sábado, 12 de abril de 2008

Combate à dengue em 14 municípios é intensificado

Diante da confirmação dos novos números recebidos do interior do Estado a respeito da ocorrência da dengue, o apoio da população e dos gestores municipais torna-se cada vez mais imprescindível.

Dos 167 municípios potiguares, 14 já apresentam epidemia de dengue, ou seja, a presença da doença já contabiliza mais de 1.000 casos para cada 100 mil habitantes.

Vale lembrar também que 138 municípios já notificaram casos de dengue, o que corresponde a 82,63% do Rio Grande do Norte.

Os municípios que apresentam situação mais preocupante, além da capital, são:

Taipu, João Dias, Acari, Cerro-Corá, Serrinha dos Pintos, Jandaíra, Guamaré, Coronel João Pessoa, São Miguel, Galinhos, Riacho da Cruz, São Vicente, Santa Cruz e Olho D'Água dos Borges.

Os casos mais graves são de Galinhos e Riacho da Cruz, onde segundo dados da Sesap existe uma maior exposição da população ao vírus da dengue.

Como evitar a dengue?

A dengue é uma doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.

Os principais sintomas são febre aguda, que pode durar entre 5 a 7 dias, dor de cabeça intensa, dores nas articulações e manchas pelo corpo.

As principais medidas para evitar a proliferação do mosquito são evitar água parada...

Sempre que possível, esvaziar e escovar as paredes internas de recipientes que acumulam água...

Manter totalmente fechadas cisternas, caixas d'água e reservatórios provisórios...

Guardar latas e garrafas emborcadas para não reter água...

Limpar periodicamente calhas de telhados...

Jogar quinzenalmente desinfetante nos ralos externos das edificações e nos internos pouco utilizados...

Drenar terrenos onde ocorra formação de poças...

E não despejar lixo em valas, valetas, margens de córregos e riachos, mantendo-os desobstruídos.

novo desembargador do estado toma posse no TJ

O novo desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, Francisco Saraiva Dantas Sobrinho, foi empossado na tarde de ontem, em solenidade que reuniu diversas personalidades da esfera da justiça e política.

Na ocasião, o ministro do Supremo Tribunal de Justiça, José Augusto Delgado foi homenageado com a medalha "Desembargador Honorário".

Essa comenda foi entregue uma única vez, no ano de 1950, ao desembargador Miguel Seabra Fagundes por meio de uma resolução.

Natal decreta estado de emergência. Já são 57 em todo o estado

De acordo com o gabinete de crise, instalado pelo Governo do Estado na vice-governadoria, subiu para 57 o número de municípios em estado de emergência em todo o Rio Grande do Norte.

Os dados contam com a capital, Natal, que afirmou o decreto na manhã desta sexta-feira(11), em razão dos altos índices de dengue e também pelas fortes chuvas que assolam a cidade.

Nota do Blog: Carlos Eduardo não é bôbo, ele também quer um pouco dos milhões que serão enviados pelo governo federal ao Rio Grande do Norte. Se não decretasse estado de emergência, não haveria como comer do bolo. Coisa de estrategista.

Em estado de emergência e abandono está o bairro Capim Macio, isso pela falta de compromisso dos políticos, principalmente do senhor prefeito que cobra do referido bairro um dos IPTUs mais caros do município.

O prefeito é esperto e não poderia ser diferente. Ele é Alves!

De volta para a sua terra

O deputado federal pelo estado de São Paulo, Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho, está visitando o Rio Grande do Norte, mais precisamente a sua cidade natal, Acari.

Vicentinho chegou a Acari na última quinta-feira e vem cumprindo agenda de visitante e filho ilustre...

Acompanhado de dois filhos, ele dirige o seu próprio carro, um Fiat/Doblo, pelas ruas de Acari.

Vicentinho agendou para hoje o seu primeiro mergulho no açude Gargalheiras, para comemorar a sangria da barragem de Acari.

sexta-feira, 11 de abril de 2008

Sala de rádio é informatizada no 7º BPM


O blogueiro Carlos Antônio Nunes destaca em seu blog (veja AQUI) que o comando do 7º Batalhão de Polícia Militar (BPM) acaba de informatizar a sala de rádio.

O Major Romualdo Farias, comandante do BPM, comemora a façanha e afirma que os computadores, conectados a internet, facilitará o trabalho dos PMs.

Nota do Blog: A atitude é digna de aplausos, desde que sejam bloqueados os acessos às salas virtuais do Orkut, MSN e sites pornôs. Caso contrário, os computadores poderão vir até mesmo a atrapalhar o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo BPM.

Recado dado!

Prefeitos vão a Brasília na 11ª Marcha

Prefeitos do Rio Grande do Norte estão se preparando para participar da 11ªMarcha a Brasília, que começa na próxima terça-feira e segue até a quinta.

O evento anual que tem como objetivo discutir e chamar atenção do Congresso Nacional para temas de interesse da municipalidade.

Este ano, o evento abordará questões como educação, saúde, desenvolvimento urbano e reforma tributária.

A marcha é organizada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

Partidos têm até segunda para entregar lista de filiados à Justiça

O prazo para os partidos entregarem a lista de seus filiados à Justiça Eleitoral termina na próxima segunda-feira (14).

A entrega da relação é uma determinação da Lei dos Partidos Políticos 9.096/95.

De acordo com a legislação, para concorrer às eleições municipais de outubro, os interessados deveriam ter se filiado ao partido até o dia 5 de outubro do ano passado, ou seja, um ano antes do pleito.

A lista servirá para a Justiça Eleitoral verificar o cumprimento dos prazos de filiação partidária para efeito de candidatura a cargos eletivos.

Nela deverá constar os nomes de todos os filiados, a data de filiação, o número dos títulos eleitorais e das seções em que estão inscritos.

Se o documento não for remetido no prazo, o registro de filiados ao partido permanecerá o mesmo que constou da relação remetida anteriormente, o que pode prejudicar alguma candidatura a cargo eletivo nas próximas eleições.

Ex-prefeito de Paraná terá que devolver mais de R$ 150 mil

A Primeira Câmara de Contas do Tribunal de Contas do Estado decidiu citar o ex-prefeito de Paraná, Pedro Joaquim de Andrade...

Ele terá que devolver a quantia de R$ 150.932,04, referente a despesas efetuadas com recursos do FUNDEF, sem a devida comprovação.

Ordenador de despesas da Prefeitura à época dos fatos, Joaquim de Andrade, poderá recolher aos cofres municipais, com recursos próprios, os valores gastos e não comprovados.

Virose prende Nilton em Natal

Acometido de uma forte gripe, o ex-prefeito Nilton Figueiredo (PP), cancelou a viagem que faria na tarde de hoje a cidade de Pau dos Ferros.

Nilton, que é secretário de Esporte e Lazer da Prefeitura do Natal, permanecerá em seu apartamento sob repouso, durante o fim de semana.

Figueiredo deverá seguir para a cidade que administrou por três vezes, somente na próxima quinta-feira, permanecendo por lá até meados da semana seguinte.

Após 40 anos, noivado acaba sem casamento

Na cidade de Luís Gomes, um noivado de 40 anos teve fim na manhã de ontem, deixando parte da cidade triste e comovida...

Acontece que a noiva, Estelita Duarte de Oliveira, de 64 anos, após passar nove meses internada em uma unidade hospitalar de Natal, veio a óbito.

Ela residia no Sítio Lagoa de Mato e era noiva com o aposentado João Barbosa Nunes. Eles namoraram e ficaram noivos no ano de 1968...

Desde então, várias datas foram marcadas, para a realização do matrimônio, porém imprevistos aconteciam e a data era sempre remarcada...

Dessa forma, eles nunca tiveram a oportunidade de casar e Estelita Duarte morreu sem realizar o seu grande sonho.

