sábado, 20 de dezembro de 2008

Justiça Eleitoral do RN diploma eleitos do Alto Oeste

A Justiça Eleitoral da 40ª Zona Eleitoral sediada no município de Pau dos Ferros, principal cidade do Alto Oeste potiguar realizou na última quinta-feira quinta, 18, a solenidade de diplomação dos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores eleitos na jurisdição da referida zona eleitoral que engloba vários municípios.

A entrega dos diplomas aos eleitos ocorreu nas dependências da Associação Atlético Banco do Brasil (AABB).

A solenidade de diplomação foi conduzida pela juíza eleitoral substituta, da 40ª Zona Eleitoral, Ana Orgett de Souza Fernandes Vieira.

Ao todo foram diplomados sete prefeitos, sete vice-prefeitos e 63 vereadores eleitos nas eleições municipais realizadas no dia 05 de outubro passado.

Sete cidades compoem a 40ª Zona Eleitoral

Sediada no município de Pau dos Ferros a 40ª Zona Eleitoral jurisdiciona mais seis municípios: Água Nova, Encanto, Francisco Dantas, Rafael Fernandes, Riacho de Santana e São Francisco do Oeste.

Dos sete postulantes ao cargo de prefeito dessas cidades, apenas quatro conseguiram se reeleger e/ou fazer seu sucessor.

Foram eles: Leonardo Rego, Iliene Ferreira, Raimundinho e Aníbal Lopes, respectivamente, municípios de Pau dos Ferros, Água Nova, Riacho de Santana e São Francisco do Oeste.

Nos outros três municípios, os resultados foram adversos aos chefes do executivo: Encanto, cujo vencedor foi Alberone Oliveira, Francisco Dantas, por sua vez, Gilson Campos e, ainda, em Rafael Fernandes, onde o jovem Nicodemos Júnior desbancou o candidato apoiado pelo prefeito Mário Oliveira, o advogado Vandeilson Oliveira.

Magistrada infatiza responsabilidade dos eleitos

Na solenidade, a juíza falou aos diplomados da responsabilidade do cargo e do compromisso que eles terão principalmente com os mais carentes e que eles possam desenvolver um bom trabalho em benefício da população.

A solenidade para entrega dos diplomas foi bastante concorrida, visto que os eleitores queriam ver de perto os seus candidatos serem diplomados, tanto os prefeitos como os próprios vereadores, todos bastante aplaudidos pelo público.

Cada prefeito, vice e também os vereadores reforçaram o compromisso assumido durante a campanha eleitoral, de trabalhar em prol do crescimento de suas respectivas cidades, retribuindo assim a confiança depositada por cada eleitor, através de seu voto no dia 5 de outubro deste ano.

Fonte: Gazeta do Oeste

TRE agenda nova eleição para 1º de março

O juiz eleitoral Luciano dos Santos Mendes, de Patu, agendou para o dia 1º de março as eleições suplementares para escolher o prefeito e o vice do município para os próximos quatro anos.

O candidato a prefeito que venceu a eleição deste ano, Ednardo Benigno de Moura, teve o registro de candidatura negado pela Justiça Eleitoral, por estar na lista negra do Tribunal de Contas da União e no Tribunal de Contas do Estado.

Diante do fato, a Prefeitura Municipal de Patu será comandada por quase três meses pelo vereador que for escolhido presidente da Câmara Municipal no dia 1ª de janeiro próximo.

Até o momento, não existe nenhuma definição política, que conduza a uma conclusão de quem seja o prefeito interino do município enquanto a Justiça Eleitoral realiza uma nova eleição municipal.

Policial é preso suspeito de ter assassinado casal de namorados

A polícia vem mantendo presa nas últimas 48 horas uma pessoa com fortes suspeitas de estar envolvida na prática de um duplo homicídio registrado no início da semana, quando foram assassinados os jovens Dayff Kenendy, 22; e sua namorada, adolescente Sanelle Lauane, 17.

Trata-se de um policial militar que, segundo a fonte informativa, é lotado em um destacamento da região. No entanto, o local e a identidade dele são mantidos em completo sigilo pela bacharela Maria Sheila de Freitas, delegada de Polícia Civil e responsável pela condução do inquérito policial.

Tanto em Martins como nas áreas circunvizinhas, a orientação era de que a imprensa fosse mantida eqüidistante do fato, mas a iniciativa não surtiu efeito.

A equipe de reportagem foi informada ainda que, desde o início da semana, logo depois que o corpo da jovem Sanelle Lauane foi encontrado, as primeiras suspeitas teriam acorrido para esta pessoa.

No entanto, nenhuma atitude poderia ser adotada pelos meios policiais em virtude da ausência de provas concretas.

O primeiro indício de seu envolvimento no caso se deu com a liberação de um laudo por parte do Instituto Técnico-científico de Polícia (ITEP) de Mossoró, onde o corpo da jovem e também de seu namorado foram necropsiados, onde constava que os orifícios encontrados na cabeça das duas vítimas haviam sido causados por projeteis de armas de calibre diferente de outras armas de fogo utilizadas na vida cotidiana.

Concluído uma das fases do processo investigativo, onde pelo menos um dos suspeitos, provavelmente o principal, foi localizado e detido, a polícia responsável pelas investigações parte agora para obter outros detalhes a cerca da grave ocorrência ocorrida nesta cidade e que deixou abalada toda a população da região serrana e área circunvizinha.

O possível criminoso, segundo informações, não pôde ser mantido preso na Delegacia de polícia local, que funciona no prédio do Destacamento da Polícia Militar (DPM) em virtude da falta de segurança e como forma de não promover algum sentimento de revolta na população, e que isso venha incorrer em conseqüências danosas à sociedade.

"Ele está preso, agora para onde foi levado, isso ninguém sabe. Somente a polícia", disse o informante.

Fonte: Gazeta do Oeste

Professor é julgado por matar aluno que não fez dever de casa

Um professor de matemática egípcio aparece diante de um tribunal neste sábado, acusado de espancar um aluno de 11 anos até a morte porque ele não havia feito o dever de casa.

O caso aconteceu em uma escola nos arredores de Alexandria, há dois meses e causou comoção nacional.

Depois de usar uma régua para punir o aluno, o professor Haitham Nabeel Abdelhamid, de 23 anos, teria levado o menino Islam Amr Badr para fora da sala de aula e dado pancadas violentas em seu estômago.

O aluno desmaiou e foi levado para o hospital. Mais tarde, teve uma queda repentina na pressão sangüínea e morreu de parada cardíaca.

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Suplentes terão que esperar até fevereiro

A decisão da Câmara Federal em barrar a proposta que aumenta o número de Vereadores em todo o país (ver matéria abaixo), surgiu como um balde de água fria nos planos dos mais de 7 mil suplentes brasileiros.

Em Pau dos Ferros dois vereadores terão que esperar, pelo menos até o mês de fevereiro para só depois poder comemorar uma possível convocação para assumir o mandato.

Na ponta da agulha estão os suplentes Francisco José de Aquino (Gordo do Bar) da coligação Trabalho e Progresso (DEM – PMDB) e Edgar Queiroz, da coligação Pau dos Ferros Para Todos II, formada pelos partidos PV, PRB e PT.

