sexta-feira, 2 de abril de 2010

Jovem esfaqueia pai após confusão em bar no Riacho do Meio

Um homem identificado como Getsenami Carlos Tavares de Oliveira foi preso na tarde de ontem, na cidade de Pau dos Ferros. Segundo a polícia, revoltado após uma confusão em um bar da cidade, ele deu uma cutilada de faca no pai.

O fato aconteceu por volta ads 17h30. Getsenami estava bebendo em um bar no bairro Riacho do Meio quando se envelveu em uma confusão com um homem conhecido como Silvano.

A Polícia Militar foi acionada e Getsenami fugiu do local.

De acordo com o blog Noso Paraná, alguns minutos depois, o pai dele identificado como José Delfino Tavares Filho e um irmão identificado como Jefferson Carlos Tavares de Oliveira foram a sua procura.

O bjetivo dos dois familiares era saber o motivo da confusão entre Getsenami e Silvano...

No entanto, ao ser encontrado, Getsenami revoltou-se contra seu pai e irmão e de posse de uma faca efetuou uma cutilada contra Delfino na região lombar causando-lhe uma lesão corporal.

O acusado foi conduzido à 4ª Delegacia Regional de Polícia Civil pela Guarnição da PM e foi autuado. O pai da vítima foi atendido e passa bem

Na disputa pelo Senado, Wilma critica adversários

O fim do governo Wilma de Faria foi marcado por indiretas, críticas e elevação do tom político. Antes de renunciar ao cargo de governadora, Wilma partiu para o ataque e afirmou que não tinha medo do debate ético.

Ela se referiu às investigações feitas no seu governo, de desvio de verba pública, das quais figuram o filho Lauro Maia e o irmão Carlos Faria.

A ex-governadora chamou os senadores Garibaldi Filho (PMDB) e José Agripino Maia (DEM) para a briga, ao afirmar que eles viviam se jactando de ter poder, mas que não tinham viabilizado benefícios para o Rio Grande do Norte.

Com o posicionamento de Wilma, esgotam-se as chances de haver uma reviravolta no posicionamento já público de Garibaldi, que tem reafirmado apoio sistemático à candidatura da senadora democrata ao Governo do Estado.

A ex-governadora também criticou Rosalba, a quem não atribui nenhum serviço relevante.

Garibaldi e Rosalba respondem a ex-governadora

A resposta às palavras de Wilma veio rápido. Ainda na quinta-feira o senador Garibaldi Filho atribuiu a atitude da ex-governadora como "destempero" e "desespero".

"Parece que a competição está incomodando a ex-governadora. As pesquisas estão fazendo mal a ela", disse o peemedebista, em entrevista ao portal No Minuto.

Depois foi a vez de Rosalba: "Não sabia que a governadora estava perdendo a memória, porque na realidade meu trabalho está aí nos registros do Senado e na TV", afirmou a democrata.

Esse preâmbulo é para afirmar que a disputa eleitoral de 2010 está definida, com partidos alinhados e alianças pré-estabelecidas.

PMDB do RN continua no governo e na oposição

O PMDB seguirá dividido entre governo e oposição. Ontem o deputado federal Henrique Eduardo Alves, que também preside o partido no Rio Grande do Norte, afirmou que estará ao lado de Iberê e que a solução para o impasse na legenda não estaria na definição pelo DEM.

"Não há hipótese de migrar para candidatura oposicionista. É a questão nacional que me impele a ter esse comportamento. Eu sou (da base do presidente) Lula em Brasília e aqui no Rio Grande do Norte também. A minha posição é apoiar o governador Iberê Ferreira de Souza (PSB)", afirmou em entrevista ao No Minuto.

A ideia anunciada pelo parlamentar é tentar aliar o PMDB ao PR e ao PV. O deputado federal João Maia e presidente estadual do Partido Republicano disse, em recente entrevista ao jornal De Fato, que uma reunião definiria o quadro.

O encontro teria a participação de representantes do PSB, PMDB, PR, PV e PT. Até ontem esse encontro não havia acontecido, segundo a assessora de imprensa do governador Iberê Ferreira de Souza, jornalista Juliana Celli.

Uma aliança na chapa proporcional do PMDB com PR e o PV é o desejo de Henrique Alves.

A questão é que o radialista Miguel Weber, marido da prefeita Micarla de Sousa e pré-candidato a Assembleia Legislativa, afirmou recentemente que essa aliança era boa apenas para o PMDB e para o PR.

