sábado, 12 de junho de 2010

Assembleia homenageia os 145 anos da Batalha do Riachuelo

Em sessão solene realizada na manhã desta quarta-feira (9), a Assembleia Legislativa homenageou os 145 anos da Batalha do Riachuelo, importante batalha naval da Guerra do Paraguai (1864-1870). O evento, realizado no plenário da Casa, foi proposto pelo deputado Ricardo Motta, e contou com a participação de dezenas de membros da Marinha do Brasil.

A Batalha do Riachuelo ocorreu no dia 11 de Junho de 1865, às margens do Arroyo Riachuelo, um afluente do rio Paraguai, na província de Corrientes, na Argentina. Ela foi uma das batalhas mais importantes da Guerra do Paraguai, conflito bélico travado entre o Paraguai e a Tríplice Aliança, composta por Brasil, Argentina e Uruguai. A vitória nessa batalha foi fundamental para a Tríplice Aliança, que passou a controlar, a partir de então, os rios da Bacia Platina até a fronteira com o Paraguai.

Para receber a placa de homenagem da Assembleia Legislativa, foi escolhido o comandante do 3º Distrito Naval, o vice-almirante Airton Teixeira Pinho Filho. O deputado Ricardo Motta discursou sobre a importância da batalha e da Marinha do Brasil: “A sessão de hoje é uma homenagem à Marinha do Brasil, e seu importante papel na defesa da soberania nacional”, explicou.

Advogado recorrerá ao STF para questionar validade do ‘Ficha Limpa’

O projeto "Ficha Limpa", aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na noite da quinta-feira passada, deve ser questionado no Supremo Tribunal Federal (STF).

Pela decisão do TSE, político que tenha sido condenado por um colegiado está impossibilitado de disputar cargo eletivo este ano e ficará inelegível por oito anos.

Para o advogado Erick Pereira, o projeto não pode ter efeito retroativo e não pode ser instrumento contra nenhum candidato. "A constitucionalidade é questionável", afirma, acrescentando que existem três dúvidas que carecem de esclarecimento: presunção de inocência, temporalidade e efeito retroativo.

Pereira disse não acreditar que o STF possa decretar a inelegibilidade de candidatos com base nessas dúvidas. A questão da presunção de inocência, pelo que comentou o advogado, garantiria amplo direito de defesa, o que passa a ser tolhido pelas novas regras vigentes pelo "Ficha Limpa.

O outro ponto, a temporalidade, põe abaixo o prazo de validade da lei, que necessitaria de um ano - após a sua aprovação - para ser posta em prática.

Com relação ao efeito retroativo, Erick Pereira diz que pode até retroagir, mas esse tópico dará margens para novas demandas no TSE e no STF.

De acordo com as novas regras, no estado do Rio Grande do Norte apenas a ex-governadora Wilma de Faria seria penalizada.

Ela foi condenada pelo STF, em sentença anunciada no dia 2 de fevereiro deste ano, por improbidade administrativa relacionada ao período correspondente ao mandato de prefeita de Natal em 2000.

Wilma foi acusada pelo Ministério Público de ter usado a Procuradoria do Município para se defender de acusação de crime eleitoral praticada naquele ano.

Caso o advogado Erick Pereira não venha a lograr êxito e se mantendo o entendimento do TSE, Wilma não poderá ser candidata esse ano.

Iberê garante que anunciará nome do seu candidato a vice no dia 15

O governador Iberê Ferreira de Souza (PSB) parece ter resolvido o problema do candidato a vice. Ontem, ao ser entrevistado na FM 96 (Jornal 96), Iberê afirmou que o nome causará surpresa...

Deixou claro que não será o deputado federal João Maia (PR) ou algum outro filiado ao Partido Republicano, pondo fim às especulações lançadas pela ex-governadora Wilma de Faria (PSB).

Wilma afirmou recentemente que iria continuar insistindo para que João Maia aceitasse compor chapa com o governador...

Iberê também disse que essa estratégia não seria possível diante da aliança do PR com o PMDB e PV. Essa possibilidade também foi descartada pelo próprio João Maia.

O fim da celeuma governista tem data certa: 15 de junho. É na próxima terça-feira, de acordo com o próprio Iberê, que seu companheiro de chapa será anunciado, um dia antes da convenção do PSB.

Número de casos de dengue continua em queda no RN; Francisco Dantas tem incidência média

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP) divulgou ontem, 11, um novo boletim sobre a situação da dengue no Rio Grande do Norte.

Desde o início do ano foram notificados 1.460 casos em 85 municípios de todo o Estado, o que representa um decréscimo de 47,31% em relação ao mesmo período de 2009.

Até o dia 5 de junho foram registrados 825 casos da doença na grande Natal, nos municípios de Ceará-Mirim, Extremoz, Macaíba, São Gonçalo do Amarante e Parnamirim. Somente em Natal foram registrados 688 casos. A incidência da doença na grande Natal é considerada baixa.

No restante do Estado, considerados com incidência média, estão os municípios de Timbaúba dos Batistas, Francisco Dantas, São Bento do Trairi, Santa Cruz, Parelhas, Serra Negra do Norte, Lajes e Maxaranguape. Já os municípios de Lajes Pintada, Ouro Branco, Florânia, Campo Redondo e Jardim do Seridó apresentam incidência considerada alta de acordo com o boletim.

Mesmo com a tendência de queda no número de casos, a população deve continuar com as medidas de prevenção, principalmente, evitando o acúmulo de água parada e limpando as caixas d'água e calhas dos telhados.

Em Natal, através do telefone 0800 281 40 31 é possível agendar a visita dos agentes de saúde e avisar sobre focos do mosquito da dengue. No restante do Estado as pessoas podem procurar as Secretarias de Saúde dos seus municípios.

Sesap quer vacinar mais de 250 mil crianças contra Pólio

Começa hoje a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. Este ano, em clima de Copa do Mundo, o Ministério da Saúde adotou o slogan "Vacinou, é gol". Em todo o Brasil a meta é imunizar 14,6 milhões de crianças menores de cinco anos.

No Rio Grande do Norte a expectativa é vacinar 267.905 crianças, sendo 62.281 somente na capital. A segunda dose da vacina será aplicada em 14 de agosto. Em Natal os postos de saúde estarão funcionando das 8h às 17h e a abertura oficial da campanha será no Hospital Infantil Varela Santiago.

Oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a vacina contra a paralisia infantil é administrada via oral e está disponível durante todo o ano nos postos de saúde para as vacinações de rotina.

No entanto, é importante que todas as crianças menores de cinco anos (de 0 a 4 anos 11 meses e 29 dias) tomem as duas doses da vacina durante a Campanha Nacional, mesmo que já tenham sido vacinadas anteriormente.

Hoje é o último dia para se vacinar contra a gripe H1N1

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP) lembra que o dia 12 de junho será também o último dia de vacinação para os grupos prioritários que ainda não atingiram a meta de imunização da gripe H1N1.

De acordo com Francisca Santos, técnica do programa de imunização da Sesap, "os municípios que não atingiram a meta de vacinação e que ainda tiverem vacinas disponíveis vão continuar vacinando depois do dia 12, mas o Estado já repassou todas as doses enviadas pelo Ministério da Saúde."

