sábado, 9 de janeiro de 2010

Hoje tem Cheiro de Amor no Jegue Folia

Depois da brilhante apresentação de Tomate, cantor revelação do Carnatal 2009, a banda baiana Cheiro de Amor dará prosseguimento ao segundo dia do Jegue Folia.

Assim como nos anos anteriores, o evento tem levado milhares de pessoas às pequenas ruas de Marcelino Vieira.

Para os foliões de última hora, é melhor garantirem logo o seu abadá, já que a previsão é de que se esgotem durante todo o dia que antecede a segunda noitada de festa.

Domingo ainda tem Banda Inala agitando a galera.

Prazo para revisão eleitora é prorrogado em alguns municípios

Ainda está em andamento a revisão eleitoral com cadastramento dos dados biométricos nos municípios de Macau, Guamaré, Caraúbas, Alexandria, Pilões, João Dias e Pedro Avelino.

Nas cidades de Macau, Guamaré, Caraúbas, Alexandria, Pilões e João Dias o recadastramento iniciou em 1º de dezembro de 2009, indo inicialmente até o dia 09/01/2010, mas em alguns municípios essa data foi prorrogada. Em Alexandria e Pilões o prazo da revisão se estendeu até 16/01/2010, em Macau e Guamaré vai até 28/01/2010.

O município de Pedro Avelino foi o último a iniciar os trabalhos, começando em 14/12/2009, tendo o final marcado para 23/01/2010.

A implantação da identificação biométrica vai beneficiar mais de 60 mil eleitores de sete municípios do RN. O novo sistema consiste no reconhecimento do eleitor através de impressão digital.

Com o objetivo de aumentar a segurança do processo eleitoral, evitando as fraudes, a leitura biométrica é uma determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e vai ser introduzida em 3% do Brasil nas eleições 2010.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Jovem é atropelada por carreta e morre na hora em Pau dos Ferros


Uma jovem identificada por Monique Freire (foto), morreu atropelada por uma carreta no fim da tarde de ontem, na cidade de Pau dos Ferros, fato que chocou moradores do município que acompanharam o drama da família que teve que esperar por quase seis horas pela presença do Itep. Enquanto isso, o corpo ficou estendido no chão, causando revolta e dor!

De acordo com a polícia, o fatídico acidente aconteceu quando Monique seguia de moto na avenida Independência, quando à altura do Posto Maranata se desequilibrou, perdeu o controle e caiu. A carreta, que vinha logo atrás não conseguiu desviar e acabou atropelando a jovem, esmagando parte do corpo.

Monique morreu ainda no local, antes mesmo de receber qualquer socorro.

Nota do Blog: Aos familiares e amigos parte a solidariedade do blogueiro que, assim como a maioria dos pau-ferrenses, está indignado com o desprezo do governo do estado que, apesar de muitas promessas, ainda não definiu os encaminhamentos para manter uma equipe do Itep na principal cidade do Alto Oeste Potiguar.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Raimundo Fernandes quer apoiar Rosalba para o governo

Apesar de ser secretário de Articulação com os Municípios do Governo do Estado, o deputado estadual licenciado Raimundo Fernandes (PMN) pretende apoiar a candidatura de Rosalba Ciarlini, na disputa pela sucessão estadual de 2010.

Em entrevista ao jornal Correio da Tarde, Raimundo revelou que é favorável ao rompimento do PMN com o governo do qual faz parte.

"Por mim, o PMN ficará com Rosalba em 2010. Mas sou liderado de Robinson (Faria - presidente da Assembleia Legislativa) e seguirei o caminho que ele escolher", declarou.

Raimundo informou que Robinson ainda não ouviu os deputados sobre a sucessão estadual. Segundo ele, o presidente da AL está conversando primeiro com as lideranças municipais, antes de decidir se ficará no governo ou irá para a oposição. Depois.

Quanto à sua permanência no governo, Fernandes não se mostrou muito entusiasmo com o cargo que ocupa. Ele disse que não terá objeção em seguir qualquer que seja a orientação do seu líder político.

"Na hora que Robinson quiser que eu saia, eu saio (da Secretaria de Articulação com os Municípios). Até o momento que ele quiser que eu fique, eu fico. O que ele decidir, cumprirei", enfatizou.

