sábado, 8 de agosto de 2009

Municípios devedores do RN estão ameaçados de intervenção

Após oito meses de gestão, 17 municípios do Rio Grande do Norte continuam sem prestar contas junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), correndo o risco de sofrer uma intervenção por parte do governo do estado para regularizar a situação.

Anualmente os gestores públicos municipais tem a obrigação de encaminhar as contas de governo até o dia 30 de abril. No entanto, segundo a procuradora geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas, Luciana Campos, até o mês de julho eram 22 municípios inadimplentes. Mas, até a data de ontem, cinco deles já haviam apresentado os documentos.

A procuradora disse que esse balanço dos gastos deve conter informações sobre os registros e atos do orçamento e a situação patrimonial. "Através da prestação, será apurado se a previsão da receita está correta, se foram arrecadados os tributos, se fizeram face aos gastos que o poder público pode fazer", explicou.

ABC decepciona e perde do Duque de Caxias com Frasqueirão lotado

Diante de um público superior a 11 mil pessoas, um dos melhores do Frasqueirão nesta Série B, o ABC decepcionou sua torcida e acabou derrotado pelo Duque de Caxias pelo placar de 2 a 1, na noite deste sábado, no encerramento da 16ª rodada.

Os gols do visitantes, sendo um deles olímpico marcado de forma polêmica, foram de Paulo Rodrigues e Edvaldo, enquanto Gaúcho cobrando pênalti anotou para os donos da casa. A derrota inesperada deixou o ABC em situação delicada na tabela.

O time permanece na zona da degola, com apenas 14 pontos, na 19ª colocação e agora a seis pontos da primeira equipe que hoje não cairia, o próprio Duque de Caxias.

Na rodada seguinte, o alvinegro encara o Brasiliense fora de casa na terça-feira.

América surpreende, bate Figueirense e quebra jejum na Série B

Num jogo em que não foi bem tecnicamente, mas fez uma boa partida tática, o América surpreendeu o Figueirense e bateu o time catarinense pelo placar de 1 a 0, na tarde deste sábado, no estádio Orlando Scaperlli, em Florianópolis.

O resultado, que quebrou uma sequencia de cinco jogos sem vencer do América na competição, serviu não só para melhorar o astral do time, mas como também para se afastar mais da zona da degola. Agora, os rubros, que iniciaram a rodada na 15ª posição, ocupam o 11º lugar, com 21 pontos. O gol da vitória foi de Fábio Neves.

Na próxima rodada, o adversário será o vicve-líder Vasco, terça-feira, no Machadão.

Nova lei torna mais severas penas contra violência sexual e pedofilia

Será publicada na edição do Diário Oficial da União da próxima segunda-feira (10) a lei, sancionada ontem (7) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que aumenta as penas para crimes de pedofilia, de estupro seguido de morte e de assédio sexual contra menores, além de tipificar o crime de tráfico de pessoas.

A nova legislação classifica como estupro de vulnerável qualquer ato libidinoso contra menores de 14 anos ou pessoas com deficiência mental, com pena que varia de oito a 15 anos de reclusão. Se houver participação de quem tenha o dever de cuidar ou proteger a vítima, o tempo de condenação será aumentado em 50%. O autor de estupro contra maiores de 14 e menores de 18 anos será punido com oito a 12 anos de prisão. Atualmente, a pena varia de seis a dez anos.

A nova lei também estabelece que tanto homens quanto mulheres podem ser vítimas de crimes contra a liberdade e o desenvolvimento sexual. Para o tráfico de pessoas no país a pena será de dois a seis anos de reclusão, enquanto a modalidade internacional será condenada com três a oito anos, sendo aumentada em 50% no caso de a vítima ser menor de 18 anos.

Confira os números sorteados da Mega-Sena hoje

A Caixa Econômica Federal divulgou na noite deste sábado as seis dezenas sorteadas no concurso 1.098. O valor do prêmio é de aproximadamente R$ 2 milhões, segundo a Caixa.

Os números sorteados na noite de hoje foram: 11 - 20 - 21 - 30 - 50 - 52. Até a publicação desta matéria não havia sido divulgado o rateio.

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Festival Gastronômico de Portalegre começa hoje

Em meio à ascensão gastronômica, o município de Portalegre promove o seu I Festival Gastronômico, a ser realizado durante esse fim de semana, nos dias 7, 8 e 9.

O evento tem um enfoque na gastronomia local e regional agregando valor aos produtos locais como mel e a castanha.

O objetivo é valorizar os aspectos culturais e fomentar a atividade turística do município.

O festival é uma realização da Prefeitura Municipal de Portalegre, Assessoria da IRA Mkt. e Eventos, com apoio do Ministério do Turismo, Emprotur e Governo de Todos, tendo ainda parceiros como o Senac, UnP (através do seu Curso de Gastronomia), Eloi Chaves, Bohemia, Flor de Sal.

Na área em torno da Praça Coronel Vicente do Rego Filho, onde acontece o evento, serão montados os restaurantes, bares, o espaço do chef, palco para apresentações culturais e um outro palco maior para as atrações artísticas principais.

ATRAÇÕES:

. Palco maior: Os Nonatos e Anísio Júnior (dia 07); Irah Caldeira e os Tremendões (dia 08); Dorgival Dantas e R3, de Natal (dia 09).
. Palco cultural: Alexandro Bandeira e LC Sax (dia 07); Three Gaúcho (dia 08); (Raimundinho voz e violão, (dia 09). Apresentações de teatro, danças e da Banda Filarmônica 8 de Dezembro, de Portalegre.
.Participantes: Bistrô (Mossoró), UTI do Caldo (Martins), Mirante do Canto (Martins), Choco Frutas (Natal), Salsaí (Natal), Bar do Aldo (Portalegre), Mirante Boa Vista (Portalegre), Restaurante Portal da Serra (Hotel Portal da Serra de Portalegre), Cachaçaria.

Dia do Rio Grande do Norte será comemorado nesta sexta

A governadora Wilma de Faria vai participar nesta sexta-feira (7), às 11h, no Teatro Alberto Maranhão, da solenidade comemorativa ao Dia do Rio Grande do Norte.

