sábado, 29 de agosto de 2009

Robinson visita postos de troca do Cidadão sem Fome



O deputado Robinson Faria, autor da Lei do Cidadão sem Fome, esteve na manhã desta sexta-feira, 28, nos postos de troca do Procon da Zona Norte de Natal e na Central do Cidadão do Alecrim. O deputado conversou com os beneficiários do programa e tirou suas dúvidas sobre quem têm direito às cestas básicas, mediante a apresentação de 25 notas fiscais.

Na Zona Norte de Natal as pessoas aplaudiram a iniciativa e fizeram questão de agradecer a criação do projeto. A boa notícia é que o tempo nas filas deve ser reduzido a partir da próxima semana, com a instalação de mais cinco terminais de cadastro e a adesão do supermercado Nordestão, que disponibilizará terminais nas lojas.

Ao encontrar o deputado Robinson Faria na Central do Cidadão do Alecrim, a dona de casa Maria Inês Soares, de 37 anos, fez questão de valorizar o trabalho do parlamentar. “O Cidadão sem Fome é ótimo. Eu jogava as notas fora e muitas vezes nem pedia no comércio. Agora eu cobro a nota fiscal por onde compro e ainda peço as pessoas para fazerem o mesmo”, disse.

Depoimentos como o de Maria Inês Soares emocionaram o deputado Robinson Faria. “Estou profundamente emocionado com o alcance do Cidadão sem Fome. Sabia da necessidade da população, tanto que apresentei a Lei. Mas conferir de perto a situação é muito mais gratificante para mim. Saio daqui, primeiro agradecendo a Deus, e segundo, renovando as minhas responsabilidades como agente político”, declarou.

Tem direito ao Cidadão sem Fome as famílias cadastradas no Bolsa Família ou com renda per capita de R$ 137,00. Neste último caso, os beneficiários devem pegar uma declaração na Semtas, a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social.

Além disso, é necessário juntar 25 notas fiscais com o valor mínimo de R$ 5,00. Em Natal, nove mil famílias serão beneficiadas todos os meses. As próximas cidades a receber o Cidadão sem Fome serão Parnamirim, São Gonçalo, Nova Cruz e São José de Mipibu, já no mês de setembro.

Larissa Rosado dará resposta a Wilma em reunião

Apesar de o secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Vágner Gutemberg, ter afirmado que a deputada estadual Larissa Rosado (PSB) teria aceitado convite da governadora Wilma de Faria (PSB) para ocupar a vaga deixada pelo deputado estadual Antônio Jácome (PMN) na liderança do Governo na Assembleia Legislativa, a parlamentar afirmou ontem que nada está fechado.

É que a governadora convocou Larissa para uma conversa, à noite, às 19h30.

Contudo, quando a parlamentar chegou à casa de Wilma, ela estava conversando com o presidente da AL, Robinson Faria (PMN).

Ficou acertado que a conversa entre as duas ocorrerá às 10h30 de hoje.

Caso aceite, ela será a primeira mulher a ocupar a liderança na Casa.

Prefeito de Carnaúba dos Dantas é cassado pela justiça

Mais um prefeito é cassado em primeira instância neste ano no Rio Grande do Norte. Alexandre Dantas (PP) e Sérgio Oliveira (PSB), prefeito e vice desse de Carnaúba dos Dantas, perderam o mandato de acordo com julgamento do juiz da 22ª Zona Eleitoral, Marcos José Sampaio de Freitas, na quinta-feira, 27.

Como nos demais casos registrados, a Justiça se baseou em denúncias de captação ilícita de votos na eleição do ano passado. O juiz disse que encaminharia de imediato ao Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE) a decisão de afastamento do prefeito e do vice.

Outra determinação do chefe da 22ª Zona Eleitoral foi repassar o comando do Município para a presidenta da Câmara Municipal, vereadora Adjanira Dantas (PP), que ficará no cargo interinamente até o julgamento do Pleno.

Como cabe recurso da decisão, o prefeito Alexandre Dantas já anunciou que vai recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para permanecer no cargo até o julgamento do mérito pela Corte Eleitoral, que não tem data para ocorrer.

O Rio Grande do Norte já tem cinco prefeitos cassados, fora os que retornaram aos cargos após recorrer ao TRE. São eles: Ednardo Moura (Patu), Mozaniel Rodrigues (Guamaré), Daize Florêncio (Espírito Santo), Laércio José (São José do Campestre) e Jaime Batista (Angicos).

Hoje tem América e Guarani/SP no Machadão

Após duas goleadas sofridas e com o técnico Roberto Fonseca sob o fio da navalha, o América entra em campo hoje, às 16h10, com a obrigação de vencer o Guarani/SP no estádio Machadão para evitar de, pela primeira vez na competição, visitar a zona de rebaixamento para a Série C neste Campeonato Brasileiro.

Na primeira partida entre as duas equipes no campeonato, o Bugre levou a melhor e venceu, em casa, pelo placar de 1 a 0.

ABC perde e é o novo lanterna do Brasileiro da Série B

Num jogo em que teve dois homens expulsos no segundo tempo e sofreu um gol irregular, o ABC não resistiu ao Figueirense e acabou derrotado pela equipe catarinense por 1 a 0, no estádio Orlando Scarpelli, em Santa Catarina, na noite de ontem, em jogo válido pela 21ª rodada da Série B.

O gol do Figueira foi marcador por Marcelo. Com este placar, aliado a vitória do Campinense sobre o Brasiliense, o time potiguar é o novo lanterna da competição com 18 pontos, dois a menos que os paraibanos.

