sábado, 25 de agosto de 2007

Delegado é acusado de pedofilia

Um delegado da Polícia Civil do Rio Grande do Norte está sendo acusado de pedofilia. O Ministério Público do Rio Grande do Norte encaminhou nesta semana à 11ª vara criminal de Natal denúncia contra o delegado Aldo Lopes de Araújo, de 49 anos, que há três meses está afastado das funções dele na delegacia de plantão da zona Sul.

Os crimes teriam sido cometidos contra três irmãs (de treze, doze e dez anos de idade) que residem com a mãe em um bairro da zona Norte da capital potiguar.

Como envolve menores, o processo – de número 001.07.216256-3 - corre em segredo de Justiça.
Fonte: nominuto.com

Acusado de assassinato se apresenta na DRPC

O réu confesso no crime que vitimou o ex-presidiário Marcos Antonio Leite Bessa, 35 anos, se apresentou na 4ª Delegacia de Polícia Civil (DRPC) durante o dia de ontem acompanhado de advogado.

O moto-taxista Francisco Aitélio Souza de Oliveira, 30 anos, assassinou na última quarta feira Marcos Bessa com seis tiros de revolver calibre 38. (ver matéria mais abaixo).

Francisco Aitero se apresentou com o seu advogado, dr. Lafaiete e foi ouvido pelo bacharel Inácio Rodrigues. Ele responderá o assassinato em liberdade e só será preso, caso a Justiça determine.

O crime foi motivado por vingança, vez que Marcos Bessa assassinou um irmão de Francisco Aitero no ano de 1998 e se encontrava em liberdade condicional.

O sepultamento da vítima aconteceu na tarde da última quinta feira no cemitério público de Pau dos Ferros.

Felipe Massa larga na pole do GP da Turquia

O piloto brasileiro Felipe Massa, da Ferrari, conquistou a pole position para o Grande Prêmio da Turquia de Fórmula 1. Ele cravou o tempo de 1min27s329, no treino de classificação da manhã deste sábado (25).

Colado com ele na primeira fila, neste domingo (26), está o inglês Lewis Hamilton, da McLaren, com a marca de 1min27s373, na segunda posição.
O brasileiro Rubens Barrichello continua com o fraco desempenho na temporada e não melhorou o tempo obtido nos treinos livres da sexta-feira (24). O brasileiro larga da 14ª posição, com 1min28s188.

Esta é a 12ª corrida do circuito mundial e terá transmissão ao vivo pela TV Globo amanhã, às 9h.

sexta-feira, 24 de agosto de 2007

História do homem que não dorme será tema de matéria na Tropical

A reportagem da Tv Tropical, com sede na Capital do Estado, acabou de chegar na cidade de Luís Gomes para fazer reportagem com Geraldo Santana, o homem que não dorme há dois anos (ver matéria abaixo).

A repercussão da notícia, reproduzida por esse blog, foi gigantesca e conforme pedimos, o fato será estudado mais profundamente. Essa é o tipo de reportagem para o fantástico da Rede Globo. Um verdadeiro furo jornalístico. De parabéns Alguiberto Moraes do site www.serradeluisgomes.com.br

Robinson convoca jornalista para coletiva

O deputado Robinson Faria (PMN) está feliz da vida com a outorga do canal aberto da TV Assembléia Legislativa. O documento foi assinado pelo ministro das Comunicações, Hélio Costa, e já foi publicado no Diário Oficial da União.

Robinson está convocando os jornalistas para uma coletiva na segunda-feira, no plenarinho da AL, em que irá falar sobre o futuro funcionamento da TV do legislativo.

A coletiva de Robinson sobre a TV AL estava marcada para a última segunda-feira, mas a outorga ainda não havia sido publicada no D.O.U.

Será segunda-feira, às 10h30, com transmissão da TV Assembléia.
Fonte: Diógenes Dantas

quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Geraldo Santana não dorme há dois anos


Bisbilhotando o site de Luís Gomes encontramos uma matéria super interessante que deveria ser estudada mais profundamente. Trata-se de um cidadão que está há dois anos sem dormir. Acompanhe abaixo a reportagem:

O agricultor Geraldo Bispo de Santana, 42, casado, pai de dois filhos, residente no Sítio Lagoa do Mato, zona rural do município de Luís Gomes, não dorme há mais de dois anos. Ele atribui o fato a uma descarga elétrica motivada por um raio. Desde que esse fenômeno ocorreu, desapareceu totalmente o seu sono.