Câmara dos Deputados barra proposta que aumenta número de vereadores no país

O aumento no número de vereadores aprovado na noite desta quarta-feira (17) pelo Senado foi barrado pela Mesa Diretora da Câmara.

Os deputados entenderam que as alterações realizadas pelos Senadores na PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que ampliou dos atuais 51.924 para 59.267 --acréscimo de 7.343-- o número de cadeiras nas Câmaras Municipais de todo o país desconfiguraram o texto e, portanto, decidiram que não vão assinar a matéria impedindo que ela seja levada à promulgação pelo Congresso.

Com a decisão da Mesa, a PEC será devolvida ao Senado e o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), deve solicitar ao presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), que em seguida repasse a PEC aprovada pelos senadores para a análise da Câmara.

"Foi uma alteração substancial", disse o corregedor da Câmara, deputado Inocêncio de Oliveira (PR-PE).

Durante a votação no Senado, o relator da chamada PEC dos Vereadores, senador Cesar Borges (PR-BA), separou as duas partes principais da proposta: a composição e os gastos das Câmaras.

Na PEC aprovada pelo Senado consta apenas a parte do texto que recebeu o aval da Câmara no início do ano e altera a proporcionalidade de vereadores em relação ao número de habitantes do município.

Prova de amor maior não há...

Na última terça-feira, pela manhã, na Maternidade Santa Luiza de Marilac, em Pau dos Ferros, acompanhei uma cena que me chamou atenção.

Um casal oriundo do Alto São Geraldo chegou com uma criança para realizar o teste do pezinho...

Até aí tudo bem!!!

A surpresa veio no momento em que a enfermeira perguntou o nome do menino.

Sorridente, o pai respondeu:

- Ele se chama Leofá!

Achei estranho mais fiquei na minha.

Após realizar o procedimento, o casal saiu da Maternidade e então o homem olhou para mim e completou:

- O nome dele é uma homenagem a Leonardo e Fabrício, coloque lá no seu blog!

E aqui está o registro da homenagem de um pai de família a nova formação do executivo pau-ferrense.

Mas, se essa onda pega...

E do jeito que se encontra o radicalismo político em Pau dos Ferros, não se admire se aparecer, jajá, algum “Nilxá”, em homenagem à chapa adversária.

Haja criatividade, haja paciência e sofrimento... Pobres meninos!!!

População do Encanto comemora recebimento do Selo Unicef

A população do município de Encanto comemora, desde meados da semana passada, um momento impar em sua história, que foi a conquista do prêmio Selo Unicef.

"Para nós, isso se traduz em uma dádiva, uma glória. Receber este prêmio é saber do reconhecimento do trabalho que a administração Gonçalo Neto fez ao longo destes anos em beneficio das pessoas mais carentes investindo recursos na educação, saúde e Assistência social", disse a articulado do projeto Arlene Maria Chaves.

Na quarta-feira da semana passada, dia 10, uma caravana formada por alunos e professores esteve na cidade de Natal...

Lá, assistiram à entrega dos prêmios que consta do reconhecimento pela organização internacional e ainda o recebimento em dinheiro, da quantia de R$ 40 mil que foi entregue pela própria governadora Wilma de faria.

A solenidade de premiação aconteceu no Centro de Convenções e contou ainda com a participação de representantes dos poderes legislativo e judiciário.

Senado aumenta em 7.343 número de vereadores

O Senado aprovou na madrugada desta quinta-feira a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que aumenta dos atuais 51.924 para 59.267 --acréscimo de 7.343-- o número de cadeiras nas Câmaras Municipais do país.

A emenda será promulgada pelo Congresso ainda hoje e entra em vigor imediatamente.

O Senado aprovou ainda uma outra PEC que confirma a criação de 57 municípios que estavam ameaçados de extinção.

A primeira proposta altera a proporcionalidade de vereadores em relação ao número de habitantes do município. São criadas 24 faixas de número de vereadores: os municípios com até 15 mil habitantes terão nove vereadores, enquanto os municípios com mais de 8 milhões de moradores terão 55 vereadores.

TSE não autoriza validade de projeto para 2009

O projeto previa que a alteração no número de vereadores já valesse para os eleitos em 2008, mas uma interpretação do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) desautoriza que os novos 7.343 legisladores assumam em 2009...

Porém, o texto dá margem para o encaminhamento de recursos à posição do tribunal.

A PEC foi aprovada devido a um acordo de líderes que permitiu a realização de sessões extraordinárias seguidas, contando prazos de votação --a PEC precisa ser discutida por cinco sessões, em primeiro turno, e por três, em segundo turno.

No primeiro turno, a emenda recebeu 54 votos favoráveis, cinco contrários e uma abstenção. Poucas horas depois, no segundo turno, ela obteve 58 a favor, cinco contra e uma abstenção.

Justiça termina hoje diplomação de eleitos

A juíza substituta da 4ª Zona Eleitoral, Ana Orgett de Souza Fernandes Vieira vai diplomar hoje, às 19h, os eleitos dos municípios de Água Nova, Rafael Fernades, Encanto, Francisco Dantas, São Francisco do Oeste, Riacho de Santana e Pau dos Ferros.

A solenidade acontece na Associação Atlética do Banco do Brasil, AABB.

Já a juíza eleitoral Ticiane Maria Delgado Nobre diplomou hoje, às 8h30h, os eleitos de Antônio Martins, Serrinha dos Pintos e Martins.

Aconteceu às 9h em São Miguel a diplomação dos eleitos em Coronel João Pessoa, Dr. Severiano, Venha Ver e São Migual.

A Justiça Eleitoral de Apodi diplomou seus eleitos ontem e também foram diplomados os eleitos de Felipe Guerra, Severiano Melo, Itaú e Rodolfo Fernandes.

Em Antônio Martins, será diplomado o prefeito eleito Edmilson Fernandes de Amorim, do PT, que foi candidato único à sucessão do atual prefeito Zé Júlio, também do PT.

Em Serrinha dos Pintos, será diplomado o prefeito reeleito Francisco das Chagas de Freitas, o 'Chiquinho' (PSB), que conseguiu se reeleger numa campanha acirrada contra o atual vice-prefeito Ledimar Fernandes, do PR.

Os vereadores e os suplentes também serão diplomados.

Em Martins, será diplomada prefeita Maria José de Oliveira Gurgel Costa, 'Mazé, que derrotou nas urnas o atual prefeito do município, Haroldo Teixeira. Os vereadores, suplentes e vice-prefeita Olga Fernandes também serão diplomados.

A juíza eleitoral Ticiane Delgado presidirá a solenidade no Auditório do Fórum Municipal.

Na Zona Eleitoral de Pau dos Ferros, a Justiça Eleitoral vai diplomar os eleitos de quase dez municípios do Alto Oeste potiguar.

Governo convoca 600 aprovados em 2006

O Governo do Estado autorizou a convocação de mais 600 aprovados no Concurso Público realizado em 2006 para ingresso na Polícia Militar do Rio Grande do Norte.

A relação, além de ser publicada no Diário Oficial do Estado, vai estar disponível também no site oficial da Polícia Militar do Rio Grande do Norte.

