sábado, 11 de agosto de 2007

Justiça Eleitoral já cassou 159 prefeitos eleitos em 2004

Dos 5.562 prefeitos eleitos em 2004, 159 já foram cassados pela Justiça Eleitoral. Desses, apenas 16 recorreram ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e perderam, e outros três foram cassados diretamente pela terceira instância --ou seja, 140 prefeitos condenados ainda podem recorrer ao TSE.

Além desses processos, ainda existem 290 recursos relativos às eleições de 2004 pendentes de julgamento no TSE. Os prefeitos cassados foram acusados de compra de votos, de abuso do poder político e econômico ou de uso indevido dos meios de comunicação.

Para Elias, aliança com o DEM não passa de 2008

O vice-presidente do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) no Rio Grande do Norte, ex-deputado estadual Elias Fernandes, afirmou ontem que existem sérias dificuldades para a manutenção da aliança entre o seu partido e os Democratas (DEM). Entrevistado pela editoria de Política da GAZETA DO OESTE, o diretor-geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) disse que, para as eleições municipais do próximo ano, o PMDB e o DEM marcharão juntos em vários municípios do Estado, mas para as eleições de 2010, a sua análise é de que existem sérios impedimentos para a reedição da aliança, elaborada no ano passado.

O ex-deputado explicou que, para as eleições gerais de 2010, prevalecerão as composições no plano nacional. Elias Fernandes citou a questão da verticalização que prevê exatamente a reprodução nos Estados, das alianças que estão celebradas no plano nacional. "Hoje, o nosso partido, o PMDB, integra a base de sustentação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva enquanto os Democratas ao lado do PSDB fazem oposição radical ao presidente Lula. Sob esse aspecto, se formos analisar, seria muito difícil que as duas legendas estejam juntas", avaliou o vice-presidente do PMDB.

Missa celebra aniversário de nascimento de Aluízio Alves

Nascido em 11 de agosto de 1921, Aluízio Alves, se vivo estivesse, completaria neste sábado (11), 86 anos. O político e jornalista, natural de Angicos, será homenageado com uma celebração na Igreja de Nossa Senhora da Esperança, às 19h.

Aluízio Alves, que foi governador do Rio Grande do Norte, ministro da Integração Nacional e fundou veículos de comunicação no Estado, morreu no dia 6 de maio de 2006.

Quadrilha que agia no Alto Oeste foi presa

Quatro integrantes de uma quadrilha acusada de realizar vários assaltos no Alto Oeste potiguar foram presos nesta sexta-feira (10). Três deles estavam em um Gol, quando foram pegos em uma barreira policial, montada na entrada do município de Caraúbas. O bando estava de posse de dois revólveres calibre 38 e uma espingarda, também calibre 38.

Na ação da Delegacia Especializada de Defesa da Propriedade de Veículos e Cargas (Deprov), em parceria com agentes do Departamento Especializado em Investigações e Combate ao Crime Organizado (Deicor), foram presos José Arandir de Oliveira Paiva, 20, Françuélio da Silva Oliveira, 22, Josevaldo da Costa Oliveira, 38, e Laíres Léo Gomes de Carvalho, 25.

O titular da Deprov, delegado Ulisses de Souza, que está em diligência naquele município, informou ao Nominuto.com que a quadrilha foi presa logo após realizar um assalto a um caminhão da cervejaria Skol.

BNB é palco de reunião sobre UFERSA

A sociedade de Pau dos Ferros está reunida nesse momento no BNB Clube local, discutindo o plano de expansão da Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA). No encontro a presença do magnífico reitor da universidade, Josivan Barbosa.

A comissão de avaliação, formada por segmentos dos poderes Executivo, Legislativo e sociedade civil está animada com a possibilidade de implantação da universidade em Pau dos Ferros já no ano de 2008.

O encontro reúne, além de representações da sociedade pauferrense, outras lideranças e representações de cidades circunvizinhas, já que Pau dos Ferros abrange uma média de 37 cidades do Alto Oeste Potiguar.

Josivan Barbosa já assegurou que existem recursos disponíveis e total interesse do Governo Federal de viabilizar a interiorização das universidades federais. A partir desse plano, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) vai chegar até a região do Seridó, enquanto a Ufersa se instalaria nos municípios de Angicos, Apodi e Pau dos Ferros, abrangendo assim as regiões Central, Médio e Alto-Oeste.

sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Relator recomenda cassação do governador de Santa Catarina

O ministro José Delgado, relator do recurso contra expedição de diploma do governador reeleito de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira (PMDB), no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), recomendou nesta quinta-feira a cassação do mandato de Luiz Henrique.

O plenário do TSE iniciou ontem o julgamento do recurso. No entanto, após o voto do relator, a sessão foi suspensa por um pedido de vista do ministro Ari Pargendler.

O recurso, proposto pela coligação PP, PMN, PV, Prona, que representa o candidato derrotado Esperidião Amin (PP), acusa o governador de uso indevido dos meios de comunicação social, propaganda ilegal do governo em jornais do Estado e emissoras de rádio e televisão, com despesas pagas pelos cofres públicos.

INSS quer reduzir prazo para aposentadoria

O presidente do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), Marco Antonio Oliveira, disse ontem (9) que até o final do ano pretende reduzir para 45 dias o prazo para concessão de aposentadorias. Com isso, segundo ele, cairia também a média nacional atual, em torno de 68 dias.

Em entrevista à Rádio Nacional, Oliveira informou que esse prazo exclui o eixo Rio de Janeiro-São Paulo, "onde a situação é mais complexa e uma aposentadoria demora cerca de 88 dias no Rio e até 125 dias em São Paulo".

Mesmo com avanços nas negociações, greve dos professores deve continuar

O avanço nas propostas do Governo em relação à greve dos professores, na reunião de ontem entre representantes do Estado e comissão grevista, é notório. Porém, poderá não ser suficiente para levar ao fim da paralisação. O Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte) ainda vê restrições para o acordo no que diz respeito a aspectos políticos.

Participaram da reunião a secretária Ana Cristina Medeiros, o secretário de Administração Paulo César Medeiros, o deputado Cláudio Porpino, o procurador geral de Justiça José Augusto Peres, o presidente do PC do B, Antenor Roberto, além de professores e servidores da Educação.

Um dos pontos mais debatidos e polêmicos dessa greve foi o corte do ponto. O sindicato pediu que fossem repostos os pagamentos cortados de uma só vez. Partindo disso, a secretária pagará tudo na folha de agosto, mas com a condição de que a categoria volte às aulas segunda-feira e apresentem o calendário da reposição das aulas.