Das vinte a quatro horas que formam um dia, ele não dorme um minuto sequer. A falta de sono já está se tornando normal para o agricultor. No início do problema, ele quase adquiriu uma depressão, pois já não agüentava mais ver a esposa e os filhos dormindo, enquanto tinha que aguardar, de olhos abertos, o dia amanhecer. “No início, pensei que ia ficar doido, já não agüentava mais ver a minha família dormir e eu ter que ficar acordado a noite inteira. Mas, aos poucos estou me acostumando, e para não incomodar minha esposa e meus filhos, fico quieto, esperando o dia amanhecer”, disse.

Geraldo já foi levado a vários médicos da região Oeste do Estado do Rio Grande do Norte, sendo que, em nenhum dos tratamentos que lhe foi oferecido obteve sucesso. O agricultor diz que já está quase perdendo as esperanças e acha que não recupera mais o sono e faz uma pergunta aos especialistas dos distúrbios do sono: até quando um ser humano pode resistir sem dormir? Além dessa pergunta, ele faz um apelo aos que possam lhe ajudar na recuperação do repouso noturno que o corpo necessita.

Para falar sobre o assunto foi procurado o médico Thiago Abrantes, que informou se tratar de um caso inédito e que requer cuidados especializados. Pois, durante os vários anos de estudos, o médico nunca ouviu falar em coisa parecida. “Nós já o orientamos a fazer uma Polisonografia ou procurar um tratamento neurológico nos grandes centros do País”, afirmou o médico.

Desespero: prefeito corre com documentos visando fugir da intervenção

Na tarde de ontem este blogueiro ‘deu de cara’ com o prefeito do município de Paraná, Geraldo de Duca, no escritório de trabalho do deputado estadual Raimundo Fernandes (PMN).

Nas mãos o prefeito trazia cópias de documentos que, segundo ele, comprovavam a prestação de contas ao Tribunal de Constas do Estado – TCE. Geraldo ia levar os referidos documentos à sede do órgão fiscalizador.

Essa semana o TCE aprovou requerimento que será apresentado à governadora Wilma de Faria (PSB) para que haja intervenção no município do Alto Oeste Potiguar.

Com a apresentação da suposta documentação que comprova a prestação de contas, Geraldo de Duca espera se safar da intervenção. Vamos acompanhar o desenrolar dos fatos. Mais notícias a qualquer momento.

Cosern corta energia de prédios públicos de Felipe Guerra

A Companhia Energética do Rio Grande do Norte (COSERN) realizou hoje à noite o desligamento do fornecimento de energia em vários prédios públicos e ruas de Felipe Guerra. A informação foi confirmada a este jornal on line agora há pouco, pelo assessor de imprensa da Cosern, Edmar Viana.

Edmar contou a este jornal que foram efetuados os cortes de vários prédios públicos, parte das ruas da cidade e da localidade aonde ficam as antenas parabólicas que fornecem os canais de televisão captados na cidade. “Havia mais de um mês que a empresa tentava negociar com a prefeitura, mas essa negociação não avançou”.

Edmar Viana não pode revelar o quantitativo da dívida, mas garantiu que a inadimplência não é recente.

REPERCUSSÃO - A revolta da população felipense foi imediata tão logo notou-se que parte da cidade estava às escuras. Vereadores de oposição denunciaram que alguns prédios que já estavam com a energia cortada vinham funcionando com os chamados “gatos”. Edmar confirma a informação e garante que todos eles foram desligados.

Não há previsão de retorno do fornecimento de energia elétrica para Felipe Guerra.

Este jornal on line tentou localizar o prefeito Braz Costa, mas ele não foi encontrado na cidade para falar sobre o assunto.
Fonte: www.pedrocarlos.com

Gov. Dix-Sept Rosado: Justiça ainda não sabe quem convocar

Continua indefinida a situação na Câmara Municipal de Gov. Dix-sept Rosado com relação aos nomes que serão convocados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para assumir a vaga do cinco vereadores cassados na última segunda-feira (20) pelo juiz da 57ª zona eleitoral, Cláudio Mendes Júnior.