No total, 668 homens serão convocados a realizar o teste físico para que se cumpra o percentual extra de 20% de candidatos suplentes (52 já realizaram o teste físico na convocação anterior).

O crescimento da violência na capital e no interior forçou o Governo do Estado a fazer a convocação dos aprovados no concurso de 2006.

Todos os aprovados na região da Grande Natal deverão comparecer nos dias 26 e 27 de janeiro de 2009 no Caic de Lagoa Nova (Avenida Jerônimo Câmara, s/nª), às 7h30 da manhã, para realizarem as provas físicas, que constam em trações em barra, corrida de 1.500 metros, flexão de braço, abdominais e meio sugado.

Candidatos de outras cidades farão os testes físicos descritos nos dias 28 e 29 de janeiro, nas referidas cidades aprovadas, nos mesmos horários.

CGU e TCE se unem contra corrupção

A Controladoria Geral da União se uniu ontem ao Tribunal de Contas do Estado para desenvolver ações de cooperação institucional, voltadas para fiscalização, auditorias e orientação dos municípios.

A meta é orientar os gestores públicos a não cometer atos que tragam prejuízos aos cofres públicos e consequentemente à população.

A solenidade, que aconteceu ontem, contou com a presença dos representantes dos dois órgãos.

O conselheiro Paulo Roberto Chaves Alves, acompanhado da presidente eleita para o próximo biênio, conselheira Maria Adélia de Arruda Sales Souza, do TCE, enalteceram a parceria, dizendo que é o caminho correto em prol do cidadão.

O termo de cooperação técnica foi assinado também por Moacir Rodrigues de Oliveira, chefe do CGU no Rio Grande do Norte.

Segundo Moacir, a parceria vai possibilitar que CGU e TCE trabalhem em conjunto em muitas ações, possibilitando a complementariedade de informações, tanto do ponto de vista da fiscalização nos municípios dos recursos federal e estadual, quanto na orientação dos municípios para a criação do próprio controle interno.

Menina encontra R$ 20 mil dentro de casaco doado aos desabrigados de SC

Uma menina de 5 anos encontrou R$ 20 mil escondidos em um casaco recebido por sua familia como doação após eles perderem tudo na região do Alto Baú, em Ilhota, no vale do Itajaí, Santa Catarina.

A menina brincava com o casaco quando encontrou o dinheiro na manga da roupa. Nem a mãe, nem a tia haviam se interessado pela peça.

O avô da criança, Daniel Manoel da Silva, 58, foi atrás do doador, que mora em Concórdia, meio-oeste catarinense, para devolver o dinheiro.

Segundo ele, se o dinheiro fosse doado diretamente a ele, teria aceitado pois eles necessitam, mas devolveu por uma questão de principios familiares.

O dono do dinheiro lhe deu mil reais pela honestidade.

Fonte: IG

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Garibaldi é confirmado como candidato do PMDB à Presidência do Senado

O senador Gerson Camata (PMDB-ES) anunciou há pouco em Plenário, durante a ordem do dia, que o PMDB confirmou a indicação de Garibaldi Alves Filho para disputar a Presidência do Senado no período entre 2009 e 2011.

A indicação foi feita durante reunião da bancada ocorrida nesta tarde.

Atual presidente do Senado, Garibaldi foi eleito em dezembro do ano passado para completar o mandato deixado pelo senador Renan Calheiros, que renunciou ao cargo.

Além de Garibaldi, já foi confirmada a candidatura do senador Tião Viana (PT-AC), atual 1º vice-presidente da Casa.

Concurso não traz mudanças para Pau dos Ferros

Praticamente nenhuma mudança no quadro caótico da saúde no Alto Oeste. Ontem foi divulgado no Diário Oficial do Estado (DOE) o resultado final do concurso público para o preenchimento dos quadros da Secretaria Estadual de Saúde Pública (SESAP).

Dos 55 mil candidatos que concorreram às vagas oferecidas pela Secretaria, foram aprovados cerca de 2.800.

A expectativa da Sesap é que o concurso supra a carência de pessoal nos hospitais, unidades de referência e órgão central.

No entanto, dos 64 cargos com vagas disponíveis, quatro não tiveram nenhum candidato aprovado. São eles: farmacêutico bioquímico com mestrado em biologia, médico especialista em genética, médico especialista em psiquiatria infantil e médico neurocirurgião.

O governo prometeu avaliar de que forma vai resolver o problema da falta destes especialistas na rede estadual.

Segundo a assessora de comunicação da Sesap, Stella Dantas, a situação no Alto Oeste se mantém, na espera que o concurso minimize as deficiências.

Aprovação de profissionais não resolve problema no “Cleodon Carlos”

O concurso não resolve a carência dos profissionais no Hospital Regional Cleodon Carlos, da cidade de Pau dos Ferros, principal unidade referencial de saúde da região.

Apenas um ortopedista e um anestesiologista passaram no certame, quando eram necessários pelo menos três especialistas de cada área para atender a demanda local.

Segundo o diretor administrativo do Hospital, Lucas Batalha, são necessários quatro anestesistas e quatro ortopedistas, fora os plantões eventuais, para atender ao número de atendimentos diários.

"Hoje nós só temos um anestesista porque o outro pediu aposentadoria compulsória", disse Lucas.

Promotora deve se pronunciar nos próximos dias

A falta de ortopedista não é mais novidade. Há pelo menos dois anos a unidade não conta com esses profissionais e os que atuavam com contratos provisórios não puderam renovar devido a uma determinação do Ministério Público.

A carência de material humano tem feito os pacientes do segundo maior hospital do Oeste procurar atendimento em Mossoró, Natal e até Souza, na Paraíba.

A promotora Patrícia Antunes Martins disse que iria se pronunciar sobre o fato logo após fosse divulgada a lista final do concurso público.

Caso não seja apresentada uma solução para a falta de médicos em Pau dos Ferros, ela irá determinar que o Estado apresente alternativas para o problema.

Secretário promete remanejar médicos

Remanejar profissionais de outras regiões. Essa foi a promessa do Secretário Estadual de Saúde, George Antunes, ao diretor administrativo do Hospital Regional Cleodon Carlos, Lucas Batalha, em reunião recente em Natal.

Segundo Lucas, o secretário havia pedido tempo até que se divulgasse a lista final do concurso, com a possibilidade de buscar, em outras regiões, os especialistas que estiverem faltando em Pau dos Ferros.

Diante da falta de perspectiva e problemas constantes em todo o Estado, as autoridades da saúde na região acham pouco provável que a Secretaria consiga redistribuir os médicos, principalmente pela ausência de profissionais especialistas no mercado de trabalho.

A alternativa no Alto Oeste, de acordo com Lucas Batalha, é refazer os contratos com os profissionais da cidade, até que se faça outro concurso público.

Em Natal, os deputados Leonardo Nogueira (DEM) e Getúlio Rego (DEM) defendem a continuação da parceria com as cooperativas médicas.

Fonte: De Fato

Fabrício pode ser a única cota do PMDB no governo Leonardo

O jornal De Fato, da cidade de Mossoró, traz matéria, em sua edição de hoje, que contrariam as informações de pessoas próximas à administração do prefeito Leonardo Rego (DEM), sobre a reforma no secretariado para o mandato 2009 – 2012 (ver matéria abaixo).

