sábado, 6 de fevereiro de 2010

Provas do Vestibular da Uern serão aplicadas neste domingo e segunda

Após quase 50 dias de adiamento em função de problemas nos cartões de incrição, a Comperve da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (Uern) realiza amanhã e segunda-feira as provas do Processo Seletivo Vocacionado (PSV 2010).

São 19.152 mil candidatos disputando as 2.332 vagas em 52 cursos de graduação.

Após o adiamento, 206 candidatos desistiram do processo, tendo direito ao ressarcimento.

As provas serão aplicadas em Mossoró, Natal, Assu, Pau dos Ferros, Patu e Caicó.

A Comperve deverá divulgar o resultado até o 12 de março e as matrículas dos novos alunos serão feitas dias 16 e 17.

A empresa contratada para a realizar as provas é a Consultec, segunda colocada na licitação anterior.

Polícia mata dois em busca de acusado de seqüestro de José Júlio

Francisco Aciari de França, de 64 anos, e sua namorada, Maria Luzineide do Vale, de 21 anos, foram mortos na tarde de sexta-feira (5), em um sítio do município de Caraúbas.

De acordo com a polícia, uma denúncia anônima informou que um indivíduo identificado apenas como Júnior, acusado de ter participado do sequestro do ex-prefeito de Antônio Martins, José Júlio, estaria escondido no sítio Pedra Branca, no município de Caraúbas.

Ainda segundo a polícia, a casa foi cercada. Houve troca de tiros e Aciari e Luzineide foram atingidos. Júnior conseguiu fugir.

Luzineide morreu na hora e, com ela, foram encontradas munições de diversos calibres, dentro de uma pochete que ela carregava. Aciari, que havia fugido, foi encontrado logo depois, morto dentro da casa.

Foram apreendidos ainda dois celulares, duas espingardas, um revolver calibre 32, quatro munições de calibre 38, além de 150g de pasta de cocaína.

Júnior é acusado de chefiar o grupo que seqüestrou, na noite de 16 de novembro, o ex-prefeito de Antônio Martins, José Júlio, num trecho rodoviário entre os município de Campo Grande e Janduís.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Estádio é liberado e CCP joga em casa no domingo

Depois de muita badalação acerca do assunto, a penalizada torcida do Centenário enfim poderá assistir a uma partida de futebol pela primeira divisão do campeonato estadual em casa.

O fato é que o estádio 9 de Janeiro conseguiu a liberação que faltava (do Corpo de Bombeiros) para sediar jogos oficiais.

Assim sendo, o time de Pau dos Ferros estréia no 9 de janeiro domingo próximo contra o Potiguar de Mossoró.

Diante da boa campanha do time (1 vitória, 2 empates e 1 derrota) a torcida do CCP promete fazer uma bonita festa no 9 de Janeiro “véi” de guerra.

Nilton Figueiredo tem bens indisponibilizados pela justiça

Deu na coluna de César Santos...

"Aterro fantasma”


A Justiça Federal do Rio Grande do Norte decretou a indisponibilidade dos bens do ex-prefeito de Pau dos Ferros, médico Nilton Figueiredo (PP), ao deferir medida cautelar requerida pelo Ministério Público Federal (MPF). Trata-se da “construção fantasma” do aterro sanitário, que provocou uma “sangria” de quase R$ 600 mil.

A decisão não é recente. Foi assinada no dia 10 de julho de 2009, pelo juiz substituto da Oitava Vara Federal, Antônio José de Carvalho Araújo, mas só agora tornou-se pública.

Nota do Blog: Isso quer dizer que o médico pau-ferrense não poderá vender, sequer, um sorrisal que, por ventura, esteja em seu nome ou em nome da sua esposa.

A justiça costuma tomar essa decisão quando existem processos a serem julgados que envolvam transações financeiras, como por exemplo, devolução de dinheiro ao erário público.

A medida evita que o réu (leia-se Nilton Figueiredo), caso venha a ser condenado, tenha garantido recursos suficientes para suprir as exigências judiciais em favor do patrimônio público.

Sinte-RN inaugura sede social na Barragem de Pau dos Ferros

Acompanhando hoje, como faço diariamente, a coluna de Lisboa Batista no Jornal De Fato, soube da inauguração da sede social do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do RN, regional de Pau dos Ferros.

O prédio, de muito bom gosto, fica localizado na estrada que dá acesso a Barragem Pública.

Sinto-me extremamente feliz pela conclusão das obras daquele espaço que há muito tempo vinha sendo executada.

Ao ler o texto de LB, retornei alguns anos no meu psicológico e lembrei-me de quando por ali passava e observava aquela construção (acredito que durou uns 15 anos). Hoje está tudo pronto!

Quero parabenizar o professor Milton Urbano Aires que comandou a execução da obra e toda a diretoria do SINTE, como também os professores de Pau dos Ferros e região que poderão contar com mais essa opção de lazer na principal cidade do Alto Oeste Potiguar.

