sábado, 29 de maio de 2010

Fórum eleitoral tem nova sede para atuação nas eleições de outubro

Das lentes de Franskin Leite, o blog apresenta imagens da inauguração do novo Fórum Eleitoral da 40ª Zona, sediado no bairro Princesinha do Oeste, em Pau dos Ferros.

A solenidade ocorreu na última quinta-feira e contou com presença de autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do Município e do poder Judiciário estadual.






Vem aí o novo blog do Jean Carlos

No feriado de 21 de abril, quando o blog alcançou a marca de 1 milhão de acessos, anunciamos que teríamos várias novidades para celebrar o número e o aniversário de três anos, ocorrido no dia 05 de maio.

Pois bem... a grande novidade é a confecção de uma nova página que será um blog mais completo no endereço www.jeancarlos.com.br

A empresa natalense PHD virtual que vem trabalhando no novo projeto desde o início do mês de abril também é a responsável pela confecção e implantação do novo sistema.

Podemos adiantar que o novo site será bem moderno e trará várias novas opções para os nossos webleitores.

A nova versão do Blog do Jean Carlos será apresentada durante o mês de junho.

Fique atento, durante os próximos dias estaremos repassando mais detalhes do novo BLOG DO JEAN CARLOS.

Nova vacina pode ajudar a abandonar o cigarro

Cientistas dos Estados Unidos vão começar os ensaios clínicos da primeira vacina para ajudar as pessoas a parar de fumar e evitar que depois elas voltem ao vício.

A vacina atua bloqueando a sensação de prazer produzida pela nicotina no fumante. É a primeira vez que se adota este enfoque no combate ao tabagismo.

Todos os tratamentos convencionais até hoje, como o chiclete de nicotina, tinham como objetivo fazer com que os fumantes largassem aos poucos o cigarro.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), que comemora na segunda-feira, 31 de maio, o Dia Mundial Sem Tabaco, o tabagismo é a segunda causa de morte em todo o mundo, depois da hipertensão.

Os ensaios clínicos da nova vacina, chamada NicVax, serão feitos por médicos da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, em 25 clínicas americanas.

Em jogo emocionante, América arranca empate heróico diante do Náutico

Em jogo emocionante, onde o América perdia por 2 a 0, ainda que jogando melhor, o time rubro conquistou um resultado heróico ao empatar em 2 a 2, contra o Náutico, no estádio dos Aflitos, em Pernambuco, em partida válida pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.

Os gols do time pernambucano foram marcados por Zé Carlos(aos 12 do primeiro tempo e 23 da segunda etapa), enquanto que Flavio e Rodrigo Dantas marcaram aos 33 e 44 do segundo tempo, respectivamente.

O resultado ainda não tira o time potiguar da zona de rebaixamento, onde ocupa a décima sétima posição, com 3 pontos, e o Náutico permanece em segundo, com 11 pontos.

O próximo compromisso do América será na terça-feira (01/06), quando enfrentará o Duque Caxias, às 21h50, no Rio de Janeiro, em partida válida pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.

O Náutico também jogará na terça-feira (01/06), em rodada completa, quando viajará para o ABC Paulista, onde enfrentará o São Caetano, às 19h30, no estádio Anacleto Campanela.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Multidão na festa de Garibaldi e Henrique

O blog esteve presente na festa comemorativa aos 40 anos de vida pública dos primos Garibaldi Filho e Henrique Eduardo Alves.

Uma verdadeira multidão ainda se encontra no Centro de Convenções... muitos políticos, familiares e anônimos.

Abaixo, fotos da festa:












Estados e municípios serão obrigados a divulgar contas

Entra em vigor hoje uma lei que começou a tramitar em 2003 no Senado, como projeto de lei do então senador João Capiberibe (PSB-AP).

Pela Lei Complementar n° 131/10, os estados e municípios com mais de cem mil habitantes serão obrigados a divulgar pela Internet suas receitas e despesas, de forma clara e sem proteção por senha, ao contrário do que acontece no Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal, o Siafi, que exige senha.

Dentro de três anos, segundo a lei, todos os estados e municípios do país serão obrigados a cumprir a lei.

A publicação terá que vir acompanhada dos números dos processos e das pessoas físicas e jurídicas beneficiadas com pagamentos dos governos estaduais e municipais.

A lei vai obrigar estados e municípios entre 50 mil e 100 mil habitantes a adotar o sistema até a data limite de maio de 2011. Os municípios com menos de 50 mil habitantes, terão prazo até maio de 2013.

As prefeituras que não cumprirem a lei deixarão de receber transferências da União, como os fundos de participação de estados e municípios.

Garibaldi e Henrique comemoram vida pública com confraternização

O ministro das Minas e Energia, Márcio Zimmermann, confirmou ontem, 27, sua participação na confraternização que celebrará as 'quatro décadas de vida pública' do senador Garibaldi Filho e do deputado Henrique Eduardo (ambos PMDB).

