sexta-feira, 19 de março de 2010

Curso do ILP têm inicio dia 5 de abril

A programação de cursos do Instituto do Legislativo Potiguar estará sendo cumprida a partir do dia 5 de abril. Ajustes na infraestrutura levaram à mudança de data para o início das aulas, mas as inscrições estão abertas desde o dia 10 deste mês, para todas as atividades acadêmicas. O semestre letivo será encerrado em 30 de junho.

São vinte cursos, dois seminários e uma oficina, para os quais podem inscrever-se servidores da Assembleia Legislativa, prioritariamente, e seus dependentes diretos.

Da programação para o mês de abril constam os seguintes cursos: Português Instrumental- Técnicas de Redação, turnos matutino e vespertino; Inglês Básico, turnos matutino e vespertino; Informática- curso básico, turnos matutino e vespertino; Informática- curso intermediário, também nos dois turnos; Informática- curso de atualização; Comunicação – A Arte de Falar em Público, horário noturno; e Biossegurança em Enfermagem.

Também no mês de abril, será iniciado o curso preparatório para o Vestibular. Começa no dia 5 de abril, prolongando-se até o dia 30 de junho, com aulas de segunda a sexta-feira, das 14h30 às 18 horas. A carga horária será de 204 horas.

Outra novidade para este ano é a implantação do curso de pós-graduação, com especialização em Administração Legislativa. O primeiro módulo, com 105 horas, terá início dia 12 de abril, e será ministrado de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas.

CURSOS DE MAIO

No mês de maio serão oferecidos os cursos de Ética Profissional e Cidadania; Biossegurança em Odontologia; Desenvolvimento e Trabalho em Equipe; Informática- Atualização; Segurança no Trabalho; Informática – Curso Introdutório de Redes; Informática – Curso Avançado de Montagem de Computadores e Notebooks.

Serão realizados os eventos: Oficina “Humanização na atenção à Saúde; Seminário “Direito Eleitoral”; Seminário “Gestão Ambiental”.

As inscrições estão sendo feitas na Central de Atendimento do ILP, na Rua Açu, 426, proximidades da Nova Catedral. Quaisquer informações podem ser dadas pelos telefones 3232-8657 e 3232-8962.

Prefeitura inaugura laboratório e realiza entrega de novos veículos


A Prefeitura de Pau dos Ferros vai realizar a inauguração da nova sede do Laboratório Municipal de Análises Clínicas, que funcionará em novo local, agora no centro da cidade.

O laboratório funcionava nas dependências da VI Unidade Regional de Saúde Pública – Ursap, sem nenhuma formalização entre o município e o governo do Estado.

Diante desta realidade de incertezas, o Secretário Municipal de Saúde de Pau dos Ferros, Fabrício Torquato, articulou-se junto a Secretaria Estadual de Saúde para que houvesse uma formalização junto ao município.

Diante deste trabalho, foi possível que o Estado firmasse um termo de doação de seis equipamentos ao município, o que vai facilitar a estruturação do serviço do laboratório.

O Laboratório Municipal, passa a funcionar à Rua 13 de maio, 113, no centro de Pau dos Ferros. Em sua sede que oferece todas as condições para o seu pleno funcionamento e continuação da sua qualidade.

Na mesma solenidade, o prefeito Leonardo Rego vai entregar cinco veículos novos adquiridos para comporem a frota da prefeitura.

Desta forma, oferecendo mais agilidade e segurança no transporte de pessoas, além de melhorar a qualidade dos serviços oferecidos pela prefeitura e suprir a parte da necessidade de veículos que demandava a administração municipal.

A solenidade de entrega dos veículos e inauguração da nova sede do laboratório acontecerá neste sábado, às 19 horas a Avenida 13 de Maio.

quinta-feira, 18 de março de 2010

Benes Leocádio assume o comando do PP

O prefeito de Lajes e presidente da Federação dos Municipios (Femurn), Benes Leocádio assume uma nova função – liderar o Partido Progressista no Rio Grande do Norte. A eleição aconteceu na manhã desta quinta-feira (18), entre os 17 representantes do diretório estadual.

"Nos reunimos com os membros da comissão provisória do PP e foi sugerido o nosso nome. Foi uma única chapa. Seguimos as orientações da Executiva Nacional que solicitou rapidez na formação do diretório", explicou Benes Leocádio.

Questionado sobre outras orientações da Executiva Nacional do PP para assumir uma postura no RN, no que diz respeito as eleições deste ano, o prefeito de Lajes foi enfático:

"Continuo liderado por Robinson Faria, mas não posso responder pelo partido, ainda vamos conversar sobre isso, não há nenhuma orientação sobre as eleições".

Tribunal de Justiça do RN vai realizar concurso público

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte vai realizar concurso público para contratação de pessoal. Foi publicado no final do mês de fevereiro uma resolução que dispõe sobre a seleção para o provimento de cargos efetivos.

A realização do certame visa suprir o déficit estrutural de recursos humanos, decorrente da expansão dos serviços no Poder Judiciário do Estado.

De acordo com a resolução divulgada nesta quinta-feira (18) no Diário da Justiça Eletrônico, o edital ainda será lançado com todos os detalhes do certame. A comissão do concurso será constituída por um Desembargador indicado pelo Tribunal, que a presidirá; dois Juízes indicados pelo Tribunal; um membro do Ministério Público; um representante do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado.

O Presidente da Comissão expedirá edital de abertura de inscrições, bem como firmará contrato com órgão ou instituição especializada em organização e realização de certames, com autorização da Presidência.