Questionado sobre o motivo de defender uma candidatura de oposição ao governo do qual faz parte, Raimundo lembrou que a governadora Wilma de Faria (PSB), de quem é auxiliar, será candidata ao Senado e não ao governo.

"O candidato do governo é Iberê e não Wilma. Para o governo, minha preferência é por Rosalba", reforçou.

O deputado ainda fez projeções sobre o futuro político. Raimundo desmentiu as especulações sobre seu desejo de ser conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e uma possível candidatura a prefeito de São Miguel, município que concentra seu maior reduto eleitoral.

"Sou candidato à reeleição. Essas especulações não são verdadeiras. Até porque eu não tenho mais idade para ser conselheiro, nem pretendo deixar de ser deputado", declarou.

O futuro de Raimundo depende dos acordos políticos de Robinson Faria, que conversa tanto com o governo quanto com a oposição sobre as eleições de 2010.

Depois de muitos questionamentos sobre sua posição política, realizados por meio do Twitter, Faria respondeu que "não é hora de falar e sim de ouvir", em referência à consulta que está fazendo às suas bases políticas sobre as eleições desse ano.

Bloco das Virgens abre mais uma edição do Jegue Folia

Após meses de preparação, a cidade de Marcelino Vieira deflagra na noite de hoje mais uma edição do Jegue Folia, carnaval fora de época da cidade oestana, que reunirá foliões de várias partes do país.

Para esquentar a festa, o Bloco das Virgens ganhará as ruas da cidade na noite de hoje, antecedendo a animação com a presença do trio elétrico e as grandes atrações contratadas para o evento que neste ano conta com as presenças de Inala, Tomate e Cheiro de Amor.

Segundo o coordenador do evento, Everton Laércio, os indicadores mostram a possibilidade de quebra de recorde de público para a edição deste ano.

A manutenção da fórmula de sucesso aplicada em anos anteriores tem garantido a confirmação de foliões de várias partes do país, o que garantirá mais uma edição com corredor da folia concorrido.

"O evento seguiu a linha de anos anteriores, manterá a organização e contratou atrações baianas de peso. Com esta fórmula conseguirmos reunir milhares de foliões que vão acompanhar a primeira micareta do país com força total em mais um ano de sucesso", destaca o coordenador.

Na noite de sexta-feira a animação ficará por conta do cantor Tomate, revelação da música baiana que promete grande apresentação em solo oestano.

No sábado será a vez da banda Cheiro de Amor retornar à cidade de Marcelino Vieira para mais uma apresentação histórica.

No domingo, fechando o evento, será a vez da banda Inala mostrar o porquê se configura como a única atração a participar de todas as edições do Jegue Folia.

"Será sem dúvida uma grande festa que mostrará o porquê o Jegue Folia se mantém como um dos maiores eventos de todo o Rio Grande do Norte", conclui Everton.

Galeno assina convênios para obras em São Miguel

O prefeito de São Miguel, Galeno Torquato, esteve em Recife na última terça-feira para a assinatura de dois convênios em parceria com o Governo Federal através da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE), que garantem novas pavimentações para os bairros Vila Oiteiro e Cavalo Morto.

As duas localidades que receberão os investimentos são importantes pontos de moradia de várias famílias micaelenses. Há um bom tempo estes moradores aguardam as melhorias de infra-estrutura e esta medida vem complementar as várias ações que a Prefeitura de São Miguel tem desenvolvido nos referidos locais.

Este investimento é mais um passo na concretização dos compromissos firmados pelo prefeito Galeno Torquato em assegurar à população micaelense melhores condições de vida e acessibilidade, através do Projeto Municipal de Pavimentação em todos os bairros da cidade.

O prefeito Galeno Torquato comemora as ações de impacto quem vêm transformando para melhor a vida da população de São Miguel e destaca a importância do seu trabalho contínuo para garantir, além do acesso gratuito e de excelência aos serviços de saúde e educação, também melhorias na qualidade de vida e infraestrutura em todo o município.

Rio Grande do Norte vai receber medicamentos fitoterápicos do SUS

A oferta de medicamentos fitoterápicos vai ser ampliada no Rio Grande do Norte a partir de 2010. O Sistema Único de Saúde (SUS) vai ofertar mais seis desses remédios que são extraídos de plantas medicinais para o RN e outros 12 estados.

No total, a rede pública terá oito medicamentos do tipo.