De acordo com o jornal, Fabrício Torquato poderá ser a única cota do PMDB no governo leonardista. Veja matéria na íntegra:

“O prefeito Leonardo Rego (DEM) continua fazendo mistério sobre o secretariado que atuará em sua próxima gestão a partir de janeiro do ano que vem. Este mês ele terá de anunciar as prováveis mudanças e ainda definir quem será o novo presidente da Câmara Municipal, já que os dois nomes: Manoel Florêncio (PMDB) e Eraldo Alves (DEM), dispostos a concorrer ao cargo, esperam a sua intervenção.Apesar de manter segredo, não é novidade no município a informação de que o vice-prefeito eleito, Fabrício Torquato (PMDB), comandará a pasta da saúde, no lugar do atual secretário Boanerges de Freitas Barreto Filho. A professora Maura Cavalcante, dissidente do grupo tradicional do Partido dos Trabalhadores (PT), chegou a ser convidada para assumir a pasta da educação no posto de Genilda de Aquino, mas recusou, alegando incompatibilidade profissional com o trabalho na universidade.No mais, parece que não haverá mudanças. Alexandre Aquino continua na chefia de gabinete, Emília Suzana Lopes na Habitação e Assistência Social e Francisco Paula Neto na Secretaria de Finanças.A expectativa é que o nome do grupo que fará a administração em 2009 seja divulgado depois do dia 19 após a diplomação do prefeito. A decisão de inserir Fabrício na saúde poderá adiar mais uma vez os planos de Manoel Florêncio para a presidência do legislativo, já que esse poderá ser o único espaço da cota peemedebista no governo Leonardo Rego.”.

Décimo terceiro salário entra na conta na próxima sexta-feira

Os servidores públicos da Prefeitura de Pau dos Ferros receberão a segunda parcela do 13º salário no próximo dia 19, sexta-feira.

O funcionalismo municipal pau-ferrense recebe 50% do décimo terceiro no dia do aniversário e os outros 50% no fim do ano, alguns que aniversariam agora em dezembro vão receber o 13º de forma integral.

Fabrício vai para Saúde e outras mudanças serão anunciadas

Assim como afirmamos em primeira mão, dias após o fim das eleições, o odontólogo e vice-prefeito eleito, Fabrício Torquato (PMDB), assumirá a Secretaria Municipal de Saúde, a partir de 1º de janeiro.

A informação foi confirmada hoje, após um encontro decisivo ocorrido no último fim de semana entre o prefeito Leonardo Rego (DEM) e lideranças peemedebistas.

De acordo com a fonte, o partido do vice-prefeito eleito comandará mais duas secretarias, além da saúde.

Por enquanto, o que se comenta é que a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos também será comandada por peemedebistas. Uma suposta quarta secretaria ainda é uma incógnita.

O blog tentará contatos para informar sobre os desdobramentos futuros.

Vale a pena esperar!!!

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Garibaldi diz que candidatura ao Senado `não é bucha de canhão´

Na expectativa de ser escolhido nesta quarta-feira como candidato do PMDB à presidência do Sendo, o senador Garibaldi Alves (PMDB-RN) confirmou hoje sua intenção de ser reeleito para o comando da Casa ao afirmar que sua candidatura não é "bucha de canhão nem instrumento de ninguém".

Garibaldi disse que não será usado pelo PMDB enquanto o partido não define o seu candidato apenas para isolar o petista Tião Viana (AC) na disputa.

"Eu não sou bucha de canhão, não sou instrumento de ninguém. Eleição não é brincadeira. Não vejo ninguém no partido querendo conduzir isso dessa maneira. Eu acredito nos companheiros do partido, na liderança do partido, acredito que todos estão levando tudo isso a sério", afirmou.

Apesar do regimento da Casa proibir que o presidente dispute a reeleição na mesma legislatura do Congresso, Garibaldi tem em mãos um parecer do jurista Francisco Rezek que considera legítima a sua candidatura, uma vez que foi eleito para um mandato-tempão no lugar do ex-presidente Renan Calheiros (PMDB-AL).

Petista ameaça disputa no tapetão

O PT ameaça recorrer da candidatura de Garibaldi com o argumento de que fere o regimento do Senado. Garibaldi, porém, disse que vai ganhar as eleições no voto, embora a senadora Ideli Salvatti (PT-SC) tenha anunciado que pretende recorrer da candidatura do peemedebista.

"É direito dela [Ideli], eu não sei como é esse direito dela de recorrer. Eu acho que nós deveríamos decidir na eleição e não no tapetão. Tem que decidir", afirmou.

Garibaldi reiterou que abre mão da sua candidatura se o senador José Sarney (PMDB-AP) se mostrar amanhã disposto a concorrer à presidência da Casa, o que segundo o peemedebista ainda não ocorreu.

"Na hora que ele [Sarney] quiser ser candidato, ele será o candidato, não tenhamos a menor dúvida. Agora, está se afunilando o processo. Ele continua dizendo que não será candidato, o partido optou pela candidatura própria, daí porque estou levando o meu nome para que tudo isso seja decidido amanhã. Ele [Sarney] está decidido a me apoiar", afirmou.

Presidente espera contar com bancada de oposição

Garibaldi espera reunir os votos da oposição e de parte da base aliada governista em torno de sua candidatura.

Como o PMDB é a maior bancada na Casa, os votos do partido serão decisivos para escolher o novo presidente do Senado.

"O Tião Viana, até agora, é candidato do PT e de um partido ou outro da base do governo. Mas não é o candidato totalmente da base do governo. Tanto que o PMDB quer apresentar um candidato próprio, e o PMDB é da base do governo até provem o contrário. Vocês acham que não é?", questionou.

Garibaldi minimizou as especulações de que o Palácio do Planalto trabalha contra a sua candidatura depois que ele tomou medidas que desagradaram o governo, como devolver ao Poder Executivo a medida provisória das Filantrópicas.

"O Palácio do Planalto não tem nada a temer. Eu sou apenas um presidente que zelo pela instituição. Mas inclusive eu faço parte da base do governo", afirmou.

Aliados de Sarney querem adiar escolha

O senador espera que o partido defina amanhã, na reunião da bancada de senadores, o nome do candidato que vai disputar com Viana o comando do Senado.

A Folha Online apurou que o grupo aliado de Sarney trabalha para deixar a escolha para 2009, embora Garibaldi e o senador Valdir Raupp (PMDB-RO), líder do partido, sejam contrários ao adiamento da escolha.

"Eu acho que o partido já decidiu que vai ter candidato. Como é que o partido decide que vai ter candidato e não tem? Se ele decide que vai ter, ele tem que ter. Ou tem ou não tem. Eu vou testar isso amanhã", disse.

Fonte: Folha Online

Dupla assalta vigia em casa e leva moto e R$ 40 mil

O vigia José Caboclo Filho, de 60 anos, foi assaltado dentro de casa, no município de Almino Afonso, na noite desta segunda-feira (15).

