sábado, 15 de maio de 2010

Preces de pesar pelo falecimento de Dona Graça

O blog se solidariza com o blogueiro mossoroense, Marcio Costa pelo falecimento da sua genitora ocorrido nas primeiras horas da manhã de hoje.

Os votos de pesar se estendem ao seu pai e aos seus irmãos.

O corpo de dona Graça Costa está sendo velado na Capela Nossa Senhora de Perpetuo Socorro, centro de Mossoró.

É necessário muita força e fé em Deus para suportar a dor da perda e da separação. Preces e orações ajudam a aliviar a angústia.

Descaso no hospital de Pau dos Ferros é destaque em jornal de Mossoró

O jornalista César Santos dedicou editorial da sua coluna de hoje, no Jornal De Fato para reafirmar o descaso no hospital Regional Dr. Cleodon Carlos de Andrade, em Pau dos Ferros.

Abaixo, a nota na íntegra:

Política x saúde
Os hospitais regionais têm, ou deveriam ter, papel importante e decisivo para a boa assistência à população alvo. Foram construídos com essa finalidade. Cada região tem a sua unidade de referência, o que, por consequência, daria para suprir as necessidades. No entanto, na prática a coisa não funciona. Falta comprometimento do poder público. Os hospitais regionais acabam refletindo o problema e o cidadão pagando o preço da fatura. Em Pau dos Ferros, o Hospital Dr. Cleodon Carlos de Andrade é o retrato do caos nas unidades de referência. Construído e instalado para atender à população de 36 municípios do Alto Oeste, de longe cumpre a sua missão. É o retrato do descaso. Quem precisa desse equipamento de saúde volta para casa sem atendimento, e com a denúncia pronta: não há médicos de plantão, não funcionam setores vitais de atendimento de emergência e faltam remédios. A coluna não está revelando nenhum fato novo. O descaso com o Cleodon Carlos se arrasta há anos, sem solução. Mas, por que não funciona? A resposta é tão simples quanto revoltante: a política partidária, rasteira, transformou o hospital em balcão eleitoral, em que grupos disputam cargos em troca de votos. Mais recentemente, via imprensa, foi revelada a queda-de-braço entre os ex-prefeitos Nilton Figueiredo (Pau dos Ferros) e Pio X (Luís Gomes) pela direção do hospital. Ambos queriam emplacar apadrinhados, com único objetivo de “gerar” emprego, sem a preocupação de que estariam colaborando para a destruição do equipamento de saúde pública e a desgraça do povo alto-oestano. Essa prática se repete em muitos outros hospitais regionais, em que o comando é exercido de acordo com os desejos e cores partidárias, em detrimento de profissionais capacitados e bem-intencionados. Até quando? Até o gestor público entender que setores vitais, como a saúde, devem ser conduzidos de forma séria, distante da política, para o bem do cidadão.

CBF assegura manutenção das cidades-sedes da Copa 2014

O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, assegurou às 12 cidades-sedes da Copa do Mundo de 2014 que não há, por parte da Fifa, qualquer possibilidade de mudança das sedes, por conta de possíveis atrasos nas obras de construção e reforma dos estádios. A confirmação foi divulgada nesta sexta-feira (14), pelo colunista do jornal esportivo“Lance!”, Marcelo Damato.

De acordo com o colunista, o “ponto final nos boatos” foi colocado durante um encontro com autoridades das 12 cidades escolhidas em 2009, realizado segunda-feira (10). Durante o evento, Ricardo Teixeira reforçou também que a Fifa jamais cogitou transferir a competição do Brasil para a Inglaterra, ou qualquer outro país.

Na próxima terça-feira, Natal receberá a visita dos representantes do Comitê Organizador Local (LOC) da Copa do Mundo de 2014. Na mesma data, também será dado início às obras complementares com vistas à adequação da área entorno do futuro estádio Arena das Dunas.

Hoje tem mecão no Machadão pela segunda rodada da série B

O América de Natal entra em campo na noite de hoje pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro da série B.

Na primeira partida o time natalense perdeu para o Bahia fora de casa.

Na tarde de ontem o técnico Gilmar Iser comandou o último treino no CT Abílio Medeiros visando a partida contra o São Caetano, às 21h, no estádio Machadão.

Dos jogadores que atuaram na última partida, contra o Bahia-BA, o América não poderá contar com dois jogadores, o zagueiro Douglas e com o volante Júlio Terceiro, por terem sido expulsos. Os atletas cumprirão suspensão automática nesta rodada.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Casa onde funciona Restaurante Popular foi alugada por apenas R$ 2.500

Através de ligação telefônica, Gênison Vilaça, informou que a residência onde funciona o Restaurante Popular de Pau dos Ferros, pertencente a sua família, foi alugada ao Governo do Estado por R$ 2.500,00 e não por 5 mil, conforme publicou o blog anteriormente.

Segundo Gênison, a casa é espaçosa e bem localizada, por isso foi alugada pelo Governo. Ele comunicou que tem a cópia do contrato constando essa quantia como sendo o valor do aluguel do imóvel.

Gênison Vilaça finalizou o ‘delicado e gentil’ telefonema afirmando que diante das colocações do poste anterior (ver abaixo), a sua família estaria constituindo advogado, mais precisamente o jurista Assis Correia, para processar esse blogueiro.

Nota do blogueiro: Gosto muito das questões judiciais, tanto é que estou concluindo o curso de Direito e já venho atuando nessa área como estagiário da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB-RN.

Portanto, baseado nos preceitos da Carta Magna Branca que assegura a livre manifestação do pensamento e por se tratar de um comentário em cima de um contrato público (como o próprio nome já diz: É PÚBLICO), não creio ter cometido nenhum delito da esfera criminal, muito menos da área cível.

Mesmo nutrindo grande admiração pelo jurista Assis Correia, não acredito que ele, ou qualquer outro, venha a gozar de êxito em qualquer representação que seja.