No Rio Grande do Norte, foram atingidas todas as metas de cobertura, entre trabalhadores de saúde, doentes crônicos e idosos. Já o grupo dos adultos de 30 a 39 anos até o momento encontra-se com 59% de cobertura vacinal e as gestantes com 60%.

As crianças de 2 a 4 anos, incluídas no mês de maio pelo Ministério da Saúde entre os grupos prioritários, são o grupo com menor número de imunizações, sendo 22.020 crianças vacinadas para uma expectativa de cerca de 100.000.

É importante que os pais levem seus filhos ao posto de saúde com o cartão de vacinação e não esqueçam que para a completa imunização das crianças contra o vírus da gripe H1N1 são necessárias duas meias doses da vacina; a segunda deve ser tomada 21 dias após a primeira.

Seminário sobre eleições acontece a partir de quinta-feira

O 1º Seminário Político Eleitoral do Rio Grande do Norte, intitulado Democracia & Voto, promovido pelo portal Nominuto.com e o Novo Jornal continua com as inscrições abertas. O evento será realizado nos dias 17, 18 e 19 de junho, no auditório da Fiern.

O Seminário trará temas como a conjuntura política nacional, a força do marketing eleitoral, o projeto da “Ficha Limpa”, a fiscalização das eleições, a participação feminina no processo eleitoral, o papel da Internet no pleito deste ano, a influência das pesquisas eleitorais sobre a opinião pública e a minirreforma eleitoral.

Temas interessantes em palestras proferidas por nomes de peso, entre eles, o do advogado Fernando Neves (ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral, presidente do Instituto Brasileiro de Direito Eleitoral e consultor da Organização dos Estados Americanos) e o do ex-ministro e ex-deputado federal José Dirceu (membro da Executiva Nacional do PT).

O sociólogo Antônio Lavareda, o doutor em Comunicação Celso Matsuda, o juiz Márlon Reis, o subprocurador geral da República Edilson França, o pós-graduado em marketing Cláudio Torres, o juiz federal Marco Bruno Miranda (membro do Tribunal Regional Eleitoral do RN) e o advogado Erick Pereira (especialista em Direito Eleitoral) também compõem o quadro dos palestrantes.

Outras informações, basta ligar para (84) 3206.0021.

Festa tradicional de Portalegre tem programação divulgada

A Prefeitura Municipal, em mais um trabalho de parceria com o Ministério do Turismo promovem mais uma edição do "São-joão Alegre", cuja promoção está sendo divulgada com quase duas semanas de antecipação, uma das estratégias elaborada pela Secretaria Municipal de Turismo, com vistas a tornar o evento o mais propalado possível, do que nos anos anteriores, quando os festejos chegaram ao ápice de ser considerado como um dos melhores da região serrana.

Faltando ainda 12 dias para a abertura de mais um "São-joão Alegre", na área urbana do município, as ruas e avenidas enfeitadas com bandeirolas e uma farta variedade em ornamentação, a sensação que se tem é de que a população já comemora uma das datas mais festivas do interior nordestino.

O evento, organizado pela Secretaria de Turismo e que dispõe de total apoio do prefeito Euclides Pereira, desperta a expectativa de mais um grande acontecimento.

Uma grande quantidade de material de divulgação está sendo distribuído não só na cidade, mas também nas comunidades rurais que também vão celebrar os seus arraiás juninos.


PROGRAMAÇÃO

23 DE JUNHO - QUARTA FEIRA
20hs00 - Abertura do Arraíá "SÃO JOÃO ALEGRE"
Apresentação teatral: Casamento Matuto (Projovem)
Apresentação de Quadrilhas infantis: Escola Municipal Filomena Sampaio de Souza e escola Estadual 29 de Março
Palavra do Prefeito
Show pirotécnico
Festa no arraia com as bandas Casadões do Forró e Fala mansa

24 DE JUNHO - QUINTA FEIRA
16hs00 - IV Passeio e Concurso Carroça Típica ( saindo do Clube ACEP e seguindo pelas ruas da cidade: Escolas Municipais: Filomena Sampaio de Souza, Manoel Joaquim de Sá, Alfredo Silvério; e as Estaduais: Margarida de Freitas e 29 de Março.
19hs30 - Apresentação de Quadrilhas Infantis: ABC do Fuuro e Centro Educacional Paulo Freire.
20hs00 - Apresentação Teatral: Auto de São João (Grupo Cultural Arraiá da Juventude)
20hs30- Apresentação de Quadrilhas Matutas com concursos de Casamento Matuto; Escola Municipal Filomena Sampaio de Souza e Escolas Estaduais Margarida de Freitas e 29 de Março.
Festa no Arraiá com as bandas Cavalo de Aço e Forró de Arromba.

25 DE JUNHO - SEXTA FEIRA
19hs30 - Concerto Junino: Banda Filarmônica 8 de Dezembro.
20hs00 - Apresentações de Quadrilhas estilizadas de municípios do Rio Grande do Norte Ceará.
Festa no arraia com as bandas Pegada de Luxo e Anizio Junior

26 DE JUNHO - SÁBADO
16s:00 - Passeio de carroça com os turistas saindo do Hotel Portal das Serras e percorrendo as ruas da cidade

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Novo blog do Jean Carlos pode entrar no ar a qualquer momento

Desde a tarde de ontem estamos a testar as ferramentas e o layout do novo blog do Jean Carlos (www.jeancarlos.com.br). Apesar de já trabalhar na página, a mesma ainda não está sendo exibida.

Os últimos ajustes estão sendo realizados pela PHD Virtual, empresa responsável pela criação da página e a qualquer momento estaremos no ar...

Aguarde as novidades!!!

Programa Agita Pau dos Ferros melhora qualidade de vida da população

A Prefeitura de Pau dos Ferros, através da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento, vem investindo, de forma bastante significativa, nos trabalhos de prevenção a doenças, junto à população de Pau dos Ferros e uma das formas de obter os benefícios, é com o programa Agita Pau dos Ferros. Exercícios físicos acompanhados por profissionais, que são oferecidos aos moradores, todos os dias nas praças da cidade.

O programa foi implantado em Pau dos Ferros há alguns anos. No entanto, agora vem passando por uma série de investimentos, o que tem tornado a sua abrangência muito maior, beneficiando uma parcela bastante significativa da população.

Uma destas pessoas é a dona de casa, Alecrides Dias de Souza, que todos os dias participa dos exercícios. Segundo ela, desde que as atividades do programa foram iniciadas, ela participa. “Quando não posso vir, sinto falta” afirma.

Para Alecrides, se não fosse às atividades que pratica todos os dias na praça, estaria em casa, vendo Tv e levando uma vida sedentária. “A animação dos participantes, a boa orientação que recebemos dos professores e os benefícios que sentimos quando participamos, me incentiva a vir todos os dias participar” destacou.

Os benefícios citados por Dona Alecrides são confirmados por uma das instrutoras do Agita Pau dos Ferros, Élida Cavalcanti. Segundo ela, o primeiro e mais importante resultado na prática de exercícios, é a saúde. Dentro dela, a saúde física e também, mental.