Durante o evento coordenado pela Secretaria Estadual de Educação, e que contará com a presença de autoridades e alunos das escolas da rede pública de ensino, serão realizadas diversas homenagens ao Estado.

Na programação consta a apresentação da orquestra Garibaldi Romano, a entrada das bandeiras trazidas por alunos de escolas estaduais, ao toque da banda de música da Polícia Militar, saudação à bandeira do Rio Grande do Norte pelo escritor e pesquisador Iaperi Araújo, membro da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras, apresentações e pronunciamentos de autoridades.

Na solenidade estarão presentes cerca de 600 pessoas, entre autoridades, gestores de escolas, professores, prefeitos de municípios potiguares, coordenadores e subcoordenadores da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura e alunos de diversas escolas do estado.

Robinson Faria concorda com pedido de agilidade de Iberê


No início da semana, o vice-governador Iberê Ferreira (PSB) defendeu que, por ele, a escolha do candidato da base governista ocorreria o quanto antes. Ontem, foi a vez de um adversário seu nessa indicação, o deputado Robinson Faria (PMN), se somar à mesma opinião:

"Concordo. Quanto mais cedo o grupo do qual faço parte definir o nome, melhor, para que esse candidato tenha tempo hábil para discutir um programa de governo e ouvir sugestões em todas as regiões do Estado." Wilma de Faria, porém, já declarou que a decisão só deve ocorrer em 2010.

O presidente da Assembleia Legislativa citou, em entrevista ao Jornal do Dia, da TV Ponta Negra, o exemplo do governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB). Durante quatro meses, o "tucano", agora pré-candidato à Presidência da República, percorreu o território mineiro reunindo sugestões com o objetivo de realizar um governo mais eficiente. Apesar de defender pressa, contudo, Robinson Faria garante que é "o mais tranquilo de todos".

Ele ainda não foi convocado pela governadora para conversar a respeito dos atritos criados depois da entrevista de Gustavo de Carvalho (PSB) ao jornal Tribuna Do Norte no dia 19 de julho, quando o parlamentar defendeu que Iberê já seria o candidato da situação.

O presidente da AL negou, inclusive, que tenha tratado do assunto durante a Festa de Sant'Ana, em Caicó. "Mas estou pronto a conversar com Wilma na hora que ela quiser", enfatizou o presidente da Assembleia.

O deputado voltou a elogiar o projeto "Ronda no Quarteirão", adotado em Fortaleza (CE), e disse esperar que o governo norte-rio-grandense adote a mesma iniciativa para a segurança local.

Robinson Faria elogiou ainda o início do funcionamento do programa Cidadão Sem Fome, lembrando que se tratava de um sonho antigo, cujo início foi prejudicado por atrasos devido à burocracia.

Em crescimento, números da Aids no RN preocupam

O número de casos de Aids diagnosticados no Rio Grande do Norte vem crescendo nos últimos anos.

De acordo com dados do DataSus, o primeiro caso diagnosticado no estado ocorreu em 1983. Desde então, foram diagnosticadas outras 2.783 ocorrências da doença.

Em todo país, de 1980 a junho de 2007, foram notificados 474.273 casos de Aids.

Embora o número potiguar seja pequeno em comparação ao nacional, o crescimento é preocupante.

Apenas no ano de 2005, foram 325 novos casos, enquanto até 2004 a média era de 150.

Em 1995, dez anos antes, esse número era de 74 casos, enquanto que em 1985, não houve registro da doença no estado (em 1984 houve um).

Em 2006, foram 294 e em 2007, 278 casos. Os dados de 2008 ainda não foram consolidados.

Wilma se reúne com os pré candidatos para definir sucessão

Durante a distribuição das primeiras cestas básicas do programa Cidadão sem Fome, ontem, na Cidade da Esperança, a governadora Wilma de Faria (PSB) afirmou que vai promover, na próxima semana, em Natal, um encontro entre a ministra Dilma Rousseff (PT) e os quatro pré-candidatos situacionistas à sucessão estadual...

Vice-governador Iberê Ferreira de Souza (PSB), deputado estadual Robinson Faria (PMN), deputado federal João Maia (PR) e ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT) - para tratar das eleições de 2010.

No que depender da governadora, o deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB) também pode fazer parte da lista, constituindo mais uma opção da situação para o pleito do próximo ano, além de viabilizar a vinda do senador Garibaldi Alves Filho (PMDB) para completar a chapa.

"As portas estão abertas. Se Henrique quiser vir, será muito bem-vindo", disse Wilma, reafirmando que o momento é de articulações, decisões serão tomadas posteriormente.

Governadora tenta acalmar a crise política na sua base

Tanto a sustentação de que o candidato situacionista ainda não foi escolhido quanto a própria participação da governadora no evento de abertura do programa, de autoria de Robinson, põem um pano quente na crise instaurada na base do governo.

De acordo com os dois, nunca houve desacordo político entre eles e a efetivação do Cidadão sem Fome é uma prova disso.

"Só há mal-estar entre os pré-candidatos, mas já está na hora de acabar com as divergências, acabar com os ciúmes, está na hora de agir com inteligência", recomenda Wilma.

Essa recomendação já acatada por Robinson, já que, para ele, a palavra de ordem dentro da base é "união". "Divergências sempre vão aparecer aqui ou alí. O governo cumpriu com o acertado. Temos que mantê-lo sólido", ressalta o deputado.

Sobre a possibilidade da situação não se manter tão estável até 2010, a governadora acredita que se alguém quisesse romper, já teria feito.

"É estranho deixar a situação quando se pertence à ela. Todos eles usufruem da máquina", lembra Wilma, firme na ideia de permanecerno cargo até abril do próximo ano.

Campanha contra a corrupção quer 300 mil assinaturas para projeto de lei

O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) pretende arrecadar 300 mil assinaturas em 30 dias para o projeto de lei de iniciativa popular sobre a vida pregressa dos candidatos. Para ser enviado ao Congresso, é exigido 1,3 milhão de assinaturas - 1% do eleitorado.

Hoje (7), o movimento apresenta, em entrevista coletiva às 11h na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, a nova fase da campanha, que inclui uma agenda de mobilizações e atos culturais em agosto. O objetivo é concluir a coleta de assinaturas e encaminhar o projeto de lei à Câmara dos Deputados em setembro.

