sábado, 23 de janeiro de 2010

Rogério oferece almoço para oposicionistas

O presidente do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) no Rio Grande do Norte, deputado federal Rogério Marinho, reuniu ontem no início da tarde em sua residência na praia de Búzios (Litoral Sul do Estado), lideranças políticas ligadas ao bloco oposicionista estadual.

Estiveram presentes ao encontro de ontem os deputados Felipe Maia (DEM), Robinson Faria (PMN), Walter Alves (PMDB), os três senadores potiguares, José Agripino (DEM), Garibaldi Alves Filho (PMDB) e Rosalba Rosado (DEM), além do vice-prefeito de Natal, Paulinho Freire (PP), a prefeita Micarla de Sousa (PV) e seu marido, o pré-candidato a deputado estadual Miguel Weber (PV), além de vereadores, ex-prefeitos e outras lideranças políticas que seguem a liderança do deputado tucano.

De acordo com o deputado Rogério Marinho, o objetivo do encontro ocorrido ontem em Búzios foi o de sintonizar o discurso entre os membros do bloco oposicionista estadual para o embate eleitoral deste ano.

"O nosso objetivo maior é o fortalecimento de uma chapa regional que nos permita disputar com eles, que formam a base aliada a Lula, a candidatura à Presidência da República. O PSDB e o PV serão ouvidos na hora da composição. Temos dois candidatos ao Senado e duas vagas para suplentes. Os dois partidos deverão ser contemplados", disse Rogério Marinho.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Tribunal de Justiça adia cobrança de novas custas processuais

Uma nota oficial assinada na manhã desta quinta-feira (21) pelo presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, o desembargador Rafael Godeiro, derruba a nova lei estadual de custas processuais e emolumentos, que entrou em vigor a partir do último dia 1º de janeiro e reajustava em 100% o valor cobrado pelos serviços cartoriais.

Segundo a nota, a cobrança dos novos valores só poderá ser efetivada a partir do início de abril, atendendo ao preceito constitucional de “anterioridade nonagesimal”. Segundo este preceito, os novos tributos só podem ser cobrados 90 dias após a publicação da lei que os instituiu ou aumentou.

O Tribunal de Justiça determina ainda que os contribuintes que já pagaram tributos com valores reajustados poderão requerer a restituição da diferença paga. Esse ressarcimento pode ser feito diretamente no Tribunal de Justiça, fóruns e cartórios judiciais.

Quanto aos novos valores a serem cobrados, o Tribunal reafirmou que não existe nenhuma “exorbitância que agrida os princípios constitucionais e legais tributários”. A nota enfatiza ainda que esses valores estão, inclusive, abaixo da média cobrada pelos outros estados do Brasil.

CPF poderá ser feito pela internet a partir de fevereiro

O secretário da Receita Federal, Otacílio Cartaxo, disse nesta quinta-feira que o órgão está concluindo a implantação do "CPF online", que permitirá que o documento seja emitido pela internet. A previsão é que isso seja possível a partir de fevereiro.

Em março do ano passado, a Receita anunciou o desenvolvimento do sistema e disse que estaria disponível em até quatro meses. Na época, o órgão disse ainda que seria oferecido um serviço de atualização dos dados cadastrais pela internet.

Professora Da Guia dá show na condução da 15ª Dired

A cidade de Pau dos Ferros tem acompanhado alguns avanços na condução da educação estadual, mais precisamente graças a esforços desencadeado pela diretora da 15ª Dired, professora Da Guia Guimarães.

Nas escolas da região não se fala em outra coisa. Os diretores que deixaram os seus postos recentemente em decorrência de novas eleições escolares, falam maravilhas do empenho e competência da professora Da Guia.

O certo é que a Dired caminha a passos largos, rumo a uma educação mais digna e comprometida com a humanização nas escolas públicas.

Nos próximos dias o blog trará um levantamento dos avanços na área pertencente a 15ª Dired, sob o comando da professora Da Guia Guimarães.