Após a publicação do ato de constituição da comissão, esta, no prazo máximo de 30 (trinta) dias, deverá submeter o respectivo edital à deliberação do Tribunal Pleno.

Cargos:

Auxiliar Técnico
Oficial de Justiça
Técnico Judiciário
Técnico em Informática Judiciária
Assistente de Informática Judiciária

Iberê fará cirurgia para retirar nódulo do pulmão

Uma cirurgia para retirada de um nódulo precoce, de tamanho pequeno e origem desconhecida será feita, na noite desta quinta-feira (18), no pulmão do vice-governador do Rio Grande do Norte, Iberê Ferreira de Souza. O procedimento será feito em São Paulo, no Hospital Sírio Libanês, pela equipe médica que assiste o presidente Lula.

Segundo informações da assessora de comunicação, Juliana Celli, Iberê está bem e confiante no procedimento cirúrgico. “Ele está extremamente animado e afirmou que vai voltar para governar o Rio Grande do Norte totalmente recuperado”, destaca.

O vice-governador chegou na terça-feira (16) em São Paulo, para realizar exames de rotina (check-up), quando foi descoberto o nódulo. A cirurgia poderia ser adiada, mas Iberê optou por fazer logo o procedimento, já que assume o governo do Estado no próximo dia 31 de abril e, depois, irá se dedicar à campanha.

As causas do aparecimento do nódulo ainda são desconhecidas, mas como Iberê não é fumante, nem tem casos de doenças relacionadas ao problema na família, a equipe médica acredita na recuperação total.

Tribunal de Justiça do RN fica em 10º lugar na Meta 2

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte ficou em 10º entre os tribunais estaduais de todo o Brasil no cumprimento da Meta 2 de Nivelamento do Judiciário que previa o julgamento, até o final do ano passado, de todos os processos distribuídos até o final de 2005.

Com 64% da meta atingida, o Rio Grande do Norte ficou atrás no Nordeste apenas do Tribunal de Sergipe que atingiu 65% da meta.

Os números fazem parte do Relatório Final das Metas de Nivelamento do Poder Judiciário Nacional, divulgados pelo Conselho Nacional de Justiça, no encontro realizado sexta-feira passada em São Paulo e que já estabeleceu outras 10 metas a serem atingidas este ano.

Entre as metas para este ano, está o julgamento de todos os processos que deram entrada na Justiça até o dia 31 de dezembro de 2006, incluindo o estoque dos processos relativos à Meta 2 de 2009 que não foram julgados.

Quando foram estabelecidas as metas, em fevereiro do ano passado, o Rio Grande do Norte tinha 35.321 processos anteriores a 2005, dos quais 22.674 foram julgados, ficando ainda pendentes em dezembro de 2009 12.647. Desse total, outros 421 processos foram julgados até o dia 17 de fevereiro deste ano, quando foi fechado o relatório do CNJ.

Das 10 metas colocadas para os tribunais brasileiros, o TJRN cumpriu em 100% oito das metas. A Meta 2 foi atingida em 64% e a Meta 6 que trata da capacitação dos administradores de cada unidade judiciária em gestão de pessoas e de processos de trabalho foi atingida parcialmente com a participação de 43% desses gestores em cursos de capacitação.

Miss RN é do Alto Oeste


Foram quase três horas de espera até o que o público presente no Vila Hall conhecesse a Miss RN 2010.

Joyce Christiny Oliveira, representante do município de Serrinha dos Pintos, foi eleita a mulher mais bonita do estado, em cerimônia que aconteceu na noite de ontem.

Aos 19 anos, a estudante de arquitetura Joyce Cristiny recebeu a faixa e a coroa da Miss RN 2009 e atual Miss Brasil, Larissa Costa.

Ao todo eram 27 candidatas disputando o título que dará direito a disputa do Miss Brasil 2010.

A estudante vai representar o Rio Grande do Norte no Miss Brasil 2010, que acontecerá no dia 8 de maio, em São Paulo.

Colocação final:

1º lugar: Miss Serrinha dos Pintos - Joyce Christiny Oliveira;
2º lugar: Miss Macaíba – Deyse Benício;
3º lugar: Miss Macau – Raissa Campelo;
4º lugar: Miss Natal – Giovana Germek;
5º lugar: Miss Parnamirim – Mariana Mamede.

Robinson garante que não guarda mágoas de Wilma

"Eu não tenho nada para reclamar da governadora Wilma de Faria. Assim como ela, eu prefiro somente relembrar as coisas boas".

A afirmação foi feita ontem pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Robinson Faria (PMN), que, ao ser entrevistado no Jornal do Dia (TV Pontanegra), deixou claro que não nutre sentimento de mágoa em relação à chefe do Poder Executivo norte-rio-grandense. Ele lembra que manteve com Wilma uma ótima parceria política e que resultaram em ótimos momentos.

"Wilma tem uma coisa que eu acho muito importante. Ela dá oportunidade aos mais novos. Ela incentivou o surgimento de Carlos Eduardo, que foi prefeito de Natal. Ela também me incentivou. Ela é uma mulher que quebra os paradigmas", elogiou o deputado Robinson Faria.

O presidente da Assembleia Legislativa disse apenas que não entende porque ela sucumbiu a estratégia montada para afastá-los.