Antes da entrevista, artistas e intelectuais farão um ato público, às 10h, de apoio à campanha Ficha Limpa. Está confirmada a presença do arcebispo da Arquidiocese de São Paulo, Dom Odílio Scherer, do jurista Celso Antônio Bandeira de Melo e do sanfoneiro Dominguinhos.

A campanha foi lançada em abril de 2008, na Assembléia-Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Gustavo afirma que Maria não é leal e coloca nome para presidir PMDB pauferrense

Em participação no programa do jornalista Ismael Mendes, agora a pouco na rádio Obelisco FM, o publicitário Gustavo Fernandes, filho do ex-deputado Elias Fernandes, disse que a presidente do PMDB pauferrense, professora Maria Rego não é leal.

Mesmo sem citar o nome de Maria, Gustavo foi direto:

“Essa pessoa a quem confiamos a direção do partido em Pau dos Ferros não sabe o que é lealdade, mas o tempo dela está se esgotando”.

Gustavo falou que o PMDB está se organizando para as convenções e que a situação em Pau dos Ferros deve ser resolvida nos próximos meses.

“O mandato dela está chegando ao fim e nós vamos conversar com os bacuraus de Pau dos Ferros, com Henrique e Elias para sabermos como seguiremos com o PMDB pauferrense.

Perguntado se teria pretensões de assumir a presidência do partido, Gustavo disse que o seu nome estaria a disposição.

“Eu estou disposto a ajudar o PMDB seja aqui, em Natal e em qualquer parte do Rio Grande do Norte. Meu nome está a disposição do meu partido”, finalizou.

Obelisco apresenta programação on-line

Após reivindicação de muitos, inclusive do blogueiro, a rádio Obelisco Fm coloca a sua programação on-line, ao vivo, através do seu site na Internet.

O endereço é o www.obelisco90fm.com.br

Lá você clica no botão “ouça ao vivo” e passa a escutar, em tempo real, a programação da emissora que funciona em caráter educativo.

A rádio tem apresentado uma programação moderna e de alto nível, além de um programa polêmico que trata dos problemas da população, com o jornalista Ismael Mendes. Aliás, vai ao ar de segunda a sexta a partir das 11:40h.

Portanto, para os pauferrenses que moram fora, mais uma forma de ficar pertinho da nossa querida princesinha do Alto Oeste Potiguar.

Um presente de Régio, digo: de Gustavo Fernandes!

A luta pelo sim de Wilma gera enquete no blog do Jean Carlos

Os dias passam e quanto mais se aproxima de 2010, a disputa entre os pré-candidatos ao governo do estado, ligados ao grupo político da governadora Wilma de Faria (PSB), se torna mais ferrenha.

De um lado o vice-governador Iberê Ferreira (PSB) espera logo por uma sinalização de Wilma com relação à indicação do seu nome para disputar o governo. No período da disputa ele estará a frente da administração do estado, com a provável renúncia da governadora para disputar uma vaga no Senado Federal. Nesse caso Iberê seria candidato a reeleição.

O presidente da Assembléia Legislativa, deputado estadual Robinson Faria (PMN) também sonha com a indicação da governadora Wilma de Faria para poder disputar o governo do estado. Presidente da casa legislativa a sete anos e defensor do governo do estado, o nome de Robinson conta com a simpatia de pelo menos 16 dos 24 deputados. Ele foi o deputado estadual mais votado das duas últimas eleições e o seu filho, deputado federal Fábio Faria (PMN) obteve mais votos entre os oito deputados federais eleitos pelo Rio Grande do Norte.

Quem também espera uma sinalização por parte da governadora Wilma de Faria é o deputado Federal João Maia, presidente estadual do PR. João foi secretário estadual no primeiro mandato de Wilma e foi eleito deputado federal em 2006 com uma expressiva votação. O nome de João Maia se encontra no tabuleiro da sucessão, mas admite estar no mesmo palanque de Robinson Faria, caso não seja o indicado para a disputa.

O último a sonhar com a sucessão de Wilma de Faria, com o apoio da estrutura governamental é o ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves. Ele administrou a capital potiguar nos últimos seis anos deixando o mandato com uma avaliação positiva. Além de Natal, Carlos Eduardo tem base forte em Parnamirim onde o seu pai, ex-prefeito Agnelo Alves, mantém liderança consolidada.

Diante do cenário apresentado e para movimentar o atual momento político, o blog quer saber, através de enquete, a preferência dos nossos leitores com relação a disputa entre os “mosqueteiros” de Wilma.

Quem deve ser o candidato de Wilma ao governo do RN?

Carlos Eduardo
Iberê Ferreira
João Maia
Robinson Faria

A enquete já está disponível para votação do lado esquerdo da sua tela. A seqüência da lista segue a ordem alfabética.

Câmara de Pau dos Ferros retorna hoje aos trabalhos

A Câmara Municipal de Pau dos Ferros, que retoma os trabalhos às 9h de hoje, vai realizar até o início do próximo mês duas audiências públicas para debater com a sociedade e as autoridades competentes dois problemas graves que prejudicam a população do município: o trânsito do Centro da cidade e as obras de saneamento básico que estão paradas.

Segundo o presidente do Poder Legislativo, vereador Manoel Florêncio, o fato do Ministério do Desenvolvimento do Governo Federal exigir que os municípios com mais de 20 mil habitantes providenciem o Plano Diretor até dezembro, torna a necessidade de se discutir estas questão o mais rápido possível, para que as soluções já sejam incluídas no projeto do Plano Diretor que está sendo confeccionado pelo Poder Executivo.

Também neste retorno dos trabalhos do Poder Legislativo, o vereador Manoel Florêncio destacou que a Câmara já está aguardando um Projeto de Reforma Administrativa, que o prefeito Leonardo Rêgo pretende fazer no Poder Executivo ainda neste mês.

Nota do Blog: Resta saber como será essa reforma Administrativa. Cargos serão criados? É bom lembrar que se aproxima a eleição estadual e que o pai do prefeito, deputado Getúlio Rego (DEM), disputará reeleição. Tomara que essa reforma não sirva de acomodações para alguns insatisfeitos de plantão. O blog ficará de olho!!!

