje em dia. Na manhã de ontem, componentes de uma quadrilha - entre eles, uma mulher - renderam dois policiais civis e levaram a viatura em que estavam.

Por ironia, os dois agentes são lotados na Delegacia Especializada em Defesa da Propriedade de Veículos e Cargas, a Deprov.

Betinho Rosado deve assumir em breve

Nélio Dias será substituído na Câmara dos Deputados por Betinho Rosado (DEM), que é o primeiro-suplente da coligação Vontade Popular (PMDB-DEM-PP-PTN). A posse poderá acontecer mesmo durante o período de recesso parlamentar, bastando a apresentação à Secretaria da Câmara.

Betinho Rosado é engenheiro agrônomo e economista. Foi deputado federal durante três legislaturas (1995/1999, 1999/2003 e 2003/2007). Em sua atuação parlamentar integrou a Comissão Mista de Planos, Orçamento Público e Fiscalização e Comissão Mista de Fixação das Mensalidades Escolares, além de comissões de Agricultura, Educação e Minas e Energia da Câmara dos Deputados. Foi ainda vice-líder da Minoria na Câmara.

sexta-feira, 20 de julho de 2007

Nilton participa do velório de Nélio

O medico e ex-prefeito de Pau dos Ferros, Nilton Figueiredo acompanha nesse instante o velório do deputado e presidente do seu partido (PP), Nélio Dias no Palácio da Cultura.

Com Figueiredo está a ex-primeira dama Maria José Vilaça de Figueiredo e o deputado estadual Raimundo Fernandes que fez dobradinha política com Nélio Dias nas últimas eleições em Pau dos Ferros.

Nilton ocupa atualmente o cargo de secretário de Esporte e Lazer de Natal, função essa que foi indicada por Nélio Dias.

Sepultamento de Nélio Dias acontece às 16h

O corpo do deputado federal Nélio Dias será sepultado às 16h de amanha, sábado. O sepultamento que antes estava sendo articulado para acontecer pela manhã, foi adiado, tendo em vista um grande numero de políticos e demais autoridades que virão a natal para o funeral.

Pelo menos três Ministros e 20 deputados federais estarão presentes ao sepultamento que acontecerá no cemitério Morada da Paz, em Emaús.

Nélio Dias será sepultado em Natal

Como o blog havia adiantado ontem, com o anuncio da morte cerebral do deputado federal Nélio Dias, somente na manhã de hoje que a junta médica informou a morte, oficial, do parlamentar.

O deputado estava internado desde o último dia 10 no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, ontem a tarde, um boletim informou a morte cerebral do presidente nacional do PP.

O corpo de Nélio Dias chegará a Natal em uma aeronave da Força Aérea Brasileira – FAB e será velado no Palácio da Cultura, no começo da noite de hoje. O sepultamento está marcado para amanhã no cemitério de Emaús.

Vários políticos do Rio Grande do Norte e do Brasil deverão passar pelo velório. O PP alugou um avião que trará políticos de São Paulo para o sepultamento de Nélio Dias.

Senador ACM morre e comove a Bahia

Também faleceu na manhã de hoje o Senador baiano Antonio Carlos Magalhães (ACM). O senador estava internado no Incor, desde ontem, após sofrer uma parada cardíaca.

Considerado o maior líder político da Bahia, ACM tinha 79 anos e estava na política desde o ano de 1964. Com a morte de ACM anunciada, tanto a Câmara dos Deputados quanto o Senado, estão de luto.

Senador ACM morre e comove a Bahia

Também faleceu na manhã de hoje o Senador baiano Antonio Carlos Magalhães (ACM). O senador estava internado no Incor, desde ontem, após sofrer uma parada cardíaca.

Considerado o maior líder político da Bahia, ACM tinha 79 anos e estava na política desde o ano de 1964. Com a morte de ACM anunciada, tanto a Câmara dos Deputados quanto o Senado, estão de luto.

Assessor de Nélio Dias afirma que o deputado não pode ser considerado morto

Mesmo tendo morte cerebral confirmada, às 16h30 de ontem, pela equipe de neurocirurgia do Hospital Sírio-Libanês (ver matéria abaixo), o deputado federal Nélio Dias continua internado na Unidade de Terapia Intensiva. O coração ainda bate e outros órgãos do corpo ainda têm os sinais vitais.

A morte cerebral foi confirmada apenas às 17h50, com um boletim médico divulgado pelo hospital. O publicitário Ricardo Rosado, que responde pela assessoria de imprensa de Nélio Dias, disse que a família decidiu manter Nélio Dias clinicamente vivo, através de aparelhos, até que seja constatada a falência dos órgãos.

Rosado explicou que o quadro é irreversível e que o cérebro não responde mais a nenhum estímulo. Mesmo assim, ele lembra que o deputado não pode ser considerado clinicamente morto, tendo em vista que seu coração ainda bate.

De acordo com o publicitário, a família não vai autorizar o desligamento dos aparelhos que mantém Nélio Dias clinicamente vivo – em estado vegetativo – porque poderia ser acusada da prática de eutanásia. “A eutanásia é proibida no Brasil”, justificou.

quinta-feira, 19 de julho de 2007

Morre o deputado federal Nélio Dias


O deputado federal Nélio Dias acaba de ter morte cerebral confirmada. O boletim médico do hospital Sírio Libanês em instantes estará repassando à imprensa dando maiores informações sobre o caso.