Além dele já estavam confirmadas as presenças dos ministros da Agricultura, Wagner Rossi, e da secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha.

Também confirmaram presença os senadores João Tenório (PSDB-AL), Cícero Lucena (PSDB-PB), Edison Lobão (PMDB-MA) e Heráclito Fortes (DEM-PI).

Da Câmara Federal estão certas as presenças dos deputados federais Aníbal Gomes, Bernardo Ariston, Colbert Martins, Eduardo Cunha, Eunício Oliveira, Fábio Faria, Leonardo Quintão e João Paulo Cunha.

O presidente da Câmara Federal e presidente do PMDB nacional, deputado Michel Temer, que já havia confirmado presença, concederá entrevista coletiva na manhã de hoje, às 11h30, no hotel Ocean Palace, na Via Costeira.

O evento contará ainda com as participações do diretor-geral do Departamento Nacional de Obras contra a Seca (DNOCS), Elias Fernandes; do vice-presidente de Fundos de Governo e Loterias da Caixa Econômica Federal, Wellington Moreira Franco; do secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Alberto Beltrame; e do vice-presidente de Relações Institucionais da Rede Globo de Televisão, Evandro Guimarães.

A celebração será hoje, no Centro de Convenções, a partir das 12h30. A senha individual custa R$ 30,00 e pode ser adquirida na Rua Lafayete Lamartine, 1889, Candelária.

A renda arrecadada será utilizada para arcar com os custos do evento. Maiores informações podem ser obtidas pelos telefones 3206-1125 ou 3206-0688.

Programação:

A jornalista Thaisa Galvão explica como está programado o evento que deve reunir cerca de 2 mil pessoas.

"Não será feijoada, tradicional prato dos grandes eventos políticos, o cardápio da festa de 40 anos de vida pública dos primos senador Garibaldi Filho e deputado Henrique Alves.

Para o festão um buffet montado em várias ilhas para evitar o inevitável congestionamento.

Durante o evento será exibido em vídeo um documentário lembrando a trajetória política dos primos peemedebistas.

O senador Garibaldi Filho distribuirá um caderno impresso com a sua história política, e um CD com o filme que será exibido no local

Wilma diz que ainda pode haver rearrumação e PR indicar candidato a vice-governador

‘Continuo a afirmar que em política tudo pode acontecer, e que ainda pode haver uma rearrumação". Foi o que declarou a pré-candidata ao Senado, Wilma de Faria (PSB) ao desembarcar no Aeroporto Dix-sept Rosado, em Mossoró, na noite de ontem, para cumprir agenda.

Ela se referia a possibilidade de o PR, presidido no Rio Grande do Norte, pelo deputado federal João Maia, indicar o candidato a vice, na chapa a ser encabeçada pelo governador Iberê Ferreira de Souza (PSB).

Mesmo diante da polêmica gerada por declarações suas, no início da semana, em Natal, quando avaliou que ainda existe possibilidade de o deputado federal João Maia, ser o vice de Iberê, ou indicar alguém de seu partido, Wilma disse que mantém, o que declarou. Sua afirmação foi criticada pelo deputado federal Henrique Eduardo Alves, que dos Estados Unidos, onde se encontrava, criticou a posição da ex-governadora.

É que caso aceite a proposta de Wilma e, passando a ser o vice de Iberê, ou mesmo fazendo com que o PR, indique o companheiro de chapa do governador, Maia terá que desfazer a aliança proporcional do seu partido, com o PMDB, do deputado federal Henrique Alves e o PV, da prefeita de Natal Micarla de Souza.

Judiciário Federal no RN para atividades durante o dia de hoje

Os servidores do Poder Judiciário Federal no Rio Grande do Norte, ou seja, o Tribunal Regional do Trabalho (TRT), Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e a Justiça Federal vão paralisar suas atividades durante todo o dia de hoje como forma de pressionar o governo a aprovar o projeto de reajuste salarial da categoria (PL 6613/09), que se encontra parado na Comissão de Trabalho da Câmara desde o ano passado.

Um grande ato unificado está marcado para as 13 horas em frente ao prédio do TRT, na Av. Cap. Mor Gouveia, em Natal.

De acordo com a Federação Nacional dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal e do MPU (FENAJUFE), cerca de 20 Estados já deflagraram greve por tempo indeterminado desde o último dia 3.

A cúpula do Judiciário afirma que continua negociando com o governo para definir a previsão orçamentária necessária à aprovação e a consequente implementação do novo PCS.

O TRE/RN faz hoje uma paralisação de 24h. Os servidores realizarão assembleia às 10 horas para definir os rumos do movimento e a possível deflagração da greve por tempo indeterminado. Com a paralisação tanto o prédio sede como as zonas eleitorais deixam de realizar os atendimentos ao público.

