sexta-feira, 9 de abril de 2010

Trânsito desorganizado é tema de reclamações em Pau dos Ferros


O trânsito em Pau dos Ferros é tão caótico que a Polícia Estadual de Trânsito registra cerca de três acidentes por dia. A reportagem do Jornal de Fato acompanhou o trabalho da Polícia de Trânsito em uma destas ocorrências no Centro da cidade.

Dos acidentes, 80% apenas com pequenos danos materiais acontecem geralmente no Centro da cidade.

O município de Pau dos Ferros tem aproximadamente 28 mil habitantes e polariza outros 40 do Alto Oeste Potiguar, Alto Sertão da Paraíba e região do Vale do Jaguaribe do Estado do Ceará.

Os principais atrativos do município são: comércio, bancos, saúde e educação. Com o aumento dos serviços no setor de educação, o número de habitantes de cidades vizinhas circulando na cidade aumentou.

O crescimento econômico é visível na construção civil e na chegada de grandes empresas como o Supermercado Queiroz.

Para o presidente da Câmara Manoel Florêncio (PMDB), o município de Pau dos Ferros vive um ótimo momento. O prefeito Leonardo Rêgo (DEM) concorda com o legislador. O presidente do Clube de Diretores Lojistas (CDL), Raimundo Rêgo, também atesta este crescimento...

Porém, tanto o Executivo, Legislativo e o representante do comércio reconhecem que é preciso ordenar as ruas.

Este processo, segundo informações de funcionários da Administração Municipal, deve acontecer com a implantação do Plano Diretor da Cidade, um processo difícil que vai começar no próximo dia 16, com lançamento previsto no auditório da Câmara Municipal.

Companhia de Polícia de Trânsito de Pau dos Ferros conta com 20 homens

O Plano Diretor abrange todas as áreas do município. O Trânsito na cidade foi eleito por todos os setores da sociedade com prioridade absoluta, tamanho são os transtornos gerados pela desorganização no Centro da cidade, especialmente nos horários de pique, quando o comércio está em plena atividade, entrando e saindo dezenas de carros alternativos transportando pessoas de mais de 40 cidades.

Além disto, a cidade também enfrenta um sério problema. Segundo o subcomandante da Polícia de Trânsito de Pau dos Ferros, tenente Luciano Cruz, a presença de carretas pesadas passando pelo Centro da cidade, na Avenida da Independência, torna o trânsito ainda mais tenso, perigoso e em alguns momentos difícil até de ser controlado, pois são todos ao mesmo tempo com o mesmo objetivo.

A Companhia de Polícia de Trânsito de Pau dos Ferros tem 20 policiais, um veículo e duas motos. São responsáveis pelo trânsito de 36 cidades da região, o que corresponde a mais ou menos 120 mil habitantes. Soma-se o problema de contingente e as poucas viaturas, ao fato de só haver 20 litros de combustíveis para os carros rodarem as 36 cidades. O resultado: trânsito é o que mais mata na região.

Subcomandante de trânsito aponta soluções

Na opinião do subcomandante Luciano Cruz, para reduzir os acidentes é preciso que a Ciretran e a Prefeitura Municipal sinalizem e organizem as ruas da cidade, definindo precisamente onde os mototaxistas poderão trabalhar e os alternativos poderão desembarcar e embarcar passageiros que vêm e vão para mais de 40 cidades da região. É preciso também recuperar os sinais de trânsito.

Segundo o aspirante Cruz, circula no município de Pau dos Ferros 12 mil veículos, sendo que 50% deste total são motos. Nesta contabilidade, não consta inúmeras carretas que passam em Pau dos Ferros transportando, principalmente, sal de Mossoró para a região Centro Oeste do País. Também não constam inúmeros veículos que vêm de outras cidades para Pau dos Ferros diariamente.

Neste caso, a solução observada pelo aspirante Cruz é o Governo Federal investir no Anel Viário da cidade. Sem o Anel Viário, a solução tem sido desviar as carretas da Avenida da Independência, passando ao lado da Igreja Matriz, em frente à Caixa Econômica e à Prefeitura, seguindo até a RN de acesso a BR-405, próximo à Rodoviária Federal. Nem todos os carreteiros fazem este percurso e terminam quebrando na Avenida da Independência, perto da antiga Telern.