"Ela aceitou esse jogo. Até então, eu não tinha nada para reclamar de Wilma. Eu acho que a nossa vitória em 2006 foi eu e ela andando juntos. Como foi importante também o apoio do vice-governador, de João Maia, de Fátima Bezerra, de Rogério Marinho e muitos militantes que foram importantes. Mas ela sabe o que eu fiz por ela em 2006. Ela sabe tudo que eu fiz por ela durante toda a sua vida pública. Agora, de uma hora para outra, ela resolveu me descartar, como se fosse: ou apoie Iberê ou então aqui você não tem mais vez, e eu não aceitei porque estava em um patamar muito acima do candidato que ela queria apoiar e eu não aceitei", explica o parlamentar.

"A vitória de Wilma foi atribuída ao meu grupo", disse Robinson

O deputado fez uma retrospectiva da sua trajetória ao lado do sistema governista estadual. Robinson Faria lembrou que após segunda eleição da governadora Wilma de Faria houve uma leitura de que a reeleição da chefe do Poder Executivo se deu em função do apoio do seu grupo.

Robinson fez questão de rememorar que, caso ele tivesse aceitado o convite para ser companheiro de chapa do senador Garibaldi Alves Filho (PMDB), o resultado das eleições de 2006 inevitavelmente teria sido outro.

"A minha recusa em ser vice de Garibaldi, que naquela época disponha de um patamar privilegiado nas pesquisas com 35 pontos de vantagem sobre a governadora, foi importante para a vitória de Wilma porque se eu tivesse aceitado esse convite a história teria sido outra. Hoje, o governador seria Garibaldi Alves e os números mostram isso", detalhou Robinson, lembrando que o seu partido elegeu cinco deputados estaduais e somente o deputado federal Fábio Faria obteve 200 mil votos. "Tudo isso seria somado se eu estivesse ido para a chapa encabeçada por Garibaldi Alves", acrescentou o deputado.

Ele disse que a própria militância wilmista atribuiu ao seu grupo o comandou da vitória da governadora. Robinson assinalou que a partir disso o seu nome começou a ser cotado como pretenso sucessor da governadora Wilma de Faria. O próprio parlamentar revelou que inicialmente se mostrou receoso de assumir a condição de pré-candidato a governador do Estado.

"Com o passar do tempo, eu percebi que uma corrente que começou a adquirir capilaridade de meu nome ser uma opção para ser candidato a governador e aí eu fui desafiado pelas minhas bases, pela minha militância, pelos prefeitos que me acompanham e por deputados estaduais de diversos partidos para que eu aceitasse colocar meu nome como opção para ser candidato a governador", rememorou Robinson Faria.

Deputado não se rendeu a intimidações e percorreu o estado

O presidente da Assembleia Legislativa destacou que a partir dos incentivos começou a percorrer o Estado e, segundo ele, em nenhum momento contou com o aval do sistema governista estadual. Ele afirma que mesmo assim não se intimidou e manteve o ritmo de visitas ao Estado.

"Eu fiz a minha caminhada humildemente. E em todas as pesquisas que foram feitas eu era o primeiro colocado. Eu fui à governadora e me apresentei como pré-candidato ao Governo do Estado e disse que gostaria de saber qual será o critério para escolher o seu candidato e ela disse que não teria critério. E eu questionei o porquê de não se ter critérios justos como pesquisas quantitativas e qualitativas e ela me disse que apoiaria Iberê porque ele era o seu vice-governador e é do seu partido. Eu lembrei a ela que Rogério Marinho também era do partido dela, mas ela se fixou em Iberê e o governo passou a dar um tratamento de distância a mim, fazendo articulações para me enfraquecer e eu fui obrigado a tomar uma posição e comecei a ouvir o meu povo", comentou o parlamentar do PMN.

Robinson Faria reconheceu que toda decisão de ruptura é sempre muito difícil de ser tomada. Ele ressalta a importância dos amigos no processo de construção de seu novo caminho político.

"E houve uma forte torcida para que eu me unisse à candidata Rosalba. Eu ouvi o clamor da rua e vi o grupo que eu ajudei a construir e que ajudei a ser vitorioso não dar valor ao que eu fiz. Então, somando o sentimento das ruas ao tratamento que eu recebi, o que me restou e o que o destino me colocou foi isso", analisa o deputado.

Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 8 milhões no sábado

Nenhum apostador acertou as seis dezenas sorteadas pela Caixa Econômica Federal, na noite de ontem, pelo concurso número 1.162 da Mega-Sena.

Confira os números sorteados: 18 – 22 – 25 – 30 – 31 – 41

Segundo a Caixa, 43 apostas acertaram cinco números e cada uma vai receber R$ 32.527,61. Outras 3.308 apostas acertaram quatro números e cada uma receberá R$ 604,02.

Segundo a Caixa, o prêmio acumulado para o próximo concurso é R$ 8 milhões.

Proposta de Fábio Faria define trotes violentos como crimes

Intimidar alguém de forma agressiva, intencional e repetitiva, que cause dor ou sofrimento, ofendendo sua dignidade pode ser considerado crime.

É o chamado bullying, registrado em trotes violentos praticados contra calouros de universidades em todo o país. O projeto do deputado federal Fábio Faria (PMN) prevê detenção de até um ano caso a finalidade seja atingir a dignidade da vítima pela raça, cor, etnia, religião, origem ou se a pessoa for portadora de deficiência.

“Nos surpreende ver que rituais envolvendo humilhação, violência e crueldade existam na sociedade brasileira, especialmente em universidades. Todos os anos, há muitos anos, tomamos conhecimento de atos criminosos praticados contra os estudantes que ingressam nas universidade”, avalia Fábio Faria ao acrescentar que muitos problemas de saúde, mutilações e até mortes por afogamento, ferimentos ou coma alcoólico já foram registrados nesses casos.