De acordo com informações do 7° Batalhão de Polícia Militar, com sede em Pau dos Ferros, os acusados subtraíram uma moto e a quantia de R$ 40 mil.

Uma dupla ainda não identificada pela polícia chegou à residência do funcionário público e fingiu pedir uma informação.

Quando o vigia foi atendê-los na calçada, segundo relatou à PM, foi rendido, e o assalto foi anunciado.

Armados, os dois homens levaram uma motocicleta Honda CG 150 Titan, de placas MYQ-5533/RN, e a quantia em dinheiro de R$ 40 mil...

Depois, evadiram-se do local sem deixar pistas. O delegado regional de Patu, Roberto Moura, irá investigar o caso.

Serviço militar poderá se tornar obrigatório para as mulheres

A obrigatoriedade do serviço militar para os homens maiores de 18 anos não é mais novidade.

Entretanto, uma proposta para tornar obrigatório o serviço militar também para as mulheres está sendo discutida.

A intenção das autoridades militares brasileiras é que o serviço seja obrigatório para atender a nova estratégia de defesa do país, cujo lançamento está previsto para esta quinta-feira, 18.

As autoridades militares querem que as mulheres atuem prioritariamente nos setores administrativos e nas áreas de saúde e intendência – suprimento de alimentos e outros insumos –, deixando para os homens apenas o treinamento militar.

O tempo de serviço estudado para elas será igual ao dos homens, ou seja, dos 18 aos 19 anos.

Cai número de cheques devolvidos em 2008

A Associação Brasileira para Valorização do Cheque apontam para uma queda superior a 10% na devolução de cheques para 2008 em relação a 2007.

Essa análise é fundamentada em dados oficiais publicados pelo Banco Central do Brasil somados a dados de comportamento de mercado avaliados pela entidade.

A ABVCheque estima ainda que em 2008 deverão ser 84,6 milhões de folhas devolvidas contra 95,6 de 2007.

Já em valores, os números serão muito próximos, quase não havendo alteração.

Isto representa uma queda significativa, pois o mesmo estudo prevê um aumento na movimentação de 2008 em mais de R$ 130 bilhões de cheques compensados, três vezes mais que o previsto pelos cartões no mesmo período.

Senado devolve esperanças a suplentes pau-ferrenses

A aprovação da chamada ‘‘PEC dos Vereadores’’, que aumenta em seis mil o número de parlamentares em todo o país, pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado na quarta-feira, reacendeu a discussão sobre o assunto.

Caso seja aprovada no plenário ainda este ano, a Câmara Municipal de Pau dos Ferros passará de 09 a 11 cadeiras já na legislatura que se inicia em primeiro de janeiro.

Caso entre em vigor para a próxima legislatura, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN), através da 40ª Zona Eleitoral terá que recalcular o coeficiente eleitoral e identificar os dois novos vereadores.

Isto porque o coeficiente eleitoral é medido a partir da divisão do total de votos válidos pelo número de vagas da câmara.

Com base nesse número e considerando o percentual de votos para cada coligação, é possível fixar quantos parlamentares serão indicados a mais por cada uma delas.

Texto que reduz despesas foi desmembrado

O problema é que o relatório aprovado na CCJ do Senado suprime o artigo 2º da proposta aprovada pela Câmara Federal.

Este artigo trata da redução do repasse destinado pelas prefeituras às câmaras municipais.

A PEC estabelecia que poderiam ser gastos com a câmara municipal o mínimo de 2% e o máximo de 4,5% do orçamento do município.

Atualmente, os gastos variam de 4,5% a 8% do orçamento municipal. Como houve alteração do texto original, a matéria terá que voltar à Câmara para nova análise, o que pode atrasar o processo.A proposta altera a determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) confirmada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que fez com que 2,4 mil municípios tivessem suas câmaras municipais reduzidas, já que a determinação da Justiça criou 36 faixas de limite de vereadores e fez com que municípios com até 47 mil habitantes ficassem com o número mínimo de vereadores: nove.

Isso fez com que o número de vereadores passasse de 58 mil para 51 mil.Agora, foram estabelecidas 24 faixas de limites de vereadores para os municípios.

Aqueles com até 15 mil habitantes terão o mínimo de nove e os com mais de oito milhões de habitantes terão o máximo de 55 vereadores.

O total de vereadores passará a ser 57 mil. “Não é o que era antes, mas padronizou mais”, disse o relator da proposta, senador César Borges (PR-BA).

Coluna de Buguinha Saldanha no jornal Resenha

A maquiagem
Ao longo de quatro anos a frente do executivo Pauferrense, o prefeito Leonardo Rêgo (DEM) encerra seu mandato como sendo o que mais fez pela cidade no quesito maquiagem. A prova disso, por exemplo, é possível ver a olho nu. Embora pequenas e sem estruturas, as obras na maioria das vezes estão aportadas em locais estratégicos. O objetivo é chamar atenção dos visitantes que por aqui passam, e se encantam com tamanha beleza. É necessário conhecer de perto a realidade de nossa gente. O povo pobre e sofrido de Pau dos Ferros está escondido em meio ao descaso, e a falta de sensibilidade deste governo, que optou em governar para os ricos, distorcendo completamente seu discurso de outrora, alicerçado a atender o desejo incondicional da minoria. E assim caminha a humanidade, cada um tem o prefeito que merece.

Nações Unidas, na Europa funciona. Aqui não!
Enquanto a avenida da independência encontra-se devidamente iluminada, o bairro nações unidas sofre com a falta de iluminação. Aliás, foco de luz por lá somente por meio de pisca – pisca de enfeites natalinos de algumas residências. Até parece piada, mais é verdade o que estamos atestando. É desta forma que trabalha a atual administração, pincela daqui, lambuza de lá, e o povo alheio aos acontecimentos em sua volta. Muitos direcionam seus olhos para a praça de eventos, iluminação de algumas ruas, recuperação da praça da matriz, dentre algumas outras obras maquiadas com o dinheiro público. O fato é que na sua plenitude inúmeras famílias estão passando fome, nos principais bairros periféricos de nossa cidade. Outro agravante é a falta de saneamento nestas localidades, que por sua vez agonizam a espera de um governo que vira as costas para esta triste realidade. Isso que é bonito, não é prefeito?

Oito anos de radicalismo
A cidade de Pau dos Ferros convive há exatos oito anos com o radicalismo implantado pela turma GG da política provinciana. Como explicar esse paradigma? É muito fácil, a capital do alto oeste sempre foi uma cidade de muro baixo, de povo hospitaleiro em sua essência, que vez ou outra permite que esse tipo de gente finque suas bandeiras nas trincheiras gloriosas de nossa terra. Verdadeiros coronéis que cultuam ainda a prática arcaica de perseguir seus opositores, que os tratam de inimigos pessoais e não políticos, que cessão princípios constitucional como liberdade de expressão e livre manifestação do pensamento, e por fim não se dão o respeito, quando se faz discordar de vossas opiniões.