Os novos fitoterápicos serão produzidos a partir da alcachofra, aroeira, cáscara sagrada, garra do diabo, isoflavona da soja e unha de gato.

Eles são indicados para tratamento, respectivamente, de dores abdominais relativas ao fígado, problemas ginecológicos, prisão de ventre, dores lombares e artrose, alívio de sintomas e artrite reumatóide.

Há quatro anos, a população já encontra na rede pública de saúde remédios à base de espinheira santa – para gastrites e úlceras – e guaco – para tosse e gripes.

A distribuição do fitoterápico não é obrigatória, mas 13 estados já aderiram ao Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, de acordo com o Ministério da Saúde.

Para ter o medicamento, o estado ou município deve solicitar o recurso ao ministério. O Rio Grande do Norte, porém, ainda não recebe nenhum medicamento do tipo.

Inverno: Previsão aponta chuvas de normal a abaixo da média

Durante encontro realizado no mês de dezembro de 2009, em Campina Grande/PB, foram analisadas as condições regionais da pluviometria e as condições globais das variáveis meteorológicas dos oceanos e da atmosfera, assim como os resultados de modelos numéricos de previsão climática sazonal.

Essas análises possibilitaram elaborar a previsão climática para o trimestre que vai de janeiro a março de 2010, para o semiárido nordestino.

No Oceano Atlântico Tropical Sul, observa-se que a Temperatura da Superfície do Mar (TSM) tem valores próximos da normalidade, enquanto que no Atlântico Tropical Norte há predomínio de anomalias positivas (temperatura em alta).

Desta forma, para o período de janeiro a março de 2010, a maioria dos modelos climáticos indica tendência de chuvas variando de normal a abaixo da média histórica sobre o setor semiárido do Rio Grande do Norte, região essa que abrange as regiões Oeste, Central e grande parte do Agreste.

Com relação à temperatura do ar, a tendência é de aumento de temperatura entre 1 e 2ºC sobre toda a região Nordeste.

É importante ressaltar que o clima semiárido do Rio Grande do Norte tem como característica alta variabilidade espacial e temporal na ocorrência das chuvas.

Isto significa que algumas localidades poderão receber chuvas em quantidade maiores em intervalos de tempo menores do que outras localidades.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Fechada aliança entre o DEM e o PMN, revela Getúlio

O líder dos Democratas na Assembleia Legislativa, deputado estadual Getúlio Rego, afirmou que os entendimentos entre o presidente da Casa, deputado estadual Robinson Faria (PMN) e o DEM para as eleições do próximo ano estão consolidadas e o presidente do Poder Legislativo do Rio Grande do Norte é hoje o nome mais cotado para compor chapa com a senadora Rosalba Rosado (DEM) para as eleições do próximo ano.

Entrevistado pela editoria de Política do jornal Gazeta do Oeste, o parlamentar afirmou que a presença de Robinson Faria e todo o seu grupo político vai assegurar à senadora Rosalba Rosado uma vitória acachapante nas eleições de 3 de outubro.

Getúlio Rego fez questão de ressaltar a grande liderança que o presidente do PMN tem na região Agreste do Estado, fato que em sua opinião vai trazer ainda mais força para a chapa majoritária que será encabeçada pelos Democratas.

Getúlio Rego revelou ainda que o seu partido possui uma pesquisa que, além de mostrar o amplo favoritismo da pré-candidata do DEM ao Governo do Estado indica que, caso os demais postulantes saiam da disputa, a senadora Rosalba Rosado automaticamente vai absorver as intenções de votos dos demais.

O parlamentar cita o caso do deputado federal João Maia (PR), do ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT) e o próprio deputado Robinson Faria.

"Nas pesquisas que nós temos, até mesmo se o vice-governador Iberê Ferreira de Souza deixar de ser candidato as suas intenções de votos passam para a senadora Rosalba", informou Getúlio.

Ele disse que a candidatura da senadora Rosalba Ciarlini nasceu do sentimento popular e isso, em sua análise oferece ainda mais respaldo.

Deputado diz que Garibaldi e José Agripino são favoritos

O crescimento da postulação de Rosalba Ciarlini, na opinião do deputado estadual Getúlio Rego, além do potencial da própria senadora, é atribuído ao desgaste sofrido pelo governo Wilma de Faria (PSB).

O parlamentar dos Democratas afirmou que a administração estadual vem passando por um momento de péssima avaliação junto à população e isso tem sido refletido nas intenções de votos em torno de postulantes do bloco de oposição.