Apesar da aparente bem sucedida reunião, o coordenador do Sinte, Domingos Sávio declarou que não tem nada certo para o fim da greve. Para ele, tudo vai depender da decisão da categoria, que, segundo o mesmo, tem um sentimento de revolta em relação às "decisões arbitrárias da secretária".

Adiada escolha de relator de novo processo contra Renan

O presidente do Conselho de Ética do Senado, Leomar Quintanilha (PMDB-TO), deixou para a semana que vem a escolha do relator para o novo processo contra o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) no conselho.

Com poucas opções de nomes dispostos a assumirem a função, Quintanilha espera nos próximos dias conseguir encontrar um parlamentar que aceite investigar a suposta relação de Renan com a empresa Schincariol.

Pesquisa mostrará como estudantes se alimentam

Como os estudantes estão se alimentando na escola? As respostas serão dadas pela Pesquisa Nacional do Consumo Alimentar e Perfil Nutricional de Escolares, Modelos de Gestão e de Controle Social do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

O levantamento foi concluído nesta semana pela Associação Brasileira de Nutrição (Asbran).

Desde o dia 2 de abril, foram ouvidos cerca de 19 mil alunos de escolas federais, estaduais e municipais, públicas e filantrópicas em mais de 700 municípios.

Segundo a Asbran, os dados preliminares da pesquisa deverão ser divulgados ainda neste semestre.

Secretária diz contar com apoio do Governo

A secretária estadual de Educação, Ana Cristina Medeiros, afirma contar com o apoio da governadora Wilma de Faria (PSB) para o trabalho que vem desenvolvendo à frente da pasta. "A governadora me disse para continuar trabalhando e realizando as ações para melhorar a Educação do Estado", relatou a secretária.

Ana Cristina foi duramente criticada na sessão da Assembléia Legislativa, nesta quinta-feira, pelo deputado Gustavo Carvalho (PSB), líder da bancada da governadora na Casa. Em discurso em plenário, Gustavo condenou a atuação da secretária nas negociações com os professores, com vistas a acabar com a greve da categoria, chegando a classificar a auxiliar governamental de "autoritária, prepotente e insensata".

Vocalista de forró grava CD gospel e canta no BNB

O ex-vocalista da banda Collo de Menina, Genilson Alves, agora é evangélico e está lançando um CD, neste sábado, no BNB Clube de Pau dos Ferros, às 19h.

A entrada será 1 kg de alimento não perecível, que será doado para a Clínica de Reabilitação de Dependentes Químicos (CREED).

O album gospel tem como título "Nova vida em Jesus" e na ocasião, além de cantar suas canções evangélicas ele explicará o que levou um vocalista de forró a gravar um CD do gênero religioso.

Câmara cobra transmissão das sessões ordinárias

Na sessão da tarde de ontem a Câmara Municipal de Pau dos Ferros aprovou por unanimidade um requerimento, subscrito por oito dos nove vereadores da casa, solicitando espaço na programação da rádio educativa Obelisco FM, para as transmissões ao vivo das sessões ordinárias.

Na defesa do requerimento a presidenta da casa, vereadora Tércia Batalha disse que como a rádio vem de uma concessão pública e de caráter educativo, nada mais justo do que dá uma aula de democracia, retransmitindo o trabalho do legislativo.

O vereador Eraldo Alves, líder do prefeito na Câmara, foi o único a não subscrever o requerimento, porém votou favorável.

Caso não consiga a liberação do espaço, Tércia prometeu entrar na justiça cobrando o direito a transmissão. Instalada uma queda de braço entre Câmara e Obelisco.

Legislativo tem saudades dos velhos tempos

As sessões da Câmara Municipal de Pau dos Ferros já foram transmitidas em tempo real por uma emissora pauferrense, a Dumbo – FM, porém foi impedida de continuar por determinação judicial.

A Prefeitura de Pau dos Ferros, representada pelo prefeito Leonardo Rego, entrou na justiça questionando a legalidade das transmissões, vez que a rádio Dumbo não detém concessão pública.

Para a presidente da casa, Tércia Batalha, a medida do prefeito demonstra medo e o espírito ditatorial do seu governo que além de não querer ouvir as críticas do legislativo procura alienar o povo que só consegue escutar um lado dos fatos.

Programa modelo em Luis Gomes

Com o objetivo de melhorar as condições de segurança alimentar das famílias de baixa renda do município de Luis Gomes, foi implantado no início do mês de março, o Programa de Hortas e Pomares Comunitários Luisgomense.

O projeto que foi inicialmente desenvolvido pela secretária de ação social, Helicijanny de Castro Limão e tem o amparo da prefeitura de Luís Gomes, da Emater local e do MDS, além do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e do Governo Federal. Mais detalhes do programa, click aqui

Julgamento de Rosalba é adiado no TSE

Ficou para a próxima terça-feira o julgamento pelo plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) do recurso em que o ex-senador Fernando Bezerra (sem partido) pede a cassação da senadora Rosalba Ciarlini (DEM), que o derrotou nas eleições do ano passado. Um novo pedido de vista, desta vez feito pelo ministro Carlos Alberto Menezes, adiou a decisão para a próxima terça-feira.

No recurso, Fernando Bezerra pede o cancelamento do diploma de Rosalba Ciarlini. Ele acusa a senadora de abuso de poder econômico, por ter concedido 64 entrevistas à TV Tropical, de propriedade do senador José Agripino (DEM), nos seis meses que antecederam o processo eleitoral de 2006.

No momento em que foi formulado o pedido de vista, o placar estava apertado. Três ministros haviam manifestado o voto favorável à manutenção do mandato de Rosalba Ciarlini. Dois se posicionaram a favor de Fernando Bezerra.

Fátima não acredita na união dos partidos da base de Lula

O pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para que os 13 partidos de sua base aliada procurem construir alianças já nas eleições de 2008 não deve ser acatado no Rio Grande do Norte. Ontem, a deputada federal Fátima Bezerra (PT) admitiu que “é pouco provável” essa união.

Fátima Bezerra lembrou que a eleição de 2008 é municipal. A deputada acha que é difícil unificar 13 partidos no pleito do próximo ano, tendo em vista que são eleições independentes em cada um dos mais de cinco mil municípios brasileiros. “Em cidades com dois turnos, como Natal, fica mais difícil ainda”, alertou.