A demora na indicação dos novos nomes estaria sendo motivada pelo fato de que os 17 suplentes da coligação também foram cassados, já que todos os votos destinados à coligação foram anulados com a decisão do juiz.

De acordo com a chefa do 57ª Cartório Eleitoral de Gov. Dix-sept Rosado, Carolina Serpa, toda a documentação já foi remetida para o TRE no sentido de que seja feita a contagem de coeficiente e os novo vereadores sejam nomeados.

Carolina não quis precisar o prazo que o TRE levará para indicar os novos vereadores, mas assegurou que o ofício comunicando cassação dos cinco vereadores e dos 17 suplentes da coligação já foi entregue à Câmara Municipal.

quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Mais um assassinato registrado em Pau dos Ferros

A cidade de Pau dos Ferros viveu mais um momento de terror no inicio da tarde de hoje. Na rua Francisco Torquato, bairro João XXIII, um homicídio a balas foi registrado.

A vítima, Marcos Antonio Leite Bessa, 34 anos, foi atingido com seis tiros de revolver, possivelmente calibre 38, pelo moto-taxista Francisco Aitélio Souza de Oliveira, 30 anos e foi a óbito no local.

De acordo com informações da 4ª Delegacia Regional de Polícia Civil (DRPC), sob o comando do bacharel Inácio Rodrigues de Lima Neto, o crime foi motivado por vingança

No ano de 1998 a vítima assassinou um irmão do acusado na localidade rural do sítio “Barraco dos Pescadores” e cumpria pena no semi-aberto.

Vítima vinha de carona e delegado já ouviu testemunhas

Marcos Antonio Leite Bessa vinha de carona em um veículo da loja Skinão das Frutas quando foi atingido com seis disparos pelo moto-taxista Francisco Aitélio Souza de Oliveira. O motorista do veículo ainda chegou a ser atingido com um tiro de raspão, mas passa bem.

Quando atingida, a vítima foi retirada do carro tipo Kombi, vez que morreu na hora. O Instituto Técnico Cientifico de Polícia – Itep foi acionado e levou o corpo para a cidade de Mossoró, por volta das 14h, para realizar necropsia. O acusado encontra-se foragido.

Ainda na tarde de hoje o delegado Inácio Rodrigues ouviu as testemunhas, o motorista do veículo e mais dois populares, e deve pedir a prisão preventiva do acusado na manhã dessa quinta feira. Após concluído, o inquérito será remetido a justiça.

Todos os dados das matérias aqui postadas foram passados agora há pouco pelo policial Augusto, da equipe do bacharel Inácio Rodrigues.

Esmeraldo toma posse no escritório local da Caern

O Diretor Geral da Companhia de Águas de Esgotos do Rio Grande do Norte – Caern – Teófilo Costa, esteve hoje em Pau dos Ferros e assinou portaria dando posse a Esmeraldo Alves na direção regional do órgão.

O ex-diretor Djalma Viana (Vavá) passou a ocupar a Coordenadoria Comercial, cargo exercido até então pelo funcionário Esmeraldo Alves.

Moral da historia, houve tão somente uma troca de posição, Esmeraldo assumiu o lugar de Djalma e o mesmo ocupou a função de Esmeraldo.

O fato revoltou parte dos funcionários do órgão que esperavam uma mudança mais radical, vez que a queda de braços foi grande entre Esmeraldo e Vavá.

Gazeta traz detalhes do crime em Doutor Severiano e do afogamento em Pau dos Ferros

A equipe de peritos do Instituto Técnico-científico de Polícia (ITEP) foi chamada duas vezes à região do Alto Oeste do Rio Grande do Norte nas últimas 48 horas. Na tarde de segunda-feira, ao município de Doutor Severiano, mais precisamente na comunidade rural de Sítio Pé de Serra dos Felipes, para tratar da remoção do corpo de Kadson Jean da Silva Santos. Ele foi assassinado com um tiro de espingarda disparado por um menor. Na manhã de ontem, o pescador Antônio Bandeira, 51 anos, que residia em Pau dos Ferros, foi encontrado morto nas águas de um açude público.