Robinson e Rosalba caminharam juntos no Alecrim



Se a governadora Wilma de Faria (PSB) esperava uma resposta do presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Robinson faria (PMN), no sentido de decidir se fica ou não no sistema governista, a resposta veio rápido.


Não foi com palavras, e sim com imagens.

Ontem, Robinson circulou nas ruas do bairro do Alecrim, em Natal, ao lado da senadora democrata Rosalba Ciarlini, pré-candidata ao Governo do Estado.

O presidente da AL, com a aparição de ontem, pôs fim às especulações e praticamente confirmou que será o companheiro de Rosalba na chapa oposicionista.

O convite para Robinson Faria ser vice na chapa de Rosalba já foi feito. "O convite já foi feito. A decisão é dele", disse a senadora...

Como os dois circularam juntos ontem, a decisão do presidente da Assembleia Legislativa parece ter sido tomada. Tanto é que ele declarou recentemente que não queria aproximação com o vice-governador Iberê Ferreira de Sousa (PSB), candidato ao Governo na chapa situacionista.

A campanha já começou?

O clima entre oposição e governistas está quente. A governadora Wilma de Faria levantou o tom em discurso na cidade de Parelhas contra a senadora democrata. Iberê, contudo, foi o primeiro a criticar a adversária e cobrou projetos.

Apesar de Rosalba e Iberê estarem em período pré-eleitoral e não serem candidatos oficialmente, a disputa praticamente foi iniciada. A senadora intensifica visitas em Natal, onde poderá contar com o apoio da prefeita Micarla de Sousa (PV), bem como nas regiões do Seridó e Trairi.

Iberê, por outro lado, anunciou que, quando assumir o Governo, intensificará ações governamentais em Mossoró, berço eleitoral de Rosalba. O objetivo dele é minimizar o potencial eleitoral da adversária.

Vice-governador quer PV, mas pode perder PDT

Iberê vem sondando a possibilidade de contar com o apoio do Partido Verde. Tanto que teria enviado emissários para conversar com Micarla, propondo que o seu vice seja o radialista Miguel Weber (marido da prefeita). Contudo, o plano do vice-governador pode resultar em perdas.

É que o PDT, presidido pelo ex-prefeito natalense Carlos Eduardo Alves, sairia da condição de aliado da chapa governista e, em tese, passaria a apoiar a oposição.

É sabido que o ex-prefeito não quer estar no mesmo palanque da prefeita Micarla de Sousa. Caso isso ocorra, a oposição teria o apoio de Carlos Eduardo Alves e de Agnelo Alves (PDT), ex-prefeito de Parnamirim e pai do presidente estadual da sigla brizolista.

Ontem, a executiva estadual do PV reuniu filiados para discutir os caminhos das eleições 2010.

Governo entregará veículos e computadores a delegacias

A governadora Wilma de Faria faz entrega nesta quinta-feira, 21, às 17h, de 20 novas viaturas e 20 notebooks para delegacias de polícia de vários municípios do Estado.

A solenidade de entrega acontecerá na Praça da Árvore, no bairro de Mirassol em Natal.

Os investimentos feitos na compra dos novos veículos, caminhonetes modelo L-200 Mitsubishi - equipadas com sinalizadores Cojak e Stoboscópio, estação de rádio, capota marítima e película, alcançou o montante de R$ 1,6 milhão.

Todos os veículos possuem tração nas quatro rodas, o que garante a capacidade de deslocamento nas mais diversas superfícies, facilitando significativamente o trabalho da Polícia no interior, especialmente em casos de perseguição.

Na aquisição dos computadores portáteis, o Governo investiu R$ 36,8 mil. O objetivo é garantir o acesso dos servidores à tecnologia e facilitar o fluxo de informação entre as delegacias, formando uma rede de informações mais ampla e compacta.

Também estarão presentes na solenidade o vice-governador Iberê Ferreira de Souza, o comando da Polícia Militar, a direção da Polícia Civil, e os delegados e representantes das delegacias beneficiadas.