De acordo com Fátima, o que pode ser extraído desse pedido do presidente Lula é a decisão de restringir a aliança aos partidos da base.

Mineiro direciona críticas ao governo Wilma

A greve dos professores da rede estadual de ensino já reflete na relação política do PT com a governadora Wilma de Faria (PSB). Ontem, o deputado estadual Fernando Mineiro apimentou o discurso e já não direciona as críticas apenas à secretária estadual de Educação, Ana Cristina. Na opinião dele, a crise é resultado da condução do Governo.

Durante entrevista ao programa Redação 99, na FM Cidadão, em Mossoró, o deputado denunciou a falta de estrutura das escolas da rede estadual. Afirmou que existe carência de professores e funcionários e acusou a secretária Ana Cristina de estar colocando a perder os avanços que o Governo conseguiu, com a eleição direta para professor e o plano de cargos e salários.

quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Exclusivo: Leonardo Rego e Jonas Gomes denunciados pelo Ministério Público Estadual

O Ministério Público Estadual denunciou no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte o prefeito de Pau dos Ferros, Leonardo Nunes Rego e o funcionário público Antônio Jonas Gomes nos artigos 319 e 328 do Código Penal.

No objeto da ação o MP coloca o seguinte texto: “Requer Denúncia contra Leonardo Nunes Rêgo e Antônio Jonas Gomes, para que ao final da instrução criminal, seja a presente julgada procedente, para condenar o denunciado Leonardo Nunes Rêgo, nas sanções dos artigos 319 e 328 do Código Penal e o denunciado Antônio Jonas Gomes, nas sanções previstas no artigo 328 do mesmo diploma legal”.

O processo foi encaminhado para o Desembargador AMAURY MOURA SOBRINHO, por Sorteio em 07/08/2007 às 11:24 e no seu despacho o Des. Determinou que fossem notificados os denunciados para, querendo, apresentarem resposta no prazo de 15 (quinze) dias, em conformidade com o disposto no art. 4º da Lei nº 8.038/1990 e art. 1º da Lei 8.658/1993.

O prefeito Leonardo Rego foi denunciado nos artigos 319 e 328, enquanto que, Jonas Gomes no artigo 328. No Código Penal verificamos que o artigo 319 se refere a crime de Prevaricação, no texto da lei, o CP reza o seguinte: Retardar ou deixar de praticar indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de Lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal” Pena – detenção de três meses a um ano.

quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Blog explica o motivo da denuncia

Para que o leitor entenda na linguagem popular o que está acontecendo, em poucas linhas, tentarei explicar:

A denuncia refere-se a nomeação de um parente do funcionário Jonas Gomes para a chefia de gabinete (no inicio da administração de Leonardo Rego) quando de fato, quem assumia o cargo era o próprio Jonas Gomes.

O fato é mais um motivo para dor de cabeça no prefeito Leonardo Rego, que terá que se preocupar com mais esse processo de vários que ele responde na Justiça.

João Maia consegue colocar PEC em análise

A proposta de emenda constitucional (PEC) apresentada pelo deputado federal João Maia (PR/RN), que versa sobre a reformulação do peito eleitoral, conseguiu obter o número de assinaturas necessárias ontem à tarde na Câmara Federal. No texto da emenda é proposto o aumento dos mandatos de vereadores, prefeitos, deputados (estaduais, federais), senadores e presidente para cinco anos, além de extinguir a reeleição e concentrar as eleições em um único ano. As mudanças da PEC serão validadas a partir do próximo ano, onde serão realizadas eleições municipais.

O deputado afirmou estar satisfeito com o resultado e espera que as discussões levem a aprovação da emenda até o dia 4 de outubro, para que a PEC possa ser implementada já nas eleições de 2008.

Justiça Federal isenta Governadora de superfaturamento nas obras

A governadora Wilma de Faria foi isenta de responsabilidade sobre o possível superfaturamento da ponte Forte-Redinha em uma decisão, publicada nesta quarta-feira no Diário Oficial, pelo juiz Edílson Pereira Nobre Júnior, da 4ª Vara Federal. Como a governadora foi quem assinou os convênios com o Governo Federal para o repasse de verbas, o Ministério Público considerou que seu nome não poderia ser citado no super faturamento.

Para que a governadora fosse incluída nessa ação, analisou o juiz Edílson Nobre, "faz-se indispensável, por exemplo, a narrativa como a de que teria ocorrido determinação expressa - ainda que verbal - para que os índices de aferição de capacidade técnica fossem os utilizados, ou que as unidades de medidas fossem esta ou outra, etc".

terça-feira, 7 de agosto de 2007

Vocês sabem quantas rodas da falsidade existem em Pau dos Ferros?

So pra contrariar...

... É difícil saber o número exato, mais um estudo feito pelo um instituto inglês de pesquisa o Taba de Forjo, apontou a cidade de Pau dos Ferros como umas das piores já pesquisadas por eles.

Os funcionários públicos de secretarias e de escolas, aqueles que vão pro trabalho só falar da vida aléia, ficou em terceiro lugar na pesquisa, só perdendo para as cozinhas de políticos e calçadas noturnas.

A pesquisa também informou a porcentagem dos Levam e Traz, aqueles que vão pra casa dos políticos falar dos próprios amigos para ganhar atenção dos mesmos.

Para ajudar os pau-ferrenses pesquisados, o próprio instituto orientou que nunca saísse do local onde estar, por primeiro, pois sua saída será motivo pra os falsos que ficam na sala descer a língua, coisa que você também faria se estivesse lá e em breve distribuirá uma cartilha grátis orientando como conhecer um falso.

A primeira dica: o falso fica com os olhos esbugalhado quando estar conversando com você e se admira de tudo. O resto só quanto sair a cartilha.

Nota do Blog: Qual cidade pequena não apresenta essas séries de leva e traz? Essa foi para descontrair.

Bigodão está em Brasília buscando entendimentos com Fábio

O deputado estadual Raimundo Fernandes (PMN) se encontra em Brasília desde a tarde de ontem. O parlamentar do Rio Grande do Norte articula com o deputado Fábio Faria (PMN) um possível entendimento com o PP.

Membros do Partido Progressista defendem o nome do parlamentar para a presidência da sigla que está vaga desde a morte do deputado Nélio Dias.

O impasse está girando em torno da questão Infidelidade Partidária, vez que se Fábio Faria deixar o PMN, partido pelo qual foi eleito, enveredará na linha dos ‘infieis’, partidariamente falando.

