sábado, 3 de outubro de 2009

Misteriosa árvore congelada assusta moradores do interior do RN

Um estranho fenômeno vem chamando a atenção dos moradores do município de Arês, a 58 km da capital. Pessoas relatam que viram uma árvore dando gelo no distrito de Areia, a 3km do centro do município em pleno calor da região.

Segundo o relato de alguns moradores, uma árvore Pau Cicupira estaria com os galhos congelados e com o tronco frio. Tatiane Costa é vizinha da casa onde o fenômeno acontece, segundo ela a árvore está assim desde o último domingo (27). "Ela fica com os troncos congelados à noite e o gelo fica derretendo durante do dia. Quando começa a noite, ela congela de novo", disse.

Os moradores relatam o fenômeno como se a árvore estivesse dentro de um freezer.

A notícia do fenômeno logo se espalhou pela região e algumas pessoas estão se deslocando até o município para ver a árvore. É a primeira vez que isso acontece no local. Até o momento, nenhuma autoridade foi contactada.

Mártires: hoje é feriado no Rio Grande do Norte

Em vigor há dois anos, a lei (Nº 8913/2006, de 6 de dezembro de 2006), que torna feriado o dia 3 de outubro em todo o Rio Grande do Norte, ainda é desconhecida para a maioria dos potiguares.

Mesmo sendo um feriado estadual, as manifestações em torno da data praticamente se resumem a programações religiosas nas cidades de Canguaretama e São Gonçalo (onde aconteceram os massacres em 1645) e em Natal, onde foi construído um santuário em memória aos mártires.

Para tentar popularizar a data, resgatar e dar conhecimento sobre vultos importantes do Rio Grande do Norte, a Secretaria Estadual de Educação está montando um projeto que será desenvolvido nas escolas tanto da capital quanto no interior do Estado.

A ideia é estimular pesquisa bibliográfica em sala de aula para em seguida montar documentários sobre a história dos mártires e dos vultos do Estado, com depoimento de familiares e destaque às obras realizadas por eles em vida.

O trabalho será desenvolvido em parceria com a assessoria de imprensa e também com a TV Escola, que tem estrutura para a montagem dos documentários.

Tudo o que for produzido, será catalogado e montado um acervo para pesquisa dos estudantes. O projeto será itinerante e a previsão é que seja iniciado a partir do próximo ano.

Atualmente, apenas as escolas da região Agreste, com destaque para Bahia Formosa e Vila Flor, além de São Gonçalo, desenvolvem projetos pedagógicos com ênfase nas histórias dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu.

Em São Gonçalo, por exemplo, alunos da rede estadual foram premiados por um documentário produzido sobre os mártires.

Conheça a história das chacinas de Cunhaú e Uruaçu

Em 16 de junho de 1645, o Pe. André de Soveral e outros 70 fiéis foram cruelmente mortos por 200 soldados holandeses e índios potiguares. Os fiéis estavam participando da missa dominical, na Capela de Nossa Senhora das Candeias, no Engenho Cunhaú - no município de Canguaretama (RN).

Segundo a história oficial, a chacina foi motivada pela intolerância calvinista dos invasores que não admitiam a prática da religião católica.

Era um domingo e o Pe. André iniciava a celebração na pequena igrejinha de Cunhaú. Após a elevação da hóstia, foram fechadas todas as portas da Igreja e se deu início à terrível carnificina. Foram cenas de grande atrocidade: os fiéis em oração, tomados de surpresa e completamente indefesos, foram covardemente atacados e mortos pelos holandeses com ajuda dos tapuias e potiguares.

Três meses depois aconteceu o martírio de mais 80 pessoas, e sempre pelas mãos dos calvinistas holandeses. Entre elas, estava o camponês Mateus Moreira, que teve o coração arrancado pelas costas, enquanto repetia a frase: "Louvado seja o Santíssimo Sacramento". Isso aconteceu na Comunidade de Uruaçu, em São Gonçalo do Amarante (a 18 km de Natal).

Também desta vez tudo aconteceu sob o comando de Rabe (personagem bastante conhecido em Cunhaú por semear ódio e destruição por onde passava), ajudado pelo chefe potiguar Antônio Paraopaba.

Os índios já tinham sido avisados das intenções dos dois e lá estava o chefe potiguar com os seus comandados: mais de duzentos índios, bem armados.

Logo que desceram dos batéis, os dois ordenaram aos moradores que se despissem e se ajoelhassem. A um sinal dado por eles, os índios, que estavam emboscados, saíram dos matos e cercaram os indefesos colonos.

Teve início, então, a chacina descrita com impressionante realismo pelos cronistas portugueses. "Começaram a dar tão desumanos e atrozes tormentos aos homens que já muitos dos que padeciam tomavam por mercê a morte.

Mas os holandeses usaram da última crueldade entregando-os aos tapuias e potiguares, que ainda vivos os foram fazendo em pedaços, e nos corpos fizeram anatomias incríveis, arrancando a uns os olhos, tirando a outros as línguas e cortando as partes verendas e metendo-lhas nas bocas..." (Santiago).

O processo de beatificação foi concedido pela Santa Sé no dia 16 de junho de 1989. Em 21 de dezembro de 1998, o papa João II assinou o decreto reconhecendo o martírio de 30 brasileiros, sendo dois sacerdotes e 28 leigos.

