sábado, 16 de junho de 2007

Maria Rego não teria concordado com declarações de Elias, segundo fontes

Fontes ligadas à ex-vice prefeita e atual Presidente do diretório municipal do PMDB, professora Maria Rego, afirmam que ela desaprovou as declarações do ex-deputado estadual Elias Fernandes com relação a presidente da Câmara de Pau dos Ferros, Vereadora Tércia Batalha.

Elias declarou que o PMDB não daria legenda para que Tércia Batalha disputasse cargo em 2008, deixando claro que a parlamentar estar completamente descartada dos planos do partido.

Segundo informações, Maria teria confidenciado que as declarações de Elias teriam sido infelizes e não recebiam respaldo do PMDB local. De acordo com a fonte, Maria Rego acha muito precipitado qualquer tipo de represaria a Tércia Batalha ou a qualquer outro nome do partido.

O blog tentou contato com a Presidente do PMDB, Maria Rego mas não conseguiu êxito. As tentativas continuarão para que possamos passar mais informações sobre o fato a você, caro leitor.

Gilton Sampaio disputará CAMEAM

O professor/doutor Gilton Sampaio do Rego encaminha entendimentos para ser o candidato de consenso para a direção do Campus Avançado Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia – CAMEAM, em Pau dos Ferros.

Se obtiver êxito nos planos, Gilton Sampaio substituirá a professora Maura Cavalcanti Sá.

As eleições para direção do CAMEAM devem acontecer após a greve da UERN que foi deflagrada a mais de um mês.

Ministro receberá documento solicitando Ufersa

A luta pela implantação de um Campus da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) em Pau dos Ferros, que está envolvendo todos os segmentos do Alto Oeste do Rio Grande do Norte, vai avançar com a vinda ao Estado, terça-feira que vem, do ministro da Educação, Fernando Haddad.

Uma comissão formada por representantes de várias entidades entregará um documento ao ministro mostrando as qualidades da região para receber o campus.
O movimento terá o apoio da bancada federal.

Para isso, a comissão suprapartidária, que tem a participação de toda a classe política oestana, independentemente de cor ou partido político, iniciou ontem trabalho de mobilização para fortalecer o movimento.

Tércia comandou encontro em Mossoró

Em Mossoró durante o dia de ontem, a presidente da Câmara Municipal de Pau dos Ferros, Tércia Maria Batalha (PMDB), entregou o estudo de viabilidade ao reitor da Ufersa, professor Josivan Barbosa, que se comprometeu em apoiar a luta.

A audiência contou com a presença de representantes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), professor Gilton Sampaio, e do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS), Sebastião Guimarães.

Caso Renan: Conselho de Ética adia votação

O Conselho de Ética do Senado adiou para terça-feira a votação do relatório do senador Epitácio Cafeteira (PTB-MA) que absolve o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), nas denúncias de que teria recebido dinheiro da empreiteira Mendes Júnior para pagar pensão à jornalista Mônica Veloso com quem tem uma filha fora do casamento.

Depois de insistir na votação do relatório ainda na sexta-feira, Cafeteira decidiu aceitar o adiamento da sessão.

Exportações crescem no RN

As exportações do Rio Grande do Norte voltaram a apresentar crescimento nestes cinco primeiros meses do ano, com um aumento de 12,7% em relação ao mesmo período do ano passado: 145,5 milhões de dólares em 2007 contra 129 milhões em 2006, segundo levantamento da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (SEDEC).

O número é bastante favorável para o Estado, tendo em vista que o resultado foi alcançado mesmo sem as exportações de petróleo.

Ministro participa de inauguração do Cefet

O ministro da Educação, Fernando Haddad, inaugura, oficialmente, na próxima terça-feira, às 10h, o Cefet da Zona Norte de Natal. Às 15h, o ministro apresenta o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) do governo Lula e participa do lançamento da Agenda da Educação do RN, no Centro de Convenções de Natal. A criação do Cefet da Zona Norte foi proposta pela deputada Fátima Bezerra por meio de emenda apresentada ao Plano Plurianual (PPA) 2003/2007 da União. Além da Zona Norte, Fátima solicitou a criação de mais oito novas unidades de escolas técnicas no RN.

A cidade de Pau dos Ferros também foi incluída na emenda da deputada Fátima Bezerra. O município se prepara para receber o investimento do governo federal.

sexta-feira, 15 de junho de 2007

Carinho entre Executivo e Legislativo. Só o judiciários pode separar!


Dando continuidade as fotos inesquecíveis, publico agora uma que foi feita a pouquíssimos dias, em solenidade da abertura da Semana da Cidadania.

No centro da imagem (retirada do site da pizzaria Água na Boca, creio eu) Leonardo Rego e Tércia Batalha.

A foto foi enviada por um leitor do blog e trazia a seguinte legenda “Não é uma dupla perfeita? Veja como eles se adoram. Faltou só pegarem no braço um do outro”.

Recado do blogueiro: apreciem com moderação!!!

Caixa eletrônico foi arrombado no BB de Pau dos Ferros

Um dos caixas eletrônicos da agencia do Banco do Brasil de Pau dos Ferros foi arrombado na noite do último domingo.

Uma equipe do serviço de inteligência do Banco do Brasil esteve na agencia local e informou que a ação é idêntica a que vem sendo desencadeada por uma quadrilha do Estado de Santa Catarina.

Essa quadrilha age em todo o Brasil e já fez vários arrombamentos em caixas eletrônicos, ficando conhecidas como ‘os caixeiros’. De Pau dos Ferros foram levados cerca de 15 mil.

O trabalho de investigação prossegue sob o comando do bacharel Inácio Rodrigues, titular da 4ª Delegacia Regional de Polícia Civil (DRPC). O blog tentou contato com o delegado na manha de hoje, mas o mesmo se encontrava em diligencia.