Na próxima rodada, o adversário será o Juventude, no próximo sábado, em Natal.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Nilton Figueiredo é convidado para assumir PMDB pauferrense, revela fonte

O ex-prefeito de Pau dos Ferros, médico Nilton Figueiredo (PP), tem nome cotado para assumir o comando do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), em Pau dos Ferros.

A informação partiu de assessores do partido em Natal.

Segundo a fonte, Figueiredo estaria sendo “assediado” por interlocutores do deputado federal Henrique Eduardo Alves, presidente estadual da sigla, que teriam a missão de “arrastar” Nilton Figueiredo como forma de fortalecer o maior partido do Brasil em solo pauferrense.

“É certo que o comando do PMDB em Pau dos Ferros sairá das mãos de dona Maria Rego e Nilton vem sendo apontado como o melhor nome para manter o partido fortalecido em Pau dos Ferros”, disse à fonte que terá nome preservado pelo blog.

Procurado pelo blog na noite de ontem, o ex-prefeito Nilton Figueiredo não foi localizado. Um novo contato será mantido durante o dia de hoje e, certamente voltaremos com detalhes acerca do assunto em tela.

Veja daqui a pouco aqui no blog:

Nilton Figueiredo pode assumir presidência do PMDB pauferrense

Gustavo Carvalho pode voltar a assumir liderança do governo na AL

A saída do deputado estadual Antônio Jácome (PMN) da liderança do Governo na Assembleia Legislativa e a provável indicação da governadora Wilma de Faria (PSB) para que o deputado estadual Gustavo Carvalho (PSB) assuma a função onfirma "Guga" literalmente como porta voz do governo do Estado.

Caso Gustavo seja efetivado no lugar de Jácome, é a confirmação relacionada à especulação de que ele teria afirmado com o aval da própria governadora - em entrevista ao jornal Tribuna do Norte - que o PSB tinha definido o candidato ao Governo do Estado e que o nome seria o vice-governador Iberê Ferreira de Sousa.

Antônio Jácome alegou falta de tempo para conciliar a função de líder do Governo com o contato que pretende intensificar com suas bases no interior do Rio Grande do Norte.

O nome de Gustavo Carvalho é tido como certo, já que ele é da confiança da governadora e já foi chefe da Casa Civil do Governo do Estado, cargo atualmente ocupado por Vágner Gutemberg.

Nélter Queiroz diz que o PMDB já é da base governista no RN

O deputado estadual Nélter Queiroz (PMDB) afirmou que o seu partido é integrante da base de sustentação política da governadora Wilma de Faria (PSB) na Assembleia Legislativa.

Entrevistado ontem no Jornal do Dia (TV Pontanegra), ele disse que tem apoiado as ações do Poder Executivo norte-rio-grandense com o aval do presidente estadual do Partido do Movimento Democrático Brasileiro, deputado federal Henrique Eduardo Alves.

Nélter reconheceu que alguns deputados divergem desse posicionamento, enquanto outros oferecem sustentação política ao governo.

"O deputado Poty Júnior apoia declaradamente o governo estadual. O deputado estadual Walter Alves apoia alguns pontos e a governadora Wilma de Faria deu um destaque a um projeto de lei de autoria dele e sancionou a proposta em solenidade no próprio palácio do governo. Eu acho que com tudo isso, termina se criando uma simpatia muito grande", comentou o parlamentar, lembrando que uma pesquisa realizada pelo Ibope indicou que a população deseja a união de Garibaldi Filho e a governadora Wilma de Faria em 2010.

O deputado estadual Nélter Queiroz disse que aprovou a decisão do presidente do PMDB, deputado federal Henrique Eduardo Alves em criar a Unidade Potiguar, agrupar legendas como PMN, PR e PP.

Ele assinala que o seu desejo é que legendas como o PSB da governadora Wilma de Faria e o PT se una em torno do projeto da Unidade Potiguar para 2010. "O meu desejo é para que façamos uma grande união com os partidos da base de apoio a governadora Wilma de Faria e também do presidente Lula", disse.

Deputado acredita na vitória da chapa governista em 2010

Nélter Queiroz afirmou ainda que não tem qualquer dúvida quanto à vitória do grupo governista nas eleições de 2010, caso todas as legendas estejam unidas no próximo ano.

O parlamentar peemedebista ressaltou que as obras que foram feitas tanto do Governo do Estado quanto do Governo Federal, serão todas reconhecidas pela população norte-rio-grandense.

Em relação ao seu mandato, o parlamentar afirmou que tem solicitado ao governo estadual infra-estrutura para que seja feito o serviço de asfaltamento de estradas no interior do Rio Grande do Norte.

Ele assinala que esse tipo de benefício vai proporcionar a interiorização da atividade turística no Estado.

Nélter Queiroz cita como exemplo a cidade histórica de Acari que possui o açude Gargalheiras e ao seu redor existe a chamada 'prainha' que compreende no máximo três quilômetros, trecho suficiente para se revitalizar o local atraindo inúmeros turistas e muitos visitantes.

Nelter destaca acusações contra Rosalba como dificuldades para apoio do PMDB

Nélter Queiroz excluiu os Democratas (DEM) e o PSDB das possibilidades de aliança do seu PMDB para 2010 exatamente em função do posicionamento adotado pelas agremiações, no caso, de oposição ao governo wilmista e também do presidente Lula.

"Politicamente, eu não vejo como unir o PMDB com o PSDB e os Democratas no Estado", disse o parlamentar fazendo questão de citar que existe um ponto pessoal na questão e envolve a senadora Rosalba Ciarlini Rosado (DEM).

Nélter disse que votou para que ela fosse eleita senadora da República.