A novela deve apresentar novos capítulos nas próximas horas e dias.

Henrique nega reaproximação com Wilma e cobra mais união no RN

O presidente do Partido do Movimento Democrático Brasileiro no Rio Grande do Norte, deputado federal Henrique Eduardo Alves, negou que esteja se reaproximando politicamente da governadora Wilma de Faria (PSB). Ao ser entrevistado ontem no Jornal do Dia (TV Pontanegra), o parlamentar fez questão de dizer que a sua função de líder do PMDB na Câmara Federal exige que ele se articule com as mais variadas correntes políticas nacionais.

"Não há possibilidade de reaproximação com a governadora Wilma de Faria porque ela tem os compromissos dela e nós temos os nossos. Agora, a minha função de líder do PMDB me obriga a certos tipos de deveres que eu estou preso. Eu tenho que me articular com a governadora, com o Partido dos Trabalhadores e outros partidos da base de apoio para conquistar mais benefícios para o Rio Grande do Norte. A campanha passou e cada um fez o que tinha de fazer e cumpriu o seu dever. Agora, a missão é cuidar do Rio Grande do Norte", explicou Henrique Alves citando o fato de que outros Estados mostram maior poder de união da classe política do que o Rio Grande do Norte.
"Na questão do DNOCS, o Ceará todo se uniu e mobilizou e nós ficamos aqui com algumas divisões internas e isso não pode acontecer", disse.

Equipe de Inácio Rodrigues age rápido e criminosos já estão presos

Como o blog havia informado, já se encontram presos desde a noite de ontem, os assassinos do agricultor João Peixoto de Queiroz, 43 anos, que residia no sítio Cajazeirinha, zona rural de Pau dos Ferros. Ao invés de um, são dois os criminosos.

Os elementos são: Janaildo Manoel da Silva, 23 anos, conhecido popularmente como Galego e Edmilson Alves da Silva, 24 anos, conhecido como Zé Preto. Eles são catadores de lixo e vivem no lixão de Pau dos Ferros.

De acordo com informações do delegado Inácio Rodrigues, titular da 4ª Delegacia Regional de Policia Civil, os dois assassinos são réus confessos e estão presos na sede da DRPC.

A versão apresentada para o crime que ocorreu na madrugada de domingo, por volta das 3h da manhã, é de acerto de contas. Segundo os réus, João Peixoto teria agredido um e corrido atrás de outro com uma ‘roçadeira’, daí, quando se encontrara, todos embriagados, João Peixoto foi morto a pedradas.

Em menos de 48h o crime foi elucidado pela equipe comandada pelo bacharel Inácio Rodrigues. Agora o inquérito policial será concluído e enviado a justiça. Os presos continuarão presos, a disposição da justiça.

A HISTÓRIA DO CRIME – Por volta das 3h, uma guarnição da Polícia Militar efetuava um patrulhamento ostensivo no Centro da cidade quando encontrou João Peixoto de Queiroz gravemente ferido. Imediatamente o conduziu para o hospital e ao retornar ao local, encontrou o objeto contundente. A vítima morreu ao dá entrada na urgência do Hospital Regional ‘Cleodon Carlos de Andrade’, em Pau dos Ferros.

segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Leonardo divulga lista de bandas da Finecap

O Prefeito Leonardo Rego divulgou as bandas que animarão a XI Finecap, conforme havia prometido.

O blog confirma as atrações, acompanhe:

31/08: SEXTA: GAROTOES - MOBRAL

01/09: SABADO: SIRANO E SIRINO - THABATA - LINDERSOM

02/09: DOMINGO: FORRO DOS PLAYS - FERRO NA BONECA

03/09: SEGUNDA: CAVALEIROS - SAIA RODADA

O dia do aniversário da cidade, 04 de setembro, será só de ressaca. Nada de festa. Não quero comentar sobre as atrações, deixo a cargo dos webleitores.

Atrações da Finecap serão anunciadas daqui a pouco

O prefeito Leonardo Rego (DEM) anuncia daqui a pouco as atrações da XI Feira Intermunicipal de Educação, Cultura, Turismo e Negócios do Alto Oeste Potiguar – Finecap.

O evento acontecerá durante no inicio do mês de setembro e comemorará a Emancipação Política de Pau dos Ferros.

O anuncio está marcado para às 19h. Daqui a pouco trarei detalhes sobre a oficialização das atrações da Finecap. Aguarde!

Suspeito de assassinato será preso ainda hoje, garantiu policial

Os homens da 4ª Delegacia Regional de Polícia Civil – DRPC, com sede na cidade de Pau dos Ferros, se encontram nesse momento em diligencias visando prender o suspeito de ter assassinado na madrugada de ontem o desempregado João Peixoto de Queiroz, 43 anos (ver matéria abaixo).

A vítima foi morto a golpes de pedradas na cabeça quando perambulava embriagado pelas ruas do centro da principal cidade do Alto Oeste do estado.

O plantonista da DRPC falou agora ao blog e garantiu que o suspeito será preso daqui a pouco e ouvido ainda hoje pelo bacharel Inácio Rodrigues de Lima Neto.

Ainda hoje o blog vai divulgar o nome do suspeito do crime que chocou a cidade de Pau dos Ferros. Aguarde!

Coluna Notas da Redação do jornal Resenha

TRANSPOSIÇÃO
O diretor do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), Elias Fernandes, afirmou que o Ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, prometeu à governadora Wilma de Faria (PSB) e à bancada federal do RN incluir o rio Apodi/Mossoró na primeira etapa da transposição do rio São Francisco. A bacia do Apodi ficou fora da licitação das obras da primeira fase do projeto, mas o Ministro assegurou que abriria licitação complementar para incluir derivação do Eixo Norte da transposição para o rio Apodi.

UERN
Com um déficit de 247 professores, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte se prepara para até o final do ano realizar concurso público. A prioridade é para os cursos recentemente criados. A meta é contratar professores com titulação a partir de especialistas, já que a instituição conta com alguns professores apenas graduados. Atualmente a UERN possui 948 professores.

PRAZO
Os candidatos do Rio Grande do Norte que pretendem concorrer aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador nas eleições municipais de 2008 têm menos de 60 dias para atender aos requisitos da legislação eleitoral. Para concorrer às eleições, o candidato deverá possuir domicílio eleitoral na respectiva circunscrição pelo prazo de, pelo menos, um ano antes do pleito, e estar com a filiação deferida pelo partido no mesmo período.