Irracionalidade: Irritada por falta de obediência, mãe ateia fogo no filho

Uma criança de 10 anos teve cerca de 60% do corpo queimado depois que a mãe jogou álcool e fogo nela, em Santa Luzia, na Grande Belo Horizonte. A intenção, segundo a mulher, era de dar uma "lição" no menino.

A mãe, de 29 anos, contou aos militares que estava irritada porque o filho não a obedecia. Depois que ela viu que a criança estava em chamas, correu com o menino para o chuveiro.

Vizinhos perceberam a confusão e levaram a criança para o Posto de Atendimento do bairro São Benedito, também em Santa Luzia. Após receber os primeiros socorros, a vítima foi conduzida para o Pronto-Socorro do Hospital João XXIII.

A mulher foi conduzida pela Polícia Militar para a Delegacia de Belo Vale, na mesma cidade. Não se sabe os procedimentos adotados.

Nota do blog: Essa mulher, deveria ser punida e tratada psicologicamente. Não quero acreditar que essa atitude seja de uma pessoa normal.

Chove chuva, chove sem parar

O dia de hoje amanheceu chuvoso em várias cidades do Rio Grande do Norte. Aqui em Natal é muita água, ao ponto de dificultar a saída de casa...

Em Pau dos Ferros, de acordo com informações chegadas ao blog, também chove bastante desde as primeiras horas de hoje.

Com o tempo fechado, a temperatura, que se encontrava nas alturas, tende a baixar e certamente dará uma trégua nos próximos dias.

Para o sertanejo é sempre bom uma chuvinha, principalmente quando se trata de Pau dos Ferros, uma das cidades mais quentes do Nordeste brasileiro.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Assembleia promove ação no Dia Mundial da Saúde

A praça 7 de Setembro foi palco de mais uma ação social da Assembleia Legislativa. Desde às 8 horas da manhã, quase 40 profissionais de saúde tiveram um dia diferente.

No Dia Mundial da Saúde, eles formaram um mutirão de atendimento com as mais diversas especialidades: médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais, dentistas, fonoaudiólogos, farmacêuticos, educadores físicos, entre outros.

Quem passava pela praça recebia o convite dos profissionais para a prevenção. O autônomo Sérgio Costa esperou apenas alguns minutos para confirmar que está com uma saúde de ferro. “A pressão está de um menino”, brincou.

Alem da Pressão Arterial, a ação ainda fazia testes de glicose, de triglicérides, de hepatite C e de colesterol. A coordenadora de Serviços de Saúde e Assistência Social da Assembleia, Ederlinda Dias, afirma que é importante este tipo de ação para que as pessoas descuidadas possam se prevenir.

“Uma ação como esta pode através de um teste simples revelar que aquela pessoa é diabética ou hipertensa. Nestes casos todos serão devidamente orientados, e encaminhados para tratamento nas unidades de saúde”, afirmou Ederlinda.

Durante todo o dia foram realizados 403 procedimentos e houve a distribuição de 799 kits odontológicos, aplicação de flúor e orientação da higiene bucal. Ederlinda Dias disse que esse atendimento a população é muito gratificante.

“Nós do setor de saúde ficamos felizes em saber que contribuímos de alguma forma para que fossem diagnosticadas doenças, que passavam despercebidas pela população. Só hoje foram diagnosticados 22 casos de diabetes e hipertensão”.

Assembleia promove ação no Dia Mundial da Saúde

A praça 7 de Setembro foi palco de mais uma ação social da Assembleia Legislativa. Desde às 8 horas da manhã, quase 40 profissionais de saúde tiveram um dia diferente.

No Dia Mundial da Saúde, eles formaram um mutirão de atendimento com as mais diversas especialidades: médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais, dentistas, fonoaudiólogos, farmacêuticos, educadores físicos, entre outros. Quem passava pela praça recebia o convite dos profissionais para a prevenção. O autônomo Sérgio Costa esperou apenas alguns minutos para confirmar que está com uma saúde de ferro. “A pressão está de um menino”, brincou.

Alem da Pressão Arterial, a ação ainda fazia testes de glicose, de triglicérides, de hepatite C e de colesterol. A coordenadora de Serviços de Saúde e Assistência Social da Assembleia, Ederlinda Dias, afirma que é importante este tipo de ação para que as pessoas descuidadas possam se prevenir.