Com decisão de Robinson, AL terá equilíbrio de forças

O rompimento político do presidente da Assembleia Legislativa, Robinson Faria (PMN), com a governadora Wilma de Faria (PSB), terá influência direta na correlação de forças entre governo e oposição na Casa legislativa.

A bancada governista certamente perderá fôlego, devido a inevitável travessia para a oposição de deputados liderados pelo presidente.

Dos 17 deputados que defendiam os interesses do governo na AL, pelo menos cinco deverão seguir rumo da oposição, todos matriculados no PMN: Gesane Marinho, Antônio Jácome, Ricardo Mota, Raimundo Fernandes (que reassumirá o mandato até Abril) e o próprio Robinson Farias. O grupo reafirmou fidelidade ao líder.

Os “deputados de Robinson” se juntarão aos outros sete parlamentares que compõem a bancada oposicionista: Leonardo Nogueira, José Adécio e Getúlio Rêgo, do DEM; José Dias e Valter Alves, do PMDB; Paulo Davim, do PV; e Álvaro Dias, do PDT.

O placar de 12 a 12, somado pela líder da bancada governista, Larissa Rosado (PSB), ainda pode sofrer alteração, com “sangria” no governo...

É que a posição dos deputados Luiz Almir e Gilson Moura, do PV, ainda não foi definida.

Uma incógnita...

O governo conta com eles.

A oposição acredita em mudança tão logo o vice-governador Iberê Ferreira (PSB) assuma o governo em abril, com a desincompatibilização da governadora Wilma de Faria.

Matérias serão amplamente discutidas, acreditam os deputados

A “sangria” na bancada governista é amenizada por Larissa Rosado. A parlamentar acredita que a nova correlação de forças não interferirá na postura dos deputados.

Em entrevista à imprensa da capital, ela disse que o espírito público vai prevalecer na hora de apreciar as matérias de interesse da população.

O deputado oposicionista Leonardo Nogueira (DEM) concorda com o “espírito público”, porém, ressalta que “finalmente a oposição terá voz e vez.”

Na opinião do democrata, a partir de agora, com o equilíbrio de forças, as matérias enviadas pelo governo passará por amplo debate e avaliação, antes de votação, “bem diferente de antes que o governo aprovava tudo, sem dificuldades.”

Para Nogueira, a oposição, agora fortalecida, vai estabelecer uma nova realidade, porém, sem politizar o debate de temas de interesses da população.

“A aprovação do orçamento 2010 foi um aperitivo do que será a Assembleia a partir de agora”, ressaltou o parlamentar, que nos três anos de mandato, atuando na oposição, não teve chance de debater as matérias de interesse do governo que passaram pela Casa.

“Acho que agora acabou o rolo comprensor”, comemorou.

Robinson Faria, ao concordar que a AL viverá um novo momento, afirmou que não vai politizar a presidência da Casa, muito menos fará oposição radical.

Ele que será candidato a vice-governador na chapa da governadorável Rosalba Ciarlini, garantiu que as matérias de interesse da população serão aprovadas sem dificuldades.

Governo oficializa doação de terreno para sede da OAB

Governadora Wilma de Faria assinou na manhã de ontem (4) projeto de lei de doação do terreno para construção da sede da OAB/RN. O terreno está localizado no bairro da Candelária, Avenida Nossa Senhora da Candelária, Natal, proximidades da Justiça Federal, do Fórum, e do Tribunal Regional do Trabalho, com uma área de 3.534,30 m².

O projeto de lei será encaminhado para aprovação na Assembleia Legislativa. A construção de nova sede para a OAB/RN é um antigo desejo dos advogados do Estado.

Na solenidade de assinatura, que contou com grande presença dos advogados do Rio Grande do Norte, o presidente da OAB/RN, Paulo Eduardo Pinheiro Teixeira, destacou o empenho da governadora Wilma de Faria para transformar o sonho da nova sede em realidade.

"A advocacia do Rio Grande do Norte é muito grata a governadora pelo esforço para doação do terreno para nossa sede e pela parceria que nos ajudou a realizar, entre outras coisas, a Conferência Nacional de Advogados aqui no Estado", afirmou Paulo Eduardo.

A governadora Wilma de Faria destacou a luta do governo como parceira permanente dos advogados do Rio Grande do Norte. Ao esforço para doar amplo terreno para a construção da nova sede da OAB/RN, soma-se o empenho direto e vitorioso do governo para trazer para Natal a Conferência Nacional dos Advogados.

Prefeitura de Pau dos Ferros oferta exames de DNA a famílias carentes

Um convênio firmado entre a Prefeitura de Pau dos Ferros e o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte possibilitou a criação do Programa de Gratuidade do Exame de DNA nos processos de investigação de paternidade.