FINECAP
Muito já se especula sobre a programação da FINECAP, o evento parece que vem se reduzindo ano após ano. Alguns apostam na contratação de bandas de peso, pelo fato da cidade não ter tido carnaval nem São João. Outros juram de pé junto que a atual administração não vem investindo em eventos, cultura e turismo, conseqüentemente a festa não tomará grandes proporções.

FINECAP II
Até agora, nenhuma atração foi confirmada. Faltando menos de um mês para o evento a população aguarda ansiosa pela divulgação por parte do prefeito que prometeu anunciar hoje. O assunto já ganhou repercussão na internet. Na comunidade da cidade no Orkut várias páginas de comentários estão dando como certa as Bandas: Thabata Mendes, Saia Rodada, Sirano e Sirino e o cantor Zé Ramalho. Mas tudo não passa de especulações. Somente hoje a noite o prefeito anunciará!

CAMEAM
Na semana passada, mais precisamente no dia 31, terminou a gestão de quatro anos das professoras Maura Cavalcante e Vanja Lopes, frente ao Campus Avançado “Profa. Maria Elisa de Albuquerque Maia” da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte em Pau dos Ferros e no ultimo dia 01, aconteceu à solenidade de transmissão de cargos e posse dos recém-nomeados pelo reitor Milton Marques. Professores Gilton Sampaio e Joseney Rodrigues, diretor e vice, respectivamente.

DEMOLIÇÃO
Nos momentos finais em que fechávamos essa edição, tivemos conhecimento de que uma máquina da prefeitura estava no Conjunto Manoel Deodato derrubando sapatas prontas para construções e muros de terrenos de posse. A ordem partiu do prefeito Leonardo Rego e estava sendo executada pelo seu chefe de Gabinete Alexandre Aquino.

DEMOLIÇÃO II
Uma comissão de vereadores estiveram na Delegacia Regional de Policia Civil e em conversa com o Delegado, Inácio Rodrigues, o chefe de gabinete foi chamado e se recusou a parar com as demolições. Alexandre Aquino argumentou que aqueles terrenos eram de posse e estavam sendo invadidos irregularmente. Na mesma hora os vereadores colocaram o argumento de que a prefeitura não tinha poder de passar a máquina, vez que o referido terreno pertence a Datanorte e não tem nada haver com a prefeitura. No fim da conversa o Delegado havia saído para ordenar que parassem as máquinas até segunda ordem. Até o fechamento dessa edição, a situação era essa. A discussão promete tomar novos rumos.

Foto:
Maquinas da prefeitura agiram com rapidez e derrubaram inicio de construções de famílias carentes do município de Pau dos Ferros. No momento em que agiam, pessoas passavam mal vendo parte dos seus investimentos virarem pó. No momento da ação um popular gritava: “esse prefeito veio do Iraque!!!”

Coluna de Jean Carlos no jornal Resenha

OS ‘INFIEIS’ QUE SE CUIDEM
O tema Infidelidade Partidária foi mais uma vez debatido no plenário do Tribunal Superior Eleitoral – TSE. Dessa vez a consulta foi feita pelo deputado federal Ciro Nogueira (PP-PI) e o tema consultado foi o seguinte: “se os detentores de mandatos proporcionais que trocaram de partido político que os elegeram ingressarem em outro partido da mesma coligação, perdem os respectivos mandatos?”. De posse da consulta que foi registrada sob o número 1423, o plenário do TSE, por unanimidade afirmou que sim, o parlamentar mesmo que trocando o partido pelo qual foi eleito por outro que foi coligado no período eleitoral, perde o mandato. A afirmativa caiu como uma bomba, principalmente quando transferida para a esfera municipal. Em Pau dos Ferros a situação do vereador Nel de Gagaça passa a se complicar, vez que o mesmo se sentia tranqüilo no mandato pelo fato de ter trocado o DEM pelo PSB, siglas coligadas em 2004. Dessa forma basta uma sinalização positiva por parte dos Democratas pau-ferrenses para que o parlamentar comece a arrumar as malas. Além de tudo que já foi exposto, Nel tem outro calo no sapato, é que o seu suplente, Edílson Feitosa, está ‘desesperado’ para assumir o mandato e promete mover céus e terra para que o DEM requeira a cadeira do vereador ‘infiel’.
A Câmara de Pau dos Ferros já cassou os ex-vereadores Ismael Mendes e Socorro Cunha por infidelidade partidária. Os suplentes Jean Carlos e Heldo Rogério estão nos cargos. Como afirmava esse colunista, a novela da fidelidade partidária está longe de acabar.

ABATIDO
A decisão do Tribunal Superior Eleitoral – TSE foi publicada no site oficial do órgão na noite da última quarta feira. Na sessão da Câmara Municipal de Pau dos Ferros, na tarde/noite de quinta feira já era visível o semblante abatido do vereador Nel de Gagaça. O edil chegou até mesmo a votar em matéria pela situação, acompanhando o líder do prefeito na casa legislativa, Eraldo Alves (DEM).

RETORNO PREVISTO
As mas línguas já passam a cogitar um possível retorno do vereador Nel de Gagaça aos braços do governismo para tentar preservar o seu mandato na Câmara. Nel foi eleito pelo ex-PFL, hoje DEM e após romper com o prefeito Leonardo Rego, deixou o partido e se filiou ao PSB. Com o novo cenário já explicado nesse espaço, a história pode mudar. Aguardemos, pois!

PROTESTO
As vaias absolvidas pelo prefeito de Pau dos Ferros, Leonardo Rego (DEM) durante a abertura dos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte, Jern’s foi um reflexo do péssimo momento vivido pelo líder do executivo municipal. O prefeito quase não conseguiu falar com as vaias dos estudantes/desportistas que protestavam pelas mas condições do ginásio de esportes professor João Faustino, palco de alguns jogos dos Jern’s. Assim não vai!

DERRUBANDO
É impressionante a forma como age a prefeitura de Pau dos Ferros. Na última quinta feira um trator de esteira passou por cima de vários lotes de posse, com inicio de construções no Conjunto Manoel Deodato. No meio desses lotes existiam pessoas necessitadas que juntaram tudo que tinham para começar a construir a casa própria. Uma ação arbitrária e distante de ser encarada como benéfica para a população.