Artigo: "Crimes Sesuais - da antiga capação para a moderna castração química

Todo crime sexual é acompanhado de ato depravado, sórdido, repugnante, horrendo e produz seqüelas irreparáveis para as vítimas e seus familiares. Tais crimes sempre foram combatidos pela sociedade desde os tempos mais remotos.
De uma maneira geral, em quase todas as nações, os crimes de ordem sexual eram punidos nos parâmetros da Lei de Talião, ou seja, o autor sofria castigo igual, parecido ou relacionado ao dano por ele causado.
A máxima OLHO POR OLHO, DENTE POR DENTE fora vivenciada por muito tempo em quase todas as Leis das diversas Nações, em destarte, na Idade média através da Inquisição comandada pela própria Igreja católica.
A Lei de Talião era interpretada não só como um direito, mas até como uma exigência social de vingança em favor da honra pessoal, familiar ou tribal.
O Brasil colônia de Portugal, assim como tal, também seguia tais parâmetros punitivos para os seus diversos tipos de criminosos.
As Ordenações do Reino que compunham as Leis Manuelinas, Afonsinas e Filipinas, formavam a base do sistema penal português, que por sua vez também vigoravam no Brasil. Entre as penas estavam a morte, a mutilação através do corte de membros, o degredo, o tormento, a prisão perpetua e o açoite.
Até mesmo depois da sua Independência de Portugal, o Brasil continuou adotando penas não menos violentas e cruéis, seguindo de certa forma, os antigos ensinamentos de Talião na sua organização penal.
O homem que praticasse determinados atos sexuais considerados imorais ou criminosos poderia ser condenado à castração, então conhecida por capação que podia ser concretizada de várias maneiras, contanto que com o castigo o agressor não tivesse mais possibilidade de voltar a delinqüir devido a perda total do seu apetite sexual.
Buscando um caso prático para melhor ilustrar o presente texto só encontrei a suposta e inusitada Sentença Judicial datada de 15 de outubro de 1833 ocorrida na antiga Villa de Porto da Folha, hoje município, situado às margens do rio São Francisco aqui no nosso querido Estado de Sergipe.
A referida Sentença que é relacionada a uma tentativa de estupro possui a linguagem arcaica da época e dizem que o dito documento está guardado no Instituto Histórico do vizinho Estado de Alagoas. Tal sentença fora divulgada em alguns jornais virtuais e sites jurídicos do Brasil, a exemplo das páginas Ad referendum, Usina de letras, Recanto das letras, o Norte de Minas Gerais, Jus navigandi, Teologikas, Livros e afins, Estudos de direito, Fórum Jurídico, Jurisciência, Consultor Jurídico, Almanaque Brasil, Pérolas do Judiciário... Por isso a transcrevo acreditando ter sido fato real e documento verídico:
“SENTENÇA DO JUIZ MUNICIPAL EM EXERCÍCIO, AO TERMO DE PORTO DA FOLHA – 1883.
SÚMULA: Comete pecado mortal o indivíduo que confessa em público suas patifarias e seus boxes e faz gogas de suas víctimas desejando a mulher do próximo, para com ella fazer suas chumbregâncias.
O adjunto Promotor Público representou contra o cabra Manoel Duda, porque no dia 11 do mês de Senhora Sant´Anna, quando a mulher de Xico Bento ia para a fonte, já perto dela, o supracitado cabra que estava de tocaia em moita de matto, sahiu dela de sopetão e fez proposta a dita mulher, por quem roía brocha, para coisa que não se pode traser a lume e como ella, recusasse, o dito cabra atrofou-se a ella, deitou-se no chão deixando as encomendas della de fora e ao Deus dará, e não conseguio matrimônio porque ella gritou e veio em amparo della Nocreyo Correia e Clemente Barbosa, que prenderam o cujo flagrante e pediu a condenação delle como incurso nas penas de tentativa de matrimônio proibido e a pulso de sucesso porque dita mulher taja pêijada e com o sucedido deu luz de menino macho que nasceu morto.
As testemunhas, duas são vista porque chegaram no flagrante e bisparam a pervesidade do cabra Manoel Duda e as demais testemunhas de avaluemos. Dizem as leis que duas testemunhas que assistem a qualquer naufrágio do sucesso faz prova, e o juiz não precisa de testemunhas de avaluemos e assim:
Considero que o cabra Manoel Duda agrediu a mulher de Xico Bento, por quem roía brocha, para coxambrar com ella coisas que só o marido della competia coxambrar porque eram casados pelo regime da Santa Madre Igreja Cathólica Romana.
Considero que o cabra Manoel Duda deitou a paciente no chão e quando ia começar as suas coxambranças viu todas as encomendas della que só o marido tinha o direito de ver.
Considero que a paciente estava pêijada e em consequência do sucedido, deu a luz de um menino macho que nasceu morto.
Considero que a morte do menino trouxe prejuízo a herança que podia ter quando o pae delle ou mãe falecesse.
Considero que o cabra Manoel Duda é um suplicado deboxado, que nunca soube respeitar as famílias de suas vizinhas, tanto que quis também fazer coxambranças com a Quitéria e a Clarinha, que são moças donzellas e não conseguio porque ellas repugnaram e deram aviso a polícia.
Considero que o cabra Manoel Duda está preso em pecado mortal porque nos Mandamentos da Igreja é proibido desejar do próximo que elle desejou.
Considero que sua Majestade Imperial e o mundo inteiro, precisa ficar livre do cabra Manoel Duda, para secula, seculorum amem, arreiem dos deboxes praticados e as sem vergonhesas por elle praticados e apara as fêmeas e machos não sejam mais por elle incomodados.
Considero que o Cabra Manoel Duda é um sujeito sem vergonha que não nega suas coxambranças e ainda faz isnoga das incomendas de sua víctima e por isso deve ser botado em regime por esse juízo.
Posto que:
Condeno o cabra Manoel Duda pelo malefício que fez a mulher de Xico Bento e por tentativa de mais malefícios iguais, a ser capado, capadura que deverá ser feita a macete.
A execução da pena deverá ser feita na cadeia desta villa. Nomeio carrasco o Carcereiro. Feita a capação, depois de trinta dias o Carcereiro solte o cujo cabra para que vá em paz.
O nosso Prior aconselha:
Homine debochado debochatus mulherorum inovadabus est sentetia qibus capare est macete macetorim carrascus sine facto nortre negare pote.
Cumpra-se a apregue-se editaes nos lugares públicos. Apelo ex-officio desta sentença para juiz de Direito deste Comarca.
Porto da Folha, 15 de outubro de 1833.
Assinado: Manuel Fernandes dos Santos, Juiz Municipal suplente em exercício.”
A capação feita a macete consistia em colocar os testículos do cidadão condenado em local rígido esmagando-os com um forte golpe certeiro, usando para tanto um grosso pau roliço tipo bastão ou cassetete, ou mesmo, uma marreta fabricada com madeira de lei.
Com o tempo a pena de Talião e outras cruéis desapareceram nas legislações modernas na quase totalidade dos Países, sob a influência de novas doutrinas e novas tendências humanas relacionadas com o Direito Penal, entretanto, muitas pessoas ainda defendem a volta de métodos parecidos, como fórmula eficaz para arrefecer o recrudescimento da violência urbana.
Apesar do nosso ordenamento jurídico ter abolido de vez as penas cruéis, a discussão sobre a aplicação de uma pena peculiar para aqueles que cometem crimes de ordem sexual, destarte para aqueles praticados contra crianças através da chamada pedofilia, volta a tona agora de maneira mais presente, vez que tramita no Congresso nacional o Projeto de Lei nº 552/07 de autoria do Senador Gerson Camata para propor modificação no Código Penal com a pena de castração através da utilização dos recursos químicos, ou seja, a castração química para tais criminosos.
A denominada castração química consiste na aplicação de injeções hormonais inibidoras do apetite sexual, aplicadas nos testículos, conduzindo o condenado à impotência sexual em caráter definitivo e de maneira irreversível.
A proposta inspira-se em ordenamentos jurídicos estrangeiros onde a sanção é aplicada, a exemplo dos estados do Texas, Califórnia, Flórida, Louisiana e Montana nos Estados Unidos da America, em certos países da Europa e até aqui na América do Sul, na vizinha Argentina, entretanto, no Brasil, tal proposta esbarra em sérios óbices constitucionais, vez que é tema relativo ao direito fundamental à integridade física, assim como às garantias contra penas cruéis, desumanas, degradantes e perpétuas estatuídas para todos.
Para muitos legisladores, advogados e juristas a proposta é repudiada e considerada totalmente inconstitucional. Para alguns não passa de um Projeto eleitoreiro populista que visa agradar e enganar o povo, mas que vai de encontro a Constituição Federal e, por isso, mesmo que seja aprovado no Congresso nacional será desfeito pelo Supremo Tribunal Federal. Para outros a própria Carta Magna pode também ser alterada para adaptação de tal pena. Para tantos outros tal penalidade é um retrocesso à Lei de Talião, uma volta à época medieval, um atraso na humanidade, incabível no nosso ordenamento jurídico.
A discussão também gira em torno de se estudar se a castração química é uma pena cruel ou se é somente um tratamento médico, sem maiores gravidades físicas para os autores irrecuperáveis e reincidentes dos crimes sexuais, destarte para os pedófilos, que com a medida perderão apenas o libido, com grande possibilidade de não mais voltarem a delinqüir pois sem a vontade sexual não há o porque da realização do ato.
A vivencia policial e a prática profissional ao longo dos tempos nos contemplam pelo lado psicológico adquirido em casos investigados, a asseverar sem medo de errar, que geralmente os maníacos sexuais parecem não ter sentimentos de culpa e, quando chegam a confessar os crimes inerentes, discorrem como se os seus atos insanos fossem normais, negam suas carências, suas dificuldades, demonstram ser completamente desconectados com sentimentos próprios e muito menos com os sentimentos alheios, com os sentimentos das vítimas e seus familiares, por isso, quase sempre reincidem nos seus crimes quando colocados em liberdade.
É fato contundente e abominável para toda a sociedade que, no nosso pais, um quarto das vítimas de crimes sexuais são crianças com menos de dez anos de idade, porém esse debate não pode ficar apenas adstrito ao Congresso Nacional, deve se expandir para todas as camadas sociais. Advogados, juristas, doutrinadores, médicos, psicólogos, sexólogos, psiquiatras, professores, jornalistas, escritores, cronistas, religiosos e especialistas diversos devem ser ouvidos para formarem suas opiniões não só na pauta constitucional ou jurídica, quanto nas questões sociais, morais e éticas no seio da nossa sociedade.
A experiência internacional através dos países que já adotam esta moderna pena tem muito a nos ensinar, as medidas de lá que restauram frutíferas devem ser aqui adaptadas a nossa realidade e, por fim, restando possível a aplicação de tal penalidade, o mais importante: A realização de um plebiscito para o povo decidir se é a favor ou contra a castração química.
*Autor: Archimedes Marques (Delegado de Policia no Estado de Sergipe. Pós-Graduado em Gestão Estratégica de Segurança Pública pela UFS).