Esse foi o primeiro roubo a agencias bancárias registrado em Pau dos Ferros.

Funcionários do município se reúnem sob comando do SINTE

Os funcionários do município de Pau dos Ferros estão se organizando. Amanhã, às 9h, na Escola Municipal Prof. Severino Bezerra haverá assembléia dos professores da rede municipal de ensino, sob o comando do SINTE.

Em pauta: Campanha Salarial, FUNDEF, qüinqüênio, entre outros assuntos.

Esse encontro está me cheirando a dor de cabeça para o prefeito Leonardo Rego. A conferir!!!

PT realiza Congresso Municipal

“Amigo,
Mesmo reconhecendo que você não se enquadra em nenhuma das categorias (filiado e simpatizante), bem que poderia nos ajudar divulgando este evento: 3º Congresso Municipal do PT de Pau dos Ferros. Será realizado no próximo domingo, a partir das 8 horas, no plenário da Câmara Municipal.
Cada Diretório Município petista realizará seu Congresso que é preparatório ao III Congresso Nacional do PT que ser realizará de 31 de agosto a 2 de setembro, em Brasília, debatendo as teses a partir da pauta nacional: O Brasil que queremos; o socialismo petista; e concepção de partido e funcionamento”.


Esse e-mail foi enviado pelo professor Flaubert Torquato e publicado na íntegra nesse blog. Abaixo, o texto oficial de convocação:

Identificado com o pluralismo ideológico-cultural e os propósitos democráticos e de luta contra a expropriação dos direitos de cidadania ativa nesta sociedade injusta e opressiva em que vivemos o Partido dos Trabalhadores esforça-se, ao longo de sua constituição, por praticar a democracia como requisito indispensável a seu comportamento na vida social e no exercício do poder político.
Entretanto, são inúmeros os desafios postos, ao longo de sua existência, no que tange ao exercício destes históricos compromissos. A convocação, neste momento, do III Congresso Nacional representa o exercício do esforço a que nos referimos, na medida em que representa um espaço/oportunidade para que a militância, respeitosamente e sob o fluxo dialético da existência social, responda a esses desafios, reafirmando as convicções petistas, dispondo-se, inclusive, a desenvolver, em conjunto com todas as forças transformadoras e democráticas presentes na vida brasileira, políticas sócio-econômicas e político-culturais que traduzam um projeto de desenvolvimento historicamente defendido pelo PT.
Assim, você que é filiado (a) e/ou simpatizante do PT, participe ativamente desse importante processo, em todas as suas fases: municipais, estadual e nacional, para construção do partido, que pode ser relevantemente importante para a reorganização do PT, a partir de nosso município.

DATA: 17 de Junho de 2007 - Domingo
LOCAL: Câmara Municipal – Pau dos Ferros
HORÁRIO: 8h às 13h

Cameam realizou reunião e discutiu greve

O Campus Avançado Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia, em Pau dos Ferros, reuniu professores e alunos na manha de hoje para discutir o movimento grevista que continua com vapor total.

Na ocasião foi informado a continuidade da greve e discutido o envio de representantes de Pau dos Ferros para a Assembléia Geral em Mossoró no próximo dia 20.

Sempre a frente das movimentações o representante da ADUERN, Flaubert Torquato.

De luto, Raimundo participa de sessões em Mossoró

Mesmo ainda bastante consternado pelo falecimento do seu sobrinho, Sebastião júnior ocorrido no ultimo domingo em Natal, o deputado estadual Raimundo Fernandes esteve presente na Assembléia Itinerante, em Mossoró.

Apesar de não esconder o semblante abatido, Raimundo participou das sessões e cumpriu mais uma difícil etapa na sua vida pública.

A perda é irreparável, mas a vida continua!

AL se despede hoje de Mossoró

Hoje será o último dia da instalação da Assembléia Itinerante em Mossoró. Na programação constam o lançamento da Frente Parlamentar de Defesa do Cooperativismo para a nova legislatura com a adesão de novos parlamentares, uma homenagem póstuma a Tércio Rosado Maia - o primeiro cooperativista do RN -, o lançamento de um manifesto em defesa do cooperativismo no Estado e a adesão da senadora Rosalba Ciarlini à Frencoop Nacional.

Nesse momento está acontecendo uma audiência pública que discute a consolidação do Distrito Industrial de Mossoró. O tema foi uma proposição do deputado estadual Leonardo Nogueira (DEM).

Essa está sendo a segunda vez que a cidade de Mossoró recebe o poder legislativo do estado. O projeto Assembléia Itinerante foi idealizado e colocado em prática pelo Presidente da casa, deputado Robinson Faria e tem como objetivo aproximar o povo das ações do Legislativo estadual.

São Miguel inaugura Posto do Prevcidade

A Prefeitura Municipal de São Miguel inaugura hoje a recente instalação do Posto do PREVcidade – INSS no municipio. A iniciativa é mais um investimento que está sendo implantado no município através de uma parceria com prefeituras vizinhas e vai beneficiar cerca de 40 mil pessoas entre micaelenses e moradores vindos das cidades de Venha Ver, Dr. Severiano e Coronel João Pessoa.

Para o prefeito Galeno Torquato, o posto em São Miguel vai facilitar a vida da população micaelense e dos municípios que estão em parceria por ser um centro mais próximo de suas casas com serviços e atendimentos que muitas vezes causava transtornos com grandes deslocamentos para a antiga sede em Pau dos Ferros. "São Miguel se consolida a cada dia como uma cidade pólo em vários setores e certamente vamos continuar trabalhando para que a nossa gente possa se beneficiar ainda mais com assistência, saúde e tranqüilidade", comenta o prefeito.

MST terá que desocupar área da UFRN

Os integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, que há quase dois meses ocuparam área do campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), localizado na cidade de Nova Cruz, estão obrigados a sair do terreno. A determinação é da juíza federal Gisele Leite, da 4ª Vara, que acatou o pedido formulado pela procuradoria da UFRN.