Esta parceria entre o Judiciário e o Executivo de Pau dos Ferros oportuniza, desde 2008, o acesso gratuito ao exame, em processos em que são questionadas a paternidade perante a justiça, na Comarca do município.

Ao todo, desde 2008, 29 exames já foram ofertados pela Prefeitura de Pau dos Ferros. Destes, 23 foram realizados no primeiro ano do convênio. Em 2009, outros cinco testes foram oferecidos.

E agora em 2010, uma investigação de paternidade já foi realizada pela Prefeitura de Pau dos Ferros, através das Secretarias de Saúde e Assistência Social.

A Prefeitura coloca a disposição do Poder Judiciário, anualmente, 30 exames.

A quantidade de testes a serem realizados, é definida pela justiça.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Sesap distribuirá 400 mil preservativos no Carnaval

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (SESAP), através do Programa de DST/AIDS vai disponibilizar no Carnaval deste ano uma cota extra de 400 mil camisinhas, além de material educativo para todos os municípios do Rio Grande do Norte.

A Campanha de Prevenção à Aids e demais Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) durante o Carnaval, lançada pelo Ministério da Saúde terá como foco o público homossexual masculino e mulheres na faixa etária de 16 a 24 anos.

Os objetivos principais são o estímulo ao uso do preservativo e a realização do diagnóstico para HIV, principalmente por meio do teste rápido.

Segundo Sônia Cristina, coordenadora do Programa Estadual de DST/AIDS, "o teste dura apenas 30 minutos e vai ser realizado em municípios como Mossoró, Macaíba e Parnamirim, no caso deste último na praia de Pirangi".

Estes municípios já têm pessoal qualificado para realizar os testes, cabendo a Sesap o fornecimento do material necessário.

Todo o material educacional e os preservativos serão disponibilizados para as regionais de Saúde, municípios e organizações não governamentais parceiras da Sesap. Sônia Cristina ressalta que, "os gestores municipais devem ficar atentos para a necessidade de solicitar junto a regional de saúde a sua cota extra para o Carnaval 2010".

DADOS - Ao longo dos anos (83 a 2009), a Epidemia de Aids no Rio Grande do Norte se interiorizou estando hoje presente em 77,8% dos municípios. A epidemia teve uma tendência crescente até 2004 (1.679 casos), desse período até 2009 há uma queda discreta no número de casos notificados/ano, passando a 161 casos em 2005 a 124 casos em 2009, uma média de 162 casos/ano.

Embora com um total de casos maior no sexo masculino, as mulheres apresentaram uma curva ascendente passando de uma relação de 20/1, ou seja, 20 homens para 1 mulher em 1989, para 2/1 em 1999 e nos últimos nove anos (2000 a 2009) apresentou uma proporção de 1,8 casos de homens para 1 mulher.

Porém, foi observado um comportamento diferente da epidemia na faixa etária de mulheres e homens entre 15-19 anos, os dados mostram que há quase uma inversão na razão de sexo, chegando a 1/1, ou seja, 1 homem para 1 mulher, podendo demonstrar que há visivelmente uma tendência a: Feminização e Juvenização da epidemia no RN nessa faixa etária.

Em relação à faixa etária, se identifica uma tendência crescente nos adolescentes, pois em 16 anos de epidemia no RN (1983 a 1999) observamos uma média de 30 casos/ano.

Baraúnas e Centenário ficam no empate sem gols

O jogo realizado no estádio Edgarzão, em Assu, não passou de um empate sem gols. Baraúnas e Centenário fizeram uma partida equilibrada e parada.

No time de Mossoró, Robertinho e Nivaldo assustaram a defesa do time de Pau dos Ferros. Mas não conseguiram o gol.

Após essa partida, o Baraúnas segue em 4º lugar e o Centenário na 6ª posição, ambos com 5 pontos.

Na 5ª rodada, no próximo domingo (07), o Baraúnas recebe o Potyguar, de Currais Novos. E o Centenário joga com o Potiguar de Mossoró.

Confira resultados, classificação e próximos jogos do Estadual
A 4ª rodada do Campeonato Estadual, realizada nesta quarta-feira (03), teve os seguintes resultados:

ABC 2 X 0 Santa Cruz
Potyguar(CN) 2 X 1 América
Baraúnas 0 X 0 Centenário
Corintians 1 X 1 Potiguar(M)

O jogo Alecrim x Assu será realizado nesta quinta-feira (04), no Machadão.

Classificação:

1º ABC 10
2º Potyguar(CN) 7
3º Corintians 6
4º Baraúnas 5
5º América5
6º Centenário 5
7º Alecrim 3
8º Potiguar(M) 3
9º Santa Cruz 2
10º Assu 1

Próximos jogos, no domingo (07):

Assu x Santa Cruz
Centenário x Potiguar (M)
Baraúnas x Potyguar (CN)
Corintians x Alecrim
América x ABC

Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 24 milhões no sábado

Ninguém acertou os seis números do concurso 1.150 da Mega-Sena. O sorteio foi realizado nesta quarta-feira em Itu, interior de São Paulo.