"Todo o Rio Grande do Norte viu com tristeza a notícia publicada nacionalmente onde a senadora Rosalba foi acusada de usar dinheiro público para pagar hotel para os seus familiares, no Nordeste e também fora do país. Fica difícil para nós defendermos o nome de Rosalba para o governo", observou.

Governo nomeia novos defensores públicos do Estado

A Defensoria Pública do Rio Grande do Norte (DPE) está ganhando novos integrantes. Ontem, 26, a governadora Wilma de Faria nomeou mais 18 defensores substitutos, já aprovados em concurso público.

A lista dos profissionais foi publicada na edição de quarta-feira do Diário Oficial do Estado. A posse deles está prevista para o dia 15 de setembro, o que levará a DPE a contar com um quadro de 43 defensores.

De acordo com o defensor público geral, Paulo Linhares, a nomeação feita pela governadora vai garantir a ampliação e o aperfeiçoamento dos serviços prestados pelo órgão, atualmente composto por 25 defensores.

"Isso significa que poderemos obter avanços importantes para a camada mais carente da sociedade que não dispõe de condições financeiras para contratar serviços de assistência jurídica", afirma Linhares.

O defensor público geral ressalta o esforço do atual governo para dotar a Defensoria Pública do Estado de uma estrutura condizente com sua importância social.

Ele lembra que o órgão não existia no Rio Grande do Norte antes de 2005 e que, até o ano passado, só contava com dois defensores para atender a toda a demanda do Estado.

A Defensoria tem como atribuição a prestação gratuita de orientação jurídica, assistência judicial e extrajudicial integral aos moradores que não possuem recursos financeiros para contratar os serviços de um advogado, nem para arcar com os custos de um processo, seja ele administrativo ou judicial.


Relação dos defensores nomeados:

1 - Ana Lúcia Raymundo
2 - Disiane de Fátima Araújo da Costa
3 - Maria Tereza Gadelha Grilo
4 - Serjano Marcos Torquato Valle
5 - Bruno Henrique Magalhães Branco
6 - Brena Miranda Bezerra
7 - Paulo Maycon Costa da Silva
8 - Hissa Cristiany Gurgel da Nóbrega Pereira
9 - José Alberto Calazans
10 - Otília Schumacher Duarte de Carvalho
11 - Fernanda Greyce de Sousa Fernandes
12 - Rodrigo Gomes da Costa Lira
13 - Igor Melo de Araújo
14 - Francisco de Paulo Leite Sobrinho
15 - Maria de Lourdes da Silveira Barra
16 - Flávia Joanalina de Oliveira Santos
17 - Bruno José Souza de Azevedo
18 - Dijosete Veríssimo da Costa Júnior

RN cumpre prazos definidos pela Fifa e já tem licença ambiental

O Rio Grande do Norte larga mais uma vez na frente e dá mais um passo importante para a concretização do projeto Complexo das Dunas.

Na manhã de ontem, a governadora Wilma de Faria recebeu da Prefeitura de Natal a licença prévia ambiental que assegura ao Governo do Estado dar prosseguimento ao processo de viabilização do projeto que visa sediar jogos da Copa do Mundo de 2014.

O documento foi entregue pela prefeita Micarla de Souza em audiência na sede da Governadoria. Natal é a primeira das 12 cidades sedes do Mundial a cumprir o prazo para a concessão da licença ambiental.

A licença ambiental coloca o Estado dentro dos prazos estabelecidos pela Federação Internacional de Futebol (FIFA), por meio de um cronograma de ações e obras, a serem rigorosamente cumpridos pelas 12 cidades habilitadas a sediar os jogos do Mundial.

O governo trabalha agora para compor a Sociedade de Propósitos Específicos (SPE), uma espécie de consórcio de empresas, que vai empreender o leilão das áreas a serem privatizadas, gerir os recursos advindos desse leilão e administrar a construção do estádio.

De acordo com o secretário estadual de Turismo, Fernando Fernandes, pelo menos 12 empresas já mostraram interesse em compor a SPE, que precisa estar constituída entre o final de setembro e primeira quinzena de outubro.

O projeto Estádio das Dunas está orçado em R$ 300 milhões, mas a expectativa com o leilão, segundo Fernando Fernandes, é levantar recursos da ordem de R$ 400 milhões. O projeto potiguar, de acordo com o secretário, é tido pelo BNDES como o mais barato do país e com modelagem jurídica das mais viáveis.

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Cidades do Oeste estão entre as dez do estado em qualidade de vida. Pau dos Ferros é a 5a

A região Oeste aparece com destaque na avaliação geral do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) de 2006, ficando com cinco posições na lista dos dez melhores municípios potiguares. Saúde e educação são os principais destaques. A geração de emprego foi uma das únicas áreas que apresentou retração com destaque para 48 cidades.

Um exemplo é o município de Caraúbas, que avançou oito posições e agora é a oitava melhor cidade do estado do Rio Grande do Norte. No ranking, o município se destacou por ter sido um dos únicos a apresentar um crescimento de exatos 100% (no último resultado era o 16º).

A região Oeste tem dez municípios nas dez primeiras posições da lista da saúde. A maioria está no entorno de Pau dos Ferros, no Alto Oeste. Riacho de Santana, José da Penha, Pau dos Ferros, São Francisco do Oeste, Água Nova, Encanto, Taboleiro Grande, Francisco Dantas, Luis Gomes e Paraná aparecem com destaque.

Dos dez municípios, surpreendentemente Riacho de Santana está no topo, mesmo estando localizado numa das áreas mais remotas da tromba do elefante, à sombra da serra de São José, divisa com os estados da Paraíba e Ceará.