Delegacia de Pau dos Ferros será beneficiada com L - 200 e notebook

O delegado regional da 4ª Delegacia Regional de Polícia Civil (DRPC), com sede em Pau dos Ferros, mas que responde por vários municípios do Alto Oeste Potiguar, bacharel Inácio Rodrigues de Lima Neto - foto - estará presente na solenidade de entrega dos veículos e noteboks.

Em contato com o blog, Dr. Inácio ressaltou a importância de mais um veículo para a delegacia. De acordo com ele, a caminhonete ajudará no aprimoramento do trabalho de investigação que vem sendo desenvolvido pela 4ª DRPC.

“Esse será o segundo carro enviado pelo governo do estado em um período de um ano. Antes tínhamos somente uma blazer ano 2005 que foi doada pelo Panamericano. Sem dúvida alguma, com esses três veículos teremos mais qualidade na prestação de serviços a comunidade”, disse o delegado.

Quanto ao Notebook que também será entregue pelo governo, Inácio adiantou que o computador portátil será bastante útil na condução de alguns inquéritos policiais.

“A presença de mais um computador na delegacia será muito importante, principalmente por ser portátil e assim termos a condição de mais agilidade na condução de inquéritos policiais”, concluiu.

Inácio Rodrigues chegará a Natal no início da tarde de hoje e retornará a cidade de Pau dos Ferros tão logo receba a viatura que será entregue palas mãos da governadora Wilma de Faria.

Bolsa Família: 414 benefícios são cancelados no RN

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) cancelou 414 benefícios do Programa Bolsa Família no Rio Grande do Norte. A interrupção afetou as famílias que não comprovaram frequência escolar dos filhos (de 85% para os menores de 15 anos e de 75% para os maiores de 15 e menores de 18). Desse total, 106 benefícios eram destinados a alunos de até 15 anos e 308 benefícios eram destinados a alunos de 16 e 17 anos. O número de pagamentos destinados a estudantes de até 15 anos no RN e bloqueados em janeiro superou esse total, chegando a 1.923. Em todo o Brasil, foram cancelados 23,5 mil benefícios e bloqueados 100 mil pagamentos do programa Bolsa Família.

O MDS também suspendeu pagamentos de mais de 94 mil benefícios por um prazo de 60 dias. No RN, o número de alunos de até 15 anos que tiveram o pagamento suspenso pela primeira vez é de 783 e pela segunda vez é de 321. Já o número de jovens de 16 e 17 anos que tiveram o benefício suspenso é de 654.Segundo o ministério, o cancelamento do benefício é a última sanção imposta pelo programa e ocorre quando é detectada a baixa frequência escolar. No caso dos menores de 15 anos, as famílias recebem uma advertência; se não houver alteração nos baixos números, o benefício é bloqueado e se a situação persistir, o repasse é suspenso por 60 dias pela primeira vez. Se o quadro não for alterado, o pagamento é suspenso pela segunda vez. Se houver cinco descumprimentos consecutivos, o benefício é definitivamente cancelado.

O processo de acompanhamento dos adolescentes de 16 e 17 anos é mais rápido. Basta três descumprimentos para o cancelamento do benefício. Na primeira vez que é detectada presença inferior a 75% das aulas, a família recebe uma advertência. Na segunda, o benefício é suspenso e na terceira, é cancelado. "Na educação há apenas uma exigência, que é comprovar a frequência escolar das crianças e adolescentes. Na saúde, são quatro exigências: cartão de vacinas das crianças em dia, pré-natal das gestantes em dia, participação das mães que estão amamentando em reniões sobre aleitamento materno e acompanhamento nutricional de crianças e adolescentes", resume a coordenadora do Programa Bolsa Família no RN, Rosângela Medeiros.

De acordo com Rosângela, o Bolsa Família tem alcançado bons resultados no Rio Grande do Norte. Um deles é a redução do número de internações hospitalares de crianças, da desnutrição e da mortalidade infantil. "As pessoas fazem reclamações pontuais do Programa do Governo Federal. Mas não enxergam além. Não podemos mudar os adultos nem controlar o destino do dinheiro. A questão é que para receber o benefício, a família precisa comprovar que a criança ou o adolescente está frequentando a escola e tendo acesso à saúde pública. Estamos pensando na segunda geração".