Confira as dezenas: 15, 17, 28, 31, 35 e 52.

Como o prêmio acumulou, quem acertar sozinho as seis dezenas no sorteio de sábado poderá faturar R$ 24 milhões.

Se ninguém faturou a Mega-Sena, 58 apostadores fizeram a Quina e vão levar, cada um, R$ 30.422,46. Outros 5.033 acertaram a Quadra e ganharam, cada um, R$ 500,83.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Base de Robinson será dividida entre Raimundo e Cícero Torquato

Momento pré-eleitoral é mesmo de especulações e não poderia ser diferente. Nesse momento, o falatório preferido aqui na capital tem sido a indagação com relação à base eleitoral do deputado Robinson Faria que será o candidato a vice na chapa encabeçada por Rosalba Ciarlini e, por isso, não disputará reeleição.

Robinson obteve uma votação expressiva nas últimas eleições, sendo o deputado estadual mais votado daquele pleito.

Segundo informações de bastidores, a base de Robinson Faria será dividida entre dois candidatos a Assembléia Legislativa.

O primeiro a receber votos da base de Robinson será o deputado estadual Raimundo Fernandes e o segundo, o jovem Cícero Torquato, filho do ex-deputado e atual Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Alcimar Torquato.

Cícero Torquato é filiado ao PHS e, devido a coligações, necessita de um coeficiente menor de sufrágios para ocupar acento na Casa Legislativa (cerca de 25 mil votos). Já o ‘Bigodão’, que tem base sólida no Alto Oeste Potiguar, deve trabalhar em cima de obter 40 mil votos para garantir a permanência na AL.

Partindo do pressuposto de que Robinson Faria obteve algo em torno de 70 mil votos em 2006, não seria difícil garantir, pelo menos, 20 mil votos a cada um dos seus afilhados.

Vamos aguardar!

Fim do Mundo: Nilton, Getúlio e Leonardo no mesmo palanque

Agora embolou todo o meio de campo! Conversas com integrantes do grupo político do qual o ex-prefeito de Pau dos Ferros, Nilton Figueiredo faz parte, apontam para possíveis entendimentos de apoio a candidatura de Rosalba Ciarlini ao governo do Rio Grande do Norte.

Segundo a fonte, Figueiredo estaria conversando com o pré-candidato a vice, Robinson Faria (PMN) e os deputados Fábio Faria e Raimundo Fernandes, federal e estadual, respectivamente.

Nota do blog: Conhecendo Nilton Figueiredo, não creio que ele partirá apoiando Rosalba, mesmo sendo ele extremamente simpático a essa candidatura, pelo fato de Robinson Faria ser o candidato a vice na chapa encabeçada pelo DEM.

Devido ao radicalismo político de Pau dos Ferros, seria praticamente impossível um palanque formado por Nilton, Getúlio e Leonardo.

Pra frente é que se anda!

Dilma encosta em Serra com nome de Ciro na disputa, revela pesquisa

Quando o nome de Ciro Gomes (PSB) aparece na disputa à Presidência da República, a ministra petista Dilma Rousseff (Casa Civil) encosta no tucano José Serra, mostra pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta segunda-feira.

Neste cenário, Serra recebeu 33,2% das intenções de voto, seguido por Dilma, com 27,8%, e por Ciro, com 11,9%. Marina Silva (PV) aparece em quarto lugar, com 6,8% das intenções de votos. Os indecisos, brancos e nulos somam 20,4%.

Apesar do governador de São Paulo, José Serra, ainda aparecer em primeiro lugar em todos os cenários da pesquisa estimulada (com a lista de candidatos apresentada aos eleitores), a CNT/Sensus mostra também uma queda do tucano em relação à pré-candidata do PT. Dilma subiu seis pontos percentuais em relação à edição anterior da pesquisa, divulgada em novembro de 2009.

Em novembro, última edição da pesquisa CNT/Sensus, Serra recebeu 31,8% de votos, enquanto Dilma tinha 21,7%. Ciro recebeu em novembro 17,5% dos votos e Marina, 5,9%

O presidente do Instituto Sensus, Ricardo Guedes, disse acreditar que os votos de Ciro, que caiu na pesquisa, tenham sido transferidos em sua maioria para a Dilma. "A queda do Ciro vai para a Dilma, mas o restante também vai para o Serra. Os votos do Ciro vão um pouco mais para a Dilma que para o Serra", afirmou.

Pela primeira vez, Dilma aparece tecnicamente empatada com o governador de São Paulo na pesquisa espontânea (sem a lista de candidatos apresentada aos eleitores).

Dilma recebeu 9,5% das intenções de voto, enquanto Serra recebeu 9,3%. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva continua sendo o primeiro lembrado na pesquisa espontânea, com 18,7% das intenções de voto, apesar de não ser candidato.