Em Doutor Severiano, onde a tragédia de com maiores conseqüências veio a acontecer, de acordo com versão obtida pela equipe de reportagem da GAZETA DO OESTE junto à polícia daquele município, o crime pode ter sido cometido pelo adolescente, de forma acidental. Ele não entendia de forma alguma como manusear uma arma de fogo. Há pegou sem nenhuma intenção de efetuar qualquer disparo, mas a mesma a ter o gatilho tocado pelo dedo do garoto, disparou e atingiu a vítima que se encontrava a poucos metros do local.

Já com relação à morte de Antônio Bandeira, uma perícia efetuada no local descarta, a princípio, que ele tenha sido assassinado. Tinha como uma de suas ocupações, o trabalho da pesca, o que fazia cotidianamente. Segundo seus familiares, desde à tarde de domingo que o seu desaparecimento foi registrado.

terça-feira, 21 de agosto de 2007

Município da região sofrerá intervenção

O Município de Paraná, no Alto Oeste Potiguar, deve sofrer intervenção. Em sessão plenária o Tribunal de Contas do Estado (TCE) aprovou a matéria que será apresentada a governadora Wilma de Faria.

O Município de Paraná a muito tempo vem sofrendo com o descaso administrativo, mas a intervenção é pela falta de apresentação das prestações de contas ao TCE.

Além de Paraná, os municípios de Parau e São José de Campestre também sofrerão intervenção.

No Alto Oeste outro município está ameaçado de intervenção, trata-se de São Francisco do Oeste. Aguardemos os próximos dias.

Saúde: AL mantém vetos da governadora

Assembléia Legislativa mantém os vetos da governadora Wilma de Faria a duas emendas referentes ao Plano de Cargos, Carreira e Salários dos servidores da Saúde. As emendas determinavam a revisão do plano a cada seis meses e remuneração de acordo com a qualificação de cada servidor.

Na pauta da Assembléia desde o dia 9 deste mês, a matéria vinha travando a apreciação de outras proposituras pois o regimento interno da Casa determina que só podem ser realizadas novas votações após a apreciação dos vetos.

Antes da votação, o líder do PMDB, deputado José Dias, comunicou ao presidente Robinson Faria (PMN) que os deputados do seu partido estariam em obstrução no momento da verificação de quorum em uma tentativa de que a votação não obtivesse o número suficiente de deputados para ser apreciada durante a sessão.

“A única forma de derrubarmos o veto é esperarmos a volta dos deputados que não estão aqui”, analisou José Dias, referindo-se à ausência dos deputados Álvaro Dias (PDT), Antônio Jácome (PMN) e Micarla de Souza (PV).

O líder do DEM, deputado Getúlio Rego orientou a sua bancada a também posicionar-se em obstrução, já que, a exemplo dos deputados do PMDB, acreditava que se a votação ocorresse durante a sessão desta terça-feira (21) dificilmente a oposição conseguiria derrubar o veto do Executivo. Pensamento compartilhado pela deputada Gesane Marinho (PDT).

Após a verificação de quorum, no entanto, estavam em plenário — e dispostos a votar — 14 deputados, o que dava número legal para a apreciação dos vetos. Na votação secreta, doze deputados votaram pela manutenção do veto enquanto nove parlamentares votaram por sua derrubada. Dessa forma, ficou mantido o veto da governadora Wilma de Faria para o protesto dos servidores que estiveram nas galerias da Assembléia.

Das galerias, servidores vaiam deputados

Enquanto faziam a discussão do veto em plenário, os deputados governistas que se posicionavam favoravelmente ao veto recebiam vaias dos servidores da saúde que estavam nas galerias do Legislativo Estadual.

O deputado Vivaldo Costa (PR) enquanto discutia a matéria fez elogios à postura do governo com relação aos servidores, dizendo que grande parte das categorias já havia sido contemplada com aumentos, de acordo com as possibilidades do poder público.

Ao ser vaiado pelos servidores que estavam nas galerias, Vivaldo demonstrou tranqüilidade. “Não adianta me vaiar, porque eu já passei da idade de fazer discurso demagogo para as galerias”, ironizou.

O deputado José Dias, por sua vez, disse que “se os servidores estivessem sendo beneficiados não estariam criticando o Governo”.

“Sinceramente, eu não acredito em uma ingratidão coletiva dos servidores”, ironizou, também, José Dias.
Fonte: www.nominuto.com

Julgamento de processo contra Rosalba não aconteceu

Como havíamos previsto, de acordo com informações da imprensa local, mais precisamente do blog da jornalista Thaisa Galvão, a sessão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que julgaria o processo contra a senadora Rosalba Ciarlini (DEM), previsto para ocorrer nesta terça-feira (21), não entrou na pauta do TSE.