“Uma ação como esta pode através de um teste simples revelar que aquela pessoa é diabética ou hipertensa. Nestes casos todos serão devidamente orientados, e encaminhados para tratamento nas unidades de saúde”, afirmou Ederlinda.

Durante todo o dia foram realizados 403 procedimentos e houve a distribuição de 799 kits odontológicos, aplicação de flúor e orientação da higiene bucal. Ederlinda Dias disse que esse atendimento a população é muito gratificante.

“Nós do setor de saúde ficamos felizes em saber que contribuímos de alguma forma para que fossem diagnosticadas doenças, que passavam despercebidas pela população. Só hoje foram diagnosticados 22 casos de diabetes e hipertensão”, concluiu.

Centenário surpreende, bate Assu e não tem chance de ser rebaixado

O Centenário voltou a surpreender no estadual 2010. Na noite de ontem, pela oitava rodada do returno, o time de Pau dos Ferros bateu o Assu por 2 a 0, em pleno estádio Edgarzão, em Assu.

Com o resultado, o principal objetivo do time de Pau dos Ferros foi alcançado... Se manter na primeira divisão do Campeonato Potiguar.

Após o placar registrado na noite de ontem, o CCP não tem nenhuma possibilidade de ser rebaixado e, portanto, tem assento garantido na elite do futebol do RN.

Os gols da viória do Centenário foram marcados por Diogo, aos 35 minutos do primeiro tempo, e Tomé, contra. Com este placar, o time de Pau dos Ferros está na quinta colocação com 12 pontos, enquanto o Camaleão do Vale está na oitava posição, com oito pontos.

Na próxima rodada, o ameaçado Assu encara o Potiguar-M em casa, enquanto o Centenário, livre de qualquer chance de cair, pega o Santa Cruz no estádio 9 de Janeiro, em Pau dos Ferros.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Deputado lembra o dia do jornalista


O Presidente da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte, deputado estadual Robinson Faria (PMN), encaminhou, ao blogueiro, mensagem parabenizando pelo dia do jornalista (texto acima).

Antes que alguém questione que não sou jornalista, lembro que venho fazendo jornalismo a um bom tempo e, de antemão, agradeço ao deputado-vice-governadorável Robinson Faria e a outros amigos que enviaram e-mails lembrando a data.

Pau dos Ferros receberá outra edição do Programa Justiça na Praça

Foto: Matheus Ricelly
Casamento coletivo. 129 casamentos realizados durante o evento.

A cidade de Pau dos Ferros recebeu, no dia 12 de dezembro de 2009, o Projeto Justiça na Praça. Um evento realizado pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, através do Núcleo de Projetos e realizado em parceria com a Prefeitura de Pau dos Ferros.

O “Justiça na Praça” é um evento já consolidado e de muito sucesso nas edições realizadas por todo o Estado. Em Pau dos Ferros, o resultado não foi diferente. Além da presença de inúmeras autoridades, como o Presidente do Tribunal, Rafael Godeiro, Senadores, Deputados, além de um dos principais incentivadores para vinda do programa a Pau dos Ferros, o Prefeito Leonardo Rego.

Ao longo do evento, a cidade foi marcada por um dia de cidadania e prestação de serviços gratuitos e ágeis a toda a população. A cidade de Pau dos Ferros superou, em números de atendimentos, todas as outras edições já realizadas no Estado, ultrapassando os 5.700 atendimentos em um único dia.

Diante do sucesso que foi o evento em Pau dos Ferros, decorrentes da organização, a qualidade dos serviços, número recorde de atendimentos, a cidade receberá, em 2010, outra edição do programa.

Segundo o Núcleo de Projetos do Tribunal, através de Francineide Damasceno, o evento acontecerá no dia 27 de novembro, e todos os esforços serão direcionados para que o programa possa repetir o sucesso que foi a 10ª edição, realizada em Pau dos Ferros, no ano de 2009.

Para o Prefeito Leonardo Rego, esta é a oportunidade de repetirmos o sucesso que foi este evento. “Nesta outra ocasião, iremos oferecer, novamente, serviços com qualidade, eficiência e de forma gratuita a população. São estes elementos que formam o sucesso deste programa” destacou o Prefeito Leonardo Rego.

Para a Coordenadora do Núcleo de Projetos do TJ/RN, a Juíza Zeneide Bezerra, a parceria com a Prefeitura de Pau dos Ferros foi fundamental, no evento de 2009. Principalmente diante do empenho e dedicação por parte do Prefeito Leonardo Rego e da sua equipe de trabalho.