Vereadora de Pau dos Ferros cria “disconcordo”

E por falar na Câmara Municipal de Pau dos Ferros, no último semestre uma das muitas discussões entre os edis chamou a atenção da platéia presente.

O fato foi registrado no momento em que uma vereadora situacionista querendo afirmar que discordava de um assunto em tela, criou a palavra “disconcordo”.

“Eu disconcordo, disconcordo e disconcordo”! Disse ela.

No momento a parlamentar arrancou risos da platéia, principalmente quando foi corrigida por um vereador oposicionista.

“Vereadora, essa palavra (disconcordo) não existe”, teria dito ele.

O episódio acima serve para termos uma pequena idéia do nível cultural da Câmara Municipal de Pau dos Ferros nessa legislatura. É de fazer pena e dó!!!

Wober Júnior cobra transparência de Rogério Marinho

O presidente do Partido Popular Socialista no Rio Grande do Norte, deputado estadual Wober Júnior, cobrou transparência do deputado federal Rogério Marinho (PSDB). Entrevistado ontem no Jornal do Dia (TV Pontanegra), o parlamentar discordou de posição externada por Rogério, declarando que o PSDB hoje faz oposição ao governo Wilma de Faria.

"Eu não vi e nem ouvi nenhum dirigente do PSDB dizer que estava em oposição à governadora Wilma de Faria. O irmão do ex-senador Geraldo Melo é subsecretário do vice-governador Iberê Ferreira de Souza. O chefe de gabinete do Idema é Dudu Machado, que foi o meu candidato a vice-prefeito de Natal nas eleições do ano passado. O presidente da Emparn é o ex-prefeito Henrique Santana. Como é que este partido está na oposição?", questionou o parlamentar e dirigente do PPS norte-rio-grandense.

Ele fez questão de destacar que não tem qualquer razão para se preocupar com o Partido Popular Socialista, na medida em que a sua legenda está unida e com um só pensamento em relação ao processo eleitoral de 2010.

O deputado Wober Júnior informou que no Rio Grande do Norte, o PPS acompanha a governadora Wilma de Faria (PSB) e no plano nacional a agremiação vai votar no candidato do PSDB à presidência da República.
Wober apontou incoerência do deputado Rogério Marinho, que hoje faz oposição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas votou favorável à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que estabelecia o terceiro mandato para o presidente da República. "Quem votou a favor do terceiro mandato não foi o PPS não, foi o deputado Rogério Marinho", denunciou.

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Estado convoca aprovados em concurso da educação

O Diário Oficial do Estado desta quarta-feira traz a lista dos 79 aprovados por ordem de classificação, no ultimo concurso da Secretaria de Educação e Cultura do Rio Grande do Norte (SEEC. ).

Os professores vão atuar nos municípios de Natal, Macaíba, São Gonçalo do Amarante, Serra Caiada, Senador Elói de Souza, Lajes, Acari, Caicó, Jardim do Seridó, Serra Negra do Norte, Grossos, Mossoró, Tibau, Apodi e Bento Fernandes.

Festival da Canção começa nesta quinta-feira

Parnamirim é a cidade escolhida para a abertura do segundo Festival da Canção e da Cultura Potiguar, organizado pela Assembléia Legislativa, que terá início nesta quinta-feira (6). O evento começa a partir das 20h, na Cohabinal (rua Castor Vieira Régis). O festival é uma iniciativa do presidente da Casa, deputado Robinson Faria, e tem o objetivo de incentivar novos talentos da música potiguar.

As outras eliminatórias do festival serão realizadas em Macau (3 de setembro) , Nova Cruz (1 de outubro) e Pau dos Ferros (5 de novembro). A grande final será realizada em Natal, no dia 10 de dezembro. Em cada fase, 12 músicas de cada categoria (geral e estudante) serão apresentadas a um júri técnico. As três melhores por categoria serão selecionadas para a grande final. O cantor Nando Cordel será a grande atração de todas as fases do festival.

“O Festival da canção surgiu para movimentar a cena cultural do Rio Grande do Norte. É uma excelente oportunidade para revelar os talentos que muitas vezes ficavam restritos a algumas regiões do estado. Desta forma, a Assembléia tem dado a sua contribuição para a cultura potiguar”, explica o presidente da AL, deputado Robinson Faria.

PSDB deve iniciar discussão sobre permanência no governo Wilma

A decisão de se manter ou não na base de apoio do governo Wilma de Faria está dividindo o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). O deputado federal Rogério Marinho tem se manifestado publicamente em defesa da entrega dos cargos que hoje são ocupados pelos tucanos na administração estadual. Já o ex-senador e atual dirigente da legenda Geraldo Melo caminha em sentido oposto.

O dirigente do tucanato potiguar que retornou ontem de viagem por mais de um mês aos Estados Unidos, tem usado da ponderação no que se refere ao assunto. Geraldo Melo tem dito para as pessoas próximas que pretende se manter unido à governadora.

Praticamente todos os integrantes do bloco de Geraldo Melo no PSDB estão fazendo parte do governo Wilma de Faria e defendem que a legenda permaneça alinhada politicamente com a administração do PSB.

A ala que tem como líder o deputado Rogério Marinho quer a ruptura completa com a chefe do Poder Executivo estadual.

Ele desembarcou no partido recentemente, após crise com a governadora Wilma de Faria motivada pela escolha do nome de Fátima Bezerra (PT) para ser candidata à prefeita de Natal pela aliança formada pelos partidos da base de Lula e Wilma no RN.

Agenda

O ex-senador Geraldo Melo terá uma semana intensa. Ele deverá se reunir com representantes da legenda para discutir a questão da permanência ou não na base de Wilma.

Hoje, ele deverá sentar com o presidente do PSDB de Natal, Carlos Eduardo Machado e até sexta-feira, Geraldo Melo se reunirá com o presidente do Partido Popular Socialista no Rio Grande do Norte, deputado estadual Wober Júnior que é um aliado tradicional do PSDB em nível estadual e também no plano nacional.