SEM EXPLICAÇÕES
Até o fechamento dessa edição, nem o prefeito Leonardo Rego, nem tão pouco seus assessores haviam revelado os motivos que os levaram a derrubar as sapatas que já estavam prontas para construção. Na delegacia, quando chamado, o chefe de gabinete chegou com as mãos abanando e não apresentou documentos que pudessem tornar legal a ação desencadeada no conjunto Manoel Deodato.

PRESTIGIANDO
O ex-prefeito Nilton Figueiredo (PP) esteve durante a semana passada na Capital Federal. Por lá ele participou das homenagens ao deputado federal Nélio Dias. A Câmara Federal dedicou três horas de sessão para homenagear o deputado do Rio Grande do Norte que era presidente nacional do PP.

AÇÃO
O 7º Batalhão de Policia Militar (BPM), sob o comando do Major Romualdo Borges Farias, está desencadeando diariamente operações de fiscalização no trânsito. As barreiras são montadas em diferentes pontos, mas sempre nas entradas da cidade de Pau dos Ferros. Geralmente 14 homens são disponibilizados para comandar as blitz policiais. As ações visam combater o trafico de armas e drogas, além de cobrar a regularização de veículos atrasados e condutores sem habilitação. Ponto!

POSSE
No próximo dia 09 o comando da Caern de Pau dos Ferros terá novo nome. Trata-se do funcionário Esmeraldo Alves (foto) que foi indicado para o cargo pelo ex-prefeito Nilton Figueiredo (PP). Esmeraldo entra com pinta de vitorioso após ganhar uma queda de braços travada com o atual diretor Djalma Viana (Vavá). Da coluna partem votos de sucesso na nova empreitada.

GIRANDO
@ O Prefeito Leonardo Rego prometeu para a noite de hoje o anuncio das atrações da Finecap, festa popular que comemora a Emancipação Política de Pau dos Ferros.

@ A data para o anuncio foi escolhido a dedo pelo Prefeito, vez que hoje e o dia do seu aniversário.

@ Em Brasília na semana passada, Nilton Figueiredo participou de reunião com a executiva nacional do PP. Na mesa a discussão sobre os destinos do partido no Rio Grande do Norte.

@ De acordo com Nilton, o PP nacional teria dado carta branca para o diretório estadual nomear o futuro presidente do partido. A decisão não será tomada de cima para baixo.

@ Na manhã da última sexta feira o deputado estadual Gustavo Carvalho (PSB) esteve visitando Nilton Figueiredo na Secretaria de Esporte e Lazer, SEL. Em debate, os cargos do governo do estado em Pau dos Ferros.

@ O acesso da rua São João para a rua Manoel Alexandre está terrível. Nas proximidades da churrascaria Espetão está intransitável. A quem recorrer?

@ O Secretário de Saúde, Boanerges Freitas se encontra fazendo especialização da Uern, onde atua como professor. O bacana se encontra em Natal desde janeiro. O que não se sabe é quem está a frente da Secretaria de Saúde de Pau dos Ferros. Alguém arrisca?

@ A sessão da Câmara Municipal, que marcou o retorno do recesso, foi picante. Um debate entre a situação, leia-se: Eraldo Alves e a oposição ditou o ritmo das sessões futuras.

@ O Vereador Manoel Florêncio (PMDB) soltou a seguinte frase dia desses: “Nilton Figueiredo está muito sem prestígio, pois ainda não conseguiu emplacar ninguém nos cargos de Pau dos Ferros”. Opinião do edil. Sem comentários!

@ E por falar em frase, no momento em que o trator derrubava ‘sapatas’ de construções no Manoel Deodato, um aliado de Leonardo Rego soltou a seguinte: “esse prefeito nós fomos buscar no Iraque!”. Brinque com os homens!

Coluna de Glauber Nascimento no jornal Resenha

Escolha de bandas em xeque

Quando candidato o prefeito Leonardo Rego anunciou que a partir de seu primeiro ano de governo as bandas da Finecap, o maior evento do município seriam escolhidas pelo povo. Nos dois primeiros anos a escolha foi feita durante o São João, sendo que os pauferrenses escolhiam bandas já pré estabelecidas pela prefeitura, porém nunca havia tido desconfiança por parte da população com relação às atrações contratadas. Mas este ano a escolha das bandas tem repercutido na cidade, porém não no sentido de quais bandas escolher, mas com relação à transparência da coleta dos votos. O problema é que antes mesmo de finalizada a votação, duas bandas já haviam sido contratadas para a festa, até mesmo no site de uma delas já consta na agenda de shows a apresentação em Pau dos Ferros. A prefeitura terá que reverter esse quadro, caso contrário ficará com a credibilidade dessas escolhas ameaçada.


Desvantagem

Se o prefeito Leonardo Rego já não vinha tendo maioria na Câmara Municipal, neste segundo semestre a coisa fica ainda pior. Após o recesso o legislativo volta às atividades com oito vereadores na oposição, tendo em vista as posições de Jean Carlos e Rogério do Banco. Sendo assim, o prefeito só pode contar agora apenas com o vereador Eraldo Alves.


2007 sem grandes festas

Este ano parece não ser das grandes festas em Pau dos Ferros. O carnaval mais uma vez não foi realizado. O são João também não. O Carnapau ficou longe do esperado. As esperanças de uma festa satisfatória ficaram creditadas para a Finecap, a maior festa, pelo menos deveria ser da cidade. Mas tudo leva a crer que a feira deste ano terá um resultado abaixo das expectativas. Sem grandes atrações e, consequentemente, sem investimentos a festa caminha para a inexpressividade.


Finecap

Já é hora de se pensar num evento mais democrático do ponto de vista das atrações. Os pauferrenses não gostam apenas de forró, há outros estilos musicais que agradam a população e que merecem ser lembrados. Outro grande problema deixado de lado pela organização da festa, e não é apenas desta administração, é com relação aos artistas locais. Nossos artistas nunca receberam a atenção devida. A Finecap deve ser plural. Temos bons nomes na nossa música local. O que falta a esses profissionais é apenas oportunidade, uma boa oportunidade.


Federal

Com a morte de Nélio Dias, o ex-prefeito Nilton Figueiredo fica sem deputado federal, pelo menos por enquanto. Apesar de ser precoce fazer uma avaliação sobre seu futuro político no âmbito de apoio para deputado federal, uma das opções de Nilton pode ser a de apoio ao deputado Fábio Faria, haja vista que o seu deputado estadual, Raimundo Fernandes, também apóia Fábio.