São cerca de 100 homens que estão ocupando parte da área onde está instalado o campus da universidade em Nova Cruz. Na decisão para reintegração de posse, a juíza Gisele Leite destacou que “houve a perda da posse (por parte da UFRN) na parte do imóvel esbulhada, uma vez que foram edificadas cabanas, como pode ser observado nas fotografias acostadas”.

A magistrada concedeu o prazo de cinco dias para desocupação, a contar da notificação do MST, fato que deve ocorrer ainda nesta semana.

Deputados visitam parque salineiro

Uma comitiva formada pelos deputados Robinson Faria (PMN), Leonardo Nogueira (DEM), Micarla de Sousa (PV) e Nélter Queiroz (PMN) visitou ontem o parque salineiro da região Oeste do Rio Grande do Norte.

Os parlamentares foram recebidos pela diretoria da empresa Salinor (a maior produtora de sal do Brasil) e participaram de uma palestra sobre os problemas enfrentados pelo setor, junto aos empresários da região e o presidente da Codern, Renato Fernandes.

O Rio Grande do Norte responde por 5,3 milhões de toneladas de sal marinho, o equivalente a 95% da produção Nacional.

Crispiniano faz palestra em Portalegre

O presidente da Fundação José Augusto, Crispiniano Neto, visita o município de Portalegre, no próximo domingo, 17, onde fará uma palestra sobre cultura, manifestações culturais do RN , projetos da FJA para a região oeste e também a conclusão da obra da Casa da Cultura daquele município.

O escritor e agrônomo Crispiniano Neto atende convite do prefeito Euclides Pereira e do ex-prefeito Manoel de Freitas Neto, seu amigo pessoal e líder político em Portalegre.

O encontro será, as 9 horas, no mini-auditório da Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Portalegre- APRUP.

Gustavo Carvalho aposta em aliança PSB/PMDB

Na opinião do líder do governo Wilma na Assembléia Legislativa, deputado Gustavo Carvalho, é precipitado imaginar que o PSB da governadora Wilma de Faria esteja mais próximo de uma aliança com os “Democratas” do senador José Agripino do que o PMDB de Henrique e Garibaldi.

‘Guga’ explicou que essa proximidade de PSB e PMDB vai além do quadro nacional, onde os dois partidos estão na base de apoio do presidente Lula (PT). O deputado acredita que existem afinidades entre as bases no Rio Grande do Norte e resultados positivos da última parceria política, quando elegeram o atual Prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves

Wilma cumpre acordo e PC terá reajuste de 100%

O Governo do Estado cumprirá o acordo firmado no ano passado com os policiais civis, que prevê um reajuste de 100% nos salários da categoria. Em encontro realizado ontem de manhã com representantes dos agentes, escrivães, Itep e delegados de Polícia, a governadora Wilma de Faria apresentou uma proposta de escalonamento do reajuste, sendo a primeira parcela de 21% de acréscimo já paga a partir de julho.

De acordo com a proposta, a segunda parcela do reajuste, de 19%, será paga em janeiro de 2008; outras duas, de 30% cada, serão pagas em julho de 2008 e janeiro de 2009, quando serão completados os 100%.

Com a medida, o salário de um agente substituto de polícia que, em 2003 era de R$ 675,86 e atualmente é de R$ 1.118,95 (os policiais civis já tiveram os salários reajustados pelo atual governo), vai aumentar para R$ 2.500,13. O mesmo valor vai passar a ser pago para o escrivão substituto.

O que é uma greve?

Na coluna de Lisboa Batista uma aula do significado de 'greve'. Aqui transcrevemos o texto. Acompanhe abaixo:

O vocábulo foi utilizado pela primeira vez no final do século XVIII, numa praça em Paris, Place de Greve, onde se reuniam tanto desempregados quanto trabalhadores que, insatisfeitos com os baixos salários e com jornadas excessivas, paravam suas atividades, reivindicando condições de trabalho. Na praça acumulavam-se gravetos trazidos pelas enchentes do Rio Sena, daí o termo “grève”. A história surge a partir do regime de trabalho, fruto da Revolução Industrial. O movimento sindical dos ingleses foi o marco inicial da história da greve. A Constituição brasileira atual reconhece a greve como direito para os trabalhadores em geral (art. 9) e para os servidores públicos civis (art.37, VI e VII), com direito à livre sindicalização. (Fonte: www.npj.ufes.br)

quinta-feira, 14 de junho de 2007

Se o PMDB não me quer, expulse-me!

A Presidente da Câmara Municipal de Pau dos Ferros, Vereadora Tércia Batalha disse agora a pouco ao blog que as declarações de Elias Fernandes foram infelizes pelo fato de terem sido ditas na imprensa. Para Tércia as declarações deveriam ser oficiais.

“O que o ex-deputado deveria fazer era me notificar que o PMDB não me quer, daí pedir a minha saída do partido”, disse Batalha.

Para a Vereadora, ela não foi injusta em nenhum momento com a sigla em Pau dos Ferros.

“Quando optei por votar em Wilma, foi para não me unir a Leonardo Rego. Eu fui eleita pelo PMDB para ser oposição ao Prefeito, seria incoerência se dois anos após uma eleição truculenta, perseguidora e autoritária que enfrentamos aqui em Pau dos Ferros eu estivesse no mesmo palanque do Prefeito. Incoerente foi o PMDB daqui que dividiu palanque com o grupo de LR”, disse Tércia.

A Presidente disse que sairá com maior prazer do PMDB, vez que não compartilha com a maneira usada pelo partido que tem dois pesos e duas medidas.

“Deixarei o PMDB no momento certo”, concluiu Tércia Batalha.