Recentemente, a televisão mostrou o caso de calouros de um curso de medicina sendo obrigados a esfregar fígado de boi, podre, em seus corpos. Cerveja era cuspida pelos veteranos no rosto dos calouros, constrangidos, ainda, a ficarem nus e a lutar na lama.

Já em Mogi das Cruzes (SP), os veteranos do curso de medicina alertavam os calouros com pichações na entrada da cidade “Se chorar, vai ser pior”. Eram adolescentes vindos de outras cidades, que foram recebidos da pior forma possível. Tapas, comida estragada, insultos, nudez forçada e ameaças também fazem parte desse tipo de ritual universitário, além, é claro, de drogas ilegais.

“Medicina e veterinária são, segundo estudiosos, os cursos onde os trotes são mais violentos. Algo que não condiz, em absoluto, com o caráter dessas profissões, aliás, com o caráter de nenhuma profissão”, afirmou Fábio Faria em discurso no Plenário, ao defender agilidade na tramitação do projeto...

E acrescentou: "Espero que a legislação e a jurisprudência caminhe nessa direção, e que a sociedade deixe de ser complacente com o trote universitário, cuja gravidade e periculosidade exigem sua imediata abolição”, concluiu o deputado potiguar.

quarta-feira, 17 de março de 2010

Centenário bate Alecrim por 4 a 3 e derruba último invicto do estadual

O Clube Centenário pau-ferrense (CCP) continua mantendo 100% de aproveitamento na segunda fase do campeonato estadual. Na noite de hoje o time de Pau dos Ferros derrubou o último invicto do estadual.

Jogando no estádio 9 de Janeiro em Pau dos Ferros, o Centenário derrotou o Alecrim pelo placar de 4 a 3. (Três dos quatro gols por falha atribuída ao goleiro Rodrigo Mineiro que foi substituído pelo técnico Vassyl Mendes, ainda no primeiro tempo).

No jogo de hoje, Murilo, Canindezinho, Diego e Mogi anotaram para os donos da casa, enquanto Júlio César (2) e Torona descontaram para o alviverde natalense.

Com este resultado, o Centenário assumiu a liderança ao lado do ABC, com seis pontos. Já o Alecrim caiu para a quinta posição, com três.

Na próxima rodada, o verde pega o América domingo no Machadão e o Centenário vem a Natal encarar o ABC.

Acabou!!!

CCP 4 a 3 no Alecrim

Jajá os detalhes!

CCP vai batendo o Alecrim em Pau dos Ferros

O Clube Centenário Pau-ferrense (CCP) vai derrotando, temporariamente, o time do Alecrim, de Natal, no estádio 9 de Janeiro, pelo placar de 4 a 3.

O jogo está no segundo tempo.

O blog acompanha em tempo real.

No fim do jogo a cobertura completa!

Dilma cresce e se aproxima de Serra, segundo Ibope

Pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta quarta-feira revela que a ministra Dilma Rousseff, pré-candidata do PT à Presidência da República, cresceu na preferência do eleitorado e agora aparece com 30% das intenções de voto, contra os 35% do governador de São Paulo, José Serra (PSDB).

A diferença entre os dois caiu de 21 pontos percentuais para cinco. Na última sondagem, realizada em novembro, Serra tinha 38% e Dilma, 17%.

Já o deputado Ciro Gomes (PSB) aparece nesta mais recente pesquisa com 11% das intenções, contra os 13% registrados em novembro, enquanto Marina Silva (PV) manteve-se estável em 6%.

Num eventual segundo turno para presidente do Brasil, Serra venceria com 44% das intenções de voto. Já Dilma teria 39% das preferências.

Em um cenário com o governador mineiro Aécio Neves (PSDB) em lugar de Serra, Dilma ficaria na frente, com 34% da preferência do eleitorado. O segundo lugar ficaria com Ciro Gomes (21%) e só depois apareceria Aécio (13%). Considerando esse quadro, Dilma enfrentaria um segundo turno com Ciro e sairia vitoriosa com 45% das intenções de voto. O deputado do PSB teria 29%.

O Ibope entrevistou 2.002 pessoas em 140 cidades brasileiras entre os dias 6 e 10 de março. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Fugitivo de Pau dos Ferros é recapturado no Ceará

Valfredo de Sousa Freitas, fugitivo da 4ª Delegacia Regional de Polícia civil (DRPC) com sede em Pau dos Ferros, foi recaptirado na cidade de Alto Santo, município do Estado do Ceará.

As investigações foram realizadas pelo Bacharel Inácio Rodriguers de Lima Neto, titular da 4ª DRPC e a prisão efetuada por policiais do estado do Ceará.

O indivíduo estava foragido da Justiça Potiguar desde o mês de Julho do ano passado, quando se evadiu na companhia de outros detentos, esses já recapturados anteriormente.

Logo que chegou a Pau dos Ferros, Valfredo Freitas foi transferido para o presídio da cidade de Caraúbas.

Três Padres são afastados por homossexualismo e pedofilia em Alagoas

Segundo a agência de notícias France Presse, o Vaticano reconheceu que três sacerdotes brasileiros são suspeitos de molestar crianças e serão investigados pela cúpula católica.

"Eram padres", afirmou o porta-voz da Santa Sé, Frederico Lombardi, à agência.

Ainda de acordo com a agência internacional, o porta-voz do Vaticano reconheceu que dois dos três religiosos citados possuíam o título honorífico de "monsenhor", embora atuassem como padres.

"Os outros dois foram suspensos de suas tarefas eclesiásticas e estão sendo submetidos a um processo canônico por suspeita de pedofilia, mas até agora negam tudo", afirmou à France Presse.