Fonte: Jornal De Fato

Assembléia comemora os 20 anos da constituinte estadual do RN


Com o plenário e galerias lotados, a Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte homenageou na manhã de ontem, 02, todos os constituintes de 1989, concedendo-lhes a Medalha do Mérito Legislativo, em comemoração aos 20 anos da Constituinte Estadual do RN. A sessão solene, realizada no plenário da Casa, foi proposta pelo presidente da AL, deputado Robinson Faria.

Antes da sessão, todos ficaram de pé para ouvir o hino nacional, cantado pela artista potiguar Michele Lima. Depois disso, o deputado Robinson Faria, presidente da AL, falou sobre a contribuição que os deputados constituintes deram para o estado: “Os deputados constituintes, num total de vinte e sete, sendo vinte e quatro titulares e três suplentes, deixaram a marca de seus relevantes serviços gravada na Constituição do Rio Grande do Norte, promulgada no dia 03 de outubro de 1989, oferecendo ao povo potiguar uma Carta moderna e democrática. Vamos aqui resgatar a nossa história. Essa sessão tem o propósito de reviver esse momento mágico. Parabéns aos constituintes e a todos que colaboraram. Hoje a nossa Casa está honrada com a presença de vocês”, disse.

Robinson afirmou que é uma honra estar presidindo o parlamento em um momento tão especial como este: “Me alegra estar aqui presidindo a nossa Casa no momento em que celebramos os 20 anos da Constituição do RN. Quero pedir permissão para homenagear quatro colaboradores que não se encontram aqui no dia de hoje. Dedico esta sessão aos saudosos deputados Arnóbio Abreu, Gastão Mariz, Amaro Marinho e Leônidas Ferreira. Todos foram fundamentais para a elaboração da Carta Estadual”, declarou.



Acompanhado dos deputados Vivaldo Costa e Getulio Rêgo, Robinson em seguida ao seu pronunciamento descerrou a placa em homenagem à José Augusto Bezerra de Menezes e a placa em homenagem a todos os servidores da Casa à época da Constituinte. O ex-deputado Ernani Rosado fez um agradecimento em nome da família de José Augusto: “Me sinto muito honrado em expressar a emoção sentida pela família com esta homenagem. Ele que foi um parlamentar por excelência e uma das figuras mais respeitadas por todos. Seu nome é sinônimo de honradez e lisura. Todos que por aqui passarem sentirão sua presença inspiradora”.

O ex-deputado Paulo de Tarso, representando os colegas parlamentares à época da constituinte, falou da importância de ter participado deste momento: “Quando instalou- se a Constituinte eu já estava aqui há mais de 10 anos, havia sido deputado de oposição, depois líder do governo, portanto transitara por todos os caminhos da atividade política do nosso estado. Quero dizer que nada foi mais gratificante, nem as vitórias eleitorais, nem as derrotas. Nada foi mais importante pra mim, do que participar dos trabalhos da constituinte de 1989. O maior legado que ela deixou foi esse exemplo de espírito público e dedicação”.

Logo após foram entregues as medalhas aos homenageados. A vice-presidente da AL, deputada Márcia Maia, entregou a medalha ao deputado Robinson Faria, que também fez parte da Constituinte. Ao final da sessão, houve a execução do hino do RN. Além dos já citados, a sessão solene contou com a presença do controlador geral do estado, Jorge Galvão, representando a governadora Wilma de Faria, os senadores Garibaldi Alves e Rosalba Ciarlini, a deputada federal Sandra Rosado, a chefe de gabinete da procuradoria geral do município, Kécia Cirne, representando a prefeita de Natal e demais autoridades, além dos constituintes de 89.

Calendário das Eleições 2010 começa hoje, diz TSE

De acordo com o calendário eleitoral do TSE, hoje (03) é a data até a qual todos os partidos políticos que pretendam participar das eleições de 2010 devem ter obtido registro de seus estatutos no Tribunal Superior Eleitoral.

A data também contempla o prazo no qual os candidatos a cargo eletivo nas eleições de 2010 devem ter domicílio eleitoral na circunscrição na qual pretendem concorrer.

Os candidatos a cargo eletivo nas eleições de 2010 devem estar até hoje com a filiação deferida no âmbito partidário, desde que o estatuto partidário não estabeleça prazo superior.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

América cede gol no fim, empata e segue na zona de degola

Com um gol aos 48 minutos do segundo tempo, o América decepcionou a torcida na estreia de Diá e empatou com o Campinense por 4 a 4 na noite desta sexta, em jogo válido pela 28ª rodada da Série B.

Os gols dos natalenses foram marcados por Lúcio (2), Thoni e Somália, enquanto Edson Rocha, contra, Fábio Júnior, Anderson Oliveira e Kleber descontaram para os paraibanos.

O placar acabou sendo péssimo para as duas equipes, que seguem na zona de degola e pior, sem alterar as posições.

Os potiguares são os vice-lanternas, com 29 pontos e a raposa segue na lanterna, com 27.

Na próxima rodada, o adversário dos alvirrubros é o Bahia, fora de casa, na sexta-feira.

Nota do Blog: Quem tem visto o América jogar nos últimos dias, não tem dúvida: o clube fará companhia ao Alecrim na série C. Aqui pra nós: é uma vergonha esse time americano.

Tem que ter paciência? Tudo tem limite!!!

Mesmo com dois a mais, ABC perde do Ipatinga pela Série B

Mesmo atuando com um homem a mais durante todo o segundo tempo e com dois nos 15 minutos finais, o ABC não conseguiu superar o Ipatinga e acabou derrotado por 2 a 1 pelo time mineiro na noite desta sexta, no Ipatingão, na abertura da 28ª rodada da Série B.