O Prefeito finalizou, afirmando que são com parcerias como estas que se é possível obter melhorias para Pau dos Ferros e região. “Vamos buscar sempre, parcerias que tragam vitórias e benefícios para nosso povo”, concluiu Leonardo Rego.

Deputado Raimundo Fernandes desmente retorno de Vivaldo ao governismo

O líder do Partido da Mobilização Nacional, deputado estadual Raimundo Fernandes, desmentiu que o suplente de deputado Vivaldo Costa (PR) estaria negociando o seu retorno à base governista.


"Isso não é verdade", disse Fernandes, ao ser entrevistado ontem no Jornal do Dia (TV Pontanegra). Ele fez questão de lembrar que a história de Vivaldo Costa o qualifica. O deputado Raimundo Fernandes lembra que o parlamentar de Caicó foi prefeito, deputado estadual, deputado federal, vice-governador e também governador do Rio Grande do Norte.

"Vivaldo é um homem que honra os seus compromissos. Quem pensar diferente, vai cair do cavalo", prevê o deputado do PMN, avisando que em breve acontecerá em Caicó o lançamento da chapa Rosalba Ciarlini Rosado (DEM) e Robinson Faria (PMN), para o Governo do Estado e vice-governador respectivamente.

Ele atribuiu as especulações em torno de uma nova mudança na posição de Vivaldo Costa a pessoas que não possuem caráter. "São pessoas que já estiveram de um lado de outro e ficam desse jeito, pensam que todo mundo é assim. São pessoas que pode até faltar caráter, mas em Vivaldo Costa não falta caráter. Existem pessoas que se comprometem com um candidato em uma hora e outra hora mudam de posição", afirma o parlamentar do PMN.

Quanto à licença de seu mandato para que Vivaldo Costa possa assumir um assento no Poder Legislativo do Rio Grande do Norte, Raimundo disse que a exemplo de qualquer outro órgão público há necessidade de seguir alguns protocolos.

O parlamentar frisa que a Mesa Diretora da Casa precisa expedir a autorização para que ele possa se licenciar. Raimundo Fernandes explica que o período máximo de licença de um deputado estadual é de 120 dias. "Eu estou fazendo isso, mas Vivaldo em nenhum momento pediu isso, cobrou isso, solicitou isso. Em nenhum momento Robinson me pediu ou me cobrou isso", disse o deputado, reforçando a amizade com o suplente.

DEPUTADO CONFIRMA SUMIÇO DE EMENDAS

O deputado estadual Raimundo Fernandes confirmou ainda o desaparecimento de algumas emendas apresentadas por alguns parlamentares. O líder do PMN informou que se trata de convênios, sendo alguns deles do período em que ocupou a Secretaria Estadual de Articulação e que contaram com o aval da ex-governadora Wilma de Faria (PSB).

"Muitos desses convênios, já tendo passado pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico, saindo da pasta de Infraestrutura e sendo encaminhados para a Procuradoria Geral do Estado e desapareceram no caminho. Eu pedi explicações e entrei com um Requerimento ontem na Assembleia Legislativa questionando o paradeiro dessas emendas", explica.

Raimundo Fernandes manifestou a sua desconfiança de que o desaparecimento dos documentos tenha motivações meramente políticas. "Dá para se entender que sim", observou Fernandes.

‘O PMN vai marchar unido nas eleições’, afirma Raimundo

Falando em nome da liderança do PMN, o deputado Raimundo Fernandes disse não ter dúvidas que a agremiação marchará unida no embate eleitoral deste ano. Ele fez questão de lembrar que o bloco oposicionista hoje representa a maioria dos deputados no Legislativo norte-rio-grandense.

Quanto à formação das coligações para a disputa proporcional, o deputado Raimundo Fernandes disse que o processo está sendo conduzido dentro da maior normalidade. Ele adianta que está praticamente definida uma aliança entre o Partido da Mobilização Nacional e os Democratas (DEM).

"Nós teremos sete candidatos a deputado estadual e o DEM deverá apresentar de cinco a seis nomes para a disputa proporcional este ano", informa o deputado, acrescentando que outras siglas poderão reforçar a coligação.

