sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Wilma esteve em Pau dos Ferros pela segunda vez em uma semana

As obras do maior sistema adutor do Rio Grande do Norte, a adutora do Alto Oeste, ainda estão em execução, mas o Governo do Estado já está orientando a população das 27 cidades a serem atendidas pelo sistema a fazer uso racional da água.

Nessa quinta-feira (25), em Pau dos Ferros, uma das cidades beneficiadas, a governadora Wilma de Faria, ao lado do vice-governador e secretário estadual dos Recursos Hídricos, Iberê Ferreira de Souza, lançou o programa de mobilização pelo uso responsável da água da adutora, que já está com quase 20% dos serviços executados.

"Estamos trazendo para esta região a maior adutora do Estado em respeito à sua população, que não pode mais depender de carros pipa", disse a governadora Wilma de Faria. "

Estamos aqui prestando contas daquela que será a redenção para a região do Alto Oeste no que diz respeito a abastecimento", concluiu a governadora.

Com a governadora esteve o ex-prefeito Nilton Figueiredo e dezenas de prefeitos do Alto Oeste Potiguar.

Além de Wilma, falou o ex-prefeito Nilton Figueiredo, o prefeito de Luís Gomes, Dedezinho e o vice-governador Iberê Ferreira de Souza.

Após a solenidade, a governadora almoçou na pousada do Anísio com direito a show de forró com o sanfoneiro Anísio Júnior.

Nota do Blog: Em apenas uma semana Wilma foi pela segunda vez a Pau dos Ferros. Bem que a governadora poderia ter feito isso na campanha de prefeito... Nilton Figueiredo que o diga. O mundo dá muitas voltas!!!

Fabrício Torquato se junta à governadora Wilma

Calma, eu explico:

Apesar de todo radicalismo do prefeito Leonardo Rego (DEM), o vice-prefeito Fabrício Torquato (PMDB) foi liberado para se fazer presente à solenidade que lançou o programa de mobilização pelo uso responsável da água da adutora e chegou a compor a mesa principal.

Confesso ter achado estranho, já que há bem poucos dias, justamente na abertura da Finecap, Leonardo criticou de forma ferrenha a governadora Wilma de Faria...

Agora, o prefeito pauferrense “liberou” o vice-prefeito para se juntar à mesa da incompetência? (termo usado pelo prefeito quando se referiu ao governo Wilma).

Com relação ao termo LIBERAR, usado pelo blogueiro para justificar a ida de Fabrício Torquato a solenidade, isso porque na administração atual, os aliados não tem livre arbítrio e tudo tem que ser antecipadamente acertado...

É igualzinho a um filho que sempre pede autorização do pai quando tem que realizar alguma tarefa duvidosa, fora do cotidiano.

Wilma tenta enfraquecer Robinson Faria em Pau dos Ferros

E por falar na passagem da governadora Wilma de Faria pela principal cidade do Alto Oeste Potiguar, eu não poderia deixar de relatar um fato isolado que somente o blog do Jean Carlos teve acesso.

Pois não é que a governadora Wilma de Faria, mesmo se dizendo aliada, mirou no PP que é comandado pelo deputado Robinson Faria...

Pelo visto ela está tentando esvaziar o Partido Progressista (PP).

Quando chegou a Pau dos Ferros, a governadora chamou o ex-prefeito Nilton Figueiredo e fez o estranho convite:

“Nilton, deixe o PP e venha para o PSB, você se identifica mais com o nosso partido”, disse Wilma ao ex-prefeito pauferrense.

Espantado, Nilton desconversou.

O que pretende a governadora?

Confesso que não entendi!!

Governdora Wilma de Faria volta hoje a Pau dos Ferros

O Governo do Estado lança nesta sexta-feira (25), no Largo da Cultura, em Pau dos Ferros, o programa de mobilização para o uso responsável da água da maior obra de recursos hídricos do Rio Grande do Norte, a adutora Alto Oeste.