Mega-Sena acumula e estima prêmio de R$ 4 milhões

Nenhum apostador acertou os seis números sorteados nesta quarta-feira, 20, no concurso 1.146 da Mega Sena. A estimativa de prêmio para o próximo sorteio é de R$ 4 milhões, a ser sorteado no sábado, 23.

O sorteio desta noite foi realizado pela Caixa Econômica Federal na capital alagoana, Maceió. Cinquenta e três apostadores fizeram a Quina e receberão R$ 18.010,80 cada, enquanto 3.641 pessoas acertaram a Quadra e vão ganhar R$ 374,53 cada uma.

Os números sorteados foram: 06-10-28-33-34-53.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Prefeitura de Caicó abre concurso com salários de até R$ 7 mil

As inscrições para o concurso da Prefeitura Municipal de Caicó, para provimento de mais de 800 vagas, em todos os níveis de escolaridade, começam nesta segunda-feira (25), pelo site da Funcern, organizadora do certame: http://www.funcern.br/

Clique aqui e confira o edital

Presencialmente, os candidatos podem se inscrever no Campus de Caicó do IFRN (RN-118, bairro Nova Caicó).

Os cartões dos candidatos estarão disponíveis no site da Funcern de 22 de fevereiro a 6 de março, e as provas objetivas serão aplicadas no dia 7 de março, em Caicó.

O resultado final do concurso deverá ser divulgado na data provável de 19 de março.

O prazo de validade da seleção é de dois anos, contados da data de publicação do Edital de Homologação do Resultado Final no Diário Oficial do Estado, podendo ser prorrogado por igual período.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Para Gustavo, esse é o fim de Maria no PMDB

E lá pras bandas de Pau dos Ferros um verdadeiro 'arranca-rabo', via blog do Carlos Santos, envolve a ex-vice prefeita Maria Rego e o publicitário Gustavo Fernandes, candidatíssimo a deputado estadual.

Primeiramente Maria Rego deu declarações de que Henrique Alves estava destruindo o PMDB que Aluísio construiu e honrou...

Agora, o publicitário que é filho do diretor do Dnocs e vice presidente estadual do PMDB, afirma, no mesmo blog, que esse é o fim da era Maria Rego.

Gustavo chega a dizer que Maria Rego peitou os líderes do PMDB em Pau dos Ferros e no Estado, o deputado Henrique e Elias, tudo por interesse próprio, visando eleger o filho vice-prefeito de Leonardo Rego...

E por isso será castigada com a perda do comando do partido em Pau dos Ferros.

Abaixo, acompanhe a matéria completa:

Até o final deste mês o Diretório Municipal do PMDB de Pau dos Ferros estará sob o controle de uma comissão provisória. A informação é passada ao Blog por Gustavo Fernandes (PMDB), pré-candidato a deputado estadual e filho do atual dirigente do Dnocs, ex-deputado estadual Elias Fernandes (PMDB).

- A convenção realizada no ano passado não foi homologada. Caducou. O presidente estadual, deputado federal Henrique Alves (PMDB), nomeará a comissão e o ex-deputado Elias Fernandes será seu presidente - adianta Gustavo.

Ele acrescenta que não se trata de uma intervenção. O PMDB de Pau dos Ferros "não está expulsando ninguém", afirma.

Gustavo comenta que o propósito é fazer o partido retomar seu rumo. O recado é sem rodeios, direcionado à ex-vice-prefeita Maria Rego (PMDB), mãe de Fabrício Torquato (PMDB), atual presidente do Diretório Municipal da sigla e vice-prefeito.

- A gente representa um grupo, não é um grupo de Elias, mas o grupo liderado por Henrique; sabemos o que é hierarquia - comenta.

Democratas

Depois de ler postagens deste Blog com depoimentos de Maria Rego (AQUI) e (AQUI), Gustavo reage com o contraditório.