O quadro clínico do deputado Nélio Dias (PP) havia apresentado uma significativa piora na última quarta-feira (18). Após um novo acidente vascular cerebral (AVC), os médicos apontavam que o estado de saúde do presidente do PP era gravíssimo e irreversível.

A morte cerebral é a ausência total e irreversível da função da córtex e do tronco cerebral.

O Rio Grande do Norte perde um dos seus importantes parlamentares.

Saúde de Nélio Dias não voltará, afirmam médicos

O quadro de saúde do deputado federal Nélio Dias, presidente Nacional do PP, é o pior já apresentado, desde o seu internamento à nove dias no hospital paulista Sírio Libanês.

O estado clinico do deputado é irreversível, segundo os médicos que acompanham o caso. Ainda de acordo com a junta médica, Nélio Dias está vivo, porém não mais retornará em consciência ao seu convívio.

Nélio dias deu entrada no hospital Sírio Libanês no último dia 10, após sofrer parada cárdio-respiratória e aneurisma cerebral.

Betinho Rosado assumirá vaga na Câmara Federal

Com o estado de saúde agravado e irreversível, Nélio Dias não mais retornará a Câmara Federal. Após o recesso o suplente de deputado Betinho Rosado será convocado oficialmente para ocupar a vaga que será deixada por Nélio Dias.

Essa será uma grande perda na política do Rio Grande do Norte. Nélio Dias estava em seu segundo mandato como deputado federal e comandava o Partido Progressista (PP) nacionalmente.

Bráulio representa Nilton no Sírio Libanês

O médico Bráulio Figueiredo, filho do ex-Prefeito de Pau dos Ferros, Nilton Figueiredo visita hoje a tarde, no hospital Sírio Libanês os familiares do deputado federal Nélio Dias.

O jovem médico recebeu essa missão do seu pai, secretário de esporte e lazer de Natal, indicado por Nélio Dias.

Nilton Figueiredo sempre teve boas ligações com Nélio Dias, tendo votado nele nas duas vezes em que disputou cargo público.

Com a notícia do quadro de saúde de Nélio Dias, Nilton Figueiredo (que estava esperançoso) ficou abatido.

Bráulio Figueiredo chegará no Sírio Libanês por volta das 16h.

Dois homens assassinados em Caraúbas

Um duplo homicídio ocorrido no final da tarde de ontem, na zona rural de Caraúbas, mobilizou as polícias Civil e Militar. O comerciante Francisco Solivan Praxedes de Melo, conhecido como 'Bebé Carneiro', que residia no Sítio Igarapé Mirim, adjacências ao Assentamento 8 de Março, às margens da RN-117 entre Caraúbas e Governador Dix-sept Rosado, foi executado a tiros no interior de seu estabelecimento, uma lanchonete. Outra pessoa, identificada como 'Fabinho', também foi assassinado.

Segundo informações, a dupla ação criminosa foi protagonizada por três homens, de posse de uma pistola calibre 9mm. Eles chegaram ao estabelecimento que 'Bebé Carneiro' administrava há algum tempo, em um carro tipo Palio de cor branca. Sentaram a uma mesa e pediram uma cerveja. Ao que foram atendidos, um dos homens sacou da arma de grosso calibre e passou a atirar contra a vítima que correu para dentro de casa, mas foi alcançada dentro do banheiro. Foi alvejado com cerca de 10 tiros.

Quando saía da casa, o desconhecido deparou-se com a pessoa de 'Fabinho', que acabava de chegar em uma moto e foi recepcionado a tiros e também foi a óbito no local. Alguns populares que se encontravam nas calçadas de residências correram para dentro de suas casas com receio de serem repreendidos como foram os outros dois homens. O trio fugiu sem deixar pistas.
Fonte: Gazeta do Oeste

MPF pede fechamento do aeroporto de Congonhas

A exemplo do que fez há seis meses, o Ministério Público Federal protocolou ontem na Justiça Federal uma segunda ação civil pública pedindo o fechamento do aeroporto de Congonhas, a fim de evitar novos acidentes devido às más condições da pista.

A ação é assinada pelos procuradores da República Fernanda Taubemblatt, Márcio Schusterschitz e Suzana Fairbanks Lima de Oliveira e já foi distribuída ao juiz Clécio Braschi, da 8ª Vara da Justiça Federal em São Paulo.

O objetivo é fechar o aeroporto até a conclusão dos trabalhos e dos resultados de perícia, de forma a garantir a segurança de todos os usuários do transporte aéreo e dos moradores da região. Os vôos seriam transferidos para o Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos e para o Viracopos, em Campinas.

quarta-feira, 18 de julho de 2007

Caern faz votação para escolher presidente

A Caern (Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte), gerencia de Pau dos Ferros, realizou hoje a eleição interna para escolha do presidente da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) para o biênio 2007-2008.

Quatro candidatos disputavam os votos dos 35 funcionários que apareceram para escolher o seu representante quando o assunto for referente a acidentes de trabalho e medicina no trabalho.

Os candidatos na manhã de hoje foram Sávio Rego, Francisco Mendes, Gerton Nascimento e Francisco Leite. Com 23 dos 35 votos foi escolhido o presidente da CIPA, o funcionário Sávio Rego, que é ligado internamente ao grupo de Esmeraldo Alves.

