sábado, 8 de novembro de 2008

Governo vai implantar o Peti em todos os municípios do RN

Na próxima segunda-feira, 10, o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) vai iniciar uma série de visitas aos municípios que ainda não integram o programa.

A meta é avaliar a situação das crianças e dos adolescentes, verificar a demanda e as situações de risco e, até dezembro, implantar efetivamente o Peti nessas localidades, para que o Rio Grande do Norte passe a ter 100% de cobertura, sendo o primeiro Estado brasileiro a alcançar essa integralidade.

Os municípios Santana do Seridó e Ipueira, localizados na região Seridó, serão os primeiros a serem visitados.

Posteriormente, a equipe do Peti irá a Guamaré, Serra de São Bento, Alto do Rodrigues, Vila Flor, Serra do Mel e Galinhos.

Depois desse trabalho, o secretário estadual do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (SETHAS), Fabian Saraiva, vai convidar os prefeitos eleitos nesses municípios para explicar o funcionamento do programa e intermediar a comunicação deles com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), a fim de acelerar o processo de implantação do Peti.

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Pastor Alfredo será prefeito de Pau dos Ferros

Pela primeira vez, desde que assumiu o cargo de vice-prefeito de Pau dos Ferros, em janeiro de 2005, o pastor evangélico Alfredo Luiz de Melo sentirá o gostinho de ser prefeito da principal cidade do Alto Oeste Potiguar.

O tempo é curto, ele fica uma semana no cargo, enquanto o prefeito Leonardo Rego (DEM) participa de um evento promovido pelo seu partido na cidade de Stuttgart na Alemanha.

Alfredo Luiz assume o comando municipal quando o prefeito sair do território Nacional, no próximo dia 08.

A escolha mais difícil da atual administração

Acredito que a transmissão do cargo para o vice-prefeito Alfredo Luiz deve ter sido doloroso para o prefeito Leonardo Rego.

Além de conhecer o modo centralizador de comando do líder situacionista pau-ferrense, desconfio que não está sendo fácil deixar o cargo com um adversário.

Pastor Alfredo rompeu com Leonardo Rego e apoiou o Nilton Figueiredo nas últimas eleições...

Mas, entre a escolha de deixar um adversário no seu cargo e representar o seu partido em um encontro fora do país, à vaidade falou mais alto e ele não pensou duas vezes...

Diga ao povo que Alfredo fica, por pouco tempo, mais fica!!!

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Nilton e Raimundo traçam planos para o futuro

O ex-prefeito de Pau dos Ferros, médico Nilton Figueiredo (PP), teve encontro importante na manhã de hoje com o deputado estadual Raimundo Fernandes (PMN).

De acordo com informações, a reunião foi extremamente proveitosa e ficou marcada por acertos com relação ao futuro do médico que perdeu as eleições de 05 de outubro por uma diferença de 344 votos.

Em contato com o blogueiro, por telefone, o deputado Raimundo Fernandes (PMN) disse que Nilton fará parte do governo Wilma de Faria (PSB) na condição de representante do Partido Progressista (PP), que compõe a base aliada do governo do estado.

“É natural que Nilton venha a compor espaços importantes no governo do estado. Além de um aliado pessoal da governadora Wilma, o seu partido faz parte da base de apoio do governo do estado”, disse o deputado.

Encontro com Robinson e Wilma já foi agendado

Após o encontro com o deputado Raimundo Fernandes, ficou agendada uma audiência entre a governadora Wilma de Faria e o ex-prefeito Nilton Figueiredo.

O encontro deve acontecer na próxima segunda-feira, mas antes, Figueiredo terá reunião com o deputado presidente da Assembléia Legislativa, Robinson Faria (PMN), um dos comandantes do PP no Rio Grande do Norte.

“Nilton se reúne com Robinson amanhã e na segunda-feira vamos juntos, eu ele e o presidente da Assembléia para uma conversa decisiva com a governadora Wilma de Faria”, afirmou o deputado Raimundo Fernandes.

Figueiredo se reúne com secretário de saúde

Além de reunião com o deputado Robinson Faria, amanhã o ex-prefeito conversará com o secretário de saúde do Rio Grande do Norte, dr. George Antunes de Oliveira.

Segundo o deputado Raimundo Fernandes, o encontro será para que os dois possam tratar de assuntos relacionados ao hospital Regional de Pau dos Ferros.

“Nilton vai cobrar melhorias. É natural que ele se preocupe com a saúde de sua terra. Não é porque perdeu as eleições que ele vai virar as costas para o seu povo. É assim que deve agir um homem público”, concluiu Bigodão.

Daqui a pouco tem novidades no blog...

Não saía daí!!!

Exclusivo: TJRN suspende decisão e libera recursos de Francisco Dantas

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) reformulou a sentença de primeira instancia e desbloqueou os recursos do município de Francisco Dantas.

A decisão foi tomada no último dia 04 pelo desembargador João Rebouças da 3ª Câmara Cível.

De acordo com o despacho, o desembargador deferiu o pedido de suspensividade ao agravo de instrumento, e suspendeu os efeitos da decisão atacada, até julgamento de mérito.

Na decisão, o desembargador João Rebouças destacou: “Determino que seja dada ciência desta decisão ao Douto Juízo de Direito da 1ª Vara Cível da Comarca de Pau dos Ferros, para os devidos fins, bem assim requisitadas informações de estilo, que deverão ser prestadas no prazo máximo de dez (10) dias. Intime-se o agravado para, querendo, contra-arrazoar o recurso, no prazo de dez (10) dias, facultando-lhe juntar cópias das peças que entender convenientes”.

Para que você, caro leitor, possa entender melhor, a decisão do desembargador suspendeu por completo a sentença da juíza da Comarca de Pau dos Ferros, Cinthia Cibele Diniz de Medeiros, que havia bloqueado 60% dos recursos da Prefeitura Municipal de Francisco Dantas.