De acordo com a instrutora, o convívio em grupo, o contato entre as pessoas durante as atividades, propicia a formação de novas amizades, elevando a auto-estima, além é claro, dos inúmeros benefícios que são causados diretamente ao corpo, com o condicionamento físico.

Para a orientação dos trabalhos que são realizados diariamente com o público, a Prefeitura de Pau dos Ferros formou uma parceria com a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, que realizou o processo de seleção e escolheu quatro alunos concluintes do curso de Educação Física.

Segundo a coordenadora do Agita Pau dos Ferros, Érica Lopes, os concluintes estão ofertando qualidade nos trabalhos e recebendo experiência para sua profissão, além da remuneração que é oferecida aos selecionados.

Um fato que tem levado destaque as ações da Secretaria de Saúde de Pau dos Ferros, além do empenho do Secretário Fabrício Torquato, é a liberdade de trabalho oferecida pelo Prefeito Leonardo Rego e o total respaldo, dedicado por ele, nos cuidados a saúde preventiva.

“Todos os dias, dedico uma hora da minha agenda, para a prática de exercícios. Reconheço os benefícios que estas atividades me trazem, por isso, defendo a ampliação e participação de todos na prática de exercícios e no Programa Agita Pau dos Ferros”, destacou Leonardo.

O Secretário de Saúde, Fabrício destaca que ainda há muitas vagas para novos participantes. “Temos uma turma funcionando na Praça de Eventos, todos os dias, as 5 da manhã. A outra, funciona as 18h30, na Praça Monsenhor Caminha, no centro da Cidade. Duas opções de horários para aqueles que desejam melhorar sua qualidade de vida”, convida o Secretário.

Ainda segundo Fabrício, das duas turmas, a que funciona na Praça Monsenhor Caminha, há a presença de cerca de 70 pessoas, já na Praça de Eventos outros 40 formam a média de freqüentadores. Sendo que em cada uma delas, tem condições de receber 150 frequentadores.

Para participar, os interessados devem procurar a Unidade de Saúde do seu bairro, e realizar uma avaliação física com o médico, estando fisicamente apto, resta a ele, todos os dias, escolher um dos horários disponíveis e participar. O programa é gratuito e aberto a todas as faixas etárias.

Prazo para informar limite de gastos começa hoje

Nesta sexta-feira, 11, começa a contar o prazo para que cada partido político fixe o limite de gastos de campanha para os cargos em disputa (presidente da República, governador de Estado, senador, deputado federal e deputado estadual).

Esses dados serão comunicados à Justiça Eleitoral, que dará a essas informações ampla publicidade, desde que não fixado em lei. A previsão está contida na Lei das Eleições (9.504/97), em seu artigo 17-A.

Na prática, os partidos deverão informar sobre o limite de gastos entre a realização das convenções e o prazo final para o registro de candidatos, que é o dia 5 de julho. As convenções para a escolha dos candidatos serão realizadas até o próximo dia 30.

"O limite de gastos é um dos requisitos exigidos pela legislação eleitoral para que seja procedido o registro de candidatura", enfatiza Alexandre Albuquerque, secretário judiciário do TRE-RN.

A resolução do TSE 23.221, de 2 de março de 2010, traz em seu inciso VIII que o candidato, no ato do registro, deve apresentar "valores máximos de gastos que o partido político fará por cargo eletivo em cada eleição a que concorrer", explica Alexandre Albuquerque.

São Miguel se prepara para mais uma edição do Arraiá do Tio Kalika


Este ano a Serra de São Miguel prepara mais uma grande programação para o 17º Arraiá do Tio Kalika. Nesta semana começam os festejos juninos das escolas com muita decoração caipira, comemoração da tradição junina, comidas e bebidas típicas, apresentações de quadrilhas, escolha das Rainhas do Milho e desfiles de carroças com alunos da pré-escola, sempre uma programação que envolve estudantes de toda a rede municipal de ensino.

Ao mesmo tempo, a cidade se organiza com uma decoração junina receptiva que este ano, em especial, traz adereços em homenagem à Copa do Mundo, que acontece na África. Na Praça de Eventos tudo está sendo montado com capricho, já que é o local em que acontecem as grandes festas no famoso São-joão na Serra, um dos maiores do Alto Oeste do Rio Grande do Norte.

O prefeito Galeno Torquato e toda a população micaelense recebem a presença ilustre da cantora de renome nacional Elba Ramalho, símbolo forte do regionalismo nordestino e do mais autêntico forró. Elba se apresenta em São Miguel no dia 21 de junho, para um grande show aberto ao público na Praça de Eventos. Em seguida tem também a festa com a Banda Mulher Chorona.

No dia 22 quem anima os festejos juninos é a Banda que arrasta multidões no cenário atual, Garota Safada, e em seguida Swing do Forró. Para encerrar o arraiá na Serra, no dia 23 quem toca muito forró é a Banda Cavalo de Aço, Forró Na Pisada e o Sanfoneiro Anísio Júnior.

Segundo o prefeito Galeno, toda a cidade se prepara para oferecer um ambiente receptivo e animado para todos os moradores e visitantes que vêm curtir mais um ano do São-joão na Serra. A expectativa da organização da festa é receber um público de aproximadamente 20 mil pessoas na cidade vindas de várias regiões do Estado e também dos Estados vizinhos da Paraíba e Ceará.

Lei da Ficha Limpa vale para as eleições deste ano

A Lei da Ficha Limpa vale para as eleições deste ano. A decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foi por 6 votos a 1 pela aplicabilidade, nas próximas eleições, da Lei Complementar 135/10), que altera a Lei das Inelegibilidades (LC 64/90).

A lei prevê que os candidatos com condenações graves em órgão colegiado não poderão concorrer nas eleições de outrubro.

A maioria dos ministros acompanhou o voto do relator Hamilton Carvalhido, que considerou que o período eleitoral começa apenas após o registro de candidaturas, no dia 6 de julho.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Mona Lisa segue avançando rumo a recuperação

Continuamos acompanhando os avanços da amiga Mona Lisa Torquato. O texto abaixo é do irmão de Mona, Fábio Torquato:

Mais notícias positivas de Mona Lisa. A sedação que ela está, para dar conforto devido ao tubo de respiração que desce pala laringe e traqueia, foi retirada desde ontem. Os médicos esperam retirar o tubo nos próximos dias, quando ela for acordar.

Uma máquina digital que mede pressão e outros sinais, mede também o nível de consciência. Varia de zero a 100. Hoje o médico nos falou para conversar com ela, que certamente ela estaria nos ouvindo. Foi impressionante a variação. Quando cheguei ao leito, estava em torno de 40. Quando comecei a conversar com ela, subiu para 80, 90, foi até 98.

O doutor falou que quando eu e Fabricio falamos, o número sobe. Com Fabricio, ela até se mexeu.

Não há nenhum problema neurológico. Ainda está inconsciente devido à medicação sedativa. Mesmo assim, foi emocionante obter uma resposta de Mona Lisa, por mínima que fosse.

Os principais problemas ainda são a paralisação dos rins e o controle da infecção. Sempre com boas perspetivas de progresso.

Partidos podem realizar convenções para escolha de candidatos a partir de hoje

A partir desta quinta-feira (10) começa o prazo para os partidos realizarem suas convenções para a escolha dos candidatos que vão disputar os cargos de presidente da República, governador, senador, deputado federal e deputado estadual ou distrital nas Eleições 2010. Pelo calendário eleitoral, as convenções partidárias devem ser feitas de 10 a 30 de junho.