Ao mesmo tempo, a Polícia Civil de Alagoas investiga possíveis casos de abuso sexual que teriam sido cometidos por religiosos da Igreja Católica em Arapiraca (AL).

Apesar de correr em segredo de justiça, existem suspeitas de que os religiosos investigados pela polícia são os mesmo afastados pela igreja católica.

Nota do blog: Quem pensar que os casos de padres homossexuais e pedófilos estão restritos ao estado de Alagoas, ou são fatos isolados, longe da nossa realidade, está muito enganado.

Está cheinho dessas ‘loucas’ mal resolvidas, escondidas por trás de batinas, Mundo afora.

Ah, e não precisa ir muito longe de sua casa, caro leitor, para encontrar um desses doentes, 'psicopatas'.

Depois, alguns desses indivíduos de 'vestido' ficam discriminando e falando asneiras em determinados altares em algumas cidades.

Cada macaco (ou seria macaca?) no seu galho!@!

Dilma poderá participar de eventos com Lula até junho

A partir de 3 de abril, quando já terá deixado o governo para se candidatar à presidência da República, e até junho, prazo para o registro de candidaturas às eleições de outubro, a ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, poderá participar de qualquer evento com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A partir de junho, porém, a participação de Dilma em eventos com Lula estará vedada.

A informação é do Advogado Geral da União, ministro Luís Inácio Lucena Adams, após a apresentação oficial da Cartilha de Condutas Vedadas aos Agentes Públicos Federais nas Eleições de 2010, em reunião no Centro Cultural do Banco do Brasil.

Segundo Adams, se Lula quiser participar de eventos públicos exclusivos de campanha eleitoral, então caberá ao partido arcar com as despesas.

Nada impede, porém, explicou ele, que o presidente vá a um evento oficial como presidente e, depois, no período de folga, participe de comícios.

Centenário joga hoje de olho na liderança do estadual

Hoje o time de Pau dos Ferros tem mais uma batalha no estádio 9 de Janeiro. A equipe do técnico Berg enfrenta o bem entrosado time do Alecrim, de Natal.

As duas equipes venceram o primeiro jogo e, por isso, a disputa ficará bem mais interessante.

O time que ganhar somará 06 pontos e terá a chance, inclusive, de assumir a ponta da tabela no segundo turno do estadual, principalmente o Centenário que soma quatro gols de saldo, fruto da goleada imposta ao Potiguar-CN no último domingo.

Com 03 pontos ganhos o CCP é o 2º na classificação do segundo turno, atrás apenas do ABC de Natal que goleou o Corinthians de Caicó domingo, pelo placar de 7 a 3.

Por sua vez, o Alecrim vem logo em seguida, na 3ª colocação, com 03 pontos ganhos e 01 gol de saldo, após a vitória contra o Santa Cruz, sábado último no Machadão.

O jogão de bola acontece às 19:30h no estádio 9 de Janeiro e o ingresso, após protesto da torcida pau-ferrense, custará R$ 10, ao invés de R$ 15.

Transmissão ao vivo

Para os que estão distantes da terrinha, assim como eu, recomendo acompanhar a partida através da rádio Obelisco FM, a única da região a transmitir, as partidas do Campeonato Estadual.

A competência de Buguinha Saldanha, Normando Mendonça, Régio Fernandes, Carlinhos Holanda e Tote Barreto tem despertado a atenção de outras emissoras de rádio que retransmitirão a partida, em cadeia, com a Obelisco.

Para os que ainda não tem o endereço eletrônico da Obelisco, é só clicar AQUI.

Sorte ao nosso CENTENÁRIO!

Galeno Torquato garante novas obras de pavimentação em São Miguel

Desde o inicio desta semana, a Prefeitura Municipal de São Miguel, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, começou o trabalho de pavimentação em mais dois importantes bairros do município, complementando as ações que acontecem desde o início da administração de Galeno Torquato.

O bairro Oiteiro está recebendo calçamentos em praticamente todos os espaços que necessitam inclusive com a perspectiva de construção de um espaço integrado com a Escola Municipal Maria Biré, que vai potencializar as ações de esporte e lazer juntamente com a inauguração do Ginásio Poliesportivo que está em fase final para inauguração.

Os investimentos são recursos conseguidos pelo prefeito Galeno Torquato que há tempos busca dar melhores condições de vida e deslocamento para diversas famílias que residem nesses locais.

O Programa de Pavimentações chega neste momento também no bairro Vista Alegre quem tem uma grande concentração populacional e necessitava de calçamento em vários trechos.

As equipes de trabalho já estão divididas e começaram os primeiros passos para as transformações positivas destes locais. As famílias que estão sendo diretamente beneficiadas já comemoram a ação da Prefeitura que vem para facilitar ainda mais o cotidiano, principalmente nos períodos de chuva.

Prefeito anuncia avalanche de obras para Pau dos Ferros

O prefeito Leonardo Rego (DEM) começou a semana que antecede a comemoração do aniversário do ex-prefeito Nilton Figueiredo (PP), que acontece no próximo domingo, anunciando várias obras para esse ano de 2010.

De acordo com a relação, publicada na imprensa mossoroense, vários setores serão contemplados: esporte-lazer, saúde, infra-estrutura, turismo, educação, dentre outros.

Abaixo, relação completa de quase 50 obras agendadas pela Prefeitura local.