Homem é preso acusado de furtar documentos de candidato e da Prefeitura

Um fato curioso chamou a atenção da pacata cidade serrana de Martins na última terça-feira.

O pedreiro Judenildo de Oliveira Lima, 27, foi preso acusado de furtar documentos que pertenciam à campanha do candidato derrotado nas eleições de 5 de outubro, Haroldo Ribeiro Teixeira - PR - e da administração da prefeitura municipal.

Segundo o comandante do destacamento local da Polícia Militar, Abraão Targino, Judenildo teria entrado primeiro na residência do delegado do partido e captado, ilicitamente, vários documentos da prestação de contas do candidato Haroldo...

Em seguida, teria tentado furtar outros papéis da prefeitura, quando foi abordado por um funcionário.

O pedreiro chegou a negar a ação, porém, cinco pessoas serviram de testemunhas para afirmar sua atitude suspeita.

"O acusado apresentava sintomas de embriaguez no dia da prisão.

Primeiro, ele negou o fato, porém, ontem, depois de conversar com o pai, ele confessou e disse que só fez isso por causa da bebida", disse Abraão.

Apesar da atitude curiosa, Abraão desconhece a ligação de Judenildo com os políticos da cidade.

O comandante explicou que ele é natural de Antônio Martins e mora em Martins há aproximadamente sete meses.

"Ele era irmão de um elemento conhecido como Dodota, morto em Antônio Martins, recentemente acusado de participação na quadrilha de Mangueira", disse Abraão.

Judenildo foi enquadrado no artigo 155, furto, combinado com o 337, subtração ou inutilização de livro ou documento, e vai ficar preso à disposição da Justiça.

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Para os de perto e de longe

Como informei aqui no blog, o jornal Resenha circulou em Pau dos Ferros e região na última segunda-feira...

Daí, passei a receber vários e-mails pedindo as postagens das colunas de opinião que são publicadas no quinzenal...

E como escrevo esse blog para você, caro leitor, trago hoje os textos das colunas de Jean Carlos, Glauber Nascimento e o estreante Buguinha Saldanha.

Boa leitura!

Coluna de Jean Carlos

Florêncio na presidência
O vereador reeleito Manoel Florêncio deve ser o próximo presidente da Câmara Municipal de Pau dos Ferros. Todos os entendimentos levam a essa possibilidade. Único vereador eleito pelo PMDB, Florêncio foi o grande defensor e articulador para a união do seu partido com o DEM que resultou na coligação vitoriosa “Trabalho e Progresso”. Além do mais, ele mostrou lealdade a Maria Rego que o convenceu a não disputar a vaga de vice na chapa encabeçada pelo prefeito Leonardo Rego (DEM). Abriu mão sem evidenciar resistência e possibilitou que a presidente de seu partido encaminhasse o nome do filho, Fabrício Torquato para ocupar a vaga de vice. Manoel Florêncio não conta somente com o apoio do PMDB, ele já recebeu o aval da maioria dos edis da casa legislativa pau-ferrense. Os quatro vereadores da oposição já acenaram para uma união em torno do nome de Manoel, fruto da habilidade do parlamentar que agiu com cautela nos últimos quatro anos e por isso tem livre acesso aos parlamentares oposicionistas. O único impasse para a não concretização do nome de Manoel Florêncio para a presidência do legislativo, até então, é o desejo do vereador Eraldo Alves de presidir a Câmara Municipal. Ele conhece como ninguém a casa e o seu regimento. Já vai para o quarto mandato e vem servindo ao prefeito Leonardo Rego como fiel escudeiro, comandando a bancada situacionista nos últimos quatro anos. Não existem dúvidas de que Eraldo Alves tem a preferência do líder do Executivo municipal, mas não conta com a mesma desenvoltura quando o assunto são os seus pares, principalmente os da oposição, esses preferem Manoel Florêncio. Se houver um consenso pelo nome de vereador peemedebista, o prefeito altoestano, que pela primeira vez sentirá o gosto de governar com maioria na Câmara, poderá sair fortalecido, mas caso aconteça uma disputa interna, entre os vereadores situacionistas Manoel Florêncio e Eraldo Alves, o primeiro sairá fortalecido, por já poder contar, mesmo sem a ajuda do prefeito, com os votos necessários para se tornar presidente e o prefeito começará o segundo governo com aspecto de derrotado, vez que o vereador Florêncio se elegerá fácil com a ajuda do grupo oposicionista. O assunto é delicado e o prefeito Leonardo Rego terá que agir com habilidade sob pena de ter que enfrentar a primeira baixa do seu segundo mandato. E pelo andar da carruagem, o sonho de Eraldo Alves de presidir a Câmara Municipal será adiado, mais uma vez.


Processo pode cassar Aníbal
Um processo judicial poderá deixar o prefeito reeleito de São Francisco do Oeste, Aníbal Lopes em maus lençóis. O problema está relacionado à suposta compra de votos nos dias que antecederam o pleito de 05 de outubro. De acordo com as provas apresentadas, pessoas ligadas à campanha de Aníbal estariam cooptando eleitores adversários. É a tradicional compra de votos que deve ser extremamente combatida pela justiça eleitoral. Caso se confirmem as denúncias, Aníbal Lopes, o vice-prefeito eleito e mais dois vereadores reeleitos podem perder os mandatos e uma nova eleição deve acontecer na pequena cidade de São Francisco do Oeste. Para continuar acompanhando esse caso é só ficar clicado no blog mais acessado do Alto Oeste Potiguar. O endereço é http://www.jeancarlos.com.br/.