Para João Barbosa, só restou a saudade e a certeza de que o destino não ajudou nessa união conjugal.

* Com informações do www.serradeluisgomes.com.br

Preso foge e 'enche a cara', facilitando trabalho da polícia

O descuido de um policial da delegacia de Felipe Guerra, foi a oportunidade que um preso encontrou para sair da cadeia da forma que muitos apenados gostariam.

Quando o único policial que tomava conta da delegacia foi dormir, o preso roubou sua arma e as chaves da viatura e fugiu.

O preso não conseguiu ir muito longe. Ele, que não teve o nome divulgado, foi encontrado horas depois na BR 405 com o pneu da viatura furado e apresentando sinais de embriaguez.

Ao deixar a delegacia, antes de fugir de vez, o apenado aproveitou para passar em um bar e ‘encher a cara’.

Quando foi localizado, o preso não esboçou reação e se entregou. Completamente embriagado, ele foi levado de volta a delegacia de Felipe Guerra.

Prefeito aposta em manobra para retornar a Prefeitura

O prefeito afastado do município de Guamaré, Dedé Câmara canta nos quatro cantos da cidade que voltará ao comando da Prefeitura local.

Dedé deu entrada em um pedido de suspensão de liminar de seu segundo afastamento que foi solicitado pelo Ministério Público...

O pedido de suspensão já se encontra na mesa do presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), desembargador Oswaldo Cruz e está em fase de despacho.

O processo foi protocolado através do advogado Paulo de Tasso, assessor do senador Garibaldi Alves Filho de quem o prefeito afastado é correligionário.

Ele acredita na influência do presidente do Congresso Nacional e há quem aposte na cidade de Guamaré que Dedé terá, ainda hoje, resultado a seu favor para retornar na próxima segunda-feira ao comando da Prefeitura.

Vários políticos cassados estão se espelhando no exemplo da cidade de Macau...

Por lá, o prefeito já foi cassado cinco vezes e continua administrando o município.

Esse é o Brasil de meu Deus!

Internet amanheceu parecendo ‘carro a lenha’

Devido a uns probleminhas com o nosso provedor (uma lentidão terrível), a nossa internet passará por manutenção na manhã de hoje...

O blog volta na parte da tarde, com notícias quentes e objetivas.

‘Inté’ lá!!!

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Homem ferido por policiais foi transferido para hospital de Mossoró

O nosso plantão vai madrugada afora para melhor informar aos leitores desse veículo de comunicação virtual.

A notícia gira em torno do incidente que foi registrado na noite de ontem, no centro da cidade de Pau dos Ferros (ver textos abaixo).

Apesar de afirmar, através de fontes, que Aldeci Paiva de Oliveira permaneceria no hospital Regional de Pau dos Ferros, chegou uma nova informação...

Ele acabou de ser transferido para o hospital Tarcísio Maia, em Mossoró.

A dilatação de veias foi o principal motivo que levou os médicos pau-ferrenses a encaminhar a sua transferência.

Ele foi acompanhado por uma enfermeira e policiais civis e militares.

Apesar de gravemente ferido e em tratamento médico, Albeci foi preso em flagrante e quando deixar o hospital, será levado para uma cela na Delegacia Regional e ficará a disposição da justiça.

Ele já foi enquadrado em pelo menos quatro infrações do Código Penal: cárcere privado, agressão contra policial em serviço, resistência e pela Lei Maria da Penha.

Logo cedo traremos mais informações acerca do episódio criminoso...

E publicaremos entrevista com o delegado Inácio Rodrigues de Lima Neto.

Blog revela identidade de homem baleado

O blog já descobriu a identidade do homem que foi baleado, por policiais militares, na noite de hoje em Pau dos Ferros (ver postagem abaixo).

Trata-se de Aldeci Paiva de Oliveira que é natural da cidade de Pau dos Ferros.

Ele se encontra em observação no hospital Regional ‘dr. Cleodon Carlos de Andrade’, mas o seu estado de saúde é considerado bom.

De acordo com informações do médico plantonista, Aldeci Paiva foi atingido duas vezes...

Ele tomou um tiro no braço e outro na perna, mas os projéteis já foram retirados.

Aldeci Paiva está sendo escoltado por policiais militares e quando receber alta, deverá sair do hospital direto para a cadeia.

Continuaremos tentando contato com o delegado Inácio Rodrigues. Ele se encontra ouvindo os policiais do GOE, para desenvolver o inquérito policial.

Homem toma tiros de policiais no Centro de Pau dos Ferros

Chegaram notícias ao blog, agora a pouco, dando conta de que a bala ‘comeu de esmola’, na noite de hoje, no centro de Pau dos Ferros...

Informações preliminares dão conta de que um cidadão foi alvejado por policiais militares, homens ligados ao GOE, tropa de choque da Polícia Militar.

O episódio aconteceu nas proximidades do posto Maranata.

Segundo testemunhas oculares, o homem vinha mantendo uma filha como refém, na mira de armas brancas.

Após se recusar a largar as armas e se entregar, ele sofrer alguns tiros e foi levado às pressas para o hospital Regional Cleodon Carlos de Andrade, onde está passando por cirurgias, nesse momento.

A identidade do individuo e da filha ainda é desconhecida.

O blog está tentando contato com o bacharel Inácio Rodrigues para esclarecer os fatos.

O hospital Regional também está sendo contactado.

Breve, mais notícias, no plantão do blog.

Governo federal manda alimentos para o RN, mas nada de dinheiro

Cento e quinze toneladas de alimentos serão distribuídas até sábado entre cerca de 25 mil pessoas prejudicadas pelas enchentes no interior do Rio Grande do Norte.

A ajuda foi anunciada nesta quinta-feira (10) pelo secretário nacional de Defesa Civil, Roberto Guimarães, que visitou o estado e sobrevoôu as regiões mais afetadas pelas chuvas.

É a primeira providência concreta do governo federal...

Mas o estado ainda não sabe quando nem quanto receberá de ajuda em dinheiro para recuperar os danos causados à infra-estrutura das cidades.

A governadora Wilma de Faria pediu R$ 98 milhões, recursos que devem ser adquiridos pelo governo federal através de Medida Provisória, mas que ainda não foram liberados.

O montante enviado ao Nordeste deve ultrapassar R$ 500 milhões.

RN pode ter surto de dengue no verão de 2009

O Rio Grande do Norte pode enfrentar uma epidemia de dengue no verão de 2009.

Pelo menos é isso que diz um relatório do Ministério da Saúde apresentado pela Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro nesta quinta-feira.

Além do estado, mais 15 federações do país estão na área de risco.

O alerta considera informações sobre a circulação de vírus da dengue no país, de acordo com o superintendente de Vigilância em Saúde do governo do Rio, o infectologista Vitor Berbara.

O Ministério da Saúde ainda não se manifestou sobre o relatório.

Vítima morava em Major Sales, mas crime aconteceu na Paraíba

Após apurar as preliminares do crime de homicídio (ver postagens abaixo), o delegado Inácio Rodrigues de Lima Neto, responsável pela 4ª Delegacia Regional de Polícia Civil (DRPC), informou que o assassinato não ocorreu dentro do município de Major Sales, como noticiou o blog.

De acordo com o bacharel, o homicídio aconteceu em uma comunidade rural do município de Uiraúna-PB, quase na divisa com o Rio Grande do Norte...

Mas a vítima residia na cidade de Major Sales, por isso a troca de informação, na postagem inicial (ver abaixo).

Segundo levantamento da Polícia Civil de Pau dos Ferros, a vítima se chamava Francisco Gerlândio da Silva, 33 anos...

Ele foi alvejado com disparos de uma espingarda e ainda saiu com vida...

Ao dar entrada no hospital Regional de Pau dos Ferros, foi a óbito.