Declarações foram encaradas com naturalidade

A Presidente da Câmara de Pau dos Ferros, Tércia Batalha disse não ter ficado surpresa com as declarações do ex-deputado e vice-presidente estadual do PMDB, Elias Fernandes (ver matéria abaixo).

Segundo Tércia, se Elias já a tratou com desprestígio no passado, não seria agora que agiria de outra forma.

“Ora, todos viram o tratamento que eu recebi do PMDB quando fui candidata a presidência da Câmara. Todos eles agiram contra mim. Elias foi extremamente omisso. Depois queriam que eu subisse no mesmo palanque que estava LR, tenha a santa paciência”, finalizou Batalha.

PMDB quer espaços, deduz Tércia.

“Se as palavras de Elias foram para agradar Leonardo, talvez ele tenha conseguido”, foi assim que disse Tércia quando perguntei o porquê das declarações de Elias Fernandes.

“O PMDB quer ser simpático a Leonardo Rego. Devem querer as secretárias”, afirmou em tom irônico.

No entendimento da Vereadora o PMDB quer marchar com LR, repetindo o palanque de 2006, mas para isso espera prestígio no governo LR.

Solenidade de abertura da Assembléia Itinerante em Mossoró foi prestigiada

Na tarde de ontem o blogueiro esteve em Mossoró acompanhando a abertura dos trabalhos legislativos do Rio Grande do Norte. Na oportunidade foi instalada a Assembléia Legislativa, no projeto Assembléia Itinerante.

A solenidade, presidida pelo deputado Robinson Faria foi muito concorrida de autoridades, porem com pouca participação popular, apesar de a AL estar instalada no centro da cidade.

A Governadora Wilma de Faria esteve presente e discursou. Quem também prestigiou a mesa principal na solenidade foi a Senadora Rosalba Ciarlini e a Prefeita de Mossoró, Fafá Rosado.

Dos 24 deputados estaduais apenas Getúlio Rego, Gesane Marinho e Álvaro Dias levaram falta.

A AL continua instalada em Mossoró durante todo o dia de hoje. Essa é a segunda vez que o legislativo do RN se instala em solo mossoroense.

Alunos da UERN protestam em Mossoró

Na solenidade de abertura da AL em Mossoró, alunos da UERN, em greve a mais de um mês, promoveram uma manifestação com faixas, cartazes e apitos.

Durante a fala da governadora os estudantes intercalavam apitando, até que Wilma se dirigiu aos benefícios que o governo dela já havia levado para a UERN.

“No governo passado se investiu 22 milhões na UERN, no meu governo já foram mais de 80 milhões investidos”, disse a governadora prometendo buscar soluções para as reivindicações dos professores e alunos da UERN em greve.

No final da solenidade, quando deixava o palco do evento, Wilma conversou com alguns manifestantes.

Municípios se interessam pelo Selo Unicef

O Rio Grande do Norte é o primeiro Estado da região do semi-árido brasileiro a ter mais de 80% dos municípios inscritos na edição 2008 do Selo Unicef Município Aprovado, com 136 cidades participantes.

Faltando dois dias para o encerramento das inscrições, apenas 31 dos 167 municípios potiguares ainda não se inscreveram.

O prêmio tem como objetivo estimular práticas que contribuam para a melhoria das condições de vida de crianças e adolescentes.

Desde o lançamento do Selo Unicef 2007/2008, em 17 de maio, uma equipe coordenada pelo Governo do Estado tem percorrido os municípios que ainda não se inscreveram para conscientizar os gestores municipais sobre a importância da iniciativa.

quarta-feira, 13 de junho de 2007

Voltamos a postar depois de algumas horas

Devido a compromissos em Mossoró e Pau dos Ferros, ficamos impossibilitados de atualizar nas últimas horas, com maior freqüência, o nosso blog. Mas, vamos agora informar as noticias que são destaques no dia de hoje.

Acompanhe e boa leitura!

PMDB abre fogo contra Tércia Batalha

O Jornal De Fato, edição de hoje, trouxe uma matéria intitulada “PMDB negará legenda a Tércia Batalha”. Coloco nesse instante, abaixo, a matéria na íntegra.

“A vereadora Tércia Maria Batalha, presidente da Câmara Municipal de Pau dos Ferros, terá que trocar de partido se quiser viabilizar seu projeto de disputar as eleições 2008 em chapa majoritária. É que o PMDB não oferecerá legenda, uma vez que tem seus próprios planos para a disputa eleitoral. E, também, não conta com Batalha em seus planos.

A posição do PMDB é definitiva. Em entrevista ao JORNAL DE FATO, por telefone, o ex-deputado e diretor-geral do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS), Elias Fernandes, disse que Tércia Batalha “está completamente descartada” devido à posição que ela assumiu nas eleições do ano passado.

Enquanto o PMDB lutava pela eleição do candidato a governador Garibaldi Filho, Tércia reforçou o palanque adversário, da governadora Wilma de Faria (PSB), se juntando ao ex-prefeito Nilton Pascoal de Figueiredo (PP). “Ela fez a opção dela, agora o PMDB tem seus próprios planos que, evidentemente, não contemplam a vereadora Tércia”, disse.

Para Elias Fernandes, o partido não tem como contar com Tércia Batalha, nem clima para convivência. A vereadora, na opinião dele, faltou no momento em que o partido mais precisava. Era uma disputa estadual, o PMDB apostou todas as fichas na candidatura de Garibaldi Filho e precisava da união dos peemedebistas, “mas infelizmente Tércia seguiu seu próprio destino”, concluiu o ex-deputado.“

Elias confirma informações ao blog

Por telefone, agora a pouco o ex-deputado e atual diretor geral do DNOCS, Elias Fernandes confirmou a informação publicada no Jornal De Fato, edição de hoje.