Os servidores do TRT 21ª Região param suas atividades das 10 horas às 14 horas. Enquanto que a Justiça Federal realiza paralisação das 14 horas às 16 horas. A paralisação nos serviços do TRT pode gerar atraso em cerca de 100 processos por dia.

Interior do Rio Grande do Norte terá maior imagem católica do mundo

O Rio Grande do Norte terá, no município de Santa Cruz, a maior imagem católica do mundo, a partir do mês de junho.

A imagem de 56 metros de Santa Rita de Cássia será inaugurada no próximo dia 27, data em que os últimos detalhes estarão concluídos, como os acessos, o estacionamento e a coroa da santa, que mede oito metros.

A obra teve um investimento de cerca de R$ 3.700.000, com recursos municipais, estaduais e federais. Como comparação, o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, mede 38 metros.

"Esta obra vai agregar muito ao turismo religioso de nosso Estado. Para se ter uma ideia, as festas da padroeira da cidade, Santa Rita, tem atraído mais de 50 mil pessoas. Já vemos a cidade se organizando para receber os visitantes", observa o reitor do santuário de Santa Rita, Padre Aerton Sales.

Além da imagem gigante, o complexo oferecerá auditório para 225 pessoas, restaurante e capela. A maquete da obra está exposta na Igreja Matriz de Santa Cruz.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Os números da feijoada de Iberê

Um informativo da região trouxe os números da feijoada oferecida pelo governador Iberê Ferreira de Souza, aos seus amigos, no último fim de semana.

Segundo a notícia, estavam presentes 108 Prefeitos, 70 Ex- prefeitos, 500 Vereadores e mais de 17 mil pessoas.

Nota do blog: Com toda essa bagagem acho estranho o governador aparecer em terceiro lugar nas pesquisas de opinião, atrás até mesmo do ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves.

Passo a crer que esse povo fez fila pra comer feijão e tomar cerveja... voto que é bom, sei não!

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Projeto que aumenta percentual de remanejamento do OGE entra em análise na Comissão de Finanças

A Comissão de Finanças e Fiscalização da Assembléia Legislativa se reuniu na manhã desta quarta-feira, 26, com o objetivo de distribuir as matérias que chegaram para serem apreciadas. A reunião aconteceu na Sala de Comissões e contou com a presença dos deputados José Adécio (DEM), José Dias (PMDB) e Larissa Rosado (PSB).

A novidade da reunião foi a chegada de um ofício encaminhado ao presidente da comissão, deputado José Adécio, pelo colega Walter Alves (PMDB). No ofício, o deputado peemedebista, que viajou hoje a Brasília, comunicava a sua renúncia, em caráter irrevogável, da vaga de membro titular desta comissão, mas não explicou os motivos da renúncia.

Para seu lugar foi indicado o deputado José Dias, líder do PMDB, que era um dos suplentes. Durante a reunião foram distribuídas três matérias a serem relatadas: O deputado José Adécio ficou com a relatoria do projeto de aumento do percentual de remanejamento do Orçamento Geral do Estado (OGE); José Dias vai relatar o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), e Larissa Rosado será a relatora da prestação de contas do governo do estado referente ao ano de 2008.

Uma nova reunião ficou marcada para a próxima quarta-feira, 02, quando José Adécio deverá apresentar seu relatório sobre o projeto de remanejamento.

O deputado disse que não irá utilizar de nenhuma manobra regimental. “Vou cumprir rigorosamente o que determina o Regimento Interno da Casa e a constituição estadual”, afirmou o presidente da Comissão de Finanças e Fiscalização.

Perguntar não ofende, mas as vezes doi!

Você acha correto um cidadão que reside em Pau dos Ferros viver rua acima rua abaixo, trabalhando em cidades vizinhas, se deslocando em um veículo alugado pelo Governo do Estado, com combustível pago, também pelo Governo de “todos”?

Em, outras palavras: É certo viver de regalias custeadas pelo governo, consequentemente, pagas pelo povo que na sua maioria vive sofrido e faminto?

A própria legislação brasileira veda o uso de veículo de cunho oficial para uso particular. Mas o homem não deve saber disso!

Precisa dizer quem é esse cidadão ou você, caro leitor, já sabe?

Se precisar, eu conto essa e outras!

Salismar pode assumir cadeira na Assembléia Legislativa

Informações que circulam pelos corredores da Assembléia Legislativa dão conta de uma possível mudança temporária na composição da casa.

O fato é que o deputado estadual Arlindo Dantas tem comentado que se afastará do cargo, momentaneamente, para se dedicar a eleição do seu herdeiro político, Fábio Dantas.

O deputado não disputará reeleição.

Com o provável afastamento de Arlindo, o médico pau-ferrense, Salismar Correia (PHS), assumirá o cargo, enquanto durar a ausência do titular.