quinta-feira, 1 de abril de 2010

A preferida de Leonardo Rego

O blogueiro se encontra em Pau dos Ferros desde o fim da semana passada. E, como nessa cidade não se fala em outras coisas a não ser política, em meio a conversas e debates, uma coisa é certa: o prefeito Leonardo Rego (DEM) tem interesse político em Emília Freitas, secretária de Assistência Social de Pau dos Ferros.

A afirmação acima ganhou muito mais corpo após ter acompanhado, na última terça-feira, solenidade na Praça de Eventos em que uma matéria (apresentada em um telão) enalteceu e endeusou o nome da super-secretária do governo Leonardo.

O evento em tela tratava da comemoração do dia mundial da juventude, com atividades desenvolvidas pela secretaria em que Emília é a titular.

Ao fim das apresentações e premiações, com a presença do prefeito Leonardo, o locutor chamava a atenção para a exibição de um vídeo no telão. Foi aí que o bicho pegou!

Na matéria mostrada, Emília Freitas aparecia como a secretária mais competente do Mundo. Endeusada, suas qualidades foram expostas como forma de garantir a sua popularidade.

Confesso ter ficado espantado com tamanha ‘propaganda’. Daí tirei minhas conclusões e divido com você, caro leitor.

Reflita comigo: Se não houvesse o super interesse de Leonardo em projetar a Secretária Emília Freitas, vídeos como esse estariam sendo exibidos?

Por que não é feito o mesmo com os secretários de Meio Ambiente, Serviços Urbanos, Finanças, Planejamento, Saúde, dentre outros?

Uma coisa é mostrar o trabalho da secretaria, outra é enaltecer e endeusar a pessoa da secretária!

Sei que 2012 está longe, porém é bom ficar atento. Desconfio que Leonardo Rego prega mais uma peça.

Prefeitura de Itaú realiza distribuição de peixes e alimentos para população carente

A Prefeitura de Itaú, através de uma parceria formada com o Governo do Estado do RN, Emater, Fumac, Associação dos Pescadores, Secretaria de Agricultura, está realizando hoje a distribuição de mais de cinco mil quilos de peixes à população carente do município.

Para isto, o prefeito Edson Melo beneficiou, através da Secretaria de Ação Social, a todas as famílias carentes cadastradas no programa Bolsa Família e também demais famílias que ainda não recebem o benefício.

Num total serão 1.500 famílias beneficiadas com a ação social que o prefeito vem priorizando nesta época do ano.

Segundo a primeira-dama do município, Lúcia Fernandes, além dos peixes, serão distribuídos ainda cestas básicas, através da parceria com a fundação Clidenor Regis de Melo, Conab e Prefeitura.

Para o prefeito Edson Melo, este feito terá continuidade nos próximos anos de seu mandado, como forma de melhorar um pouco mais a qualidade de vida do povo de Itaú.

Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 35 milhões no sábado

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 1.166 da Mega-Sena, sorteadas na noite desta quarta-feira, e o prêmio acumulou em R$ 35 milhões. O próximo sorteio é no sábado (3).

Os números sorteados hoje em Jacareí (SP) foram: 22 - 28 - 30 - 31 - 35 - 54.

Ao todo, 86 apostadores acertaram a quina e cada um vai receber R$ 27.930. Outras 6.211 apostas acertaram a quadra e ganharão R$ 552,47 cada uma.

Quem quiser tentar a sorte no próximo concurso deve fazer suas apostas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio. A aposta mínima, de seis números, custa R$ 2.

quarta-feira, 31 de março de 2010

Centenário perde de virada para o América de Natal

Num jogo em que saiu perdendo, o América virou no segundo tempo e se manteve vivo no estadual 2010 ao bater o Centenário por 2 a 1 no estádio 9 de Janeiro. O jogo foi válido pela sexta rodada do estadual.

Na partida de hoje, o América começou perdendo. Diego marcou um gol olímpico e abriu os trabalhos na primeira etapa. Perdendo o jogo e praticamente dando adeus ao estadual, o técnico Carlos Moura voltou do intervalo com Ronny no time e três atacantes. A mudança surtiu efeito e em seu primeiro toque na bola Ronny empatou. Pouco tempo depois, Berg, que atuou no lugar de Rogerinho, lesionado, marcou e garantiu os três pontos.

Na próxima rodada, já com as voltas de Júlio Terceiro, Elielton e Edson Borges, que não atuaram hoje por motivo de suspensão, o América recebe o Assu no Machadão. O jogo será às 18h, no domingo de Páscoa. Já o Centenário, que caiu para a sexta colocação com nove pontos pega o Corintians em Caicó.

Baraúnas marca no fim e supera Corintians de Caicó

Com um gol de Robertinho aos 35 minutos do segundo tempo, o Baraúnas venceu mais uma partida no returno do estadual. Na noite desta quarta, pela sexta rodada no Nogueirão, a vítima foi o Corintians de Caicó.