Gabinete nos bairros

Já são mais de dois anos e meio de administração e o governo municipal ainda não tirou do papel e colocou em prática o programa do Gabinete do Prefeito nos bairros, prometido na campanha de 2004. Durante a campanha um dos maiores argumentos do atual chefe do executivo, era de que atenderia ao povo na sede da prefeitura além de ir ao encontro da população nos bairros através do Gabinete nos Bairros. Porém até agora nada. Pelo contrário: nem atende na prefeitura, tampouco nos bairros e em sua residência pior ainda. Em funcionamento nos bairros esse projeto seria uma excelente oportunidade do prefeito ouvir melhor o povo, suas reclamações, anseios etc.


E Nel?

Os correligionários do prefeito Leonardo Rego, já não acreditando no retorno de Ismael e Socorro ao legislativo, querem que o grupo tome providências com relação ao mandato de Nel. O desejo é que o partido brigue pela vaga ocupada por Nel na Câmara Municipal.


Nas ondas do rádio

A rádio Obelisco FM tem sido bastante útil ao governo municipal. A cota mensal paga pela prefeitura à emissora garante muito mais do que as veiculações do programa do prefeito. Na rádio, críticas contra a administração municipal não são bem-vindas. A prefeitura tem adorada essa parceria, tendo em vista que há muito carecia de um veículo de comunicação forte e eficaz.


Propaganda Política

Recomeçou na última quinta-feira(2) a propaganda partidária gratuita. O primeiro programa a exibido foi o do PT. A propaganda será semanal, geralmente às quintas-feiras, salvo quando o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizar a veiculação do programa em outro dia da semana. O tempo do programa de cada partido deve durar de cinco a dez minutos, conforme a representação parlamentar das legendas na Câmara dos Deputados - os outros partidos que divulgarão suas propostas nos próximos meses, com tempo de 10 minutos, são: PTC, PV, PTB, PPS, PDT, DEM, PMDB, PSB, PSDB, PCdoB, PP, PSC e PR. E as legendas, com tempo total de 5 minutos, são: PSDC, PTdoB, PSTU, PRTB, PHS, PRP, PCB e PSL.


Infeliz

O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, revelou essa semana que um dos motivos para o fracasso da seleção brasileira na Copa da Alemanha foi as noitadas de alguns jogadores, inclusive, não raro eles chegavam ainda ébrios à concentração. As declarações do presidente da CBF foram de insinuações de que o comando da seleção na Alemanha não era firme. O engraçado nisso tudo é que Ricardo Teixeira só resolveu falar agora. E o pior: assinou atestado de culpa, haja vista que era ele o líder maior do futebol brasileiro, sendo assim conivente com tudo que aconteceu.


Pensão

Não é de hoje que se diz que a única coisa que resulta em cadeia no Brasil é a falta de pagamento de pensão alimentícia. Em Brasília, na última semana, mais de 100 devedores de pensão foram presos, numa operação batizada de Soluço – chora o devedor para pagar e a credora para receber.


Despejo

Já em Pau dos Ferros um empresário não tem honrado os compromissos com o aluguel do estabelecimento e deve receber ordem de despejo nos próximos dias. O dono do prédio há dez meses não sabe o que é receber dinheiro.


Casamenteiro

Se há muito você procura sua cara metade em busca do casamento, seu problema vai acabar. Já começou a construção, na cidade de Marcelino Vieira, da maior estátua do Brasil. Um Santo Antônio, o casamenteiro, de 38 metros de altura, e orçado em um milhão e 800 mil reais. A grande obra, que deve impulsionar o turismo religioso na região deve ser inaugurada em novembro do próximo ano.


Lojas Desafio

As lojas Desafio realizam mais um desfile de modas no próximo dia 17. O desfile das Lojas Desafio já se tornaram tradicionais na cidade. O espírito inovador e de empreender praticados pelos seus proprietário fazem das três lojas campeãs de vendas no segmento local.


Teu passado te condena
A apresentadora Xuxa está tendo dificuldades para tirar da internet imagens do filme "Amor Estranho Amor", em que aparece em cenas sensuais com um garoto de 12 anos. O filme saiu quase completamente de circulação após decisões judiciais em favor da apresentadora, e as fitas foram recolhidas do mercado. No entanto, há meses as cenas mais polêmicas podem ser facilmente encontradas no site de compartilhamento de vídeos YouTube.


Ponto Final

@ O Ministério da Saúde pretende disciplinar a propaganda de bebidas alcoólicas na TV e evitar que seja exibida em horários acessíveis às crianças e jovens.

@ A “divulgação” das bandas da Finecap deste ano ocorrerá dia 6 de agosto, em praça pública, pelo prefeito.

@ Um “leonardista” disse achar bom mesmo o prefeito não instalar o Gabinete nos bairros, pois segundo ele, seria o chefe de gabinete quem andaria pelos bairros no lugar do prefeito e se isso ocorresse o desgaste era bem maior. E finalizou: “homem, não queira piorar o que já ta ruim!”.

@ O amigo José Otávio assina agora no jornal O Mossoroense uma coluna semanal sobre os desdobramentos políticos de nossa cidade. São notas muito coerentes.

@ O jornal Diário de Natal continua com o projeto de escolha das sete maravilhas do RN. De nossa região um dos pontos mais lembrados é a serra de Martins.

@ As especulações sobre possíveis candidaturas de vereadores para 2008 parecem ter dado uma trégua.

@ Além de Nilton Figueiredo, outras lideranças da região ficaram sem deputado federal com a morte de Nélio Dias. Como Pio, em Luis Gomes, Dedezinho e Maria Elce, em Major Sales.

Homem é assassinado a pedradas em Pau dos Ferros

Um crime bárbaro e extremamente violento foi registrado ontem em Pau dos Ferros. Um homem foi morto a pedradas na cabeça quando andava embriagado pelas ruas da cidade.

A vitima se chamava João Peixoto de Queiroz e tinha 43 anos, sendo solteiro. O caso vem sendo investigado belo bacharel Inácio Rodrigues de Lima Neto, titular da Delegacia Regional de Policia Civil, com sede em Pau dos Ferros.

Até a presente hora, nenhum suspeito foi preso e a policia ainda trabalha sem pistas. Mais noticias sobre o crime nas próximas horas.

domingo, 5 de agosto de 2007

Vereador Nel pode perder o cargo nos próximos dias

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) se pronunciou mais uma vez a respeito do tema Infidelidade Partidária. A nova consulta foi formulada pelo deputado federal Ciro Nogueira (PP-PI), que queria esclarecer se havia a possibilidade de troca de partidos dentro da mesma coligação. A dúvida apresentada ao TSE foi a seguinte: “se os detentores de mandatos proporcionais que trocaram de partido político que os elegeram ingressarem em outro partido da mesma coligação, perdem os respectivos mandatos?”