De olho na cadeira, Iberê reconhece que crise enfraquece bloco governista

O vice-governador Iberê Ferreira de Souza (PSB) reconheceu que os atritos entre os pré-candidatos da base wilmista tende a enfraquecer o próprio grupo liderado pela governadora Wilma de Faria (PSB).

Ao ser entrevistado ontem no Jornal do Dia (TV Pontanegra), ele disse que se por um lado o fato da base wilmista ter três pré-candidatos mostra a força do grupo que tem bons quadros políticos, por outro lado deixa o bloco de oposição praticamente sozinho na disputa por espaços no Estado.

Iberê afirmou que a análise que se faz a respeito dos últimos episódios é que a governadora Wilma de Faria não deve esperar para o ultimo momento o anuncio do nome que vai disputar a chefia do Poder Executivo pelo seu agrupamento político.

"O ideal é que se pudesse encontrar uma alternativa no sentido de unir a base antes do final do ano como tem sido sugerido pela própria governadora Wilma de Faria", comentou Iberê, chegando a dizer que, por ele, o candidato seria anunciado neste momento.

Ele demonstrou confiança em sua indicação para disputar o governo, mas ressaltou a legitimidade nas pretensões dos demais pré-candidatos ligados ao seu sistema político.

"A minha candidatura é legítima a exemplo dos demais. Principalmente eu que não serei candidato à reeleição pelo fato de assumir o Governo do Estado em abril do próximo ano", lembra.

Iberê responde a João Maia e diz que administra junto com Wilma

Com relação às declarações do deputado João Maia de que o governo estadual já havia sido entregue ao vice-governador, Iberê justificou essa colocação assinalando que as pessoas não estão habituadas ao fato de um vice-governador trabalhando e sendo parceiro da titular do Poder Executivo.

"Normalmente, o vice-governador fica ali, meio de lado. Quando não, criando problemas e aguardando uma oportunidade ou outra de assumir a função. Desde o primeiro momento que eu faço parte do governo, sou secretário de Estado, sou parceiro da governadora e isso as pessoas não notavam no início porque eu não falava na candidatura, mas quando as pessoas começaram a dizer que Iberê era candidato, as pessoas começaram a ver as coisas de maneira diferente e enxergar que isso poderia beneficiar, mas isso não existe. Como não existe de nenhum deles, pré-candidatos, estarem aproveitando o seu mandato para aparecer mais", argumentou.

Gustavo Carvalho

O vice-governador disse que a imprensa superdimensionou a entrevista do deputado estadual Gustavo Carvalho (PSB). Iberê Ferreira fez questão de classificar como absolutamente normal a posição do parlamentar.

De acordo com o vice-governador do Estado, na condição de membro do Partido Socialista Brasileiro, Gustavo Carvalho não teria outra atitude senão, defender a candidatura de membro da sua agremiação.

"Ele tem o direito a opinião e manifestou a opinião dele sugerindo um candidato do partido dele. Eu tenho até dito que seria anormal se ele desse uma entrevista defendendo a candidatura de um nome de outro partido", esclareceu ontem o vice-governador do Rio Grande do Norte.

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Pau dos Ferros se prepara para a série B do estadual

Ainda não havia postado sobre o Clube Centenário Pauferrense (CCP) que, enfim, se reorganiza sob comando do advogado Assis Correia.

O fato é que, a princípio, a nossa cidade de Pau dos Ferros voltará a disputar partidas de futebol com a inscrição do Centenário Pauferrense na segunda divisão do campeonato estadual.

Desde a saída, precoce, da Sociedade Esportiva Pauferrense da elite do futebol potiguar, a nossa princesinha do Alto Oeste não sabe o que é futebol profissional.

Bastante louvável a atitude dos dirigentes do CCP, fato que merece os aplausos de todos.

O blog não possui mais informações sobre o CCP, talvez, até mesmo, pelo fato da diretoria ainda estar se organizando e não dispor de alguém responsável para repassar notícias relacionadas ao Centenário.

Compreensível, mas, desde já, coloco essa ferramenta de comunicação à disposição.

Centenário joga na primeira rodada, confira tabela completa

E como o assunto é futebol, o blog informa que a Federação Norte-rio-grandense de Futebol definiu nesta terça a tabela do campeonato estadual da segunda divisão, competição em que a cidade de Pau dos Ferros será representada pelo Clube Centenário Pauferrense.

A competição começa no próximo dia 06 de setembro. Além do Centenário, mais cinco equipes disputam o certame, que garante ao campeão uma vaga na elite do futebol potiguar em 2010.

No grupo 1 estão Clube Atlético Potiguar, Parnamirim e Palmeira de Goianinha. Na chave 2 estão Macau, Centenário de Pau dos Ferros e Luís Gomes.

Na primeira rodada, jogam Parnamirim x Atlético Potiguar e Macau x Centenário de Pau dos Ferros. As finais serão nos dias 18 e 25 de outubro e será decidida pelos campeões de cada grupo.

Abaixo, a tabela completa do campeonato estadual da segunda divisão.

TABELA DO GRUPO 01

06/09/09 – EM PARNAMIRIM – PARNAMIRIM X ATLÉTICO

13/09/09 – EM GOIANINHA – PALMEIRA X PARNAMIRIM

20/09/09 – EM NATAL – ATLÉTICO X PALMEIRA

27/09/09 – EM GOIANINHA – PALMEIRA X ATLÉTICO

04/10/09 – EM PARNAMIRIM – PARNAMIRIM X PALMEIRA

11/10/09 – EM NATAL – ATLÉTICO X PARNAMIRIM


TABELA DO GRUPO 02

06/09/09 – EM MACAU – MACAU X CENTENÁRIO

13/09/09 –EM PAU DOS FERROS – CENTENÁRIO x LUIS GOMES

20/09/09 – EM LUIS GOMES – LUIS GOMES X MACAU

27/09/09 – EM MACAU – MACAU X LUIS GOMES

04/10/09 – EM PAU DOS FERROS – CENTENÁRIO X MACAU

11/10/09 – EM LUIS GOMES X LUIS GOMES X CENTENÁRIO


JOGOS DA FASE FINAL – IDA E VOLTA

DIAS 18/10/09 E 25/10/09

Programa Cidadão Sem Fome começa a funcionar em Natal

Começa a funcionar em Natal, nesta quinta-feira (5), o Programa Cidadão Sem Fome, instituído pelo Governo do Estado.