Construção do Sistema de Abastecimento d'água do Conjunto Olívio Souza Medeiros e Riacho do Meio;
Reforma e Modernização do Cemitério São Manoel;
Construção do Aterro Sanitário de Pau dos Ferros;
Pavimentação de todas as ruas do bairro Princesinha do Oeste;
Pavimentação de várias ruas do Bairro São Geraldo;
Pavimentação de Trecho da Rua Estados Unidos, no Conjunto Nações Unidas;
Principais vias de Manoel Deodato;
Rua Pedro II (por trás da Prefeitura);
Pavimentação de toda Vila Perímetro Irrigado;
Pavimentação da Rua Leudo Chaves de Aquino;
Pavimentação da Rua Inácio Lopes;
Pavimentação, Urbanização e Iluminação da Rua José Alves de Queiroz (continuação da Joaquim Torquato);
Construção da III Etapa da Praça Monsenhor Caminha (Praça da Matriz);
Modernização e Urbanização da Praça José Ezequiel Fernandes (São Benedito);
Modernização e Urbanização da Praça Israel Nunes (COHAB);
Construção da Praça do Princesinha do Oeste;
Construção da Praça do Alto do Açude;
Modernização e Padronização da Feira Livre; Construção da Quadra Poliesportiva no Bairro João XXIII;
Construção da Quadra Poliesportiva na COAHB;
Construção de um Ginásio de Esportes Modelo, no bairro Nações Unidas;
Reforma e Modernização do Ginásio Prof. João Faustino;
Construção de Academias Comunitárias em parceria com o Ministério da Saúde;
Construção da Unidade de Saúde da Família do São Benedito;
Construção da Unidade de Saúde da Família do São Judas Tadeu;
Construção da Unidade de Saúde da Família da Barragem;
Construção da Unidade de Saúde da Família do Manoel Deodato;
Construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Pau dos Ferros, que está em processo de tramitação com a SESAP e o Ministério da Saúde;
Reforma e Modernização da Unidade de Saúde da Família do São Geraldo;
Construção da II Etapa da Central de Regulação;
Conclusão da Construção da Creche - Escola do São Geraldo;
Reforma das Unidades de Ensino;
Construção de Novas Unidades de Ensino na Zona Urbana e Rural;
Construção da Passagem Molhada da Comunidade do Jatobá, na Zona Rural;
Construção do Sistema de Abastecimento d'água do Sitio Sorriso;
Construção do Novo Abatedouro Público Municipal;
Reforma e Modernização do Açougue Público;
Construção da nova Sede da Prefeitura Municipal;
Aquisição de Novos Veículos;
Implantação do SAMU;
Implantação do Plano Diretor;
Aprimoramento da Máquina Administrativa.

terça-feira, 16 de março de 2010

Wilma de Faria: ela fuma, bebe e não quer repousar

A governadora Wilma de Faria (PSB) aceitou a recomendação dos médicos que a atenderam em Mossoró na noite de ontem na Casa de Saúde Dix-sept Rosado (CSDR) e procurou fazer vários exames na manhã de hoje.

Os próximos dias de Wilma deveriam ser de repouso já que com crise de hipertensão ninguém pode brincar.

A governadora passou mal ontem, em Areia Branca, e foi levada para Mossoró onde foi internada na CSDR. Ela passou cerca de uma hora recebendo atendimento e repousando.

Por causa disso, a solenidade de inauguração do Restaurante Popular de Apodi, que aconteceria às 19h, só começou bem mais tarde.

Wilma foi a Apodi, mas passou pouco tempo lá. Discursou e logo retornou para Mossoró, onde pegou avião por volta das 23h, com destino a Natal.

A governadora vem tendo picos de hipertensão nos últimos meses costumeiramente. Logo, ela é uma péssima paciente: fuma, bebe e ainda cumpre uma agenda estafante para uma senhora que beira os 70 anos. Colocá-la em repouso, neste momento, é o grande desafio dos médicos.

PMDB poderá ter candidatura ao governo, afirma Garibaldi

Entrevistado ontem no portal Nominuto.com, o senador Garibaldi Alves Filho admitiu que o seu partido, o PMDB, poderá lançar candidatura própria ao Governo do Estado nas eleições deste ano.

De acordo com o parlamentar, caso haja dificuldades no campo jurídico para que ele apoie a senadora Rosalba Ciarlini Rosado (DEM) e o deputado federal Henrique Eduardo Alves apoie Iberê Ferreira de Souza (PSB), o caminho do Partido do Movimento Democrático Brasileiro será apresentar uma candidatura própria ao governo do Rio Grande do Norte no pleito deste ano.

Garibaldi destacou que, tanto para ele quanto para o primo e deputado federal Henrique Eduardo Alves, a despeito das preferências divergentes na sucessão estadual, "a prioridade é o PMDB".

Ele reafirmou que o entendimento interno é para que a legenda não formalize apoio à nenhuma candidatura, liberando assim a escolha do candidato a governador. Mas ponderou que, se essa posição entrar em confronto com a interpretação da Justiça Eleitoral, o partido poderá lançar nome próprio para o pleito.

"Estou apoiando Rosalba (Ciarlini Rosado) porque o PMDB não tem candidato próprio, mas se houver alguma complicação jurídica, vai prevalecer a preocupação com o PMDB. Rosalba teria que entender", disse o senador, garantindo que essa é uma possibilidade remota de vir a ocorrer.

Para o senador peemedebista, o partido "não tem candidato viável", uma vez que nem ele nem Henrique têm disposição de concorrer à sucessão da governadora Wilma de Faria (PSB). "Henrique poderia ser candidato, reunir um arco de partidos, mas ele não se dispôs", lamentou Garibaldi.