Mas, em todo caso, o local para solucionar dúvidas e conflitos é mesmo o Poder Judiciário. Por isso respeito a decisão da representação e garanto responde-la de cabeça erguida.

Municipal Santos e Luciana Girão animarão Feijo Folia 2010

O cantor Municipal Santos, a voz de ouro da banda Prabalá, agora em carreira solo, será a principal atração musical da Feijo Folia, feijoada oficial do Carnapau.

O negão da galera vem acompanhado da também ex-vocalista da Prabalá, Luciana Girão.

Em sua sétima edição, a Feijo Folia será realizada, como de costume, na tarde do sábado de Carnapau na AABB de Pau dos Ferros.

No decorrer dos seis primeiros anos, a festa caiu no gosto do folião, ficando conhecida como o maior encontro de gente bonita e animada do Carnapau.

Em 2010 não será diferente!!! Todos os cuidados estão sendo tomados para que possamos repetir o sucesso dos anos anteriores.

As novidades do evento serão apresentadas aqui nesse espaço, sempre que foram acontecendo. Em breve divulgaremos o Buffet responsável pela suculenta Feijoada, conhecida por curar a ressaca da sexta e fortalecer o folião para a noite de sábado de Carnapau.

Cuidado: Pau dos Ferros tem superpopulação de morcegos

O veterinário Tenório Araújo, do Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN-RN), em Natal, informou que ficou constatado segunda-feira (10/05) que Pau dos Ferros tem superpopulação de morcegos em toda a cidade e que é preciso, em caráter de urgência, realizar trabalho conjunto dos técnicos do Estado e do Município controlando a espécie.


Para Tenório Araújo, que também já esteve investigando casos de raiva animal em Frutuoso Gomes e Patu, o caso de Pau dos Ferros é muito parecido com o de Caicó, que também tem superpopulação de morcegos. No caso de Caicó, já tem um trabalho em andamento para reduzir e controlar a população de morcegos, que é o principal transmissor do vírus da raiva.

"Precisamos evitar situações desagradáveis", diz Tenório Araújo, citando como exemplo o fato de duas crianças, uma de 6 e outra de 9 anos mordidas por morcegos no dia 22 de abril passado no Bairro João XXIII, em Pau dos Ferros. As duas crianças passaram pelo tratamento médico e estão sendo acompanhadas por profissionais de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde.

Tenório Araújo lembrou que o vírus da raiva só se torna perigoso quando a vítima da mordida não tem informação a respeito do vírus da raiva. Foi o que aconteceu em Frutuoso Gomes, onde o agricultor Sebastião Pereira Nunes, de 49 anos, foi mordido por um morcego com o vírus e só procurou tratamento médico 50 dias depois, morrendo no Hospital Giselda Trigueiro, em Natal.

Cuidados são fundamentais para sucesso no tratamento

No caso das crianças que foram mordidas pelo morcego em Pau dos Ferros, o veterinário destacou que o pai da criança fez exatamente o que deveria fazer, ou seja, procedeu a captura do morcego agressor e levou os dois filhos imediatamente para iniciar o tratamento.

O morcego capturado foi levado para exames no Lacen, em Natal, onde ficou constatado o vírus.

Ainda conforma Tenório Araújo, é provável que nas cidades próximas a Pau dos Ferros também exista população acima do normal de morcegos, sendo necessário também um estudo apurado e a realização de medidas de controle populacional dos morcegos por parte dos técnicos especialistas no assunto do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN (IDIARN).

Este trabalho já foi iniciado em Frutuoso Gomes. Primeiro a equipe técnica esteve em Frutuoso Gomes e cidades vizinhas, aonde morreram dezenas de animais com sintomas do vírus e procederam coletas de material para análises, assim como identificaram colônias de morcegos e procederam capturas para analisar o tipo de morcego, comportamento alimentar, entre outros.

CORREÇÃO

O morcego que mordeu as duas crianças no dia 22 de abril em Pau dos Ferros não era hematófago, como divulgamos aqui. Ainda não foi possível determinar precisamente a espécie. "Não se trata de nenhuma das espécies hematófagas e sim, provavelmente, de uma espécie insetívora. Falo provavelmente porque a classificação só é realizada por especialistas no Instituto Pasteur de São Paulo", explica o veterinário Tenório Araújo, do LACEN.

'Combate deve ser feito em conjunto', diz veterinário

Ontem a Secretaria de Saúde e o Idiarn, da 6ª Unidade Regional de Saúde de Pau dos Ferros, iniciaram o processo de imunização e capacitação de cinco profissionais para trabalhar especificamente com animais que podem transmitir o vírus da raiva, sendo o morcego o principal.

O início dos trabalhos aconteceu na Câmara Municipal.

O veterinário Tenório Araújo explicou que o trabalho de combate ao vírus da raiva deve ser conjunto, de tal maneira que cada segmento, de acordo com sua competência, fique responsável por determinadas ações. A Secretaria de Saúde vai coordenar os trabalhos de controle dos morcegos urbanos, remessa de amostras, vacinações e captura de cães e gatos vadios.

A Secretaria de Educação fica responsável pela divulgação das informações nas escolas e nos bairros. Ao Idiarn caberá fazer um cadastro preciso dos refúgios (colônias de morcegos), controle e remessa de amostras de morcegos hematófagos ao Lacen. "Neste processo é imprescindível a participação da imprensa na divulgação e informação à comunidade", conclui Tenório Araújo.

O vice-prefeito e secretário de Saúde Fabrício Torquato informou que a Prefeitura vai providenciar todos os apetrechos necessários para equipar os cinco agentes de saúde selecionados, capacitados e imunizados para trabalhar diretamente com o morcego.

"Estes profissionais precisam desta imunização para poder entrar com segurança nos locais com colônias de morcegos", afirmou.