Oito anos de radicalismo II
A história política de Pau dos Ferros até então, sempre foi marcada pela a discussão de idéias, gerenciamento participativo, e respeito a decisões coletivas. No passado era tradicional o derrotado ligar para o vencedor parabenizando pela a vitória. O que se ouve na atualidade, são ofensas, discursos inflamados, difamatórios, que promovem nas ruas brigas, discussões e até mortes. A comunicação irresponsável destas pessoas por meio de emissora de rádio sem credibilidade reforça a tese que estamos em meio a uma guerra sem precedentes. Onde vamos parar meu povo? O mais triste é ter que conviver com 6 dúzia + 3 de políticos pusilânimes, que escutam tudo, ficam calados, e as vezes batem até palmas. Viva a democracia!

Sem História
Gostaria muito poder entender de fato, o que realmente esta acontecendo com nossa cidade. Aos poucos tudo está mudando, enquanto pequenas cidades cultuam suas raízes, sua história, sua cultura, Pau dos Ferros se entrega ao modernismo. Reformas em prédios históricos, praças, escolas, etc. Até a prefeitura quiseram demolir. Também pudera o cara não é daqui mesmo, seus secretários também não são, a onda é pintar, bordar e fazer acontecer. Em conformidade a música “Deixa acontecer naturalmente”.

Escolha do Presidente
Disputa polarizada na casa legislativa Pauferrense, de um lado Manoel Florêncio-PMDB, homem de confiança de Maria Rego. Do outro Eraldo Alves-DEM, líder do governo na atual legislatura. Esse último conta com respaldo dos demais pares eleitos pelo o seu partido, e meio que timidamente a confiança de alguns vereadores da ala oposicionista. Já Manoel Florêncio-PMDB correndo por fora, seria uma espécie de pedra no sapato do prefeito Leonardo Rêgo. Isso porque, embora “Aliado” o Manezão poderá vir a ser eleito com os votos da oposição, caso o prefeito venha optar pelo o nome de Eraldo Alves-DEM, o que seria um tiro no pé, quanto às pretensões de Leonardo. Aguardemos, pois!

Campeonato Estadual
Em janeiro começa o campeonato estadual, promovido pela FNF (Federação Norteriograndense de Futebol), a notícia chega a ser impactante para os abnegados desse esporte, principalmente aqueles que desfrutaram das glorias, alegrias e tristezas de nosso representante provinciano, a nossa inesquecível Sociedade Esportiva Pauferrense, que prematuramente sucumbiu do certame onde triunfou por diversas vezes de forma valente. A nós resta apenas a saudade, e a certeza de que um dia quem sabe voltaremos a proporcionar o espetáculo do futebol show, e a arte indescritível de nossos atletas aqui revelados. Se depender do Menino Maluquinho (Ziraldo) vai demorar e muito!

Corrida Maluca – Parte II
A corrida seguia calma, quando de repente um acidente envolvendo o carro de Dick Vigarista que entrava nos boxes para o reabastecimento de “gasolina”, colidiu de frente com um carro de cor preta com a identificação PF -MSO em sua lataria. O mesmo era o carro de segurança substituindo o “SAFETY CAR”. Os comissários estão reunidos averiguando o caso, e muito provavelmente punirá a equipe de Dick Vigarista no início da próxima temporada, prevista para março de 2009. Fiquemos no aguardo!

Rápidas
@ Ao término do seu primeiro mandato, o prefeito Leonardo se quer terá aprendido os limites territoriais de Pau dos Ferros. Isto porque se percebe a falta de conhecimento do chefe do executivo quanto ao nome de algumas ruas da cidade. Imagine você além fronteiras! GPS já.

@ Na esfera estadual comenta-se lá pelas bandas da capital, que o ex-senador Geraldo Melo reforça o coro do tucanato quanto à indicação do senador José Agripino-DEM para compor como vice na chapa presidencial encabeçada pelo o atual Governador de São Paulo José Serra-PSDB.

@ O baixinho de bobo não tem nada. Com esta possibilidade abriria espaço para o “Tamborete” voltar a disputar uma vaga no senado, sabendo ele que terá novamente um páreo dificílimo. Coragem e que não falta ao homem!

@ A decoração natalina da pizzaria água na boca é algo esplendoroso. A iniciativa além de oportuna nos faz reportar a capital do estado. Até parece que estamos no natal em Natal. Parabéns!

@ Algumas igrejas do ramo evangélico em nossa cidade têm por obrigação investigar a vida de seus fies. Do ponto de vista em que envolve a moralidade e o principio, é legal fazê-lo. As descobertas tem sido reveladoras, aliás, não custa nada lembrar “Guardai-vos dos falsos profetas, que vêm a vós disfarçados em ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores” (Matheus 7:15)

@ Ao final gostaria de desejar a todos um feliz natal repleto de paz, amor e prosperidade. E um ano novo repleto de grandes realizações. Saúde amor e paz. Feliz 2009!

Coluna redação do jornal Resenha

COISA SÉRIA
Denuncias chegadas ao Jornal Resenha dão conta que um processo corre na Vara Criminal desta comarca envolvendo uma diretora de escola pública e um aluno que foi, segundo ele, expulso do estabelecimento de ensino pelo fato de ser homossexual. O clima esquentou!!!

SUCESSÃO
Os bastidores da política de Pau dos Ferros continuam fervendo. A disputa continua. Dessa vez pelo comando da Câmara Municipal. Os vereadores Eraldo Alves (DEM) e Manoel Florêncio (PMDB) travam uma verdadeira batalha pelo comando do Legislativo municipal. O fato é que o prefeito Leonardo Rego (DEM), já começou a trabalhar, silenciosamente, o nome do seu protegido.

INTERNACIONAL
O Departamento de Educação do Campus Avançado “Profª. Maria Elisa de Albuquerque Maia” (CAMEAM) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) realizou de 27 a 28 de novembro na sede do Campus Universitário de Pau dos Ferros/RN o I Fórum Internacional de Pedagogia (I FIPED).

INTERNACIONAL II
O evento proporcionou conferências, palestras, mesas-redondas, grupos de trabalhos, oficinas e atividades artístico-culturais, e contou com convidados, como a participação de graduandos, graduados e profissionais de universidades do Brasil, da Espanha, do Peru e de Portugal.

AIDS
Segundo o boletim epidemiológico, divulgado pelo Ministério da Saúde, o Rio Grande do Norte é o estado do país com menor incidência de casos de AIDS, com apenas nove ocorrências a cada 100 mil habitantes. No outro extremo da tabela, o Rio Grande do Sul passou à frente do Rio e de Santa Catarina em 2006 e tornou-se o estado com maior taxa de incidência no país. São 36,5 casos a cada 100 mil habitantes.

ABSURDO
O Brasil tem 455 municípios sem médicos, de um total de mais de 5.560 cidades no país. No Rio Grande do Norte, segundo da Organização Mundial de Saúde, faltam médicos em 11 cidades, sendo Água Nova, Bento Fernandes, Galinhos, Lajes Pintadas, Lucrécia, Paraú, Santa Maria, Pedra Grande, Rodolfo Fernandes, São Francisco do Oeste e Senador Georgino Avelino.