Com este placar, os mossoroenses atingiram a quinta colocação, com 10 pontos. Na próxima rodada, o adversário é o Santa Cruz, fora de casa.

Já o Galo do Seridó, campeão do primeiro turno, continua com sua campanha irregular no returno. O time é apenas o oitavo colocado, com seis pontos. Na próxima rodada, domingo, pega Centenário em casa.

De técnico novo, Alecrim perde mais uma e amarga lanterna

Técnico novo, Andrey Valério, e palestra de Ferdinando Teixeira, treinador supercampeão no estado. Nada disso adiantou para que o Alecrim quebrasse a sequencia de quatro derrotas seguidas no estadual.

Jogando em casa, o time verde perdeu do Potiguar-M por 2 a 1. Márcio Silva, aos 25 minutos e Yuri, aos 34 da etapa inicial anotaram os gols da vitória mossoroense.

Com este placar, o alvirrubro de Mossoró é o vice-líder da competição com 13 pontos. Já o Alecrim é o lanterna ao lado do Potyguar-CN, com três pontos.

Na próxima rodada, o Alecrim pega o Potyguar-CN em Natal e o Potiguar-M recebe o ABC no Nogueirão.

Santa Cruz massacra Potyguar fora de casa e sobe na tabela

Mesmo jogando fora de casa, o Santa Cruz goleou o Potyguar-CN de forma impiedosa no estádio Bezerrão, na noite desta quarta, pela sexta rodada do estadual.

O time do Trairí, comandado por Paulo Moroni, venceu por 5 a 0. Amoroso foi o destaque da noite, com três gols. Tião, de pênalti, e Leléo deram números finais ao jogo.

Com este placar, o Santa assumiu a terceira colocação, com 10 pontos. Na próxima rodada, o tricolor do Trairí recebe o Baraúnas no Iberezão, domingo.

No outro extremo da tabela, o Potyguar, atual vice-campeão do estado, segue sua via Crucis. O time é o lanterna do segundo turno com apenas três pontos e na próxima rodada pega o Alecrim, no jogo dos desesperados, em Natal.

ABC ganha mais uma e segue líder

Com dois gols do atacante Ricardo Costa e um de Renatinho, o ABC, no sufoco, bateu o Assu de virada na noite desta quarta, no estádio Frasqueirão, pela sexta rodada do returno do estadual.

O time natalense atuou com um a mais desde os 30 minutos do primeiro tempo, mas só conseguiu a vitória no segundo tempo.

O gol do Assu foi marcado por Renan.

Os natalenses lideram a competição com 16 pontos, três a mais que o vice-líder Potiguar-M, que tem 13. Na próxima rodada, domingo de Páscoa, as duas equipes se enfrentam em Mossoró.

Veja os resultados e a classificação do estadual 2010

Resultados

Baraúnas 1 x 0 Corintians
Alecrim 0 x 2 Potiguar-M
ABC 3 x 1 ASSU
Potyguar-CN 0 x 5 Santa Cruz
Centenário Pauferrense 1 x 2 América

Próxima rodada

Alecrim x Potyguar-CN
Potiguar-M x ABC
Santa Cruz x Baraúnas
Corintians x Centenário
América x Assu

Classificação

1 ABC 16
2 Potiguar-M 13
3 Santa Cruz 10
4 América 10
5 Baraúnas 10
6 Centenário Pauferrense 9
7 ASSU 7
8 Corintians 6
9 Alecrim 3
10 Potyguar-CN 3

AL aprova projetos que reajustam Salários de Servidores

O cenário era de plenário e galerias lotadas. E nem mesmo o clima de disputa entre oposição e situação, acirrada pela proximidade das Eleições, impediu que os deputados entrassem em consenso para aprovação de todas as matérias.

A sessão extraordinária começou com a dispensa de tramitação das projetos, possibilitando a publicação ainda este ano, em respeito a legislação eleitoral.

Das galerias lotadas, os servidores de todos os órgãos envolvidos puderam entender como funciona o trabalho legislativo. Os deputados apresentaram as dúvidas em relação aos projetos. O líder do PMDB, Deputado José Dias, criticou a falta de tempo para estudar a matéria.

O parlamentar afirmou que no projeto da Polícia Civil não está clara a dotação orçamentária para a implantação dos reajustes. “O governo teve sete anos e três meses para cumprir as suas obrigações e usou o último dia para fazê-lo”, criticou. José Dias afirmou que a “enxurrada de projetos” impede que ele tenha profundidade no debate, mas anunciou o voto favorável, ressaltando que hoje era o dia em que estava “mais envergonhado como deputado”.

O debate ainda contou com participação dos deputados Fernando Mineiro (PT), Larissa Rosado (PSB), Gustavo Carvalho (PSB) e Márcia Maia (PSB) que elogiaram os projetos, que garantem reajustes para os órgãos: Polícia Civil, Gabinete Civil, Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação e Fundação José Augusto. Para o deputado Fernando Mineiro é “melhor ouvir críticas de que os projeto só chegou agora do que não fazer nada”.

Depois do consenso, o Presidente da Assembléia, deputado Robinson Faria, pediu a colaboração dos colegas para que a aprovação fosse feita até o meio-dia, para que a Governadora Wilma de Faria, autora dos projetos pudesse assinar ainda como chefe do Poder Executivo. Os deputados atenderam ao apelo e iniciaram a votação em bloco de todos os projetos e emendas.

A votação nominal acabou com a aprovação unânime dos presentes, um resultado muito comemorado pelas galerias. No final, o Presidente Robinson Faria recebeu representantes de todas as categorias para a assinatura dos projetos aprovados, e convocou a Sessão Solene de transmissão de cargo de governador, para as 16 horas desta quarta-feira, no Plenário Clovis Motta da Assembléia Legislativa.

Centenário pega o América na noite de hoje, em Pau dos Ferros

O Clube Centenário Pau-ferrense (CCP) entra em campo na noite de hoje pela sexta rodada do segundo turno do Campeonato Estadual.

O adversário nada mais é do que o tradicionalíssimo América de Natal. Equipe duas vezes campeã do Nordeste e com participações recentes na primeira divisão do Campeonato Brasileiro.

O Centenário é o terceiro colocado na competição com 9 pontos e o América o quarto com 7 pontos ganhos em cinco partidas.

O jogo acontece às 19:30h no estádio 9 de Janeiro, em Pau dos Ferros e a promessa é de casa cheia. O ingresso custará R$ 15 reais.

Em meio a palavrões, Assis Correia detona torcedores ‘chorões’

O presidente do Clube Centenário Pau-ferrense (CCP), advogado Assis Correia, ocupou os microfones da rádio Obelisco FM, mais precisamente no programa Opinião, do jornalista Ismael Mendes, para criticar um grupo de torcedores que tem feito pressão na diretoria buscando baixar os preços cobrados pelos ingressos em jogos no estádio 9 de Janeiro.