PMDB PODE PARTICIPAR DA CHAPA

Raimundo Fernandes também levantou a possibilidade de o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) participar em sua totalidade do palanque oposicionista.

O líder do PMN lembra que, dos quatro deputados estaduais que integram a legenda, dois já se posicionaram de maneira favorável à candidatura da senadora Rosalba Rosado, enquanto um apoia o nome de Iberê Ferreira e o quarto ainda está neutro.

Fábio Faria quer acesso gratuito à rede de computadores no país

Um projeto que obriga as empresas de telefonia celular a oferecerem acesso gratuito à internet sem fio, de autoria do deputado federal Fábio Faria (PMN), está em discussão na Câmara.

O relator da proposição na Comissão de Ciência e Tecnologia, deputado Sandes Júnior, já anunciou que seu parecer será favorável à proposta, confirmando sua viabilidade de execução.

"Nós já temos muitas cidades no mundo onde a internet é de graça na praça, na rua. Temos o exemplo de Barcelona, de Nova York, de Paris e temos muitas cidades no Brasil onde a internet é de graça, como a orla marítima do Rio de Janeiro, começando por Copacabana. Então, o projeto pega todas as torres de celulares existentes no Brasil, nas cidades e na zona rural, coloca-se um pequeno transmissor e a internet vai de graça para todos. É um projeto de um alcance social grandioso", declarou.

Segundo a proposta, o equipamento que permite o acesso à internet deverá ser instalado em todas as estações rádio-base, como são chamadas as antenas de celular. Pelo texto, o sinal da internet deverá ter a mesma capacidade de conexões simultâneas que o sinal de ligações telefônicas das antenas. Além de gratuito, o serviço será ofertado em tempo integral.

O deputado Fábio Faria defende que o serviço de internet sem fio seja uma contrapartida às operadoras de telefonia celular na obtenção ou renovação da concessão pública.

Fábio Faria argumenta que, além de possuir grande penetração no País, o sistema de telefonia móvel registra o maior faturamento no setor de telecomunicações e o maior número de reclamações junto aos órgãos de defesa do consumidor.

A proposta será analisada pelas comissões de Ciência e Tecnologia e de Constituição e Justiça e, a princípio, não precisa ser votada no Plenário da Casa.

Jovens de 20 a 29 anos já podem tomar dose da vacina H1N1

Nova etapa da vacinação contra H1N1, vírus da "gripe suína", começou desde a última segunda-feira, 5. Estão sendo vacinados os jovens saudáveis entre 20 e 29 anos.

A meta do ministério é imunizar 80% do público-alvo, formado por 35,1 milhões de pessoas.

Essa faixa etária foi a que teve o maior número proporcional de casos de complicações por causa do vírus H1N1 no ano passado - 24% do total de 44.544 casos registrados no país.

Na última semana, o Ministério da Saúde estendeu a segunda etapa da campanha de vacinação - destinada a grávidas, doentes crônicos e crianças de 6 a 23 meses - até o dia 23 de abril.

As grávidas, em qualquer período da gestação, podem se vacinar até o fim da campanha, em 21 de maio. A prorrogação se deu devido ao feriado da Semana Santa.

No Rio Grande do Norte, as crianças de seis meses a dois anos, faixa que seria vacinada até o dia cinco de abril, poderão receber a vacina também até o dia 23 de abril.

Do dia 24 de abril até sete de maio será a vez dos idosos a partir de 60 anos. Essa parte será realizada em conjunto com a campanha de vacinação da gripe comum.

Os últimos a receberem a vacina serão as pessoas a partir de 30 anos, entre os dias 10 e 21 de maio.

Para se vacinar é preciso ir a um posto de saúde levando documento de identidade com foto. Não é necessário apresentar atestado médico comprovando gravidez ou doença crônica.

As crianças devem ir acompanhadas de pais ou responsáveis e levar a carteira de vacinação. Em todo o país, são mais de 36 mil salas de imunização.

Para mais informações, visite o site da campanha de Vacinação contra a Influenza H1N1 do Ministério da Saúde: http://www.vacinacaoinfluenza.com.br/site/conteudo/calendario.asp

Novo comando da PM promete mais policiais na rua

Maior efetivo na rua e convocação dos policiais militares que estão à disposição de outros órgãos. Estas são algumas das medidas que serão implantadas pelo novo comandante geral da Polícia Militar, coronel Francisco Araújo. Empossado ontem à tarde, no Comando Geral da PM, o coronel afirmou que as outras determinações da área de segurança pública serão passadas pelo governador Iberê Ferreira em entrevista coletiva hoje, a partir das 9h.