Margela comanda mais não manda
Quem também enfrenta problemas com a justiça é o prefeito da cidade de Francisco Dantas, Geraldo Margela de Lima (PSB). Como se não bastasse a derrota do seu candidato Frhedy Campos para Gilson Dias (PDT), eleito com a maior vantagem de votos da história de Francisco Dantas, Margela sofreu uma investida judicial que bloqueou 60% dos recursos do município nos últimos dois meses de sua administração. Os 40% restantes também serão administrados pela justiça. A juíza responsável pela decisão, Cinthia Cibele Diniz de Medeiros ainda determinou uma varredura nos bens do prefeito e da primeira-dama, Maria da Conceição Neris de Lima. A magistrada quer saber o que consta de bens móveis e imóveis em nome dos dois. Um assunto extremamente complexo. Creio que o gestor franciscodantense possa vir a enfrentar maiores problemas em um futuro bem próximo.

Orçamento
O deputado estadual Raimundo Fernandes (PMN), será o relator do Orçamento Geral do Estado (OGE). Em 2008 quem ocupou a função foi o deputado mossoroense Leonardo Nogueira (DEM). A Comissão de Orçamento da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte é presidida pelo deputado Walter Alves (PMDB).

Acirramento continua
O clima andou esquentando nos últimos dias em Pau dos Ferros. Não me refiro a temperatura térmica, que sobe a cada dia, mais aos ânimos políticos que ficam mais acirrados com o passar dos tempos. Leonardo Rego e Nilton Figueiredo trocam farpas e acusações. A última polêmica está relacionada à necessidade de tratamento psicológico. Em comício pós-eleição, Leonardo aconselhou Nilton a procurar um psicólogo para tratamento. O ex-prefeito respondeu afirmando que quem precisa de psicólogo é o prefeito reeleito. Figueiredo chegou a dizer que Leonardo é desequilibrado. Pelo visto, o resultado das urnas não colocou ponto final nas discussões e picuinhas políticas. Ficaremos atentos para os próximos episódios envolvendo a situação e a oposição de Pau dos Ferros. Aguarde!


O que é isso companheiro?
Um blog editado a partir da Capital do Estado veiculou matéria jornalística afirmando que o prefeito Leonardo Rego (DEM), aplicou calote na Federação Norte-rio-grandense de Futebol de Salão (FNFS). O responsável pela afirmação foi o blogueiro Edmo Sinedino que assina matérias no portal No minuto.com. De acordo com ele, o prefeito pau-ferrense realizou um torneio de futsal sob a coordenação da FNFS com a promessa de custear as despesas e não honrou com o compromisso. “Clóvis promoveu o evento, teve gastos com arbitragens e hospedagens, mas na hora da prefeitura fazer sua parte, nada”, disse o jornalista em seu blog. Para quem tem como hobbie chamar o seu adversário, Nilton Figueiredo de caloteiro, essa deve ter doido.

Estréias de colunistas
E o nosso jornal Resenha está sempre inovando e presenteando você, caro leitor. O quinzenal retoma a circulação, após as eleições, apresentando duas novidades na edição de hoje. Na página 02 o companheiro Buguinha Saldanha assina coluna de opinião, substituindo o professor Flaubert Torquato e na 06 o micaelense Lourival Júnior retoma o espaço social da cidade de São Miguel e apresenta todos os destaques da sociedade local. As duas colunas estão no caderno Alto Oeste. Boa leitura!


GIRANDO
@ O instituto de pesquisa contratado pelo jornal Resenha errou feio nos municípios de Encanto e Rafael Fernandes e acertou em cheio nos resultados das cidades de Marcelino Vieira e Francisco Dantas.

@ Quero lembrar que o fato não abala a moral e a credibilidade do quinzenal. O jornal contratou o instituto e pagou pelo serviço, mais não pode pagar pelos erros nas sondagens, até porque as pesquisas refletem o momento atual das entrevistas que podem ter sofrido modificações nos dias seguintes.

@ O prefeito reeleito da cidade de São Miguel está feliz da vida. Além de conseguir reeleição, Galeno Torquato (PSB) ainda superou sua marca e derrotou o seu opositor, Acácio Campos (PMDB), com uma maioria de 2.172 votos. Em 2004, na sua primeira eleição, a diferença entre os dois foi inferior a 1.000 votos.

@ E por falar em Galeno Torquato, o homem desponta como substituto do deputado estadual Raimundo Fernandes (PMN) na Assembléia Legislativa. Resta saber se o deputado micaelense já passará o bastão em 2010 ou adiará a transição. A conferir!

@ O prefeito de Luis Gomes, Pio X Fernandes, saiu muito fortalecido das eleições de outubro. Ele fez seu sucessor elegendo Carlos José Fernandes (Dedezinho) e conseguiu manter a sua esposa, Maria Elce Fernandes na prefeitura da vizinha Major Sales.

@ Já iniciaram os preparativos para a 2ª edição da campanha Natal Solidário, realizada pela equipe da Fraternidade Frei Damião (JUFRA) e a Rádio Obelisco FM. Os interessados em colaborar poderão procurar a Obelisco FM ou o pessoal da JUFRA. Boa iniciativa!

@ Falando em Obelisco, a rádio está com toda a sua programação na Internet e pode ser acessada através do site: http://www.obelisco90fm.com.br/.

@ O Partido dos Trabalhadores (PT) de Pau dos Ferros acumulou mais uma derrota. O partido nunca ganhou uma campanha municipal na principal cidade do Alto Oeste Potiguar. Lamentável!

@ O prefeito da cidade de Antônio Martins, médico José Júlio (PT), mantém projeto de candidatura a Assembléia Legislativa. O homem esteve presente em dezenas de cidades durante as eleições municipais.

@ Para ficar bem informado com as notícias que predominam no Alto Oeste é só acessar, diariamente, o blog mais lido e comentado da região: http://www.jeancarlos.com.br/.