Após falar muitos palavrões, no ar, o presidente afirmou que não vai baixar os preços dos ingressos, R$ 15 reais, por pressões de alguns gatos pingados.

“Não vamos nos render a pressões de alguns filhos de umas putas que querem bagunçar. O preço dos ingressos são justos, até porque temos que recorrer a bilheteria para honrar os compromissos financeiros do clube”, disse o presidente.

Assis Correia aproveitou para afirmar, mais uma vez, que Leonardo Rego (DEM) não honrou com a palavra quando disse que repassaria R$ 100 mil reais para o CCP.

“Dos R$ 100 mil prometidos pelo prefeito Leonardo Rego só recebemos 60 mil e desses só temos 14 mil em caixa e uma expectativa de gastos bem superior. Por isso precisamos da conscientização dos torcedores no pagamento dos ingressos”, concluiu Assis.

Nota do blog: Com relação aos preços cobrados pelos ingressos, concordo com o Presidente do Centenário. É impossível fazer futebol cobrando R$ 10 reais por ingresso.

É necessário a conscientização de que fazer futebol é caro. Manter uma folha de pagamento de uma equipe não é fácil. Cobrir despesas de deslocamento, alimentação, arbitragem e federação, além de impostos, custa muito dinheiro...

Portanto, fazer futebol cobrando R$ 10 reais pela bilheteria não é justo, principalmente quando observamos que grande parte do público (talvez até a maioria) é estudante que pagam apenas a metade do preço.

Deputados do RN aprovam reajuste de salários dos servidores

O plenário e as galerias da Assembleia Legislativa ficaram lotadas na sessão extraordinária realizada na manhã desta quarta-feira (31). Os deputados votaram por uninamidade pela aprovação dos projetos que reajustam os salários dos servidores. A sessão começou com a dispensa de tramitação dos projetos, possibilitando a publicação ainda este ano, em respeito a legislação eleitoral.

Os deputados apresentaram as dúvidas em relação aos projetos. O líder do PMDB, deputado José Dias, criticou a falta de tempo para estudar a matéria. O parlamentar afirmou que no projeto da Polícia Civil não está clara a dotação orçamentária para a implantação dos reajustes. “O governo teve sete anos e três meses para cumprir as suas obrigações e usou o último dia para fazê-lo”, criticou. José Dias afirmou que a “enxurrada de projetos” impede que ele tenha profundidade no debate, mas anunciou o voto favorável, ressaltando que hoje era o dia em que estava “mais envergonhado como deputado”.

O debate ainda contou com participação dos deputados Fernando Mineiro (PT), Larissa Rosado (PSB), Gustavo Carvalho (PSB) e Márcia Maia (PSB) que elogiaram os projetos, que garantem reajustes para os órgãos: Polícia Civil, Gabinete Civil, Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação e Fundação José Augusto. Para o deputado Fernando Mineiro é “melhor ouvir críticas de que os projeto só chegou agora do que não fazer nada”.

Depois do consenso, o Presidente da Assembléia, deputado Robinson Faria, pediu a colaboração dos colegas para que a aprovação fosse feita até o meio-dia, para que a Governadora Wilma de Faria, autora dos projetos pudesse assinar ainda como chefe do Poder Executivo. Os deputados atenderam ao apelo e iniciaram a votação em bloco de todos os projetos e emendas.

A votação nominal acabou com a aprovação unânime dos presentes, um resultado muito comemorado pelas galerias. No final, o Presidente Robinson Faria recebeu representantes de todas as categorias para a assinatura dos projetos aprovados, e convocou a Sessão Solene de transmissão de cargo de governador, para as 16 horas desta quarta-feira, no Plenário Clovis Motta da Assembléia Legislativa.

Emparn prevê que chuvas devem continuar até a Semana Santa

As chuvas registradas desde o final de semana indicam que o inverno enfim começou no sertão do Rio Grande do Norte.

Segundo a Empresa de Pesquisa do Rio Grande do Norte (EMPARN), as precipitações registradas são típicas de inverno e devem persistir de forma generalizada até o próximo final de semana, quando se comemora a Semana Santa.

Embora o veranico tenha sido quebrado, os meteorologistas mantêm o diagnóstico de que o inverno será irregular e abaixo do normal, mesmo assim garantem que não haverá problemas nos principais reservatórios do Estado, que estão com volume de água acima de 80%, resultado das chuvas abundantes nos dois últimos anos.

Os pluviômetros da Emparn registraram chuva em 31 municípios do estado, das 7h de segunda, 29, até às 7h de ontem (30).

O município que apresentou a maior precipitação foi Florânia, na região Central, onde choveu 35,7mm; no Oeste potiguar, o maior índice foi em Jucurutu, com 25mm; na região Agreste, o maior índice foi em Lagoa Salgada, onde choveu 20mm; e no Litoral Leste a maior precipitação foi em Parnamirim, com 26,7mm.

A expectativa é de que continue ocorrendo chuvas de intensidade moderada, devido à atuação da Zona de Convergência Intertropical sobre o Nordeste.

Para as próximas 24 horas, esse sistema continuará atuando, favorecendo a predominância de céu parcialmente nublado com chuvas moderadas em todas as regiões do Estado.

Nota do Blog: Apesar da garantia da EMPARN, na cidade de Pau dos Ferros não foi registrada uma única gota de chuva de segunda-feira até hoje...

E o tempo não tá lá essas coisas para chuva. O clima que havia melhorado no fim de semana, já voltou ao normal e o calor está terrível!

Raimundo Fernandes denuncia suposta perseguição política no governo

O deputado estadual Raimundo Fernandes, líder do PMN na Assembléia Legislativa amanheceu o dia de hoje fazendo denúncias graves através do seu Twitter (@Raimundo33).

Segundo o parlamentar, projetos de infra-estrutura de municípios adversários do governo estão desaparecendo sem deixar rastro.

De acordo com Raimundo, pelo menos dois projetos importantes de São Miguel e Santo Antônio do Salto da Onça desapareceram, mesmo após aprovação no CDE.

Só em São Miguel seria investidos cerca de 350 mil reais.

Abaixo, os Twitteres de Raimundo:

Bom dia a todos os Twitteiros! A princípio desejo a todos uma excelente Semana Santa e aproveito o Twitter para fazer uma denúncia grave!...

... Estou espantado com o que está acontecendo com alguns projetos de Infra-estrutura no governo do estado...

... O Mun. de São Miguel firmou convênio com o obj. de melhorias para a Lagoa. Após aprovação no CDE, saiu da Infr-estrutura com destino...

... A procuradoria e simplesmente DESAPARECEU. Literalmente sumiram com o projeto de São Miguel que liberaria cerca de R$ 350 mil reais...

... O que mais me intriga é que SM não é o único município a ter projeto desaparecido nesse governo. Santo Antônio está na mesma situação...

... Preciso saber se existem mais munic nessa situação! Não podemos nos calar com tamanho absurdo! Solicito providências a quem de dieito.