Salismar é o primeiro suplente da aliança PT/PHS/PC do B, que garantiu o mandato de Arlindo Dantas.

Sassá, como é mais conhecido, é médico cardiologista com raízes fincadas no Alto Oeste Potiguar. Como experiência política teve mandato de vice-prefeito de Pau dos Ferros de 1997 a 2000.

Ele tentou o mesmo cargo, por duas oportunidades em São Miguel, porém, sem sucesso. Além disso, Salismar disputou eleição para a Assembléia Legislativa e Câmara Federal.

Rubinho é nomeado assessor de Imprensa da Assembleia Legislativa

Agora é oficial! O jornalista Rubens Lemos Filho, Rubinho, é o novo assessor de imprensa da Assembléia Legislativa.

A nomeação saiu hoje, mas o ato é assinado com data retroativa a 01 deste mês.

Rubinho atuou como secretário de Comunicação do Governo do Estado durante toda a administração Wilma de Faria, mas foi exonerado pelo governador Iberê Ferreira de Souza (PSB), quando assumiu o mandato.

Com a nomeação de Rubinho para o cargo, fica clara a sua disponibilidade de votar em Rosalba Ciarlini para o governo do Estado. Há quem diga ainda que o jornalista, sequer, votará em Wilma para o Senado.

Encontro popular em torno da candidatura de Iberê pode render ação eleitoral

O "encontro de amigos" do governador Iberê Ferreira de Souza (PSB), ocorrido no domingo em Parnamirim, no espaço denominado "Vila Folia", será alvo de representação judicial eleitoral por parte do PDT.

Ontem, em pronunciamento na Câmara Municipal de Natal, a vereadora Sargento Regina - presidente do diretório natalense da sigla - afirmou que é preciso o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) aplicar uma sanção ao governador.

A parlamentar deixou claro que é preciso barrar excessos. "Caso contrário, todo mundo vai querer fazer uma festa comício", discursou.

No pronunciamento, a vereadora levantou suspeitas sobre o evento, que teria tido caráter eleitoral antecipado, já que o governador Iberê Ferreira de Souza é pré-candidato à reeleição.

Marcos Aurélio é destaque e recebe prêmio da CNM

O prefeito de Riacho da Cruz, Marcos Aurélio de Paiva Rêgo, foi contemplado com o prêmio índice de Responsabilidade Fiscal, Social e de Gestão dos Municípios (IRFS), mérito especial instituído pela Confederação Nacional dos Municípios CNM), como forma de compreender e estimular a melhoria das gestões municipais.

O gestor norte-rio-grandense foi o único contemplado do Estado e ficou colocado entre os melhores do país.

A entrega da comenda aconteceu na semana passada numa programação que coincidiu com a XIII Marcha dos Prefeitos a Brasília, em Defesa dos municípios que aconteceu entre os dias 18 e 20 de maio deste corrente ano, durante importante solenidade no auditório do Royal Tullip Brasília Alvorada Hotel.

Em contato com a reportagem, Marcos Aurélio disse sentir-se honrado em ter sido agraciado com mais este prêmio de tão grande magnitude, isso pelo fato de ver que o seu trabalho em beneficio da população, prossegue dentro de todos os parâmetros exigidos dentro das óticas fiscal, social e de gestão.

O administrador público enfatizou ainda como resultado de grande satisfação outros dois grandes reconhecimentos de desempenho do seu trabalho com o Prêmio Selo Unicef nos anos de 2006 e 2008, bem como o de Gestor Eficiente da Merenda Escolar nos anos de 2008 e 2009.

Twitter vai ganhar versão para brasileiros

O Twitter, site de microblogs mais popular da internet, já trabalha em uma versão para o português. O brasileiro é um dos povos mais ativos no Twitter, confirmou Jenna Dawn, porta-voz do site americano.

Segundo a consultoria britânica comScore, há 5,945 milhões de usuários no país, cerca de 1,5 milhão de pessoas a mais que em todo o resto da América Latina, onde 4,498 milhões acessam o Twitter.

A executiva destacou que o Twitter já aposta no Brasil. Isso porque o país é uma das seis nações que têm um "Trend Topic" - espécie de lista que conta com os assuntos mais populares entre os usuários de determinadas localidades.

No Brasil, o Twitter - com 5,945 milhões de usuários - é o terceiro site de relacionamento mais acessado. Fica atrás do Orkut, da Google, com mais de 24,6 milhões de usuários, e do Windows Live Profile, da Microsoft, com 11,2 milhões.

TRE inaugura novo fórum eleitoral de Pau dos Ferros amanhã

O novo fórum eleitoral do município de Pau dos Ferros, cujo nome homenageará o desembargador Lycurgo Ferreira Nunes, será inaugurado amanhã, dia 27, em um importante evento sob a coordenação do seu presidente Expedito Ferreira de Souza.