Já o prazo de registro dos candidatos nos respectivos Tribunais Regionais Eleitorais vai até as 19h do dia 5 de julho. A campanha eleitoral começa no dia 6 de julho.

Município se prepara para o Pau dos Ferros Cidade do Forró

Grande parte da ornamentação para o Pau dos Ferros Cidade do Forró 2010, já estão concluídas ou na fase de conclusão.

A Praça de Eventos Nossa Senhora da Conceição, espaço onde acontecerão as apresentações foi toda decorada com bandeirolas e balões.

O material montado foi todo confeccionado em verde e amarelo, devido ao clima de Copa do Mundo que vem vivendo todos os brasileiros, como destaca o Assessor técnico da Secretaria de Meio ambiente e Turismo de Pau dos Ferros, Edílson Silva.


A grande novidade para este ano, será a Vila Junina. Neste espaço, comidas típicas e artesanatos serão vendidos nos 15 estandes montados. Estes espaços foram montados como casas de taipas, resgatando a cultura nordestina.

A pespectiva de sucesso para o evento é grande, isto diante da rápida comercialização dos camarotes que foram colocados à venda. Entre os comerciantes locais, há uma grande expectativa para o aumento das vendas durante os dias de festas.

No setor hoteleiro e de alimentação, já começaram os preparativos para recepção dos turistas, como destaca o empresário Francisco Edimar.

No começo da próxima semana, vai ser montada a arena onde acontecerão as apresentações das quadrilhas que vão participar do concurso. As disputas acontecerão nos dias 16, 17 e 18 de junho, também na Praça de Eventos.

Já no dia 19, a festança será encerrada com os shows de Anízio Jr, Dorgival Dantas e um dos maiores cantores sertanejos do Brasil, Leonardo. Com certeza, vai ser festa pra todo o Estado.

Para o Prefeito Leonardo Rego a realização de um evento deste porte, além de proporcionar um incentivo à cultura e o lazer para população, impulsiona todo o comércio de Pau dos Ferros nas suas diversas áreas.

Vereadora denuncia perseguição no programa do leite em Pau dos Ferros

Na cidade de Pau dos Ferros a politicagem está dando ‘na canela’. De acordo com informações repassadas pela vereadora Socorro da 36 (PP), por lá, pessoas ligadas ao Governo do Estado, a mando do ex-prefeito Nilton Figueiredo (PP), passaram a perseguir e cortar cidadãos beneficiários do programa do Leite.

É lamentável que a opção partidária de uma pessoa seja condição para que venha a usufruir de um benefício que é pago com dinheiro público...

E o pior, os cidadãos cortados prematuramente do programa, são pessoas necessitadas que se enquadram completamente nos objetivos do referido programa.

É necessário que o Ministério Público fique atento com essa politicagem desumana coordenada ‘pelos cabeças’ do governo do Estado em Pau dos Ferros.

TRE realiza workshop para partidos, advogados, assessores e contadores

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, na missão de garantir a legitimidade do processo eleitoral e o livre exercício do direito de votar e ser votado, a fim de fortalecer a democracia, promoverá o WORKSHOP – ELEIÇÕES 2010.

O Evento tem como objetivo oferecer aos advogados, representantes de agremiações partidárias e candidatos os principais temas relacionados ao pleito eleitoral que se aproxima, de modo a subsidiar os interessados no trato de questões como biometria, prestações de contas, registro de candidatura e ação de investigação judicial eleitoral (AIJE), ensejando, após as explanações, o tira-dúvidas que, certamente tornará mais participativo o regime democrático.

O curso será realizado nos dias 20 e 21 de junho do corrente ano, no Centro de Operações da Justiça Eleitoral (Coje), com palestras realizadas por servidores envolvidos em cada área, levando às partes do processo eleitoral a teoria e a prática das Eleições 2010.

O primeiro dia será marcado por palestras no auditório do Coje, nos dois expedientes. O dia 21 será um dia destinado ao treinamento de dirigentes partidiários a respeito do sistema de registro de candidaturas. Cada partido terá direito a duas vagas.

“É uma oportunidade para que esta clientela possa ter acesso as regras atuais e vigentes nesta eleição, com palestras de servidores que são especialistas em suas áreas”, destaca a diretora geral do TRE/RN, Andréa Campos, que falou sobre o assunto em entrevista a Rádio CBN Natal, na manhã de hoje (09).

As inscrições estarão abertas até o dia 18 de junho pelo site do tribunal : www.tre-rn.gov.br e os certificados de participação estarão disponíveis a partir do dia 28 de junho.

Nota do governo é rebatida pela oposição na Assembléia Legislativa

O vídeo institucional do Governo do Estado que está sendo veiculado pela televisão desde terça feira à noite, colocando a culpa nos deputados, azedou mais ainda as relações entre o Executivo e o Legislativo, por causa da polêmica matéria em que o governo pede aumento do percentual de remanejamento de verbas do Orçamento Geral de 2010.

A reação veio imediata na sessão de ontem, quando o deputado José Dias, líder do PMDB considerou a nota governamental como uma "atitude vergonhosa e antidemocrática, utilizando o dinheiro público. A nota é mentirosa e o governo gasta dinheiro que poderia pagar o leite das crianças".

José Dias mostrou mais uma vez a página 200 da edição do Diário Oficial do Estado de fevereiro deste ano, com recursos de R$ 74 milhões destinados ao Programa do Leite. Segundo o deputado, se anularam esses recursos é uma barbaridade. "Estão formando uma nova capitania hereditária. Os recursos estão na Sethas e agora querem repassar para a Emater."

José Dias afirmou que a propagando não lhe atinge em nada, mas não pode ficar silente porque o Governo não está respeitando o poder Legislativo.

"Que diabo fizeram com o Orçamento de 7 bilhões e 700 milhões que não tem dinheiro para nada. Parece que o Orçamento era um queijo e soltaram as ratazanas em cima dele", afirmou.

Em aparte, Getúlio Rêgo (DEM) disse que o governo transformou o Programa do Leite em moeda eleitoral. "É uma imoralidade essa propaganda do Governo. O governo não paga os produtores de leite por pura maldade", disse.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Mona Lisa: médicos garantem que o pior já passou

Para os que estão acessando o blog em busca de notícias de Mona Lisa Torquato, passaremos o otimismo do último boletim médico, divulgado no início da noite de hoje.

Segundo os médicos o quadro continua grave e inspirando sérios cuidados, porém, a jovem começa a esboçar uma reação.

Apesar de ainda se manter internada na UTI da Promater e entubada para facilitar a respiração, a equipe médica garante que os piores momentos já passaram.

Mona Lisa continuará fazendo hemodiálise para filtrar o sangue... Ela também tem a pressão arterial controlada por medicamentos.

Mais notícias amanhã!

Presidente da Frente Parlamentar Mista de Combate ao Crack, deputado Fábio Faria entrega documento a Lula


O presidente da Frente Parlamentar Mista de Combate ao Crack no Congresso Nacional, deputado Fábio Faria (PMN), entregou na tarde de hoje ao presidente Lula, um documento com sugestões para o Plano Nacional de Enfrentamento ao Crack, lançado recentemente pelo governo federal.