Fonte: De Fato

quinta-feira, 13 de maio de 2010

ILP encerra inscrições para Seminário de Direito Eleitoral

O Instituto do Legislativo Potiguar encerra às 18 horas desta sexta-feira (14) as inscrições para o Seminário de Direito Eleitoral, que tem como tema “Eleições 2010 – Propaganda e Prestação de Contas Eleitorais”. O Seminário é uma atividade integrante do curso de Pós-Graduação- Especialização em Administração Legislativa, e estão sendo oferecidas 120 vagas.

Os palestrantes serão o Dr. Jarbas Bezerra, juiz de Direito Assistente da Presidência do Tribunal de Justiça e ex-juiz Eleitoral, que falará sobre “Propaganda Eleitoral nas eleições de 2010”, e a Drª. Lígia Limeira, bacharel em Direito e servidora do Tribunal Regional Eleitoral, que abordará o tema “Prestação de Contas Eleitorais”.

O Seminário será realizado no dia 18 de maio (terça-feira), no Salão Nobre da Assembleia Legislativa, das 8:30 às 17:30, com intervalo para almoço. As inscrições estão sendo feitas na sede do ILP, na Rua Açu, 426, Tirol.

Enquanto pacientes agonizam, fantasmas fazem festa no hospital de Pau dos Ferros

Em conversas recentes com populares da cidade de Pau dos Ferros é notória a revolta da população com o descaso pelo qual passa o hospital Regional Dr. Cleodon Carlos de Andrade, principal referencia de saúde pública no Alto Oeste do Rio Grande do Norte.

O problema é seríssimo! Uma verdadeira calamidade pública.

Nessa unidade hospitalar faltam médicos e medicamentos. Quando tem cirurgião falta anestesista. Não tem ortopedistas e às vezes faltam clínicos. O abandono é de fazer pena e dó!

Os pacientes reclamam, afinal de contas eles se sentem desprotegidos, desamparados, restando lamentar a situação vergonhosa em que se transformou a saúde bancada pelo governo do estado.

Ah, e não é por falta de dinheiro não! Verba para a saúde do hospital de Pau dos Ferros tem! Porém, não se sabe como vem sendo aplicado os recursos.

O que se sabe é que no hospital Regional tem gente trabalhando com amor e respeito aos pacientes, mas, infelizmente existem pessoas que não honram a profissão e desrespeitam os que buscam cuidados médicos/hospitalares...

E o pior: tem gente que recebe sem trabalhar. São os ‘fantasminhas’ da saúde de Pau dos Ferros. Eles estão ‘mamando’ lá no hospital, recebendo inclusive plantões, sem nunca ter receitado um sonrisal naquela unidade de saúde.

É bom que o Ministério Público, órgão sério e competente, busque investigar esse descaso.

O que não dá pra engolir é ver tamanha farra com o dinheiro público e por outro lado o povo sofrendo, abandonado, sem cuidados médicos e atenção básica.

“Bigodão’ participa de eventos e realiza reuniões políticas

O deputado estadual Raimundo Fernandes anda a todo gás. Ele tem percorrido várias cidades do Rio Grande do Norte.

Nos últimos dias Raimundo tem informado, através do seu Twitter, várias visitas a lideranças em diferentes municípios.

O deputado tem somado vários novos apoios nas regiões do Agreste, seridó, Mato Grande, Oeste e Grande Natal. Sem contar com a sua base eleitoral fincada na região do Alto Oeste Potiguar.

O ‘bigodão’ trabalha visando renovar o seu mandato na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte onde já ocupou acento por seis legislaturas.

Corpo de vítima de acidente foi levado pelo Itep para necropsia

O Itep recolheu agora a pouco o corpo de Francisco da Chagas, morto em um grande acidente de trânsito na estrada que liga a BR 405 ao município de Água Nova (ver mais detelhes na postagem abaixo).

Já se sabe que a vítima era natural de Erere no Ceará, mas residia em Água Nova. O carro que colidiu com a motocicleta presta serviço para EIT, empresa que atua em obras públicas no município de Pau dos Ferros e outras cidades da região altoestana.

Abaixo a foto da colisão que esmagou a cabeça da vítima Francisco das Chagas. As outras fotos da matéria abaixo são fortes.


Homem morre em acidente na estrada de Água Nova

Vítima conhecida como Chagas morreu segundo após a forte colisão


Polícia mantém local isolado até a chegada do Itep de Mossoró

Um acidente de grandes proporções foi registrado agora a pouco na RN que liga a BR 405 a cidade de Água Nova.

De acordo com as primeiras informações, um veículo de carroceria da empresa EIC colidiu frontalmente com uma motocicleta que era conduzida por um homem apenas identificado como Chagas.

O piloto que, segundo testemunhas, momentos antes bebia em um bar de Água Nova, morreu na hora e a polícia isola o local.

O Instituto Técnico Cientifico de Polícia (ITEP) de Mossoró já foi acionado e deve remover o corpo para necropsia.

O blog trará a identificação completa da vítima.

Mais informações a qualquer momento.

Fotos: Altoestevip.com

Nilton determina mudança no Restaurante Popular

Informações chegadas ao blog dão conta de uma mudança no restaurante popular de Pau dos Ferros. De acordo com a fonte, a direção geral foi substituída.

O motivo da mudança seria a insatisfação do ex-prefeito Nilton Figueiredo (PP), que não teria indicado a ex-diretora.

A fonte afirmou que diante disso o ex-prefeito teria esperneado e feito muita pressão junto ao governo que, por sua vez, determinou a empresa que coordena o restaurante de Pau dos Ferros a trocar a direção do órgão.

Agora sim, a indicação do novo nome a comandar o Restaurante partiu do ex-prefeito Pau-ferrense.

Além de comandar parte dos empregos do Restaurante Popular, Nilton Figueiredo determinou o local de funcionamento. O espaço alugado pelo governo pertence aos herdeiros do seu sogro.

A casa que fica localizada na Rua Getúlio Vargas, próximo a Prefeitura, foi alugada a peso de ouro, rendendo a família do ex-prefeito algo em torno de R$ 5 mil, mensalmente.