Sem a presença de Ciro na disputa, a CNT/Sensus mostra que Serra abre vantagem sobre Dilma. O tucano recebeu 40,7% das intenções de voto, enquanto a petista, 28,5%. Marina aparece em terceiro, com 9,5%. Os votos indecisos, brancos e nulos somam 21,4%.
Em novembro, sem Ciro na disputa, Serra tinha 40,5% dos votos, enquanto Dilma ficou com 23,5% --o que mostra o crescimento da ministra

"O aumento do Serra é consequência dos votos indecisos, além de pegar uma fatia do Ciro. Mas a Dilma também pega um pouco dessa fatia do Serra", afirmou Guedes.

Segundo turno - A pesquisa CNT/Sensus mostra que na disputa direta entre Dilma e Serra em segundo turno, o tucano recebeu 44% das intenções de voto, enquanto a petista ficou com 37,1% dos votos. Os indecisos, brancos e nulos somam 19%.
Em novembro, a vantagem de Serra era maior, uma vez que tucano recebeu 46,8% dos votos, enquanto Dilma ficou com 28,2%. No final do ano passado, os votos nulos, brancos e indecisos eram 25,1%.

Sem Dilma na disputa em segundo turno, Serra venceria com 47,6% dos votos. O candidato do PSB recebeu 26,7%. Os indecisos, brancos e nulos somam 25,8%.

Já na disputa entre Ciro e Dilma em segundo turno, sem a presença de Serra, a pesquisa mostra que Dilma venceria com 43,3% dos votos, seguida por Ciro com 31%. Já os brancos, nulos e indecisos somam 25,8%.

Rejeição - A pesquisa mostra ainda a queda na rejeição da população brasileira à ministra Dilma Rousseff.

Em novembro de 2009, 34,4% dos eleitores responderam que não votariam na petista para suceder o presidente Lula no cargo. Em janeiro deste ano, o índice de rejeição caiu para 28,4%.

Ao contrário de Dilma, a rejeição ao governador de São Paulo manteve-se estável em relação ao final do ano passado. No total, 29,7% dos eleitores responderam que não votariam no pré-candidato do PSDB, enquanto em novembro o índice de rejeição era de 27,7%.

A pesquisa mostra que Marina Silva é a pré-candidata com maior índice de rejeição entre os eleitores, seguida pelo deputado Ciro Gomes.

No total, 36,6% dos eleitores não votariam na pré-candidata do PV, enquanto 30,3% não votariam no socialista.

A CNT/Sensus também é favorável a Dilma no que diz respeito à opção de voto. A pesquisa mostra que 17,9% dos eleitores têm a petista como única candidata em que votariam na corrida presidencial, enquanto 15,4% responderam que Serra é o único candidato que receberia os seus votos.

Em novembro, 13,5% escolheram Dilma como único candidata, enquanto Serra teve 16,5%.

Segundo a pesquisa, Dilma também está mais conhecida entre os eleitores brasileiros.

Enquanto em novembro 13% responderam que não conheciam a petista, na edição de janeiro da pesquisa o índice caiu para 9,4%. Apenas 4,1% dos eleitores responderam que não conhecem Serra, enquanto 7,8% não têm conhecimento de Ciro e 27,2% desconhecem Marina Silva.

Governo Lula - A avaliação do governo federal e do presidente Lula se manteve estável, mas com tendência de alta, em janeiro deste ano, segundo a pesquisa.

A aprovação da população brasileira ao governo do presidente Lula subiu de 70% em novembro para 71,4%. Já a avaliação positiva do presidente subiu de 78,9% em novembro para 81,7% este mês.

Em janeiro, a avaliação positiva do presidente Lula foi uma das maiores já registradas pela pesquisa CNT/Sensus desde que o presidente assumiu o cargo, em janeiro de 2003 - quando Lula obteve 83,6% de avaliação positiva.

Em janeiro deste ano, somente 5,8% avaliaram o governo federal negativamente, enquanto 13,9% desaprovaram a maneira de Lula governar o país.

Em março do ano passado, o governo Lula registrou a primeira queda em sua popularidade desde setembro de 2008, quando a gestão do petista vinha registrando sucessivos recordes positivos.

Os eleitores que avaliam o governo como regular somam 22% em janeiro contra 22,7% em novembro do ano passado.

A pesquisa CNT/Sensus foi realizada entre os dias 25 e 29 de janeiro, em 136 municípios de 24 Estados. Foram ouvidas 2.000 pessoas, e a margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou menos.

Deputado afirma que PMDB não formalizará coligação no RN


Presidente estadual da legenda disse que a decisão da executiva é voltada para que não haja prejuízos para o senador Garibaldi Filho

O presidente do PMDB no Rio Grande do Norte, deputado federal Henrique Eduardo Alves, confirmou a celebração de um acordo com o senador Garibaldi Alves Filho para que o Partido do Movimento Democrático Brasileiro não formalize coligações majoritárias com nenhuma outra legenda, permitindo assim que Garibaldi Filho possa subir no palanque da oposição enquanto ele suba no palanque de Iberê Ferreira de Souza (PSB).