O encontro, realizado no centro de Convenções, também contou com a presença do deputado federal Ciro Nogueira (PP-PI), membro da Comissão Executiva da Frente.


“Eu só tenho que parabenizar a vocês pelo trabalho, porque este é um problema muito delicado, que incomoda a todos nós e precisa de ações imediatas. O objetivo do Plano Nacional é unificar as ações que já são desenvolvidas – e são muitas -, mas de forma desordenada. Vamos definir uma linha de ação, um caminho a ser seguido“, disse o presidente Lula.

Lula afirmou que vai solicitar uma reunião dos ministros da Saúde, José Gomes Temporão, e da Segurança Institucional, Jorge Armando Félix, com a comissão executiva da Frente Parlamentar Mista de Combate ao Crack.


A deputada federal Sandra Rosado(PSB) e o deputado estadual Robinson Faria(PMN), presidente da Assembléia Legislativa, também participaram da entrega do documento.

No documento, a Frente propõe assento para um representante da Frente no Comitê Executivo do Plano Nacional de Enfrentamento ao Crack.

Jovens são presos por tentativa de fraude em vestibular em João Pessoa

A Polícia prendeu sete pessoas acusadas de tentar fraudar o processo seletivo do curso de medicina da faculdade Facene/Famene localizada em João Pessoa. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (7).

De acordo com informações oficiais, o grupo desenvolvia um esquema fraudulento de aprovação em vestibulares através do repasse de gabaritos via telefones celulares.

O esquema só foi descoberto porque uma vestibulanda foi flagrada com um aparelho celular escondido dentro de um dos pares de tênis que utilizava na hora da prova que estava sendo realizada neste domingo (6).

Cada esquema fraudulento era negociado por cerca de R$ 15 mil. O dinheiro só era recebido pelos criminosos após a confirmação do nome dos candidatos na lista de aprovados das faculdades.

Ainda segundo as informações divulgadas na imprensa paraibana, o chefe do esquema de fraude em vestibulares foi identificado como João Lucas Alves Santos, de 22 anos, do Rio Grande do Norte.

Os nomes dos outros envolvidos também foram divulgados, são eles: José Ferreira Neto, de 23 anos, e, Francisco Neolândio, de 22 anos, ambos do Rio Grande do Norte; além de Francisco Claúdio de Lucena, de 28 anos, do Ceará.

Também foram presos os candidatos que contrataram os serviços dos criminosos, foram eles: Francisco Ismael Lucena, de 25 anos, e, Maria Augusta Alves Dantas, de 24 anos, ambos do Ceará; e, ainda Gécica Gizélia Santos, de idade não divulgada, e, natural do Sertão da Paraíba.

Os vestibulandos pagaram uma inscrição no valor de R$ 350 e, de acordo com informações dos alunos da faculdade a mensalidade do curso custa cerca de R$ 3.800.

Todos os presos foram autuados em flagrante delito e vão responder na Justiça por formação de quadrilha e tentativa de estelionato.

Seleção de colaboradores para o novo Blog do Jean Carlos

Ultima chamada

Essa é para você que reside em Pau dos Ferros ou em outras cidades do Alto Oeste Potiguar e até mesmo em outras regiões do Estado.

O novo blog do Jean Carlos contará com espaços destinados a cobertura de eventos tanto de Pau dos Ferros como de cidades circunvizinhas e de outras regiões do Rio Grande do Norte.

Pretendemos fazer cobertura de festas, baladas, aniversários, casamentos, batizados, desfiles, inaugurações, dentre outras.

Se você tem máquina fotográfica, gosta de fazer uns fleshs e curte eventos e baladas, então pode ser que você se identifique como correspondente/colaborador do novo Blog do Jean Carlos.

Se você acha que se encaixa nesse perfil, envie correspondências para o e-mail jeannccarlos@hotmail.com e saiba como ser um correspondente parceiro do novo Blog do Jean Carlos...

E por falar nisso, entramos no mês de junho. Esse foi escolhido para o lançamento do novo blog do Jean Carlos (completamente diferente). Desde já anote o nosso novo endereço: www.jeancarlos.com.br

Aguardo o seu contato!!!

Prefeito garante mais um ano de sucesso no São Pedro de Riacho da Cruz

Em recente encontro com o prefeito de Riacho da Cruz, Marcos Aurélio Rego e a sua esposa Renata, foi adiantado que, apesar das dificuldades financeiras, será mantida a realização da tradicional festa de São Pedro do seu município.

A grade de atrações está quase concluída e até o fim da semana será divulgada a programação oficial que manterá a qualidade dos anos anteriores.

Diferentemente de outros gestores, Marcus Aurélio, que brilhantemente tem conduzido a Amorn, sempre demonstra simpatia e cordialidade, valorizando os profissionais da imprensa.

Remanejamento, insegurança e saúde são temas da sessão

Mais uma vez a polêmica da matéria sobre remanejamento de verbas do orçamento geral do Estado foi discutido em plenário, seguido da insegurança e do descumprimento da lei que concedeu reajuste aos servidores da Saúde.

O deputado Nélter Queiroz-PMDB, como primeiro orador inscrito retomou o tema do pedido de aumento do percentual de remanejamento, afirmando que os prefeitos no interior estavam reclamando a demora na votação da matéria. Disse que percorreu vários municípios e constatou que os produtores de leite estão com os seus pagamentos atrasados.

O parlamentar fez um apelo aos líderes dos partidos para que cheguem a um entendimento para a votação da matéria. “Nos governos passados, de Garibaldi, de Wilma, de José Agripino os percentuais foram aprovados e chegavam a 25 e 30% por cento. Então porque não aprovar agora”, questionou.

O discurso de Nélter foi rebatido em seguida pelos deputados José Dias – PMDB e José Adécio e Getúlio Rêgo, do DEM. José Dias disse que a oposição não tinha nenhum intuito de prejudicar o governo, mas tinha responsabilidade a cumprir. Segundo ele, a deputada Larissa Rosado – PSB “furou a bola” ao votar contra o parecer de José Adécio na comissão de Finanças e Fiscalização, por orientação do deputado Fernando Mineiro.

Getúlio Rêgo também disse que não queria atrapalhar o governo, mas tinha que cumprir a sua obrigação como parlamentar. “Vamos resistir. Não estamos recebendo pressões no interior. Ao contrário, temos recebido manifestações de apoio”, disse.
O deputado Paulo Davim PV falou sobre o descumprimento pelo governo do Estado da lei que concedeu reajuste aos servidores da Saúde.

“Foi aprovada inclusive uma emenda de 40 milhões de reais para o pagamento do pessoal. Agora, o governo diz que não pode cumprir porque está no limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal”, reclamou. Ele disse que está prestes a ser deflagrada uma greve da categoria sem precedente no Rio Grande do Norte. Em seguida o deputado falou sobre a insegurança que tomou conta da capital, relatando que familiares dele foram vítimas de assaltos.

Lula dorme em Natal e cumpre agenda na manhã de hoje

O presidente Lula chegou a Natal na noite de ontem para participar durante o dia de hoje de compromissos administrativos como, por exemplo, a inauguração de uma Unidade de Pronto Atendimento – UPA na Zona Norte.