A solenidade de posse do novo comandante reuniu diversos prefeitos do interior do Estado, deputados, autoridades militares, e o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Rafael Godeiro. O primeiro a discursar foi o coronel Marcondes Pinheiro que ficou no cargo de comandante geral da PM durante cinco anos. "Me despeço do cargo com o sentimento de dever cumprido, mas preparado para as novas atribuições que me forem impostas", disse.

Emocionado, o coronel Marcondes afirmou que deixa o cargo de comandante com diversas ações realizadas. "Recebemos o comando com oito mil homens e deixamos com 12 mil. Todos os PM's que trabalham nas ruas utilizam pistolas, carros e equipamentos novos. Esperamos que essas ações tenham melhorado a auto-estima do norte-rio-grandense", destacou.

O comadante Geral da PM, coronel Araújo, declarou que todas as cidades do interior do Estado serão contempladas. "São quase 180 anos de existência da corporação, por isso vamos apresentar um trabalho diferenciado, dividir o interior em regiões para que todos os municípios sejam contemplados", declarou.

Sobre a devolução dos policiais militares que estão cedidos a outros órgãos, o coronel Araújo explicou que quem vai decidir quantos devem voltar para as ruas é o governador Iberê. "O que sabemos até o momento é que todos os policiais que estão em desvio de função serão convocados para ajudar à corporação", disse.

O governador Iberê Ferreira afirmou que os detalhes para a segurança pública do Rio Grande do Norte serão divulgados hoje durante entrevista coletiva, mas garantiu que os policiais militares que estão em desvio de função atualmente serão chamados para a PM. "Temos que operacionalizar a Polícia Militar e essa é uma das maneiras", destacou Iberê.

Após problema em site, Caixa prorroga inscrições de concurso

A Caixa Econômica Federal (CEF) decidiu prorrogar as inscrições para o concurso público, após diversos problemas técnicos no site nesta terça-feira (06), último dia determinado anteriormente para os candidatos se inscreverem.

O novo prazo é até a quinta-feira (8), segundo informou Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/Unb), organizador da seleção.

No site do Cespe foi publicada a seguinte nota:

COMUNICADO

O Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (CESPE/UnB)
comunica que o prazo de inscrições e solicitação de isenção de taxa será prorrogado até o dia 8 de abril de 2010.

Brasília/DF, 6 de abril de 2010.

AL concede título de cidadão norte-rio-grandense ao comandante do 3º Distrito Naval

Na manhã de hoje, mais precisamente às 10h, a Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte realiza sessão solene na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte para concessão do título de cidadão norte-rio-grandense ao vice-almirante Edison Lawrence Mariath Dantas, que há quase dois anos Comanda o 3º Distrito Naval. A proposição é do deputado Robinson Faria, que preside o legislativo estadual.

Americano nascido em Washington, o vice-almirante Edison Laurence tem uma luta incansável por manter a histórica Rampa e buscar junto à sociedade potiguar uma destinação para aquela área, como também a sua sustentabilidade, num exemplo de amor e respeito à nossa História.

“O almirante já demonstrou, em todos os momentos, o seu apreço pelas terras potiguares, seja nas inúmeras ações em que a Marinha participou no nosso estado, quer seja na salvaguarda da vida humana no mar e em muitos momentos como na prevenção da poluição hídrica e em ações cívico-sociais, onde a Marinha ajuda na melhoria da qualidade de vida dos mais carentes”, disse Robinson.

terça-feira, 6 de abril de 2010

Assembleia promove atendimentos gratuitos na área de saúde nesta quarta-feira

No Dia Mundial da Saúde, comemorado nesta quarta-feira (7), a Assembléia Legislativa vai promover ações médicas, de higiene e de bem-estar para a população e para os servidores da Casa. A programação será realizada das 9h às 16h, na Praça 7 de Setembro – Centro, em frente à sede do Legislativo Estadual. Dezenas de profissionais de saúde participarão do evento.