Assambléia publica formação das comissões no Diário Oficial

O Diário Oficial do Estado (DOE) publicou ontem a formação das comissões permanentes da Assembleia Legislativa do RN.

Ao todo são oito comissões, sem as quais o Legislativo não pode funcionar em sua plenitude, ficando na dependência das reuniões do Colegiado de Líderes, que por sua vez tem poder para a dispensa de tramitação de toda matéria que precisa ser deliberada no plenário.

A formação das comissões foi concluída depois de articulações do presidente Robinson Faria com os líderes partidários, chegando-se a um consenso para a definição dos nomes indicados pelas bancadas de oposição e de apoio ao governo.

O impasse estava acontecendo nas comissões de Constituição e Justiça e Redação e na de Finanças e Fiscalização. Com as comissões formadas, os integrantes vão se reunir para escolher o presidente de cada uma delas.

Garibaldi cobra ações para combater o crack no RN

O senador Garibaldi Filho discursou ontem, 12, na tribuna do Senado cobrando combate mais efetivo à epidemia do crack no Brasil e principalmente no Rio Grande do Norte.

O discurso foi motivado por um relato que Garibaldi Filho ouviu de uma mãe, sábado recente, em Mossoró. Durante uma comemoração do Dia das Mães no bairro Belo Horizonte, uma das convidadas levantou em meio a cerca de outras cinquenta mulheres e emocionou a todos contando como está perdendo seu filho para a droga.

Garibaldi Filho ficou sensibilizado com o relato e resolveu entrar nessa luta pelo combate à droga.

"É preciso encarar esse problema de frente, sem falsos pudores. É urgente uma ação imediata e eficaz que encontre um caminho para cuidar dessa verdadeira legião de pobres coitados, que na sua face mais visível perambulam por regiões dos grandes centros em situação degradante", disse.

Estima-se que no Brasil 1,5 milhão de pessoas estão viciadas em crack, que é um subproduto da cocaína. No Rio Grande do Norte não há estatísticas concretas sobre a droga. O que há são relatos de prefeitos e moradores de diferentes cidades do estado sobre o aumento da criminalidade relacionado ao consumo do crack.

Governo nomeia 90 novos agentes para penitenciárias do RN

Mais 90 agentes penitenciários aprovados em concurso público foram nomeados pelo governador Iberê Ferreira de Souza na publicação de ontem do Diário Oficial. O novo contingente - 72 homens e 18 mulheres - irá compor o quadro da Secretaria de Justiça e Cidadania (SEJUC), junto com os outros 400 agentes penitenciários nomeados no último dia 4 de maio pelo governador.

O secretário estadual de Justiça e Cidadania, Leonardo Arruda Câmara, informa que na próxima segunda-feira, 17, às 8h, no Praiamar Hotel, os agentes devem comparecer à audiência pública para escolha do local de atuação.

A escolha das vagas vai observar a preferência do candidato, respeitada a ordem da classificação final do concurso.

Os candidatos nomeados devem comparecer à sessão pública com as cópias e originais de Identidade; Título de Eleitor, com a comprovação de quitação eleitoral; CPF; Pis ou Pasep; certidão de reservista; certificado de conclusão do ensino médio (antigo 2º grau); Carteira de Trabalho e Previdência Social; Certidão de Nascimento ou Casamento, e de nascimento dos filhos menores; duas fotos 3x4; comprovante de residência; declaração de bens e valores (preenchimento no local); e declaração de acumulação de cargos (preenchimento no local).

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Comissões da AL estão formadas; Confira lista:

O Diário Oficial do Estado (DOE) publicou nesta quarta-feira, 12, a formação das comissões permanentes da Assembléia Legislativa do RN. Ao todo são oito comissões, sem as quais o legislativo não pode funcionar em sua plenitude, ficando na dependência das reuniões do Colegiado de Líderes, que por sua vez tem poder para a dispensa de tramitação de toda matéria que precisa ser deliberada no plenário.

A formação das comissões foi concluída depois de articulações do presidente Robinson Faria com os líderes partidários, chegando-se a um consenso para a definição dos nomes indicados pelas bancadas de oposição e de apoio ao governo. O impasse estava acontecendo nas comissões de Constituição e Justiça e Redação e na de Finanças e Fiscalização. Com as comissões formadas, os integrantes vão se reunir para escolher o presidente de cada uma delas.

As comissões ficaram com a seguinte composição:

1. COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E REDAÇÃO:
Titulares:
Gustavo Carvalho (PSB), Getúlio Rego (DEM), Luiz Almir (PV), Wober Júnior (PPS), Fernando Mineiro (PT).
Suplentes:
Arlindo Dantas (PHS), José Adécio (DEM), Paulo Davim (PV), Ezequiel Ferreira (PTB), Márcia Maia (PSB).

2. COMISSÃO DE DEFESA DO CONSUMIDOR, MEIO AMBIENTE E INTERIOR
Titulares:
Márcia Maia (PSB), Gilson Moura (PV), Gesane Marinho (PMN).
Suplentes:
Lavoisier Maia (PSB), Paulo Davim (PV), Ricardo Motta (PMN).

3. COMISSÃO DE ADMINISTRAÇÃO, SERVIÇOS PÚBLICOS E TRABALHO
Titulares:
José Dias (PMDB), Poti Júnior (PMDB), Raimundo Fernandes (PMN)
Suplentes:
Walter Alves (PMDB), Nélter Queiroz (PMDB), Gesane Marinho (PMN).

4. COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA, DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL
Titulares:
Ricardo Motta (PMN), Nélter Queiroz (PMDB), Arlindo Dantas (PHS).
Suplentes: Raimundo Fernandes (PMN), Walter Alves (PMDB), Ezequiel Ferreira (PTB).
5. COMISSÃO DE FINANÇAS E FISCALIZAÇÃO
Titulares:
Larissa Rosado (PSB), José Adécio (DEM), Walter Alves (PMDB).
Suplentes:
Márica Maia (PSB), Leonardo Nogueira (DEM), José Dias (PMDB).
6. COMISSÃO DE DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA
Titulares: Gesane Marinho (PMN), Lavoisier Maia (PSB), Gilson Moura (PV)
Suplentes:
Raimundo Fernandes (PMN), Gustavo Carvalho (PSB), Luiz Almir (PV)
7. COMISSÃO DE MINAS E ENERGIA
Titulares:
Lavoisier Maia (PSB), Nélter Queiroz (PMDB), Paulo Davim (PV)
Suplentes:
Larissa Rosado (PSB), Poti Junior (PMDB), Gilson Moura (PV)
8. COMISSÃO DE SAÚDE
Titulares:
Lavoisier Maia (PSB), Leonardo Nogueira (DEM), Paulo Davim (PV)
Suplentes:
Gustavo Carvalho (PMDB), Getúlio Regio (DEM), Gilson Moura (PV)

Primeiro repasse do FPM de maio foi o maior deste ano

O repasse do primeiro decêndio de maio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) depositado na última segunda-feira, 10 de maio, foi de R$ 2.883.950.774, com o desconto do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB). Sem a retenção do Fundeb, o valor bruto alcança R$ 3.604.938.467.

De acordo com o levantamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM), o repasse é o maior do ano, no entanto não garante a recuperação do FPM.

A entidade calculou os valores acumulados do início do ano até o primeiro repasse de maio dos anos de 2008, 2009 e 2010. E em valores corrigidos pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), 2010 acumula montante 9% menor que o período de maior intensidade da crise em 2009.

O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, salienta que o reaquecimento da economia observado neste início de ano não foi capaz de recuperar o fundo. Ele explica que uma das principais razões é a continuidade da política de desonerações realizadas pelo Governo Federal mesmo com o fim dos efeitos da crise.

"O FPM terá um longo caminho para se recuperar e retomar ao seu ritmo histórico de crescimento", disse.

Decisão judicial impõe mais uma baixa ao governo Ibere

Ao apreciar de forma monocrática a Representação 474-58.2010.6.20.0000, o juiz do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN), Aurino Lopes Vila, decidiu pela suspensão em todo o Rio Grande do Norte, no período de 1º de junho a 31 de outubro deste ano, a execução do programa Cheque-Reforma ou Cartão Reforma, sob pena de pagamento de multa diária no valor de R$ 1 mil. A determinação ocorreu por volta das 18h.

Vila analisou representação interposta pelo Ministério Público Eleitoral. Nesta ação, os representados são a ex-governadora Wilma de Faria, o governador Iberê Ferreira de Souza, o diretor-presidente da Companhia Estadual de Habitação e Desenvolvimento Urbano do RN – CEHAB, Damião Pita, o Estado do Rio Grande do Norte e a própria companhia de habitação.

Na representação, o Ministério Público Eleitoral pediu a antecipação de tutela para que fosse determinada a suspensão do programa durante o período mencionado.

O representante afirma que a presente ação tem como objetivo “prevenir a produção de efeitos futuros danosos, concretos, e previsíveis, atribuídos à continuidade do programa social acima referido, cuja execução, durante os anos de 2006 e 2008, foi marcada por evidente desvio de finalidade, consubstanciada na utilização eleitoreira do citado programa, que fornece cheques para reforma de casas aos cidadãos/eleitores”. (fl. 04)

Nota do blog: Muito justa a decisão do magistrado. O Cheque-Reforma pode vir a desequilibrar a disputa eleitoral e interferir na liberdade do voto, afrontando diretamente a soberania popular.

A decisão não causa dano algum a população, pois a medida imposta não extingue o programa, mas apenas suspende-o por cinco meses.

Para se ter idéia da tendencia eleitoreira, em 2009, o programa teve aplicação de recursos no montante de R$ 592.750,00. Para 2010, ano eleitoral, há previsão de aplicação de R$ 4.160.000,00 (cerca de 8 vezes mais).

Padrasto acusado de raptar enteado de 12 anos é transferido de Pau dos Ferros para Mossoró

O policial militar identificado como Emerson Carlos, 30 anos, foi preso no último final de semana, em Pau dos Ferros, acusado de ser o principal suspeito no desaparecimento do enteado Jonathan da Silva Dantas, 12 anos, que sumiu no dia 21 de abril, de uma 'lan house', no bairro Sebastião Maltês, em Caraúbas. O soldado estava preso em um destacamento da Polícia Militar, localizado no bairro Riacho do Meio, porém por medida de segurança foi transferido para Mossoró.

A prisão preventiva de Emerson Carlos foi solicitada pela polícia caraubense após as investigações apontaram várias evidências que o incriminam, inclusive de ter sido visto por testemunhas com o garoto no dia do seu sumiço.

Outro fato que levou a polícia pedir a detenção do policial teria sido vestígios de sangue encontrados no carro do policial e na casa onde ele reside em São Miguel. Além do mais, populares informaram que o acusado foi visto durante cinco dias circulando em São Miguel, acompanhado de uma criança.

A polícia solicitou do Instituto Técnico e Científico de Polícia (Itep) perícias no carro e na casa do suspeito, para saber se os vestígios de sangue é humano. Caso o resultado seja positivo, deverá ser solicitado o exame de DNA, que deverá apontar se o sangue pertence a Jonathan. Enquanto isso, o delegado Dimas, de Caraúbas, continua ouvindo testemunhas e colhendo provas para elucidar o mistério.

CPI

O caso do desaparecimento de Jonathan da Silva, segundo a polícia, aponta para uma linha investigatória que envolve casos de pedofilia, uma vez que existe forte suspeitas que comprovam a desconfiança. Diante dessa circunstância, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pedofilia, do Congresso Nacional, já foi comunicada e poderá enviar nos próximos dias uma comissão de deputados para acompanhar as investigações.