A governadora Wilma de Faria e o vice-governador Iberê Ferreira de Souza estarão presentes no evento, que acontece às 9h. Esta é a segunda etapa da obra, que já está com 15% dos serviços concluídos.

Em todos os municípios beneficiados pelo sistema serão realizadas audiências públicas para debater e prestar esclarecimentos sobre o uso racional da água. O objetivo é cumprir as diretrizes de mobilização e sensibilização das comunidades constantes no Plano Nacional de Recursos Hídricos (PNRH).

O sistema adutor do Alto Oeste será o maior do Estado, com 367 quilômetros de extensão. Quando concluído, beneficiará 26 municípios e 65 comunidades rurais.

O projeto está inserido no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e tem previsão para ser finalizado num prazo de 18 meses. Os investimentos são da ordem de R$ 128 milhões.

Sistema vai atender uma população estimada em mais de 207 mil habitantes

Os 26 municípios beneficiados são Água Nova, Alexandria, Antonio Martins, Frutuoso Gomes, Itaú, João Dias, José da Penha, Lucrécia, Luiz Gomes, Major Sales, Marcelino Vieira, Martins, Olho D’Água dos Borges...

Paraná, Pau dos Ferros, Pilões, Rafael Fernandes, Riacho da Cruz, Riacho de Santana, Rodolfo Fernandes, São Francisco do Oeste, Serrinha dos Pintos, Taboleiro Grande, Tenente Ananias, Umarizal e Severiano Melo.

A adutora vai utilizar as águas da Barragem de Santa Cruz, localizada no município de Apodi e com capacidade para 600 milhões de metros cúbicos, que deverá receber aporte de água do Projeto de Integração de Bacias do São Francisco.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Polícia investiga assassinato em Pau dos Ferros

Conforme prometemos, colhemos informações acerca de um homicídio que aconteceu na manhã de hoje em Pau dos Ferros, mais precisamente na Rua São Manoel, bairro São Benedito.

A vítima foi identificada como sendo Benedito Pires Formiga de 62 anos. Ele foi assassinado em sua residência por dois indivíduos que chegaram em uma moto de placa ainda não identificada e dispararam vários tiros de uma pistola 9mm.

O senhor Benedito Pires morreu no local.

A princípio, a polícia trabalha com a possibilidade de vingança, vez que a vítima já cumpria pena em regime semi-aberto por um assassinato cometido no município de Alexandria.

Em contato com o blog o delegado Inácio Rodrigues de Lima Neto, Titular da 4ª Delegacia Regional de Polícia Civil (DRPC), disse que como não houve prisão em flagrante, as investigações serão iniciadas amanhã, quando será possível ouvir a família.

“Em primeiro momento alguns familiares informaram que acreditam se tratar de vingança, mas só chegaremos a conclusão quando concluirmos o inquérito policial”, disse o delegado.

Peritos do Instituto Técnico Cientifico de Polícia (ITEP) estiveram em Pau dos Ferros e recolheram o corpo da vítima para necropsia em Mossoró.

Prestes a gozar o seu período de férias, o delegado Inácio Rodrigues apenas iniciará o inquérito que deverá ser concluído pelo bacharel Roberto Moura, delegado de Patu que ficará responsável, também, pela delegacia de Pau dos Ferros durante 30 dias.

A polícia tem o prazo de 10 dias para concluir o inquérito e remeter ao poder judiciário. Havendo mais desdobramentos com relação ao caso, retornaremos com as informações.

Assassinato em Pau dos Ferros. Detalhes, ainda hoje aqui no blog!!!

Homem é pego por populares tentando estuprar menina em Apodi

Policiais da 3ª Companhia de Polícia Militar de Apodi, sob o comando do Capitão Marcos Carvalho Honorato, prenderam Igor Rogério da Silva Batista, 23 anos, natural de Natal, acusado de tentar estuprar uma adolescente de 16 anos que se encontrava em sua residência.