Na agenda presidencial há ainda a sanção do projeto das Zonas de Processamento de Exportação – ZPEs – de Assú e Macaíba, a assinatura de um decreto de concessão do Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante e entrega de ambulâncias e equipamentos para o campo.

Cercado por seguranças, o presidente conversou no hall de entrada do hotel onde se hospedou, em Natal com algumas lideranças e posou para fotos com hospedes, que demonstraram admiração pelo petista.

Após as fotos, o presidente pegou o elevador em direção ao sexto andar, onde descansará num dos 188 leitos do hotel, no caso, uma suíte presidencial, com diária de R$ 2 mil.

Na manhã de hoje a previsão é de que o presidente tome seu café da manhã acompanhado do governador Iberê Ferreira de Souza (PSB) e da ex-governadora e pré-candidata ao Senado, Wilma de Faria (PSB). Na pauta, conversa sobre política partidária.

Assombração preocupa população de Alexandria

De uns dias para cá a população de Alexandria tem entrado em contato com a Polícia Militar em busca de informações sobre uma senhora de preto que anda misteriosamente nas ruas da cidade e some "do nada".

A história vem ganhando tanta repercusão que as viaturas são abordadas nas ruas por populares temerosos pela assombrosa informação.

O mais curioso é que alguns guardas-noturnos da cidade fizeram ligações à 3ª Companhia de Polícia Militar - CPM, dizendo-se assombrados, pois juraram que viram esta "senhora de preto" andando pelas ruas da cidade e sumindo como fumaça.

Após as insistentes ligações, a polícia decidiu fazer rondas e patrulhamentos na cidade durante a madrugada com o intuito de acalmar a população.

terça-feira, 8 de junho de 2010

Bandido rouba R$ 7 mil durante assalto à agência dos Correios de Alexandria

A agência dos Correios de Alexandria foi assaltada no fim da manhã de hoje. O delito foi praticado por um homem não identificado, que adentrou no estabelecimento solicitando um depósito.

Ao perceber que não existiam clientes no local, sacou uma de arma de fogo e rendeu a gerente da agência, (com identidade preservada), onde levou uma quantia aproximada de R$ 7.000(sete mil reais).

Segundo o tenente Daniel Costa, da 3ª Companhia de Polícia Militar, os policiais chegaram ao local por volta de 13h30, atraso justificado pela gerente, que foi ameaçada pelo assaltante, que dizia conhecer o seu marido e filho.

De acordo com os policiais, a gerente ligou primeiramente para o marido, que se encontrava no município de Marcelino Vieira. Em seguida, ele comunicou aos policiais, que chegaram ao local depois de quase uma hora e meia da fuga do assaltante.

O tenente Daniel Costa também afirmou que na agência funciona uma prestadora do Banco Bradesco e não existe qualquer sistema de segurança, o que dificulta o trabalho da polícia em identificar o meliante.

“Na semana passada, entrei em contato com representante dos correios para buscar uma reunião, onde seria falado da falta de segurança no local. Infelizmente, o que todos temiam aconteceu”, disse.

Não se tem, até o presente momento, qualquer informação que possa levar a identificação de quem tenha cometido o roubo. Diligências continuam a ser realizadas.

TRE condena João Maia por propaganda antecipada

Entendendo que houve a realização de propaganda eleitoral antecipada na veiculação de inserções partidárias do Partido da República (PR), em favor do deputado federal João Maia, o Pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN) manteve na sessão de hoje (08), a multa de R$ 5 mil, aplicada e publicada no Diário da Justiça Eletrônico na edição do dia 28 de maio.

Em julgamento monocrático, o juiz auxiliar da propaganda eleitoral, Aurino Vila, havia estipulado o valor, sob o fundamento de que a irregularidade foi praticada em caráter subliminar, o que é previsto pela jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Campanha pró Mona Lisa continua

Gente, a campanha por doação de sangue para Mona Lisa Torquato continua. Os familiares pedem que os amigos que quiserem ajudar se dirijam até o Hemovida que fica na Rua Nilo Peçanha, 199, próximo ao Hospital Onofre Lopes...

Veja bem, não é o Hemonorte e sim o HEMOVIDA (endereço acima)!

O tipo de sangue de Mona Lisa é A+, mas qualquer outro tipo de sangue será bem-vindo e servirá para repor estoque em outros bancos de sangue.

Portanto, qualquer doador pode fazer esse ato de solidariedade humana.

Atenção: quem for doar deve informar que está fazendo para a paciente Mona Lisa do Rego Torquato Aquino.

Agricultores familiares do Alto Oeste se reúnem em Pau dos Ferros


Cerca de 1500 produtores rurais de 31 municípios do Alto Oeste se reunirão na Praça de Eventos Nossa Senhora da Conceição, em Pau dos Ferros, na próxima Sexta-feira, dia 11 de junho, para mais um Dia da Agricultura Familiar.

A Programação terá início às 8h00, com a recepção aos agricultores. As 10h00, haverá o cerimonial de abertura. O restante da programação se estende durante o dia, com previsão de encerramento às 15h00.

Realização do Banco do Nordeste, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Instituto Nordeste Cidadania e Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura, o evento tem como intuito promover discussões sobre o acesso ao crédito, produção de alimentos e assistência técnica, bem como a promoção de ações de cidadania.

No evento, que conta com parceria do Governo do Estado e da Prefeitura de Pau dos Ferros, gestores do BNB falarão sobre crédito para a agricultura familiar e serão assinados contratos de financiamento.

Equipes dos Programas de Microcrédito Rural e Urbano do Banco do Nordeste, Agroamigo e Crediamigo, estarão participando com o objetivo de realizar negócios, e os trabalhadores rurais, que já são clientes da instituição financeira, também poderão atualizar seus cadastros.

Representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário estarão no local para emitir, gratuitamente, documentos como CPF e carteira de identidade.

Outra instituição presente é o Incra, que prestará informações sobre cadastramento e certificação de imóveis rurais, além de orientar como aplicar recursos nas propriedades.

O Dia da Agricultura Familiar, que, no Rio Grande do Norte, já foi realizado em Assú, Janduís, São Paulo do Potengi e Parelhas, passará por um total de 65 Territórios da Cidadania do Nordeste e norte de Minas Gerais e Espírito Santo até o final de junho.

No Rio Grande do Norte, o último município a receber a iniciativa será Ceará-Mirim, no dia 18 de junho.

Presidente Lula decreta Dia Nacional de Combate à Homofobia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, assinou o decreto que institui o Dia Nacional de Combate à Homofobia, a ser comemorado anualmente no Dia 17 de Maio.

O Decreto foi publicado no Diário Oficial da União de hoje. A data é antiga reivindicação da deputada Fátima Bezerra (PT) e da ABGLT (Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais).

Em 2007, a deputada Fátima apresentou na Câmara dos Deputados o projeto de lei (PL nº 81/07) instituindo o Dia Nacional de Combate à Homofobia em 17 de maio. Apesar de aprovado nas comissões por onde tramitou, o projeto aguarda a apreciação do Plenário da Casa por causa de recurso apresentado pelo deputado pastor Manoel Ferreira (PTB-RJ).