Os gols dos mineiros foram marcados por Alex Silva e Evandro, enquanto Gaúcho, já nos acréscimos, descontou para os natalenses.

Mesmo com o placar adverso, que quebrou uma sequencia de duas vitórias seguidas do ABC na competição, o alvinegro segue pelo menos até o encerramento da rodada neste sábado, fora da zona de degola.

O time potiguar ocupa agora a 16ª colocação, com 31 pontos. No próximo jogo, o adversário é o Ceará no Frasqueirão, na sexta-feira.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Reportagem especial: Estudantes de medicina exercem profissão ilegalmente no interior do RN

Eles estão se preparando para se tornarem médicos, mas ainda não chegaram lá. Entretanto, estudantes de medicina caem na sedução dos plantões remunerados em municípios do interior e assumem um lugar que deveria ser ocupado pelo verdadeiro profissional, realizando atividades exclusivas da profissão sem supervisão e colocando em risco a saúde da população, que na maior parte das vezes desconhece essa realidade. A prática é ilegal e configura crime de exercício ilegal da medicina, mesmo em se tratando de estudantes dessa ciência. Por se passar por médico, o estudante incorre também no crime de falsidade ideológica.

O vice-presidente e diretor do departamento de fiscalização do Conselho Regional de Medicina (Cremern), Jeancarlo Fernandes Cavalcante, relata que o Cremern flagrou cerca de dez casos nos últimos dois anos. Apenas esse ano, foram flagrados cinco casos em quatro municípios. "Sabemos que o número de casos dessa natureza é muito maior, mas a fiscalização fica prejudicada, pois precisa haver o flagrante e muitas vezes esses estudantes estão nas unidades, mas não há qualquer registro disso". Para Cavalcante, o plantão ilegal faz parte de uma conjuntura política onde o gestor municipal prefere burlar a lei e utilizar o estudante como mão de obra barata, sem contratar médicos para a rede.

Jeancarlo Cavalcante explica que quando há o flagrante, o diretor médico da unidade é punido pelo conselho, mas não o estudante. "Como não se trata de um médico, o conselho não pode puní-lo. Notificamos o Ministério Público daquela comarca para que tome as medidas cabíveis e o caso segue na Justiça, sem acompanhamento pelo conselho". A faculdade de medicina também é notificada.

Campanha

O diretor afirma que além das fiscalizações, o Cremern empreendeu uma campanha de educação junto a faculdades e estudantes contra os plantões ilegais. "O conselho atua em defesa da sociedade. A proibição de plantões sem supervisão é uma forma de proteger a sociedade diante de um atendimentomédico completamente ilegal. O estudante tem um formação incompleta, fazendo também um atendimento incompleto. Diante de um caso mais complexo, com a necessidade de um raciocínio mais elaborado, há grandes chances dele errar o diagnóstico, prejudicando o paciente".

Para o presidente do Sindicato dos Médicos do RN (Sinmed/RN), Geraldo Ferreira Filho, a prática é absolutamente ilegal. "Não existe plantão de um estudante de medicina que não seja supervisionado por um médico. O contrário é ilegal e não merece comentários. A comunicação de um acontecimento dessa natureza já implica sérias punições ao estudante". Para Geraldo Ferreira, o fato desses plantões ilegais ocorrerem com maior frequência em municípios do interior demonstra "certo desespero do gestor ao corroborar uma política de não investir no pagamento de seus profissionais, chegando até a fraude e ao uso de mão de obra ilegal".

Supervisão

Sobre os plantões "legais', Geraldo Ferreira afirma que "no plantão, obrigatoriamente, deve haver a presença, supervisão e o ensino por parte do profissional médico, pois uma de suas missões é passar o conhecimento. A presença do estudante de Medicina, seja num pronto-atendimento, emergência ou rede básica, é sempre enriquecedora, desde que dentro do sistema de legalidade (estágio reconhecido e autorizado pela faculdade, além da supervisão do médico), pois os profissionais buscam estudar mais".

Programa

O presidente do sindicato aponta que o Sinmed está elaborando um programa de estágio para levar os estudantes dos 5º e 6º anos para a rede pública municipal de saúde. "As faculdades estão formando cada vez mais especialistas e distanciando o aluno da realidade da população. Queremos fazer essa aproximação, colocando o estudante em contato com a realidade dos PSFs, unidades de prontoatendimento e emergências. Muitos sonham com uma superespecialização, quando 80% da demanda da população se refere à atenção básica". O estágio a ser coordenado pelo Sinmed prevê gratificação para os médicos supervisores e bolsas para 40 estudantes do projeto.

O que diz a legislação

- A Lei 3.268, de 1957, diz que a medicina deve ser exercida por profissional habilitado e legalmente inscrito no conselho de Medicina de seu estado.

- O artigo 38 do Código de Ética Médica prevê que os responsáveis técnicos e gestores médicos que contratam estudantes para exercer a função de médico, incorrem em infração ao "acumpliciar-se com os que exercem ilegalmente a medicina"

- O Código Penal Brasileiro prevê como crime:- Artigo 282 - exercer, ainda que a título gratuito, a profissão de médico, dentista ou farmacêutico, sem autorização legal ou excedendo-lhe os limites - Pena - detenção de seis meses a dois anos.

Parágrafo único - se o crime é praticado com o fim de lucro, aplica-se também multa.

Para o crime de falsidade ideológica é prevista reclusão de um a cinco anos.

Serviço

Denuncie a prática ilegal da medicina, junto ao Departamento de Fiscalização do Cremern.