A expectativa é de que a conclusão do julgamento aconteça ainda essa semana, possivelmente na sessão da próxima quinta feira. Até lá, continua a expectativa tanto de Rosalba como também de Fernando Bezerra que seria o beneficiado caso o mandato de Rosalba seja cassado.

Julgamento de Rosalba pode ser adiado

Correm boatos na imprensa local de que o julgamento do mandato da Senadora Rosalba Ciarline pelo Tribunal Superior Eleitoral – TSE seria adiado mais uma vez.

De acordo com o blog da jornalista Thaisa Galvão, a continuação do julgamento com o voto do Ministro Carlos Direito ficará somente para quinta feira.

Vale lembrar que essa informação ainda não está disponível no site do TSE. A sessão de hoje do Tribunal Superior Eleitoral começa a ser transmitida ao vivo a partir das 19:30h. Veremos, pois!

Para refletir: O rato...

Um jovem piloto experimentava um monomotor muito frágil, uma daquelas sucatas usadas no tempo da segunda guerra, mas que ainda tinha condições de voar. Ao levantar vôo, ouviu um ruído vindo debaixo de seu assento. Era um rato que roia uma das mangueiras que dava sustentação para o avião permanecer nas alturas. Preocupado pensou em retornar ao aeroporto para se livrar do incômodo e perigoso passageiro, mas lembrou-se de que devido à altura, o rato logo morreria sufocado.
Então voou cada vez mais alto e notou que acabaram os ruídos que estavam colocando em risco sua viagem, conseguindo assim fazer uma arrojada aventura ao redor do mundo, que era o seu grande sonho...

Moral da história:
Se alguém lhe ameaçar, voe cada vez mais alto...
Se alguém lhe criticar, voe cada vez mais alto...
Se alguém tentar lhe destruir por inveja e fofocas, voe cada vez mais alto...
E, por fim, se alguém lhe cometer injustiça; voe cada vez mais alto...
Sabe por quê?
Porque os ameaçadores, críticos, invejosos e injustos são iguais aos "ratos".
Não resistem às grandes alturas!!!
Pense nisto...

Adolescente mata primo com um tiro acidental

Na cidade de Doutor Severiano uma tragédia sem tamanho aconteceu na tarde de ontem. Um adolesceste de 12 anos de idade atingiu um parente, de 14 anos, com um tiro fatal de espingarda.

Noticias obtidas na 4ª Delegacia Regional de Polícia Civil (DRPC) dão conta de que os adolescentes brincavam com a arma de fogo que derrepente disparou vitimando um dos jovens de identidade ainda preservada pela polícia.

O acidente chocou a comunidade de Doutor Severiano, um município pacato do Alto Oeste Potiguar. Mais informações ainda hoje aqui nesse blog.

Três foram presos por roubo em Pau dos Ferros

Uma operação desencadeada pelas polícias militar e civil prendeu durante o fim da manhã de ontem três pessoas acusadas de roubo em Pau dos Ferros. Os delinqüentes já são velhos conhecidos da polícia e foram flagrados após roubar aparelhos celulares no centro da cidade.

Estão presos Diego de Assis Lima, conhecido como ‘chupa dedo’, André Mariz da Silva e Emília Maria Mariz da Silva. Os dois últimos são irmãos.

Os delinqüentes continuarão presos na 4ª Delegacia Regional de Policia Civil (DRPC) enquanto é concluído o inquérito policial e remetido para a justiça que decidirá o futuro dos infratores.

Cinco vereadores e todos os suplentes foram cassados por ordem da justiça

Cinco vereadores e todos os suplentes da coligação Unidade Popular, em Governador Dix-sept Rosado, foram acusados de infligir o artigo 41A, da Lei 9.504/97, de captação ilícita de sufrágio, ou seja, abuso de poder econômico.

Os vereadores cassados por determinação do juiz Cláudio Mendes Júnior foram Adonias Melo, Neto da Pedra, Sonimarcos Firmino, Neto Dantas e Bonifácio, além dos su-plentes.