Elias disse que se depender do PMDB Tércia estará fora da disputa em 2008. “A Vereadora desobedeceu a nossa orientação nas últimas eleições, quando apoiávamos a candidatura de Garibaldi. Depois disso, em nenhum momento buscou uma reaproximação com a agremiação política local. Falou em sair do partido, então, porque o PMDB abriria vaga para a Vereadora?” questionou Elias afirmando que a parlamentar deveria procurar uma sigla que ela se sentisse mais a vontade.

Elias Fernandes encerrou o diálogo com o blogueiro dizendo que estará em Pau dos Ferros durante o período junino, na próxima semana e esclarecerá mais a situação.

Com as declaração de Elias, o clima político voltou a ficar tenso em Pau dos Ferros.

Tércia falará sobre o assunto ainda hoje

No auditório da Câmara Municipal a Vereadora Tércia Batalha, que participa de evento da Fecam, afirmou que não iria se pronunciar naquele momento sobre as colocações de Elias Fernandes, mas prometeu falar sobre o assunto ainda hoje.

A Presidente marcou um horário na tarde de hoje para se pronunciar sobre as declarações do “baixinho”, que é vice-presidente estadual do PMDB.

Vamos lá! Falarei com a Vereadora Tércia e em seguida manterei você, caro leitor, informado.

Assembléia se instala em Mossoró, hoje

A Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte se instala hoje em Mossoró. O Parlamento estadual vai permanecer na cidade até sexta-feira. Nesse período serão realizadas duas sessões ordinárias e uma audiência pública, em que será discutido o processo de industrialização no município.

Esta será a segunda vez que a Assembléia se instala em Mossoró. A diferença é que neste ano o Parlamento não vai utilizar o prédio da Câmara Municipal. A opção foi montar uma megaestrutura na Praça Bento Praxedes, a popular "Praça do Codó", no Centro da cidade.

AL leva programa de cidadania aos mossoroenses

Com a estrutura montada na Praça do Codó, a Assembléia vai realizar um projeto paralelo às sessões no Plenário. Será a "Assembléia Cidadã". Através dele, serão disponibilizados os serviços de emissão de documentos e ações de cidadania para a população de baixa renda.

O projeto é apontado como uma forma de aproximar o Poder Legislativo da sociedade.

Governadora Wilma participa da solenidade

A programação oficial da Assembléia Legislativa em Mossoró começa às 15h30, quando o presidente da Casa, deputado estadual Robinson Faria (PMN), passa em revista às tropas. A governadora Wilma de Faria (PSB) também vai à cidade para participar do evento.

Depois da solenidade de instalação, em que estão previstos discursos de Robinson Faria, de Wilma de Faria e da prefeita Fafá Rosado (DEM), já começa a primeira sessão ordinária da Assembléia em Mossoró.

terça-feira, 12 de junho de 2007

Inácio Rodrigues afirma: morte do radialista será elucidada

Aproveitamos a conversa com o bacharel Inácio Rodrigues, titular da 4ª Delegacia Regional de Polícia Civil (DRPC) para questionar sobre as investigações do assassinato do radialista João Paulo dos Santos ocorrido em uma comunidade rural do município de Rafael Fernandes no dia 06 do mês de maio.

De acordo com o delegado, as investigações estão acontecendo e certamente o crime será elucidado.

“Veja bem, não tem como dá informações de uma coisa que está sendo apurada. Tem um preso e estamos trabalhando para chegar aos demais participantes do crime. Essas coisas levam tempo, não se trata de um crime comum, tudo foi muito bem planejado. Já temos algumas pistas, mas agiremos no sigilo para não atrapalhar nas investigações’, disse o delegado.

O bacharel afirmou que dos homicídios ocorrido nos últimos dias, apenas o do radialista ainda está sob investigação, os demais foram elucidados.

“É interessante que o pessoal só enxerga o que querem enxergar. Certamente não viu que o assassino de Beto foi preso no mesmo dia, a dupla que estraçalhou o idoso já está atrás das grades, um dos suspeitos da morte de João Pulo já está preso... paciência! Nós não trabalhamos como um programa de computador que você bota os dados e sai logo o resultado. Aqui é tudo feito com calma. Investigação é um trabalho de inteligência e as vezes leva tempo”, concluiu o delegado.

Inácio Rodrigues terminou a conversa afirmando ser leitor assíduo do blog e parabenizando o blogueiro pela maneira séria com que vem levando as informações a população.

Delegado fala ao blog com relação às investigações

Conforme prometido, buscamos mais informações agora a pouco com relação ao atropelamento do garoto Raimundo Nonato de Aquino Filho de cinco anos (ver matéria abaixo).

Em contato bom o blog, o delegado da polícia civil, Inácio Rodrigues informou que a sua equipe está investigando o fato, mas até o momento não existe maiores informações.

“So sabemos o que as testemunhas informaram. Trata-se de um carro tipo Corola de cor preta. Estamos investigando, mas é muito difícil. Em atropelamento se não agirmos na hora, fica muito difícil a elucidação”, disse Inácio Rodrigues.

O acidente aconteceu na Rua Independência, BR 405, próximo a entrada do Hotel Jatobá. A criança morreu na hora.

O sepultamento da criança deverá acontecer hoje por volta das 16h no cemitério Parque da Saudade.

Mais um acidente com vítima fatal. Criança de cinco anos é atropelada e morta na Independência


Parece mentira, mas não é! Pau dos Ferros registra a segunda morte por acidente em menos de 24 horas.

Na tarde de ontem uma criança de apenas cinco anos foi atropelada e morta quando atravessava a rua Independência.

O menor Raimundo Nonato de Aquino Filho morreu por volta das 16:00 horas. De acordo com testemunhas o carro que atropelou o garoto foi um Corolla, preto, cujo motorista não foi identificado.

O menino estava em companhia de familiares, quando tentou atravessar a rua. Segundo versão de populares, o carro vinha desenvolvendo alta velocidade.