- Ela peitou os líderes do PMDB em Pau dos Ferros e no Estado, o deputado Elias e Henrique, tudo por interesse próprio, visando eleger o filho vice-prefeito do Democratas (prefeito Leonardo Rego-DEM) - assinala.

Para Gustavo, "quem acabou com o PMDB de Pau dos Ferros foi Maria Rego. Na entrevista ao Blog ela acusa o deputado Henrique, mas não é verdade". E é mais incisivo: "Eu primo por lealdade, ao contrário dela". Adiante ainda reforça: "Nós somos liderados de Henrique".

Em sua ótica, a postura de Maria Rego à frente do PMDB não tem sentido de hierarquia. "Era liderada de Elias e de Henrique, achou que tinha passado de liderada para líder. Nâo é a menosprezando ou rebaixando, mas foi isso o que ocorreu", avalia.

Não faz sentido o PMDB continuar nas mãos de Maria Rego e do vice-prefeito Fabrício Torquato. Esse o entendimento que, segundo Gustavo, a cúpula do partido tem em Natal.

- Ela não acompanha Henrique, não vota nos candidatos do partido. Os bacuraus mais tradicionais e antigos não estão com ela e devem nos seguir - garante. "Hoje a afinidade dela é com o pessoal do Democratas, por interesse pessoal, para beneficiar o filho Fabrício", finaliza.


Nota do blog: Nas últimas conversas mantidas com Maria Rego, ela afirmou estar bastante tranqüila com a probabilidade de perder o comando do PMDB. Ela chegou a dizer que partido é o que não falta e que quem faz a legenda são os dirigentes e os filiados...

Pelo que eu entendi, Maria disse que com a saída do seu grupo, o PMDB pau-ferrense ficará mais fraco do que caldo de batata. Acredito que esse recado foi diretinho para Elias e o filho.

Para um bom entendedor, meia palavra basta!

Reitor da Uern afirma que não será candidato esse ano

O fato de ter recebido a governadora Wilma de Faria em sua casa de Tibau no final de semana passado levou o reitor da Uern, Milton Marques de Medeiros (PSB), a ter o nome posto no tabuleiro político potiguar novamente.

É que em anos anteriores Wilma ficou na residência da deputada federal Sandra Rosado (PSB). Milton reafirma que não pensa em candidatura.

"Nunca tive essa pretensão. Não tenho vontade e nem interesse. Essa história surgiu e foi levada ao conhecimento da cúpula do partido. Se eu quisesse, seria. Mas não quero", disse.

O reitor comenta que tem compromissos com professores e alunos da Uern e que seu interesse é continuar no cargo para o qual foi reeleito.

Ele também descartou a história de que seria um dos coordenadores da campanha de Wilma no Oeste.

"Não posso. Sou reitor e tenho que ficar atento à posição (que ocupa). Não tenho condições", afirma, acrescentando que isso poderia até ocorrer, mas precisaria se afastar do cargo, porém refuta essa possibilidade. "Não tenho essa pretensão", concluiu.

Sandra não acredita que Robinson deixará o governo

A deputada federal Sandra Rosado (PSB) disse ontem que a sua expectativa é de um entendimento entre os partidos que fazem parte da base de sustentação política da governadora Wilma de Faria (PSB) em torno da candidatura de Iberê Ferreira de Souza (PSB) ao governo do Rio Grande do Norte no embate eleitoral de 3 de outubro.

Entrevistada ontem no Jornal do Dia (TV Pontanegra), a parlamentar mossoroense chegou a dizer que ainda espera a presença do presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Robinson Faria, e o seu Partido da Mobilização Nacional no mesmo palanque da governadora Wilma de Faria no pleito deste ano.

"Eu não considero esse assunto encerrado no que se refere ao deputado Robinson Faria. Eu desejo imensamente que se haja a abertura e a ampliação e que se escutem outras lideranças para que isso se chegue a um bom termo. Eu não considero Robinson Faria fora do nosso grupo e do grupo de apoio à governadora Wilma de Faria e da própria governadora apoiando Robinson Faria. Eu não considero isso definitivo", analisou.