HISTÓRICO

Jonathan da Silva Dantas desapareceu no dia 21 de abril, quando saiu para ir a uma 'lan house', localizada no bairro Sebastião Maltês, em Caraúbas. Populares informaram que o garoto foi visto no estabelecimento acompanhado de um adulto, com características semelhantes ao do seu padrasto, um policial militar conhecido como Emerson Carlos.

A dona da 'lan house' informou que o menino ao deixar o local teria entrado em um carro, juntamente com o adulto. Daí para cá, quase um mês se passou e a criança não mais foi localizada pela família.

Dois homens assaltam agência dos correios de Rodolfo Fernandes

Dois indivíduos, ainda não identificados, invadiram e assaltaram na tarde de ontem, por volta das 15h30, a agência dos correios do município de Rodolfo Fernandes. Ainda não se sabe a quantia levada pelos homens.

Segundo informações de populares, os assaltantes usavam um veículo Fiat Siena, da cor prata, provavelmente o mesmo tomado de assalto na cidade de Brejo dos Santos, na Paraíba.

A Polícia Militar de toda a região do alto oeste do Rio Grande do Norte, junto com policiais do estado do Ceará estão em diligências pelas redondezas, mas até o momento não encontraram os bandidos.

Presidenciável Marina Silva agora é cidadã norte-rio-grandense

A senadora Marina Silva agora é oficialmente cidadã norte-rio-grandense e natalense. Ela recebeu os títulos no final da tarde desta terça-feira, 11, na Assembléia Legislativa do RN. A homenagem foi proposta pelo deputado Paulo Davim (PV) e pelo vereador e secretário municipal de Educação, Edivan Martins (PV).

Durante a solenidade, Paulo Davim destacou a importância da senadora para o país e o RN. “A sua história e exemplo são grandes demais para se restringir a uma só região. Vivo um momento muito singular como cidadão e político. Tenho dúvidas se quem está sendo homenageada é Marina ou o povo potiguar, que abraça esta brasileira tão inspiradora. Não queremos que você seja apenas a dama da floresta, mas também a dama do cerrado, da caatinga e de todos nós potiguares”, destacou.

Em seguida o deputado fez a entrega do título de cidadã norte-rio-grandense à senadora e aproveitou para entregar também a bandeira do RN. “Nós entregamos o título e o símbolo da nossa terra: a nossa bandeira, com toda gratidão e reconhecimento”, afirmou Paulo Davim.

Na avaliação do presidente da AL a luta de Marina Silva pelo meio ambiente é merecedor de um grande reconhecimento. “A política é bastante criticada mas também tem seus encantos. E um deles se chama Marina Silva, que a engrandeceu. A senhora é um símbolo da luta pelo meio ambiente, por quem passa a discussão acerca de um tempo mais saudável em nosso país Robinson Faria disse ainda ser uma honra para o parlamento do estado a transformar em cidadã norte-rio-grandense.

Assembleia fará audiência pública sobre o Censo 2010

O Plenarinho da Assembleia Legislativa, em Natal, será palco hoje para uma audiência pública a partir das 9 horas, tendo como tema o Censo Demográfico 2010 a ser realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), com a coleta de dados se iniciando em 1º de agosto deste ano.

A audiência é uma iniciativa do mandato do deputado Fernando Mineiro, em parceria com a Unidade Estadual do IBGE no Rio Grande do Norte, e contará com a presença do Presidente do IBGE, Eduardo Pereira Nunes.

O Censo, resulta na produção de informações para o conhecimento do perfil da população brasileira, representando a mais relevante base de dados para o planejamento e ação de governo, e de orientação para as empresas dos mais variados ramos.

O evento será importante oportunidade para o conhecimento das metodologias que irão gerar informações sobre quantos somos no Brasil e no RN, onde estamos física, social e economicamente. Ao longo da próxima década, esses dados servirão de base para decisões e investimentos que vão ditar os rumos do país, estados e municípios.

terça-feira, 11 de maio de 2010

Marina Silva agora é cidadã norte-rio-grandense

A senadora Marina Silva agora é oficialmente cidadã norte-rio-grandense e natalense. Ela recebeu os títulos no final da tarde desta terça-feira, 11, na Assembléia Legislativa do RN. A homenagem foi proposta pelo deputado Paulo Davim (PV) e pelo vereador e secretário municipal de Educação, Edivan Martins (PV).

Durante a solenidade, Paulo Davim destacou a importância da senadora para o país e o RN. “A sua história e exemplo são grandes demais para se restringir a uma só região. Vivo um momento muito singular como cidadão e político. Tenho dúvidas se quem está sendo homenageada é Marina ou o povo potiguar, que abraça esta brasileira tão inspiradora. Não queremos que você seja apenas a dama da floresta, mas também a dama do cerrado, da caatinga e de todos nós potiguares”, destacou.

Em seguida o deputado fez a entrega do título de cidadã norte-rio-grandense à senadora e aproveitou para entregar também a bandeira do RN. “Nós entregamos o título e o símbolo da nossa terra: a nossa bandeira, com toda gratidão e reconhecimento”, afirmou Paulo Davim.

Na avaliação do presidente da AL a luta de Marina Silva pelo meio ambiente é merecedor de um grande reconhecimento. “A política é bastante criticada mas também tem seus encantos. E um deles se chama Marina Silva, que a engrandeceu. A senhora é um símbolo da luta pelo meio ambiente, por quem passa a discussão acerca de um tempo mais saudável em nosso país Robinson Faria disse ainda ser uma honra para o parlamento do estado a transformar em cidadã norte-rio-grandense.

População de Luís Gomes sofre com abandono da Prefeitura

No município de Luís Gomes a escuridão e a má conservação do calçamento vem tomando conta de algumas ruas, principalmente as mais afastadas do Centro.

De acordo com matéria publicada no site oficial do município serrano, os moradores já tentaram contato tanto com a Cosern, como com a Prefeitura, porém os problemas permanecem.

A revolta se dá pelo fato da Prefeitura de Luís Gomes cobrar mensalmente a famigerada Taxa de Iluminação Pública, porém, o serviço de manutenção nos postes vem deixando muito a desejar.