A capital do Alto Oeste também apresenta bom desempenho. É o quinto no quesito educação, mas sobe para o terceiro quando o assunto é saúde. Apodi teve bom desempenho entre os anos de 2005 para 2006, com evolução de 17,2% no índice geral.

A pequena cidade de Martins também aparece bem no ranking numa posição intermediária (54ª), superando mais de 100 cidades, entre elas Areia Branca, Almino Afonso, Marcelino Vieira, Baraúna, Tenente Ananias, Assu, Upanema, Umarizal, Campo Grande, Alexandria, entre outras.

Cidades como Alexandria, Umarizal, Felipe Guerra e Paraú não são bem avaliadas pelo IFDM

Na contramão dos números, aparece a cidade de Paraú, amargando o 158° lugar no ranking geral, com o pior índice de desempenho na saúde.

Próximo dela aparece o município de Alexandria, na ponta da tromba do elefante, considerada uma cidade de médio porte por ser polo.

Ela está entre as piores do Estado na 152ª posição. A situação piora quando o assunto é saúde, ficando na 164ª posição e 76ª na educação.

Umarizal e Felipe Guerra amargam também na ponta da fila. A primeira na 117ª e a segunda na 133ª posição.

ÍNDICE FIRJAN

O IFDM foi criado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN), para suprir a falta de um indicador de crescimento econômico e social dos municípios com maior regularidade, uma vez que o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), elaborado pela Organização das Nações Unidas, só é publicado a cada dez anos com base no censo demográfico do IBGE. O intervalo de medição vai de 0 a 1.

Motorista de carreta de Pau dos Ferros é a quarta vítima de acidente grave na BR-316

O motorista da carreta, JLP 7077/Pau dos Ferros (RN), Raimundo Filho, 29 anos, que se envolveu em um violento acidente no começo da manhã de segunda-feira, 24, na localidade conhecida como Serra das Pias, em Palmeira dos Índios, morreu, momentos após dar entrada na Unidade de Emergência Daniel Houly de Almeida, em Arapiraca (AL). Ele foi a quarta vítima fatal do acidente ocorrido na BR-316, no trecho do agreste alagoano. No local, morreram João Neto Tavares, 26, e Josué Leite Bezerra, 65, que estavam na motocicleta NLZ-7054.

Segundo informações da polícia, a terceira vítima, identificada como Fabrício Colatino dos Santos, 21, teria pedido uma carona ao 'carreteiro' e também morreu no momento da colisão. Todos os corpos foram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) de Arapiraca, onde foram submetidos à necropsia e posteriormente liberados para sepultamento.

De acordo com informações, o condutor da carreta teria perdido o controle do caminhão e 'atropelado' a motocicleta e seus ocupantes, que tiveram morte instantânea. A carreta estava carregada de sal e havia saído de Mossoró com destino à capital alagoana.

Presidente Lula não quer apoio do PMDB/RN a Rosalba

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) considerou inadmissível o apoio do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) à postulação da senadora Rosalba Ciarlini Rosado (DEM) ao governo do Rio Grande do Norte nas eleições do próximo ano.

De acordo com informações publicadas na imprensa nacional, o chefe do Poder Executivo brasileiro reuniu-se com o líder do PMDB na Câmara Federal, deputado Henrique Eduardo Alves, além do líder do PT na Casa, deputado Candido Vacarezza (SP).

O encontro contou ainda com a participação do presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), deputado federal Ricardo Berzoini (SP), e o presidente nacional do PMDB, deputado federal Michel Temer (SP).

Coube ao parlamentar do Rio Grande do Norte apresentar um mapa com a situação política e sucessória nos Estados.

Em relação ao Rio Grande do Norte, Henrique Eduardo Alves informou ao presidente da República que o seu primo, o senador Garibaldi Alves Filho (PMDB), estava flertando com a candidatura da senadora Rosalba Rosado ao governo estadual.

Conforme informações que circularam na grande imprensa ontem, o presidente Lula rejeitou essa possibilidade e solicitou ao deputado federal Henrique Eduardo Alves que interceda junto a Garibaldi Filho para que ele adote um novo posicionamento em relação ao processo sucessório de 2010.

"Quem? Qualquer pessoa, menos a candidata de Agripino Maia", disse o presidente da República ao ser informado do quadro sucessório em nível de Estado.

Segundo reportagem publicada no jornal O Estado de São Paulo, o encontro ocorrido na segunda-feira passada em São Paulo teve como objetivo tentar resolver as pendências entre o PT e o PMDB nas candidaturas estaduais e promover uma aliança com o partido em busca de eleger a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, no embate de 2010.

Blogueiro diz que Lula aprovou Unidade Potiguar

O jornalista Ricardo Rosado informou em seu blog (www.fatorrrh.com.br) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva aprovou a criação da Unidade Potiguar.

Lula considerou importante a iniciativa, na medida em que agrupa além do PMDB, o Partido da Mobilização Nacional (PMN), Partido da República (PR), Partido Progressista (PP) e também o Partido Socialista Brasileiro (PSB) e o Partido Comunista do Brasil (PC do B).

"O presidente Lula aprovou a criação da Unidade Potiguar, formada pelos deputados federais Henrique Eduardo Alves, João Maia e Fábio Faria, além do deputado estadual Robinson Faria, aproximando o PMDB, o PP, PR e PMN, numa aliança política para 2010 em torno do Governo Lula, incluindo o PSB, o PT e o PCdoB. Coube ao deputado Henrique Alves, na reunião de ontem, narrar a situação da base aliada do Governo e o esforço para mantê-la unida em torno da candidatura da Ministra Dilma Rousseff para presidente da República", revelou Ricardo Rosado.