A política é tão intensa no escritório da Caern local que a disputa foi encarada com certa rivalidade.

Nélio Dias piora, confirma assessor

O assessor do deputado Federal Nélio Dias, Ricardo Rosado confirmou a informação de que o Presidente Nacional do PP teve uma piora significativa no seu estado de saúde.

Nélio Dias se encontra em coma induzido há vários dias no Hospital paulista Sírio Libanês.

O Deputado passa agora por exames que mostrará a gravidade dos novos problemas detectados superficialmente, por enquanto.

Família que morava em Natal é vítima de acidente da TAM

Uma família de natalenses que havia passado período de férias em Gramado, no Rio Grande do Sul, está na lista dos mortos em acidente da TAM. A informação foi divulgada às 10h07, em primeira mão, pela jornalista Thaisa Galvão.

Estavam na aeronave o empresário Ivanaldo Cunha, sua esposa Zenilda Santos e os filhos, Caio Felipe Cunha, 12, e Ana Carolina Cunha, 10.

Ivanaldo era empresário do ramo de combustíveis e vivia entre Natal e São Paulo. Era proprietário, segundo a jornalista, dos postos Ayrton Senna, na capital, e Irmão Caminhoneiro, em Parnamirim.

Ele havia comprado um pacote de viagem para toda a família para as serras gaúchas. Pais e filhos ficaram hospedados no Serrano Resort, em Gramado. Estavam lá desde o dia treze e ontem retornavam para São Paulo, quando aconteceu o acidente.

Ao todo, a TAM divulgou que morreram 186 pessoas que estavam a bordo, entre passageiros e tripulantes.
Fonte: www.pedrocarlos.com

Operação policial recebe críticas em Pau dos Ferros

Durante a tarde de ontem o tempo fechou na pousada do Anísio, em Pau dos Ferros. Uma ação desencadeada pelo GOE – Grupo de Operações Especiais deteve quatro suspeitos que na pousada estavam hospedados.

Após a ação, que juntou um grande número de curiosos, os suspeitos foram conduzidos até a Delegacia Regional de Polícia Civil – DRPC e liberados em seguida pelo bacharel Inácio Rodrigues, por nada constar contra eles.

Até o presente momento ainda não tomei conhecimento de que os cidadãos estavam sendo acusados. Pelo que consta, a ação dos Policiais Militares foi abusiva e desastrosa.

É necessário que o comando da PM em Pau dos Ferros investigue a ação e se ouve abuso por parte dos policiais, como denunciam populares pauferrenses.

Pelo que consta, a polícia é paga para da segurança aos cidadãos e não causar transtornos e indignação. Aguardamos respostas. Recado dado!

Dired coordena Jern´s em Pau dos Ferros

A 15ª Diretoria Regional de Educação – DIRED se prepara para coordenar os XXXVII Jogos Escolares do Rio Grande do Norte – JERN´S, regional Pau dos Ferros. A coordenação local aguarda uma participação de escolas municipais, estaduais e privadas de pelo menos 20 municípios da região.

O evento acontecerá de 23 de julho a 03 de agosto. A abertura dos jogos acontece às 17h do próximo dia 23 no Ginásio de Esportes Professor João Faustino com apresentação das delegações e suas respectivas escolas, juramento do atleta e entrada do fogo simbólico.

Ginásio de esportes abandonado sediará jogos

Com a realização dos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte em Pau dos Ferros, resta uma dúvida gigantesca. Será que o Ginásio de Esportes Professor João Faustino, onde será disputada parte das modalidades dos Jern´s está pronto para receber os times, atletas e suas torcidas?

Creio eu que não! Pelo menos essa foi a impressão que tive quando visitei há cerca de três meses a referida praça de esportes de Pau dos Ferros. Na ocasião o ginásio estava tão deteriorado que entrei com um requerimento no plenário da Câmara, aprovado pelos colegas Vereadores, pedindo a reforma urgente do referido ginásio.

Pelo que tomei conhecimento, passaram uma mão de tinta lá. Mas os problemas continuam com piso, teto e paredes deteriorados. Os banheiros, nem se falam... a sujeira e fedentina são de fazer pena.

Coitadinhos dos atletas!

É pra rir ou pra chorar?

A política nesse Brasil parece mesmo ter virado uma piada. Acredito que nem as piadas mais criativas sejam motivos de tantos risos. É uma palhaçada o que acontece no nosso Congresso Nacional...

... Mal assumiu a cadeira de senador ontem à tarde e Gim Argello (PTB-DF) já é alvo de pedido de abertura de processo que pode levar à cassação de seu mandato.
Poucos minutos depois de Argello tomar posse, diante de um plenário silencioso e claramente constrangido, o PSOL apresentou representação contra o petebista sob alegação de que ele é acusado de envolvimento com o esquema de corrupção investigado pela Operação Aquarela, da Polícia Civil, que trata de desvio de recursos do Banco Regional de Brasília (BRB).

terça-feira, 17 de julho de 2007

PEC que distribui novos números de vereadores entra em pauta

Está na pauta da autoconvocação do Congresso a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 333/04, do deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS), que estabelece nova composição e novos limites de gastos para as câmaras municipais, com o objetivo de corrigir distorções no número de vereadores.