Getúlio Rego disse que, em uma das pesquisas que tem em mãos, a grande maioria dos entrevistados fez severas críticas à administração Wilma de Faria. De acordo com o deputado estadual, áreas como a segurança pública, saúde pública e a educação foram os pontos do Governo do Rio Grande do Norte que receberam avaliações péssimas da população.

O parlamentar ressaltou que esse desgaste não favorece somente Rosalba Ciarlini. Segundo Getúlio Rego, os senadores Garibaldi Alves Filho (PMDB) e José Agripino Maia (DEM) tendem a se beneficiarem com o desgaste sofrido pelo governo estadual.

TSE alerta para obrigatoriedade do registro de pesquisas eleitorais

Desde o último dia 1°, todos os institutos de pesquisas de opinião que realizarem pesquisas relativas às eleições deste ano são obrigados a registrar nos tribunais eleitorais uma série de informações sobre as consultas, com prazo mínimo de cinco dias antes da divulgação.

No caso da eleição presidencial, a pesquisa precisa ser registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O registro das pesquisas referentes às eleições para o Legislativo e para os governos estaduais tem de ser feito nos tribunais regionais eleitorais.

A multa prevista para os responsáveis pela divulgação de pesquisa não registrada varia de R$ 53,2 mil a R$ 106,4 mil. Está prevista também multa para os que divulgarem pesquisas fraudulentas. A punição pode chegar inclusive pena de detenção de seis meses a um ano.

Os partidos políticos poderão ter acesso ao sistema interno de controle, para verificar e fiscalizar a coleta de dados das entidades e das empresas que divulgaram pesquisas de opinião relativas aos candidatos e às eleições, incluídos os referentes à identificação dos entrevistadores, mapas ou equivalentes, para confrontar e conferir os dados publicados.

Funcionária de Sandra Rosado é investigada na farra das passagens

Uma funcionária do gabinete da deputada federal Sandra Rosado (PSB) foi incluída na lista de servidores investigados por supostamente participar de esquema de venda de créditos de passagens aéreas na Câmara dos Deputados.

A informação foi publicada no site Congresso em Foco. De acordo com o portal, Clarissa Soares Fernandes continua em atividade enquanto tramita processo administrativo contra ela.

A deputada potiguar, no entanto, não é investigada.

Funcionário público é morto a tiros na frente de casa em Umarizal

Um funcionário público municipal, identificado como Eniézio Suassuna Pereira, de 52 anos, foi vítima de vários disparos de arma de fogo nesta terça-feira (05), em frente à própria residência, localizada no bairro São José, em Umarizal.

De acordo com o soldado Bandeira, da Delegacia de Polícia local, o homicídio ocorreu por volta das 10h50, quando uma dupla em uma moto não identificada chegou à rua das Flores, onde a vítima reside, e, segundo testemunhas, já chegou atirando várias vezes contra Eniézio Suassuna.

Ainda de acordo com o soldado, o funcionário público não resistiu às graves lesões e morreu. No entanto, ninguém no local soube informar quem eram os suspeitos, mas sabe-se que a motivação do crime está ligada a um possível acerto de contas. Populares também disseram que Eniézio tinha vários inimigos.

O soldado Bandeira informou que a vítima era casada e natural de Almino Afonso. O caso será investigado pela Delegacia de Polícia de Umarizal.

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Procura intensa nos cartórios eleitorais de cidades do RN

Os eleitores das comarcas de Alexandria, Macau, Caraúbas têm até o dia 9 deste mês para se apresentar no Cartório Eleitoral dessas cidades e fazer o cadastro biométrico.

No caso de Pedro Avelino, que também passa pelo mesmo processo, o prazo é até 23 de janeiro deste ano. Ontem, a procura foi intensa em todos os cartórios eleitorais.

O processo de recadastramento biométrico está sendo implantado em todo o Brasil pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

No Rio Grande do Norte começou pelos municípios de Macau, Guamaré, Caraúbas, Alexandria, João Dias e Pilões. O município de Pedro Avelino entrou em seguida. Nessas cidades, a experiência será piloto.

A ideia dos ministros do TSE é reduzir as chances de haver fraude no processo eleitoral.

As cidades que estão passando pelo processo de recadastramento dos eleitores já são conhecidas do noticiário local e nacional como complicadas nos processos eleitorais.