Assassinatos crescem 150% no RN; Caraúbas se destaca

Embora ainda seja considerado um dos estados menos violentos do país, o Rio Grande do Norte apresentou um crescimento de cerca de 150% no número de homicídios. A constatação é resultado de uma pesquisa realizada entre 1997 e 2007, pelo Instituto Sangari, de São Paulo, que deu origem ao Mapa da Violência 2010. O incremento deixa o estado em 7° lugar no ranking das unidades federativas brasileiras onde mais aumentou a quantidade de assassinatos, com um salto de 237 para 594 crimes.

De acordo com o estudo, em 2007, a cada 100 mil habitantes do RN, 19,3 foram mortos, número que, em 1997, era de 9,1. Os valores representam um aumento de 110,8%, em termos proporcionais, considerando a população potiguar - que é de aproximadamente três milhões de habitantes - e dos outros estados.

O Mapa divulga que o RN, considerando a mesma proporção, ainda ocupa uma das últimas posições (21ª) em números de assassinatos no país. Contudo, no intervalo de 10 anos, o estado subiu dois lugares - em 1997, era o 23º menos violento. Com relação às capitais, Natal é a 11ª em aumento do número de homicídios, mesmo apresentando, em 2007, menos mortes violentas que outras 18 cidades. A capital potiguar registrou 121 homicídios em 1997 e, uma década depois, 227, sendo que chegou a apresentar, em 1999, 66 assassinatos. Em cada 100 mil habitantes de Natal, 28,3 foram vítimas de homicídio em 2007, contra 18,1 em 1997, o que coloca a cidade na 22ª posição entre as capitais do país.

Outro ponto da pesquisa que destaca o RN é o ranking dos municípios brasileiros com mais de dois mil habitantes. Entre as 300 das 5.564 cidades que mais registraram assassinatos entre 2003 e 2007 encontra-se uma única potiguar: Caraúbas, localizada no Oeste do estado, a 298km da capital. Com cerca de 20 mil habitantes, o município ocupa a 190ª posição, com um crescimento variável de 45,5% em cinco anos.

Iberê herda governo, problemas e desgastes da era Wilma de Faria

Termina hoje a era Wilma de Faria (PSB) no Governo do Estado. Depois de sete anos e quatro meses, ela sai do cargo para tentar uma vaga no Senado Federal. A renúncia ocorrerá às 16h na Assembleia Legislativa, que dá posse ao vice-governador Iberê Ferreira de Sousa (PSB).

De lá, eles seguem para palanque montado em frente ao Palácio da Cultura - localizado na Praça 7 de Setembro, onde Wilma transmite o cargo a Iberê, que passa a responder pelo Rio Grande do Norte e buscará a renovação do mandato nas eleições deste ano.

Wilma de Faria sai do governo em meio a problemas administrativos, enfrentando greves e críticas de sindicatos.

Em duas áreas específicas - saúde e segurança - Wilma passou por dificuldades e que pode respingar na sua candidatura ao Senado.

Ontem, deputados estaduais tiveram que analisar projetos que foram enviados de última hora, em caráter de urgência, que objetivavam dar condições ao governo de solucionar parte da problemática nos dois setores.

Foram enviados nove projetos: novo Plano de Cargo, Carreira e Salário da saúde, Plano de Cargo da Fundação José Augusto, do Gabinete Civil, da Secretaria da Tributação, além de estipular o piso salarial estadual para professores e outros.

Iberê Ferreira de Souza assume o governo em plena greve de policiais civis, delegados e escrivães. Ontem ele disse que iria anunciar o secretariado - para preenchimento das secretarias que ficaram vagas, em virtude da exoneração feita por Wilma - na segunda-feira.

Iberê, que retornou ao Rio Grande do Norte na segunda-feira passada de São Paulo, onde fez cirurgia para a retirada de um câncer no pulmão esquerdo, fará quimioterapia e radioterapia por 30 dias, o que indica que ele não poderá intensificar seu projeto de reeleição nesse período de pré-campanha.

O vice-governador também assumirá responsabilidades cobradas por sindicatos e por opositores. Uma delas diz respeito à saúde, cuja situação não é boa...

A afirmação é do diretor regional do Sindicato dos Trabalhadores na Saúde do Rio Grande do Norte (SINDSAÚDE), João Maria. Segundo ele, os cinco grandes hospitais mantidos pelo Governo do Estado evidenciam que o setor não foi bem assistido nos dois governos de Wilma de Faria.

"Os corredores do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal, e do Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró, estão lotados. Tivemos pouco avanço na parte estrutural e o governo investiu somente na parte da frente dos hospitais", afirma, acrescentando que as unidades regionais se localizam em Apodi, Assú, Mossoró, Pau dos Ferros, Caicó e Natal.

Salário de servidores do governo continua o mesmo de quatro anos atrás

Nos sete anos de governo Wilma, a saúde teve quatro greves. A primeira ocorreu em 2006. Os servidores paralisaram as atividades em reivindicação ao pagamento de retroativo e a instituição do Plano de Cargo, Carreira e Salário (PCCS). João Maria informa que a última cota do retroativo está programada para o mês de abril próximo, direcionada aos aposentados.

O sindicalista frisa que os problemas do setor são muitos: falta de material (luva, toucas e outros para os servidores) e falta de pessoal. Segundo ele, em levantamento feito pela Secretaria Estadual de Saúde Pública (SESAP), foi diagnosticada a necessidade de quatro mil funcionários na área. "A secretaria realizou concurso para apenas pouco mais de mil", informa.

Na questão salarial, o sindicalista afirma que não houve avanço. Em 2006 o salário de um ASG era R$ 350 e passou para R$ 510 (novo mínimo estipulado pelo Governo Federal). O salário base para servidores técnicos de nível médio permanece R$ 530,00. E o ganho de servidores com nível superior é de R$ 1.050,00. O mesmo de 2006.

Vice-governador anunciará nova equipe na segunda-feira

Mudança de governo, dança de cadeiras. A ascensão do vice-governador Iberê Ferreira de Sousa ao Governo do Estado implica na saída de auxiliares que integravam o governo Wilma de Faria.

Saem os secretários Rubens Lemos Filho (Comunicação), Vágner Gutemberg (Gabinete Civil), Canindé de França (Seara), além do diretor-presidente da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN), Walter Gassi.

Ontem Gassi enviou pedido de exoneração à governadora Wilma de Faria, em caráter irrevogável. Ele deixa o cargo para se dedicar a assuntos empresariais.

A saída de Walter Gassi era questão de tempo, já que ele havia sido indicado pelo presidente da Assembleia Legislativa, Robinson Faria (PMN), que passou para a oposição e aceitou ser o candidato a vice-governador da senadora democrata Rosalba Ciarlini.