As testemunhas não conseguiram identificar nada além da cor e marca do veículo. As investigações estão a cargo do bacharel Inácio Rodrigues de Lima Neto, titular da 4ª Delegacia Regional de Policia Civil (DRPC). O jornal Gazeta do Oeste estampa a matéria na primeira página.

Mais informações sobre mais esse trágico acidente, com detalhes, nas próximas horas, aqui nesse blog. Acompanhe!

Infidelidade Partidária: PGJ dá parecer desfavorável a Ismael e Socorro

A novela envolvendo os cargos dos Vereadores Ismael Mendes e Socorro Cunha contabiliza mais um emocionante capítulo.

A Procuradoria Geral de Justiça (PGJ) deu parecer desfavorável aos Vereadores que haviam sido afastados dos cargos por infidelidade partidária.

“Opina esta Procuradoria Geral de Justiça pelo conhecimento e improvimento do recurso”. É esse o texto concluso do parecer.

O Processo retornou para o gabinete do Desembargados João Rebouças e aguarda julgamento. Detalhes do processo no site www.tjrn.gov.br

segunda-feira, 11 de junho de 2007

Raimundo Fernandes se empolga com declarações de Agripino


O deputado estadual Raimundo Fernandes (PMN)- foto - entende que as recentes declarações do presidente dos Democratas (DEM) no Rio Grande do Norte, senador José Agripino, em relação ao nome do presidente da Assembléia Legislativa, deputado estadual Robinson Faria (PMN), para disputar o Governo do Estado em 2010 sinaliza de forma mais consistente um entendimento com o agrupamento político liderado pela governadora Wilma de Faria (PSB).

Entrevistado pela editoria de Política da GAZETA DO OESTE, Fernandes também revelou que as palavras simpáticas de Agripino ao presidente regional do Partido da Mobilização Nacional, no seu entendimento, mostra de forma substancial o distanciamento nas relações entre o senador democrata e o grupo político liderado pelo deputado federal Henrique Eduardo Alves e o senador Garibaldi Filho, que comandam o PMDB norte-rio-grandense. "Nós recebemos com muita alegria as declarações de José Agripino em O Poti de domingo passado. Para mim, foi uma entrevista sinalizadora", observou.

Câmara de Pau dos Ferros realizará Audiência Pública

O Presidente da UDUERN – Pau dos Ferros, professor Flaubert Torquato informou ao blog que a Câmara Municipal local fará audiência pública para discutir a greve da UERN.

O requerimento 039/07 foi aprovado em plenário. A data para a audiência pública ainda será definida.

Os professores e alunos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte estão com suas atividades paralisadas desde meados de maio.

Até a presente data não se chegou a um denominador comum e o impasse continua entre professores, alunos e governo.

Dnocs celebrará convênios com o governo do estado

O Departamento Nacional de Obras contra a Seca (DNOCS) deverá ter uma participação mais efetiva em projetos a serem executados no Rio Grande do Norte. A informação foi dada pelo novo diretor do órgão, Elias Fernandes, que foi recebido em audiência no início da tarde desta segunda-feira, 11, pela governadora Wilma de Faria. Fernandes comunicou que o órgão está à disposição do governo estadual para estreitar parcerias.

"O Rio Grande do Norte é quem vai ganhar com isso", ponderou a governadora Wilma de Faria, manifestando seu desejo de que o Dnocs possa, durante a gestão de um potiguar, no caso Elias Fernandes, carrear mais recursos para a execução de obras no Estado.

Curso de Capacitação no Diagnóstico em Tuberculose Infantil ocorre em Natal

O Governo do Estado promove desde ontem um curso de Capacitação no Diagnóstico em Tuberculose Infantil. O objetivo é treinar pediatras das seis Unidades Regionais de Saúde Pública (URSAPS), localizadas no interior do Estado. O evento se encerra hoje, com palestras no auditório do Hotel Praiamar, em Natal.

De acordo com a coordenadora estadual do Programa de Controle da Tuberculose da Secretaria Estadual da Saúde Pública (SESAP), Marta Santos, somente no ano passado, dos quase 200 casos de tuberculose pulmonar com infectante positivo (o tipo mais grave da doença), 50 foram diagnosticados em crianças e adolescentes menores de 15 anos.

Lula evita jornalistas e não fala sobre indiciamento do seu irmão

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se manteve ontem em silêncio sobre o indiciamento de seu irmão, Genival Inácio da Silva, o Vavá, por tráfico de influência no Executivo e exploração de prestígio no Poder Judiciário. Em duas cerimônias públicas na segunda-feira, Lula evitou falar com os jornalistas.

Na sexta-feira, em viagem à Alemanha, o presidente também não comentou o assunto com o argumento de que falaria sobre o caso quando retornasse ao Brasil.

O presidente chegou a afirmar, na Alemanha, que "na segunda-feira
[ontem], vocês [jornalistas] podem perguntar o que quiserem da política interna" e prometeu responder às perguntas "de peito aberto e de coração muito aberto".

Na manhã de ontem, o presidente apenas acenou para os jornalistas ao ser questionado sobre o indiciamento de seu irmão --depois de receber no Palácio do Planalto a chama dos jogos Pan-Americanos. À tarde, na cerimônia em comemoração ao 142º aniversário da Batalha do Riachuelo, celebrada pela Marinha, Lula deixou o Grupamento de Fuzileiros Navais em Brasília sem conversar com os jornalistas que esperavam sua saída.

Deputado pai teria confirmado a indisposição de LR concorrer a reeleição

O deputado Getúlio Rego (DEM) teria confirmado a um colega deputado que Leonardo Rego, realmente não disputará reeleição.

O que o prefeito pauferrense espera é a prorrogação do mandato de quatro para seis anos. A possibilidade, apesar de remota, existe com a tão falada reforma política.

Leonardo parece estar percebendo que dificilmente seria reeleito prefeito, tendo em vista as dificuldades que vem tendo para administrar Pau dos Ferros.