A deputada Fátima elogiou a ação do presidente Lula em acatar pedido dela e dos movimentos LGBT e lamentou que o PL 81/07 não tenha sido aprovado pelo Congresso Nacional.

Segundo a deputada, foi preciso recorrer ao Executivo para garantir a medida. "Instituir a data é importante porque significa estimular ações na escola e nos bairros para discutir o assunto", disse.

Para a deputada Fátima, a sociedade brasileira, especialmente os meios de comunicação e os formadores de opinião devem fazer uma profunda reflexão sobre o direito das pessoas à sua opção de orientação sexual, sem que sejam penalizadas física, moral ou psicologicamente. "Temos de construir uma cultura de paz e de respeito à diversidade.", enfatizou a deputada.

Mona Lisa faz sessões de hemodiálise e apresenta sinais de melhora

Informações chegadas agora a pouco ao blog apontam para uma pequena melhora no estado de saúde da amiga Mona Lisa Torquato.

Segundo dados do boletim médico, as sessões de hemodiálise que Mona vem se submetendo tem gerado uma boa recuperação e tem contribuído para a recuparação de alguns órgãos.

É certo que a situação ainda é considerada muito grave, porém os avanços têm sido comemorados pela família e pelos médicos que cuidam de Mona Lisa.

Em conversas com Maria Rego é nítida a renovação das esperanças. Ela voltou a sorrir! Os irmãos de Mona: Fabrício, Fábio e Fabíola Torquato também respiram os mesmos ares de esperanças renovadas.

Mona Lisa continua internada em um dos leitos na UTI da Promater e se submete a uma sessão de hemodiálise por dia (com duração de quatro horas) e vem resistindo bravamente!

A família fala da importância das orações e, através do blog, agradece a todos que vêm se solidarizando com a situação.

Mais informações sobre o quadro clínico de Mona Lisa ainda hoje aqui no blog!

Mais notícias na manhã de hoje

Para os que estão aguardando notícias, daqui a pouco o blog trará novas informações sobre o quadro de saúde de Mona Lisa Torquato.

Aguardo a divulgação do novo boletim médico para repassar aos amigos que acompanham toda essa situação através do blog.

Irmãs de Messias Targino são presas em Recife

Depois de alguns meses sendo investigadas, três irmãs de Messias Targino foram presas pela polícia de Recife (PE), sob suspeita de liderarem um esquema que envolvia clonagem de cartões de crédito, abertura de empresas falsas e outros tipos de golpes.

Todo o esquema funcionaria a partir das lojas das irmãs, onde os cartões eram clonados. A polícia pernambucana suspeita que os golpes também ocorreriam em Natal, onde elas têm lojas.

As irmãs Ana Nélia de Medeiros Cabral de Souza, de 50 anos, Rita de Cássia, 43, e Michele, 38, nasceram em Messias Targino, mas moravam em Recife há vários anos, segundo os levantamentos feitos pelos policiais da capital pernambucana.

As três começaram a ser investigadas a partir de fevereiro deste ano e na sexta-feira passada, 4, foram presas por força de mandados judiciais.

Rita e Michele moravam em apartamentos luxuosos no bairro das Graças, Recife. Já Ana Nélia, morava noutro, em Jaboatão dos Guararapes. Nas casas delas, a polícia apreendeu vários objetos suspeitos.

Entre o material apreendido, o que mais chamou a atenção dos policiais estava na casa de Rita. Com ela, foram encontrados os aparelhos chamados "chupa-cabras", que são instalados em caixas eletrônicos para clonar os dados das vítimas.

Além disso foram encontrados vários cartões de crédito (maior parte já clonado), uma CPU (parte do computador onde os dados ficam armazenados) e mais de R$ 1 mil em dinheiro, encontrado dentro de várias bolsas espalhadas pelo apartamento.

Para a polícia de Recife, o desenrolar das investigações deve começar a partir da análise dos objetos apreendido com as três irmãs.

Lula vem a Natal inaugurar UPA e assinar concessão de aeroporto

O presidente da República Luis Inácio Lula da Silva estará em Natal amanhã, aliás, ainda hoje pernoita na cidade.

O presidente participará às 10h de amanhã da cerimônia de Inauguração de UPA e Lançamento da Campanha Publicitária Rede UPA 24 horas - SAMU 192, no conjunto Pajuçara, Zona Norte de Natal.

No mesmo dia, Lula participa da cerimônia de assinatura de Decreto de Concessão do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante e entrega de Equipamentos aos Territórios da Cidadania e Assinatura de Contratos e Convênios.

O evento está marcado para às 12h30 no Centro de Convenções de Natal, na Via Costeira.

Pai é acusado de sequestrar duas crianças em Umarizal

A polícia do município de Umarizal está trabalhando nas investigações do sequestro de duas crianças.

Segundo a Polícia Militar José Linhares da Silva, mais conhecido por "Zé Calungueiro", teria chegado à residência da sua ex-companheira e levado duas crianças, sendo uma com 12 anos e a outra com cinco anos.

Segundo a mãe das crianças, Francisca de Assis Sales Filha, 44, ambos os menores são filhos do suspeito. No entanto, ainda segundo Francisca de Assis, a criança que tem 12 anos é filha legítima do casal, e a outra de cinco anos é filha de "Zé Calungueiro" com outra filha dele, portanto, seria fruto de uma relação incestuosa, sendo ao mesmo tempo filho e neto de José Linhares.

Segundo o sargento Flávio, comandante do Pelotão da PM em Umarizal, diligências estão sendo realizadas no sentido de localizar o Zé Calungueiro e as crianças, mas até ontem a polícia ainda não tinha conseguido descobrir o paradeiro dos mesmos.
Segundo informações, o suspeito encontra-se em um Chevette cinza.

O sargento Flávio está responsabilizando a ex-companheira de "Zé Calungueiro" por abandono de incapazes, já que as duas crianças se encontravam em casa sob a responsabilidade de uma adolescente de apenas 14 anos.

Pau dos Ferros realiza o III Cortejo Junino e tem vários arraiás

A Coordenação de Cultura da Secretaria Municipal de Educação de Pau dos Ferros realizou esta semana o III Cortejo Junino.

O evento teve a concentração no Ginásio Professor João Faustino, percorreu algumas ruas da cidade e teve o seu encerramento na Praça de Eventos Nossa Senhora da Conceição.

No cortejo, estiveram presentes vários arraiás e agremiações que capricharam na decoração de suas carroças que disputaram, entre si, qual foi a mais bonita.

Nesta competição, o terceiro lugar ficou com a carroça do Instituto Mundo do Saber, em segundo lugar, o Arraiá do Narcísio. Já o primeiro lugar quem levou foi o Arraiá do Mazaropi, que na sua carroça representou uma típica bodega do interior.

Além das disputas entre as carroças, houve também a disputa do Casal Junino 2010.

Segundo o coordenador de Cultura da Secretaria de Educação, Israel Vianney, nesta disputa, o casal escolhido é aquele que mostra mais afinidade com o público. Além da atenção que é dada à fantasia utilizada pela dupla.

Quem levou a melhor foi o casal do Arraiá do Mazaropi, que primou pelos resgates às origens e tradições juninas.