Quem comparecer ao local vai poder, entre outras coisas, verificar a pressão arterial; fazer testes instantâneos de glicemia, triglicerídeos e colesterol; receber aplicações de flúor e dicas de higiene bucal e aprender dicas de nutrição e prevenção de doenças. Além disso, vai haver distribuição de preservativos e atendimento com médicos para quem necessitar.

O evento contará com a participação de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas, psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e profissionais de educação física.

A ação pretende incentivar a população a ter um estilo de vida mais ativo e saudável, marcado pela atividade física e pela prevenção de doenças. Todos os atendimentos serão gratuitos.

Assembleia promove atendimentos gratuitos na área de saúde nesta quarta-feira

No Dia Mundial da Saúde, comemorado nesta quarta-feira (7), a Assembléia Legislativa vai promover ações de promoção, prevenção e assistência à saúde da população. A programação será realizada das 9h às 16h, na Praça 7 de Setembro – Centro, em frente à sede do Legislativo Estadual. Dezenas de profissionais de saúde participarão do evento.

Quem comparecer ao local vai poder, entre outras coisas, verificar a pressão arterial; fazer testes instantâneos de glicemia, triglicerídeos e colesterol; receber aplicações de flúor, orientações de higiene bucal, dicas de nutrição e de prevenção de doenças.

Além disso, vai haver distribuição de preservativos e atendimento com médicos para quem necessitar.

O evento contará com a participação de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas, psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e profissionais de educação física.

A ação pretende incentivar a população a ter um estilo de vida mais ativo e saudável, marcado pela atividade física e pela prevenção de doenças. Todos os atendimentos serão gratuitos.

Defensoria Pública da União abre hoje inscrições para 311 vagas com salário de até R$ 3.532,95

A Defensoria Pública da União (DPU) abre nesta terça-feira (6/4) o período de inscrições do concurso que oferece 311 vagas administrativas distribuídas em todo o Brasil.

O cadastro pode ser feito até o dia 25 de abril, pelo site do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB), empresa responsável pelo concurso. A taxa de participação custa R$ 65 para os cargos de nível superior e R$ 50 para os de nível médio.

Do total das oportunidades, 241 são para candidatos de nível superior e 70 para médio. Os salários variam de R$ 2.299,42 a R$ 3.532,95, em uma jornada de trabalho de 40 horas por semana. Ontem houve alteração na distribuição de vagas do cargo de técnico em comunicação social. Treze oportunidades que eram destinadas à especialidade de Publicidade e Propaganda passaram a ser da especialidade de Jornalismo.
.
Para candidatos com ensino médio completo, as oportunidades são para o cargo de agente administrativo (70). Quem concluiu a graduação pode concorrer às funções de analista técnico-administrativo (88), arquivista (10), assistente social (20), bibliotecário (10), contador (18), economista (20), psicólogo (5), sociólogo (20), técnico em assuntos educacionais (30) e técnico em comunicação social (20).

Todos os concorrentes farão provas objetivas no dia 30 de maio, no Distrito Federal e em todos os estados.

Tentativa de assalto a posto de gasolina termina com dois mortos

Dois assaltantes foram mortos pela polícia na noite de ontem, após uma tentativa de assalto a um posto de combustível na cidade de Apodi, a 72Km de Pau dos Ferros.

De acordo com a 3ª Companhia de Polícia de Apodi, a ação se deu por volta das 21h30. Os assaltantes estavam em uma moto Fan preta e placas MYT-7645 e ao perceber a aproximação da viatura eles abriram fogo contra os policiais.

Houve troca de tiros e dois bandidos, segundo a polícia, vieram a óbito. José Cleiton da Silva Leite, vulgo "Pé de Pano", 23 anos, morreu ainda no local, enquanto o outro, não identificado, foi socorrido para o hospital da cidade, mas não resistiu aos ferimentos.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Campanha pela aprovação de projeto de lei invade Twitter

A exemplo de políticos que têm usado cada vez mais a internet em suas estratégias eleitorais, cresce no meio on-line a campanha pela aprovação do projeto Ficha Limpa (PLP 518/09). A quatro dias do início da votação na Câmara dos Deputados do projeto de lei de iniciativa popular que reuniu 1,6 milhão de assinaturas para impedir que políticos com condenação na Justiça possam concorrer às eleições, crescem as investidas a favor da matéria no meio online.