A PEC teve sua admissibilidade aprovada no dia 13 de dezembro pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, onde recebeu parecer favorável do relator, deputado Roberto Magalhães (PFL-PE).

De acordo com a PEC, o número de vereadores vai variar entre o mínimo de 7 e o máximo de 55, em 25 diferentes faixas, definidas em razão da quantidade de habitantes.

Atualmente, o cálculo do número de vereadores é baseado em resolução aprovada em 2003 pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que cortou 8,5 mil vagas nas câmaras de todo o País.

Faixas de vereadores de acordo com a PEC

São as seguintes as 25 faixas de composição propostas para as Câmaras Municipais:
- 7 vereadores, nos municípios de até 5 mil habitantes;
- 9, entre 5 mil e 15 mil habitantes;
- 11, entre 15 mil e 25 mil habitantes;
- 13, entre 25 mil e 45 mil habitantes;
- 15, entre 45 mil e 70 mil habitantes;
- 17, entre 70 mil e 100 mil habitantes;
- 19, entre 100 mil e 250 mil habitantes;
- 21, entre 250 mil e 500 mil habitantes;
- 23, entre 500 mil e 600 mil habitantes;
- 25, entre 600 mil e 700 mil habitantes;
- 27, entre 700 mil e 800 mil habitantes;
- 29, entre 800 mil e 900 mil habitantes;
- 31, entre 900 mil e 1 milhão de habitantes;
- 33, entre 1 milhão e 1,2 milhão de habitantes;
- 35, entre 1,2 milhão e 1,6 milhão;
- 37, entre 1,6 milhão e 2 milhões de habitantes;
- 39, entre 2 milhões e 3 milhões de habitantes;
- 41, entre 3 milhões e 4 milhões de habitantes;
- 43, entre 4 milhões e 5 milhões de habitantes;
- 45, entre 5 milhões e 6 milhões de habitantes;
- 47, entre 6 milhões e 7 milhões de habitantes;
- 49, entre 7 milhões e 8 milhões de habitantes;
- 51, entre 8 milhões e 9 milhões de habitantes;
- 53, entre 9 milhões e 10 milhões de habitantes;
- 55, acima de 10 milhões de habitantes.

Pau dos Ferros terá 13 vereadores, segundo PEC

Se aprovada pelo Congresso Nacional a Proposta de Emenda à Constituição (PEC), a cidade de Pau dos Ferros ficaria com 13 Vereadores que seriam eleitos no pleito de 2008.

Segundo o site do IBGE, a principal cidade do Alto Oeste conta atualmente com uma população estimada em 27.663 habitantes, o que lhe daria o direito de eleger 13 representantes no legislativo. Os dados são datados do ano de 2006.

Caern será a primeira mudança do governo Wilma

Conforme prometemos (ver matéria abaixo) traremos (aos poucos) algumas informações sobre as mudanças nos cargos do governo do estado que acontecerão nos próximos dias em Pau dos Ferros.

A principal das mudança propostas acontecerá na direção regional da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN). O nome do funcionário Esmeraldo Alves foi indicado pelo grupo de Nilton Figueiredo e já autorizado nomeação pela governadora Wilma de Faria.

Esse cargo é motivo de polêmica na cidade e inclusive de grandes disputas internas entre o atual diretor, Djalma Viana (Vavá) e Esmeraldo Alves.

Depois de uma verdadeira queda de braços, o nome de Esmeraldo foi indicado e aceito ontem pela chefe do Executivo do Rio Grande do Norte.

A mudança deve acontecer nos próximos dias, provavelmente ainda essa semana.

Mais mudanças na estrutura do governo Wilma em Pau dos Ferros você acompanha aqui, nas próximas horas e dias.

Nilton e Raimundo são recebidos pela governadora Wilma e cargos mudarão

No fim da tarde de ontem o ex-prefeito Nilton Figueiredo (PP) ao lado do deputado estadual Raimundo Fernandes (PMN) foi recebido em audiência na governadoria pela chefe do Executivo estadual, Wilma de Faria (PSB).

Na conversa, que durou pouco mais de uma hora, Nilton encaminhou uma lista de reivindicações para a cidade de Pau dos Ferros.

Além desses pedidos, que traremos em no jornal Resenha – Alto Oeste que circula na próxima segunda feira, Nilton cobrou mais uma vez a nomeação dos cargos de confiança que serão substituídos na principal cidade do Alto Oeste Potiguar.

Adianto aqui que todos os pedidos de mudanças nos cargos do governo em Pau dos Ferros foram aceitos pela governadora e ainda hoje, aqui no blog, informarei o que mudará nos próximos dias. Agora é pra valer!

Luis Gomes em festa. Viva Santana!

Com a chegada da imagem de Nossa Senhora Santana, no cruzeiro da avenida que leva o seu nome, na tarde de ontem, 16, teve início a festa da padroeira da aprazível cidade de Luis Gomes, divisa com a Paraíba.

A imagem peregrina estava desde o início do mês de junho visitando residências e comunidades de Luís Gomes, sendo a residência da Sra. Maria Nunes Pereira, Dona Bia, a última a receber a imagem de onde saiu em caminhada até o cruzeiro para aguardar a chegada das imagens dos padroeiros de várias comunidades católicas do município serrano e de cidades vizinhas.