Coluna de Glauber Nascimento

Pesquisas
Mesmo terminado o período eleitoral há um assunto que não perde o foco em meio às conversas ligadas a campanha política pauferrense: as pesquisas eleitorais. Os levantamentos realizados na cidade este ano nem de perto chegaram ao resultado das urnas. Pelo menos um conseguiu se salvar, O Consult foi o que dentro da margem de erro apresentou dados convincentes e que traduziam a realidade das ruas. Todos os outros, inclusive o Ibope, o mais caro, diga-se de passagem – o valor pagou superou os 14 mil reais, nem ele fez jus à fama que tem. Ora, mas o que terá acontecido com esses institutos, por que os números apresentaram uma disparidade tão grande? Erro dos profissionais que coletaram os dados? Ou seria na distribuição dos questionários? Será que os institutos se equivocaram? O mais sério: houve manipulação nos resultados? Seria importante, até como forma de resguardar o serviço imparcial e acima de tudo profissional dessas empresas que os proprietários de cada um desses institutos de pesquisa justificassem tanta diferença. Da campanha 2008 em Pau dos Ferros tirou-se uma lição: não dá pra acreditar em pesquisa, pelo menos as apresentadas em Pau dos Ferros elas enganaram a todos.


Mudança radical
A Câmara Municipal contou com uma mudança radical. Há quem veja a nova formação do legislativo pauferrense como preocupante, não pela falta de experiência, mas, sobretudo pela carência de oratória dos edis. Não faltam monossilábicos. Durante os quatro anos não são poucos os que vão continuar dizendo apenas sim e não.

Habilidade
Por falar em mudança já começam as especulações sobre o troca troca de secretários na esfera municipal. O PMDB quer a Secretaria de Saúde, menina dos Olhos da administração. O indicado para comandar a pasta seria o próprio Fabrício Torquato, vice-prefeito eleito, mas há quem afirme que só uma não basta outra secretaria também interessa. Somada as secretarias também viriam tantos outros cargos.

Problema
O prefeito Leonardo Rego vai ter que sabe administrar a mudança de nomes. Com a entrada de novos aliados é preciso tirar os antigos, é preciso habilidade. Com diz o velho ditado é cobrir um santo para descobrir outro.

Futuro
Entre os vereadores da situação pelo menos três nomes fortes ficaram de fora. Ismael e Socorro do Posto não conseguiram renovar os mandatos; já Edivan pela segunda vez consecutiva não obteve êxito em retornar ao legislativo. Socorro do Posto foi uma das surpresas na campanha de 2004 desbancando alguns favoritos à época. Fora da Câmara os três devem ganhar uma secretaria ou posto de destaque na esfera municipal. Edivan foi secretário de Obras já na administração de Leonardo e pode voltar a ocupar a vaga. A secretaria de Meio Ambiente é de indicação de Socorro, já Ismael apesar de não ter participado como secretário no governo Leonardo carrega experiência de gestões anteriores, haja vista que foi Chefe de Gabinete de Nilton, o que pode perfeitamente se repetir no novo governo de Leonardo. Competência não falta a Ismael. Pelo lado da oposição foram Glaucione e Nel que não seguiram adiante, os problemas no registro da candidatura podem ter o prejudicado Glaucione. Já Nel ficou limitado ao bairro Manoel Deodato.

Disputa
Depois das comemorações da vitória já começa os primeiros desgastes entre os vereadores situacionistas. A disputa pela presidência da Câmara incomoda. Eraldo e Manoel Florência devem ir para a disputa, ganha quem demonstrar mais habilidade e articulação. Pelo lado oposicionista Manoel Florência parece contar com melhor simpatia.

Eu voltei..
Com o resultado da campanha muitos acreditavam que Nilton fosse passar um período longe da cidade. Puro engano. O ex-prefeito garante que fica, é como se cantasse a canção de Roberto Carlos: “eu voltei aqui é o meu lugar”. Pela votação e liderança política Nilton já trabalha visando 2010.

Robinson
Com a vitória de Micarla em Natal além de tantos outros prefeitos eleitos no interior do estado, o deputado Robinson Faria fortalece a imagem para sair candidato ao governo em 2010. Com prestígio junto à maioria da bancada da Assembléia o nome de Robinson é de consenso para a disputa. Quem também sai fortalecido é o filho Fábio Faria.

De graça
Há quem veja a vitória do filho de Nicodemo em Rafael Fernandes como erro estratégico do grupo governista. O candidato de Mário se preocupou em cassar Nicodemo e esqueceu que com a mudança de nome a disputa seria bem pior. Não deu outra: Nicodemo viu que não havia como fugir dos questionamentos da Justiça, era preferível botar gente nova, escolheu o filho sem um passado que o condenasse teve a transferência de votos do pai e saiu vitorioso. Mas a habilidade de Nicodemo esteve associada à competência de sua Assessoria Jurídica, comandada pelo bom advogado Nelsinho.

Por outro lado
Se na vizinha Rafael Fernandes Nicodemo esteve bem amparado juridicamente, Nilton não pôde dizer o mesmo em Pau dos Ferros. Entre os erros da campanha niltista não há como não verificar a carência na Assessoria jurídica. Faltou eficiência, conhecimento da política local.


Ponto Final

@ Em Boanerges deixando a Secretaria de Saúde a administração municipal perde um profissional competente. Além de dedicado Boanerges é de bom caráter.

@ A candidata a vereadora Josetina contava com o apoio de Maria Rêgo, mas decepcionou. Uma votação pífia, apenas 153 votos. Já o irmão dela Giron, com poucos apoios tirou quase o dobro dos votos.

@ Por falar em votação quem surpreendeu foi o Gordo do Bar. Primeiro suplente ele superou nomes como Ismael Mendes, Socorro do Posto, Nel de Gagaça, e Edivan.

@ Socorro da 36 segue imbatível, campanha após campanha a mulher lidera o topo da votação.

@ O empresário Xavier Pneus em entrevista ao Blog de Jean Carlos disse ter saído da campanha fortalecido. Xavier garantiu que não se arrependeu em não ter aceito o convite para que Maison fosse ser o vice da chapa governista.