Entrevistado ontem pelo jornalista Diógenes Dantas no Jornal da 96 (96 FM), o dirigente peemedebista estadual e líder da sigla reconheceu que, por se tratar de uma eleição estadual, terminará se encontrando com o senador e primo em alguns comícios no interior do Estado, mas assinala que eleitoralmente cada um seguirá seu caminho de acordo com a sua coerência em relação ao processo eleitoral deste ano.

"Em algum lugar a gente faz um acordo, não fala em governo, podemos falar sim em presidência da República, já que Dilma é candidata dele e minha também e teria que ser porque o vice será do nosso partido e nós, com certeza, iremos nos encontrar em algum momento porque eu não aguento ficar longe de Garibaldi", brinca o parlamentar peemedebista, fazendo questão de dizer que a posição do senador potiguar no plano nacional é mais de independência em relação presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

Henrique reconheceu que ele próprio possui mais vinculações com o Governo Federal, fato que o impediria de se compor politicamente no Estado com agrupamento oposicionista.

Ele não escondeu o incômodo com a situação vivenciada pelo PMDB no Rio Grande do Norte. Henrique Eduardo Alves disse que o seu desejo era de que o partido se mantivesse unido, como ocorreu em eleições anteriores.

Henrique acrescenta que é ruim até para a sua posição, ser líder do PMDB na Câmara Federal, enquanto no Rio Grande do Norte setores da agremiação preferem caminhar ao lado dos membros da oposição.

Henrique destaca amizade e deseja sorte a Robinson Faria

Sobre as declarações do deputado Robinson Faria (PMN) no fim de semana passada, Henrique Eduardo Alves disse que leu as declarações do parlamentar e presidente da Assembleia Legislativa.

O peemedebista chegou a dizer que teria sido agendada uma conversa com Robinson, mas em função de problemas pessoais do próprio Robinson não foi possível abordar a questão.

"Eu desejo sorte a Robinson, sucesso neste caminho, nós somos amigos de longas datas e isso é o que eu posso desejar", disse Alves.

Quanto às queixas de Robinson Faria de que teria sido abandonado pelos colegas de Unidade Potiguar, Henrique Eduardo Alves explicou que o grupo foi criado no sentido de tentar solucionar alguns problemas que estavam sendo registrados no processo pré-eleitoral.

O presidente do PMDB no Rio Grande do Norte lembrou que os desentendimentos no início do período pré-eleitoral poderiam trazer problemas ainda maiores.

"Nós formamos o grupo para tentar organizar e agregar, mas tem um fato que é inevitável: o vice-governador Iberê Ferreira vai assumir em abril. É um fato que não havia como ser demovido. O fato é que Iberê manteve essa disposição de ser candidato e criou-se um impasse", relembra Henrique.

Ele afirmou que a partir daí o presidente da Assembleia Legislativa decidiu tentar viabilizar a sua postulação através de uma terceira via.

"Eu constatei, através da minha experiência, que de repente dois candidatos de um mesmo grupo, terminaria gerando uma briga interna muito grande para ver quem iria para o segundo turno com o candidato natural da oposição", acrescenta.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Caern abre novo processo seletivo para contratação imediata

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) divulgou nesta segunda-feira (1º) o resultado final do Processo Seletivo Simplificado para a contratação de engenheiros civis por tempo determinado. Apenas quatro candidatos preencheram os pré-requisitos exigidos no edital do processo seletivo. Tendo em vista o grande volume de obras de saneamento que a Caern está executando nas diversas regiões do Estado, será realizado um novo Processo Seletivo Simplificado, visando a contratação de mais engenheiros, cujo edital será publicado ainda esta semana.

Os aprovados no processo seletivo são Amanda de Brito Freitas, Anilton Bezerra Rodrigues, Danilo Alves de Oliveira e Fernando Teixeira Júnior. A remuneração mensal será de R$ 3.652,12, correspondente ao salário inicial do cargo de Engenheiro do quadro da Companhia. A contratação dos aprovados terá caráter temporário de seis meses, conforme especifica o edital, podendo ser prorrogada por mais seis meses, dependendo da necessidade do serviço.

A primeira fase da seleção foi realizada por uma comissão designada pela Caern, no período de 21 a 25 de janeiro, através da análise dos critérios publicados no edital. E na última fase, que ocorreu nessa quinta-feira (28), os candidatos foram submetidos a uma entrevista, na Gerência de Desenvolvimento Humano (GDH), na sede da Administração Central da Companhia

Concurso

Ainda este mês, a Caern vai publicar o Edital para realização de um novo concurso público, visando a formação de cadastro reserva para diversos cargos e funções do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração da empresa. O certame será realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), que está elaborando todas as normas do concurso constantes no Edital. As provas devem ser realizadas no mês de abril. Serão oferecidas vagas com salários iniciais de R$ 3.652,12 para nível superior, R$ 1.753,02 para nível médio técnico e R$ 1.242,88 para nível médio.