Telefone: 4006-5333

Por Luiz Freitas, do DIARIO DE NATAL

Temperatura em Pau dos Ferros deve passar dos 35º nos próximos dias

Os norte-rio-grandenses já podem preparar as roupas mais frias que tiver para usá-las nos próximos meses. A estação da Primavera começou e a previsão é de que seja uma estação quente, seca e abafada.

As características mais expressivas dessa estação são a redução das chuvas e o aumento da temperatura. A Primavera é a estação mais seca do Estado, cujas chuvas médias acumuladas no período nas diversas regiões do Estado são as seguintes:

Oeste, 9,5mm; Central, 8,5mm; Agreste, 11,6mm; e Leste, 29,6mm, de acordo com informações da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN).

A Emparn informou que, neste ano, a presença do fenômeno "El Nino" (Oceano Pacífico), associado ao aquecimento da água do oceano Atlântico, fará que a estação da Primavera apresente um comportamento diferente do normal não na questão pluviométrica, mas na temperatura e na umidade relativa do ar.

A influência do "El Nino" provoca a formação de um centro de alta pressão sobre o Nordeste ou uma massa de ar quente, dificultando a circulação natural do ar (vento).

Com as águas mais quentes ao longo do litoral nordestino, o oceano Atlântico vai liberar mais umidade devido à evaporação das suas águas, provocando aumento da umidade relativa do ar principalmente ao longo da faixa litorânea. Com a associação desses fatores, haverá uma Primavera mais quente e mais abafada do que o normal.

A temperatura para a capital apresentará valores máximos em torno de 30°C a 31°C (1°C a 2°C acima da média). A temperatura média que para a estação oscila entre 26°C e 27°C deverá oscilar entre 26°C e 28°C. A mínima oscilará entre 24°C e 25°C.

No interior, os efeitos do El Niño também surtirão efeitos na temperatura, que poderá apresentar valores em torno do 34°C a 35°C em cidades com Mossoró, Pau dos Ferros, Caicó, dentre outras.


Duas apostas levam prêmio de R$ 5 milhões da Mega-Sena

Duas apostas, de Amparo (SP) e Parauapebas (PA), acertaram as seis dezenas sorteadas nesta noite pela Mega-Sena e ganharam, cada uma, R$ 2.321.158,61.

Os seis números sorteados pela Caixa Econômica Federal em Manaus (AM), pelo concurso 1.113, foram: 03 - 06 - 29 - 36 - 47 - 59.

Ao todo, 82 apostas acertaram a quina e receberão, cada uma, R$ 16.006,62. Outras 5.947 apostas acertaram a quadra e levarão R$ 315,29.

A estimativa da Caixa para o próximo concurso, que será realizado no sábado (3), é de R$ 2 milhões. O valor acumulado para o sorteio especial de final de ano já chega a R$ 37,9 milhões.

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Lei dispensa advogado para ações penais por injúria racial ou discriminatória

A partir de hoje (30), o cidadão que for moralmente ofendido por injúria referente à raça, cor, etnia, religião, origem ou condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência poderá dispensar o advogado e recorrer ao Ministério Público para formular uma representação contra o seu ofensor.

A Lei 12.033 publicada no Diário Oficial da União de hoje altera o Artigo 145 do Código Penal de 1940, ao permitir que esse tipo de ação se torne pública condicionada, ou seja, que o Ministério Público possa ajuizar a ação, desde que solicitado pelo ofendido, sem a necessidade de intermediários.

Pela legislação anterior, esse tipo de ação era de caráter estritamente privado, ou seja, a pessoa agredida constituía advogado para representá-la na ação. Agora o agredido tem a opção de pedir ao promotor que a represente.

Ônibus da banda Forró Sacode capota e 14 ficam feridos

O ônibus da banda Forró Sacode capotou, na madrugada desta quarta-feira, próximo ao povoado de São José dos Costas, na área do município de São Benedito do Rio Preto, a 215 km de São Luís, no Maranhão, onde os cantores tinham feito um show na noite desta terça-feira.

Quatorze pessoas, das cerca de 30 que viajavam no ônibus, ficaram feridas. Não houve vítimas fatais. O acidente ocorreu na "curva do Tibiriçá", conhecida pelos moradores da região pelos constantes acidentes.

Dos feridos, os casos mais graves são o da vocalista da banda, Daniela, que fraturou uma das pernas, e do holding da banda, Laércio. Todos os feridos foram levados para o Hospital Antônio Pontes Aguaiar, no municípios de Chapadinha.

De acordo com o empresário da banda Forró Sacode, Júlio Morais, está sendo viabilizada a tranferência dos integrantes feridos para São Luís e, em seguida, para Fortaleza, no Ceará. Alguns integrantes do conjunto já receberam alta do hospital.

O vocalista da banda, Tony Guerra, não estava viajando no ônibus que sofreu o acidente. Ele havia seguido de carro para São Luís, para voltar para Fortaleza de avião.

O empresário da banda afirmou que o show que estava marcado para esta quarta-feira, na Expoece, em Fortaleza, foi cancelado, assim como o show na cidade de Sobral (CE).

- Infelizmente não poderemos fazer esses shows por causa do acidente. Tentaremos retomar a agenda no fim de semana, de acordo com o estado de saúde dos integrantes. Mas remarcaremos os shows para cumprir com o compromisso - adiantou o empresário.

Principais jornais do RN destacam assassinato de Heriberto Suassuna

Todos os jornais do Rio Grande do Norte com circulação nessa quarta-feira destacam em suas páginas policiais o assassinato do (agropecuarista, empresário, aposentado, funcionário público), Heriberto Suassuna Barreto de 66 anos de idade, ocorrido na manhã de ontem em Pau dos Ferros e noticiado, logo em seguida, pelo blog do Jean Carlos.

De acordo com a Tribuna do Norte, o sepultamento de Heriberto Suassuna acontecerá hoje pela manhã na cidade de Patu.

Outros jornais trazem mais detalhes sobre o crime.

Abaixo, o blog reproduz todas as manchetes e as matérias que estão estampadas em cinco jornais do estado.

Tribuna do Norte: Homem é executado com cinco tiros em Pau dos Ferros

Será sepultado na manhã de hoje, na cidade de Patu, Eriberto Barreto Suassuna, 66, executado com cinco tiros, por volta das 8h de ontem, na esquina da casa onde morava, na rua Antônio Fontes de Oliveira, no bairro São Benedito, em Pau dos Ferros. Dois homens, em uma moto YBR, de cor preta e placas não identificadas foram os autores dos disparos. Segundo policiais militares, os assassinos fugiram com destino à cidade de Francisco Dantas.

A família Suassuna tem um histórico de violência. No dia 22 de julho deste ano, o fazendeiro João Barreto Suassuna foi assassinado, com vários tiros, na fazenda onde morava. O caso ainda não foi solucionado pela polícia. Em 2000, Geovane Barreto Suassuna também foi executado. “Até hoje quem matou continua solto. Os três irmãos foram vítimas de crimes de pistolagem”, frisa Neli Arnon Suassuna, viúva de Eriberto.

Com receio de ser a próxima vítima, a mulher prefere não falar muito sobre a morte do companheiro. “Se disser qualquer coisa estarei assinando meu atestado de óbito. Eriberto investigava a morte do irmão (João). Acho que ele sabia quem havia cometido o homicídio. Nos últimos dias andava muito calado”. Questionada se o companheiro estava sendo ameaçado de morte, Neli disse que algumas pessoas andavam rondando a fazenda de propriedade da vítima. “Coisas estranhas estavam ocorrendo. Meu marido avisou os policiais, mas não adiantou”.

A viúva conta que o delegado Maurílio Pinto , titular da Delegacia Especializada em Capturas e Polinter (Decap), possui informações sobre os crimes. “Um delegado especial foi designado para apurar a morte de JoãoSuassuna. A principal linha de investigação [também nesse caso] é a discórdia por uma herança”.

Diário de Natal: Aposentado do Dnocs é morto a tiros na porta de casa no interior

O funcionário aposentado do Departamento de Obras Contra as Secas (DNOCS) Eriberto Suassuna Barreto, de aproximadamente 66 anos, foi morto a tiros na porta de casa, localizada na rua Antônio Fontes de Oliveira, no bairro São Benedito, Pau dos Ferros, cidade a 400 km de Natal. O fato se deu na manhã desta terça-feira (29).

De acordo com a polícia, por volta das 8h15, o aposentado saía da residência quando foi surpreendido pela dupla a bordo de uma moto YBR, de cor preta e placas não identificadas. Eriberto Suassuna foi atingido por vários tiros, mas ainda chegou a ser socorrido e levado ao hospital, onde morreu instantes depois, antes mesmo de ser atendido.

Ainda de acordo com a polícia, uma investigação já estava sendo feita devido às várias mortes registradas na família nos últimos dias, que deixou como vítima os irmãos de Eriberto. Porém, a polícia não soube informar o motivo pelo qual eles foram assassinados.

A polícia ainda disse que o homicídio registrado hoje foi altamente planejado. "Domingo à noite dois homens estiveram na casa do filho da vítima pedindo informações, perguntando onde o Sr. Eriberto residia. Desconfiado, o filho perguntou o que eles queriam e um dos suspeitos questionou se eles não vendiam flores, pois queria comprar um buquê para a esposa, que ia aniversariar na segunda-feira", explicou o policial.

"Como todos na região sabem que a família nunca trabalhou com floricultura, a dupla logo percebeu a desconfiança, correu para a moto e rapidamente se evadiu do local". Diligências já estão sendo feitas, mas, até o presente momento, os suspeitos ainda não foram localizados.

Jornal Gazeta do Oeste: Funcionário público é assassinado no Alto-Oeste

O funcionário público Heriberto Suassuna Barreto, que tinha 66 anos, e residia na Rua Antônio Franco de Oliveira, 158, Centro, município de Pau dos Ferros, foi morto na manhã de ontem, vítima de vários tiros na Rua Senador Dinarte Mariz, quando se deslocava de sua residência para a Secretaria Municipal de Saúde, onde trabalhava atualmente.

De acordo com o filho da vítima, Heriberto Suassuna Barreto Filho, o crime aconteceu por volta das 7 horas, quando seu pai saiu de casa para ir trabalhar. Ao chegar na esquina de sua rua, dois homens a bordo de uma moto YBR, de cor preta e placas não identificadas efetuaram vários disparos contra ele.

Heriberto Suassuna foi atingido por vários tiros, mas ainda chegou a ser socorrido e levado ao hospital, onde morreu instantes depois, antes mesmo de ser atendido.

Conforme informações do delegado Inácio Rodrigues, que responde pela Delegacia Regional de Polícia de Pau dos Ferros, a polícia está investigando a ligação do assassinato de Heriberto com a morte de seu irmão, identificado como João Barreto Suassuna, ocorrida há cerca de dois meses em Riacho da Cruz. O crime pode ter caráter de rixa familiar.

Segundo informações de populares, no último domingo à noite dois homens estiveram na casa do filho da vítima pedindo informações, perguntando onde Heriberto residia. Desconfiado, o filho perguntou o que eles queriam e um dos suspeitos questionou se eles não vendiam flores, pois queria comprar um buquê para a esposa, que ia aniversariar. A dupla logo teria percebido a desconfiança e corrido para a moto e rapidamente se evadiu do local.

Heriberto Suassuna era funcionário há vários anos da Secretaria de Saúde de Pau dos Ferros, tendo inclusive sido diretor do Hospital Regional da cidade.

Em contato com a reportagem da GAZETA, o filho do servidor público disse que não faz ideia de quem são os responsáveis pela morte de seu pai, nem se o fato tem alguma relação com o homicídio de seu tio.

Segundo o delegado Inácio Rodrigues, as investigações já estão sendo feitas, mas, até o fechamento dessa matéria, nenhum dos suspeitos havia sido identificado.

Jornal De Fato: Terceiro Suassuna é morto no Alto Oeste

O agropecuarista Eriberto Suassuna Barreto, que tinha 66 anos e pertencia a uma das famílias mais tradicionais do Alto Oeste potiguar, foi morto a tiros por volta das 8h de ontem. O crime ocorreu em frente ao Fórum Municipal Jaime Jammes de Aquino. A vítima foi executada por dois homens que andavam em uma motocicleta.

Antes dele, já tinham sido assassinados João e Geovane Suassuna Barreto, irmãos. Eles eram quatro irmãos e o único que ainda está vivo é conhecido como "Zé". O intervalo entre as mortes de Eriberto e João é de três meses.

De acordo com informações preliminares que foram passadas por policiais militares da cidade, a vítima estava indo para o trabalho, em uma motocicleta, quando foi surpreendida por dois homens armados, também de moto.

O crime ocorreu no bairro São Benedito, próximo à casa da vítima, que fica situada à Rua Antônio Fontes. Eriberto Suassuna ainda chegou a ser levado para o Hospital Regional de Pau dos Ferros, mas não resistiu à gravidade dos ferimentos e veio a óbito. Ainda ontem, o corpo de Eriberto foi levado para o Instituto Técnico e Científico de Polícia (ITEP) de Mossoró.

Os primeiros levantamentos acerca deste crime foram realizados pelo delegado regional de Pau dos Ferros, Inácio Rodrigues de Lima, mas o crime deve ser apurado através de um delegado designado em caráter especial, assim como ocorreu com a morte de João Suassuna, executado a tiros no dia 29 de julho deste ano, quando foi sequestrado de dentro de sua fazenda em Riacho da Cruz.

O crime está sendo investigado pelo delegado Iramar Xavier Cruz, que foi designado pela Delegacia Geral de Polícia (DEGEPOL) em Natal. Como existe suspeita de ligação entre os crimes, Iramar deve assumir.

De acordo com informações colhidas pela reportagem, existe a suspeita que a morte dos irmãos Suassuna seja fruto de uma desavença com outra família tradicional da região e que eles sejam mais três, entre várias mortes registradas ao longo dos últimos anos.

As mortes ocorreriam não só no Rio Grande do Norte, mas noutros Estados da região, como Paraíba.

Eriberto Suassuna era um homem muito conhecido em Pau dos Ferros, onde já exerceu cargos de grande importância, como a diretoria do Hospital Regional da cidade e atualmente trabalhava na Secretaria Municipal de Saúde.

Jornal O Mossoroense: Aposentado do Dnocs executado com seis tiros por pistoleiros em Pau dos Ferros

Funcionário aposentado do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), Eriberto Suassuna Barreto, 66, foi executado a tiros na manhã de ontem, por volta das 9 horas, próximo ao prédio do Ministério Público, rua Senador Dinarte Mariz, centro da cidade de Pau dos Ferros.

Segundo a polícia, a vítima foi morta com aproximadamente seis tiros de revólver calibre 38, enquanto seguia para a Secretaria Municipal de Saúde, onde trabalhava atualmente, em sua Honda Titan, vermelha.

Testemunhas informaram à polícia que os pistoleiros estavam em outra Titan, preta, e placa não-identificada. O aposentado havia saído de sua residência, localizada na rua Antônio Fontes de Oliveira, bairro São Benedito, e foi seguido até ser atingido por vários tiros.

A vítima ainda chegou a ser socorrida, mas morreu antes mesmo de ser atendida pelos médicos. O corpo não foi trazido pelos peritos do Instituto Técnico e Científico de Polícia (Itep) porque tentaram socorrê-lo e o local do crime foi alterado. O cadáver foi trazido para o Itep pelo carro de uma funerária para ser periciado e depois liberado para sepultamento.

Investigações

O delegado Inácio Rodrigues, responsável pelo inquérito, esteve em diligência na cidade de Francisco Dantas, local onde os pistoleiros teriam sido vistos em fuga. Agentes de plantão na delegacia informaram que ainda não havia pistas dos pistoleiros. Quanto aos motivos, os agentes revelaram que o crime pode estar relacionado a várias mortes registradas na família nos últimos meses. Em julho deste ano, pistoleiros já haviam executado o irmão do aposentado, João Barreto Suassuna. Ele foi morto no município de Riacho da Cruz, em uma fazenda onde residia.

Em 1999, outro integrante da família também foi morto por pistoleiros. Giovani Suassuna foi executado na cidade de Umarizal.

Planejamento do crime

Para a polícia, os pistoleiros agiram como profissionais do crime e planejaram passo a passo a emboscada. Familiares de Eriberto Suassuna comunicaram à polícia que no último domingo à noite dois homens estiveram na casa do filho dele perguntando onde ele (a vítima) residia. O proprietário da residência ainda perguntou o que eles queriam e um dos suspeitos questionou se eles não vendiam flores, pois queria comprar um buquê para a esposa, que ia aniversariar no dia seguinte. A dupla percebeu que havia despertado suspeitas e fugiu.

TCU recomenda paralisação de 41 obras por irregularidades

Por unanimidade, os ministros do TCU (Tribunal de Contas da União) aprovaram ontem um relatório que recomenda a paralisação de 41 obras do governo federal que apresentaram irregularidades graves durante a fiscalização realizada pelo órgão em 2009. Deste total, 13 empreendimentos fazem parte do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

O relatório segue para análise do Congresso Nacional, que terá que decidir se haverá o bloqueio de recursos para essas obras na elaboração do Orçamento de 2010.

As maiores irregularidades identificadas foram sobrepreço, superfaturamento, licitação irregular, falta de projeto executivo e problemas ambientais.

O parecer elaborado pelo ministro Aroldo Cedraz aponta que 219 obras, que totalizam R$ 35,4 bilhões, foram fiscalizadas no local de execução - sendo que 99 eram do PAC e somam R$ 25 bilhões.

Encontro discute o Programa Bolsa Família no Estado

Continua o I Encontro Intersetorial do Programa Bolsa Família: Redesenhando as Políticas Sociais, na Casa da Cidadania.

O encontro, que segue até sexta, objetiva unir as experiências dos representantes envolvidos com o projeto social de todos os municípios do Rio Grande do Norte, assim como, promover o intercâmbio dessas informações.

O evento é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (SETHAS). A Casa da Cidadania se localiza na Avenida Romualdo Galvão 2210, Lagoa Nova. A programação acontece das 8h30 às 17h30.

"Com a série de capacitações que inicia a partir desta, nós começamos a deslanchar na assistência social. Nosso intuito é justamente esse: fazer com que ela avance cada vez mais", comenta o titular da Sethas, Fabian Saraiva.

Ele ainda completa dizendo que "a transferência de renda funciona como analgésico, mas o que queremos mesmo é combater a pobreza. Logo, um evento como este, é um ponto determinante na nossa missão, pois não podemos deixar de olhar a questão", enfatiza.

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Inauguração reúne lideranças em São Miguel




Durante a festa de padroeiro de São Miguel, o prefeito inaugurou a reforma da Praça São Miguel Arcanjo, ontem por volta das 22:00hs. A inauguração contou com a participação de um grande numero de pessoas.

Durante a inauguração da Praça São Miguel Arcanjo, o deputado estadual licenciado e atual secretário de Articulação com os Municípios, Raimundo Fernandes (PMN), parabenizou o prefeito Galeno pelo trabalho realizado.

“Galeno, você só se junta com gente boa, você só se junta com as pessoas que querem o desenvolvimento da nossa cidade. Você sabe qual é a nossa política, você sabe profundamente, Alcimar nos ensinou, seu pai nos ensinou, meu pai me ensinou sua mãe lhe ensinou: nós não trocamos votos por moeda, nos trocamos os votos aqui por trabalho para o povo de São Miguel”, disse Raimundo.

Aproveitando a oportunidade o prefeito anunciou novas obras que estão e irão ser construídas no município micaelense. Dentre elas destaque para o posto de saúde do Sabino Leite já em construção e dos postos do Núcleo Manoel Vieira e do Alto Santo Tereza que irão ser iniciados em breve.

Fonte: São Miguel News

Delegado especial deve investigar morte de Eriberto Suassuna, disse Inácio Rodrigues

Em contato com o blog, o delegado Inácio Rodrigues de Lima Neto, titular da 4ª Delegacia Regional de Policial Civil (4ª DRPC) esclareceu que o crime de homicídio que vitimou Eriberto Suassuna deve ser investigado pelo mesmo delegado especial que está a frente das investigações da morte do irmão de Eriberto, o agropecuarista João Barreto Suassuna (ver nas postagens abaixo).

De acordo com Inácio Rodrigues, como aparentemente existe co-ligação entre os dois homicídios, é natural que as investigações sejam concluídas pela mesma autoridade policial.

“Já liguei para o delegado Iramar Xavier que deve ver para Pau dos Ferros. Por ele ter sido designado para apurar a morte do irmão de Eriberto, é possível que também comande as investigações desse crime de hoje”, disse Inácio Rodrigues.

O delegado Inácio Rodrigues se encontra na cidade de Caraúbas saindo para Pau dos Ferros, mas se afasta da delegacia amanhã, quando inicia o seu período de férias.

Dessa forma, aumentam as expectativas em torno do nome do delegado Iramar Xavier para comandar as investigações.

Atento, o blog ficará de plantão e poderá voltar com mais notícias a respeito do assassinato de Eriberto Suassuna.

Irmão de Eriberto já havia sido assassinado em julho

Um irmão de Eriberto Suassuna, assassinado na manhã de hoje em Pau dos Ferros, já havia sido morto no dia 22 de julho na cidade de Riacho da Cruz.
Eram por volta das 18h quando a casa de João Barreto Suassuna, irmão de Eriberto, foi invadida pelo grupo armado que lá chegou em uma Ford Ranger modelo antigo e placas não identificadas.

Eles levaram a vítima e ainda uma camionete GM S10 de sua propriedade. Promoveram a execução e deixaram o corpo, crivado de balas, ao lado do carro no acostamento da estrada. A Polícia Militar foi acionada minutos depois da ocorrência, efetuou algumas diligências pela área, mas não conseguiu pistas a respeito dos matadores.

Na região, ainda persiste a denominada "lei do silêncio", onde até a própria polícia se omite de tecer comentários acerca do homicídio que até o momento não conta com desfecho.

Assim como aconteceu com Eriberto Suassuna, o seu irmão foi atingido pelo menos oito vezes, com vários tiros disparados na cabeça.

Em Riacho da Cruz a polícia trabalhou com suspeitas de crime encomendado, porém, até a presente data nada foi descoberto. "Eles vieram determinados a cumprir uma ordem bem dada. É algo de matadores profissionais", disse uma fonte que preferiu o anonimato.

É provável que haja ligação entre os dois crimes (dos irmãos suassuna), mas somente a polícia poderá confirmar essa tese, após as investigações.

Mais informações, em instantes!!!

Eriberto Suassuna é assassinado em Pau dos Ferros

Um inicio de dia triste para a nossa querida cidade de Pau dos Ferros que foi palco de mais um assassinato.

Dessa vez a vítima foi o conhecido empresário Eriberto Suassuna.

De acordo com as primeiras informações, repassadas pelo radialista Normando Mendonça, Suassuna vinha em sua motocicleta quando foi interceptado por dois indivíduos em uma moto.

Eles abriram fogo e dispararam cerca de 10 vezes contra o empresário que tenha um importante cargo na secretaria municipal de saúde.

Sem possibilidade de reação, Eriberto foi atingido pelo menos sete vezes.

Ele ainda foi levado ao Hospital Regional de Pau dos Ferros, mas não resistiu aos ferimentos, falecendo minutos depois de dar entrada na unidade hospitalar.

O homicídio aconteceu na Rua Senador Dinarte Mariz, quase em frente ao prédio da Promotoria Pública de Pau dos Ferros.

Vamos tentar fazer contato com o delegado Inácio Rodrigues, titular da 4ª DRPC e voltaremos com mais detalhes, daqui a pouco.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Rafael Fernandes: vereadora teria recebido Bolsa Família por 7 meses

Uma vereadora de Rafael Fernandes, teria recebido benefício do programa Bolsa Família durante sete meses. Maria Zuleide Cunha Moura (PMDB), eleita em 2008, teve o benefício federal cancelado em 23 de julho passado – sete meses após tomar posse como vereadora municipal.

O vereador José Airton Lopes (PTB) encaminhou representação ao Ministério Público denunciando a colega. Maria Zuleide foi eleita com 184 votos e ficou com a nona cadeira existente na Câmara Municipal. Ela era beneficiária do Bolsa Família desde 3 de maio de 2005 – mas até dezembro de 2008 não era vereadora.

A promotora da comarca de Pau dos Ferros, Patrícia Antunes Martins, instaurou Inquérito Civil Público para investigar a denúncia.

A representante do Ministério Público levou em consideração o fato de que a “Administração Pública de todos os entes da Federação deve obedecer aos princípios da legalidade, moralidade, impessoalidade, publicidade e eficiência” e que a Constituição dispõe que “constitui ato de improbidade administrativa que causa lesão ao erário qualquer ação ou omissão, dolosa ou culposa, que enseje perda patrimonial, desvio, apropriação, malbaratamento ou dilapidação dos bens, e notadamente, permitir, facilitar ou concorrer para que terceiro se enriqueça ilicitamente”.

A portaria que instaura o inquérito civil foi publicada na edição de sábado (26) do Diário Oficial do Estado (DOE).

No documento, Patrícia Antunes diz que vai ouvir o vereador autor da representação, José Airton Lopes; e ainda a atual e a ex-secretária de Ação Social do Município de Rafael Fernandes. Ela não publicou as datas das oitivas e também não se pronunciou quando irá ouvir Maria Zuleide Cunha Moura.

Vereadores suplentes do RN correm atrás da vaga após PEC

Diante da aprovação da PEC dos vereadores, suplentes de várias municípios do Rio Grande do Norte estão procurando as zonas eleitorais em busca de informações sobre o coeficiente eleitoral e a diplomação.

No entanto, não obtiveram sucesso, pois a orientação dada aos juízes dos Tribunais Regionais Eleitorais é de falarem sobre o assunto após o pronunciamento oficial do Tribunal Superior Eleitoral. A expectativa, segundo a assessoria do TRE-RN, é de que os ministros do TSE se reunam e tomem alguma decisão nos próximos dias.

Entre os pontos mais polêmicos dessa PEC está a validade retroativa para o pleito de 2008 da mudança do número de vereadores, que poderá beneficiar os suplentes de uma eleição encerrada.

Embora o TSE ainda não tenha feito um pronunciamento oficial, o ministro Ayres Britto deu declarações à imprensa onde afirmou que a emenda constitucional aprovada no Congresso Nacional "chegou tarde" para entrar em vigor na atual legislatura.

Segundo ele, o plenário do TSE, por unanimidade, afirmou que a emenda poderia sim ampliar o número de vereadores, contanto que, para ser aplicada às eleições seguintes, estivesse em vigor antes do início do processo eleitoral, que coincide com o fim das prévias partidárias, em 30 de junho do ano eleitoral.