@ Pelo menos em discurso Xavier não desagradou a campanha de Nilton. Xavier surpreendia a cada comício, o homem não tinha papa na língua.

Coluna de Buguinha Saldanha

Desafio
Aceitei o desafio de escrever esta coluna como forma de expressar a livre manifestação do pensamento, e promover a discussão de idéias em todos os segmentos da sociedade. Agradeço inicialmente a direção do Jornal na pessoa de Jean Carlos, pela confiança em mim depositada, e o incentivo a aquele que foi a exemplo dele, perseguido em função da prática do jornalismo sério, responsável e comprometido com as classes. Tenho absoluta convicção de nossa responsabilidade, do nosso papel diante dos desafios que estão por vir, mais também a certeza do apoio incondicional da maioria. Agora vamos trabalhar!

Renovação
A população pau-ferrense parece que acordou para o fato de eleger “parasitas”. A resposta no último dia 05 de outubro foi imediata, a casa do povo como é chamada a câmara municipal renovou mais de 70% dos seus vereadores, um alerta aos ocupantes do cargo. Na avaliação do eleitor fica a certeza de que candidato copa do mundo será banido no próximo pleito, se não realizar um mandato voltado a atender as necessidades da maioria. Resta saber se a inexperiência de alguns suportará o acaso. Fiquemos no aguardo!

Maioria
Ainda em relação à câmara, após quatro anos do seu primeiro mandado o prefeito Leonardo Rêgo terá maioria naquela casa. Isso demonstra que o chefe do poder executivo aprendeu mesmo com os erros. Contando com a sorte pelo fato de eleger 05 vereadores de sua agremiação contra 04 da coligação adversária, Leonardo parte para um possível segundo mandato, fazendo jus aos esforços contabilizados no período de campanha, em que na maioria das vezes ressaltou a importância do voto casado. É preciso maturidade e habilidade política para se fazer valer da vantagem. Do contrário estará colocando em risco todo seu projeto, basta clicar os olhos nas companhias. Será que o Paraguaio continuará dando as cartas lá para as bandas da prefeitura?

Efeito SUS
Os recursos oriundos do SUS (Sistema Único de Saúde) têm ajudado e muito a maioria dos prefeitos do país, principalmente em período eleitoral. A falta de informação por parte da população mais carente contribui de forma significativa para este tipo de abuso. Alguns utilizam destes recursos para se locupletarem politicamente. Em Pau dos Ferros, por exemplo, esta prática tornou-se constante na administração atual. Cabe ao ministério publico e o conselho municipal de saúde investigar a aplicação dos recursos, e punir os responsáveis. Ao cidadão informamos que é um direito adquirido em lei, em função do pagamento de impostos, e tributos arrecadados pelo governo.

Surpresa I
Com o registro de candidatura indeferido pelo o TRE, o ex- prefeito de Rafael Fernandes José Nicodemos Ferreira (PMDB) colocou em prática um projeto audacioso. Em seu lugar ele indicou o nome de seu filho, Nicodemos Júnior (PMDB), que ao final abocanhou a prefeitura daquela cidade, vencendo a estrutura do prefeito Mário Oliveira (PSB) e seus aliados, com uma maioria de 143 sufrágios. Agora as especulações giram em torno do comando do cargo máximo do município, com toda sua jovialidade faltará experiência a Nicodemos Júnior no inicio de sua administração. O que não será problema, pois o paizão estará sempre por perto como forma de indicar o caminho a seguir. Ao jovem prefeito desejamos boa sorte.

Surpresa II
Na cidade de Encanto, a vitória do candidato oposicionista Alberone Neri de Oliveira (DEM) quebrou uma hegemonia da família do prefeito Neto, que governava o município há pelo menos 40 anos, incluindo os dois mandatos dele. A vitória de Alberone foi encarada como uma surpresa para toda a região que conhecia a liderança do atual prefeito e a preeminência de sua família que se alternou no poder pelas últimas quatro décadas. Além da majoritária, o Democrata ainda conseguiu eleger outros quatro vereadores, o que permitirá ao novo prefeito ter melhores condições de trabalho a partir de 2009.

Praça de Eventos
A obra continua inacabada, faltando pouco menos de 30% da totalidade para a sua inauguração de fato e de direito. O prefeito Leonardo Rêgo já inaugurou 02 (duas) etapas, restando apenas o acabamento da obra, que muito provavelmente acontecerá no inicio do próximo mandato. A estrutura ainda capenga revela a falta de cuidados por parte de seus idealizadores. Apresenta risco eminente de curto circuito nas instalações elétricas, facilmente identificada dada a má distribuição de condutores elétricos em volta do pórtico principal da praça. O projeto elétrico requer ajustes de um profissional atuante na área.

Corrida Maluca – Parte I
Nas eleições deste ano “A máquina do mal”, comandada por Dick Vigarista e seu ajudante Mutley agiram impiedosamente desta feita na calada noite. Disfarçados bateram em muitas portas, de habitantes conscientes, mas fragilizados financeiramente. Usurpando talvez o único direito do pobre, o exercício democrático do voto. Nem tudo esta perdido, os fiscais da justiça vigilantes aos detalhes poderão cancelar a corrida, e o pódio poderá vir a ter um novo campeão. Volto na próxima edição com a parte II.

Rápidas

@ Mesmo perdendo as eleições por uma diferença mínima de sufrágios, o ex-prefeito Nilton Figueiredo (PP) continua suas caminhadas em agradecimento aos votos contabilizados no último pleito.

@ Os projetos de Nilton estão condicionados a política, o mesmo faz questão de afirmar que não abandonará o grupo oposicionista. A intenção do ex-prefeito é manter a união de sua base, visando às eleições de 2010.