DIPLOMAÇÃO
A Justiça Eleitoral da 40ª Zona Eleitoral sediada em Pau dos Ferros, principal cidade do Alto Oeste potiguar realizará, no dia 18, às 20h, nas dependências da Associação Atlético Banco do Brasil (AABB) a diplomação dos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores eleitos da 40ª Zona Eleitoral que engloba vários municípios. A diplomação será feita pela juíza, substituta, da 40ª Zona Eleitoral, Ana Orgett de Souza Fernandes Vieira.

DIPLOMAÇÃO II
Serão diplomados 07 prefeitos, 07 vice-prefeitos e 63 vereadores eleitos nas eleições municipais realizadas no dia 05 de outubro passado. Sediada em Pau dos Ferros, a 40ª Zona Eleitoral jurisdiciona mais 06 municípios: Água Nova, Encanto, Francisco Dantas, Rafael Fernandes, Riacho de Santana e São Francisco do Oeste.

Coluna de Glauber Nascimento no jornal Resenha

Que seja eterno enquanto dure
Numa retrospectiva de 2008 a campanha política ganha um imenso espaço, nada é tão lembrado como os casos, e até causos, do período eleitoral. O tempo total de campanha compreende pouco mais de três meses, mas parece que dura o ano inteiro, é sempre assim. Porém as lembranças do embate eleitoral, pelo menos para alguns, duram justamente um ano, mas há quem esqueça em bem menos tempo. Digo isso pelo simples motivo: os amigos de hoje, ou melhor, os aliados de hoje são os adversários de ontem e na metamorfose da política não se surpreenda se esses “amigos” forem severos adversários amanhã. Não existe um prazo de validade, ou seria fidelidade, não sei. Talvez dois anos seja o tempo, pois de dois em dois anos há campanha. 2008 já era. Que venha 2009 com os acenos e os ensaios para a campanha de 2010. Sim, quer uma dica? Não se desfaça de sua camisa, seja ela verde, azul, vermelha ou amarela, só recomendo que não fique limitada apenas a uma delas, talvez seja bom ter todas essas cores. É que todas tremulando num mesmo palanque não será coisa de outro mundo quando o longínquo 2010 chegar. Mas até lá há muita coisa pra acontecer. Vamos primeiro esperar 2009.

Legislativo mais pobre
Na coluna passada tratei da perda que terá o Legislativo Municipal com a ausência de vereadores combativos, de visão política, boa oratória e sobretudo conhecimento dos trabalhos da Casa. Nos próximos quatro anos alguns sentaram à mesa do legislativo para apenas dizer sim ou não, só.

Eleição
Por falar em Câmara, uma boa dica para os vereadores é a de criar anualmente uma eleição para o parlamentar do ano. A escolha seria feita pela imprensa local e pela população.

Em alta
O ex-prefeito Nilton Figueiredo seguiu a procissão da padroeira acompanhado do empresário Xavier e de outras lideranças, mas o que chamou a atenção foi a quantidade de simpatizantes que faziam questão de ir ao encontro do médico. Um observador da cena política local garante que Nilton segue em alta.

Marcelino Vieira
O prefeito eleito de Marcelino Viera, Ferrari, tem como grande meta imprimir seu estilo administrativo. Ferrari não quer perder os laços com Iramar, nem parar projetos realizados pelo prefeito, mas deixa claro que a partir de 2009 o prefeito é ele. Nada de rompimento político, mas é preciso deixar claro que cada um fica no seu lugar. Iramar como ex, Ferrari como prefeito.

Recorde
A taxa de aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva bateu novo recorde em novembro, atingindo o maior patamar já registrado por um presidente brasileiro desde a redemocratização do país. De acordo com levantamento feito pelo Datafolha, a avaliação positiva do presidente atingiu 70 por cento.

Orçamento
O deputado Raimundo Fernandes é o relator do Orçamento do Estado para 2009. O projeto do Orçamento ainda vem recebendo propostas de emendas dos deputados, mas deve ser votado nos próximos dias.

Adiado
O Éden clube esteve prestes a ser demolido, muitos comemoraram, não pelo fato da cidade perder um espaço de eventos, mas pelo processo de verticalização que surgiria em Pau dos Ferros. Não foi dessa vez. Também pudera, a iniciativa da empresa pode ter sido boa, mas talvez faltou um estudo de mercado. Convenhamos que mesmo Pau dos Feros sendo uma cidade comercial não é fácil vender um apartamento com valores superiores a 150 mil reais. O resultado foi uma vendagem pífia, pouco mais de vinte por cento de todo o empreendimento.

Ponto Final
@ O prefeito de São Francisco do Oeste, Aníbal, já sabe o que fazer quando deixar o executivo em 2012. Aníbal vai se dedicar a especialização em cardiologia.

@ Depois de quatro anos longe da cadeira de vereadora Socorro da 36 está de volta ao legislativo pau-ferrense.

@ Boa parte da torcida do Vasco no Estado comemora a queda do clube à serie B. É que em 2009 o Vasco vem pelo menos duas vezes ao RN, jogar com ABC e América.

@ Ninguém sabe ainda o futuro político de Ismael Mendes e Socorro Cunha. Há chances de Ismael assumir uma secretaria.

@ Por falar em secretaria, pelo menos quatro secretarias não devem sofrer alterações. A de Ação Social, Finanças, Administração e Agricultura.

@ Dois militares a partir de janeiro estréiam na Câmara Municipal. Bira e Márcio esperam desempenhar um bom trabalho. Boa sorte aos dois.

Natal Solidário já arrecada doações em Pau dos Ferros

Universal, abrangente, calorosa. Assim é a festa de Natal, que envolve a todos. Uma das mais coloridas celebrações da humanidade,é a maior festa da cristandade, da civilização surgida do cristianismo no Ocidente.

Nesse sentido, já ganhou as ruas de Pau dos Ferros e região a 2ª edição da campanha Natal Solidário, realizada pela equipe da Fraternidade Frei Damião (JUFRA) e a Rádio Obelisco FM.

Para os organizadores, a campanha Natal Solidário 2008 é uma campanha pela vida, pela esperança e pela dignidade humana. É, com certeza, um dos maiores eventos de solidariedade de nossa região.

São muitas as pessoas que atendem ao apelo fraterno de solidariedade e tem em seus corações a compaixão pelos mais necessitados.

Ainda para os organizadores, a campanha Natal Solidário oferece a estas pessoas doadoras a oportunidade de poder mostrar o amor que tem para com seus semelhantes.

Neste ano, os idealizadores da campanha pretendem superar a edição passada do Natal Solidário.

É com a ajuda de todos e com a colaboração da população que será realizado esse evento de cunho social, e que acima de tudo procura tornar o Natal de muitas famílias mais fraterno e mais feliz, fazendo com que elas acreditem num ano muito mias vindouro e cheio de prosperidade e paz.

Os interessados em colaborar poderão procurar a Obelisco FM e o pessoal da JUFRA.

Casal de namorados é executado a tiros em Martins

Um casal de jovens foi executado a tiros em Martins, na região serrrana do Rio Grande do Norte.

O agricultor Dayff Kennedy Alves de Oliveira, 22 anos, foi encontrado morto com dois tiros na cabeça, nas imediações de uma capela no Bairro Jocelim Vilar, por volta das 3h da madrugada de ontem (14).