Lançado em maio como um viés do Programa Cidadão Nota 10, o Cidadão Sem Fome vai distribuir cestas básicas por meio da troca de cupons fiscais.

Pode ser beneficiário qualquer pessoa inscrita no Programa Bolsa Família ou que comprove situação de pobreza.

A declaração pode ser obtida junto à secretaria municipal de Assistência Social, por meio da comprovação da Carteira de Trabalho sem assinatura, ou caso esteja assinada, que a renda per capita dos membros da família não ultrapasse o valor de R$ 137.

Nove mil cestas básicas serão trocadas por notas

Inicialmente o programa será executado em Natal, com a distribuição de nove mil cestas básicas. Para efetivar a troca, o beneficiário precisa se dirigir aos postos de troca com 25 cupons fiscais no valor mínimo de R$ 5.

A apresentação do RG, do CPF e do Cartão do Bolsa Família são obrigatórios. A validade da nota fiscal é referente ao mês atual ou anterior.

Ao cadastrar as notas fiscais, o cidadão recebe um "vale-alimentação" e pode se dirigir a qualquer estabelecimento comercial cadastrado para efetuar a troca.

No vale-alimentação, estará impresso o número do CPF do beneficiário. Um veículo da empresa responsável pelo fornecimento da cesta vai se instalar ao lado dos postos de troca do vale-alimentação para efetuar a troca pelos mantimentos.

Programa começa com quatro pontos de troca em Natal

Segundo o Governo, a proposta do programa é beneficiar inicialmente 13 municípios potiguares, no entanto os estabelecimentos comerciais responsáveis pela distribuição das cestas básicas necessitam apresentar uma certificação emitida pelo Inmetro, e, até o momento, apenas quatro em todo o RN dispõem do selo.

Postos de troca

Zona Norte

Procon
Avenida Paulistana, 132 – Panatis
Segunda a sexta, das 8h às 17h.
Tels: 3232-6770/3232-6775

Zona Sul

Central do Cidadão - Praia Shopping
Avenida Engenheiro Roberto Freire, 8790 – Ponta Negra
Terça a sexta, das 10h às 21h
Sábado, das 10h às 17h
Tel: 3232-7234

Zona Leste

Central do Cidadão - Centro
Avenida Rio Branco, 778
Segunda a sexta, das 7h às 19h
Tel: 3232-6867/3232-0441


Central do Cidadão - Alecrim
Avenida Coronel Estevam, 1233 – Alecrim
Terça a sexta, das 8h às 19h
Sábado, das 8h às 17h
Tel: 3232-1599

Zona Oeste

Central do Trabalhador - Cidade da Esperança
Avenida Paraíba

Municípios querem mais dinheiro para compensar perdas sofridas com o Fundo de Participação

O crédito especial de R$ 1 bilhão que o Governo Federal reservou para complementar as perdas dos municípios, em função da queda nos repasses do Fundo de Participação, já chegou ao fim. Por isso, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) oficializou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva a necessidade de encaminhamento, ao Congresso Nacional, de uma nova suplementação para garantir o apoio financeiro até o final do ano.

No ofício, a entidade que representa o movimento municipalista lembra que de R$ 1 bilhão, restam apenas R$ 37 milhões. Este valor é insuficiente para cobrir a diferença de recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) na ordem de R$ 381 milhões, constatada no período de julho de 2008 a julho de 2009.

Em julho, houve queda de 20% em relação aos repasses do mês anterior, e de 11% no comparativo com julho de 2008. A queda foi tão acentuada, que seis municípios do Rio Grande do Norte tiveram "saldo zero" nas três parcelas de julho. Foram eles: Mossoró, Macaíba, Touros, Guamaré, Alto do Rodrigues e São Gonçalo do Amarante.

De acordo com informações da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN), levando-se em conta maio como parâmetro, as prefeituras do RN deixaram de receber R$ 20,8 milhões em junho e julho.

"A situação é difícil", disse o presidente da Femurn, Benes Leocádio. Ele defende mudanças no pacto federativo para que os municípios possam receber uma fatia maior da arrecadação de tributos federais e estaduais. "Só assim será possível oferecer um melhor serviço à população." Fonte: Femurn

Assembleia Legislativa retoma trabalhos do segundo semestre

A Assembleia Legislativa retoma hoje, às 16h, os trabalhos parlamentares do segundo semestre de 2009. De acordo com presidente da Casa, deputado estadual Robinson Faria (PMN), o primeiro semestre foi marcado por êxito, na medida em que não há nenhuma matéria pendente no que se refere a sua apreciação no plenário do Palácio José Augusto.

Robinson Faria destacou que a grande novidade para o segundo semestre deverá ser mesmo o sinal da TV Assembleia aberto em todo o Rio Grande do Norte.

O andamento das negociações junto à Agência Nacional de Telecomunicações (ANATAL) e também com o Ministério das Telecomunicações foi concluído e agora resta apenas a conclusão de alguns detalhes de caráter técnico para que a emissora seja sintonizada no Estado.

"Agora é apenas uma questão técnica, depende de nós porque o Ministério das Comunicações já deu a autorização", explicou Robinson Faria ao ser entrevistado pelo portal Nominuto.com.

O presidente do Poder Legislativo do Rio Grande do Norte também informou que está sendo discutida pela Mesa Diretora da Casa que o município sediará a próxima edição do projeto Assembleia Itinerante, que transfere o Poder Legislativo para cidades do Estado, aproximando o parlamento do cidadão potiguar.

Senadora Rosalba defende aliança com PMDB para as próximas eleições

A procissão de Sant'Ana no domingo, 2, em Caicó reuniu a governadora que quer ir para o Senado e a senadora que sonha em assumir o Governo. Wilma de Faria (PSB) e Rosalba Ciarlini (DEM) foram os destaques políticos do último dia da celebração à padroeira, mas apenas a senadora aceitou falar sobre política.

Acompanhada durante o percurso pelo ex-candidato a prefeito da cidade Roberto Germano (PCdoB) e da ex-deputada Ivonete Dantas (PMDB), Rosalba ressaltou o interesse em buscar uma aliança com o PMDB.