DER e prefeituras adotam medidas para conter deslizamento na região serrana

O Departamento Estadual de Estradas e Rodagens (DER) e as prefeituras de Martins, Serrinha dos Pintos e Portalegre, com as primeiras chuvas fortes do ano, deixaram equipes de prontidão para desobstruir, no caso de haver deslizamento de barreiras nas rodovias de acesso à região serrana.

Dos três municípios, a região mais complicada é de acesso a Portalegre para quem vem de Pau dos Ferros, passando por Francisco Dantas. Logo na subida, tem uma grande área de precipitação com vegetação escassa, que geralmente acontece deslizamento, fechando a RN de acesso.

O prefeito Euclides Pereira disse que, depois das chuvas que ocorreram durante o final de semana, enviou equipes para vistoriar a RN nos dois lados de subida da serra. Não havia deslizamento, mas há sinais de que pode acontecer se o inverno ficar intenso.

Na RN de acesso a Martins existem vários pontos que pode ocorrer deslizamento. Nesses pontos, a Prefeitura de Martins e o DER investiram na recuperação da mata e na desobstrução dos canais nas margens da rodovia, para evitar que esta seja destruída com a correnteza.

Resultado do vestibular da UFRN sai hoje

Milhares de candidatos aprovados na primeira fase do vestibular 2010 da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) estão atentos aos meios de comunicação.

O anúncio dos aprovados será feito a partir do meio-dia de hoje, simultaneamente, pela TV Universitária e pela Rádio FM Universitária, em programa especial "Vestibular 2010".

A lista será afixada no Ginásio da UFRN e a partir das 13h estará disponível na internet no site da Comperve (www.comperve.ufrn.br), quando também será divulgado todo o cronograma de cadastramento dos novos alunos.

As provas do vestibular foram realizadas entre os dias 22 e 24 de novembro de 2009 e transcorreram sem atropelos.

Dos 23 mil candidatos que participaram do processo seletivo, 17.796 tiveram suas provas discursivas corrigidas e concorreram às 6.306 vagas oferecidas em 72 cursos da UFRN, entre bacharelados e licenciaturas.

Foram ofertadas 658 vagas a mais que o vestibular do ano passado.Esse aumento é fruto do Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais - REUNI, do Ministério da Educação.

Os cursos contemplados com o aumento de vagas são Medicina, Odontologia, Nutrição, Enfermagem, Gestão em Sistemas e Serviços de Saúde, Bacharelado em Ciência e Tecnologia, Ecologia, Teatro e Música (licenciatura).

Secretaria de Tributação pau-ferrense recebe estrutura

Em Pau dos Ferros, a Secretaria Municipal de Tributação era tida como uma das secretarias que possuíam a pior estrutura física e material, além do menor número de funcionários para realizarem os serviços que são de sua competência.

Há cerca de cinco anos, a estrutura da Secretaria de Tributação resumia-se a uma única sala localizada na sede do Poder Executivo do município, onde contavam com apenas dois velhos computadores para realizar a emissão de Notas Fiscais, confecção e distribuição do IPTU e arrecadação dos demais tributos municipais.

No ano de 2009, mais uma vez realizando um trabalho dentro das exigências da lei, o prefeito Leonardo Rego fez valer o que dita a Lei de Responsabilidade Fiscal, em que os municípios são obrigados a recolher os tributos municipais, visto que o não cumprimento destas normas pode trazer prejuízos aos municípios.

Segundo o secretário de Tributação, Francisco Correia Lima, por falta de arrecadação dos Tributos Municipais, falta essa considerada renúncia de receita, pode vir a dificultar a assinatura de convênios com as outras esferas de Governo.
Neste ano de 2010, a Secretaria de Tributação de Pau dos Ferros conta com uma estrutura que possibilita ao município recolher os tributos de forma justa e equilibrada.

A Secretaria conta com três servidores concursados, sendo um fiscal de tributos. Dois são efetivos por direito adquirido, com expediente no atendimento e na fiscalização da feira livre, e outros quatro servidores com expediente no atendimento.

Neste ano de 2010, a Secretaria de Tributação deve ser transferida para um novo espaço, onde terá condições de realizar suas atividades de forma a melhorar o atendimento e oferecer mais estrutura aos funcionários e contribuintes.