Após o encontro de imagens, os católicos desceram em procissão até a Igreja Matriz onde aconteceu a abertura oficial da festa de Santana com hasteamento de bandeiras e celebração de missa campal.
Fonte: www.luisgomesrn.com

Investimentos federais para o RN serão anunciados hoje

A ministra-chefe da Casa Civil da Presidência da República, Dilma Roussef, vai anunciar hoje os investimentos que serão priorizados no Rio Grande do Norte, dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

A confirmação será feita às 16h, durante reunião com a governadora Wilma de Faria (PSB) e os prefeitos de Natal, Mossoró e Parnamirim, respectivamente Carlos Eduardo Alves (PSB), Fafá Rosado (DEM) e Agnelo Alves (PSB).

Segundo Wilma de Faria, nesse encontro serão definidos os recursos do Orçamento Geral da União (OGU), com as contra-partidas do Estado e das Prefeituras para os investimentos. A prioridade será para os projetos nas áreas de saneamento básico e habitação popular.

Cargos da Câmara de Natal chega a quase mil nomes

A Câmara Municipal de Natal tem 987 cargos comissionados que correspondem a uma folha de R$ 955.413,86. A revelação foi feita ontem por meio da divulgação de uma folha de pagamento apreendida semana passada, no dia da Operação Impacto, dentro da presidência da Câmara Municipal.

A listagem contém os nomes que ocupam os cargos, os salários e os nomes das pessoas responsáveis pelas indicações e referências. Há inclusive dois nomes cuja indicação consta “Governadora”; e a referência “IR. Wilma”.

Essa indicação não é a única que desperta curiosidade: há outras feitas por um desembargador, por quatro jornalistas, por um advogado, por ex-vereadores, por um jornal, pela Prefeitura de Natal, pela federação das Câmaras Municipais e por um deputado estadual.

Novo desembargador será empossado no TJRN

Nesta próxima quinta-feira, 19, o magistrado Vivaldo Otávio Pinheiro tomará posse como novo desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, durante Sessão no Plenário do TJ, às 16h. A cadeira ficou vaga com a aposentadoria do des. Manoel dos Santos. A escolha do magistrado foi por merecimento, no último dia 20, à unanimidade.

O juiz Vivaldo Otávio Pinheiro, 56, é bacharel em Direito e sociólogo, nasceu em São José de Campestre, interior do Rio Grande do Norte, exerce a magistratura desde 1982, e foi juiz titular da Comarca de Nova Cruz por 19 anos.

Atualmente, exerce suas funções como juiz corregedor, junto ao Tribunal de Justiça. O magistrado, de conduta ilibada e idoneidade moral, já havia figurado na lista por merecimento duas vezes.

Lula se diz decepcionado com as vaias no Maracanã

Deixaram seqüelas no Planalto as vaias que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu na sexta-feira, no Maracanã, durante a abertura dos Jogos Pan-Americanos.

Abatido, ele disse que o “Rio continua lindo”, mas admitiu que esperava um clima de festa no estádio. “A única coisa com que eu, particularmente, fico triste é que fui preparado para uma festa”, disse. “É como se eu fosse convidado para o aniversário de um amigo meu, chegasse lá e encontrasse um grupo de pessoas que não queria a minha presença.”

Em entrevista ao programa de rádio “Café com o Presidente”, gravado no domingo e divulgado ontem de manhã, Lula não explicou, porém, que ele fez questão de ser o anfitrião da festa, e não um simples convidado.

Nos últimos meses, o presidente gastou boa parte do tempo da agenda para cuidar da preparação dos jogos. O governo federal investiu R$ 1,853 bilhão no evento. Isso ajuda explicar, segundo assessores, o clima de baixo astral no Palácio do Planalto depois de o Maracanã vaiar seis vezes o presidente, algo que não havia ocorrido nem mesmo com o general Emílio Garrastazu Médici, freqüentador do estádio em tempos de milagre econômico e crimes contra os direitos humanos.

César Maia nega envolvimento com as vaias

O prefeito do Rio, César Maia (DEM), negou ontem que tenha ensaiado as vaias ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a cerimônia de abertura do Pan-Amernicano, realizada na sexta-feira, no estádio do Maracanã, no Rio. Lula foi vaiado seis vezes e não fez a declaração habitual de abertura dos jogos, como previa o protocolo.

César Maia disse que ficou lisonjeado com o comentário de petistas de que ele teria sido o responsável pelas vaias, mas ressaltou que não tem poder político suficiente para controlar a multidão dentro do Maracanã.

Apesar da derrota, América não se mexeu na tabela

Arrasado por mais uma derrota dentro de Natal, o América tentar buscar forças para conquistar pontos diante do Atlético Mineiro, no Mineirão com a finalidade de diminuir os estragos provocados pela queda diante do Internacional (2 a 1).

O técnico Marcelo Veiga pediu desculpas aos torcedores pelo fato da equipe ter frustrado a festa pela passagem dos 92 anos do clube, mas viu sinal de melhoras no time e continua otimista em relação ao futuro americano dentro da série A do Brasileiro.