Iberê afirmou, quando retornou de São Paulo, que anunciará os nomes que ocuparão as vagas somente na próxima segunda-feira. De certo, apenas a indicação da jornalista Juliana Celli para ocupar a Secretaria de Comunicação Social.

Prefeitura de São Miguel realiza trilha de motos na serra 2010


Motoqueiros de São Miguel e região preparem-se para a sexta edição da Trilha de Motos na Serra de São Miguel.

O evento acontece tradicionalmente a cada domingo de Páscoa e este ano será no dia 04 de abril. As inscrições estão abertas na Secretaria Municipal de Educação ao preço de apenas R$ 20,00.

Cada inscrição oferece ao participante a Camiseta Oficial do Evento, café da manhã e almoço durante o percurso, além de equipes de assistência técnica e primeiros socorros.

A concentração para saída dos motoqueiros acontece no início da manhã do dia 04, em frente ao Banco do Brasil. A Trilha de Motos na Serra de São Miguel é um evento muito esperado em toda a região e reúne diversos amantes de aventuras sob duas rodas.

terça-feira, 30 de março de 2010

Diretor da Caern pede exoneração do cargo

O diretor da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), Walter Gasi, pediu exoneração do cargo à governadora Wilma de Faria nesta terça-feira (30).

De acordo com a assessoria de comunicação da Caern, Gasi deixa o cargo para dedicar-se aos seus projetos como empresário.

A Caern aguarda um posicionamento do vice-governador, Iberê Ferreira de Souza, que assume nesta quarta-feira (31) o Governo do Estado, sobre uma definição de quem assumirá a função deixada por Walter Gasi.

TRE cassa prefeito e vice de Tibau

Em julgamento na sessão de hoje, a Corte Eleitoral do RN cassou o mandato do prefeito de Tibau, Francisco de Assis Diniz, mantendo a sentença anterior da 32ª Zona Eleitoral (Areia Branca), baseada na farta distribuição de mais de 500 itens de medicamentos considerados não essenciais durante a campanha eleitoral de 2008.

O escore de votação estava em 3 votos a 0, pela cassação, desde o dia 25 de março quando foi iniciado o julgamento do recurso 9312/2008. A decisão do Pleno tem efeito imediato e indica a posse do presidente da Câmara Municipal, realização de novas eleições no município e a aplicação de inelegibilidade do prefeito e do vice por três anos.

Prevaleceu a tese do abuso de poder econômico por parte do prefeito. O juiz Aurino Vila, havia pedido vistas ao processo e hoje, trouxe seu posicionamento, corroborando o entendimento do relator, juiz Roberto Guedes, reconhecendo que a distribuição de remédios e utensílios como prestobarba, fraldas e cotonetes havia desequilibrado o pleito em Tibau.

Já haviam votado pela cassação o desembargador Claudio Santos e o juiz Ricardo Moura. No recurso, 9312/2008, o prefeito alega que foi cerceado em sua defesa. No dia 25, o advogado Marcos Lanuce lembrou que Francisco Diniz recebeu 8,5 pontos percentuais de votação acima do segundo colocado, Sidrônio Freire, e que a distribuição de medicamentos não teve potencialidade para influir no resultado do pleito.

José Alexandre Sobrinho, advogado de Sidrônio, rebateu dizendo que a diferença de votos foi pouco superior a 200, e que nada justifica a distribuição de produtos como bloqueador solar, pois não são medicamentos de urgência. A decisão também cassa o mandato do vice, Luiz Nazareno de Souza.

Assembleia realiza posse do novo governador do estado

A Assembléia Legislativa vai realizar na tarde desta quarta-feira (31) sessão solene para a cerimônia de posse do vice-governador Iberê Ferreira de Souza como chefe do Executivo do Rio Grande do Norte.

A cerimônia começa às 16h, no plenário Clovis Motta, e contará com a presença de autoridades dos três poderes e diversos convidados.

Iberê vai assumir o governo em virtude da desincompatibilização da atual governadora, Wilma Maria de Faria. Durante a sessão, o primeiro secretário da Casa, deputado Ricardo Motta deve ler o ofício de renúncia da governadora e o termo de posse do novo chefe do Executivo.

Em seguida, Iberê será empossado pelo presidente da AL, deputado Robinson Faria, e fará seu primeiro discurso como governador.

Choveu em todas as regiões do Rio Grande do Norte

Os pluviômetros da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) registraram chuva em 66 municípios do Estado, das 7 horas da última sexta-feira, 26, até às 7 horas de ontem (29/03).

Choveu em todas as regiões do Estado.

O maior acúmulo registrado foi em Janduís, na região Oeste, onde choveu 143 milímetros durante o fim de semana, seguido de Antônio Martins, com 139 mm.

Na região central, o maior acúmulo foi em Timbaúba dos Batistas, com 82 mm; no Agreste, o maior índice foi em Lajes Pintadas, com 43,6 mm; e em Natal, no Leste potiguar, choveu 67 mm.

Em Pau dos Ferros foram registrados 50 milímetros durante o fim de semana e o clima está agradando!

Iberê assume amanhã e terá duas reuniões com auxiliares esta semana

O vice-governador Iberê Ferreira de Souza terá duas importantes reuniões esta semana com a equipe de auxiliares da sua gestão. Iberê Ferreira desembarcou ontem à noite no Rio Grande do Norte, para concluir as conversações em torno da formação do seu secretariado que tomará posse nesta quarta-feira.

Leopoldo Rosado evitou falar a respeito de como estão os entendimentos no sentido de se definir os nomes que integrarão a equipe. O futuro chefe da Casa Civil limitou-se a dizer que apenas alguns nomes foram definidos e estão confirmados, como é o caso do seu nome, além do desembargador aposentado Cristovam Praxedes (Secretaria Estadual de Defesa Social) e Lázaro Mangabeira (Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos), Juliana Celli (Secretaria Estadual de Comunicação Social).

"As conversas ainda estão em andamento e eu não saberei dizer com exatidão quais são os nomes e pastas que ainda faltam ser definidas, com exceção dos nomes citados acima e que já estão certos para as suas respectivas pastas. O vice-governador desembarcou ontem no Rio Grande do Norte e imediatamente retomou as conversações para que até amanhã esteja tudo definido e organizado para a sua posse", informou Leopoldo.

Em relação às duas reuniões com equipe que Iberê pretende ter já na condição de governador do Estado, o engenheiro Leopoldo Rosado revela que a primeira acontecerá logo na próxima quinta-feira. Na oportunidade serão apresentados os diagnósticos de cada um das secretarias, por intermédio de relatórios emitidos pelos próprios titulares das pastas.

Leopoldo acrescentou que a segunda reunião está prevista para acontecer no próximo sábado. Neste segundo encontro, Iberê vai estabelecer as principais metas a serem executadas pelos seus auxiliares nos próximos nove meses de sua administração.