"Desta forma, estamos trabalhando para realizar o que determina a lei. Não estamos trabalhando para sacrificar o contribuinte pau-ferrense. A lei exige que os tributos sejam cobrados, caso contrário, o município e os cidadãos serão penalizados quando não tivermos condições de assinar convênios e receber recursos da União ou mesmo do Estado", afirmou o prefeito Leonardo Rego.

Ministro diz que municípios têm recursos para garantir aumento do piso dos professores

O ministro da Educação, Fernando Haddad, disse na quarta-feira passada, 30, ter convicção de que estados e municípios têm condições de pagar o piso salarial dos professores, no valor de R$ 1.024,67, conforme interpretação da Advocacia-Geral da União (AGU).

O reajuste do piso passou a vigorar em 1º de janeiro de 2010 e corresponde a uma jornada semanal de 40 horas.

Haddad apresenta três razões que justificam a capacidade de governadores e prefeitos de honrar o reajuste de 7,86% no piso dos professores.

A primeira, o aporte adicional de R$ 1 bilhão, a serem transferidos pelo Governo Federal neste ano aos cofres de estados e municípios, com o aumento de 36% nos repasses para merenda e transporte escolares. Governadores e prefeitos haviam solicitado R$ 400 milhões adicionais ao presidente da República.

A segunda razão é o aumento das transferências da União ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB).

Os recursos sobem de R$ 5,07 bilhões em 2009 para R$ 7 bilhões em 2010. Ao juntar a transferência de R$ 1 bilhão da merenda e do transporte com os R$ 2 bilhões de complementação do Fundeb, o ministro diz considerar que o reajuste de 7,86% no piso nacional dos professores é "suportável" para estados e municípios.

A terceira questão relacionada por Haddad refere-se às projeções do Produto Interno Bruto (PIB) para 2010. Todas indicam crescimento de 5% na arrecadação.

O parecer da AGU sobre o índice de reajuste do piso salarial dos professores, em resposta à consulta feita pelo Ministério da Educação, tomou por base a diferença entre o valor efetivo do Fundeb por aluno ao ano praticado em 2008 (R$ 1.132,34) e o de 2009 (R$ 1.221,34).

A diferença apurada é de 7,86%. Com isso, o piso da jornada de 40 horas passa dos R$ 950,00 atuais para R$ 1.024,67 em janeiro de 2010.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Condutor de moto bate em animal na pista e morre na BR 405

O condutor de uma moto Honda NXR 150, de placas HWP-8394/CE, morreu após atropelar um animal que atravessava a BR-405, na saída de Mossoró para a região do Alto Oeste, na noite deste domingo (03).

De acordo com informações repassadas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF/RN), o acidente se deu por volta das 20h10. Uma vaca atravessava a pista e o condutor, identificado como Carlos André de Melo, de 32 anos, não conseguiu desviar e atropelou o animal.

Ainda segundo a PRF/RN, Carlos André morreu no local, enquanto uma passageira que ia na garupa sofreu apenas ferimentos leves e foi socorrida. O acidente se deu no Km 8,4.

Nota do Blog: É uma vergonha o número de animais soltos pelas estradas do Rio Grande do Norte. Só se escuta falar de pessoas morrendo e ninguém faz nada. A omissão do estado é visível. Lamentável!!!

RN recebe mais de R$ 266 milhões de royalties em 2009

Os royalties pagos pela atividade de exploração e produção de petróleo e gás natural na Bacia Potiguar renderam, em 2009, R$ 266,7 milhões ao governo estadual e 96 prefeituras do Estado.

Desse montante, R$ 140,1 milhões foram destinados ao Governo do Estado e R$ 126,6 milhões aos municípios.

O repasse de dezembro foi de R$ 25,2 milhões, sendo R$ 12,7 milhões destinados ao governo do estado do Rio Grande do Norte e R$ 12,4 milhões aos municípios.

Os municípios de Goianinha, Ielmo Marinho e Macaíba receberam o montante de R$ 630,2 mil, cada, por disporem de instalações de medição e transferência de petróleo e/ou gás.

Lista dos aprovados na UFRN sairá amanhã

O resultado geral do Vestibular 2010 da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) será divulgado na próxima terça-feira (5) ao meio-dia. A lista com os 6.307 aprovados no vestibular será divulgada na TV Universitária e na rádio FM Universitária.