A decisão de não coligar-se na majoritária com nenhuma candidatura se deve à divisão dos dois maiores líderes do PMDB, Garibaldi e Henrique, que não chegaram a um consenso sobre que nome apoiar no próximo pleito. Enquanto Garibaldi declarou que vai votar em Rosalba, Henrique defende o voto no vice-governador Iberê Ferreira de Sousa (PSB).

O senador sustentou que só há duas possibilidades de recuar do apoio à candidata do DEM. A primeira é na hipótese de "impedimento jurídico". A segunda, somente se a senadora Rosalba Rosado deixar a disputa deste ano.

Governadora volta a criticar a senadora Rosalba Ciarlini

A governadora Wilma de Faria (PSB) voltou a disparar críticas à senadora Rosalba Ciarlini Rosado (DEM).

Entrevistada na noite de domingo passado, pelo jornal Gazeta do Oeste, ao desembarcar no Aeroporto Dix-sept Rosado, a chefe do Poder Executivo foi questionada a respeito das colocações da senadora mossoroense que a acusou de preconceituosa.

O embate entre as duas teve início a partir das declarações da própria Wilma, que acusou, de forma indireta, Rosalba de ser eleita pelo povo, mas ter o seu mandato manipulado pelo seu marido, o ex-deputado Carlos Augusto Rosado.

Como resposta, Rosalba classificou as declarações da governadora como sendo preconceituosas.

"Ela utilizou a carapuça porque quis", disse Wilma de Faria, que manteve o tom das críticas em torno da senadora e pré-candidata ao Governo do Estado pelos Democratas.

Ela explicou que as mulheres que ingressam na vida pública devem assumir a condição de lideranças e não deixarem ser manipuladas por seus companheiros.

Wilma de Faria assegurou que as suas palavras não tiveram um alvo direcionado e destacou que, na verdade, as suas declarações tinham como finalidade transmitir um recado para todas as mulheres da política.

Wilma estranha elogios de Agripino ao presidente Lula

Wilma de Faria também falou a respeito das mudanças em torno do discurso do presidente do DEM no Rio Grande do Norte, senador José Agripino Maia.

De acordo com a chefe do Poder Executivo do Rio Grande do Norte, causou enorme estranheza a mudança do comportamento do parlamentar, que é o principal líder da oposição ao governo do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva.

A governadora do Estado fez questão de dizer que a população está atenta ao posicionamento do senador José Agripino Maia, sobretudo o que ele tem dito no Congresso Nacional.

"É realmente de se causar estranheza que ele (José Agripino) venha agora a fazer elogios ao presidente Lula porque ele é um dos principais líderes da oposição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. É estranho que ele faça oposição ferrenha ao Governo Federal quando está em Brasília e agora no Rio Grande do Norte venha a elogiar o trabalho do presidente Lula", frisa.

SENADO

A governadora Wilma de Faria (PSB) confirmou ao desembarcar em Mossoró no domingo passado, à noite, que o grupo de partidos que formam a sua base de sustentação política pretendem lançar um nome para a disputa senatorial, fazendo dobradinha com ela no processo eleitoral deste ano.

A chefe do Poder Executivo do Rio Grande do Norte evitou antecipar nomes que podem entrar na disputa senatorial, mas assegurou que as conversas estão em andamento e que dentro dos próximos meses a sua base política deverá ter definido o nome do seu companheiro.

segunda-feira, 15 de março de 2010

Ventos fortes destelham casas e derrubam árvores em Barra de Cunhaú

Um ciclone pode ser a explicação para o fenômeno da natureza que perturbou os moradores e visitantes da praia de Barra de Cunhaú, litoral Sul do Rio Grande do Norte na madrugada desta segunda-feira (15).

Segundo informações da bióloga Rosemeire Dantas - que presenciou o fenômeno - as ondas ultrapassaram a altura normal e os barcos, causando pânico na população.

“O que aconteceu em Barra pode ter sido um ciclone já que os ventos quebravam no mar, com ondas que passavam por cima dos barcos e o clima e temperatura da água estavam anormais”, destaca a bióloga.

Os relatos dos moradores contam que ventos estavam com uma velocidade de 100 km por hora e que durante a tarde do domingo, as aves que se movimentam no mar, estavam com um comportamento diferente.

Segundo o major do Policiamento Ambiental, Major Túlio César, a velocidade dos ventos derrubou fios e causou pane na rede elétrica, destelhando telhados e movimentando as barracas de praia.

A bióloga conta que tudo começou com a formação de deslocamento de massa, no horário das 16 horas, quando a maré estava enchendo. “Eu comecei a perceber que a temperatura estava muito elevada e que os ventos fortes começaram a soprar às 20:30. logo após, as 03:30 da madrugada, uma tempestade começou mais forte”, destaca.

De acordo com a bióloga, a precipitação marítima acompanhou o movimento das ondas, gerando desconforto aos moradores e os barcos começaram a sair a deriva. “Os pescadores saíram em lanchas para amarrar os barcos, foi um ‘Deus nos Acuda’ entre todos”, frisa.

Os pescadores afirmam que os barcos que estavam em alto mar ainda não voltaram. A Marinha já foi acionada e já deve começar a busca pelos barcos na manhã de hoje.

Paixão de Cristo será encenada no fim do mês no Machadinho

O espetáculo da Paixão de Cristo organizado pela Comunidade Shalom - anteriormente realizado no Campus da UFRN - este ano vai acontecer no Machadinho, de 26 a 28 de março, a partir das 17h. Além do teatro, serão apresentados shows músicas católicos. A expectativa é de que, em média, 12 mil pessoas circulem pelo espaço a cada noite. O projeto conta com o apoio da prefeitura do Natal.