POSSE

A posse de Iberê Ferreira de Souza como governador do Rio Grande do Norte está prevista para acontecer amanhã, às 16h, no plenário da Assembleia Legislativa.

O pedido de renúncia da governadora Wilma de Faria (PSB) foi encaminhado ao Poder Legislativo do Rio Grande do Norte e deve ser publicado no Diário Oficial do Estado na edição de hoje.

Após ser empossado, Iberê Ferreira seguirá para o Teatro Alberto Maranhão, onde a governadora Wilma de Faria vai transmitir o cargo para o seu vice. Ainda no teatro acontecerá a posse dos secretários de Estado na gestão de Iberê.

Edital para 311 vagas na Defensoria Pública da União sai hoje

O edital do concurso público para 311 vagas na Defensoria Pública da União, órgão vinculado ao Ministério da Justiça, foi divulgado hoje "Diário Oficial da União" e na organizadora do concurso, o Cespe/UnB.

O concurso oferecerá 70 vagas para o cargo de agente administrativo, que exige nível médio. As vagas de nível superior são para analista técnico administrativo (88), arquivista (10), assistente social (20), bibliotecário (10), contador (18), economista (20), psicólogo (5), sociólogo (20), técnico em assuntos educacionais (30) e técnico em comunicação social (20).

De acordo com a Defensoria, os salários são de R$ 2.299,42 para nível médio e de R$ 3.532,95 para nível superior. A nomeação de aprovados deve ocorrer a partir de maio de 2010, determinou o ministério.

segunda-feira, 29 de março de 2010

Homem morre sentado em cadeira de bar em Pau dos Ferros

Um homem identificado como Edvaldo José Júnior, de 49 anos, morreu de uma forma inusitada na tarde desta segunda-feira, na cidade de Pau dos Ferros.

Edvaldo estava sentado na mesa de um bar quando teve um infarto fulminante e morreu na hora.

O fato se deu por volta das 13h de hoje. Segundo informações de familiares à polícia, Edvaldo residia em Pilões e havia vindo a Pau dos Ferros para tratar de assuntos pessoais na Caica Econômica Federal.

A polícia foi acionada até o bar, que fica no centro da cidade de Pau dos Ferros e quando chegou lá constatou o óbito.

Segundo os policiais, não havia sinais de violência no corpo de Edvaldo.

Ele foi encaminhado ao Hospital Regional Cleodon Carlos, sendo confirmado pelos médicos que a causa da morte foi infarto.

domingo, 28 de março de 2010

Centenário surpreende e vence o Potiguar fora de casa

O Clube Centenário Pau-ferrense (CCP) freou o ímpeto do Potiguar de Mossoró no segundo turno e bateu o time mossoroense em pleno Nogueirão neste domingo por 1 a 0, em jogo válido pela quinta rodada da competição.

O gol da importante vitória do time de Pau dos Ferros foi marcado por Café, aos seis minutos do primeiro tempo. Com este resultado, o Centenário quebrou uma sequencia de dois jogos sem vencer e impôs ao adversário a primeira derrota no segundo turno.

O Centenário agora é o terceiro colocado com nove pontos, quatro a menos que o líder ABC. Já o Potiguar está em segundo, com 10, no entanto, agora a três pontos do líder.

Na próxima rodada, os mossoroenses vem a Natal pegar o Alecrim, enquanto o time de Pau dos Ferros pega o América no 9 de Janeiro.

ABC bate o América e dispara na liderança do segundo turno

Com um gol do zagueiro Thiago Garça aos 34 minutos da segunda etapa, o ABC, que tem o melhor ataque da competição, bateu a melhor defesa, que é do América, e se isolou na liderança do campeonato.

O clássico deste domingo (28) no Frasqueirão lotado foi de muitas emoções e com destaque para os goleiros, principalmente o do ABC, o jovem Welington, que fez várias defesas importantes e garantiu a vitória alvinegra.


Santa Cruz ganha do Assu e chega a sexta colocação no estadual

O Santa Cruz somou mais três pontos no estadual 2010 ao bater o Assu por 3 a 1 na tarde deste domingo, no estádio Iberezão, em Santa cruz, pela quinta rodada do returno.

Os gols da vitória do time do Trairí foram marcados por Somália (2) e Fernandes, enquanto Cristiano descontou.

Com este placar, o Santa Cruz de Paulo Moroni chega a sexta colocação com sete pontos, enquanto o Assu, que vinha em ascensão no campeonato, parou nos sete pontos e na quinta posição.

Na próxima rodada, os assuenses pegam o ABC no Frasqueirão e o Santa Cruz vai até Currais Novos enfrentar o Potyguar. Os dois jogos serão na quarta.

Baraúnas vira e se recupera no estadual

Numa virada espetacular, o Baraúnas superou o Potyguar-CN fora de casa e se reabilitou no segundo turno do estadual. O time mossoroense conquistou a vitória com um gol aos 45 minutos do segundo tempo.

O Potyguar que jogava em casa e abriu o placar com Didi Potiguar. No segundo tempo, porém, o Baraúnas virou com gols de Paraíba e Robertinho, este aos 45 minutos do segundo tempo.

Com este placar, os mossoroenses estão na oitava colocação, com sete pontos. Já o Potyguar de Cicero Ramalho segue na lanterna, com apenas três pontos.

Na rodada seguinte, os seridoenses duelam contra o Santa Cruz e o mossoroenses recebem o Corintians de Caicó.

Alecrim perde quarta seguida e se complica no estadual

A crise parece mesmo ter se instalado no Alecrim. Neste domingo, jogando em casa, no Machadão, diante de um público de apenas 90 pessoas, o alviverde perdeu de virada por 3 a 1 para o Corintians de Caicó, pela quinta rodada do estadual.

Esta foi a quarta derrota seguida do Alecrim na competição. Com apenas três pontos em quatro jogos, a situação do verde começa a ficar complicada no returno do estadual.

O Alecrim está na lanterna na tábua de classificação, enquanto os seridoenses com o triunfo chegaram a nona colocação com seis pontos.

Na próxima rodada, na quarta-feira, o Alecrim recebe o Potiguar-M no Machadão. Já o Coríntians encara o Baraúnas no Nogueirão. Os dois jogos serão às 20h30.

Veja os resultados e a classificação do estadual 2010

Resultados

Potyguar-CN 1 x 2 Baraúnas
Santa Cruz 3 x 1 ASSU
Potiguar-M 0 x 1 Centenário Pauferrense
Alecrim 1 x 3 Corintians
ABC 1 x 0 América

Próxima rodada

Potyguar-CN x Santa Cruz
Baraúnas x Corintians
ABC x Assu
Centenário x América
Alecrim x Potiguar-M

Classificação

1º ABC 13
2º Potiguar-M 10
3º Centenário 9
4º América 7
5º Assu 7
6º Santa Cruz 7
8º Baraúnas 7
9º Corintians 6
9º Alecrim 3
10º Potyguar-CN 3