A nova sede do Fórum Desembargador Lycurgo Ferreira Nunes, em cujas obras de edificação foram investidos algo em torno de R$ 945.000,00 (novecentos e quarenta e cinco mil reais).

A pedra fundamental para a construção foi lançada no dia 23 de julho de 2009, oportunidade em que também foi dado à nova corte de justiça eleitoral o nome de um dos mais celebres filhos deste município que desde jovem começou a prestar serviços ao seu povo. Quando prefeito por duas vezes, deixou marcas estruturantes para a sociedade.

O novo fórum está localizado na Rua Antônio Alexandre, s/n, no bairro Princesinha do Oeste, será oficialmente inaugurado às 17h de quinta-feira da próxima semana.

Para a solenidade, estão sendo convidados os juízes de comarcas distribuídas por todo o Estado do Rio Grande do Norte, representantes dos poderes judiciários, legislativo, executivo, além de familiares da pessoa que foi homenageada com o nome da nova corte de justiça, no caso do desembargador Lycurgo Ferreira Nunes.

terça-feira, 25 de maio de 2010

Maca quebra durante parto e recém-nascido morre na queda

Gente, que barbaridade... uma criancinha recém nascida morreu minutos após nascer, por ter se quebrado a maca em que era levada. A criança morreu após a queda.

O fato aconteceu em Porto Seguro – Bahia. Abaixo, leia mais sobre o triste episódio:

A polícia de Porto Seguro, na Bahia, vai abrir inquérito para apurar a responsabilidade pela morte de um recém-nascido que teve traumatismo craniano ao cair de uma mesa cirúrgica que quebrou logo depois do nascimento.

De acordo com a família da vítima, a mãe, Alcione Teixeira, de 28 anos, deu entrada no Hospital Luís Eduardo Magalhães, em Porto Seguro, às 6h de domingo.

Por volta das 16h, quando a criança estava nascendo, a maca quebrou e o bebê caiu. A mãe teve ferimentos na perna e a criança morreu vítima de traumatismo craniano.

A família se queixa. Segundo a avó, nenhum médico procurou os parentes de Alcione para dar explicações. Só três horas depois do parto, eles ficaram sabendo da morte por uma enfermeira.

A assessoria de comunicação do hospital informou que a mesa cirúrgica passou por vistoria no início deste mês e não apresentou problema aparente. O hospital nega que tenha havido demora para avisar a família sobre a morte do bebê.

Procuradoria Eleitoral entra com representação contra Rosalba por propaganda antecipada

A Procuradoria Regional Eleitoral no Rio Grande do Norte ingressou ontem com uma representação, junto à Justiça Eleitoral, contra a senadora Rosalba Ciarline (DEM) por propaganda eleitoral antecipada.

De acordo com a PRE/RN, a mensagem de vídeo do dia das Mães, divulgada em pleno ano de eleições pela senadora, pré-candidata ao cargo de governador do estado, estava carregada de propaganda eleitoral subliminar.

Projeto não deve ser votado nesta semana na Assembleia

Encaminhado ontem para apreciação da Comissão de Finanças e Fiscalização (CFF) da Assembleia Legislativa após receber parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), o projeto que amplia a margem de remanejamento do Orçamento Geral do Estado (OGE) de 5% para 11,85% ainda não será posto para votação em plenário, esta semana.

A informação é do presidente da CFF, deputado José Adécio (DEM), que afirmou necessitar de pelo menos uma semana para analisar a emenda substitutiva que foi anexada à matéria. "Amanhã a comissão vai se reunir e somente nesta ocasião eu lerei e darei ciência da proposição aos colegas. Eu ainda não vi e até brinquei muito com Mineiro. Estou ansioso para ver o substitutivo", disse Adécio.

Após embates protagonizados pelos líderes do DEM e do PT, respectivamente Getúlio Rêgo e Fernando Mineiro, ambos membros da CCJR, o projeto foi aprovado ontem à unanimidade após o parlamentar democrata devolver a matéria, da qual havia solicitado vistas. Presidente da comissão, Mineiro informou, por meio do microblog twitter, que entregou o projeto pessoalmente ao presidente da CFF.

"Acredito que José Adécio tem/terá outra postura", disse o petista. De qualquer forma, Mineiro fez questão deixar claro o prazo máximo para a comissão apreciar a matéria: 15 dias.

O deputado do DEM assegurou que não transcenderá ao que dita o regimento interno da Assembleia Legislativa. "Eu não ultrapassarei qualquer prazo regimental e serei fiel à lei, mas convenhamos que uma matéria dessa complexidade exige uma discussão longa e detalhada", concluiu.

Loja de Celular é assaltada em Pau dos Ferros

Não tem mais essa de dizer: moro em uma cidade pacífica. Não existe mais tranqüilidade e os criminosos estão cada vez mais ousados.