O sepultamento deve acontecer amanhã, no cemitério público de Major Sales.

Guerrilhas foi palco do homicídio

O crime ocorrido em uma comunidade rural de Uiraúna-PB, tem algo no mínimo curioso e que termina chamando a atenção dos mais supersticiosos...

O sítio onde o homicídio foi consolidado se chama GUERRILHAS.

Apesar do nome lembrar brigas, discórdias, tiroteio e sangue, populares do local garantem que a comunidade é tranqüila.

Pacata ou não, Guerrilhas registrou um homicídio no fim da tarde de hoje e acabou por dar um tom de que o nome com que o sítio foi batizado fez jus aos desdobramentos sangrentos do dia de hoje.

Justiça da Paraíba assumirá o caso

Como o homicídio ocorreu em uma comunidade rural da cidade de Uiraúna, o mesmo será investigado pela polícia da paraibana.

Caso venha a ser encontrado, o criminoso será julgado pela justiça do visinho estado...

Com isso, apesar da vítima ser do Rio Grande do Norte, não haverá nenhuma participação da polícia do nosso estado nas investigações, muito menos no julgamento do crime.

Homicídio muda rotina de Major Sales

O blog informa, em primeira mão, que aconteceu, agora a pouco, um homicídio na cidade de Major Sales.

Ainda são poucas as informações...

Mas já sabemos que uma equipe da 4ª Delegacia Regional de Polícia Civil (DRPC), comandada pelo bacharel Inácio Rodrigues, se dirigiu até o local do crime afim de identificar o criminoso.

A vítima chegou a ser socorrida com vida, mas veio a óbito após dar entrada no Hospital Regional Cleodon Carlos de Andrade, em Pau dos Ferros.

Ainda hoje o blog trará detalhes do fato criminoso ocorrido na pequena e ‘pacata’ cidade de Major Sales.

Prefeito prometeu resolver problemas causados por buracos

Após matérias publicadas pelo nosso blog e pelo Jornal Resenha – Alto Oeste, na sua última edição, sobre os problemas causados pelos buracos no centro da cidade, o prefeito Leonardo Rego (DEM) anunciou a total recuperação do asfalto prejudicado.

De acordo com informações, em um programa de rádio, Leonardo teria reconhecido o problema e se comprometido em resolver com eficiência, longe das medidas paliativas e ineficazes, (geralmente adotadas pelo seu governo) como o tapa buracos.

O prefeito teria afirmado no referido programa que fará a recuperação não só dos trechos esburacados, mas de todo o centro de Pau dos Ferros que ganhará uma camada de asfalto quente.

Para não perder o costume, supostamente Leonardo colocou a culpa dos buracos no ex-prefeito Nilton Figueiredo (PP). Ele disse que o problema existe porque o material usado pelas administrações passadas era de péssima qualidade e...

Para a felicidade geral dos pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas, o prefeito programou para o mês de maio, a realização do completo recapeamento asfáltico do Centro de Pau dos Ferros.

Abaixo, fotos da atual situação de parte da rua Getúlio Vargas e Praça da Matriz (próximo ao Pavilhão).


Riacho da Cruz pode vir a perder 30 pequenos açudes

Afetada pelo efeito das fortes chuvas no decorrer da semana passada, a cidade de Riacho da Cruz pode ser envolvida num cenário de contra-senso.

Correndo o risco de perder 30 açudes, a cidade começa a viver um drama antecipado, o do desabastecimento.

Na quinta-feira passada, a cidade acompanhou o arrombamento de 13 açudes no município, número que cresceu para 16 no fim de semana e pode tomar novas proporções caso as chuvas se intensifiquem.

Para tentar evitar novos danos no sistema de reservas hídricas do município, a Prefeitura de Riacho da Cruz tem atuado com ações emergenciais para tentar garantir a integridade dos açudes que mantém suas cheias intactas.

Máquinas atuam na ampliação dos sangradouros dos açudes que encontram-se em risco como forma de evitar que as paredes se rompam.

Caso estes açudes arrombem, o município deverá acompanhar a perda de outros onze reservatórios que se encontram no trajeto das sangrias.

Se o temor vier a ser confirmado, serão contabilizados 30 reservatórias perdidos num período de poucos dias.

Segundo o prefeito Marco Aurélio, o município se mantém em alerta e atuando com ações que venham a minimizar o impacto gerado pelas chuvas.

Com a retomada das precipitações na região, o clima no município é de tensão.

Chuva já superou a média anual em alguns municípios

De acordo com o monitoramento pluviométrico realizado pela Emparn, foi observado que durante o mês de março até o dia de ontem (09), as chuvas ocorridas em grande parte dos municípios das regiões Oeste e Central já superam a média anual para o semi-árido (700mm - 750mm), na maioria dos municípios já choveu mais de 400mm, muitos já passam dos 600mm.

Isto mostra um volume acima da média em praticamente todas as regiões do Estado, principalmente no Seridó, onde choveu acima de 100% do que a climatologia esperava, situação parecida no Vale do Açu, onde choveu de 50% a 100% acima do esperado.

Açude de Tenente Ananias sangra e população comemora

A cidade de Tenente Ananias acompanha com euforia a beleza do sangradouro do principal açude do município.

Trata-se do reservatório Jesus Maria José que atingiu sua capacidade máxima na madrugada de ontem, proporcionando beleza e fartura aos seus moradores.

Com uma capacidade superior a sete mil metros cúbicos, o açude se encontrava com menos da metade dessa água armazenada, fato que preocupava a população local.

Quase 50 reservatórios de médio porte já estão sangrando no Rio Grande do Norte.

CBF anuncia criação do Campeonato Brasileiro da Série D

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) anunciou em seu site oficial a criação da Série D do Campeonato Brasileiro-2009.

O torneio representará a quarta divisão do Nacional e será disputado por 40 clubes.

De acordo com o ofício do presidente da CBF, Ricardo Teixeira, enviado às federações estaduais, os times da Série D serão definidos de acordo com a classificação dos campeonatos estaduais.

Já a Série C será formada em 2009 por 20 clubes.

Participarão os classificados do 5° ao 20° lugar da edição da competição de 2008 e os quatro times que serão rebaixados da Série B.

RN é o estado que registra mais prejuízos econômicos com as chuvas

No Rio Grande do Norte, as chuvas estão trazendo sérios prejuízos para a economia.

Atividades que compõem a pauta de exportação, como a carcinicultura (cultivo de camarão), fruticultura e produção de sal, são as mais atingidas.

Na manhã de hoje (10), o secretário nacional da Defesa Civil, Roberto Costa Guimarães fará um sobrevôo sobre as áreas atingidas para avaliar os estragos provocados pelas chuvas no Estado.

Ao meio-dia, o secretário nacional e a governadora darão entrevista coletiva à imprensa na Governadoria.

“Todos os estados do Nordeste estão enfrentando problemas com as chuvas, mas no Rio Grande do Norte há um agravante, que são os prejuízos em setores produtivos...

Quando as águas baixarem, nós não teremos problemas apenas na área social, mas também na nossa economia...

A nossa preocupação é, portanto, muito maior, tendo em vista a iminência de demissões”, disse Wilma de Faria.

Cerca de 6 mil empregos estão comprometidos

Segundo o vice-governador Iberê Ferreira de Souza, que coordena o gabinete de crise montado para acompanhar os problemas causados pelas chuvas...

No Rio Grande do Norte, pelo menos 6.000 empregos já estão comprometidos, envolvendo a mão-de-obra dos três setores produtivos atingidos:

Carcinicultura (produção de camarão), salineiro e fruicultura.

Na região salineira do Estado, onde se concentra 30% da produção de camarão do Rio Grande do Norte, 1.550 hectares de fazendas já foram destruídos pelas águas.

Na região, cerca de 2.000 pessoas trabalham, diretamente, na atividade (carcinicultura).