Agripino vê candidatura de Robinson com simpatia

Contrariando as pretensões do ex-deputado Carlos Augusto e da própria senadora Rosalba Ciarlini (DEM) o senador José Agripino deixou claro em entrevista concedida ao Poti que seu candidato a governo do estado em 2010 será Robinson Faria (PMN) e não Rosalba.

O senador disse que sua base política vê com muita simpatia a candidatura de Robinson ao governo do Rio Grande do Norte. Embora deixe claro que não existe nenhum entendimento político. "Acho que Robinson está procurando, com propriedade, viabilizar sua candidatura a governador. Está correto. Vemos com muita simpatia", disse Agripino.

Sobre o visível esforço de Rosalba em viabilizar sua candidatura ao governo do RN em 2010 com constantes visitas aos municípios do interior do estado, Agripino disse que ela não estaria trabalhando sua candidatura, mas apenas agradecendo a votação obtida na eleição passada, o que para muitos soou como um certo deboche de Agripino.

Ex-Vereador é encontrado morto

Informações obtidas através da delegacia de Acari dão conta que o ex-vereador de Acari Francisco Torres de Medeiros foi encontrado morto nas primeiras horas desta manhã na casa onde morava, na Rua Major Hortêncio, centro daquela cidade.

Chico Torres, como era conhecido o ex-vereador, morava sozinho e tinha o auxílio de uma funcionária que realizava os afazeres domésticos. Segundo informações dos policiais, o corpo de Chico Torres foi encontrado próximo à rede onde dormia, no seu quarto. A Polícia Militar foi acionada e fez o isolamento da residência. O Instituto Técnico e Cientifico de Polícia (ITEP), foi acionado. A polícia ainda não dispõe de nenhuma informação sobre a causa da morte do ex-vereador.

Chico Torres chegou a disputar uma eleição como vice-prefeito, mas não obteve sucesso. Ele é pai da jornalista Rejane Medeiros, radicada em Brasília, e da atriz global Titina Medeiros. Ultimamente o ex-Vereador não exercia nenhum cargo público.

PT terá candidato em Natal independente de apoio

As principais lideranças do Partido dos Trabalhadores do Rio Grande do Norte começam, aos poucos, a externar opiniões sobre discussão que já se alastra no Estado, sobre as eleições 2008. A deputada Fátima Bezerra (PT) disse hoje ao CORREIO DA TARDE que seu partido vai lançar candidato próprio à Prefeitura de Natal, independentemente dos apoios que o projeto venha a ter. "Nós não arquivamos esse sonho de governar Natal. Agora, o PT está aberto a conversar com todos que fazem parte do governo de coalizão", enfatizou.

Ela defendeu, assim como o deputado João Maia, que a discussão seja aberta a todos os partidos e que não esteja bipolarizada, como tem sido até agora. A única exceção mantida pela deputada é o Partido Democrata (DEM), presidido e liderado pelo senador José Agripino. Ela salienta que não há nenhuma afinidade no campo ideológico com os democratas e, por isso, a sigla está fora de qualquer entendimento com o PT.

Perda de safra no RN chega a 60%

As chuvas irregulares e ocorrências de estiagens no interior do Estado atingiram a produtividade das lavouras potiguares.

Segundo levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em determinadas regiões a perda da safra chegou a 60%, sobretudo de milho e feijão.

No geral, o índice pluviométrico no interior do Rio Grande do Norte foi 20% abaixo da média.

Homem foi atropelado por trem e teve a cabeça decepada

Um homem que aparenta ter entre 30 e 35 anos morreu na manhã de hoje, por volta das 9h, depois de ter sido atropelado por uma locomotiva da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) na Zona Norte de Natal, que fazia a linha Ceará-Mirim / Ribeira. Segundo informações do Cabo Lima da ROCAM, que esteve no local atendendo a ocorrência, a vítima estava andando ao lado da linha férrea no Conjunto Potengi, próximo ao Centro de Formação e Aperfeiçoamento da PM (Cefap) quando foi colhido pelo trem.

A vítima teve a cabeça decepada depois de ter sido arrastada por cerca de 30 metros pela locomotiva, que seguiu viagem após o acidente. "A ordem é de não parar. Mas o maquinista acionou a sala de controle e a PM pelo rádio", informou o agente ferroviário, Marcos Donato.

De acordo com o Cabo Lima, moradores teriam dito que a vítima, apesar de não morar na comunidade, costumava andar pelas ruas e apresentava ter problemas mentais.

AL discutiu educação hoje

Por iniciativa da deputada Márcia Maia (PSB), a Assembléia Legislativa promoveu hoje, audiência pública que discutiu propostas que possam ser incorporadas ao Plano de Desenvolvimento da Educação no Rio Grande do Norte.

O evento ocorreu às 10 horas e acabou agora a pouco, no auditório Robinson Faria.

O debate contou com as presenças da secretária estadual de Educação, Ana Cristina Cabral; deputados federais Rogério Marinho(PSB) e Fátima Bezerra(PT); além de deputados estaduais e representantes de instituições ligadas ao setor educacional.

Lei eleitoral deve mudar com a reforma política

A Câmara analisa o Projeto de Lei 196/07, que altera a lei eleitoral. A principal novidade é proibição de propaganda eleitoral na imprensa escrita. A atual legislação permite a divulgação paga até a antevéspera das eleições, estipulando limites de tamanho para os anúncios.

De autoria do deputado Sandes Júnior (PP-GO), o projeto também proíbe a divulgação de pesquisas ou testes pré-eleitorais. A medida já foi prevista na Lei 11300/06, mas foi vetada pela Ação Direta de Inconstitucionalidade 3741-2.

domingo, 10 de junho de 2007

Reunião: LR teria afirmado não disputar prefeitura

Informações (extra-oficiais) lá da terrinha dão conta de uma reunião ocorrida na residência da fisioterapeuta Nadja Diógenes em que LR teria afirmado não mais querer disputar a Prefeitura de Pau dos Ferros em 2008.