@ Fontes ligadas ao grupo Niltista, afirmam categoricamente que o mesmo sairá candidato a deputado estadual nas próximas eleições. Resta saber como ficará o relacionamento com Raimundo e Elias Fernandes, visto que os dois são pretensos candidatos.

@ Depois de merecidas férias, o prefeito Leonardo Rêgo retomou os trabalhos a frente do executivo pau-ferrense. A ordem agora é o posicionamento das cadeiras.

@ A dança esta por vir a qualquer momento, seria uma espécie de tango a bacurau, difícil de ser digerido por alguns bicudos de plantão, há quem diga que os efeitos colaterais podem começar por uma tremenda dor de cabeça.

@ Pois é a nova composição de secretários trará ao prefeito o inevitável. O descontentamento por parte dos chamados secretários vitalícios, esses por sua vez, não estão gostando de entregar suas pastas. Ai!

@ E com relação ao rei? Perderá a majestade? Na Macedônia Alexandre “O Grande” reinou absoluto por 13 anos ininterruptos, resta saber se o general manterá a dinastia também em Pau dos Ferros. Vixe!

@ Muito raramente ouço as emissoras de rádio de nossa cidade, e me deparo com uma safra nova de locutores, que me faz sentir saudades de Glauber Nascimento, Fernanda Araújo, Jean Carlos, dentre outros. Ê saudade!

@ Por falar em rádio, acompanhei o trabalho da “Globo” na apuração de votos das eleições 2008. Nada mudou em relação ao passado, continua a mesmice de sempre, Falta cultura aos profissionais. Patético, hilário, agüenta coração!

Inscrições de concurso vai até o dia 08 em Luís Gomes

A prefeitura do município de Luis Gomes abriu concurso público para preenchimento de 141 vagas, em diversos setores.

A remuneração varia de R$ 415,00 a R$ 1.037,50, de acordo com o nível do participante e do cargo que concorrerá.

De acordo com o edital, as inscrições serão realizadas até o dia 8, das 8h às 16h, na sede do poder Executivo e no horário comercial na sede da empresa organizadora do concurso, situada em Natal, ou ainda pelo endereço eletrônico www.solucoesconcurso.com.br.

As provas do certame serão realizadas nas escolas do município entre os dias 13 e 14 de dezembro, dependendo da disponibilidade dos organizadores.

Apesar da quantidade de inscritos, mais de 800, a concorrência para a maioria das vagas ainda é baixa.

Enquanto que para os cargos de ASG e vigilante existem 15 candidatos para cada vaga, não existe nenhum concorrente para professor de Artes, professor de Ciências, técnico pedagógico e secretário administrativo.

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Presidente diz que Leonardo usou a máquina administrativa

A vereadora presidente da Câmara Municipal de Pau dos Ferros, Tércia Batalha (PMDB), uma das coordenadoras da campanha do ex-prefeito Nilton Figueiredo, segundo lugar nas eleições de cinco de outubro passado, fez uma avaliação da campanha e do trabalho desenvolvido pelo grupo oposicionista.

Para ela, o prefeito Leonardo Rêgo passou toda a campanha atrás do seu opositor e só conseguiu a vitória porque usou a força da máquina administrativa nas últimas horas, o que deu uma diferença de pouco mais de 300 votos, quando as pesquisas indicavam um percentual seis vezes maior.

A vereadora disse que o resultado final derrubou a máscara do prefeito reeleito que utilizou as pesquisas eleitorais para fazer pressão psicológica nos eleitores da cidade.

“Todas as pesquisas que eles publicaram tinha margem acima de 15% de maioria e, no final, se não fosse à força da máquina administrativa, nós teríamos ganhado a eleição”, disse Tércia.

Tércia afirma que houve denúncia ao Ministério Público

Segundo Tércia Batalha, já existem casos denunciados no Ministério Público Estadual (MPE) e várias pessoas estão comunicando que foram persuadidas a vender o voto na reta final.

“Tem muitas pessoas nos procurando para comunicar esses fatos. Estamos orientando eles a procurar a promotoria pública e oficializar a denúncia”, explicou.

Tércia garante que a equipe que ficou com Nilton Figueiredo trabalhou com garra e determinação desde o início do pleito na tentativa de resgatar a prefeitura para devolver aos braços do povo, porém a força da máquina administrativa mudou o rumo do jogo.

Vereadora monta grupo para deixar o PMDB

A vereadora Tércia Batalha, deve deixar os quadros do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) e dar início a um novo projeto político.

Ela garante que já recebeu o convite de várias outras legendas e que está estudando o melhor caminho para seguir a partir do ano que vem.

Segundo ela, a decisão está sendo tomada com um grupo de dissidentes que também deverá deixar o PMDB, iniciando uma nova história na política pau-ferrense.

A saída dessas pessoas irá enfraquecer ainda mais o atual comando verde.

Tércia garante que colocará em prática novos projetos

“O PMDB me tirou o direito de ser candidata, mas não a capacidade de continuar lutando pelas causas que sempre defendi”, disse.

Para ela, o fim da sua vida no PMDB abre as portas para outra era em sua trajetória política.

Batalha já contabiliza seis mandatos de vereador e três como presidente da Câmara municipal, sendo considerada uma das principais lideranças políticas de Pau dos Ferros

Vice-prefeito eleito expõe expectativas sobre mandato

Eleito vice-prefeito na campanha de outubro, o odontólogo Fabrício Torquato (PMDB) inicia sua trajetória política com o pé direito.

Filho da presidente do diretório municipal do PMDB, Maria Rego, o jovem se transforma no herdeiro oficial da ala peemedebista.

Passado o período eleitoral, Fabrício voltou, na semana passada, a sua vida normal, atendendo no seu consultório.

Para ele, a sua participação na administração municipal só deve ser decidida no mês de dezembro.