O fim da tarde de ontem foi desesperador para os funcionários de uma loja que trabalha com aparelhos digitais, tais como celulares e máquina fotográficas, localizada no calçadão Zeferino Ferreira Vilaça, centro de Pau dos Ferros.

Dois homens, até a presente data, desconhecidos, portando armas de fogo, renderam dois atendentes da loja e anunciaram o assalto.

Após fazerem o rapa em dinheiro e mercadorias, os delinqüentes trancaram os funcionários e fugiram.

De acordo com os primeiros levantamentos, os bandidos levaram cerca de 10 aparelhos celulares de diferentes marcas e 08 Câmeras Fotográficas digitais, além de uma pequena quantia em dinheiro.

Apesar de realizar diligências, a polícia pau-ferrense não conseguiu prender os indivíduos.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Homem é preso com mais de cem perfumes falsificados em Pau dos Ferros

Um homem identificado como José Alexsandro Ramos, 29 anos, foi preso por falsificação de perfumes, no município de Pau dos Ferros. A Polícia Militar flagrou o acusado com frascos e fragâncias, após uma denúncia de que ele estaria discutindo com uma recepcionista da pousada que estava hospedado.

De acordo com o blog Por Trás das Grades, a polícia encontrou mais de cem recipientes de vidro, das marcas O Boticário e Natura, já com as fragâncias falsificadas. José Alexsandro confessou a autoria da fabricação das fragâncias e o envasamento nos recipientes.

Entre as essências encontradas estão as que são semelhantes aos permufes Biografia, Lacoste, Polo, Azzarro e Kaiak.

A Polícia também encontrou materiais para fabricação, envasamento e embalagens dos produtos, como essência, corantes, fixador, alicates, chaves de fenda, recipientes vazios, tampas, bandejas de isopor e rolos de plástico filme.

O acusado foi conduzido para 4ª DRP em Pau dos Ferros-RN, onde foi autuado em flagrante de delito e encontra-se preso a disposição da justiça.

Comissão de Constituição e Justiça aprova projeto de Suplementação Orçamentária

Em reunião realizada na manhã desta segunda-feira (24), a Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa aprovou o projeto que aumenta o percentual de remanejamento de verbas do Orçamento Geral do Estado de cinco para 11,85%.

Depois de votado e aprovado por unanimidade, o projeto foi encaminhado à Comissão de Finanças da Casa, aonde será votada antes de ir ao plenário. Participaram da reunião os deputados Fernando Mineiro, Wober Júnior, Gustavo Carvalho e Luiz Almir.

Os deputados que compõem a Comissão discutiram sobre a importância do debate sobre o orçamento. “O Rio Grande do Norte é um estado pobre, que precisa dessas verbas aprovadas. O estado dispõe dos recursos, mas não pode usar, porque o projeto ainda tramita na Assembleia, mas o debate é necessário”, declarou o deputado Wober Júnior, que acredita na aprovação do projeto no plenário.

Para o presidente da Comissão, deputado Fernando Mineiro, a sociedade ganha com o debate sobre o orçamento. “O debate realizado sobre o orçamento público é excelente. O bom de toda essa discussão é que o tema orçamento ocupou muito espaço nos meios de comunicação e foi muito discutido pela sociedade, que ganha com o debate”, afirmou Mineiro, que explicou que o valor do remanejamento é de cerca de R$ 530 milhões.

Fugitivo é recapturado pela Polícia Militar em alternativo

Em uma operação conjunta, a polícia conseguiu recapturar, na cidade de Antônio Martins, um fugitivo identificado como Fabiano Cardoso Ferreira, que fugia em um alternativo que faz a linha Antônio Martins/Mossoró, na madrugada desta segunda-feira (24).

Policiais militares do Grupo Tático Operacional de Alexandria e do Destacamento de Antônio Martins e Pilões montaram uma barreira na saída da cidade, por volta das 3h, onde abordaram todos os veículos que passavam pelo local.

O foragido da justiça se encontrava em uma van com destino à cidade de Mossoró. Ele é acusado de ter cometido um homicídio na cidade de Marcelino Vieira, no ano de 2008, e estava foragido desde o dia 26 de março deste ano, quando serrou uma das grades que dava acesso ao pátio externo e fugiu da Delegacia de Pilões.

domingo, 23 de maio de 2010

Menino de 12 anos acha carteira com R$ 1 mil e devolve

Honestidade é uma virtude humana e significa falar a verdade ou executar um trabalho sem enganar ou fraudar. O fundamento da honestidade é refletido no termo honra e também na atitude do estudante Iago de Lima Carvalho, de 12 anos, que encheu os pais de orgulho no último sábado (22), na cidade de Pau dos Ferros. Ele encontrou uma carteira contendo R$ 1 mil e tomou sozinho a iniciativa de devolvê-la ao proprietário.