Serão selecionados profissionais de nível superior para os cargos de Administrador, Assistente Social, Analista de Materiais, Economista, Engenheiro Civil, Engenheiro Mecânico, Engenheiro Eletricista, Engenheiro de Produção, Geógrafo, Jornalista, Psicólogo, Químico e Sociólogo. O Cadastro de Reserva terá ainda cargos e funções de nível médio, contemplando Agente Administrativo e nível médio técnico, para Técnico de Contabilidade e Técnico em Engenharia (Saneamento, Edificações, Eletrotécnica e Mecânica).

Projeto de Fábio Faria destina recursos da Timemania para fundo contra câncer

A Câmara analisa o Projeto de Lei 6444/09, do deputado Fábio Faria (PMN-RN), que destina 0,5% dos recursos arrecadados pela loteria Timemania para o Fundo Nacional de Combate ao Câncer. Esse fundo ainda não existe, mas sua criação está prevista em outro projeto de lei (PL 6445/09), também apresentado por Faria e apensado ao PL 6444/09.

Se aprovado, o Fundo Nacional de Combate ao Câncer será vinculado ao Ministério da Saúde e contará com recursos provenientes de dotações orçamentárias específicas e de verbas arrecadadas com loterias, entre outros.

Para destinar 0,5% dos recursos da Timemania ao fundo, o PL 6444/09 reduz de 3% para 2,5% a porcentagem dos recursos atualmente destinados ao Fundo Nacional de Saúde, alterando a Lei da Timemania (11.345/06).

Segundo o texto, os recursos previstos para o combate específico ao câncer deverão ser utilizados no tratamento de crianças, adolescentes e adultos com a doença e na pesquisa, beneficiando fundações e hospitais sem fins lucrativos. Para receber os recursos, essas entidades deverão ter firmado convênio com o Sistema Único de Saúde (SUS) pelo menos dez anos antes da publicação da lei, caso ela seja aprovada.

"O repasse é fundamental para a manutenção das pesquisas e tratamento do câncer de todos os tipos que dilaceram e desfalcam as famílias no Brasil", afirma Fábio Faria.

Homem invade escritório e atira contra ex-mulher em Apodi

A polícia registrou um atentado, por volta das 10h de hoje, onde um homem e uma mulher foram baleados e feridos, em Apodi. De acordo com informações da 3ª Companhia de Polícia Militar, o acusado é o ex-marido da vítima, identificado como Roberto Gurgel Diógenes.

Segundo policiais militares, o atirador chegou em uma motocicleta ao escritório da Rede Oeste Supermercados, localizado à rua Coronel Lucas Pinto, e, dentro do estabelecimento, disparou vários tiros contra Marília Lidiane Alves, ex-mulher, e Alcivan Leão da silva. Eles foram atingidos nas costas e nos braços.

As vítimas foram socorridas por populares, segundo informações da 3ª Companhia, e levadas ao Hospital Regional de Apodi. De lá, foram transferidas para Mossoró.

O acusado fugiu, e os policiais estão em diligências, mas a informação da Companhia é de que Roberto Gurgel já manteve contato com o comandante, o capitão Carvalho, e informou que irá se apresentar ainda hoje, entregando a arma utilizada no crime.

domingo, 31 de janeiro de 2010

Oficializado: Robinson vai ser vice e quer Raimundo na presidência

Pronto!!! Se alguém tinha alguma dúvida, não deve ter mais! O presidente da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte, deputado Robinson Faria (PMN) anunciou o que todo mundo já sabia: será o vice de Rosalba Ciarlini (DEM) nas próximas eleições.

O anúncio está na primeira página da Tribuna do Norte deste domingo.

Além de anunciar oficialmente que será o vice de Rosalba, Robinson criticou a maneira usada pela governadora Wilma de Faria (PSB) para escolher o seu candidato ao governo (Iberê) e disse que votaria em Garibaldi e Agripino para o senado.

“Eu não sou cobra de duas cabeças, por isso votarei e indicarei que votem na chapa fechada”, disse.

Nota do Blog: Informações chegadas ao blog dão conta de que o acordo que levou Robinson a qualidade de vice de Rosalba também passa pelo comando da Assembléia Legislativa na próxima legislatura.

Segundo a fonte, o nome que Robinson trabalhará para assumir a presidência da AL em 2011, caso a chapa Ro-Ro (Rosalba e Robinson) seja vitoriosa, é o do deputado licenciado Raimundo Fernandes (PMN).

Com a saída de Robinson da disputa pelo Legislativo, Raimundo herdará uma base sólida do presidente da AL, além de computar os seus votos da região Altoestana.