No lugar desses assumem Oliveira Cruz, Didiu de Batista, Titico da Silveira, José Carlos e Patrícia Medeiros. A diplomação e a posse serão decididas em acordo com o juiz e o presidente da Câmara de Vereadores desta cidade.

segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Missa de 30º dia de Nélio Dias foi prestigiada por parentes, amigos e políticos

Políticos de todo o país, juntamente com familiares de Nélio Dias, participaram, na noite de ontem, da missa de 30º dia da morte do parlamentar potiguar. A celebração, que ocorreu na Igreja Santa Terezinha, no Tirol, foi conduzida pelo padre Leandro Cunha Lopes.

Quinze parlamentares do PP, partido que Nélio Dias foi presidente, participaram da celebração, entre eles o presidente em exercício da legenda, senador Francisco Dornelles (PP-RJ) e o líder do PP na Câmara dos Deputados, deputado Mário Negromonte (PP-BA), demonstrando o prestígio que gozava o “Homem do Campo”.

No fim da missa, Dornelles e Negromonte, além da governadora Wilma de Faria (PSB), do prefeito Carlos Eduardo (PSB) e do ministro das Cidades, Márcio Fortes, foram convidados a prestar suas homenagens ao deputado falecido.

Márcio Fortes falou sobre a estima que tinha pelo parlamentar potiguar, enumerando diversas qualidades que o faziam admirar Nélio Dias. À família, o ministro procurou transmitir palavras de conforto.

Robinson aguarda momento certo para se filiar ao PP

Ainda não será esta semana que o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Robinson Faria (PMN), vai se transferir, junto com o grupo político que lidera, para o PP. As incertezas que ainda cercam as regras da fidelidade partidária interromperam o processo, que deve ser concretizado apenas em setembro.

Entre Robinson Faria e o PP, a questão está acertada. Tanto que, a princípio, a intenção era que o presidente da Assembléia aproveitasse a presença de lideranças nacionais do partido para a missa de 30º dia de falecimento do deputado federal Nélio Dias, nesta segunda, para promover um grande ato público, marcando o ingresso de Robinson e aliados ao PP.

O deputado estadual, contudo, preferiu se resguardar e esperar um cenário mais claro sobre a legislação que trata da fidelidade partidária. Ele não quer pôr seu mandato sob risco por conta da mudança de legenda.

Rosalba será julgada amanhã

Continua até amanhã a tensão em torno julgamento de Rosalba Ciarlini (DEM), no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), já que o julgamento foi iniciado no dia 9 de julho e desde então várias datas foram anunciadas para conclusão do julgamento e até agora nada.

O ministro Carlos Alberto Menezes Direito, que pediu vistas no processo, deverá anunciar seu voto amanhã. Com o placar de 3x2 em favor da senadora, o voto do juiz será de fundamental importância para permanência ou não de Rosalba no senado. De acordo com o que determina a lei o voto de Carlos Alberto Direito, se favorável a Rosalba, a mantém no senado, se em favor de sua cassação a decisão ficará nas mãos do presidente do TSE, ministro Marco Aurélio Mello. A princípio a sessão está marcada para as 19h na sede do TSE.

Nesse processo a senadora está sendo acusada de abuso de poder econômico por suas inúmeras aparições em entrevistas à TV Tropical de propriedade do senador José Agripino (DEM). A ação está sendo movida pelo PDT e pelo ex-senador Fernando Bezerra.