Chegando ao local, a Polícia Militar percebeu uma grande movimentação da população com o intuito de linchar o acusado, que já havia pulado o muro da casa da vítima e se encontrava escondido em outra residência vizinha.

O mesmo foi detido e conduzido até a Delegacia da Polícia Civil onde foi lavrado o flagrante pelo bacharel Luís Antonio.

O que mais revoltou a população é que a adolescente que o vendedor Igor Rogério da Silva Batista tentou estuprar em Apodi é portadora de necessidades especiais e se encontrava sozinha em sua residência no momento em que ele a pegou.

Pelas novas mudaças impostas pelo Cógigo Penal Brasilero, o homem poderá pegar até 15 anos deprisão, caso seja condenado.

Inaugurações de obras e forró na praça marcam a festa do Padroeiro em São Miguel‏


A Prefeitura Municipal de São Miguel, sob o comando do prefeito Galeno Torquato e da Vice-Prefeita Nirinha Fernandes está convidando para as cerimônias de inaugurações de obras no município neste mês de setembro, dentro da programação da Festa do Padroeiro São Miguel Arcanjo.

Além dos eventos solenes, haverá muito forró em Praça Pública.

Confira a programação:

Dia 24/09 (quinta-feira)
- Inauguração do Centro Municipal de Inclusão Digital e Telecentro Comunitário
20h

Dia 26/09 (sábado)
- Inauguração do Ginásio Poliesportivo do Sitio Cachoeira
17h

Dia 28/09 (segunda-feira)
- Inauguração do Setor de Urgência e Emergência do Hospital Municipal
18h
- Inauguração da Praça São Miguel Arcanjo
21h

- Show com a Banda Saia Rodada e Forró Mulher Chorona
Praça de Eventos
23h

João Maia defende aprentação de dois candidatos pela base govenisa

O presidente do Partido da República no Rio Grande do Norte, deputado federal João Maia, está insistindo na tese de que devem ser apresentadas duas candidaturas ao Governo do Estado pela base de apoio wilmista nas eleições do próximo ano.

"Eu não gosto da ideia de uma candidatura capitulada logo no primeiro turno. Eu particularmente não gosto, mas como sou uma pessoa de compromisso, eu tenho aliança com o deputado Robinson e com o deputado Henrique eu vou seguir o que a Unidade Potiguar decidir, mas por mim sairíamos com mais candidatos", disse.

Com relação a sua candidatura ao governo do Rio Grande do Norte, o deputado federal João Maia declarou que essa postulação depende única e exclusivamente de si próprio e também de seus correligionários políticos.

O parlamentar do PR afirma o que mais difícil em postular o comando do Poder Executivo estadual é conquistar o apoio do eleitorado potiguar.

"Ser candidato ao governo do Rio Grande do Norte só depende de mim e dos meus aliados porque eu tenho compromisso com eles. Agora, ser governador do Rio Grande do Norte depende de uma coisa bem mais complicada que é do povo do Rio Grande do Norte", analisou João Maia.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Congresso promulga emenda que cria 7.709 vagas de vereadores; OAB recorrerá

As Mesas Diretoras do Senado e da Câmara realizaram na noite desta quarta-feira uma sessão solene para promulgar a PEC (proposta de emenda constitucional) que aumenta em 7.709 o número de cadeiras nas Câmaras de Vereadores em todo o país.

A promulgação --que ocorreu em tempo recorde um dia após a Câmara votar o texto-- transfere para o Judiciário uma definição de quando a ampliação das vagas terá validade.

Durante a sessão, o presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), disse que a pressão dos suplentes de vereadores para aprovação da PEC foi legítima, mas afirmou que cabe ao Judiciário resolver qualquer dúvida sobre a criação das novas cadeiras.

"Foi uma longa discussão na Câmara e a pressão legítima dos suplentes levou que a Casa aprovasse a matéria. Se problemas jurídicos houver, será decidido no Judiciário. Creio que se trata de um momento importante todo o país se mobilizou ', disse.