Em contato com o deputado Raimundo Fernandes na manhã de hoje, não houve a confirmação da tese apresentada pelo blog, porém, a fonte garante que já está tudo acertado.

Prédio onde funciona a Delegacia do Encanto pode desabar




O prédio onde funciona a Delegacia de Polícia da cidade de Encanto está bastante comprometido e corre o risco de cair.

O problema tem gerado medo aos funcionários e até mesmo a vizinhos e populares que, freqüentemente vão a delegacia para prestar queixa-crime.

De acordo com informações, o prédio é da Prefeitura de Encanto, cedido para o estado.

Infelizmente é esse o retrato da segurança no Rio Grande do Norte.

As imagens foram enviadas por um leitor do blog.

Ônibus com torcedores do CCP desce barranco em Mossoró

O blog teve conhecimento de que um dos ônibus que levava torcedores do CCP de volta para Pau dos Ferros (após o jogo de ontem a noite em Mossoró), tombou após estourar um dos pneus.

O acidente que foi registrado ainda dentro do município de Mossoró, não trouxe muitas complicações para os 50 torcedores, porém, um dos ocupantes do ônibus teve ferimentos leves.

Após o susto, torcedores falavam com revolta da humilhação de ter que se deslocar para outras cidades para ver jogos do CCP, mesmo o time estando com o mando de campo.

A reclamação está relacionada à suposta perseguição do presidente da FNF, José Vanildo, que não liberou o estádio de Pau dos Ferros, porém, marcou o jogo entre CCP e ABC para Mossoró, mesmo o Nogueirão estando nas mesmas condições do estádio 9 de janeiro.

Esse assunto ainda vai dar muito o que falar!

STF inicia ano judiciário amanhã

Supremo Tribunal Federal (STF) dará início ao Ano Judiciário 2010 na próxima segunda-feira, 1º de fevereiro, com sessão solene às 10h. Para a abertura, está prevista a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, assim como dos presidentes do Senado, senador José Sarney, e da Câmara dos Deputados, deputado Michel Temer.

No início da tarde, a Corte realiza a primeira sessão de julgamentos do ano, a partir das 14h. A pauta desta sessão prevê a análise de 19 processos, entre Mandados de Segurança, Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADI), um Recurso Extraordinário e uma Reclamação.

Nove Mandados de Segurança voltam ao plenário por indicação do ministro Ricardo Lewandowski, que pediu vista desses processos. Eles discutem a legalidade ou não das dezenas de convênios firmados entre a Geap (Fundação de Seguridade Social) e órgãos e entidades da administração pública federal. O julgamento foi interrompido no dia 15 de outubro do ano passado com um voto pela legalidade dos convênios, do ministro Carlos Ayres Britto, relator do processo, e um voto contra, da ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha.

Entre as ADIs, está a 3235, que discute a legalidade do decreto (Decreto nº 1.807/04, do governador do Estado de Alagoas) que pune servidor público que participa de greve, no caso de estar cumprindo estágio probatório. O processo retorna com o voto-vista do ministro Gilmar Mendes.

Já a Reclamação 8168 será submetida ao Plenário para que os ministros confirmem ou não a liminar concedida pela ministra Ellen Gracie em julho de 2009. Essa liminar suspendeu uma ação trabalhista que garantia a cinco funcionários aposentados da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) o direito de permanecerem como empregados na empresa e de receberem, cumulativamente, o salário e a aposentadoria.

Haverá sessões de julgamentos também nos dias 3 e 4 de fevereiro, quarta e quinta-feira, respectivamente, a partir das 14 horas. A pauta que prevê os processos a serem julgados está disponível na página do STF na Internet na opção "Processos", "Pautas do Plenário".

Todas as sessões, inclusive de abertura do Ano Judiciário de 2010, serão transmitidas, ao vivo, pela TV e Rádio Justiça.

A TV Justiça (canal 53-UHF, em Brasí­lia; SKY, canal 117) e a Rádio Justiça (104.7 FM, em Brasília) transmitem os julgamentos ao vivo, inclusive pela internet (veja como sintonizar a TV Justiça nos estados). Horário: a partir das 14h. O sinal da TV Justiça está liberado para as emissoras de TV interessadas.

Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 20 milhões

Nenhum apostador acertou as seis dezenas sorteadas pela Caixa Econômica Federal, neste sábado (30), pelo concurso número 1.149 da Mega-Sena.

Confira os números sorteados:

07 – 08 – 23 – 36 – 46 – 54

Segundo a Caixa, 91 apostas acertaram cinco números e cada uma vai receber R$ 16.567,30.

Outras 6.998 apostas acertaram quatro números e cada uma receberá R$ 307,76.

Segundo a Caixa, o prêmio acumulado para o próximo concurso é R$ 20 milhões. O sorteio ocorrerá na próxima quarta-feira (3) e as apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do mesmo dia.