Servidores da Educação receberão 20% de reajuste em São Francisco do Oeste

Os servidores da rede pública de ensino deste município, notadamente os professores, foram contemplados com um aumento salarial da ordem de 20%, retroativo ao mês de maio e que já foi pago no contracheque, conforme informa o prefeito Anibal Lopes.

O acréscimo nos vencimentos, de acordo com o gestor público, deu-se como forma de ele mostrar o seu afeiçoamento e respeito pelos que trabalham com a educação.

"Mais de 70 profissionais foram contemplados com esse aumento e isso demonstra o nosso compromisso com a educação em nosso município. O valor inclusive foi incluído na folha de pagamentos do mês de maio. Entendemos que essa categoria é merecedora desse aumento", disse o prefeito.

No município de São Francisco do Oeste, a Prefeitura já cumpre a determinação de pagar aos servidores públicos, o Piso Nacional de salários, estabelecido pelo Governo Federal.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Mona Lisa precisa de doadores de sangue

O amigo Fabrício Torquato me ligou agora a pouco para informar que Mona Lisa Torquato está precisando de doadores de sangue. Portanto, através do blog, solicitamos aos amigos que tem um grande coração e queiram ajudar, devem se dirigir ao HEMOVIDA.

O Hemovida fica na Rua Nilo Peçanha, 199, próximo ao Hospital Onofre Lopes.

O tipo de sangue de Mona Lisa é A+, mas qualquer outro tipo de sangue será bem-vindo e servirá para trocar em outros bancos de sangue.

Portanto, qualquer doador pode fazer esse ato de solidariedade humana.

Só a título de informação, Mona Lisa já utilizou, até o momento, 44 bolsas de sangue e por isso o estoque precisa ser reposto.

Atenção: quem for doar deve informar que está fazendo para a paciente Mona Lisa do Rego Torquato Aquino.

Colunista envia cartão de agradecimento



Médicos retiram Bebê do útero de Mona Lisa e órgãos voltam a funcionar

O blog continua acompanhando de perto as novidades sobre o estado de saúde da jovem Mona Lisa Torquato que encontra-se internada na UTI da Promater, em Natal.

Após ser submetida a mais uma intervenção cirúrgica (dessa vez para a retirada do feto que já se encontrava morto a dois dias), o quadro clínico passou por uma pequena melhora, porém ainda é considerado muito grave a situação.

O avanço ocorreu pelo fato dos rins e pulmões terem voltado a funcionar. As esperanças da família e dos amigos se renovaram.

Nota do blog: Só sabe como é difícil uma situação dessas quem por ela passa. Estou acompanhando o dia-a-dia dessa família e confesso que me emociono a cada nova notícia.

Apesar de muito forte emocionalmente, a professora Maria Rego se desespera, as vezes. Fabrício, Fábio e Fabíola Torquato se pegam com as orações e a solidariedade dos amigos.

Além desses, acompanham o caso com muita dificuldade emocional o esposo de Mona, Lindolácio Aquino com a sua mãe, dona Graça e a cunhada Ana Paula. O filho do casal, apesar de muito novinho, sofre com a situação da mãe e o desespero da família.

A residência de Maria Rego, em Candelária passa o dia cheia de gente... são amigos e familiares que rezam o terço com muita frequência.

O blog solicita, mais uma vez, que continuem as orações dos familiares e amigos. Após o meio dia, quando sairá novo boletim, voltaremos com novidades.

Pesquisa Ibope mostra Dilma e Serra empatados em 37%

Os pré-candidatos à Presidência da República José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) aparecem empatados com 37% das intenções de voto na pesquisa Ibope divulgada neste sábado (5/06). O levantamento foi contratado pela "Rede Globo" e pelo jornal "O Estado de São Paulo".

A pré-candidata pelo PV, Marina Silva, aparece com 9%. Votos brancos e nulos somam 9% e os indecisos, 8%.

Em simulação do segundo turno das eleições entre Serra e Dilma, os dois aparecem novamente empatados, com 42% das preferências.

O Ibope ouviu 2.002 eleitores em 141 cidades do país entre os últimos dias 31 de maio e 3 de junho. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Eleitor terá de levar o título e um documento com foto para votar

Considerado um dos países mais evoluídos no que diz respeito ao sistema de votação, o Brasil — pioneiro no uso das urnas eletrônicas — falhava há até dois anos em um quesito aparentemente simples para garantir a lisura do pleito: os eleitores não eram obrigados a apresentar documentos com foto na hora de votar, apenas o título eleitoral. Foi preciso que o Congresso aprovasse a minirreforma eleitoral, no fim do ano passado, para que, além do título, os brasileiros tenham de apresentar no pleito de outubro a identidade ou documentos equivalentes, como a Carteira de Habilitação, de Trabalho ou o Passaporte.

O deputado federal Flávio Dino (PCdoB-MA), relator da lei aprovada em 2009, disse ao Correio que a cada eleição havia inúmeras denúncias de eleitores que votavam por outros, aproveitando-se do fato de o título ser um documento sem foto. “Há muitas denúncias de um eleitor votando pelo outro. Conheço no Maranhão vários casos, até de pessoas presas no dia da eleição.”

Preocupado em alertar a população sobre a necessidade de portar o título de eleitor e outro documento com foto no dia das eleições, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estreou na segunda-feira, em cadeia nacional de rádio e TV, uma campanha publicitária. Na peça, o tribunal alerta que o eleitor que perder o título terá até 23 de setembro para pedir a segunda via do documento.

O presidente do TSE, ministro Ricardo Lewandowski, preferiu não analisar a viabilidade da lei. Apenas avisou que a nova regra será “estritamente cumprida”. Apesar da resistência de alguns tribunais regionais eleitorais (TREs), que consideram que apenas a identidade já seria suficiente, Lewandowski afirmou que não haverá opção. O argumento dos TREs que resistem à ideia é de que o eleitor sem um dos documentos deixará de votar e isso pode elevar o índice de abstenção.

No último dia 29, Lewandowski recebeu em Brasília os presidentes dos 27 TREs para acertar alguns procedimentos que serão implementados nessas eleições. Um dos temas discutidos foi exatamente a necessidade da apresentação dos dois documentos. Apesar de a lei ser clara e o ministro ter orientado os mandatários da Justiça eleitoral nos estados, ainda pairam dúvidas. O presidente do Colégio de presidentes dos TREs, desembargador Luiz Carlos Santini, que preside o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS), avalia que será possível votar apenas com a identidade, sem a necessidade do título. Lewandowski, por sua vez, admite a possibilidade só em “situações excepcionalíssimas, que poderão ser decididas pelo juiz eleitoral.”

A solução para que qualquer chance de fraude seja afastada de uma vez por todas já vem sendo desenvolvida pelo TSE desde as eleições municipais de 2008. O voto biométrico foi experimentado com sucesso naquele pleito em três cidades: Colorado do Oeste (RO), Fátima do Sul (MS) e São João Batista (SC), localidades onde as impressões digitais de todos os eleitores foram cadastradas.

Agora, em 2010, serão 65 municípios (em 24 estados) com votação totalmente biométrica, com as urnas equipadas com o leitor biométrico, aparelhos que leem as impressões digitais.