Iago Carvalho, que é filho do sargento PM João Inaldo de Carvalho e da Agente Comunitária de Saúde (ACS) Maria José, passava pelo cruzamento das ruas da Indenpendência e 13 de Maio, no Centro, por volta das 8h, quando visualizou a carteira de couro no asfalto. Ao abrí-la, o garoto verificou que havia uma quantia de R$ 1 mil em cédulas e todos os documentos do proprietário, identificado como Jair Filgueira Maia (foto).

O pai do estudante explicou que o filho saiu à procura do dono do carteira pela área, até que conseguiu a informação de que Jair Maia era frentista do posto II Melo. Lá, o garoto contou a história ao gerente, que ligou para o proprietário do objeto.

O frentista foi ao local e confirmou que a carteira o pertencia. Emocionado, ele agradeceu pela honestidade do garoto e o gratificou com R$ 50. Os dois tiraram fotos juntos e a atitude de Iago Carvalho ficou logo conhecida na cidade. Blogs locais publicaram a história e classificaram a iniciativa de Iago como um ato de heroísmo.

O sargento PM Inaldo, que é lotado no 4º Distrito de Polícia Rodoviária Estadual em Pau dos Ferros, conta como recebeu a notícia do filho. "Ele já chegou em casa dizendo 'pai, pai, encontrei uma carteira com mil reais, mas já localizei o dono e devolvi'", narrou. Orgulhoso, o pai elogiou o ato do filho. "Estou muito satisfeito com a atitude dele, principalmente por hoje em dia ser difícil alguém agir assim, especialmente uma criança", completou. Além de Iago, o casal ainda tem um filha, Iasmin de Lima Carvalho, de 3 anos.

Serviços de Pau dos Ferros são polarizados para outras 36 cidades

A edição deste domingo do Jornal De Fato traz matéria interessante sobre o desenvolvimento de Pau dos Ferros e os problemas trazidos com esse desenvolvimento.

Abaixo o texto, na íntegra!

Oficialmente, o município de Pau dos Ferros tem pouco mais de 27 mil habitantes, porém o quadro real do número de pessoas circulando na cidade diariamente passa de 50 mil, que vêm à procura de serviços públicos, privados, comércio e bancos. Se considerar as cidades da Paraíba e Ceará, convergem para Pau dos Ferros 1,2 milhão de habitantes.

Em se tratando de serviços públicos, Pau dos Ferros é ponto de partida para segurança, educação, saúde, água e energia. Em segurança pública, o 7° Batalhão de Policia Militar (BPM) dispõe de 420 homens para garantir o policiamento preventivo de 36 cidades. A Polícia Rodoviária Estadual tem apenas 22 policiais para se revezar e garantir a fiscalização do trânsito das 36 cidades.

Outro serviço que parte de Pau dos Ferros para o mesmo número de cidades é de polícia investigativa, que conta com poucos agentes/escrivãs e apenas um delegado: Inácio Rodrigues de Lima Neto. A Companhia Energética do Rio Grande do Norte (COSERN) e a Companhia de Águas do Rio Grande do Norte (CAERN) também têm escritório regional na cidade.

Se os serviços de segurança, energia, água e fiscalização do trânsito precisam sair para atender em outras cidades, os serviços oferecidos pelos bancos (Caixa, BB e BNB e Bradesco), comércio, educação e saúde obrigam o cidadão a se dirigir a Pau dos Ferros. Somente estudando nas redes pública, privada e filantrópica são 10.268 estudantes e esse número aumenta anualmente.

E nesse número não estão incluídos os alunos de cinco núcleos de universidades particulares que atendem a partir de Pau dos Ferros. A Central do Cidadão de Pau dos Ferros, segundo informa Eloíde Fernandes, atende de 900 a 1.600 pessoas por dia. "O principal atendimento oferecido aqui é com relação a emplacamento de veículos e emissão de documentos", explica.

Para se ter uma ideia do tamanho da movimentação nos bancos de Pau dos Ferros, a gerência geral da Caixa informou ao prefeito Leonardo Rego que a agência de Pau dos Ferros é a terceira que mais movimenta recursos no Estado. As demais agências também têm movimentação intensa, assim como é registrado o comércio e a industrial que atua no município.

Também é em Pau dos Ferros que são oferecidos, mesmo que de forma precária, serviços de saúde pública no Hospital Regional. A unidade não tem um número preciso de atendimento diário e, mesmo se tivesse, não correspondia ao quadro real, já que muitos dos pacientes, especialmente nas áreas de ortopedia e cardiologia da região se dirigem a Mossoró ou Natal em ambulâncias.