Fabrício não confirma secretaria de saúde

O vice-prefeito eleito negou que exista qualquer indicação do seu nome para a secretaria municipal de saúde.

“Só iremos discutir isso em dezembro, ou quando Leonardo chamar. A única coisa certa é que vou colaborar na administração municipal”, disse.

Para Fabrício, a vitória de Leonardo foi definitiva para reafirmar a mudança no cenário político do município com o sepultamento de alguns nomes tradicionais.

Odontólogo afirma que se identifica com Leonardo

O vice-prefeito eleito garante que tem uma grande afinidade com o prefeito Leonardo, principalmente quando se trata de trabalho.

Fabrício não esconde a admiração que tem pelo companheiro de chapa e acredita que será fácil acompanhá-lo na função.

Com relação a sua entrada na política como principal líder do PMDB, Fabrício disse que essa transição acontecerá naturalmente.

“Já iniciamos a trajetória com a vitória na campanha”, complementou.

Para ele, agora é momento de se preparar para enfrentar mais uma campanha, a da presidência do diretório municipal do PMDB que será decidida inda esse ano.

A expectativa é de manter sua mãe, Maria Rego no comando.

Fonte: Jornal Resenha

Por pouco Nilton não escuta Leonardo

Na noite da última sexta-feira um fato extremamente hilário chamou a atenção das pessoas que se encontravam em uma grande mesa no clube Assec.

Os cidadãos estavam comemorando a eleição da presidência da Assec (clube da Caern), onde Esmeraldo Nascimento se elegeu com uma diferença pequena de votos, sob Antônio do Breu.

O ex-prefeito Nilton Figueiredo ocupava uma das mesas e se ausentou após a meia noite.

Coincidentemente, após a saída de Figueiredo, um som de carro começou a tocar as músicas do cantor sertanejo Leonardo...

Daí, um gaiato soltou a seguinte:

Só foi dr. Nilton sair vocês colocaram Leonardo!!!

Essas são pérolas da política de Pau dos Ferros!!!

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Veja na seqüência...


Por pouco Nilton não escuta Leonardo.

Polícia prende jovem que furtou objetos de nove pessoas em Pau dos Ferros

Como adiantamos durante a manhã de hoje, populares da cidade de Pau dos Ferros estavam apreensivos com um delinqüente que furtava bolsas e objetos desde a última quinta-feira, dia 30.

A polícia civil, através do seu serviço de inteligência e investigação já conseguiu prender na tarde de hoje o jovem que vinha aterrorizando e furtando, principalmente mulheres.

Trata-se de Maico Anderson de Queiroz, de 22 anos de idade. Ele é natural da cidade de Pau dos Ferros e se deslocava em uma moto bross preta para atacar as suas vítimas.

De acordo com o delegado de Polícia Civil, Inácio Rodrigues de Lima Neto, ao todo foram registrados nove boletins de ocorrências (BOs).

“De quinta-feira até hoje nove pessoas prestaram queixa na delegacia civil. Estávamos investigando até que chegamos ao delinqüente que foi preso em flagrante delito”, disse.

O jovem será ouvido pela polícia civil e mantido preso à disposição da justiça.

Levantamento está sendo feito pela polícia

O delegado Inácio Rodrigues afirmou ao blog que ainda não sabe quanto foi levado das nove vítimas que foram atacadas pelo preso.

O bacharel disse que está sendo feito um levantamento nesse sentido.

Ainda estamos fazendo o levantamento para sabermos a quantia total furtada pelo delinqüente, mas sabemos que foram pequenos furtos e a quantia geral não chega a R$ 1.500,00”, afirmou.

O delegado finalizou o contato com o blog comentando que no momento da prisão, Maico Anderson não se encontrava armado e não houve resistência.

“Na verdade não houve nenhum assalto, todos foram furtos. Ele arrebatava as bolsas e não mostrava arma, por isso não se trata de assalto”, concluiu.

Começa briga pela presidência da Câmara Municipal

Já começou a briga pela presidência da Câmara Municipal. Até agora a disputa está entre os vereadores, Manoel Florêncio (PMDB) e Eraldo Alves (DEM), dois dos três únicos que conseguiram a reeleição.

Os dois fazem parte da ala situacionista e acreditam que a decisão será tomada pelo prefeito Leonardo Rêgo, tendo em vista que tem maioria no legislativo com cinco candidatos eleitos no último dia 05.

Otimista, Manoel Florêncio espera pela indicação, porque, segundo ele, a escolha será feita com a participação de Maria Rêgo, líder do PMDB.

Outro fator apontado pelo vereador, é que ele é um dos mais velhos na casa e já disputou o mandato, sendo derrotado pela vereadora Tércia Batalha.

Para ele, a atitude que tomou na pré-eleição, de recuar em favor do odontólogo Fabrício Torquato, para concorrer à vaga de vice-prefeito, o credencia a favorito para esse projeto.

Ele alega que foi o primeiro a defender a aliança entre DEM e PMDB, por acreditar que Fabrício era o melhor nome, forçando inclusive o rompimento do grupo com o ex-deputado Elias Fernandes que queria indicar o filho, Gustavo Fernandes.

O vereador Eraldo Alves, eleito para o quinto mandato, poderá alegar que tem maioria, uma vez que o DEM elegeu quatro vereadores, enquanto o PMDB fez apenas Manoel Florêncio.

Mudança de partido pode ter prejudicado vereadores

Apenas três vereadores foram reeleitos em Pau dos Ferros na última campanha: Manoel Florêncio (PMDB), Eraldo Alves (DEM) e Antônio Avelino (PP). Socorro Pontes (PP), a Socorro da 36, conseguiu reeleição com a desistência da filha Marta da 36.

A vereadora Tércia Batalha, que tinha grande possibilidade de renovar o mandato não conseguiu legenda para concorrer à reeleição para o sétimo mandato...