Coluna de Jean Carlos no jornal Resenha

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) encerrou a discussão em torno do Agravo de Instrumento com Suspensividade que tramitava na casa desde meados de maio. O referido Agravo questionava a validade do Ato Administrativo 001/2007 de 26 de abril que tornou vago os cargos dos ex-vereadores Ismael Mendes (sem partido) e Socorro Cunha (DEM) e convocou os suplentes Jean Carlos (PP) e Heldo Rogério (PMDB). De acordo com o relator, Desembargador João Rebouças o Agravo teria perdido os seus efeitos quando o mérito foi decidido em primeira instancia pela Juíza Valentina Damasceno. Submetido a apreciação do plenário do TJRN, os Desembargadores da Terceira Câmara Cível decidiram por unanimidade acompanhar a decisão do relator. O resultado da votação que manteve nos cargos os suplentes Jean Carlos e Heldo Rogério serviu para desencantar mais ainda a possibilidade do ‘retorno relâmpago’ dos ex-vereadores Ismael Mendes e Socorro Cunha, como pregavam os mesmos pelas esquinas pau-ferrenses. O próximo passo desse nó em torno das duas vagas na Câmara de Pau dos Ferros será a apreciação da apelação da sentença da Juíza Valentina Damasceno pelo mesmo TJRN. Até o fechamento dessa edição a apelação sequer havia sido recebida em primeira instancia para que podesse subir para o TJRN. Pelo visto, a novela deve demorar ainda a ter um desfecho. Nesse espaço o colunista sempre alertou para que não brincassem com a seriedade dessas discussões. A festa precoce feita em uma emissora de rádio local se transformou em piada dias depois, quando os suplentes foram reconduzidos aos cargos por força da justiça. Com a votação da Emenda Constitucional que trata da Fidelidade Partidária nada muda no caso de Pau dos Ferros, primeiro pelo questionamento que está sendo feito pelo Tribunal Superior Eleitoral e depois, a referida Emenda ainda precisa passar pelo Senado e depois pela sansão presidencial. Quem decidirá mesmo o caso em Pau dos Ferros é a gloriosa justiça que na visão de muitos as vezes é falha, diferentemente da justiça divina que muitas vezes tarda mais não falha nunca. Fiquem atentos para os próximos capítulos.

DESTEMIDO
O Vereador Manoel Gomes, o Nel de Gagaça disse a coluna que não está preocupado com a possibilidade de perder o seu mandato devido a ‘fidelidade partidária’. Segundo ele, o seu caso é diferente da dos ex-colegas Ismael Mendes e Socorro Cunha que perderam os mandatos no dia 26 de abril. Ainda segundo Nel, a votação na Câmara Federal abona a troca de partido até 30 de setembro. Esperemos, pois!

DISPUTA
Mesmo afirmando não temer perder o mandato, o vereador Nel sabe que já existem especulações e disputas pela vaga de vice-presidente da mesa diretora da Câmara Municipal de Pau dos Ferros ocupada por ele. Antonio Avelino e Marta Pontes devem travar uma batalha, caso Nel perda o cargo. Em comentário feito a coluna Nel afirmou de forma irônica: “eu nem morri ainda e já estão velando o meu corpo”. Elementar, meu caro Nel!

VOTAÇÃO
A Câmara Federal se prepara para votar a polêmica emenda constitucional que recria vagas de vereadores cortadas pelo Tribunal Superior Eleitoral em 2004. O aumento das novas vagas, segundo cálculos, poderá variar de 5 mil a 8 mil. Se for aprovado com base neste último cálculo, baseado na estimativa populacional do IBGE de 2006, o Congresso estará recompondo quase a totalidade do corte feito pelo TSE (8.527 vagas).

REPASSE
Os defensores da emenda enfatizam que haverá redução no repasse de recursos das prefeituras para as Câmaras de Vereadores. A emenda, apresentada em 2004 pelo deputado Pompeu de Mattos (PDT-RS), foi aprovada na comissão especial ano passado. O texto cria, com base na população dos municípios, 24 faixas diferentes, com o mínimo de 9 vereadores e o máximo de 55. E inclui uma redução em 0,5% do orçamento que as prefeituras podem repassar às câmara. Se for aprovada este ano, a ocupação das novas vagas ocorrerá em janeiro de 2008.

MUDANÇAS
Da forma em que a Emenda Constitucional será votada, Pau dos Ferros passará dos 9 atuais edis para 13 já em janeiro de 2008, ou seja, antes mesmo do próximo pleito que acontecerá em outubro do ano que vem o que serviria para dar uma tremenda reviravolta na casa Legislativa pau-ferrense. Quatro novos vereadores seriam empossados em Pau dos Ferros com base nessa Emenda Constitucional.

NET
Sem dúvidas que a internet é uma das melhores alternativas de comunicação e entretenimento que a tecnologia trouxe. Porém, infelizmente algumas pessoas se utilizam da rede de forma desrespeitosa e até mesmo criminosa. Um internauta usou na semana passada a página de relacionamentos Orkut para denegrir a imagem de várias jovens da cidade. Fato lamentável e que deve ser repudiado pela nossa sociedade.