A derrota não alterou a situação do clube na tabela, mas a meta é evitar que os adversários mais próximos se distanciem.

segunda-feira, 16 de julho de 2007

Desembargador confirma Jean e Rogério nos cargos

O Desembargador João Rebouças arquivou o Agravo de Instrumento N° 2007.002209-0 – liminar – que mantinha Ismael Mendes (sem partido) e Socorro Cunha (DEM) nos cargos de Vereador na cidade de Pau dos Ferros.

A decisão do Relator confirmou a sentença da MM Juíza de Direito da 1ª Vara Cível da Comarca de Pau dos Ferros, Valentina Maria que tornou com efeito o Ato Administrativo nº 001/2007.

O referido ato do Legislativo tornou vagos os cargos de Ismael Mendes e Socorro Cunha por infidelidade partidária e convocou e deu posse aos suplentes Jean Carlos (PP) e Heldo Rogério (PMDB).

No fim de sua decisão, publicada no Diário Oficial e no site do TJRN, o Desembargador João Rebouças determinou:
"(...) Face ao exposto, nos termos do artigo 557, caput, do CPC, julgo prejudicado o presente agravo por perda do seu objeto.
Publique-se. Intime-se.
Após o trânsito em julgado, arquive-se na forma da lei".

Blog publica decisão do Desembargador

Você acompanha aqui, na íntegra, do site da Justiça no Diário Oficial do Estado, a decisão do Desembargador João Rebouças.

Agravo de Instrumento N° 2007.002209-0 - 1ª Vara Cível da Comarca de Pau dos Ferros
Agravantes: Maria do Socorro da Cunha e outro.
Advogado: Dr. Renato de Lima e Souza.
Agravado: Presidente da Câmara dos Vereadores de Pau dos Ferros.
Advogado: Dr. Nelson Benício Maia Neto.
Agravados: Jean Carlos Holanda Costa e outro.
Advogados: Drs. Pedro Fernandes de Queiroz Júnior e outros.
Relator: Desembargador João Rebouças


D E C I S Ã O

"Trata-se de Agravo de Instrumento, com pedido de efeito ativo, interposto por Maria do Socorro da Cunha e Ismael Mendes Neto, contra decisão interlocutória proferida pela MM Juíza de Direito da 1ª Vara Cível da Comarca de Pau dos Ferros que, nos autos do Mandado de Segurança impetrado em desfavor da Presidente da Câmara dos Vereadores de Paus dos Ferros e dos litisconsortes passivos necessários, Jean Carlos Holanda Costa e Heldo Rogério de Holanda, negou o pedido liminar formulado na inicial.

Em suas razões, os agravantes aduzem que são vereadores da Câmara Municipal de Pau dos Ferros e que a Presidente daquela Casa Legislativa, através do Ato Administrativo nº 001/2007, declarou a extinção de seus mandatos eletivos, com a conseqüente vacância dos cargos, por terem se desvinculados dos partidos políticos aos quais eram filiados à época da eleição.

Afirmam que a primeira agravada amparou-se em decisão do Tribunal Superior Eleitoral, de que os votos dados aos candidatos não pertencem a estes e sim aos partidos, e que por ser tal conduta ilegal e arbitrária, impetraram a ação mandamental, todavia, a magistrada a quo entendeu por negar a liminar requerida.

Defendem que a concessão da liminar para suspensão dos efeitos do Ato Administrativo é imperativo legal, vez que é necessária uma dilação probatória para que lhes sejam oportunizados aduzir os motivos de suas desfiliações partidárias, manejando todos os meios de prova em direito admitidos.

Sustentam que a agravada ao cassar os seus mandatos de forma automática e unilateralmente, violou o princípio inserto no art. 5º, inciso LVI, da Constituição Federal que garante o devido processo legal e ao próprio Regimento Interno da Câmara dos Vereadores, mais precisamente o art. 209 e seu parágrafo único.

Asseveram que no voto condutor da Consulta feita ao TSE, o eminente Ministro Relator, registrou haver hipóteses em que a mudança partidária não importa em perda de mandato.

Argumentam que em assim sendo, o ato administrativo de declaração de vacância não pode ser sumário, o que evidencia a sua ilegalidade, devendo ser reconhecida a sua nulidade.

Por fim, alegando presentes a relevante fundamentação e os danos irreparáveis a serem suportados, postulam a antecipação dos efeitos da tutela para determinar a imediata suspensão dos efeitos do Ato Administrativo nº 001/2007. No mérito, pugnam pelo provimento do recurso.

Juntam à peça recursal os documentos de fls. 18/94.

O pedido de efeito ativo foi deferido em decisão de fls. 97/102.

Através do Ofício nº 106/2007 – GJ, a MM Juíza a quo prestou as informações solicitadas (fls. 109/110).

Contra-razões dos agravados Jean Carlos Holanda Costa e Heldo Rogério de Holanda às fls. 124/133, pugnando pela improcedência do agravo.

A 17ª Procuradoria de Justiça opinou pelo conhecimento e improvimento do recurso (fls. 135/145).
Tendo os agravantes peticionado informando que a agravada deixou de ordenar o pagamento de seus subsídios, determinei através da decisão de fls. 154/155 que a Presidente da Câmara Municipal de Pau dos Ferros cumprisse a tutela recursal.

Através do Ofício de nº 115/2007 – GJ, a magistrada da inferior instância, informou que proferiu sentença de mérito nos autos do Mandado de Segurança, denegando-a. Juntou cópia da decisão (fls. 169/176)..