Detalhe: Esse é o mal de alguns municípios. Os prefeitos arrecadam um dinheirão oriundo da Taxa de Iluminação Pública (que apesar de legal é imoral), mas sequer fazem manutenção nas luminárias.

Enquanto isso o povo fica com cara de bobo.

Com a palavra o Ministério Público luizgomense!!

São Benedito ganhará moderno posto de saúde

Prefeito Leonardo Rego com o vice, Fabrício Torquato expondo ordem de serviço


Maquete das novas e modernas instalações do posto de saúde do bairro São Benedito


Através do Prefeito Leonardo Rego, do Secretário de Saúde, Fabrício Torquato e do representante da empresa Collier Galvão, foi assinada a Ordem de Serviço para a obra de construção da nova Unidade Básica de Saúde – UBS, do bairro São Benedito.

A unidade de Saúde Dr. Pedro Diógenes, localizada no bairro mais populoso de Pau dos Ferros, será totalmente reconstruída e parte da velha estrutura já foi demolida. O investimento total será de R$ 307.461,69.

Para Fabrício Torquato, este é um investimento que há muitos anos era aguardado pela população e agora torna-se realidade. Além disto, Fabrício informou que enquanto a nova unidade é construída, o atendimento aos moradores vem sendo realizado em uma casa localizada próximo a Escola Municipal Prof. Severino Bezerra.

O Prefeito Leonardo Rego, informou que cinco unidades de saúde serão construídas ou reformadas ainda este ano. Segundo ele, serão construídas as unidades do Bairro São Judas Tadeu, Sítio Barragem, Manoel Deodato e São Benedito. Já o Posto de Saúde do Bairro São Geraldo, vai passar por uma grande reforma e ampliação.

Processos se amontoam por falta de juízes em Pau dos Ferros

E por falar em Osvaldo Cândido de Lima Júnior (postagem abaixo), é impressionante o que estão fazendo com esse jovem magistrado e, consequentemente com o povo do Alto Oeste Potiguar, mais precisamente, aqueles que vivem sob amparo jurídico da Comarca de Pau dos Ferros.

O fato é que há um bom tempo o Tribunal de Justiça parece ter esquecido de nossa região. O magistrado acima citado vem acumulando os seus trabalhos e respondendo, quase sempre, por toda a Comarca (cível, criminal, família, juizados especiais).

É inadmissível que o TJRN feche os olhos para esse descaso que vem se transformando a justiça do Alto Oeste Potiguar.

Com a falta de magistrados e serventuários, processos ficam adormecidos em prateleiras, gerando desespero nas partes e aumentando a demanda judicial. Isso vem acarretando desgastes para o judiciário.

Esperamos que o Tribunal de Justiça resolva o problema e, ao invés de trazer Justiça na Praça com festa e maquiagem, encaminhe juízes e serventuários visando diminuir o caos que vem se formando na comarca de Pau dos Ferros.

Juiz de Pau dos Ferros fala sobre violência sexual

O Centro de Referência Especializado da Assistência Social de Pau dos Ferros (CREAS) promove a VI Semana de Luta contra Violência e Exploração Sexual de Criança de Adolescente. A programação começa hoje e vai até o próximo dia 18.

Na abertura dos trabalhos será realizado um Programa de Rádio informativo na Rádio Cultura do Oeste, com o tema: Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

O convidado para exposição do tema é Osvaldo Cândido de Lima Júnior - juiz de Direito responsável por toda Comarca de Pau dos Ferros e equipe do Creas. Será a partir das 12h.

Pacto contra mortalidade infantil beneficia Pau dos Ferros e mais oito cidades

Na manhã de ontem, 10, o governador Iberê Ferreira de Souza assinou o Pacto pela Redução das Desigualdades, com o objetivo de reduzir a mortalidade infantil no Rio Grande do Norte.

O pacto prevê a liberação de R$ 11 milhões a serem investidos prioritariamente nos nove municípios que atualmente concentram a metade dos casos de óbitos neonatais no Estado: Natal, Mossoró, Parnamirim, Macaíba, São Gonçalo do Amarante, Ceará-Mirim, Caicó, Currais Novos e Pau dos Ferros.

"Além da liberação desses recursos, também vamos apoiar integralmente esses municípios. Esse é o problema que não é só do Estado, ou dos municípios, ou do Governo Federal. É um problema que só poderá ser resolvido com a união de todos os entes federados. É um trabalho em longo prazo, e agora estamos dando o primeiro passo", destacou o governador.

Com o pacto, o RN irá ganhar novos Núcleos de Apoio à Saúde (NASF), mais equipamentos e leitos nas UTIs neonatais, bancos de leite e UPAs (Unidades de Pronto Atendimento).

O objetivo é ampliar a qualificação da atenção pré-natal, para o parto e recém-nascido, com base em seis eixos principais: educação na saúde; gestão da informação; vigilância do óbito infantil; fortalecimento do controle social; mobilização e comunicação; e produção de conhecimentos e pesquisas.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Traficante que fugiu da PF é preso na vaquejada de Pau dos Ferros

A Polícia Militar de Alexandria prendeu nesse fim de semana, João Benício de Paiva Terceiro, homem acusado de tráfico de drogas e com dois mandados de prisão em aberto.

Joãozinho, como é conhecido foi preso pelo capitão Humberto Pimenta quando estava em uma bolão de vaquejada que ocorreu no fim de semana no parque Aluísio Diógenes, em Pau dos Ferros.

O traficante foi reconhecido pela polícia. "Joãozinho" é acusado de tráfico de drogas e tem dois mandados de prisão em aberto. Ele já fugiu de um cerco montado pela Polícia Federal, onde foi apreendido mais de 100kg de maconha.

O acusado está preso em Alexandria e à disposição da Polícia Federal, onde possivelmente será recambiado.