O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Carlos Ayres Britto, disse hoje que já há entendimento da Justiça Eleitoral de que emenda não tem efeito retroativo.

"Eu como presidente do TSE, não na condição de julgador, lembro que já existe uma consulta formal, objeto de pronunciamento do mesmo TSE, versando exatamente o tema da aplicabilidade imediata ou não de uma emenda constitucional que amplia o número de cadeiras parlamentares. Nessa consulta, de junho de 2007, ficou dito pelo TSE de forma unânime que a emenda constitucional não retroage", disse Britto.

A proposta aumenta em 7.709 vagas de vereadores, segundo cálculo feito pela Folha com base nas regras da PEC e em dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) sobre a população brasileira --referentes ao dia 01 de julho de 2009.

O Congresso também aprovou a PEC que reduz os gastos com os legislativos municipais. Pela proposta, o percentual máximo das receitas tributárias e das transferências municipais para financiamento da Câmara de Vereadores cai de 5% para 4,5% nas cidades com mais de 500 mil habitantes.

A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) prometeu recorrer ao STF para evitar a posse de vereadores suplentes. O presidente nacional da OAB, Cezar Britto, classificou como um "precedente gravíssimo" retroagir as regras eleitorais para garantir a possibilidade de posse dos suplentes.

"Retroagir o que prevê a PEC para os atuais mandatos é jogar contra a democracia, pois uma de nossas grandes conquistas foi fixar o princípio da anterioridade no que se refere ao processo eleitoral. As regras eleitorais, por sua importância, devem ser conhecidas um ano antes dos pleitos. Jamais, em hipótese alguma, dois anos depois", afirmou o presidente da OAB.

Exame da OAB aprova 41,8% no RN

Com um índice de aprovação de 41,8%, a primeira fase do Exame de Ordem 2009.2 aprovou 446 bacharéis em Direito dos 1.067 inscritos no Rio Grande do Norte.

O prazo para interposição de recurso começa amanhã (24) e vai até o dia 28 de setembro, devendo ser feito através do site www.oab-rn.org.br ou www.oab.org.br e protocolado na Seccional Potiguar ou nas Subseccionais de Mossoró ou Caicó.

Já a prova prático-profissional acontecerá no dia 25 de outubro de 2009. Para discutir esse e outros assuntos, começa hoje (23) e vai até sexta (25) o Seminário Nacional de Educação Jurídica, promovido pela OAB, que terá a participação de mais de 300 docentes das principais universidades de todo o país.

O evento acontece no Serhs Grand Hotel – Via Costeira e contará com a presença do presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Cezar Britto, na abertura logo mais às 19h.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Câmara aprova em segundo turno a PEC dos Vereadores

A Câmara aprovou em segundo turno nesta terça-feira a PEC (proposta de emenda constitucional) dos Vereadores. Foram 380 votos a favor, 29 contra e duas abstenções. A proposta será promulgada em sessão solene no Congresso.

A PEC aumenta em 7.709 vagas de vereadores, segundo cálculo feito com base nas regras da PEC e em dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) sobre a população brasileira --referentes ao dia 01 de julho de 2009.

Os deputados também aprovaram a PEC que reduz os gastos com os legislativos municipais. Pela proposta, o percentual máximo das receitas tributárias e das transferências municipais para financiamento da Câmara de Vereadores cai de 5% para 4,5% nas cidades com mais de 500 mil habitantes.

A principal discussão sobre a PEC dos Vereadores é quando a proposta começa a valer. Após a aprovação da proposta em primeiro turno, no último dia 9, o presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Carlos Ayres Britto, disse que a ampliação do número de vereadores só deve entrar em vigor nas eleições de 2012, sem efeitos retroativos.

Britto disse acreditar que uma decisão do Congresso não pode substituir a escolha dos eleitores --que elegeram os vereadores que atualmente exercem mandato.