Informações mais completas nas próximas horas. Acompanhe!!!

Nilton não vai ao jogo e América perde mais uma no Machadão

Ao contrário do que postamos à tarde (ver matéria abaixo) Nilton Figueiredo não apareceu para ver o jogo América X Corinthians.

Segundo informações, Nilton estava anfitrionando alguns parentes lá das bandas de Pau dos Ferros. O homem levou falta no jogo que terminou com vitória da equipe paulista que despachou o América por 2 X 1.

Tribuna de Honra com pouca participação

A tribuna de honra nunca teve tão desprestigiada. Por lá somente os deputados Gustavo Carvalho, Ricardo Mota e Antonio Jácome. O resto, a galera. Apadrinhada, claro!!!

Nas cadeiras numeradas os deputados Cláudio Porpino e Zé Dias.

Nada do Prefeito Carlos Eduardo que é ABCdista e perdeu a oportunidade de ver o América continuar amargando a última posição

América entra em campo às 16h contra o Corinthians

O América de Natal tem missão das mais difíceis logo mais às 16h no estádio João Machado “Machadão”. O clube norte-rio-grandese enfrenta o forte time do Corinthians de São Paulo, valendo pela 5ª rodada do Campeonato Brasileiro.

A equipe paulista entrará em campo como franca favorita. A analise é feita a partir do desempenho dos dois clubes na disputa. O Corinthians ocupa a confortável 4ª posição na tabela de classificação com 08 pontos em quatro jogos. Já o time de Natal é o lanterna da competição com 03 pontos e quatro gols negativos.

O jogo será mostrado ao vivo pela Band Nacional e pata o estado de São Paulo pela Globo.

Nilton Figueiredo assiste jogo com Carlos Eduardo

O Secretário de Esporte e Lazer da Prefeitura do Natal, médico Nilton Figueiredo assiste o jogo América X Corinthians na Tribuna de Honra do estádio Machadão.

Ele estará acompanhado da esposa, Maria José Vilaça. Na tribuna de honra deverão estar alguns deputados estaduais e federais, além do Prefeito Carlos Eduardo que já confirmou presença no jogo desde a tarde de ontem.

O Prefeito de Parnamirim, Agnelo Alves estará presente com outros Prefeitos do Estado.

O blogueiro também garantiu lugar na Tribuna de Honra e trará todos os detalhes sobre o jogo e os conchavos dos políticos que assistirão à partida.

EM TEMPO: Só voltaremos a postar nesse blog a noite, bem após o jogo do Mecão.

Cavalgada ‘Heróis da Resistência’ partiu hoje de Luis Gomes


Partiu hoje do centro da cidade de Luiz Gomes a primeira Cavalgada Heróis da Resistência. O evento que reúne centenas de cavalgadores fará todo percurso do lendário Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, no ano de 1927.

A cavalgada saiu do município de Luís Gomes exatamente às 6h da manhã, mesmo horário e dia, segundo os anais da história, que o bando de Lampião pisou em solo norte-rio-grandense, começando os desmandos realizados no Estado.

A Cavalgada fará todo o percurso do bando de Lampião no rumo de Mossoró: Major Sales, Marcelino Vieira, Antônio Martins, Lucrécia, Umarizal, Caraúbas, Governador Dix-sept Rosado, chegando em solo mossoroense na quarta-feira, 13, no mesmo horário em que o bando invadiu a cidade há exatos 80 anos.

Marcelino Vieira oferece medalha comemorativa

A Prefeitura de Marcelino Vieira acatou proposta do Coronel PM Ângelo Mario de Azevedo Dantas, pesquisados, e oferecerá uma medalha comemorativa dos 80 anos do grande fogo de Caiçara. Vamos explicar:

Há 80 anos Lampião entrava no nosso estado pela cidade de Luis Gomes passando por Marcelino Vieira, naquele tempo chamada de Vitória. Além de Mossoró, somente em Marcelino Vieira aconteceu combate do bando de Lampião com a policia.

O confronto dos cangaceiros com os policiais rendeu duas mortes, sendo que uma para cada grupo. Morreram no ‘grande fogo’ (nome utilizado na época para os confrontos) o cangaceiro Azulão e o soldado José Monteiro de Matos. A luta de fogo aconteceu em Marcelino Vieira, mais precisamente na vila Caiçara.

O ato comemorativo se dará através de um Decreto assinado pelo poder executivo municipal, na pessoa do Prefeito Iramar Oliveira.

Além de Mossoró, apenas Marcelino Vieira combateu Lampião

O evento que acontece daqui a pouco, às 10h reunirá autoridades do município, da policia e familiares dos policiais que participaram do confronto. 25 medalhas serão oferecidas em reconhecimento à bravura dos combatentes ao bando de Lampião. A solenidade se dará no sítio Caiçara, local do confronto ocorrido há 80 anos.

“Quando é lembrada a passagem de Lampião pelo Rio Grande do Norte, geralmente vem a cabeça das pessoas o confronto em Mossoró. Realmente é o fato histórico mais importante, mas não é o único. Pesquisamos e encontramos esse confronto do bando de Lampião com a polícia que aconteceu há exatos 80 anos. A medalha marcará esse fato histórico” disse o Coronel Ângelo, por telefone agora a pouco quando falava com exclusividade ao blog.

No fórum de Pau dos Ferros existe um processo da época que detalha o confronto em Marcelino Vieira e as mortes do cangaceiro e do policial.

O Major Romualdo Galvão, comandante do 7º Batalhão de Policia Militar (BPM) também participa da organização e será um dos agraciados com a medalha. O Major Romualdo ocupa o mais importante posto policial da nossa região.