O sargento Abraão Targino de Oliveira, comandante do destacamento policial local, disse, baseado em depoimentos de testemunhas, que o rapaz estava com a namorada no local, quando desconhecidos em um veículo automotor - ambos não identificados - chegaram e praticaram o crime.

Após matarem o rapaz, raptaram a namorada dele, Sanelle Lauane de Lima e Silva, de 17 anos.

Os policiais empreenderam diligências e encontraram o corpo da moça com perfurações à bala por volta das 9h de hoje (15), numa estrada carroçável localizada entre Martins e Serrinha dos Pintos.

Os delegados Sheyla Freitas e Normando Feitosa deram início às investigações.

Uma amiga de Sanelle disse que ela recebeu telefonemas anônimos quando estava numa festa, poucas horas da morte do agricultor, lhe ameaçando, mas não disse os motivos.

A polícia também sabe que ela tinha rompido recentemente um relacionamento amoroso com um rapaz de Umarizal e que vinha mantendo contatos pelo Orkut com um homem de nome Tiago Ribeiro que se dizia ser do Rio de Janeiro.

O corpo de Dayff foi sepultado ontem e o de Sanelle foi levado pelo Itep para Mossoró.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Resenha circula hoje

Em sua 56ª edição, o jornal Resenha Alto Oeste circula hoje em Pau dos Ferros e mais 22 cidades altoestanas.

Aqui no blog, você ficará informado das principais notícias e colunas que o quinzenal traz em suas páginas.

Abaixo, as primeiras de muitas que virão durante o dia de hoje.

Boa leitura e excelente início de semana!!!

Fim das investigações pode ficar para o ano que vem

Inquérito Policial tinha prazo de 30 dias para ser concluído, a partir da liberação do Ministério Público

A Polícia Federal ainda não conseguiu concluir as investigações em cima do material recolhido nos postos de combustíveis do município durante o período da campanha eleitoral desse ano.

O Inquérito Policial tinha prazo de 30 dias para ser concluído, a partir da liberação do Ministério Público que enviou tudo o que foi recolhido.

Segundo o delegado da PF, Eduardo Benevides Bomfim, não foi possível cumprir o prazo devido à quantidade de material apreendido nos três postos de combustíveis investigados.

“Não dá para fazer previsões se é possível terminar as investigações esse ano”, disse Bomfim.

Promotora espera retorno das provas para continuar processo

A promotora Patrícia Antunes Martins, responsável pelo Ministério Público, disse que está aguardando o retorno dos papeis enviados para dar parecer antes de enviar à justiça que definirá a sentença.

Caso os envolvidos sejam condenados podem responder por corrupção eleitoral e captação ilícita de sufrágio (Compra de voto), de acordo com o artigo 299 do Código Eleitoral, que prevê reclusão de 2 a 4 anos e multa – pena em abstrato – mais aplicação de multa a ser determinada pela justiça.

Parada de fim de ano pode atrasar ainda mais o processo

Como se trata de fim de ano, a continuidade das investigações pode ser interrompida devido a possível paralisação de advertência da Polícia Federal e também pelo recesso previsto por lei.

O delegado Bomfim, que informou não poder dar mais detalhes sobre o caso para não prejudicar as inquirições, garantiu que o departamento irá dar prioridade ao caso.

Denúncia investiga uso dos postos na campanha eleitoral

O processo investigatório contra os postos de combustíveis de Pau dos Ferros foi determinado pelo então juiz da 40ª Zona Eleitoral, Ricardo Henrique de Faria, na segunda quinzena de setembro.

A denúncia diz respeito à suposta distribuição de combustível no posto II Melo, por coordenadores da campanha eleitoral do então candidato Leonardo Rego (DEM).

A ação dos policiais federais terminou com busca e apreensão nos postos: Segundo Melo, Maranata e Pauferrense, conforme determinou o magistrado.

Os dois primeiros mantêm ligações comerciais com a administração de Leonardo Rego e o terceiro pertence a Xavier Rego, que disputou as eleições na qualidade de candidato a vice-prefeito de Nilton Figueiredo (PP).

Durante a investida da PF vários documentos foram apreendidos no posto II Melo.

O juiz determinou que fosse feito uma verdadeira varredura na movimentação financeira das empresas nos 30 dias que antecederam o dia da abordagem.

Eleição da Câmara: nome do novo presidente será apresentado essa semana

Lideranças municipais devem decidir, a partir dessa segunda-feira, 15, o nome para ser eleito presidente da Câmara Municipal.

A disputa acontece entre os governistas Manoel Florêncio (PMDB) e Eraldo Alves (DEM), que tem o nome mais cotado para assumir a presidência.

A pressão dos democratas, que fizeram a maior bancada, com quatro eleitos, é maior tendo em vista que é o partido do prefeito Leonardo Rego, que pretende fechar as portas para a oposição e evitar confronto como aconteceu nos últimos quatro anos com a presidência de Tércia Batalha.

O prefeito Leonardo Rego disse anteriormente na imprensa regional que a decisão seria agora, depois da festa da padroeira.

Para ele não é importante nominar quem será o eleito, mas que isso fomente a união e a hegemonia do grupo liderado por ele.

Leonardo teme suposta estratégia de Nilton Figueiredo

A preocupação de Leonardo é com uma provável estratégia que estaria sendo costurada pelo ex-prefeito Nilton Figueiredo (PP) de tenta atrair o vereador Manoel Florêncio com garantias de entregar a ele a presidência da casa, já que a oposição tem quatro vereadores.

Mesmo diante desse fato, os analistas políticos da cidade acreditam que o prefeito escolha por Eraldo, por se tratar de um líder do seu partido e veterano na casa indo pro quarto mandato, afastando definitivamente os perigos de ter o legislativo contra o seu governo.

Candidatos eleitos serão diplomados na quarta-feira

A Justiça Eleitoral da 40ª zona, com sede em Pau dos Ferros se prepara para realizar a diplomação dos eleitos nas últimas eleições de outubro deste ano.

A solenidade será realizada na próxima quarta-feira, dia 18, às 20h nas dependências da Associação Atlético Banco do Brasil (AABB), de Pau dos Ferros.

A cerimônia será comandada pela juíza, substituta, da 40ª Zona Eleitoral, Ana Orgett de Souza Fernandes Vieira.

A magistrada diplomará 07 prefeitos, 07 vice-prefeitos e 63 vereadores eleitos em 07 cidades quem compõem a 40ª zona eleitoral.

Além de Pau dos Ferros, os municípios de Água Nova, Encanto, Francisco Dantas, Rafael Fernandes, Riacho de Santana e São Francisco do Oeste estão enquadradas na 40ª zona eleitoral, a maior do estado em número de composição de cidades.

Enquanto a solenidade de diplomação acontece pelo menos três semanas antes do fim do ano, a posse e inicio dos mandatos de quatro anos, só começam a partir do dia 1° de janeiro.

As festas de posse que acontece a cada quatro anos deve seguir a tradição e se concretizar logo na virada do ano.

Para a Justiça Eleitoral a diplomação é a oficialização de que os eleitos estão aptos para serem empossados no dia 1° de janeiro de 2009.

Após a oficialização das eleições esse é o segundo passo mais importante para cada candidato, antes do inicio dos mandatos.