Polícia Civil do RN entra em greve a partir de hoje

Cerca de 1.200 policiais e escrivães entram em greve por tempo indeterminado a partir hoje. A categoria anunciou que ficará reunida, a partir das 8h, na sede do Sindicato dos Policiais Civis do Rio Grande do Norte (Sinpol). Durante a paralisação deverão funcionar apenas as delegacias de plantão da Zona Norte e da Zona Sul, além de dez delegacias regionais no interior do estado.

A principal reivindicação da categoria é, segundo a presidente do Sinpol, Vilma Marinho, a remoção imediata dos presos das delegacias, cuja data limite para a saída deles era 15 de abril. “Foi uma data muito adiada para a remoção e também não foi cumprida pelo governo. É a medida mais imediata que precisamos ser atendida”, fala Marinho.

Nas delegacias, serão feitos apenas os flagrantes e todos os outros procedimentos administrativos, como registro de boletins de ocorrência e procedimentos de inquérito estão cancelados.

“A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) deve assumir a sua responsabilidade da remoção, pois mais de 400 concursados passaram pelo curso de formação da Polícia, condição que o governo dava para fazer a retirada dos presos das delegacias”, fala ela.

A categoria também reivindica condições de trabalho mais dignas, como a alimentação dois policiais, que é feita através de quentinhas e está sendo pleiteado o uso de vales-alimentação. Os agentes também querem a contratação de serviços terceirizados de limpeza e a reestruturação física das delegacias. “Muitas delas têm a mobília inadequada e alguns boletins de ocorrência são feitos manualmente, pela falta de computadores”, declara Marinho.

Quanto ao pacote de medidas de segurança penitenciária anunciadas pelo governador Iberê Ferreira de Souza na semana passada, ela diz serem “de longo prazo”, não resolvendo os problemas mais urgentes.

domingo, 9 de maio de 2010

Leonardo Rego demite Nilton Figueiredo da Prefeitura de Pau dos Ferros


A Prefeitura Municipal de Pau dos Ferros, através do prefeito Leonardo Rego (DEM), demitiu dos seus quadros de funcionários o ex-prefeito Nilton Figueiredo (PP), por abandono de emprego.

Figueiredo foi desligado através de portaria de número 043/2010, publicada no Diário Oficial do Município de número 492 do dia 20 de abril de 2010.

De acordo com a portaria, Nilton Figueiredo não exercia suas funções como médico do município desde o dia 28 de setembro de 2009 e, após instaurado o processo disciplinar com direito a ampla defesa e ao contraditório, o prefeito Leonardo Rego assinou a sua demissão.

A portaria lembra que existe parecer jurídico nos autos, recomendando a demissão de Nilton Figueiredo por abandono de emprego.

Portanto, o médico Nilton Figueiredo, funcionário da Prefeitura de Pau dos Ferros (matrícula nº 0516), foi demitido, através de portaria assinada pelo Prefeito Leonardo Rego por abandono de cargo.

Inscrições do concurso da UERN, com vaga pra Pau dos Ferros, começam amanhã

A Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) abriu concurso público para a contratação de quatro professores, três dos quais serão lotados no campus central de Mossoró e um no campus avançado de Pau dos Ferros.

O período das inscrições vai desta segunda-feira, dia 10, até o dia 9 de junho de 2010. De acordo com o edital do concurso, publicado na edição desta sexta-feira, dia 07, do "Diário Oficial do Estado", duas vagas são para professores graduados em Física, um para Ciência da Computação e outra para graduados em Letras.

As inscrições podem ser feitas por procuração ou via Sedex dos Correios, observando-se que a data máxima para postagem nesse caso deverá ser o dia 4 de junho. No ato da inscrição, o candidato precisa comprovar o pagamento da taxa de R$ 200, feito em depósito na conta corrente 18.870-0, agência 0036-1, do Banco do Brasil e em favor da Uern.

Para ter direito à isenção da taxa de inscrição, o candidato tem de comprovar, também, que é doador regular de sangue. As provas didáticas do concurso serão realizadas às 8 horas do dia 16 de junho, nas salas do campus central, no km 46 da rodovia federal BR-110, no bairro Costa e Silva, em Mossoró. Também ocorrerão provas de títulos, no dia 18 e de memorial, no dia 19.

Raimundo Fernandes diz que Legislativo não pode ser atropelado

A jornalista Laurita Arruda publicou em seu blog declarações do deputado estadual Raimundo Fernandes sobre a polêmica da decisão judicial que autoriza remanejamento para o Tribunal de Justiça.

Abaixo a reprodução:

O deputado Raimundo Fernandes (PMN) declarou hoje a este Território Livre que a liminar da Juíza Maria Soledade Fernandes não permite que o Executivo altere o remanejamento do Orçamento do Governo do Estado sem ouvir a Assembleia Legislativa.

Para Fernandes, mesmo com a decisão judicial, há necessidade da chancela do Legislativo. Sob pena de desrespeito e desequilibrio entre os Poderes.

PRF registra três acidentes na madrugada deste domingo

A Polícia Rodoviária Federal registrou três acidentes na madrugada de sábado (8) para domingo (9) nas rodovias que cortam o Rio Grande do Norte.

Na BR-101 próximo a Emaús aconteceu uma colisão transversal no semáforo, por volta de 1h. O acidente envolveu uma moto Yamaha YB125, de placas MZK 9085 e um veículo tipo Fiat Pálio, de placas MXZ 8229.

De acordo com informações da PRF, duas pessoas ficaram feridas: o condutor da moto, identificado por Francinaldo dos Santos Silva, de 27 anos e a outra pessoa ainda não foi identificada.

A PRF registrou também o capotamento de um veículo tipo Renault Sandero, por volta das 5h10, próximo ao município de Macaíba. A informação é de que não há feridos.

Outra colisão aconteceu ao amanhecer deste domingo, na BR-406, no caminho do município de Ceará-Mirim.

O acidente aconteceu em frente ao motel Ele e Ela, envolvendo uma moto e um carro ainda não identifcados. Ainda segundo os policiais, os envolvidos ficaram com ferimentos leves.