"Eu confio na condução do processo, na sua experiência para manter a base unida em torno da ministra Dilma e da governadora Wilma de Faria", afirmou o presidente da República.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Juiz determina que funcionários afastados por Érica Rego voltem ao trabalho

Ava Maria e Clenildo Maia foram afastados por suposta perseguição da diretora do Laboratório Regional de Pau dos Ferros e primeira-dama, Érica Rego

Lembram quando publicamos que o Ministério Público abriu Procedimento Investigatório Criminal, de registro cronológico n. 08/2009, com o objetivo de apurar suposto crime de falsificação de resultados de exames laboratoriais cometido pela senhora Érica Carolina Cavalcante de Paula Rego, diretora do Laboratório Central de Referência Regional de Pau dos Ferros?

A história ainda está rendendo e tem novidades, só que em outra esfera.

Explico: O fato é que após a abertura dos procedimentos judiciais por parte do Ministério Público, dois funcionários do Estado, lotados no Laboratório sob o comando da primeira-dama de Pau dos Ferros, foram devolvidos, através de Ato Administrativo, e ficaram sem função na estrutura da saúde estadual.

O motivo? Suposta perseguição pelos mesmos terem sido responsáveis pela denúncia feita ao Ministério Público, resultando na abertura do Procedimento Investigatório Criminal.

Afastados das suas funções, sem justificativa, Ava Maria e Clenilton Maia procuraram os advogados Aldeberto Coelho e Reinaldo Bezerra que deram entrada com um Mandado de Segurança na justiça pauferrense.

O juiz de Direito Osvaldo Cândido de Lima Júnior deferiu, parcialmente, a medida Liminar constante no Mandado de Segurança e determinou a suspensão do Ato Administrativo assinado pela diretora do Laboratório e primeira-dama Érica Cavalcante Rego, como também a volta imediata dos dois funcionários que se encontram afastados.

O magistrado estipulou um prazo de 48h (quarenta e oito horas) para que a Diretora do Laboratório, Érica Rego cumpra a decisão sob pena de multa diária no valor de R$ 10.000,00 (dez mil reais).

Abaixo, a decisão na íntegra, retirada do site do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte – TJRN:


DECISÃO: Ante o exposto, DEFIRO parcialmente a liminar requerida na inicial para SUSPENDER os efeitos do ato administrativo que determinou a restituição da impetrante, a qual deverá voltar a exercer as suas funções no LABORATÓRIO CENTRAL DE REFERÊNCIA REGIONAL, até ulterior deliberação, devendo a autoridade coatora adotar, no prazo de 48 (quarenta e oito) horas, as providências administrativas necessárias à fiel observância desta decisão, garantindo a impetrante os materiais necessários para o exercício de seu mister, assegurado-lhe o cumprimento da carga horária legalmente estabelecida, com a assinatura do respectivo livro de ponto na entrada e na saída, o recebimento integral de seus vencimentos pelos dias trabalhados, vedada, ainda à autoridade coatora qualquer anotação em sua ficha funcional, enquanto perdurar a presente medida. FIXO MULTA DIÁRIA no valor de R$ 10.000,00 (dez mil reais), a incidir na pessoa da DIRETORA DO LABORATÓRIO CENTRAL DE REFERÊNCIA REGIONAL, Sra. Èrica Carolina Cavalcente de Paula Rego, para a hipótese de descumprimento da presente decisão. CIENTIFIQUE-SE, ainda, a Diretora do Laboratório Central de Referência Regional que o descumprimento desta decisão ensejará, ainda o imediato encaminhamento de peças ao Ministério Público para apurar a prática dos crimes de prevaricação e/ou desobediência. INTIME-SE, pessoalmente, a Diretora do Laboratório Central de Referência Regional ou quem suas vezes fizer, encaminhando-se cópia integral da presente decisão para o cumprimento, com as advertências supra. NOTIFIQUE-SE, ainda, a autoridade apontada como coatora do conteúdo da petição inicial, enviando-lhe a segunda via apresentada com as cópias dos documentos, a fim de que, no prazo de 10 (dez) dias, preste as informações. DÊ-SE ciência do feito ao órgão de representação judicial da pessoa jurídica interessada, enviando-lhe cópia da inicial sem documentos, para que, querendo, ingresse no feito, bem como tomar ciência das irregularidades denunciadas. Decorrido o prazo supra, com ou sem as informações, abra-se vista ao Ministério Público, pelo prazo de 5 (cinco) dias, para emissão de parecer. Ultimadas essas providências, voltem-me os autos imediatamente conclusos para julgamento. Defiro a gratuidade da justiça à impetrante. Pasta de interlocutórias. Intimem-se. Cumpra-se, COM URGÊNCIA. Pau dos Ferros, 20 de agosto de 2009. Osvaldo Cândido de Lima Júnior Juiz de Direito em Substituição Legal (6) Advogados(s): Audeberto de Alencar Coêlho (OAB 5977/RN)

A maquiagem da estrutura governamental pauferrense

O prefeito de Pau dos Ferros, Leonardo Rego assinou a ordem de serviço para instalação de iluminação do Estádio Municipal 09 de Janeiro. A obra de iluminação foi orçada no valor de R$ 140.000,00.

Ora, ta certo que a iluminação é uma necessidade, mas não vem sendo a prioridade das praças de esportes pauferrenses.

O próprio Estádio 09 de Janeiro está agonizando, as vésperas da estréia da equipe Centenário de Pau dos Ferros na segundona do campeonato estadual de futebol.

O Ginásio de Esportes Professor João Faustino, esse coitado... Está caindo aos pedaços. Quem também está com uma estrutura ‘baquiada’ é o Ginásio Poliesportivo do bairro Riacho do Meio.