Última dos "governadoráveis" a marcar presença na festa (ela chegou de viagem à Europa apenas neste final de semana), a senadora do DEM considerou normal as conversas entre os políticos ao longo dos 11 dias de comemorações, incluindo os almoços, jantares, a feirinha de comidas típicas e o Baile dos Coroas, dos quais participaram Iberê Ferreira (PSB), Carlos Eduardo Alves (PDT), João Maia (PR) e Robinson Faria (PMN).

Questionada sobre as declarações do senador José Agripino (DEM) de que pretende reeditar a aliança que elegeu Micarla de Sousa (PV) prefeita de Natal em 2008, o que incluiria pelo menos mais dois pré-candidatos ao grupo, Robinson e João Maia, Rosalba Ciarlini admitiu que o objetivo até 2010 é "somar" o máximo possível, porém destacou que uma de suas grandes preocupações hoje é mesmo unir forças ao PMDB. Os dois suplentes da senadora são peemedebistas: Ivonete e Garibaldi Alves, pai do senador Garibaldi Filho(PMDB).

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Ao lado do povo, Raimundo fez festa de aniversário





O deputado licenciado e atual secretário estadual de Articulação com os Municípios, Raimundo Fernandes (PMN), reuniu um grande número de pessoas na noite do último dia 30 e comemorou o seu aniversário.

O evento aconteceu no município de Venha Ver e as atrações contratadas foram a banda Forró Sacode e o seresteiro natalense, Zezo.

A festa rolou até o sol raiar.

Bastante satisfeito, Raimundo Fernandes externou a alegria e a emoção de comemorar mais um ano de vida ao lado do povo.

“Fiquei bastante emocionado com a multidão que me prestigiou. Vários prefeitos, ex-prefeitos, vereadores, lideranças e o povo que foi a estrela maior da noite”, disse o secretário.

Raimundo Fernandes sempre tem comemorado seus aniversários na praça pública de Venha Ver, cidade pala qual afirma ter bastante carinho.

“É um município que tenho um carinho especial. Conheci ainda como zona rural de São Miguel e lutei até conseguir transformá-la em cidade”, concluiu.

* As fotos são do site de Soraya Vieira.

Sargento Regina diz que governadora está "desorientada"

A vereadora e presidente municipal do PDT, Sargento Regina, criticou a governadora Wilma de Faria (PSB) em entrevista ao Jornal 96, da 96 FM, na manhã desta segunda-feira (3).

Ela disse que a governadora “está desorientada” na política e em várias áreas da gestão estadual. “Wilma está desorientada, não está sabendo conduzir bem, está atirando para todos os lados”, frisou.

Sargento Regina disse ainda que as alianças políticas não deveriam estar sendo colocadas nesse momento, em razão da má gestão dos poderes.

“Eu não converso, nem discuto política quando a saúde está um caos, a segurança pública está quase em estado de emergência, a maioria das creches estão fechadas, as escolas também. Acho uma falta de respeito, esse assunto só deve ser discutido no início do próximo ano”, disse.

Perguntada sobre o posicionamento do PDT nas eleições de 2010, a vereadora conta que o ex-prefeito Carlos Eduardo seria o melhor nome para defender o partido. “Hoje o PDT é o partido de oposição e tem chances de levar Carlos Eduardo ao governo”, destaca.

Sobre o ingresso do ex-prefeito no partido, Sargento Regina aponta. “Ele veio com objetivo de crescer o nosso partido, que só tem crescido nas últimas eleições quando me fez vereadora e Joca, como suplente”, frisa.

“Eu já me coloquei enquanto presidente do diretório como militante de Carlos Eduardo, mas alertei que não tínhamos condição moral para continuarmos ao lado da governadora, por causa da perseguição do governo Wilma e ele entendeu perfeitamente. Eu continuo expulsa da corporação e não teríamos condições de compor uma aliança com ela”, afirma.

Semana de Aleitamento Materno segue até sexta no RN

Com o tema "Amamentação em Todos os Momentos. Mais saúde, carinho e proteção", a Semana de Aleitamento Materno, que começou no último sábado (1º), segue até a próxima sexta-feira (07) em todo o país, inclusive no estado do Rio Grande do Norte.

Além de chamar a atenção para a importância da amamentação e seu valor para o desenvolvimento físico e emocional do recém-nascido, a campanha deste ano também reforça o vínculo afetivo que se cria entre mãe e filho. Para a subcoordenadora de Ações de Saúde, Cláudia Frederico, este é o objetivo das atividades que a Sesap quer desenvolver nos municípios do RN.

De acordo com a subcoordenadora, ainda existem mulheres que resistem à ideia de amamentar devido a mitos de que o leite materno é fraco, que a quantidade é insuficiente e que deforma os seios - o que deve ser desmistificado, já que a prática do aleitamento é recomendada por, no mínimo, seis meses, período em que o leite materno deve ser o único alimento do bebê.

Bancos de Leite Humano

Em todo o estado, cinco bancos de leite humano dão cobertura aos recém-nascidos prematuros ou filhos de mães que não podem amamentar por motivos de saúde. Enquadram-se nesses casos, mulheres portadoras do vírus HIV ou com câncer.

Os Bancos de Leite Humano estão localizados no Hospital Santa Catarina; na Maternidade Escola Januário Cicco; no Hospital da Polícia MIlitar; no Hospital Almeida Castro, em Mossoró, e no Hospital Regional do Seridó, localizado em Caicó.

Campanha

A Semana Mundial da Amamentação, idealizada pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno, é comemorada desde 1992 em mais de 150 países. O objetivo é promover, proteger e apoiar o aleitamento materno.

No Brasil, a Semana é coordenada pelo Ministério da Saúde que realiza as atividades sempre na primeira semana de agosto, em parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria. A personalidade que ilustra a campanha deste ano é a cantora Cláudia Leite.

Confira o roteiro dos concursos com inscrições abertas no país

Uma série de concursos está com inscrições abertas em todo o país nesta segunda-feira (03). Entre eles, está um dos mais esperados do ano, o da Polícia Federal, que está oferecendo 600 vagas para os cargos de agente e escrivão. As inscrições podem ser feitas até o dia 13 de setembro e o salário é de R$ 7.514,33.