Nota do Blog: Não sei se a deputada está se enganando ou querendo enganar o povo, pois, todo mundo sabe que todo mundo já sabe que Robinson Faria será o vice de Rosalba na disputa pelo governo do Estado.


Grupo ainda não definiu segundo voto para o Senado

Questionada a respeito do segundo voto do seu grupo para o Senado da República no embate eleitoral de 3 de outubro, a deputada federal Sandra Rosado (PSB) disse que ainda não há qualquer definição.

A deputada apenas confirmou que o seu primeiro voto para o Senado da República será para a governadora Wilma de Faria, que será uma das postulantes.

"O meu segundo voto pode ir a qualquer um dos candidatos. Eu preciso dialogar com esses candidatos. Eu ainda não fiz isso, mas preciso dialogar com todos os candidatos de diferentes partidos políticos e aí tomar a minha definição claríssima; vou orientar aos meus eleitores e aqueles que admiram o meu trabalho e o meu grupo para seguirem esse voto", afirmou.

A parlamentar mossoroense voltou a dizer que a sua decisão poderá beneficiar qualquer um daqueles que postulam conquistar um assento na Casa Revisora brasileira nas eleições de 3 de outubro.

"Seja aquele que está buscando eleição ou mesmo a reeleição para o Senado da Republica", frisa.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

A Terra está parando

Você acredita que o Mundo vai acabar?...

Ou, assim como eu, acha que o Mundo só acaba para os que aqui deixam de existir (os que morrem)?

De uma forma ou de outra, o blog publica essa matéria extraída do site PopNews.

Intrigante, acompanhe!

A cada dia que passa, alguém descobre mais uma evidência de que o mundo vai acabar. Dessa vez foi o geofísico Joseph Jankowski, que declarou, no Alaska, que a rotação do planeta está desacelerando rapidamente, e que ela vai parar daqui a três anos.

Segundo o cientista, a desaceleração vai tornar os dias e as noites cada vez mais longos até a parada total, e causará enchentes, terremotos e muita fome.

“É de longe o maior problema imediato da humanidade”, disse o pesquisador.

Os cientistas desconfiam há tempos que a rotação da Terra está ficando mais lenta. Estima-se que há três bilhões de anos, o dia durava 13 horas. Hoje, uma rotação completa em seu eixo leva 23 horas, 56 minutos e 4, 091 segundos.

As teorias mais antigas apontavam que os dias estavam ficando apenas 0,002 segundos mais longos a cada século. Mas agora, sistemas de medição mais sofisticados mostram um cenário muito mais dramático.

“No verão de 2011, um dia vai durar 38,6 horas”, disse Jankowski. Segundo seus cálculos, o mundo vai parar no dia 16 de Janeiro de 2013. Isso é, se não tiver acabado dia 21 de Dezembro de 2012, como preveem profecias e filmes ruins.

Com o fim da rotação, teremos um dia permanente num lado do planeta, e uma noite eterna no outro. “Os azarados que acabarem no lado escuro da Terra estarão num mundo cinzento e gelado. Todas as plantas morrerão em semanas, e a fome será inigualável”.

Mas quem acabar no lado ensolarado também não terá sorte. As placas continentais vão se mexer, e terremotos e tsunamis de proporções catastróficas matarão bilhões. O ciclo de vida de animais e plantas também será totalmente afetado pelo dia incessante, criando uma bola de neve de descontrole do ecosistema.

A maioria dos cientistas diz que não há motivos para pânico até que o fenômeno seja estudado com profundidade, mas Jankowski avisa: os governos deviam começar a pensar em como reagir diante dessa catástrofe inevitável o quanto antes.

Uma afronta ao povo do Rio Grande do Norte

Deu no Jornal do RN, de Paulo Tarcísio

"Está havendo uma temporada de shows nas praias do RN com a presença de bandas famosas, tipo Ricardo Chaves, Cavaleiros do Forró.

Sinceramente, se esses shows estiverem sendo pagos pelo Governo, isso é uma afronta.

Como um Governo que não tem condições de colocar para funcionar, de forma digna e decente, o Hospital Walfredo Gurgel e outras unidades de saúde, pode está gastando dinheiro com shows?