O fato é que o prefeito de Pau dos Ferros faz um estardalhaço danado para anunciar a iluminação do 09 de Janeiro e parece esquecer ou simplesmente virar as costas para outros problemas graves que vem gerando a falta de incentivo ao esporte local.

Pau dos Ferros receberá Grupo de Apoio à Execução Penal

O Grupo de Apoio à Execução Penal (GAEP) da Corregedoria Geral da Justiça do Rio Grande do Norte, nos dias 17 a 19 de agosto de 2009, realizou inspeção nos estabelecimentos prisionais da Comarca de Nova Cruz, ocasião em que foram examinados 193 processos de 85 apenados, resultando na mudança de regime de 9 penitentes.

Na primeira semana de agosto, o Gaep já havia estado na Comarca de Parnamirim, onde foram analisados 920 processos de 471 presos. Mesmo estando em fase de conclusão, os trabalhos já resultaram em mais de 100 alterações no regime prisional.

Na próxima semana será a vez das penitenciárias localizadas nos municípios de Caraúbas e Pau dos Ferros, onde se encontram mais 260 presos.

Desde sua criação, o Gaep foi responsável pela concessão do direito de liberdade a que faziam jus, em Natal, nove mulheres, 39 homens, 14 custodiados em unidades de tratamento psiquiátrico; em Caicó, 40 presos; em Nova Cruz, nove...

Ou seja, 111 pessoas obtiveram o direito de liberdade garantido pela Constituição Federal e pelas leis processuais penais.

Sancionada por Lula, Lei contra estupro e pedofilia é mais severa

A Lei 12.015, sancionada no dia 7 deste mês, estabelece penas maiores para crimes sexuais como pedofilia, assédio sexual contra menores e estupro seguido de morte, além de tipificar o crime de tráfico de pessoas. A nova lei foi publicada no Diário Oficial da União no dia 10 de agosto.

A partir de agora, todos os crimes sexuais que constam na lei podem sofrer aumento de 50% da pena quando o ato resultar em gravidez. Quando o autor do crime sabia ou deveria saber que possui uma Doença Sexualmente Transmissível e for transmitida à vítima, a pena pode aumentar de um sexto até metade da pena prevista.

O crime de estupro contra maiores de 18 anos continua com pena prevista de seis a dez anos. Mas, quando o ato for contra pessoas entre 14 e 18 anos, a pena passa a ser de oito a 12 anos.

Se o estupro resultar em morte, o acusado pode pegar de 12 a 30 anos de cadeia. A violação sexual mediante fraude pode resultar em dois a seis anos de prisão e é passível também de multa se houver interesse econômico na prática do crime.

Pessoas menores de 14 anos ou que, por qualquer motivo, não podem oferecer resistência, são caracterizadas como vulneráveis, e o crime de estupro contra estas tem pena maior, que vai de oito a 15 anos. Se o ato resultar em morte, o período de cadeia também pode chegar a 30 anos.

Para o assédio sexual, a pena de um a dois anos agora pode ser aumentada.

Adolescente atira e mata agricultor em festa de vaquejada em Apodi

Uma discussão por motivação fútil, seguido de uma agressão provocada por Projétil de Arma de Fogo (PAF), acarretou na morte do agricultor Aldo Cortez Dantas Júnior, 26 anos, que residia na Rua Joaquim Teixeira de Moura, 145, no centro da cidade de Apodi.

O autor dos disparos, um adolescente de 17 anos, que mora na cidade de Mossoró, foi preso em flagrante e de posse da arma do crime.

Encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil (DPC) local, ele foi submetido aos procedimentos cabíveis na esfera judicial, e nesta segunda-feira, 24, foi transferido para o Centro de Educação de Crianças (CEDUC) de Mossoró onde vai permanecer à disposição da Vara da Infância e Juventude.

A atitude do menor, segundo informações obtidas pela equipe de reportagem da GAZETA DO OESTE, causou revolta em dezenas de pessoas que se encontravam próximo de onde a ocorrência foi registrada e a chegada da polícia, evitou que algo de natureza mais grave pudesse acontecer.

Na noite de sábado, 22, por volta das 23h, vítima e acusado se encontravam em um logradouro próximo de onde se realizava uma tradicional festa de vaquejada quando de repente ouviram-se dois tiros e Aldo Cortez caiu.

Algumas pessoas presentes se encarregaram de deter o menor e entregá-lo à polícia, enquanto outro grupo prestou socorro ao ferido que morreu antes de dar entrada no Hospital Regional Hélio Morais Marinho (HRHMM).

NA DPC, para onde foi levado, o adolescente, que apresentava fortes sinais de embriaguês, foi ouvido pelo bacharel Célio Fonseca, delegado de Polícia Civil e apontou como versão para o caso, ter agido em sua própria defesa. "Ele disse que vítima jogou um copo de cerveja em seu rosto.

É a versão dele contra a do que morreu", disse um agente de polícia em contato com a equipe de reportagem.

Ainda na noite de sábado, 22, o cadáver de Aldo Cortez foi removido para o Instituto Técnico-científico de Polícia (ITEP) e submetido à necropsia. Seu sepultamento deu-se na tarde de domingo, 23, no cemitério público desta cidade.

Prefeitura divulga programação da 13ª Finecap

A Prefeitura de Pau dos Ferros em parceria com o Ministério do Turismo e o Governo Federal realiza a 13ª edição da Feira Intermunicipal de Educação, Cultura, Turismo e Negócios do Alto Oeste potiguar (FINECAP), que será realizada nos dias 3, 4, 5 e 6 de Setembro, na Praça de Eventos Nossa Senhora da Conceição.