Confira o roteiro dos concursos com inscrições abertas:

Banco Central do Brasil (Bacen)
Vagas: 20
Cargo: procurador
Inscrições: até 4 de agosto pelo site www.cespe.unb.br/concursos/pgbc2009
Salário: R$ 14.549,53
Taxa: R$ 170
Prova: 30 de agosto

Tribunal Regional do Trabalho do Rio Grande do Sul
Vagas: seis
Cargo: vagas de nível superior
Inscrições: até 7 de agosto no site www.concursosfcc.com.br
Salário: R$ 6.611,39
Taxa: R$ 91,37
Prova: 13 de setembro

Hospital das Forças Armadas
Vagas: 287 e formação de cadastro
Cargo: nível médio - assistente técnico-administrativo; e superior - analista técnico-administrativo
Inscrições: até 13 de agosto pelo site www.universa.org.br
Salário: de R$ 2.067,30 e R$ 2.643,28
Taxa: R$ 63 para o cargo de analista técnico-administrativo e R$ 47 para o cargo de assistente técnico-administrativo
Prova: ainda será informada

Ministério da Educação
Vagas: 80
Cargos: nível médio e superior para engenheiro civil, arquiteto, engenheiro elétrico, administrador de dados, administrador de rede, analista de sistema operacional e analista de segurança
Inscrições: até 21 de agosto pelo http://200.198.188.123/inscricao/mec09
Salário: R$ 8.300
Taxa: R$ 50 a R$ 100
Prova: 11 de outubro

Exército Brasileiro
Vagas: 1.216
Cargo: sargento
Inscrições: até 14 de agosto pelo site www.esa.ensino.eb.br.
Salário: R$ 2.396,16 (após o Curso de Formação)
Taxa: R$ 70
Prova: 15 de novembro

Fafen Energia - S.A. (BA)
Vagas: 12
Cargo: nível médio - Técnico de Administração e Controle Júnior (4), Técnico de Contabilidade Júnior (1), Técnico de Instrumentação Júnior (2), Técnico de Manutenção Júnior (Elétrica) (1), Técnico de Operação Júnior (1), Técnico de Segurança Júnior (1), Técnico de Suprimento de Bens e Serviços Júnior (1) e superior - Administrador Júnior (1)
Inscrições: até 16 de agosto
Salário: de R$ 1.667,35 a R$ 4.431,97
Taxa: R$ 36 e R$ 53
Prova: 13 de setembro

Termoceará (CE)
Vagas: 13
Cargo: vários do quadro de funcionários
Inscrições: até 16 de agosto pelo site www.cesgranrio.org.br
Salário: deR$ 1.670,75 a R$ 4.784,92
Taxa: R$ 36,00 e R$ 56,00
Prova: ainda será informada

Polícia Federal (PF)
Vagas: 600
Cargo: escrivão (400) e agente (200)
Inscrições: até 18 de agosto pelos sites www.cespe.unb.br/concursos/dpfescrivao2009 e www.cespe.unb.br/concursos/dpfagente2009
Salário: R$ 7.514,33
Taxa: R$ 110
Prova: 13 de setembro

Tribunal de Justiça de São Paulo
Vagas: 500
Cargo: oficial de justiça
Inscrições: até 18 de agosto no site www.vunesp.com.br
Salário: R$ 3.150,97
Taxa: R$ 39
Prova: 11 de outubro

Procuradoria Geral do Rio de Janeiro
Vagas: 20
Cargo: procurador do Estado
Salário: não foi divulgado
Inscrições: até 21 de agosto pelo site www.pge.rj.gov.br
Taxa: R$ 200
Prova: ainda não divulgado
Prova: 13 de setembro

Nove são presos por embriaguez ao volante neste fim de semana no RN

A Polícia Rodoviária Federal prendeu neste fim de semana 12 pessoas nas estradas federais do Rio Grande do Norte sendo nove delas por embriaguez ao volante.

As prisões por excesso de álcool aconteceram, a maioria, em Caicó onde sete pessoas foram autuadas. As outras duas aconteceram em Natal e em Macaíba. A PRF realizou 301 testes de bafômetro e 21 pessoas foram autuadas.

A PRF prendeu ainda, em Parnamirim, Geraldo Saldanha dos Santos, 31, por possuir mandato de prisão em aberto.

Em Acari, a polícia deteve Marcelo Gurgel Schimith, 24, por posse de 30g de maconha e em Canguaretama prendeu João Batista Torres, 47, por porte ilegal de armas.

Acidentes

A PRF registrou ainda 38 acidentes, com 22 feridos e um morto. O acidente fatal aconteceu na sexta-feira (31) por volta das 18h30 em Macaíba. Ronaldo Antônio Figueiredo, 31, morreu depois de um ônibus colidir com a sua moto, após ele entrar na contramão.

Detrans passam a emitir novos documentos para veículos

Mudanças nos modelos do Certificado de Registro do Veículo (CRV) e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV). Os Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) passam de acordo com a Resolução 310/09 do Conselho Nacional de Trânsito, a emitir o novo modelo do Certificado de Registro do Veículo (CRV) e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV).

No novo modelo o verso do CRV, onde consta a Autorização para Transferência de Propriedade de Veículo (ATPV), passa a ter informações mais claras sobre a responsabilidade do vendedor em comunicar a venda do veículo ao Detran e do adquirente em realizar a transferência.

O texto estabelece “O vendedor tem a obrigação legal de comunicar a venda do veículo ao Detran no prazo máximo de 30 dias, sob pena de ter que se responsabilizar solidariamente pelas penalidades impostas e suas reincidências até a data da comunicação (Lei Federal n.O 9.503 - Art. 134 - Código de Trânsito Brasileiro- CTB).

O adquirente terá prazo máximo de 30 (trinta) dias, contados da data da aquisição, para providenciar a transferência do veículo para o seu nome, sob pena de incorrer em infração de trânsito (Art. 233 do CTB). É obrigatório o reconhecimento de firmas do adquirente e do vendedor, exclusivamente na
modalidade por autenticidade”.

Já no novo modelo do CRLV não constará mais o endereço do proprietário do veículo.