O resultado será divulgado ao meio dia na TVU, canal 5 da televisão aberta e 17 da fechada, e na Rádio Universitária. Os nomes dos aprovados também ficarão disponíveis no portal da Comissão Permanente do Vestibular (Comperve) e no ginásio do Campus Universitário.

O vestibular foi aplicado no fim de novembro, nos dias 22, 23 e 24, nas cidades de Natal, Mossoró, Caicó, Currais Novos e Santa Cruz. Após a divulgação do resultado, a universidade ganhará 6.307 novos estudantes.

Deputado deve colocar cargos a disposição da governadora

Informações chegadas ao blog dão conta de que o deputado Robinson Faria (PMN), presidente da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte, colocará, ainda essa semana, os cargos ocupado pelos seus aliados políticos na estrutura do governo do estado, a disposição da governadora Wilma de Faria (PSB).

Robinson aguardará a canetada de Wilma (demitindo os seus liderados) para anunciar, o que todo mundo já sabe, sua aliança com o DEMocratas, onde será o candidato a vice-governador da senadora Rosalba Ciarlini nas eleições de outubro.

No atual cenário (com o nome de Robinson colocado como candidato a governador), Rosalba tem aparecido em primeiro lugar nas pesquisas (uma média de 40 pontos) e Robinson em segundo (com variações entre 12 e 18 pontos)...

Após o anuncio da aliança vamos observar possíveis mudanças nesses números. Com a retirada do nome de Robinson, a senadora Rosalba pode ultrapassar os 50 pontos e, possivelmente, levar o troféu ainda no primeiro turno.

A conferir!

Em 2010, STF tem julgamentos polêmicos sobre fumo, álcool e má formação cerebral

Uma pauta recheada de assuntos controversos aguarda o retorno dos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) em 2010. O Supremo volta a funcionar normalmente no dia 1º de fevereiro, com uma sessão solene de instalação do Ano Judiciário.

Entre os temas polêmicos, a Corte pode ter que decidir se a lei antifumo paulista pode continuar valendo, mesmo com a proibição de fumódromos no Estado, assim como sobre a lei seca, que impede a venda de bebidas alcoólicas nas estradas.

Os ministros também devem firmar entendimento sobre a possibilidade de aborto de bebês anencéfalos, julgamento que, a exemplo do que ocorreu com as pesquisas utilizando células tronco embrionárias, deve trazer muita discussão ao plenário.

Estão ainda na lista do que pode ser examinado pelo STF a questão das cotas raciais, em uma ação relativa às vagas reservadas no ProUni, programa do governo federal.

domingo, 3 de janeiro de 2010

Wilma cria programa de proteção a testemunhas

No apagar das luzes de 2009, o Governo do Estado colocou em funcionamento, no dia 31 de dezembro, o seu programa de proteção às vítimas e testemunhas de crimes ameaçadas de morte.

O Provita – Programa Estadual de Proteção à Vítima e Testemunha, pretende amenizar o sofrimento das vítimas da violência no Estado e colaborar para a redução dos elevados índices de impunidade.

Pesquisa feita com base no noticiário dos jornais impressos, mostra que em 2008 foram cometidos mais de 600 homicídios em todo o Rio Grande do Norte. Desse total, apenas 22% tiveram a autoria identificada.

Por ser um programa de caráter sigiloso, não é divulgado o número de protegidos pela rede solidária nacional.

O Provita-RN foi instituído pela governadora Wilma de Faria (PSB) por meio do decreto nº 21.459 do último dia 16.

Para a execução do programa, o governo federal liberou R$ 600 mil com uma contrapartida do governo do Estado de R$ 60 mil.

Mega-Sena acumula e sorteia R$ 2 milhões na próxima quarta-feira

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 1.141 da Mega-Sena, sorteado na noite deste sábado.

Na próxima quarta-feira (6), a loteria pode pagar R$ 2 milhões ao apostador que acertar os números sorteados no concurso 1.142, segundo estimativas da Caixa Econômica Federal.

Os números sorteados ontem em Tramandaí (RS) foram: 09 - 37 - 40 - 50 - 58 - 60.

Ao todo, seis bilhetes acertaram a quina e cada um vai receber R$ 54.748,35. Outras 683 apostas acertaram a quadra e ganharão R$ 687,07 cada uma.

As apostas para concorrer ao próximo concurso devem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio.