sexta-feira, 25 de abril de 2008

Assis desmente notícia e se diz mais ‘niltista’ do que nunca

O ex-vereador Assis Bigodão anda ‘p...’ da vida com uma história que surgiu por aí.

Tentando criar fato novo, sem muito sucesso, andaram divulgando que o ex-vereador estaria rompido politicamente com o ex-prefeito Nilton Figueiredo.

Em visita ao Jornal Resenha, na manhã de hoje, Assis se mostrou indignado com as afirmações e disse que está mais ‘niltista’ do que nunca.

“Não sei de onde tiraram isso. Eu to com dr. Nilton até debaixo d’água”, disse ‘bigodão’.

Quem fala assim não é gago!

Diretório entre tapas e beijos

Com o passar dos dias, o clima tem ficado cada vez mais tenso entre os caciques do PMDB pau-ferrense.

Um verdadeiro ‘arranca-rabo’ vem acontecendo, internamente, na surdina e pouquíssimas pessoas tem conhecimento dos desdobramentos.

No ringue, estão dois gladiadores disputando a indicação do candidato a vice na chapa do prefeito Leonardo Rego (DEM).

Até o momento, uma única certeza entre os dois...

Desejam apoiar Leonardo Rego.

Elias arma arapuca e Maria abre na lenha

O ex-deputado Elias Fernandes, vice-presidente estadual do PMDB, fez uma proposta, no mínimo estranha, a ex-vice-prefeita Maria Rego, presidente do PMDB pau-ferrense.

De acordo com informações, o ‘baixinho’ teria sugerido destituir o diretório municipal e convocar uma mesa diretora provisória, para tratar da aliança municipal.

O motivo da proposta ainda não se sabe, mas há quem diga que Elias queria mesmo era ‘passar a perna’ em Maria.

Os dois tem pretensões de indicar os filhos como candidato a vice-prefeito.

Maria que de boba não tem nada, preferiu não dar cabimento a proposta de Elias...

Ele ficou conversando sozinho.

A ex-vice prefeita sabe que tem maioria no diretório municipal e que Elias só tem o voto dele.

Será que o ‘baixinho’ teria coragem de comprar a briga?

Não perca o próximo capítulo da novela peemedebista:

“EM NOME DO FILHO”

Caciques já conhecem números da pesquisa

E já que o assunto é o PMDB, até que enfim o partido já conhece os números da tão propagada pesquisa eleitoral que foi encomendada para consumo interno.

A comissão de frente já tem os números, mas fazem mistérios.

Na noite de quarta-feira o publicitário Gustavo Fernandes, Filho de Elias Fernandes, já andava pra cima e pra baixo com as folhas debaixo do braço...

Ali estavam os números, mas poucas pessoas tiveram acesso e até agora nada vazou.

A pesquisa foi encomendada pelo diretório municipal do PMDB para, segundo a presidente Maria Rego, nortear o partido com vistas às coligações a serem celebradas.

Jornalistas chegam domingo para conhecer potencial turístico do RN

Chega a Natal neste domingo (27), um grupo de jornalistas da França, Espanha, Argentina e Chile.

Representantes da Embratur acompanham o grupo.

A visita, segundo o subsecretário de turismo, Armando José, faz parte de uma programação para o ano de 2008...

Numa parceria da Embratur com a Secretaria Estadual do Turismo (Setur), com apoio de empresários locais, que trará, até o final do ano, mais quatro grupos com jornalistas da Alemanha, Estados Unidos, Itália e Portugal.

Uma das visitas será à praia da Pipa, no município de Tibau do Sul. O grupo fica em Natal até o dia 3 de maio.

Jornalistas conhecerão diferentes pontos turísticos

Durante os dias que permanecem no Estado, os jornalistas terão uma programação intensa com passeios de barco, passeio de buggy, onde terão a oportunidade de conhecer todo o potencial turístico e econômico do Estado.

Visitarão Natal, praia da Pipa, Barra de Cunhaú, Baía Formosa, com direito a visita a Mata Estrela, praia de Pirangi e praias do litoral norte, com passagem por Genipabu, Jacumã e Maracajaú.

Os jornalistas internacionais também visitarão os engenhos de Ceará-Mirim e poderão conhecer toda a riqueza cultural do Estado.

Defesa Civil Estadual pede urgência no levantamento dos danos

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, da Secretaria Estadual da Justiça e Cidadania (Sejuc), está solicitando aos prefeitos municipais e às comissões municipais de Defesa Civil, urgência no envio dos levantamentos e avaliações dos danos causados pelas fortes chuvas.

No relatório, devem estar incluído também os valores necessários para a execução das obras e serviços de engenharia para construção e recuperação das áreas afetadas.

Os dados serão enviados para a Secretaria Nacional de Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional para o encaminhamento ágil das providências, no sentido restabelecer em sua plenitude os serviços públicos essenciais, a economia, bem como o bem estar da população.

A solicitação faz-se urgente em virtude da proximidade do período eleitoral no qual, conforme o artigo 73 da Lei 9.504, de 30 de setembro de 1977, fica vedado o repasse de recursos por parte da Administração Pública.

Recentemente, para facilitação dessa coleta de dados, o Gabinete de Crise, que atual em conjunto com a Defesa Civil e é coordenado pelo Vice-Governador Iberê Ferreira de Sousa, constituiu quatro equipes multi-disciplinares, formada por engenheiros, agrônomos, assistentes sociais e outros técnicos.

Reportagem: Assecom/RN

Lendo e Aprendendo alfabetiza mais de 300 mil jovens e adultos do RN

Até o final de 2008, mais de 303 mil jovens e adultos do Rio Grande do Norte terão aprendido a ler e escrever através do programa Lendo e Aprendendo, executado pelo Governo do Estado.

Somente este ano serão quase 61 mil pessoas alfabetizadas, que se somam às outras mais de 240 mil que já foram beneficiadas pelo programa nos últimos quatro anos.

O início do ano letivo para as novas turmas ocorreu na manhã ontem (24), em evento realizado no Praiamar Hotel, em Ponta Negra, com presença da governadora Wilma de Faria e da secretária estadual de Educação, Ana Cristina Medeiros.

Mais uma vez, a governadora assegurou que o Governo do Estado fará todo o esforço necessário para cumprir uma das principais metas anunciadas por ela na Agenda da Educação, que é a erradicação do analfabetismo em território potiguar.

Combustível comercializado em Pau dos Ferros é de boa qualidade, diz ANP

A população de Pau dos Ferros, em especial os donos de veículos automotores podem se sentir despreocupados quando o assunto estiver relacionado à qualidade do combustível, segundo a ANP.

O combustível comercializado na cidade de Pau dos Ferros pode servir de exemplo para as cidades circunvizinhas.

Recentemente, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) fez um levantamento na cidade de Pau dos Ferros e em outros municípios importantes do estado...

O que contribuiu para que o Estado do Rio Grande do Norte apresentasse 1,3% de índice de não-conformidade na gasolina.

No Brasil, o percentual foi de 2,8%. O diesel e o álcool hidratado do RN também ficaram abaixo da média nacional, em 0,4% e 1,5% respectivamente.

RN apresenta índices bem abaixo da média nacional

Em 2007, a ANP coletou 1.356 amostras de gasolina no Rio Grande do Norte, das quais apenas 18 estavam não-conformes.

Das 1.261 amostras de diesel, apenas cinco se encontravam fora dos padrões e de 581 amostras de álcool, nove possuíam conteúdo incorreto.

Os tipos de não-conformidade detectados passavam pelo excesso de álcool e a condutividade, além de outras razões não especificadas na pesquisa.

Os índices encontrados na cidade de Pau dos Ferros e no Estado são uns dos mais baixos do Brasil.

Além dos postos pau-ferrenses, foram pesquisados postos em municípios como Natal, Parnamirim, Ceará-Mirim, Assu, Extremoz, Caicó, Currais Novos, Mossoró e Apodi.


Apesar dos preços salgados, combustível é de boa qualidade

Ao contrário dos preços, que são sempre mais altos do que em outros lugares, os combustíveis comercializados em nosso município, vem seguindo um padrão reconhecido pela ANP e atestados por pesquisas devidamente comprovadas.

Data limite para regularizar título é 7 de maio

Os cidadãos têm até o dia 7 de maio para tirar o título de eleitor ou regularizar sua situação junto à Justiça Eleitoral.

Aqueles que não estiverem com situação regularizada podem ter os títulos cancelados, o que implica na impossibilidade de se tirar o Cadastro de Pessoa Física (CPF), assim como o passaporte.

Além disso, não conseguem participar de concurso público e renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial.

A data de 7 de maio vale, também, para quem quiser transferir o título de município ou de zona eleitoral e para as pessoas que tiveram o título eleitoral cancelado.

Para transferir o título são necessários alguns cuidados

O eleitor que precisar tirar ou transferir o título deve levar ao cartório eleitoral um documento oficial de identidade, com foto (carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira de motorista).

Também é importante levar um comprovante de endereço.

Para os homens que fizeram 18 anos, é necessária a apresentação do certificado de alistamento militar.

No caso das transferências, o eleitor deve procurar o cartório eleitoral responsável por sua nova residência.

O eleitor que estiver com o título cancelado ou suspenso também deve regularizar sua situação, caso contrário não poderá votar, já que seu nome não irá constar da folha de votação de sua seção eleitoral.

Para quem deseja apenas requerer a segunda via do título eleitoral, o prazo vai até o dia 25 de setembro.

Choveu em 27 municípios do estado

A Emparn registrou chuvas em 27 municípios do Rio Grande do Norte das 7h dessa quinta-feira (24) às 7h desta sexta-feira (25).

Não houve registro de chuvas na região Oeste do Estado...

Choveu com mais intensidade no litoral leste, com ocorrência de 52 milímetros em Canguaretama.

A Emparn manterá sistema de plantão durante todo o dia de sábado(26).

Emparn divulga previsão para o fim de semana

A previsão dos meteorologistas da Emparn, é que no fim de semana predominará a condição de céu parcialmente nublado a claro nas regiões Oeste e Central, mas poderá ocorrer chuvas nessas duas regiões.

Na faixa litorânea leste e sobre o Agreste, predominará a condição de céu parcialmente nublado e ocorrência de chuvas durante a madrugada e início da manhã devido a influência da brisa.

quinta-feira, 24 de abril de 2008

Não saia daí!!!

Ainda hoje o blog registra as notícias políticas de Pau dos Ferros.

Novas informações devem movimentar o cenário.

Aguarde!

Potiguar e ABC começam decisão do Campeonato Estadual

Tudo pronto para o início da decisão do Campeonato Estadual de 2008, que terá seu primeiro jogo hoje em Mossoró.

Vencedor da Taça Cidade do Natal (2º turno) o Potiguar estará em campo a partir das 20h30, no Nogueirão, quando irá encarar o ABC, campeão da Copa RN (1º turno do certame).

Um bom público deve acompanhar a partida.

O segundo jogo acontecerá no próximo domingo, no Frasqueirão, em Natal.

Chuva voltou a cair na região; Pau dos Ferros registrou 11mm

Após alguns dias sem chuva, a água voltou a cair, timidamente, durante do dia de ontem em Pau dos Ferros e outras cidades da região.

De acordo com o serviço de rádio do 7º Batalhão de Polícia Militar (BPM), choveu, moderadamente, em 11 municípios.

Confira a lista abaixo:

Pau dos Ferros – 30mm

Rafael Godeiro – 26mm

Messias Targino – 35mm

Taboleiro Grande – 11mm

Água Nova – 12mm

Portalegre – 08mm

Major Sales – 08mm

Olho D’água dos Borges – 07mm

Umarizal – 08mm

Serrinha dos Pintos – 04mm

Janduís – 05mm

Câmara aprova MP que proíbe venda de bebida alcoólica às margens de rodovias

A Câmara dos Deputados aprovou na noite de ontem (23) projeto de lei de conversão à Medida Provisória 415, que proíbe a venda de bebidas alcoólicas às margens das rodovias federais.

Para que a MP fosse aprovada, o relator deputado Hugo Leal (PSC-RJ) promoveu várias alterações no texto enviado pelo governo. O texto aprovado também altera as punições para quem for pego dirigindo embriagado.

O projeto de lei de conversão, que seguirá agora para o Senado, prevê ainda que não será mais proibida a venda de bebidas alcoólicas nos perímetros urbanos próximos às rodovias federais: a proibição se dará nas áreas rurais próximas a essas rodovias.

Segundo o vice-líder do governo, deputado Beto Albuquerque (PSB-RS), a partir de agora será preso em flagrante o motorista que cometer “tragédia no trânsito, dirigir após beber, atropelar alguém na faixa de pedestre”.

Para dirigir agora, acrescentou, é preciso revelar zero teor de álcool no organismo e não 0,6 miligramas. E a infração será gravíssima, punida com suspensão da carteira de habilitação e com multa.

Outra alteração nas regras, disse, é a que estabelece que os crimes de trânsito serão julgados pela Justiça comum e não mais pelos juizados especiais.

Se for alterada no Senado, a MP retornará para nova votação dos deputados, antes de ser encaminhada a sanção presidencial.

Bares localizados nas zonas urbanas poderão comercializar bebidas

Uma outra mudança significativa na Medida Provisória 415 diz respeito a aprovação da emenda do deputado potiguar, João Maia (PR).

De acordo com o texto da emenda, a venda de bebidas alcoólicas serão permitidas nos bares, restaurantes, posto de combustíveis e outros que ficam as margens das Brs, mas estão localizados dentro de zonas urbanas.

Nesse contexto, vários comerciantes prejudicados poderão retomar as suas atividades.

Bares tradicionais de Pau dos Ferros devem voltar a funcionar

Na cidade de Pau dos Ferros, a Medida Provisória 415 prejudicou um grande número de comerciantes que, mesmo localizados dentro da zona urbana, tiveram que fechar os seus estabelecimentos.

O fato gerou revolta e desemprego.

Com a alteração na MP, pontos como o Gosto Gostoso, Bar do Gordo, cervejaria do Ligeirinho, postos de combustíveis, dentre vários outros reabrirão suas portas em poucos dias.

Garibaldi dormiu durante posse no STF

O senador Garibaldi Filho (PMDB), presidente do Congresso Nacional, ‘pegou piaba’ durante a posse do novo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes.

O senador caiu no sono durante o cansativo discurso de 40 minutos do ministro Celso de Melo.

Assessores do senador potiguar cuidaram logo em interromper o sono, temendo que algum fotógrafo registrasse a cena.

O furo da informação foi do blog do Noblat.

Abaixo, parte da nota do jornalista paulista:

“Assessores do presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), estão lhe servindo água neste momento para ver se ele acorda. Eles têm medo que algum fotógrafo flagre o senador dormindo durante a posse do ministro Gilmar Mendes no cargo de presidente do Supremo Tribunal Federal.
Garibaldi dormiu enquanto o ministro mais antigo da Corte, Celso de Mello, fazia um longo discurso de 40 minutos terminado há pouco”.

quarta-feira, 23 de abril de 2008

TJRN publicou suspensão de expediente

Em virtude de pane no sistema elétrico no edifício sede do Tribunal de Justiça, ocasionando falta de energia elétrica, o presidente em exercício, desembargador Armando Ferreira suspendeu o expediente da tarde de hoje.

A portaria dispondo sobre a suspensão do expediente no prédio do TJ já está sendo publicada no Diário da Justiça Eletrônico e todos os prazos processuais (relacionados à segunda instância) que venceriam a partir das 13 horas de hoje ficam suspensos, sendo transferidos para amanhã.

As demais unidades do Poder Judiciário mantém seu horário normal de funcionamento.

Chuva em Natal adia processo contra Leonardo Rego

Com a suspensão do expediente da tarde de hoje no TJRN, o julgamento do processo em que figura como réu o prefeito de Pau dos Ferros, Leonardo Rego (DEM) e seu ex-chefe de Gabinete, Jonas Gomes, mais uma vez foi adiado.

O processo estava na pauta da sessão de hoje do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN)...

Mas, a forte chuva que caiu na Capital, aliada a queda de energia, adiou pela terceira vez a continuação do julgamento.

A primeira vez que o processo foi retirado de pauta (dia 9), o motivo foi o pedido de vistas do desembargador Cláudio Santos...

Na semana passada o processo não retornou ao plenário, como previsto.

Quando a sessão ordinária do TJRN foi suspensa, o placar apontava 4 x 2 contra o prefeito e seu ex-chefe de Gabinete.

O autor da Ação Penal Originária é o Ministério Público...

Para o órgão, o prefeito incorreu em dois crimes: prevaricação (artigo 319) e usurpação de função pública (artigo 328).

Já Antônio Jonas seria alcançado apenas pelo 328.

Pena pode chegar a cinco anos de prisão, segundo Código Penal

O prefeito Leonardo Rego vem sendo acionado penalmente pela Procuradoria Geral do Estado por duas infrações ao Código Penal, enquadrado nos artigos 319 e 328, enquanto que Jonas Gomes no artigo 328.

O artigo 319 do Código Penal reza o seguinte texto:

Prevaricação:

“Retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa na lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal: Pena – detenção de 3 (três) meses a 1 (um) ano e multa”.

Já o artigo 328 traz o seguinte texto:

“Usurpar o exercício de função pública: Pena – detenção de 3 (três) meses a 2 (dois) anos, e multa. Parágrafo Único: Se do fato o agente aufere vantagem: Pena – reclusão de 2 (dois) a 5 (cinco) anos e multa”.

Diretor de creche apresenta versão ao blog

O diretor da creche municipal que fica localizada a Rua Severino Rego, entrou em contato com o blog no início da tarde de hoje para expor a sua versão com relação à postagem publicada nessa página, no último domingo.

De acordo com o diretor, cujo nome continuará sendo preservado pelo blog, não havia bebedeira e muito menos orgias sexuais dentro da referida creche...

O que aconteceu, segundo ele, foi uma visita, fora do horário de expediente, para verificar a segurança do prédio.

Segundo ele, a creche não dispõe de vigia a noite e o mesmo sempre passava por lá, para averiguar se tudo estava em ordem.

Na referida noite, o diretor, além de fazer a visita, aproveitou para tomar um banho...

Foi aí que a confusão começou.

Chegou a polícia, a secretária e encheu de curiosos.

Mas nada fora do normal acontecia no local, segundo o diretor.

Voluntários apresentam programação especial

O Comitê responsável pelo Dia Global do Voluntariado Jovem anuncia a programação que será desenvolvida no município de Pau dos Ferros.

A cada ano é abordada uma temática diferente e este ano no Brasil, a escolhida foi o Combate a Dengue!

A programação é a seguinte:

Dia 24(12:40) - Mesa redonda na Rádio Cltura - em cadeia com as emisoras da cidade;

Dia 25 (07h) - Concentração na Praça da Matriz para dividir equipes que atuarão no multirão contra a dengue nas comunidades: Riacho do Meio, Paraíso, Manoel Domingos, São Geraldo e Arizona;

Dia 26 (07h) - Concentração ao lado do Ginásio de Esporte João Faustino, e caminhada contra a dengue até a Praça da Matriz;

Dia 27 (10h) - Gincana em comemoração aos 15 anos da Pastoral da Criança.

É importante a participação popular.

Emater capacita extensionistas aprovados em concurso

A Emater encaminha no período de 22 a 30 de abril o treinamento de 46 novos extensionistas rurais, aprovados em concurso público realizado pelo governo do Estado, em janeiro de 2006, e convocados numa segunda etapa para assumir suas funções na instituição.

O treinamento será realizado no Centro de Treinamento da autarquia (Centern), no município de São José de Mipibu.

Segundo a chefe do setor de Recursos Humanos da Emater-RN, Sebastiana Cavalcanti Costa, o objetivo da capacitação é orientar os novos profissionais, dos níveis médio e superior, sobre suas atribuições e conhecimento das políticas públicas para a assistência técnica e extensão rural.

Durante o treinamento, os novos extensionistas rurais vão conhecer, na teoria e na prática, projetos e programas desenvolvidos pelo governo do Estado, através da Emater-RN junto aos agricultores familiares.

O grupo será dividido em duas turmas, sendo uma com 25 e outra com 26 participantes.

Temporal derruba torre de internet e blog permaneceu sem atualização

Por falta de sinal de internet, motivado pela queda de uma torre que dá suporte ao condomínio em que resido, o blog ficou impossibilitado de ser atualizado durante o dia de hoje.

Para que você, caro leitor, tenha idéia do temporal que caiu em Natal, abaixo, o blog traz um relato do caos vivido nesta quarta-feira.

Com o sinal normalizado, ainda hoje mais postagens.

Aguarde.

Maior chuva dos últimos dez anos causa estragos em Natal

A chuva intensa que caiu em Natal nesta quarta-feira foi considerada a maior dos últimos 10 anos, de acordo com a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn).

O setor de meteorologia do órgão informou que no período entre 9h e 15h choveu na capital potiguar 105 milímetros e a previsão é de céu nublado com chuvas.

Segundo o meteorologista da Emparn, Gilmar Bristot, a última vez que os moradores de Natal viram essa grande quantidade de chuvas foi em 1998, quando foi decretado estado de calamidade pública na cidade.

Quem saiu de casa nesta quarta-feira, na Capital do Estado, não teve como escapar dos estragados causados pelas chuvas em Natal.

Em diversos pontos da cidade, houve alagamentos, trânsito caótico, carros enguiçados, interrupção nos serviços de energia e de telefonia.

Teto desaba na Residência Universitária

Parte do teto do refeitório da Residência Universitária Feminina, localizado na Rua Mipibu, Petrópolis, desabou com as chuvas.

Os corredores do prédio ficaram inundados, assim como os dormitórios das estudantes que residem no local.

A energia teve de ser cortada, pois a água atingia a parte elétrica, trazendo sério risco de choques.

A residência abriga 26 garotas que vêm de várias cidades do interior do estado para estudar na UFRN.

Com a chuva, boa parte do prédio ficou inundado, comprometendo inclusive as intalações elétricas, deixando as estudante sem luz.

Águas invadem gabinetes de deputados na AL

As chuvas que caíram em Natal causaram estragos em vários pontos da cidade. No Alecrim, de acordo com funcionários e comerciantes, as lojas ficaram fechadas, alguns postes pegaram fogo e estabelecimentos foram invadidos pelas águas.

Na maternidade Januário Cicco, em Petrópolis, o atendimento também ficou prejudicado. Várias goteiras eram percebidas, de acordo com informações dos funcionários. A delegacia da Mulher, o Ceasa e o presídio Provisório também foram atingidos pelas águas.

A Assembléia Legislativa está sem energia elétrica e pelos menos oito gabinetes de deputados foram alagados. O Teatro Alberto Maranhão também teve avarias. Na Romualdo Galvão, uma árvore caiu sobre um escritório de advocacia.

Fonte: Dn Online

Deve chover pelas próximas 48 horas

De acordo com as condições meteorológicas atuantes, a Empresa de Pesquisas Agropecuárias do Rio Grande do Norte (Emparn), divulgou hoje, a previsão de chuvas com intensidade moderadas a forte durante as próximas 24 horas nas regiões Leste e Agreste do Estado.

A previsão é baseada numa imagem de satélite obtida na manhã de hoje mostrando uma intensa área de instabilidade tropical em atividade sobre as regiões indicadas.

As informações foram confirmadas pelo Centro de Monitoramento Hidrometeorológico e Estudos Climáticos da Emparn.

A previsão do tempo para o Rio Grande do Norte é de mais chuva, pelo menos pelas próximas 48 horas. A informação é do metereologista Gilbar Bristrot.

terça-feira, 22 de abril de 2008

Wilma consegue seguro desemprego para pescadores de Macau e Açu

Os pescadores de Macau e do Vale do Açu receberão um seguro desemprego especial para compensar os prejuízos causados pelas enchentes nas duas regiões.

A ajuda foi concretizada na tarde desta terça-feira (22), em Brasília, pela governadora Wilma de Faria.

Ela conseguiu a liberação dos recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) durante reunião com o ministro interino do Trabalho e do Emprego, André Peixoto Figueiredo Lima.

O dinheiro será liberado até o final de abril pelo Conselho Deliberativo do FAT, após envio de parecer técnico do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Assim que voltar para Natal, na quinta-feira (24), Wilma vai pedir ao Ibama pressa na elaboração do laudo que atestará a necessidade do auxílio aos trabalhadores da pesca.

Mais dois vereadores são cassados por infidelidade partidária

Os vereadores Cícero Barboza de Lira, do município de Tenente Laurentino Cruz, e João Batista da Rocha, de Bento Fernandes, são respectivamente o 8º e o 9º políticos cassados no Rio Grande do Norte, na vigência da Resolução 22.610, de 30 de outubro de 2007, do Tribunal Superior Eleitoral.

Os julgamentos foram realizados na sessão ordinária desta terça-feira (22), do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN). O relator das representações 2704 e 2708/2007, referentes a Cícero e a 2768/2007, relativa a João Batista, tiveram como relator o juiz Jarbas Bezerra.

Cícero Barbosa interpôs a Representação 2704, tentando obter o reconhecimento da existência de Justa Causa para sua mudança do PMDB para o PSB.

O TRE/RN, à unanimidade, não reconheceu o pedido do parlamentar.

No segundo caso, para o relator, João Batista não provou ser vítima de grave discriminação e por isso, julgou a Representação Procedente.

Não houve divergência na Corte. As duas cassações ocorreram em consonância com o parecer da Procuradoria Regional Eleitoral.

Leonardo ainda não apresentou partido aliado

Quanto mais os dias passam, crescem as expectativas com relação às alianças que serão formadas para a disputa municipal que se aproxima.

Apesar de só haver oficialização após o mês de junho, período destinado à formação de coligações, as indefinições parece pousar no quintal da chapa governista.

Até o momento, nada foi divulgado pelo grupo do prefeito Leonardo Rego (DEM), que disputará a reeleição.

Por enquanto, as investidas têm sido intensas ao PMDB, sem sucesso, até então.

O PR do vice-prefeito Alfredo Luiz de Melo, também pode ser uma opção...

Mas há quem diga que, caso não seja escolhido vice, Alfredo quer distância do seu atual companheiro de chapa.

Enquanto a chapa oposicionista apresenta um leque de alianças, a chapa governista poderá amargar uma coligação com apenas um partido...

Caso se confirme à tendência, a candidatura de Leonardo ficará cada vez mais fragilizada.

Operação Tiradentes: 40 acidentes e quatro mortes no RN

A Operação Tiradentes 2008, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), registrou, nas rodovias do Rio Grande do Norte, 41 acidentes.

O mais grave deles aconteceu na Reta Tabajara, em Macaíba, Grande Natal, quando quatro pessoas morreram tragicamente no último domingo (20).

De acordo com a PRF, 34 pessoas ficaram feridas, a maioria de forma leve.

A ação intensiva de fiscalização teve início à meia hora da sexta-feira (18) e se prolongou até a meia noite desta segunda-feira (21)...

Durante esse período, a PRF intensificou a fiscalização em todas as rodovias federais do estado, dando ênfase nas mais movimentadas, ou seja, aquelas próximas à Natal, Currais Novos e Mossoró.

Foram disponibilizados, para a Operação, 176 policiais e 24 viaturas, além de bafômetros e radares, no decorrer dos quatros dias.

Além dos acidentes, foram contabilizados 63 retenções de veículos, três detenções, 19 carteiras de habilitação e uma arma tipo espingarda apreendida.

No total, foram registradas 709 notificações.

Fonte: Dn Online

Nilton avalia positivamente as visitas a Pau dos Ferros


Após passar o fim de semana em Pau dos Ferros, o ex-prefeito e pré-candidato à sucessão municipal, Nilton Figueiredo (PP), retorna hoje para a Capital do Estado, onde desenvolve trabalho administrativo na Secretaria de Esporte e Lazer da prefeitura do Natal.

Em contato com o blog na manhã de hoje, o ex-prefeito avaliou como positivo os contatos mantidos no ultimo fim de semana prolongado.

“Visitamos vários líderes partidários e eleitores de Pau dos Ferros. Antigos e novos correligionários que somarão ao nosso projeto de chegarmos ao comando do município pela quarta vez”, disse Nilton.

De acordo com Figueiredo, somente no último fim de semana, duas famílias populosas resolveram apoiar o seu projeto eleitoral.

“Apesar de liderar todas as pesquisas realizadas em Pau dos Ferros, não devemos nos acomodar. Vamos em busca de mais apoio para somarmos a esse projeto que tem tudo para se tornar vitorioso”, afirmou.

O bairro Riacho do Meio foi o escolhido por Figueiredo para concentrar as últimas visitas. O saldo foi positivo, segundo o líder da oposição.

“Na próxima visita a Pau dos Ferros, que deve acontecer no fim de semana que vem, outro bairro será visitado. A cada dia recebo telefonemas de famílias inteiras solicitando uma visita nossa, geralmente são pessoas que votaram em 2004 no atual prefeito, mas já se arrependeram. É como diz o velho ditado popular: o bom filho a casa torna”, disse.

Coligação deve envolver vários partidos

O ex-prefeito Nilton Figueiredo adiantou ao blog que uma nova reunião com o grupo da médica Andréa Maia (PV) deve acontecer, nos próximos dias.

Segundo Nilton, as conversas renderão até o prazo limite para as coligações e a tendência é que haja uma união do grupo que dá sustentação política a governadora Wilma de Faria (PSB).

“Estamos conversando, sem pressa. Temos até o início de junho para definir as coisas, não precisa vexame, a não ser para o prefeito que está atrás em todas as pesquisas, mesmo com a máquina administrativa e o anuncio das obras eleitoreiras”, afirmou o ex-prefeito.

Figueiredo está confiante em uma grande coligação, repetindo o grupo que trabalhou pela vitória de Wilma de Faria, em solo pau-ferrense.

“Acredito que não haverá dificuldade em unir o grupo que trabalhou pela eleição da governadora Wilma e até mesmo somarmos com outros grandes partidos. Já temos a certeza do PSB, PT e trabalharemos pela vinda do PV. O PSDB, do ex-prefeito Aliatá Chaves também deve anunciar aliança, além dos partidos comandados pelo ex-vereador Genilson Pinheiro. Formaremos uma grande coligação”, divulgou.

Jogador do América é preso dentro de campo por racismo

O jogador Ivo, volante do América, foi preso em flagrante por crime de racismo, na tarde de ontem, durante o jogo da final da Taça Cidade do Natal, segundo turno do Campeonato Estadual, contra o Potiguar de Mossoró, no estádio Leonardo Nogueira.

Acusado de chamar um policial militar de “macaco”, o atleta saiu de campo algemado e foi levado dentro de uma viatura para a Delegacia de Plantão.

A confusão ocorreu nos acréscimos do primeiro tempo, quando o América vencia a partida por 2 a 1.

Ivo recebeu o segundo cartão amarelo depois de cometer uma falta contra o meia Vaninho...

Expulso, ele deixou o gramado visivelmente chateado e chegou a tirar a camisa ainda dentro de campo. No trajeto até o vestiário, o jogador teria xingado o policial, que estava numa guarnição solicitada pelo árbitro Reginaldo Gomes.

O América acabou vencendo a partida por 3 a 2, mas o título da Taça Cidade do Natal foi para o Potiguar-M, que havia vencido o primeiro jogo por 3 a 0.

A equipe de Mossoró vai enfrentar o ABC na final da competição. O primeiro jogo será na quinta-feira, em Mossoró, e a decisão será no domingo, no estádio Frasqueirão, em Natal.

Com informações do Dn Online

segunda-feira, 21 de abril de 2008

Creche municipal é tema de discussões na cidade

O tempo fechou em uma creche da Prefeitura, na noite de ontem...

De acordo com boatos, havia dois cabras, dentro do prédio, ‘brincando de alminha’.

A creche municipal fica localizada à Rua Severino Rego.

Com a presença da secretária de Assistência Social e da polícia, o cidadão, que segundo informações é o diretor da referida creche, abriu a porta e saiu acompanhado.

Havia claro sinais de embriaguez nos dois homens.

Apesar da presença da polícia, ninguém foi preso e o vigia foi levado pela secretária de Assistência Social, Emília Suzana.

É necessário que se investigue o caso...

É inadmissível que prédios municipais, principalmente creches, estejam servindo de ponto de apoio para bebedeiras e orgias sexuais.

TSE nega pedido do DEM para investigar Lula

Essa é a conclusão da que chegou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com respeito ao pedido de abertura de ação contra o programa Territórios da Cidadania pelo DEM, que acusava o programa de fins eleitorais.

O pedido do DEM foi relatado pelo Ministro do TSE, Ari Pargendler, que considerou sem procedência a acusação do DEM e negou pedido do partido para abertura de ação judicial contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo lançamento, em fevereiro, do programa "Territórios da Cidadania".

O partido alegava ter havido abuso de autoridade e antecipação da campanha eleitoral municipal, em outubro, e da campanha presidencial, em 2010.

Em sua conclusão, o ministro Ari Pargendler, anotou o seguinte:

"... parece desarrozoado (não razoável) reconhecer os atos relatados na petição inicial como propaganda eleitoral antecipada".

Em outra parte de seu relatório o Ministro do TSE diz:

"... nada no Programa Territórios da Cidadania, autoriza a conclusão de que ele proporcionará a distribuição bens, valores ou benefícios por parte da Administração Pública".

O programa "Territórios da Cidadania" envolve ações de 19 ministérios em cerca de mil municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e prevê investimentos de R$ 11,3 bilhões até 2009.

O DEM, junto com o PSDB, move outra ação contra o programa também no Supremo Tribunal Federal (STF).

Mais de 230 mil idosos devem ser vacinados no RN

Confirmando o histórico de grandes mobilizações no Brasil contra a gripe em idosos, este ano os estados e municípios contam com mais de 65,6 mil postos de vacinação para atender a todas as pessoas com 60 anos ou mais.

A campanha de vacinação começa em 26 de abril e se estenderá até o dia 9 de maio, em todo o Brasil. No Rio Grande do Norte a expectativa é vacinar 230 mil pessoas.

Prefeito de Pau dos Ferros deve ter julgamento sequenciado

Deu no blog de Carlos Santos:

"Deverá ter sequência na próxima quarta (23), a partir das 14h, o julgamento de processo em que figura como réu o prefeito de Pau dos Ferros, Leonardo Rego (DEM).

O Tribunal de Justiça do Estado (TJE) não retomou à semana passada, como previsto. Houve adiamento.

O desembargador Cláudio Santos pediu vistas há quase duas semanas.

Quando a sessão ordinária do TJE foi suspensa na quarta (9), o placar apontava 4 x 2 contra o prefeito e seu ex-chefe de Gabinete Antônio Jonas Gomes.

O autor da Ação Penal Originária é o Ministério Público...

Para o órgão, o prefeito incorreu em dois crimes: prevaricação (artigo 319) e usurpação de função pública (artigo 328).

Já Antônio Jonas seria alcançado apenas pelo 328."

Crimes podem render até cinco anos de cadeia, segundo Código Penal

O prefeito Leonardo Rego vem sendo acionado penalmente pela Procuradoria Geral do Estado por duas infrações ao Código Penal, enquadrado nos artigos 319 e 328, enquanto que Jonas Gomes no artigo 328.

O artigo 319 do Código Penal reza o seguinte texto:

Prevaricação:“Retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa na lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal: Pena – detenção de 3 (três) meses a 1 (um) ano e multa”.

Já o artigo 328 traz o seguinte texto:

“Usurpar o exercício de função pública: Pena – detenção de 3 (três) meses a 2 (dois) anos, e multa. Parágrafo Único: Se do fato o agente aufere vantagem: Pena – reclusão de 2 (dois) a 5 (cinco) anos e multa”.

Incêndio mata agricultor em Pau dos Ferros

Uma família pau-ferrense foi vítima de um incêndio, por volta das 23h30 de ontem, quando João Batista de Souza, conhecido como "João Guarabira", 43 anos, morreu.

O incêndio aconteceu na Rua Projetada, s/n, na comunidade Beira Rio.

A vítima fatal não portava documento de identificação, mas a família, após divulgar nome e idade, afirmou que "João Guarabira" trabalhava como agricultor.

Segundo informações da Delegacia de Polícia Civil de Pau dos Ferros, as pessoas que residiam na casa costumavam beber durante os fins de semana, e, neste domingo, haviam acabado de chegar de uma "farra" quando aconteceu o acidente.

Segundo uma irmã da vítima, uma vela pode ter causado o incêndio, já que no barraco não havia sequer energia elétrica.

Quando a família percebeu o fogo, saiu imediatamente do local, mas João Batista, bêbado, resolveu retornar ao barraco em chamas para tentar salvar alguns pertences.

De acordo com o Comando de Policiamento do Interior (CPI), como João Batista não possuía documento de identidade, o Instituto Técnico-científico de Polícia (ITEP) não levou o corpo para perícia, ficando o laudo sob responsabilidade do hospital regional.

A Polícia Civil, que investiga o incêndio, ainda não recebeu o resultado final do laudo sobre a morte de "João Guarabira".

domingo, 20 de abril de 2008

Governo amplia programa Segundo tempo em Pau dos Ferros

A cidade de Pau dos Ferros mais uma vez vem recebendo incentivos e investimentos por parte do Governo Wilma de Faria...

Desta vez, os beneficiados são as crianças, jovens e adolescentes em estado de atenção especial.

O Governo do Estado, por meio da Coordenadoria de Desporto, está retomando as ações do Programa Segundo Tempo no Rio Grande do Norte.

Nesta etapa, o programa vai beneficiar 3.400 alunos de 17 escolas públicas das cidades de Natal, Mossoró, Assu, Caicó e Pau dos Ferros.

Os estudantes terão aulas de dança, voleibol, basquete, oficinas pedagógicas, futsal, futebol de campo, futebol de areia e futebol soçaite.

As aulas serão ministradas por mais de 50 monitores e estudantes universitários capacitados pela Secretaria Estadual de Educação, através do Ministério do Esporte.

Mão-de-obra será de apenados

Os materiais esportivos usados pelos professores no treinamento dos alunos são oriundos do projeto Pintando a Liberdade...

Nesse projeto a mão-de-obra empregada é dos apenados – presos de justiça – que cumprem penas judiciais.

Eles fabricam bolas de futebol, futsal e voleibol.

Iniciativa digna de aplausos!

Biblioteca Ambulante leva conhecimento à população de Pau dos Ferros

A Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas (Projeto BALE) vai, uma vez por semana, a localidades de baixa renda do município de Pau dos Ferros com o objetivo de formar novos leitores.

A iniciativa é do Grupo de Pesquisas em Planejamento do Processo Ensino-aprendizagem (Geppe) da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (Uern), que é coordenado pela professora Maria Lúcia Sampaio.

Cerca de 400 pessoas participam semanalmente das atividades nos bairros São Geraldo e Riacho do Meio.

O Projeto Bale organiza rodas de leitura, recitais de poesia, apresentações de teatro e de fantoches para crianças, adolescentes e adultos do Município. A cada quarta-feira, um dos bairros selecionados é visitado.

Banco do Nordeste é parceiro do BALE

A iniciativa tem apoio do Banco do Nordeste, por meio do Programa BNB de Cultura, que concedeu R$ 20 mil para a estruturação da Biblioteca.

Segundo Maria Lúcia Sampaio, estava prevista a compra de pouco mais de 450 títulos. “As pessoas foram sugerindo a aquisição de outros e acho que vamos superar a marca dos 500”, disse.

No Riacho do Meio, a equipe, que é formada por 14 pessoas, monta um estande na Escola Estadual João Escolástico e outro na rua em frente.

No São Geraldo, o trabalho é desenvolvido na Escola Municipal Francisco Torquato.

“A cada dez encontros, nós mudamos o tipo de atividade, o que funciona muito bem. Os livros ficam mais atrativos, principalmente para as crianças, que acabam pedindo para ler outros”, afirmou a coordenadora.

Projeto BALE será apresentado em Portugal

O Campus da UERN de Pau dos Ferros (CAMEAM) terá duas professoras apresentando trabalhos na Europa, em Portugal, no VII Encontro Internacional de Inovação Educacional, que se realizará no Auditório do Campus do Pico da Urze da Universidade dos Açores, em Angra do Heroísmo, Ilha Terceira, no período de de 24 e 25 de abril de 2008.

A professora Dra. Maria Lúcia Pessoa Sampaio, do Departamento de Educação/CAMEAM e a professora Ms. Maria Aparecida da Costa Gonçalves Ferreira, do Departamento de Letras/CAMEAM, farão exposições orais sobre a atuação do Projeto BALE (Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas) - projeto de Extensão da UERN, desenvolvido em parceria com o Banco do Nordeste do Brasil (BNB).

Abaixo, os temas dos trabalhos a serem apresentados:

1) Título: Práticas leitoras em espaços escolares e não escolares no contexto do Projeto BALE - Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas.
Autora: Profª. Drª. Maria Lúcia Pessoa Sampaio.
Instituição: Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Brasil).

2) Título: Estratégias de leitura com a comunidade: análise da experiência no contexto do Projeto “Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas” (BALE).
Autora: Profª. Ms. Maria Aparecida da Costa Gonçalves Ferreira.
Instituição: Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Brasil).

Estão de parabéns as professoras pelo excelente trabalho que desenvolvem no BALE e por levarem o nome da UERN (e também do CAMEAM) a outros continentes, fazendo com que o conhecimento aqui produzido seja compartilhado e debatido por pesquisadores de diversos países que se preocupam com a inovação educacional.