Os agravantes, em petição de fls. 177/178, aduzem que não pode a sentença proferida em primeira instância, cassar a eficácia da decisão proferida em sede de agravo de instrumento, razão pela qual, a magistrada dever atribuir efeito suspensivo à apelação.
Defendem ainda que a agravada deve ser intimada para que mantenha em sua integralidade o cumprimento da decisão liminar que suspendeu os efeitos do ato administrativo vergastado.

É o relatório. Decido.

Pelas informações prestadas pela magistrada a quo, tem-se que o presente recurso restou prejudicado em face da prolação da sentença de 1º grau.

Com efeito, infere-se das informações e da cópia da sentença prolatada, que em data de 28 de junho do corrente ano, a segurança impetrada foi denegada.

Dispõe o art. 557, do Código de Processo Civil:

“Art. 557. O relator negará seguimento a recurso manifestamente inadmissível, improcedente, prejudicado ou contrário à Súmula do respectivo tribunal ou tribunal superior”.

Trago à colação por pertinência lição dos mestres Nelson Nery Jr. e Rosa Maria de Andrade Nery [1], do seguinte teor: “Recurso prejudicado é aquele que perdeu seu objeto. Ocorrendo a perda de objeto, há falta superveniente de interesse recursal, impondo-se o não conhecimento do recurso. Assim, ao relator cabe julgar inadmissível o recurso por falta de interesse, ou seja, julgá-lo prejudicado”.

Invoco a jurisprudência:

“AGRAVO DE INSTRUMENTO. SENTENÇA PROFERIDA EM PRIMEIRO GRAU.
Resta prejudicado o Agravo de Instrumento face ao julgamento definitivo da ação no Primeiro Grau. À unanimidade, julgaram prejudicado o recurso”. (TJRS, Agravo de Instrumento nº 70017304866, 21ª Câmara Cível, Relator Desembargador Francisco José Moesch, j. em 25.04.2007).

“EMENTA: AGRAVO DE INSTRUMENTO - MANDADO DE SEGURANÇA - DECISÃO QUE INDEFERIU A LIMINAR - SENTENÇA PROFERIDA DENEGANDO A SEGURANÇA - RECURSO PREJUDICADO.
Resta prejudicado pela perda de objeto o Agravo de Instrumento que visa reformar decisão que indeferiu liminar em Mandado de Segurança, quando proferida sentença denegando a ordem”. (TJMG, Agravo de Instrumento n° 1.0056.06.124975-3/001, 1ª Câmara Cível, Relator Desembargador Armando Freire, j.e m 16.01.2007).

“AGRAVO DE INSTRUMENTO - LIMINAR NÃO CONCEDIDA EM MANDADO DE SEGURANÇA - SENTENÇA QUE DENEGA A ORDEM - PERDA DO OBJETO - NÃO CONHECIMENTO DO RECURSO.
Julgado o mandado de segurança, não se conhece do agravo interposto contra decisão denegatória da liminar nele proferida, em razão da perda superveniente do seu objeto”. (TJSC, Agravo de Instrumento nº 2005.031032-2, 2ª Câmara de Direito Público, Relator Desembargador Substituto Jaime Ramos, j. em 25.04.2006)

Face ao exposto, nos termos do artigo 557, caput, do CPC, julgo prejudicado o presente agravo por perda do seu objeto.

Publique-se. Intime-se.

Após o trânsito em julgado, arquive-se na forma da lei.

Natal, 12 de julho de 2007.

Desembargador João Rebouças
Relator"

Prefeito de Serrinha dos Pintos tenta comprar Vereadores

A tentativa do prefeito de Serrinha dos Pintos, Francisco das Chagas de Freitas, o Chiquinho (PSB), de enviar um intermediário para tentar aliciar os vereadores que romperam com ele deverá trazer sérios problemas.

Na reunião realizada no próprio gabinete do prefeito, o intermediário teria oferecido a quantia de R$ 50 mil mais diversos cargos de confiança aos vereadores oposicionistas.

O encontro foi registrado e filmado por um dos presentes e deverá ser remetido à justiça. Os vereadores assediados Zé Galu, Rui Morais e Chicão, se negaram a aceitar a 'negociação' com o prefeito e permanecem na oposição.

De acordo com o líder da oposição, vereador, Lindemberg Leite, o Berg (PPS), o material deverá ser remetido para análise pelo Ministério Público.

Os vereadores oposicionistas acreditam que diante de tantas evidências será possível pedir a cassação do prefeito que segundo ele vem dilapidando o patrimônio público do município serrano.
Fonte: Correio da Tarde

Ministra visita ponte e Wilma solta o verbo

Durante a primeira visita da ministra do Turismo, Marta Suplicy, a Natal, a governadora Wilma de Faria aproveitou para dizer que mesmo diante de investigação pelo Tribunal de Contas e Controladoria Geral da União, a construção da ponte Forte-Redinha, primeiro local da visita da ministra, está com data de inauguração garantida. "Vamos entregar essa obra à Natal na data certa, sem problema nenhum", garantiu.

A ponte tem se tornado a menina dos olhos de ouro da governadora Wilma de Faria, tendo recebido inúmeros elogios, em rede nacional, da apresentadora Hebe Camargo que prometeu voltar a Natal para participar da inauguração.