ARTICULANDO - FOTOOOOOOOOO
O deputado estadual Raimundo Fernandes (foto) é um dos articuladores para que o comando do PP no estado passe ao deputado Robinson Faria (PMN). A confirmação deve sair ainda essa semana. Raimundo é um dos cinco deputados estaduais que desembarcaria na sigla sob a presidência de Robinson.

GIRANDO
@ No escritório da Caern em Pau dos Ferros o dilema continua. Os alarmes de mudanças na direção durante a ultima semana foram falsos. As mas línguas falam que estão cozinhando Esmeraldo Alves. Será?

@ A secretaria de Saúde esta investindo uma bolada na reforma e ampliação do Hospital Regional dr. Cleodon Carlos de Andrade. Muito bom!

@ O prefeito Leonardo Rego sinalizou com a possibilidade de reaproximação com o grupo da família Maia. Durante um encontro no BNB a conversa com a médica Andréia Maia foi demorada.

@ Caso consiga a reaproximação política com o clã Maia, Leonardo Rego marcaria um importante ponto rumo a reeleição.

@ Depois de passar alguns dias em Brasília, Tércia Batalha retorna hoje para a terrinha. Ela foi acompanhando o prefeito Leonardo Rego e do professor Gilton Sampaio discutir a instalação de um Campus da Ufersa em Pau dos Ferros.

@ O encontro da comitiva pau-ferrense foi com o Ministro da Educação Fernando Haddad. De acordo com Tércia o encontro foi proveitoso. Ponto para Pau dos Ferros.

@ O Educandário Imaculada Conceição tem novo comando administrativo. A instituição de ensino está sob os cuidados de um grupo de cinco professores. É a administração participativa. Sucesso!

@ Votos de melhoras para o gente fina Aécio, criatura agradável do lar da professora Maria Rego. Segundo informações o amigo passa por sério tratamento de saúde em Natal. Vamos orar!

@ Na última sessão ordinária da Câmara Municipal de Pau dos Ferros o vereador Manoel Gomes assumiu a presidência da mesa diretora, vez que Tércia Batalha se encontrava em Brasília.

@ E por falar em sessões da Câmara, parabenizo nesse espaço alguns professores da escola José Fernandes de Melo que tem enviado alunos com freqüência a casa. A atitude serve de fonte de conhecimento para que os jovens passem a conhecer e acompanhar o trabalho do legislativo. A cidadania em primeiro lugar.

Jornal Resenha circula hoje

O quinzenal Resenha – Alto Oeste está circulando em Pau dos Ferros e região na manhã de hoje. O veículo altoestano trás na sua manchete principal a seguinte matéria: "Prefeito Leonardo Rego e Jonas Gomes são denunciados pela Procuradoria Geral do Estado".

O jornal ainda trás em suas matérias noticias diversas de cidades da nossa região.

Aqui nesse espaço estaremos postando algumas matérias trazidas na manhã de hoje pelo jornal Resenha. Aguarde!

Acidente grave é registrado em Pau dos Ferros

Um grave acidente foi registrado na noite de ontem em Pau dos Ferros, na Rua Independência, mais precisamente nas proximidades do antigo Matadouro Público.

O jovem Omar Júnior foi colhido por um chevete de cor creme quando andava em sua motocicleta. O estado de saúde de Omar Júnior necessita de cuidados. Até as primeiras horas da manhã de hoje, informações davam conta de que o mesmo continuava sem alterações no seu estado clínico.

O dono do chevete abandonou o veículo no local e se evadiu. A identidade do condutor ainda não é conhecida.

Sem novidades: América leva pêa do Vasco.

Mais uma derrota na ‘carreira’ do América de Natal rumo a segunda divisão do Campeonato Brasileiro. O time do Rio Grande do Norte foi derrotado pela segunda vez esse ano para o Vasco do Rio de Janeiro, dessa vez em domínios vascaínos.

No primeiro jogo em Natal o Vasco ganhou de 1 x 0. Ontem o placar foi mais elástico e o mequinha foi derrotado pelo placar de 2 a 0. Com a vitória o time carioca assumiu a terceira colocação na tabela de classificação. Com a derrota o América é mais lanterna do que nunca e continua somando 10 pontos em 20 jogos.

Dizem as más línguas que o América é o ‘melhor’ time do campeonato, pois dá três pontos a todos. Em Natal já criaram um jargão “visite Natal e ganhe três pontos”. Essa é boa!