Veja abaixo a programação musical da Finecap 2009

Dia 03/09/09 (quinta-feira) - Cavaleiros do Forró e Forró da Pegação
Dia 04/09/09 (sexta-feira) - Forró Sacudido, Garota Safada Anízio Júnior.
Dia 05/09/09 (sábado) - Fábio Júnior, Rita de Cássia e Forró Arreio de Prata.
Dia 06/09/09 (domingo) - Banda Calypso, Nilson Viana e Forró Menina Dengosa.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Gripe suína: negligência médica pode ter causado morte de paciente

A primeira pessoa a morrer por complicações da gripe A no Rio Grande do Norte era uma mulher com idade entre 35 e 45 anos e residia no interior do Estado, onde chegou a ser atendida por três vezes no hospital (ver postagem abaixo).

“Somente na terceira vez, foi encaminhada ao Walfredo Gurgel, onde já chegou com complicações respiratórias e pneumonia”, informou a subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde Pública, Juliana Araújo.

Logo após a chegada, a paciente teve secreções coletadas para o exame realizado no Instituto Evandro Chagas no Pará e recebeu o Tamiflu, mas não resistiu. “Ela chegou à noite e faleceu na manhã seguinte”.

Era 15 de agosto e somente nesta segunda-feira (24) veio a confirmação de que ela estava infectada com o vírus H1N1.

Segundo a subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica, as pessoas que tiveram contato com a paciente não apresentaram sinais da doença.

De acordo com o relatório da ficha clínica da mulher, os primeiros sintomas apareceram no dia 7 deste mês e o agravamento se deu no dia 11.

Apesar da demora do diagnóstico, Juliana não culpa os médicos. “Não dá para dizer que se esse profissional tivesse encaminhado logo, ela teria sobrevivido”.

Além disso, “de acordo com relatos de familiares, a paciente já tinha predisposição a complicações respiratórias”.

Nem os nomes dos médicos, nem a cidade foi divulgada pela Secretaria Estadual de Saúde Pública para evitar especulações acerca da identidade da vítima, de acordo com Juliana Araújo.

“O Ministério da Saúde prioriza o sigilo dos pacientes”, diz ela, que orienta as pessoas a manter as precauções já repassadas pela Secretaria de Saúde, apesar da confirmação: o vírus da gripe suína está circulando livremente pelo Rio Grande do Norte.

Exame confirma primeira morte de paciente por gripe suína no Rio Grande do Norte

A Secretaria de Estado da Saúde Pública informa que recebeu hoje o laudo que confirma uma morte por Influenza A (H1N1) no Rio Grande do Norte.

Trata-se de uma pessoa que morreu no último dia 15, no Hospital Walfredo Gurgel, tendo dado entrada pelo pronto socorro Clóvis Sarinho no dia 14.

O atual quadro da gripe no Estado é o seguinte: 31 confirmados; 42 descartados e um óbito.

Senado pretende autorizar propaganda eleitoral na internet

Uma das mudanças à minirreforma eleitoral da Câmara Federal proposta pelos senadores Eduardo Azeredo, da Comissão de Ciência e Tecnologia, e Marco Maciel da Comissão de Constituição e Justiça, é a liberação de propaganda eleitoral pela internet.

A votação das duas Comissões será feita de forma conjunta na quarta-feira (26). A ideia é que a proposta seja aprovada ainda esta semana para passar por nova votação na Câmara Federal.

Para entrar em vigor em 2010, a minirreforma deve ser sancionada pelo presidente Lula até 2 de outubro.

De acordo com Azeredo, a intenção é aplicar as mesmas regras válidas para jornais e revistas para propaganda, limitando o espaço a um oitavo da tela.

Por outro lado, os sites e portais deverão oferecer o mesmo espaço aos candidatos em matérias e debates, assim como acontece na TV e rádio.

O texto também prevê doação de pessoa física pela internet, inclusive por cartão de crédito. O limite é de 10% da renda anual.

Além disso, os candidatos terão direito de resposta na internet e o site terá que tirar do ar a matéria até 24h depois de ser notificado pela Justiça Eleitoral.

Confira outras mudanças contidas no texto

- o texto regulamenta a "doação oculta", em que os partidos podem receber doações de campanha e repassá-las aos candidatos. Essa medida é criticada porque os partidos, ao contrário dos candidatos, só declaram as doações um ano depois das eleições, e por isso não podem ser monitorados na vigência do pleito;

- políticos que respondam a processos na Justiça continuam podendo se candidatar; apenas a sentença final permite a cassação;

- os candidatos continuam tendo direito de resposta contra;

- os candidatos terão mais liberdade durante a pré-campanha, que termina em julho de 2010. Eles podem aparecer na mídia, mas sem pedir votos;

- não será permitidos outdoors e pintura em muro pelos candiatos; por outro lado, os mecanismos móveis como cavaletes poderão ser usados;

- os senadores terão mais tempo na TV e rádio quando a eleição for dupla, como acontecerá em 2010. O tempo virá dos tempos do candidato a governo e deputado estadual.

Sobe para 31 o número de casos de Gripe Suína no Estado

A Secretaria Estadual de Saúde Público (Sesap) confirmou nesta sexta-feira (21) mais seis casos de gripe suína no Rio Grande do Norte. O número de casos confirmados de gripe no RN subiu para 31.

Apesar da confirmação dos casos, os seis novos pacientes passam bem. Segundo a técnica responsável pelo programa Influenza na Sesap, Estela Leal, ainda não há indícios se o vírus circula ou não no RN.