Desde 2002, a Comunidade Shalom organiza o espetáculo da Paixão de Cristo. Este ano, as secretarias municipais vão apoiar o evento com funções específicas. A Secretaria de Serviços Urbanos (Semsur), ficou responsável pelo paisagismo, que vai incrementar o cenário para as apresentações, além de fornecer os geradores para a realização do show. A Fundação de Cultura e Arte (Funcarte) também está contribuindo com três bailarinos profissionais, que devem abrilhantar ainda mais a encenação.

Paixão de Cristo

O espetáculo da Paixão de Cristo é dividido em duas partes. A primeira é o tema de abertura. Tem 40 minutos e fala sobre a importância do homem e da vida. No segundo momento, é encenada a Paixão, em cerca de uma hora e meia.

No total, cerca de 500 pessoas da comunidade Shalom trabalham no evento. Desse total, 200 fazem parte das encenações. As demais ficam no apoio ao espetáculo. Além de uma peça católica, a Paixão de Cristo é também um programa social, pois para participar, as pessoas devem doar um quilo de alimento não perecível, que será destinado a entidades carentes.

Nota do blog: Assisti ao espetáculo no ano passado e posso assegurar que vale a pena participar. Muito interessante!

Homem morre em acidente entre moto e carro em Alexandria



Um acidente com vítima fatal foi registrado na noite de ontem, na cidade de Alexandria. Com a fatalidade morreu na hora o condutor da moto Fan CG150, placas MQS-9560, que colidiu contra um Fiat Premium, de placas MXZ-7869.

De acordo com informações repassadas pela 3ª Companhia do 7º Batalhão, em Alexandria, o acidente ocorreu por volta das 18h40, quando a moto trafegava na RN-079, próximo ao Sítio Pulgas, e colidiu de frente com o carro.

O motoqueiro, identificado como Manoel Benedito de Oliveira, de 33 anos, caiu morto nas margens da rodovia. O impacto da batida foi tão violento a ponto de que uma das pernas da vítima foi arremessada a metros do corpo.

O motorista do Fiat Premium, Francisco das Chagas, de 59 anos, permaneceu no local e aguardou a chegada da polícia, que o conduziu à delegacia para prestar esclarecimentos.

domingo, 14 de março de 2010

Centenário goleia Potyguar-CN na estreia do segundo turno

Jogando em casa, no estádio 9 de Janeiro, o Centenário goleou o Potyguar-CN na estreia das duas equipes no segundo turno do estadual.

O time de Pau dos Ferros goleou o rival por 4 a 0, com gols de Murilo - o mais rápido do campeoanto até aqui, aos 35 segundos de jogo -, Baiá, Canindezinho e Tchê.

Com este placar, o Centenário ocupa a vice-liderança, com três pontos. Já os seridoenses amargam a lanterna.

Na próxima rodada, o time de Currais Novos pega o Potiguar-M, enquanto o Centenário recebe o Alecrim. As duas partidas estão marcadas para quarta-feira, às 20h30.


ABC vira e goleia o campeão do primeiro turno

Depois de ficar por três vezes atrás do placar na estreia do treinador Leandro Campos e do meia Gabriel Pimba, o ABC, numa partida eletrizante, goleou o Corintians de Caicó, campeão do primeiro turno, por 7 a 3 de virada, em pleno estádio Marizão, em Caicó, na tarde deste domingo, na estreia das duas equipes no returno do estadual.

Os gols da maiúscula vitória natalense foram marcados pro Renatinho (2), João Paulo (3), Tiago Garça e Gabriel Pimba, enquanto Zé Maria, Nonato e Rafael descontaram para o Galo.

Líder do campeonato com três pontos, o ABC recebe o Baraúnas quarta-feira no Machadão. Já os seridoenses enfrentam o Assu fora de casa.

Pregado em campo, América empata com o Potiguar-M

Na reestreia do técnico Moura, o América voltou a repetir as más atuações e não passou de um empate diante do Potiguar-M por 1 a 1, em jogo disputado no estádio Machadão, marcando a estreia das duas equipes no returno do estadual.

O gol americano foi marcado por Edson Rocha, enquanto Paulinho anotou para os mossoroenses.

Com este placar, o América está na quinta e o Potiguar-M na sexta colocação na tabela de classificação, ambos com um ponto.

Assu empata com Baraúnas no Nogueirão

Com um gol de Leandro Mineiro de pênalti aos 47 minutos do segundo tempo, o Assu empatou com o Baraúnas e escapou de estrear com derrota no segundo turno do estadual.

O jogo foi disputado na tarde deste domingo, no Nogueirão, em Mossoró. O gol dos mossoroenses foi anotado por Paraíba.

Ao fim da primeira rodada, o Baraúnas é sexto colocado e o Assu o quinto, ambos com um ponto.

Na rodada seguinte, quarta, o camaelão do vale encara o Corintians e o Baru pega o ABC em Natal.

Resumo da rodada

Alecrim 1 x 0 Santa Cruz
Corintians 3 x 7 ABC
América 1 x 1 Potiguar-M
Baraúnas 1 x 1 Assu
Centenário 4 x 0 Potyguar-CN

Classificação

1 ABC 3
2 Centenário 3
3 Alecrim 3
4 América 1
5 ASSU 1
6 Baraúnas 1
7 Potiguar-M 1
8 Santa Cruz 0
9 Potyguar-CN 0
10 Corintians 0

Próxima rodada

ABC x Baraúnas
Santa Cruz x América
Centenário x Alecrim
Assu x Corintíans
Potiguar-M x Potyguar-CN