Não existe um número preciso de quantos veículos de transporte alternativo (irregular) chegam diariamente ao município de Pau dos Ferros das 36 cidades do RN e de outras 30 dos Estados da Paraíba e Ceará. O comandante da Polícia de Trânsito, Humberto Pimenta, acredita que sejam mais de 350 levando e trazendo pessoas procurando por serviços e comércio. As rodovias de acesso à cidade são relativamente boas, inclusive após a divisa entre o Ceará e a Paraíba.

Há feira livre na cidade e comércio informal e formal. O secretário de Tributação do Município de Pau dos Ferros, Francisco Correia, informa que atualmente existem cadastrados 1.250 prestadores de serviços e comerciantes em Pau dos Ferros. Interrompem e dificultam o tráfego nas ruas do Centro de Pau dos Ferros. "Das 22h às 5h, Pau dos Ferros fica deserta. Das 5h às 22h, circulam por semana algo torno de 250 mil pessoas de todas as cidades da região", explica.

Solução possível para o município crescer

Com tanta gente circulando nas ruas da cidade, é até natural que apareçam problemas. É o que o professor Gilton Sampaio observa principalmente em relação ao trânsito e ao meio ambiente. Na opinião dele, Pau dos Ferros está crescendo rápido e sem qualquer controle, observando construções praticamente dentro das áreas de rio e um trânsito caótico.

O prefeito Leonardo Rego reconhece o caos do trânsito, assim como várias construções que necessitam de melhor localização, como forma de facilitar o trânsito nas ruas e evitar possíveis prejuízos ao meio ambiente. Porém, ressalta que isso só é possível com um mecanismo legal (Plano Diretor), o que a Prefeitura ainda não dispõe, mas já está providenciando.

"Em 2006, fizemos a primeira tentativa através da Uern. Não foi possível. Em 2009, iniciamos um novo processo, desta vez contratando uma empresa especializada em estudos urbanos. A nossa meta é concluir o Plano Diretor até o final do ano, e nesse processo espero contar com o apoio dos nossos legisladores nos debates que vamos realizar", diz Leonardo Rego.

Sobre a questão do trânsito, o prefeito apontou duas soluções. A primeira, em caráter de emergência, contratar especialistas para sinalizar e fiscalizar o trânsito da cidade. A segunda, "conseguir com o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT) a construção do anel viário da cidade para desviar o tráfego pesado da Avenida da Independência", finaliza.

Trânsito e meio ambiente preocupam

Nem sempre Pau dos Ferros teve tanto vigor para crescer. Ganhou fôlego a partir de 2004, com o aquecimento da economia nacional. Junto, cresceu também o Campus Avançado Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, que em 2004 tinha 60 professores e hoje são mais de 160 educadores.

Em mesmo ritmo cresceu o número de atendimentos nas áreas de saúde e educação, segundo informa o prefeito Leonardo Rêgo, lembrando que foi necessário investir em calçamento de ruas, construção de praças, escolas e creches. "E como cresce muito rápido e o investimento mudou o quadro em Pau dos Ferros, mas é preciso muito mais", reconhece Leonardo Rego.

Neste intervalo, o número de PMs triplicou na cidade. O Estado havia iniciado investimentos em serviços de saúde, mas parou. O mesmo com relação ao saneamento básico, que atende apenas dois bairros. "Estamos com tudo pronto para recomeçar o projeto de saneamento para atender quase que 90% da área urbana", diz Anderson Araújo, do escritório da Caern.

O empresário "Ligeirinho", nos últimos seis anos, construiu quatro condomínios de apartamentos residenciais e está concluindo o quinto. "Estamos construindo uma grande creche no bairro Alto de São Geraldo, o mais populoso da cidade", diz o prefeito Leonardo Rego. "E é exatamente no setor de educação infantil que observamos uma carência maior na área de educação", explica o professor Gilton Sampaio, que analisa várias pesquisas nas áreas de educação e economia da região.

Agricultor é morto a tiros em João Dias

Foi morto a tiros o agricultor Edson Teles da Silva, de 29 anos, na zona rural de João Dias. O principal suspeito do crime, conhecido como Genildo Nazaré, também agricultor, encontra-se foragido.

De acordo com a polícia local, o homicídio se deu por volta das 9h. Edson da Silva morreu a caminho do hospital após ter sido atingido por três dos quatro tiros que teriam sido efetuados por Genildo Nazaré.

Segundo relatos de testemunhas, o principal suspeito fugiu do local em um veículo Fiat de cor azul, placas MNC-2995/PB, que foi abandonado próximo a um matagal.

A polícia ainda chegou a realizar buscas na área onde o carro foi encontrado, mas por ser um ambiente de mata fechada e composto por serras, o trabalho da polícia foi dificultado.

Quanto à motivação do crime, há informações de que existia entre os agricultores uma rixa antiga e que na semana passada eles haviam discutido.

O caso será investigado pela 8ª Delegacia Regional de Polícia Civil (8ª DRPC), em Alexandria.