"Estamos estudando a forma de contágio desses novos casos para confirmar se o vírus já circula por aqui." Uma das dificuldades da Sesap é a demora do resultado dos exames para a confirmação de gripe suína.

"A partir do momento que o material coletado chega ao laboratório, demora cerca de 10 dias para chegar os resultados." disse Estela.

Sobre o preso da Delegacia de Macaíba que apresentou os sintomas da gripe A, a Sesap ainda não tem a confirmação do caso.

domingo, 23 de agosto de 2009

ADUERN realiza eleições na próxima quarta-feira

Decorrido o prazo para inscrições (até o dia 19 de agosto) de chapas, apenas uma – "Mobilizar-se para Valorizar" – se inscreveu para concorrer à Diretoria da Associação dos Docentes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (ADUERN) para o biênio 2009/2011.

Estão aptos a votar os docentes associados à Aduern até 26/07/2009 e que estejam em dia com suas obrigações estatutárias, além de docentes aposentados. A votação ocorrerá no dia 26 de agosto das 8 h às 21:00 h, na sede da ADUERN, em Mossoró, e simultaneamente nos campi de Pau dos Ferros, Patu, Assu, Natal e Caicó.

A chapa registrada é composta pelos seguintes docentes:

PRESIDENTE
Flaubert Fernandes Torquato Lopes
Ciências Econômicas – Campus de Pau dos Ferros

VICE-PRESIDENTE
Raimundo Nonato do Vale Neto
Gestão Ambiental – Campus de Mossoró

SECRETÁRIO
Galileu Galilei Medeiros de Souza
Filosofia – Campus de Caicó

SECRETÁRIO-ADJUNTO
Zacarias Marinho
Pedagogia – Campus de Mossoró

TESOUREIRO
Antônio Gautier Farias Falconieri
Química – Campus de Mossoró

TESOUREIRO ADJUNTO
Fabio Ricardo Silva Bezerra
Geografia – Campus de Mossoró

DIRETORA DE CULTURA
Flávia Spinelli Braga
Geografia – Campus de Pau dos Ferros

DIRETOR-ADJUNTO DE CULTURA
Lindercy Francisco Tomé de Souza Lins
História – Campus de Mossoró

DIRETOR DO SETOR APOSENTADOS
Carlos Alberto de Lima Filgueira

DIRETOR-ADJUNTO DO SETOR APOSENTADOS
Francisca Otília Neta

Ninguém acerta a Mega-Sena; prêmio sobe para R$ 5 milhões

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 1102, realizado na noite deste sábado em Santana, Amapá.

Com isso, o próximo sorteio, a ser realizado na quarta-feira, deverá pagar R$ 5 milhões.

No sorteio deste sábado, 83 apostadores acertaram a quina, que pagará R$ 15,5 mil. Já os 5.695 acertadores da quadra vão receber R$ 323,43 cada.

Confira os números sorteados: 09, 11, 23, 35, 46 e 51.

Em ritmo de treino, Bragantino goleia e afunda ABC na Série B

Quarenta e cinco minutos. Esse foi o tempo que o Bragantino precisou jogar para golear o ABC e afundar ainda mais o time potiguar na penúltima colocação da Série B.

Na noite de ontem em Bragança Paulista, o time paulista bateu o alvinegro por 3 a 0, com gols de Magrão, Paulinho e Léo Jaime.

Com este placar, o alvinegro terminou o primero turno da competição com apenas 15 dos 57 pontos que disputou.

Foram quatro vitórias, três empates e 12 derrotas, que dá ao alvinegro a 19ª posição.

Na próxima rodada, o alvinegro natalense pega a Ponte Preta no Frasqueirão, na terça-feira.

América é massacrado pelo Ceará e se aproxima da zona da degola

Numa partida em que sequer foi sombra da equipe que atuou nos três últimos confrontos, o América sucumbiu em casa diante do Ceará e desperdiçou uma boa chance de se reaproximar do G-4 ao ser goleado de forma impiedosa por 5 a 1, em pleno Machadão, na tarde de ontem, pela 19ª rodada da Série B.

Os gols do time alencarino foram marcados por Geraldo, de pênalti polêmico, Mota, Welington Amorim, Preto e Careca, enquanto André Luís fez o de honra do América.

Com este insucesso, o pior da era Roberto Fonseca no comando, os natalenses permanecem na 14ª posição, com 23 pontos, a apenas um do Fortaleza, primeiro time que hoje cairia para Série C.

Na próxima rodada, o adverário será o vice-líder Atlético-GO, no Serra Dourada, terça-feira.

Acidente com motorista embriagado deixa cinco feridos na BR-304

Um motorista, segundo a Polícia Rodoviária Federal, conduzindo um veículo em estado de embriaguez, por pouco não provocou uma tragédia na manhã de ontem, na BR-304, em Itajá.

De acordo com a PRF, o gol pilotado por Marquiano Oliveira conduziu violentamente na traseira de um caminhão. Os cinco ocupantes do Gol ficaram feridos, sendo três leves e dois graves.

O motorista do caminhão, sem nenhuma avaria, seguiu viagem. Marquiano foi medicado e preso em seguida na delegacia regional de Mossoró.

Francisco Bezerra Tavares e Renann Tiago da Cunbha, de 32 e 24 anos respectivamente, ficaram gravemente feridos e foram levados ao hospital. Já Júlio César e Carlos Eduardo Pinto foram medicados e passam bem.

Além deste acidente, a PRF registrou mais 11 nas sete rodovias federais do estado, totalizando 17 feridos, entre leves e graves. Com relação às prisões, 11 pessoas foram presas, sendo 10 por embriaguez ao volante e uma por conduzir veículo clonado.