O Rio Grande do Norte é o maior produtor e exportador do crustáceo do País.

Assu lidera prejuízos na fruticultura

Na fruticultura, principalmente, no Vale do Açu, 15 mil hectares produzem frutas. Desses, 5.000 hectares estão debaixo d´água.

Uma das culturas mais atingidas foi a da banana.

O Rio Grande do Norte é um dos principais produtores de frutas do país e o maior exportador de bananas.

Produção do sal está comprometida

O governo do Estado ainda não concluiu o levantamento que está sendo feito no setor salineiro, mas sabe-se que áreas inteiras de produção do sal foram atingidas pelas enchentes.

O Rio Grande do Norte produz mais de 90% do sal consumido no país.

quarta-feira, 9 de abril de 2008

Reunião misteriosa: em boca fechada não entra mosca

Desde a tarde de ontem divulgamos que publicaremos informações com relação aos desdobramentos políticos de Pau dos Ferros.

Realmente, existem novidades! Porém, elas estão escondidas por trás de sete portas, trancadas com sete chaves...

Se bem que sete é conta de mentiroso! Mas ‘né’ mentira não!

Uma reunião que aconteceu na manhã da última segunda-feira, no escritório de trabalho do empresário Xavier Rego poderá dar novo rumo às tendências das alianças políticas na principal cidade do Alto Oeste Potiguar.

Participaram do encontro o deputado Raimundo Fernandes (PMN), o ex-deputado Elias Fernandes (PMDB) e o empresário Xavier Rego que é filiado ao PP, mas antigo seguidor peemedebista.

Após uma hora de conversa, a ex-vice prefeita Maria Rego, presidente do PMDB local, foi chamada, com uma certa urgência...

Pouco tempo depois, o deputado Raimundo Fernandes deixou o local da reunião e a conversa ficou restrita a alta cúpula do PMDB pau-ferrense.

O interessante é que a conversa não vazou...

Quer dizer: muitas histórias surgiram, mas nenhuma foi confirmada...

Ninguém diz nada...

Mas, como o blog é furão, continuará a ‘cutucar’ até a ‘garapa’ descer.

Garanto que ainda postarei novidades sobre o ‘encontro misterioso’...

E não vai demorar!!!

Teto que desabou com a chuva está sendo consertado

Parte do teto do Hospital Regional Dr. Cleodon Carlos de Andrade, principal unidade de saúde do Alto Oeste, não agüentou as fortes chuvas e está comprometido.

Cerca de 350 metros quadrados, literalmente desabou.

A direção administrativa do ‘Cleodon Carlos’, não perdeu tempo e, mesmo sem as completas condições para a realização da obra, vez que a chuva dá pouca trégua, já começou a recuperação da parte danificada.

Na manhã de hoje, o diretor administrativo, Lucas Batalha se reuniu com o engenheiro civil da Secretaria de Saúde Pública, Alcedo Germano que já havia projetado e autorizado o serviço.

Com fotos e informações do www.carlosantonionunes.zip.net

Parte do teto que ficou danificado com as fortes chuvas

Equipe já consertava o teto na manhã de hoje

Garibaldi e prefeitos do RN discutem liberação de verba com ministro

O presidente do Senado Garibaldi Filho, recebeu na manhã desta quarta-feira (02/04) o Ministro da Integração Geddel Vieira, juntamente com o deputado estadual Walter Alves e alguns prefeitos do Estado.

Estavam presentes o ex-prefeito de Tangará Giga (PR); Jackson Queiroz (PMDB) de Olho D' Água dos Borges; Fabinho (PMDB) de Jandaíra; Tula (PSB) de São Bento do Traíri; Uadi (PSB) de Jaçanã e Emanoel (PSB) de Coronel Ezequiel.

O presidente solicitou a audiência para discutir com o ministro a liberação de recursos para atendimento as vítimas das enchentes no Rio Grande do Norte.

Geddel reafirmou que todos os esforços serão feitos e que recursos serão liberados para todo o Nordeste.

Fonte: Dn Online

Pesquisa do Ibope 'aperreia' a oposição


O Ibope divulgou recentemente uma nova pesquisa de avaliação do governo Lula, encomendada pela CNI, a Confederação Nacional da Indústria, e foi a melhor avaliação desde a posse do presidente em 2003.

A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Do total, 58% disseram que o Governo Lula é ótimo ou bom, 30% responderam que é regular, 11% avaliaram como ruim e péssimo e 1% não souberam responder.

O Ibope quis saber também se o eleitor aprova ou não a maneira como Lula governa o Brasil.

Dos entrevistados, 73% aprovam e 22% desaprovam. Apenas 4% não souberam responder.

O Ibope ouviu 2002 eleitores em 141 municípios entre os dias 19 e 23 de março.


Nem choro, nem reza...



Alagamento suspende atendimento no Fórum de Ipanguaçu

O corregedor geral de Justiça, desembargador Cristóvam Praxedes, determinou a suspensão do expediente forense externo, por tempo indeterminado, no fórum do município de Ipanguaçu, por causa da falta de acesso em virtude das fortes chuvas dos últimos dias.

A portaria formalizando a suspensão do expediente foi publicada hoje (09) no Diário da Justiça Eletrônico (caderno administrativo) e tem validade retroativa ao dia 4 de abril de 2008.

Os casos de urgência estarão sendo atendidos na Comarca de Açu, que é a substituta legal de Ipanguaçu.

Corpo de 'Zé de Tó' foi resgatado na tarde de ontem

O corpo de José Edmilson Cosmiro, ‘Zé de Tó’ foi encontrado na tarde de ontem por populares que trabalhavam na busca, desde a manhã de segunda-feira.

Diferentemente do que muitos pensavam, o corpo não estava longe do local do afogamento. Foi encontrado próximo ao sangradouro da Barragem Pública, lugar onde a vítima havia sido avistada pela última vez.

O Instituto Técnico Científico de Polícia (ITEP) recolheu o corpo para a sede do órgão em Mossoró, mas já o liberou para sepultamento.

Essa é a segunda vítima por afogamento, na Barragem de Pau dos Ferros, em apenas uma semana.

As informações acima são da 4ª Delegacia Regional de Polícia Civil (DRPC), mais precisamente do policial Lindomar.

Deputado do DEM cochila em plena sessão da AL


Estressaste e bastante cansativo o trabalho parlamentar no Rio Grande do Norte.

No plenário da Assembléia Legislativa, alguns não agüentam tanto trabalho...

E aproveitam para tirar um cochilo, em pleno horário da sessão.

O deputado José Adécio – DEM – que o diga.

Brincadeira!!!

Foto: Blog da Thaisa Galvão

Fortes chuvas: buraco aberto na BR faz a primeira vítima fatal

Um motorista de um caminhão com placas da Paraíba, ainda não identificado, morreu na madrugada desta quarta-feira, na BR-304, na altura do município de Lajes.

De acordo com as primeiras informações da Polícia Rodoviária Federal do Rio Grande do Norte, o acidente aconteceu às 4h.

O motorista vinha trafegando na BR-304 e caiu no buraco que foi aberto pela queda da ponte há alguns dias...

A vítima não teria visto a sinalização.

Uma equipe do Corpo de Bombeiros está se deslocando para o local, afim de fazer o resgate.

O caminhão vinha carregado de cimento e o motorista morreu na hora.

Com informações do DN Online

PMDB inaugura painel fotográfico

O maior partido do Brasil inaugura painel de exposição fotográfica intitulado “PMDB – Um Partido que faz História”.

A solenidade acontece no gabinete da liderança do PMDB na Câmara Federal, sob o comando do deputado Henrique Eduardo Alves e está marcado para começar às 18h.

O evento deve contar com a participação de nomes históricos do PMDB, além das presenças dos atuais destaques do partido.

Já confirmaram presença o presidente nacional da sigla, deputado Michel Temer e o presidente do Congresso, senador Garibaldi Filho, dentre ministros, deputados e senadores.

Ex-governador Fernando Freire volta a ser interrogado hoje

O ex-governador Fernando Freire (PMDB) será interrogado, nesta quarta, a partir das 15h, pelo juiz Raimundo Carlyle, titular da 4ª Vara Criminal de Natal.

Ele é um dos 13 denunciados pelo Ministério Público sob alegação de obtenção de vantagens e de ter cometido crimes contra a ordem tributária e corrupção ativa e passiva.

A denuncia trata da concessão do regime especial tributário com isenção de ICMS à empresa American Distribuidora de Combustíveis Ltda, acusada de integrar a chamada 'máfia dos combustíveis'.

Nesta quarta, também deverá ser ouvido o ex-secretário estadual de Tributação, Márcio Bezerra de Azevedo.

Nessa mesma denúncia, o MP denunciou o irmão da governadora Wilma de Faria (PSB), Fernando Antonio de Faria, e o genro dela, Carlos Roberto do Monte Sena.

Os dois foram convocados e serão ouvidos na quinta, dia 10, a partir das 15h.

Chuva volta a cair na região altoestana

Segundo dados do 7º Batalhão de Polícia Militar (BPM), choveu forte em parte da região do Alto Oeste e Oeste Potiguar.

A maior chuva ocorreu no município de Olho D’água dos Borges. Lá foi registrado 176 mm.

Em Pau dos Ferros, choveu apenas 05 mm.

Acompanhe os números:
Olho Dágua dos Borges 176 mm
Patú 126 mm
Rafael Godeiro 125 mm
Almino Afonso 70 mm
Messias Targino 40 mm
Martins 30 mm
Frutuoso Gomes 30 mm
Pilões 26 mm
Lucrécia 25 mm
Antônio Martins 25 mm
Riacho da Cruz 20 mm
Viçosa 11 mm
Marcelino Vieira 10 mm
Serrinha dos Pintos 10 mm
Pau dos Ferros 05 mm.

Homem que foi baleado por policiais ganha indenização

Um homem identificado apenas pelas iniciais U.S. vai receber o pagamento de indenização no valor de R$ 30 mil Reais a seresm peagos pelo governo do estado.

Ele foi alvejado por policiais militares em uma ação policial. O fato ocorreu no dia 15 de março de 2005.

Além dos R$ 30 mil, o estado terá que arcar ainda com mais dois salários mínimos, vigentes à época da liquidação e devidos a partir do dia fatídico, até a data de prolação da sentença.

Além disso o estado terá que pagar uma pensão de três salários mínimos, vigentes à época da liquidação e a partir da decisão, até a vítima completar 65 anos de idade, valores estes devidamente corrigidos.

terça-feira, 8 de abril de 2008

Cutucaremos a onça com vara curta

Prometemos revelar, hoje, novidades com relação aos desdobramentos políticos da principal cidade do Alto Oeste Potiguar...

Mas, como não queremos divulgar notícias sem a devida confirmação...

Não será possível postar na noite de hoje.

Passamos até o presente momento aguardando alguns contatos que confirmariam as informações chegadas no fim da manhã de hoje.

Em momento algum conseguimos falar com a ‘figura’ política desejada...

Dessa forma, espero que amanhã consigamos a confirmação com a nossa fonte.

Logo que o contato for mantido, dividiremos a informação com você, caro leitor.

Wilma pede pressa na liberação de verbas federais ao RN

A governadora Wilma de Faria pediu aos ministros Paulo Bernardo (Planejamento) e Geddel Vieira (Integração Nacional) pressa na liberação dos recursos anunciados pelo presidente Lula aos estados nordestinos atingidos pelas cheias.

Wilma conversou com os ministros, por telefone, na tarde desta terça-feira (8), durante reunião do Gabinete de Crise para avaliar as ações emergenciais adotadas pelo Governo do Estado para socorrer os desabrigados pelas enchentes.

Na companhia de secretário de Lula, Wilma e Iberê sobrevoarão regiões atingidas pelas chuvas

A governadora conversou, na tarde de hoje, com o secretário nacional de Defesa Civil, Roberto Costa Guimarães...

Ele virá ao Rio Grande do Norte na próxima quinta-feira (10).

Ao lado da governadora e do vice-governador, Iberê Ferreira, o secretário vai sobrevoar as cidades do Estado mais afetadas pelas fortes chuvas que caíram nos últimos dias.

As visitas aos estados do Nordeste servirão como base para as medidas de socorro a serem tomadas e na organização de documentos de avaliação dos danos.

Governo federal deve liberar R$ 540 mi para o Nordeste

A Secretaria Nacional de Defesa Civil deve fornecer aos estados ajuda em forma de cestas de alimentos, cobertores, medicamentos, telas contra mosquitos, entre outros.

Na última segunda-feira (7), o presidente Lula anunciou a edição de uma Medida Provisória para liberação de R$ 540 milhões aos estados nordestinos atingidos pelas enchentes.

Os recursos serão aplicados em socorro a vítimas de desastres naturais, em ações de prevenção e na reabilitação de cenários de desastres.

Governadora avaliou ações de socorro a vítimas

A governadora Wilma de Faria se reuniu com o Gabinete de Crise na tarde desta terça para avaliar as ações implementadas pelo Governo do Estado...

Desde as primeiras horas da última sexta-feira (4), quando as chuvas se intensificaram em todo o Rio Grande do Norte.

As regiões do Vale do Açu e do Vale do Apodi foram as mais afetadas pelas águas.De acordo com dados do Gabinete de Crise, agora são 46 os municípios em estado de emergência no RN.

Estima-se que os prejuízos causados pelas chuvas já somam R$ 98 milhões.

Essa é D+


Ler jornais e revistas, impressos, no banheiro?

É coisa do passado!

Se modernize...

A era é digital.

www.blogdojeancarlos.blogspot.com é gostoso ler!!!

Novidades na política de Pau dos Ferros…

Ainda hoje, aqui no blog.

Não saia daí!!!

A pegadinha do dia: ‘troque 1 por 10 reais’

Em uma agência bancária, no fim da manhã de hoje, acompanhei um fato extremamente curioso e decidi dividir com você, caro leitor.

Um cidadão humilde chegou, meio que desconfiado, olhou para um dos seguranças (aqueles guardas que ficam ao lado da porta giratória) e indagou:

- Vocês estão trocando aquelas moedas diferentes de 1 real pela nota de R$ 10?

- O senhor já é a décima pessoa que vem com essa história...

Isso é mentira, disse o segurança.

- Pois me disseram que trocava aqui, disse o homem desconfiado.

- Estão fazendo vocês de besta, concluiu o segurança.

Bastante encabulado, o homem se retirou da agência bancária.

Vendo aquela cena, me aproximei do guarda e perguntei:

“Como é essa história”?

E ele me explicou:

- Rapaz, criaram uma conversa que aquelas moedas de 1 real, que são diferentes das outras, poderiam ser trocadas por 10 reais, cada...

E estão enganando muita gente, de vez em quando chega um aqui, com essa história.

Não ta faltando inventarem mais nada, resmungou o segurança.

Nota do Blog: Imagine o que fizeram no dia 1º de abril, aqui em Natal.

Polícia Militar e populares continuam busca pelo corpo de 'Zé de Tó'

Até o presente momento, nenhuma novidade a respeito do desaparecimento do cidadão, identificado como sendo ‘Zé de Tó’, da família Cosmiro (ver matérias abaixo).

Ele sumiu na tarde do último domingo, nas imediações do sangradouro da Barragem Pública...

Testemunhas teriam visto quando ele desceu na sangria, empurrado pela força da correnteza.

Homens da polícia Militar e populares estão a procura do corpo, sem sucesso até então.

O blog continuará na expectativa. A qualquer momento, mais novidades sobre o caso.

Corpo encontrado boiando ainda não foi reconhecido

O corpo que foi encontrado, por populares, no início da tarde de ontem, a cerca de 2 km do sangradouro da Barragem de Pau dos Ferros, ainda não foi identificado.

Eles procuravam o corpo de ‘Zé de Tó’ e acabaram encontrando outro que já estava em estado de putrefação.

Agentes do Instituto Técnico Cientifico de Polícia (ITEP) de Mossoró recolheu o cadáver para necropsia, na sede do órgão.

Algumas pessoas de uma comunidade rural, próxima à cidade de Venha-Ver se deslocaram até Mossoró para tentar reconhecer o corpo.

Desde a última sexta-feira que essa família registrou o desaparecimento de um homem, que acompanhava uma filha internada no hospital Regional Cleodon Carlos de Andrade...

Segundo relatos, a última vez que o homem foi visto estava se deslocando até a Barragem para ver de perto a sangria...

Foi na manhã de sexta feira.

Delegado fala sobre o estado do cadáver e alerta população

Em contato com o blog na manhã de hoje, o bacharel Inácio Rodrigues de Lima Neto, titular da 4ª Delegacia Regional de Polícia Civil (DRPC), com sede em Pau dos Ferros, afirmou que o corpo encontrado por populares estava irreconhecível e que isso deverá dificultar o reconhecimento.

“A situação do cadáver dificultará o reconhecimento por parte de familiares. Somente os que viram podem avaliar o grau de dificuldade. Tudo leva a crer que trata-se desse homem, da região de São Miguel que se encontra desaparecido desde sexta-feira, mas, somente os familiares podem identificar e comprovar a suspeita”, disse Inácio Rodrigues.

O bacharel aproveitou o momento para alertar a população sobre os riscos da sangria da Barragem e pedir cautela.

“É preciso que as pessoas tenham cuidados redobrado quando se aproximarem da sangria da Barragem. Em dias de chuva, a lâmina aumenta muito e o risco de afogamento é redobrado. Depois de descer na correnteza, empurrado pela força da água, dificilmente alguém consegue sobreviver. Já temos muitos casos de anos anteriores”, alertou.

Pelo menos dois casos de afogamentos já aconteceram em Pau dos Feros, somente no último fim de semana.

Acidente pára trânsito na serra de Portalegre

Um acidente envolvendo um ônibus da empresa Jardinense e uma Van da cidade de Francisco Dantas, parou o trânsito por cerca de duas horas na serra que dá acesso à cidade de Portalegre.

O acidente ocorreu por volta das 5h da manhã de hoje e apesar do susto, ninguém ficou ferido.

Os veículos que vinham de Portalegre ou que seguiam para lá, ficaram impossibilitados de passar.

A perícia foi chamada (pelotão de transito de Pau dos Ferros) e somente depois, a via foi liberada.

Fotos: Carlos Antônio Nunes.



Ex-aliados deverão se enfrentar nas urnas


O ex-prefeito de Portalegre, Manoel de Freitas Neto, o Neto da Emater (PP) vive um verdadeiro dilema que se afunila com a aproximação das eleições de outubro.

Neto não sabe ainda se será candidato à sucessão do atual Prefeito Euclides Pereira (PMDB).

Aliado de primeiro momento, Neto foi perdendo contato com Euclides e ameaça romper de vez, caso não seja o nome governista para disputar a Prefeitura.

O prefeito já confirmou que será candidato a reeleição, deixando Neto à vontade para disputar o pleito e fazer oposição ao atual governo municipal.

Pelo menos no atual momento, Neto se mantém calado, mas vive a costurar apoios de peso para enfrentar Euclides e disputar o pleito vindouro.

Nilton tentará costura visando apoio de Wilma a Neto

Um encontro entre o ex-prefeito de Pau dos Ferros, Nilton Figueiredo e o ex-prefeito de Portalegre, Neto da Emater, rendeu muitos comentários políticos na serra.

Na conversa, Neto teria consultado Nilton (vice-presidente estadual do PP) sobre um possível apoio da governadora Wilma de Faria (PSB) ao seu projeto de disputar a prefeitura local.

Figueiredo ficou de manter contato com a líder socialista visando costurar o apoio a Neto...

Pelo menos do PP e do PSB de Portalegre, Neto já tem sinal verde para encarar a disputa com o prefeito Euclides Pereira.

Compromissos não cumpridos seriam motivo do rompimento

A insatisfação de Neto da Emater com o prefeito Euclides Pereira, surgiu após o ex-prefeito tomar ciência de que não seria apoiado por Euclides para disputar a Prefeitura.

De acordo com informações, havia um compromisso estabelecido entre os dois de que o candidato em 2008 seria Neto.

O ex-prefeito abriu mão da reeleição em 2004 para apoiar o atual prefeito e esperava que o mesmo acontecesse esse ano...

Na hora do vamos ver, Euclides acenou negativamente para Neto e confirmou a sua candidatura a reeleição, frustrando os planos do ex-prefeito...

O clima é de rivalidade...

E os próximos dias serão decisivos na política de portalegrense.

O blog vai acompanhar de perto!

Açude do Bonito transborda e população faz a festa

Os moradores do município de São Miguel estão em clima de festa com a tão esperada sangria do açude do Bonito, reservatório que abastece o município e estava com menos da metade da sua capacidade.

O fenômeno aconteceu na madrugada de domingo para segunda, por volta das 3h da manhã...

Apesar da hora avançada, no local já estavam algumas pessoas que aguardavam o momento...

Eles começaram a comemorar com fogos e muita divulgação.

Missa e Forró na comemoração da sangria do Bonito

A Prefeitura de São Miguel patrocinará uma festa popular para comemorar a sangria do açude do Bonito...

Será domingo.

O evento acontecerá por volta do meio dia em um dos balneários do badalado açude e a animação ficará por conta da banda ‘parceiros do forró’.

A igreja católica não ficará fora das comemorações e agradecimentos divinos.

Uma missa em ação de graças será celebrada pelo Padre da Paróquia de São Miguel Arcanjo, a partir das 10h da manhã, também no local da sangria.

Prefeito comemora sangria e se diz aliviado

O Prefeito Galeno Torquato (PSB) manifestou sua alegria em um rápido pronunciamento em uma emissora de rádio micaelense.

Ele se mostra bastante aliviado com a cheia do açude do Bonito e adianta que toda população está sendo abençoada com o inverno no município, embora lamente muitas outras cidades estarem com tantos problemas.

“É difícil ver a chuva trazer tamanhos danos para alguns e representar tantos benefícios para outros. Até o momento nosso inverno está sendo satisfatório e a cheia nos nossos açudes vai aliviar a vida de muitas famílias. Estamos felizes e vamos torcer para que a situação se mantenha e outras localidades também experimentem esta sensação que estamos passando”, afirmou o prefeito.

O açude do Bonito não transbordava desde 2004 e a qualidade da água vinha sendo bastante questionada pela população. O fenômeno trouxe alívio para toda a população de São Miguel.

Abaixo, fotos do açude do Bonito feitas pela equipe do site oficial da Prefeitura.






Wilma pede R$ 98 milhões para recuperar danos provocados pelas chuvas

A governadora Wilma de Faria apresentou relatório ao presidente Lula pedindo a liberação de R$ 98 milhões, em caráter emergencial, para recuperar danos provocados pelas chuvas no Rio Grande do Norte.

Este é o montante calculado pelo Governo do Estado para reconstruir os 470 quilômetros de estradas que já foram danificadas pelos temporais...

Para apoiar os agricultores que tiveram as áreas de cultivo inundadas, construir e recuperar casas atingidas...

E prestar atendimento emergencial às famílias desabrigadas em 42 municípios onde já foi decretada situação de emergência.

Após ouvir todos o governadores, o presidente anunciou que o governo federal vai destinar mais de R$ 600 milhões para os estados nordestinos castigados pelas enchentes e que vai expandir o seguro-safra para atender os pequenos produtores.

segunda-feira, 7 de abril de 2008

Antônio Aquino foi nomeado secretário de Obras

Como o blog havia adiantado, o ex-vereador Edvan Severino deixou a secretaria de Obras e Serviços Urbanos de Pau dos Ferros para disputar uma vaga na Câmara Municipal.

Para o seu lugar, o prefeito Leonardo Rego (DEM) nomeou o funcionário público estadual, Antonio Aquino.

Antônio é seguidor do grupo situacionista, liderado pelo deputado Getúlio Rego (DEM), desde 1998.

É a primeira vez que Antônio Aquino ocupa cargo de secretário municipal.

Ele já foi vice-diretor da escola Estadual 04 de Setembro.

Cadáver é encontrado na Barragem de Pau dos Ferros em estado de putrefação

Um corpo foi encontrado, no início da tarde de hoje, nas proximidades do sangradouro da Barragem Pública de Pau dos Ferros.

Até o momento, não existe nenhuma identificação do cadáver.

De acordo com informações da 4ª Delegacia Regional de Polícia Civil (DRPC), não se trata da mesma pessoa que vem sendo procurada, ‘Zé de Tó’ (ver matérias abaixo).

O corpo encontrado já está em estado de putrefação e suspeita-se que tenha se afogado desde a semana passada.

Dessa forma, já são dois afogamentos na Barragem Pública local.

Corpo encontrado pode ser de homem de São Miguel

O corpo encontrado no início da tarde de hoje estava a cerca de 2 km do sangradouro da Barragem de Pau dos Ferros.

Existem suspeitas por parte de agentes da 4ª DRPC de que possa se tratar de um cidadão da cidade de São Miguel.

De acordo com o plantonista da DRPC, desde sexta feira que existe uma queixa de desaparecimento na referida delegacia.

Um homem, cujo nome é preservado pela polícia, que acompanhava uma filha internada no hospital Regional de Pau dos Ferros, teria desaparecido, após se dirigir até a Barragem, para ver de perto a sangria.

“Tudo leva a crer que seja mesmo esse cidadão de São Miguel, mas somente o ITEP poderá confirmar”, disse o plantonista.

A equipe do ITEP já foi acionada e deverá chegar a Pau dos Ferros a qualquer momento.

O corpo será levado até Mossoró para necropsia.

Buscas pelo corpo de ‘Zé de Tó’ serão intensificadas

Continuam as buscas pelo corpo de um homem que, segundo testemunhas, desapareceu na tarde de ontem, próximo ao sangradouro da Barragem Pública de Pau dos Ferros.

De acordo com informações, trata-se de um homem moreno, identificado como sendo ‘Zé de Tó’ da família ‘Cosmiro’.

Algumas pessoas teriam visto o momento em que ele desapareceu em meio a forte correnteza.

O homem desceu na sangria da Barragem Pública.

Quarenta e duas cidades do RN decretam estado de emergência

As chuvas que caem no Rio Grande do Norte estão castigando diversas cidades.

De acordo com o gabinete de crise, instalado pelo Governo do Estado na vice-governadoria, subiu de 36 para 42 o número de municípios em estado de emergência.

São cerca de 20 mil pessoas atingidas pelas enchentes.

Segundo o vice-governador e secretário estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Iberê Ferreira de Souza, as regiões mais atingidas são: Vale do Açu e Apodi.

“O número de desabrigados nestas duas regiões continua crescendo e o Governo do Estado está empenhado em atender às famílias desabrigadas ou em situação de risco”, afirmou.

Cidades se espalham por todo o estado

As cidades que decretaram estado de emergência são:

São Bento do Trairi;
São José do Campestre;
Severiano Melo;
Japi;
Jaçan;
São Tomé;
Espírito Santo;
Campo Redondo;
Caiçara do Norte;
Coronel Ezequiel;
Tenente Laurentino Cruz;
Jucurutú;
Apodi;
Patú;
Messias Targino;
Governador Dix-Sept Rosado;
João Dias;
Assú;
Francisco Dantas;
Areia Branca;
Bodó;
Riacho da Cruz;
Lagoa Nova
Caicó;
Pendência;
Umarizal;
Florânia;
Carnaubais;
São Rafael;
Lucrécia;
Ipanguaçú;
Santa Cruz;
Equador;
Macau;
Porto do Mangue;
Currais Novos;
Mossoró;
Goianinha;
Jardim do Seridó;
Angicos;
Serra Negra do Norte;
Luis Gomes.

Homem desaparece no sangradouro da Barragem, segundo testemunhas

Populares da cidade de Pau dos Ferros estão comentando que um homem desapareceu próximo ao sangradouro da Barragem Pública de Pau dos Ferros, na tarde de ontem.

De acordo com informações, não confirmadas ainda, trata-se de um homem moreno, identificado como sendo ‘Zé de Tó’ da família ‘Cosmiro’.

Algumas pessoas teriam visto o momento em que o homem desapareceu em meio a forte correnteza.

Ele teria descido na sangria da Barragem Pública...

Existem populares trabalhando nas buscas do suposto corpo.

Mais informações, a qualquer momento aqui no blog.

DRPC não oficializa desaparecimento, mas confirma boatos

Em contato com a 7ª Delegacia Regional de Polícia Civil (DRPC), o blog foi informado de que até o presente momento, nada oficial foi registrado com relação ao desaparecimento do homem na Barragem Pública de Pau dos Ferros.

Segundo o plantonista, a Delegacia só pode confirmar o desaparecimento após comprovado, por familiares. Até o momento ninguém prestou queixa na Civil.

“Não recebemos nenhuma reclamação de desaparecimento. O que sabemos é que populares estão comentando, desde a tarde de ontem, que um homem sumiu na Barragem. Por enquanto da Delegacia não pode divulgar, oficialmente a concretização do fato”, disse Eliezer, policial de plantão da DRPC.

O blog continuará investigando e a qualquer momento poderá retornar com novidades sobre o caso.

Homem morre afogado em Doutor Severiano

No município Doutor Severiano, um homem conhecido como Osier, de 30 anos, afogou-se quando atravessava de moto o reservatório "açude da vila".

Segundo informações da polícia local, Osier foi visto pela última vez na noite do sábado, por volta das 22h.

Na tarde do domingo, um pescador que jogava tarrafa na queda d'água do reservatório acabou prendendo sua rede na moto.

Quando foi feita a verificação do emplacamento da moto, constatou-se que o veículo era de Osier.

Vários homens fizeram vistorias pelo local e encontraram o corpo de Osier preso à árvores, a mais de um quilômetro de onde sua moto foi localizada.

PRF registra 36 acidentes no fim de semana

Um pessoa morreu nos 36 acidentes registrados nas rodovias federais que cortam o estado do Rio Grande do Norte neste final de semana, segundo boletim divulgado pela Polícia Rodoviária Federal.

Além desta morte, a Polícia Rodoviária Federal computou ainda 30 prisões, sendo que 28 foi realizada na operação Pássaro, desencadeada em Mossoró na manhã do domingo passado (06).

PRF prende 30 pessoas no fim de semana

A Polícia Rodoviária Federal desecandeou ao lado de fiscais do Ibama a operação Pássaro, deflagrada na manhã do ontem (06) em Mossoró.

Vinte e oito pessoas ficaram detidas e 204 aves foram apreendidas.

Dentre as espécies recolhidas estavam Golinhas, Galos de Campina, Concriz, dentre outras.

Além destas detenções, mais duas pessoas foram presas, uma em Macaíba por força de um mandado de prisão e outro em Mossoró, na BR-304, onde o condutor foi preso por estar dirigindo alcoolizado.

Fonte: Dn Online

Fortes chuvas: mais de oito mil já estão desabrigados no RN

Passa de 110 mil o número de pessoas desabrigadas ou desalojadas em pelo menos seis Estados do Nordeste em razão das chuvas que atingem a região.

Na Paraíba, as tempestades provocaram ao menos 17 mortes em menos de 15 dias. Maranhão, Piauí e Rio Grande do Norte tiveram, juntos, pelo menos oito vítimas fatais.

No Rio Grande do Norte, as regiões mais afetadas foram o vale do Apodi e o vale do Açu.

A Defesa Civil informou que havia 8.363 desalojadas ou desabrigadas em todo o Estado --a chuva afetou 124.141 pessoas. Ao todo, 34 municípios estão em calamidade ou emergência.

Agentes da Defesa Civil do Estado e homens do Exército ajudam a socorrer moradores. O acesso a algumas cidades também ficou interrompido.

domingo, 6 de abril de 2008

‘De volta pra minha terra’ mostra o Rio Grande do Norte

Nesse momento, o programa Domingo Legal está exibindo um dos três programas ‘de volta para minha terra’, gravados no Rio Grande do Norte.

A reportagem mostra a história de uma natalense. Fica a expectativa para a exibição dos programas gravados em Umarizal e Pau dos Ferros.

Programa pode ser exibido hoje

Existe uma expectativa de que o quadro ‘de volta pra minha terra’, gravado em Pau dos Ferros, seja exibido hoje no programa Domingo Legal do SBT.

O quadro foi filmado no último dia 26 e contará a história de Francisca Auxiliadora Matias da Silva, mais conhecida por ‘Nenote’...

Ela estava morando em São Paulo e foi sorteada, pelo Domingo Legal, para voltar a sua cidade, no caso, Pau dos Ferros, mais precisamente para o Alto São Geraldo.

Ao todo, foram gravados três programas no Rio Grande do Norte...

Pelo menos um deles deve ser exibido hoje.

A audiência do SBT em solo pau-ferrense deve extrapolar.

Aguardemos, pois!

O verde do sertão...

Como está bonito o meu sertão. Verdinho, verdinho por onde quer se vá. Açude cheio, peixe pulando, a meninada tomando banho de rio. Este é o meu sertão.
O agricultor com sorriso largo, quase mordendo as orelhas, está feliz da vida, e já começa a cuidar da plantação. Não há época melhor para estes viventes tão sofridos.Deste sertão pouco se ouve falar, poucos divulgam. Só o sertão seco, onde o gado morre de fome e a terra é ressequida é que ganha notoriedade em versos e canções.
João do Vale, com pés fincados na vazante encharcada, cuidado do roçado de milho e de feijão, e vendo a acauã agourenta indo embora, cantou: “Não é só falar de seca/Não tem só seca no sertão...”Mostrem o meu Nordeste agora, esta terra mágica, que muda de cor da noite pro dia, ao cair do primeiro pingo de água.
Não reclamo de chuvas, nunca.
Relembrando outra música em louvação às águas, acho bom mesmo é cantar: “chove, chuva/chove sem parar...”

Prefeito decreta estado de emergência


Através do Decreto 256 de 03 de abril de 2008, o prefeito de Riacho da Cruz, Marcos Aurélio de Paiva Rego declarou situação de emergência no seu município.

Na justificativa, o documento afirma que a alta precipitação pluviométrica de 900 mm, registrada no período de 15/03 a 02/04, de forma irregular provocou inundações e alagamentos...

Causando danos em residências, ruas, pavimentação, prédios públicos, estradas, bueiros, açudes e barreiros na zona rural do Município.

Como conseqüência desse desastre, resultaram os danos humanos, materiais e ambientais e os prejuízos econômicos e sociais, completa o documento.

A situação de emergência vale pelo prazo é de 90 dias, podendo ser prorrogado até completar um máximo de 180 dias.

Pelo menos 15 açudes já arrombaram em Riacho da Cruz




Fotos: www.riachodacruzrn.com.br

Imagem anuncia dia chuvoso

Pau dos Ferros amanheceu nublada e a população espera mais chuva para o dia de hoje...

A bela Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição e o Céu nublado...

Chuva, chuva, chuva!




Água baixa e tranqüiliza pau-ferrenses

Apesar da forte chuva na tarde de ontem, a água que estava localizada nas imediações do Açougue Público, mais precisamente nas ruas Bevenuto Fialho e Francisco Marçal, baixou consideravelmente.

O fato trás mais tranqüilidade aos cidadãos pau-ferrenses, em especial aos moradores e comerciantes das ruas que estavam sofrendo com o problema das cheias.

Abaixo, duas fotos, antes e depois...

A primeira foi feita na última quinta feira e a segunda, na tarde de ontem, após a chuva, pelo amigo Carlos Nunes.



Wilma vai ao Vale do Apodi e Emparn prevê mais chuvas no RN

A governadora Wilma de Faria esteve ontem (05) no Vale do Apodi, uma das regiões mais castigadas pelas fortes chuvas que já deixa cerca de 2.500 famílias desabrigadas no Estado.

"Vim verificar os problemas de perto, verificar se a ajuda está realmente chegando como determinei e tomar outras providências para atender imediatamente as famílias desabrigadas",declarou.

A governadora esteve reunida em Apodi com os prefeitos de Felipe Guerra, Caraúbas, Umarizal, Severiano Melo, Riacho da Cruz e Apodi, os municípios mais atingidos pelas chuvas.

Acompanhou a governadora na visita, o presidente da Assembléia Legislativa, Robinson Faria.

Amanhã (7), às 9h, a governadora estará em Brasília para uma reunião emergencial com o presidente Lula, que garantiu a liberação de quase R$ 600 milhões para os estados nordestinos castigados pelas chuvas.

Governo monitora 46 açudes; pelo menos 35 já estão sangrando

O Governo do Estado está monitorando 46 açudes e registra que pelo menos 35 já estão sangrando.

Com a previsão de mais chuvas fortes, segundo boletim pluviométrico da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), outros reservatórios podem exceder a capacidade máxima.

Os 35 reservatórios sangrando no Estado são: Encanto, em Encanto; Santana, em Rafael Fernandes; Marcelino Vieira, em Marcelino Vieira; Passagem, em Rodolfo Fernandes; Riacho da Cruz II, em Riacho da Cruz; Rodeador, em Umarizal; Beldroega, Paraú; Pataxó, em Ipanguaçu; Novo Angicos, em Angicos; Sabugi, em São João do Sabugi; Dourado, em Currais Novos; Carnaúba, em São João do Sabugi; Esguicho, em Ouro Branco; Campo Grande, em São Paulo do Potengi; Marechal Dutra, em Acari; Rio das Pedras e Alecrim, em Santana do Matos; Pau dos Ferros e 25 de março, em Pau dos Ferros; Santa Cruz do Trairi; Trairi, em Tangará; Armando Ribeiro Gonçalves, em Assu; Japi II, no município de São José do Campestre; Mendubim, em Assu; Zangarelhas, em Jardim do Seridó; reservatório de Cruzeta, em Cruzeta; açude de Pilões, em Pilões; açude Flechas, no município de José da Penha; Santa Cruz do Apodi, em Apodi; Passagem das Traíras, em São José do Seridó; Lucrécia, na cidade de Lucrécia; Caldeirão e Boqueirão (Parelhas) e Berjo, em Olho D'água dos Borges.

Por determinação da governadora Wilma de Faria, dois telefones (3232-1187 e 3232-1197) já estão à disposição da população para pedidos de ajuda e para passar informações acerca dos prejuízos causados pelas chuvas.