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Gilmar Mendes, disse na semana passada ser "extremamente difícil" que a PEC dos Vereadores produza efeitos imediatos, prevendo que haverá contestações judiciais sobre o tema.

Governo de Lula mantém 81% de aprovação, aponta pesquisa

Continua em alta a aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com índice de 81%, segundo apontou uma pesquisa divulgada nesta terça-feira.

Encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) ao Ibope, o estudo indica que a aprovação do governante subiu um ponto percentual desde junho, quando foi realizada a última apuração.

Os dados do Ibope contrastam ligeiramente com os de uma enquete do mesmo teor divulgada há 15 dias pela empresa Sensus, em que Lula alcançou 76,8% de aprovação e registrou queda de cinco pontos percentuais na comparação com um estudo realizado em maio.

Na atual pesquisa do Ibope, 69% dos entrevistados consideraram positivo o Governo de Lula, um ponto percentual a mais na comparação com o estudo anterior, de junho.

Somente 9% classificaram o Governo como péssimo e 22% consideraram que a Administração é regular.

O Ibope também pediu aos entrevistados uma avaliação dos dois Governos de Lula, o primeiro mandato (2003-2007) e o segundo, que será encerrado em 1º de janeiro do 2011.

Para 44% das pessoas ouvidas, o segundo mandato foi melhor, mas 40% disseram não terem percebido nenhuma diferença e 14% consideraram o atual mandato pior.

A pesquisa foi realizada pelo Ibope de 11 a 14 de setembro, em 142 cidades e ouviu a opinião de 2.002 eleitores. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

NOTA DO BLOG: Se esse Ibope for aquele mesmo que esteve em Pau dos Ferros nas últimas eleições, tenho até pena de Lula...

Mas, já sabendo que Lula é o cara, não acredito nessa possibilidade!!!

Execução do Hino Nacional nas escolas passa a ser obrigatória

A partir de hoje, as escolas públicas e particulares de ensino fundamental terão que executar o Hino Nacional pelo menos uma vez por semana.

A lei com a obrigação foi sancionada hoje (21) pelo presidente em exercício, José Alencar, que recebeu alta médica no último sábado (19).

A autoria da proposta é do deputado federal Lincoln Portela (PR-MG). Em 2009, a letra do hino, escrita por Joaquim Osório Duque Estrada, completou 100 anos.

Alencar também sancionou a lei que incluiu o nome do índio guarani José Tiaraju, o Sepé Tiaraju, no Livro dos Heróis da Pátria, que fica no Panteão da Liberdade e da Democracia, na Praça dos Três Poderes, em Brasília.

Sepé Taraju liderou os indígenas dos Sete Povos das Missões, no Rio Grande do Sul, contra as tropas portuguesas e espanholas.

As duas leis entram em vigor a partir de amanhã com a publicação no Diário Oficial da União. Alencar despachou de sua casa em São Paulo.

Ele assume interinamente a Presidência da República, enquanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva estiver fora do país, em viagem aos Estados Unidos.

Mesmo com aprovação da DRU, Campus da Ufersa de Pau dos Ferros é dúvida

Hoje, provavelmente, será aprovada em segunda votação na Câmara a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê o fim da Desvinculação de Receita da União (DRU) para a Educação, o que significa dizer que o Ministério da Educação terá R$ 4 bilhões a mais para investir em Educação já em 2009, R$ 7,5 bilhões em 2010 e R$ 10,5 bilhões em 2011.

A proposta já foi aprovada no Congresso e passou em primeira votação na Câmara no dia 16, com 329 votos a favor e 82 contra. Caso seja aprovada hoje, a PEC segue direto para sansão do presidente Luis Inácio Lula da Silva, aumentando significativamente os recursos para Educação no País. O aumento de receita da Educação terá efeito no Oeste do Rio Grande do Norte.

Será???

Com a aprovação, aumentam as esperanças do município de Pau dos Ferros sediar o terceiro Campus da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) no Estado, conforme o ministro Fernando Haddad se comprometeu no dia 26 de agosto em Brasília em reunião com o prefeito Leonardo Rêgo, representantes da siciedade civil pauferrense e nove parlamentares da Bancada Federal do Rio Grande do Norte.