Internautas, ONGs, associações e o próprio Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) - responsável pela criação do projeto - criaram páginas de apoio ao PLP em redes sociais, abaixo-assinado no Twitter e até mesmo um sistema automatizado de envio de e-mails aos deputados. O perfil www.twitter.com/fichalimpa, criado para informar os chamados tuiteiros sobre o andamento do projeto no Legislativo e divulgar iniciativas em prol da matéria, já reúne um grupo de 2,3 mil seguidores. Como o serviço permite que cada um que receba uma mensagem possa replicá-la a todos os seus seguidores, cada postagem do Ficha Limpa pode atingir um número de dezenas de milhares de internautas. Só no Brasil, estima-se que o serviço de microblog tenha cerca de 9 milhões de usuários cadastrados. O MCCE mantém ainda páginas no Orkut e no Facebook, onde conta com quase 3 mil fãs.

Outra investida pesada na artilharia on line em defesa do Ficha Limpa foi o sistema automatizado criado pela organização Avaaz. No site www.avaaz.org, o internauta preenche um formulário com algumas informações pessoais, como nome, estado e endereço eletrônico e uma mensagem padrão é enviada por e-mail, pedindo o voto a favor do Ficha Limpa para cada um dos 513 parlamentares na Câmara dos Deputados. De acordo com a ONG, até o momento foram enviados 22,6 mil e-mails.

Ainda no Twitter, um internauta identificado como Zé Roberto, de Niterói (RJ), criou um abaixo-assinado. Para participar, os twitteiros precisam apenas seguir o perfil www.twitter.com/fichalimpaja. As mensagens da página pressionam para que os deputados federais adeptos do microblog também façam sua adesão. A Associação para o Desenvolvimento da Intercomunicação (ADI), em São Paulo (SP), criou o blog www.campanhafichalimpasp.blogspot.com para dar apoio ao projeto no estado.

Em carta à sociedade brasileira, publicada no site do movimento e divulgada no Twitter, o MCCE pede que a população fique atenta à votação do Ficha Limpa e avisa que a internet será mesmo a sua maior arma para a mobilização pela aprovação da matéria. "A partir do dia 7, o Brasil tem que manter uma mobilização em torno dessa causa. A pressão popular é o nosso maior trunfo! Nessa data, vamos construir uma rede virtual na internet na qual blogs, sites e demais redes sociais tragam como texto principal em suas páginas a votação do projeto Ficha Limpa com o chamado 'Aprovação' já!", diz o texto.

Inscrições para concurso da Caixa Econômica terminam amanhã

A Caixa Econômica Federal (CEF) continua com inscrições para três concursos para formação de cadastro de reserva em todos os estados do país até esta terça-feira (06). As vagas são de nível médio e superior. Os salários variam de R$ 1.452 a R$ 6.571.

A seleção é uma das mais esperadas pelos candidatos no país. No último concurso do banco em âmbito nacional, exceto para os estados do Rio de Janeiro e São Paulo, em 2008, foram 767 mil inscrições para o cargo de técnico bancário, que exige nível médio de escolaridade. Segundo a CEF, o número de inscritos foi recorde.

O número de inscritos para esse concurso deve aumentar, pois são contemplados dessa vez também os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, e oferece ainda cargos de nível superior.

As vagas para nível médio são para o cargo de técnico bancário. O salário é de R$ 1.452, para uma carga horária de 30 horas semanais.

As chances de nível médio estão divididas em dois concursos. Um deles é para vagas nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, enquanto que o outro abre oportunidade os demais estados.

As atribuições do cargo são de atendimento aos clientes e ao público em geral e execução de atividades administrativas, de programas e serviços do banco.

O outro concurso é para nível superior. As chances são para advogado, arquiteto e engenheiro nas áreas civil, elétrica e mecânica. A carga horária desses postos é de 40 horas semanais, com salário de R$ 6.571.

Serão oferecidos benefícios como auxílio-refeição e alimentação, cesta-alimentação, plano de saúde, plano de previdência complementar e participação nos lucros e resultados.

As inscrições devem ser feitas pelo site www.cespe.unb.br, até às 23h59 de 6 de abril. A taxa é de R$ 27 para nível médio e de R$ 60 para nível superior.

Podem solicitar isenção da taxa membros de famílias de baixa renda inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). O benefício poderá ser solicitado no mesmo site e período das inscrições.

A seleção inclui prova objetiva para todos os cargos. Os candidatos aos cargos de nível superior terão também avaliação de títulos.