É uma desumanidade, tendo em vista o que ocorre às portas das UTIs - os médicos tendo de optar por quem merece ser atendido.

Um destaque desse tal verão de todos é que, em sua estrutura, não esqueceram de montar "camarotes" para autoridades e seus "escolhidos".

É muita cara de pau da governadora e dos que a acompanham, inclusive candidatos.
Tenham dó da situação do povo, senhores governantes.".


Nota do blog: Além dos problemas com a saúde pública, a segurança pede socorro e as estradas é assunto de polícia (muitos buracos... verdadeiras crateras), mas, enquanto isso, Wilma e Iberê testam a popularidade brincando de fazer festa com o dinheiro público.

Vergonha!!!

Concursos públicos com inscrições abertas somam 27,5 mil vagas

Pelo menos 58 concursos públicos em todo o país estão com inscrições abertas nesta segunda-feira (18) e totalizam 27,5 mil vagas para todos os níveis de escolaridade.

Além das vagas abertas, há concursos para formação de cadastro de reserva, ou seja, os aprovados são chamados conforme a abertura de vagas durante a validade do concurso.

Nesta segunda, serão abertas as inscrições para pelo menos oito órgãos: Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que oferece 234 vagas, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que abriu 41 vagas temporárias, Departamento Nacional de Produção Mineral, que oferece 256 vagas, Metrô de São Paulo, que abriu concurso para cadastro de reserva, Minas Gerais Administração e Serviços S/A, com 810 vagas e cadastro, Empresa Baiana de Alimentos, que conta com 760 vagas e cadastro, e as prefeituras de Fortaleza (CE) e Mauá (SP), com o total de 714 vagas.

Entre os concursos abertos, os que oferecem os maiores salários são o Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (Pernambuco) e Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (Rio Grande do Norte) - R$ 20.953,17.

PRF prende oito por embriaguez nas rodovias do estado

Oito pessoas foram presas por embriaguez neste domingo, ao longo das sete rodovias federais que cortam o estado do Rio Grande do Norte.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, durante o dia foram feitos 135 testes de alcoolemia, sendo que 15 motoristas foram autuados e destes oito foram detidos, com índices de álcool no sangue fora do permitido pela lei.

Com relação aos acidentes, a PRF registrou sete ontem. Destes, cinco foram vítimas, deixando um saldo de sete feridos, todos de forma leve. Não houve registro de mortes.

Agricultor morre atropelado ao cair de trator em Apodi

O agricultor Raimundo Nonato Rodrigues de Souza, de 58 anos, morreu atropelado pelo próprio trator que conduzia na noite de ontem, na zona rural de Apodi.

De acordo com o 3º Batalhão de Polícia de Apodi, o acidente aconteceu no sítio Bela Vista, depois de um córrego. A vítima caiu do veículo e o pneu passou por sobre sua barriga.

Raimundo foi conduzido ao hospital regional Hélio Morais Marinho, na cidade de Apodi, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

O corpo do agricultor foi conduzido ao Itep de Mossoró, onde será submetido a necrópsia e depois liberado para sepultamento.

Homem que tentou matar o Papa João Paulo II deixa a prisão

O homem que tentou assassinar o Papa João Paulo II, Mehmet Ali Agca, foi libertado nesta segunda-feira da prisão na região de Ancara, na Turquia, onde cumpria pena, quase 30 anos depois da tentativa de homicídio ocorrida na Praça São Pedro.

Agca passou 19 anos numa prisão italiana por ataque, antes de receber um perdão por iniciativa do Papa em 2000 e ser extraditado para a Turquia para cumprir um condenação por vários crimes, entre eles o assassinato de um jornalista em 1979.

Há rumores de que Ali Agca pretenda se mudar para a Itália depois de ser solto. O turco não teria problemas para estabelecer residência na Itália, pois após ser condenado à prisão perpétua em julho de 1981 pelo atentado contra o Papa e de ser perdoado pelo próprio pontífice em 2000, o governo italiano o perdoou.