Mas, de acordo com o deputado federal Rogério Marinho, Relator da PEC, o Ministro parece já ter mudado de idéia e o campus de Pau dos Ferros volta a ficar somente nos sonhos dos idealizadores.

Rogério Marinho, disse ao jornalista César Santos, do Jornal de Fato, que havia conversado com o ministro logo após a aprovação da DRU no dia 16 e este havia lhe garantido que o Campus de Caraúbas estava tudo certo e o de Pau dos Ferros eles iriam ver depois.

Assim não dá!!!

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

800 mil vezes obrigado!!!

O blog amanhece o dia de hoje comemorando mais um importante passo no ofício de informar.

Chegamos hoje à marca dos 800 mil acessos.

Dessa forma, agradeço, mais uma vez, a você, amigo leitor!

Que possam vir mais 800 mil visitas.

Obrigado pela companhia diária!!!

IBGE abre inscrição para 33 mil vagas a partir desta segunda

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abre nesta segunda-feira (21) as inscrições para o processo seletivo para 33.012 vagas temporárias para o cargo de agente censitário em mais de 5,5 mil cidades para o Censo 2010. O salário varia de R$ 760 a R$ 1.600 para jornada de 40 horas semanais ( veja aqui o edital ).

O órgão informa ainda que no ano que vem serão abertas outras 200 mil vagas temporárias para o cargo de recenseador. Os contratos duram de seis a 12 meses. De acordo com o edital do concurso, os contratados, durante a prestação de serviço temporária, serão avaliados mensalmente, observados os seguintes fatores: assiduidade, cumprimento de prazos e produtividade.

As mais de 33 mil vagas são para os cargos de agente censitário administrativo, regional, municipal, supervisor e de informática. As funções do agente administrativo e regional são parecidas: eles vão reforçar a estrutura das agências de coleta do IBGE – pouco mais de 500 pelo país. Cada agência normalmente tem de três a quatro funcionários.

O agente supervisor irá supervisionar o trabalho e a produtividade dos recenseadores. Já os agentes de informática irão trabalhar na estrutura informatizada da coleta. De acordo com assessoria de imprensa do IBGE, os agentes censitários começarão a trabalhar antes para entender o sistema e poder treinar os recenseadores.

Recenseadores

Já o cargo de recenseador, que terá 200 mil vagas no ano que vem, exige nível fundamental. Ele receberá uma lista de endereços e visitará os domicílios para fazer a coleta de dados com computadores portáteis.

O IBGE informa que os recenseadores deverão se inscrever para trabalhar nos locais onde moram – a coleta deverá ser feita o mais perto possível de suas residências para não haver despesas de transporte nem hospedagem. Para esse concurso o IBGE espera 1 milhão de inscritos.

domingo, 20 de setembro de 2009

Robinson Faria prestigia Corrida do Diário de Natal


Depois de 30 minutos e 35 segundos de corrida, o pernambucano Ubiratan José dos Santos conquistou o primeiro lugar da Corrida 10km Natal em homenagem aos 70 anos do Diário de Natal, realizada neste domingo, 20 de setembro.

O deputado Robinson Faria, presidente da Assembleia Legislativa, acompanhou toda a competição e foi convidado para entregar a premiação dos vencedores ao lado da governadora Wilma de Faria, a prefeita de Natal, Micarla de Sousa e o presidente da Fiern, Flávio Azevedo.

Robinson Faria parabenizou os organizadores do evento e a direção do Diário de Natal pela iniciativa que chamou a atenção para a necessidade de uma vida mais saudável.

“Essa é uma competição de alto nível, muito bem organizada, tanto que reuniu duas mil pessoas. No próximo ano, certamente, mais pessoas vão mostrar que Natal é a Capital do bem-estar”, disse o deputado.