Com isso, a Câmara ganha cinco nomes novos: Gilson Rêgo (DEM), Francisco Ubiratan (PP), Francisca Itacira (DEM), Márcio Jório (PR) e Zélia Maria Leite (DEM).

O vereador Glaucione Garcia (PP) teve problemas com o julgamento da prestação de contas o que acabou atrapalhando o seu projeto de reeleição.

Os outros três que não conseguiram renovar, podem ter enfrentado dificuldade devido à mudança de partido ao longo dos quatro anos.

Nel de Gagaça deixou do DEM pelo PSB, Ismael saiu do PP para DEM e Socorro do Posto migrou do PMDB para o DEM.

Onda de assaltos causa temor em populares

Após passar três dias em solo pau-ferrense é impossível não detectar o temor da população com relação a uma onda de assaltos que vem acontecendo nos últimos dias.

As vítimas, geralmente, são mulheres que deixam as agências dos Bancos de Pau dos Ferros. Após andar alguns metros, elas são interceptadas por dois delinqüentes que são visto em uma motocicleta.

A polícia não sabe informar ainda quem são os homens, mais as investigações estão avançadas e possivelmente será dado um desfecho ao caso nos próximos dias.

A pacata Pau dos Ferros vive uma verdadeira onda de calor (está pegando fogo) e de violência.

O blog trará entrevista, nas próximas horas, com o delegado Inácio Rodrigues de Lima Neto, titular da 4ª Delegacia Regional de Polícia Civil (DRPC).

O bacharel falará sobre os últimos episódios relacionados aos seguidos assaltos em solo pau-ferrense.

Prefeito inaugura obras e populares dançam com som de campanha

O prefeito Leonardo Rego (DEM), inaugurou, na noite do último sábado, uma passagem molhada e uma pequena e estreita praça localizada no bairro São Geraldo.

As solenidades e os discursos foram acompanhados por um bom número de pessoas que dançavam e vibravam ao som das músicas de campanha do prefeito reeleito.

Após o evento administrativo, populares saíram em passeata pelas ruas pau-ferrenses...

Um pequeno grupo terminou as ‘comemorações’ na praça de eventos.

Em tempo: Pelo que pude observar, boa parte dos eleitores leonardistas ainda não se acostumaram com os 344 votos de maioria do prefeito reeleito.

Eles festejam, festejam, festejam!!!

Leonardo terá de demitir parentes da prefeitura

O prefeito Leonardo Rego, terá que se desdobrar para ajustar a casa a partir de janeiro de 2009.

Além das mudanças obrigatórias devido à entrada do grupo peemedebista, inclusive com uma possível secretaria para o vice-prefeito eleito, Fabrício Torquato, ele terá de buscar alternativas para segurar um grupo amplo de pessoas que serão exoneradas devido à lei do nepotismo.

O Ministério Publico Estadual (MPE) enviou uma lista extensa para o executivo e legislativo, no último dia 08, identificando as pessoas que devem ser demitidas de seus cargos num prazo de até trinta dias, a partir da data de recebimento da ordem.

Prefeito mantém sogro, sogra e esposa na administração

Entre os indicados estão: o sogro do prefeito, que atua como secretário de finanças, a sogra que é coordenadora de programas da Secretaria de Ação Social e a primeira-dama, diretora de um dos laboratórios da saúde, que funciona na Unidade Regional de Saúde Pública (Ursap).

Também terão de sair da prefeitura vários irmãos e filhos de secretários municipais que atuam em coordenações e em outras vagas.

O secretário de meio ambiente é um dos que devem cair, tendo em vista que é esposo de uma vereadora, assim como um irmão e um filho do secretário de agricultura.

Vários parentes de vereadores também deverão ser exonerados, já que a contratação dessas pessoas configura o nepotismo cruzado.

Outra que terá de deixar o posto é a companheira do chefe de gabinete civil que também trabalha na administração.

Tércia critica Leonardo Rego por Nepotismo

Para a presidente da Câmara de vereadores, Tércia Batalha, isso prova que o prefeito Leonardo Rego tem um discurso distante da prática.

“Ele diz uma coisa e faz outra totalmente diferente. O que o prefeito sabe fazer é acusar as pessoas daquilo mesmo que ele faz”, disse Tércia.

Ela espera que o executivo cumpra a determinação do Ministério Público de retirar dos quadros municipais essas pessoas que estão atuando de forma irregular, tendo em vista a ilegalidade dos atos apontados na súmula 13 da lei do nepotismo.

Transação do governo pode começar em 15 dias

Até o momento o prefeito Leonardo Rego não se pronunciou oficialmente sobre o assunto, assim como não informou sobre quando irá fazer as alterações no seu secretariado.

É provável que a transição comece a acontecer já na primeira quinzena do mês de novembro.

Leonardo fez, recentemente, uma reunião com todo o seu secretariado para fazer uma análise da atuação do grupo até agora e comunicar sobre as possíveis alterações.

A garantia da administração é que não haverá grandes mudanças, principalmente no perfil administrativo dos seus secretários.

Especulações apontam que, além de abrir vagas para algumas lideranças do PMDB, é possível que o prefeito indique o vice-prefeito, Fabrício Torquato, para a pasta da saúde.

Blog volta após paralisação parcial

Após alguns dias de 'abandono' parcial do blog, voltamos nesse início de semana com todo pique para levar informação com credibilidade aos milhares de leitores que acessam diariamente essa ferramenta de comunicação.

O motivo do afastamento se deu primeiramente pela dedicação a edição do jornal Resenha Alto Oeste que circula em Pau dos Ferros e região na manha de hoje...

Mas, durante todo o dia manteremos as notícias atualizadas e afirmo que tem várias da nossa querida Pau dos Ferros.

A nossa sugestão é que você, caro leitor, fique atento as novidades da principal cidade do Alto Oeste Potiguar.

Para isso é só ficar conectado aqui...

Então, não saia daí!!!