Em resposta a consulta 1423 o TSE respondeu que: se o parlamentar trocar de partido, ainda que para outro da mesma coligação, ocorre a perda do mandato. O entendimento, unânime, foi firmado pelo Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na última quarta-feira, dia 1º.

Com a decisão do TSE o cenário político na Câmara Municipal de Pau dos Ferros pode sofrer nova modificação diante da realidade atual, vez que existe um caso de vereador que se encaixa no novo entendimento da corte maior eleitoral.

Eleito pelo então PFL, hoje, Democratas (DEM), o vereador Manoel Gomes (Nel de Gagaça) trocou a sigla pelo PSB, que era coligado com o DEM nas eleições de 2004. Antes do entendimento do TSE, Nel de Gagaça de sentia garantido no cargo, vês que havia mudado de partido, mas não de coligação.

A publicação da consulta deu novo ânimo ao suplente do vereador Nel de Gagaça, o topógrafo Edílson Feitosa que garantiu lutar pela vaga do titular junto a diretoria do partido em Pau dos Ferros.

“Eu vou lutar pela vaga que segundo o Tribunal Superior Eleitoral pertence ao meu partido. Solicitarei que o DEM peça a vacância do cargo do vereador Nel. Não tenho nada contra ele, mas quero o que me pertence e se preciso for, entrarei com uma ação na justiça para garantir o meu mandato”, afirmou o suplente Edílson Feitosa.
O vereador Nel de Gagaça preferiu não se pronunciar a respeito do tema, porém afirmou estar tranqüilo, mesmo diante da possibilidade de perder o mandato conquistado nas últimas eleições municipais.

“Esse é um fato muito novo ainda, não tenho nenhum embasamento para me manifestar a respeito do assunto, prefiro aguardar o desenrolar dos acontecimentos”, disse o edil do PSB.
Fonte: Jornal Resenha

Se provocada, Tércia deve tornar vago o cargo de Nel

A Câmara Municipal de Pau dos Ferros pode viver mais um novo momento histórico nessa legislatura.

Depois de decretar vacância nos cargos que eram ocupados pelos ex-vereadores Ismael Mendes Neto (sem partido) e Maria do Socorro da Cunha (DEM) por infidelidade partidária, e convocar os suplentes Jean Carlos Holanda (PP) e Heldo Rogério Holanda (PMDB) a presidenta do legislativo municipal poderá ser obrigada a fazer o mesmo com relação ao seu vice-presidente, vereador Manoel Gomes da Silva, o Nel de Gagaça (PSB), caso o DEM peça de volta o cargo, que de acordo com o TSE pertence ao partido pelo qual o parlamentar foi eleito.

Ameaçado de perder o mandato, Nel de Gagaça deve procurar se agarrar no bom relacionamento que tem com a presidenta do legislativo, Vereadora Tércia Batalha (PMDB) para buscar forças para segurar o mandato, foto difícil de se concretizar, vez que Batalha tem agido sempre de forma coerente em seus posicionamentos.
De acordo com o vereador Manoel Florêncio (PMDB), se chegar o pedido de vacância do cargo do vereador Nel de Gagaça, a presidenta deve acatar imediatamente, pois a casa não costuma usar dois pesos e duas medidas.

“A situação de Nel é muito séria e eu tenho absoluta certeza de que os Democratas pedirão a substituição imediata dele, vez que o Tribunal Superior Eleitoral já reconheceu que a vaga no caso, pertence ao partido, independentemente de coligação”, afirmou Manoel Florêncio.

A vereadora Tércia Batalha não quis se pronunciar com relação ao assunto abordado, porém afirmou não fugir das suas responsabilidades e disse que tratará, qualquer assunto dessa natureza, com os mesmos procedimentos já adotados.

“Eu não posso falar de algo que ainda não aconteceu. Até o momento eu não recebi nenhum requerimento do DEM solicitando vacância de cargo, porém se isso acontecer o processo tomará o mesmo rumo, enviaremos para a nossa assessoria jurídica e de acordo com o parecer nos pronunciaremos”, finalizou a presidenta.
Fonte: Jornal Resenha

Jornal Resenha circula amanhã

O Jornal Resenha – Alto Oeste circula amanhã em Pau dos Ferros, região do Alto Oeste e Natal. Em sua 35ª edição, o quinzenal traz como manchete principal: “Vereador Nel pode perder o cargo nos próximos dias”.

Amanhã colocarei essa e mais algumas matérias do Resenha nesse blog, aguarde!

Os 'infieis' que se cuidem

O tema Infidelidade Partidária foi mais uma vez debatido no plenário do Tribunal Superior Eleitoral – TSE. Dessa vez a consulta foi feita pelo deputado federal Ciro Nogueira (PP-PI) e o tema consultado foi o seguinte: “se os detentores de mandatos proporcionais que trocaram de partido político que os elegeram ingressarem em outro partido da mesma coligação, perdem os respectivos mandatos?”. De posse da consulta que foi registrada sob o número 1423, o plenário do TSE, por unanimidade afirmou que sim, o parlamentar mesmo que trocando o partido pelo qual foi eleito por outro que foi coligado no período eleitoral, perde o mandato.

A afirmativa caiu como uma bomba, principalmente quando transferida para a esfera municipal. Em Pau dos Ferros a situação do vereador Nel de Gagaça passa a se complicar, vez que o mesmo se sentia tranqüilo no mandato pelo fato de ter trocado o DEM pelo PSB, siglas coligadas em 2004.

Dessa forma, basta uma sinalização positiva por parte dos Democratas pau-ferrenses para que o parlamentar comece a arrumar as malas. Além de tudo que já foi exposto, Nel tem outro calo no sapato, é que o seu suplente, Edílson Feitosa, está ‘desesperado’ para assumir o mandato e promete mover céus e terra para que o DEM requeira a cadeira do vereador ‘infiel’.

A Câmara de Pau dos Ferros já cassou os ex-vereadores Ismael Mendes e Socorro Cunha por infidelidade partidária. Os suplentes Jean Carlos e Heldo Rogério estão nos cargos. Como afirmava esse colunista, a novela da fidelidade partidária está longe de acabar.