Professores do estado decidem permanecer em greve

O movimento grevista dos professores e funcionários da Educação do Estado continua sem data para acabar. A maior parte dos servidores aderiu à paralisação.

Na manhã de hoje, o comando se reuniu na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte) de Mossoró para traçar a programação a ser desenvolvida durante a semana.

Segundo informações da coordenação do Sindicato, amanhã serão realizadas visitas em várias escolas e cidades vizinhas. Na quarta-feira uma nova assembléia de avaliação da greve será realizada no auditório do Serviço Social da Indústria (Sesi), encontro que deverá reunir todos os servidores empenhados no movimento grevista.

A greve já dura uma semana, mas até agora o governo não chamou os servidores para conversar. Portanto, não existe previsão de quando será iniciado o processo de negociação das propostas.

Fernando Bezerra vai recorrer da decisão do TRE

Agora é oficial. O ex-senador Fernando Bezerra (sem partido) vai recorrer da decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), que manteve o mandato da senadora Rosalba Ciarlini (DEM) no processo por suposta compra de votos que ficou conhecido como “caso Pálio”.

Fernando Bezerra acusa Rosalba Ciarlini de ter comprado o voto do ex-vereador Francisco Canindé de Menezes (DEM), “Chicão”, da cidade de Felipe Guerra. A acusação é que durante a campanha do ano passado ela teria doado um veículo Pálio, ano 1998, em troca do apoio político e do voto de Chicão.

O processo foi julgado pelo TRE-RN, que decidiu pela improcedência da acusação. O placar foi quatro votos favoráveis a Rosalba Ciarlini, contra apenas um, o da juíza Soledade Fernandes – que foi relatora do processo –, a favor de Fernando Bezerra.

Esse será o segundo processo no TSE contra Rosalba

Com a intenção de Fernando Bezerra em recorrer da decisão, será o segundo processo movido por ele contra Rosalba Ciarlini no TSE.

No outro, ele acusa a senadora de abuso de poder econômico por ter concedido 64 entrevistas na TV Tropical, de propriedade do senador José Agripino (DEM), nos meses que antecederam as eleições de 2006.

Esse processo começou a ser julgado, e o voto do relator, ministro Caputo Bastos, foi pela improcedência da acusação. A votação foi interrompida por um pedido de vista do ministro Marcelo Ribeiro, e será retomada no mês de agosto.

Festival Gastronômico de Martins foi sucesso absoluto

Mesmo em meio ao Carnapau, o blogueiro ainda arrumou tempo para participar do festival gastronômico de Martins, um eveno belíssimo que reúne parte da cozinha mundial, com destaques para os restaurantes de Natal que ali expõem as suas culinárias.

Na sexta feira, noite que estive por lá, encontrei muita gente boa de Pau dos Ferros e da Região. Na mesma noite por lá passaram nomes de peso da política potiguar.

Além do vice-governador, Iberê Ferreira de Souza que em Martins representava oficialmente o governo do estado, passaram pela aprazível cidade serrana os senadores democratas José Agripino e Rosalba Ciarlini. O federal Felipe Maia acompanhava os senadores.

No domingo o deputado estadual Raimundo Fernandes (PMN) foi prestigiar o festival gastronômico e de lá saiu encantado.

De parabéns está o Prefeito de Martins, Aroldo e todos que se envolveram na realização da IV edição do festival gastronômico.

Carnapau termina e deixa saudades

O Carnapau – carnaval for a de época de Pau dos Ferros atingiu a expectativa e levou um grande número de pessoas ao corredor da folia nas quatro noites do evento.

Ao contrário do que se esperava, a grande atração do Carnapau foi Beto Jamaica que animou o percurso na noite de sábado. O baiano Netinho se apresentou no domingo com um grande atraso, tirando os foliões do sério e comprometendo o show, e consequentemente o evento.

No mais, o carnapau só deixará saudades. Tudo tranqüilo com relação a segurança e ao público presente.

Empresa de seguranças mais uma vez deixa a desejar

Um dos aspectos que geralmente falham no Carnapau é com relação a uma empresa de seguranças que sempre é contratada para o evento.

Em anos anteriores alguns “profissionais” até mesmo entraram em luta corporal agredindo cidadãos pauferrenses.

Nesse ano isso não aconteceu, pelo menos que eu tenha conhecimento, mas o tratamento dos seguranças, que vêem de fora – vale salientar, para com alguns foliões foi de completo desrespeito.

É necessário que a organização do Carnapau repense se realmente vale a pena contratar essa empresa de seguranças que sempre tem se mostrado despreparada para atuar.

Blog retorna com pique total

Caros leitores, peço mil desculpas pela falta de atualização desse blog nos últimos dias. O blogueiro esteve impossibilitado de realizar as atualizações por motivo de força maior.

É público que nesse período do carnapau, nós realizamos anualmente a Feijo Folia, feijoada do evento, e, por esse motivo o nosso tempo foi totalmente dedicado ao evento, tendo que deixar esse informativo um pouco de lado.

Mas, agora voltaremos a manter esse contato diário, sempre em cima da notícia, dando todas as informações a você, caro leitor.

Mais uma vez as nossas desculpas e vamos para frente!!!