sábado, 24 de maio de 2008

Textos com a assinatura de Glauber Nascimento

Agir no hoje pensando no amanhã

Até eu escrever esta coluna o PMDB local ainda não havia oficializado apoio ao projeto de reeleição do prefeito Leonardo Rego (DEM), mas quem sabe neste momento da sua leitura isso já tenha ocorrido. A decisão da sigla parte da líder Maria Rego, a entrevista dela a um jornal de Mossoró e as freqüentes aparições de membros do partido ao lado do prefeito reforçava a intenção de repetir a aliança de 2006. Mas há um questionamento sobre esta decisão: O PMDB vai unido ou não para a campanha municipal? Assim como há defensores da aliança existe também insatisfeitos. Maria vai à luta não como antes, agora como expectadora, passando o bastão político para o filho, Fabrício Torquato. Mas Maria deve ir a campo, defender a bandeira do partido e fazer com que o filho ganhe popularidade e se torne uma espécie de “o novo” na política pau-ferrense. Maria e Leonardo vão andar juntos, diferentemente de 2004, e ambos sabem que terão que aparar algumas arestas junto aos eleitores, resultados ainda de 2004. O PMDB mais uma vez apostou, vencendo sai fortalecido, com pique, inclusive, para em 2012 lutar na cabeça de chapa. Porém, se perder a história é uma outra.


Delicada

A situação das vereadoras Marta Pontes e Tércia Batalha fica desconfortável em o PMDB optando por Leonardo. Marta deve não ir para a disputa, a mãe deve voltar a ativa. O caso de Tércia é bem mais delicado, ou vai com a sigla ou pode ficar sem mandato. Mas Tércia não vai estar sozinha. Xavier, Ivo da Capa, Juciélia Bessa, Paulo Fernandes e tantos outros peemedebistas não vão seguir o partido. O racha parece ser inevitável.

Acirrada

Com PMDB e DEM juntos o número de vereadores dos dois partidos na Câmara pode aumentar consideravelmente. O DEM, inclusive, pode sair fortalecido como nunca no âmbito legislativo.

Natal e Interior

Depois da união de Wilma e Garibaldi em torno da candidatura de Fátima Bezerra à Prefeitura do Natal, muita gente começa a apostar numa dobradinha dos dois em várias cidades do interior do estado. O que não deve acontecer como muitos desejam em várias cidades. Em Mosoró, por exemplo, Garibaldi vai seguir com a prefeita Fafá Rosado; já Wilma, com Larissa. Em Parnamirim ainda não está definido, mas Wilma deve apoiar um candidato e Gari outro. Em Pau dos Ferros com a confirmação do PMDB em apoiar Leonardo, Wilma e Garibaldi também vão estar em palanques opostos.

Conversas

O deputado Robinson Faria continua sem confirmar quem apóia na capital, o assédio pelo apoio do parlamentar e os partidos que o apóiam é grande. Robinson tem conversado com os colegas de sigla, o deputado Raimundo Fernandes, tem sido sempre ouvido pelo Presidente da Assembléia.

Dedicação

Mas Raimundo não deve participar ativamente da campanha natalense não, com vários apoios na região, o trabalho do parlamentar vai ser voltado ao Alto Oeste. O quadro atual favorece aos liderados do deputado em todos os municípios.


Quase oficial

Depois de muitas especulações durante todo o governo Leonardo Rego sobre um possível rompimento do prefeito com o vice, Pastor Alfredo (PR), parece que agora é oficial. O Pastor deve seguir o ex-prefeito Nilton Figueiredo (PP) na campanha vindoura. Há algum tempo o Pastor já vinha conversando com Nilton e um encontro, nos últimos dias, na casa do líder religioso foi visto como uma pré-união.

Carnapau

Não há o que discutir: o Carnapau é sem dúvida um grande evento para nossa cidade, atrai turistas, divulga nossa terra e deixa receitas na economia local. A iniciativa dos empresários é elogiável. Mas como nem tudo é perfeito, os organizadores deveriam ter se preocupado em elaborar com mais criatividade a logomarca do evento. Este ano a logomarca é uma imitação barata da do Carnatal. Tudo bem que vale copiar o que outras micaretas têm de melhor, mas a logomarca é demais.

Futebol

No mês de Agosto deve começar a segunda divisão do Campeonato Estadual de Futebol. Da região do Alto e médio Oeste apenas o representante de Apodi. Bem que Pau dos Ferros poderia voltar a cena do futebol potiguar, a segunda divisão seria um bom começo.

Ponto Final

@ O PV pode aderir ao projeto de reeleição de Nilton Figueiredo. Além de conversar com o ex-prefeito, a médica Andréa Maia também tem tido um diálogo com o PT, outro partido que apóia Nilton.

@ Em Marcelino Vieira os ventos de popularidade sopram favoráveis ao prefeito Iramar Oliveira. Quando o assunto é o de eleger o sucessor o prefeito fica com o sorriso estampado no rosto.

@ Em Natal, a rebeldia do deputado federal Rogério Marinho vai ridicularizando a sua carreira política.

@ Nunca fui tão fã do Ronaldo, mas sem dúvida ele deu alegrias ao povo brasileiro. Nas últimas semanas parte da imprensa quis destruir a imagem do rapaz. Lembrem que o mal que ele fez foi a si próprio.

@ Parece que a política local tem sido esquecida por um período. Só se fala agora no empreendimento imobiliário que vai ser construído onde hoje é o éden Clube. Lá será o primeiro condomínio vertical na terrinha.

* Glauber Nascimento é graduado em Comunicação Social/Jornalismo pela UFRN, apresentador da TV Ponta Negra e colunista do Jornal Resenha Alto Oeste.

Agentes da PRF/RN fazem paralisação neste domingo

A Polícia Rodoviária Federal anunciou ontem uma parada de advertência em plena volta do feriadão de Corpus Christi, no domingo.

Apenas acidentes graves ou com vítimas serão atendidos.

As viaturas da corporação ficarão estacionadas nos postos de polícia à espera apenas das chamadas urgentes.

A categoria reivindica o cumprimento do Termo de Compromisso assinado pelo Governo Federal em março deste ano.

Caso nada for resolvido até sexta-feira, os policiais rodoviários federais vão deflagram greve geral no país por tempo indeterminado.

sexta-feira, 23 de maio de 2008

Cabo de guerra entre Elias e Maria marca período de indefinições


O ex-deputado estadual Elias Fernandes (PMDB) comprou a briga com a presidente do seu partido em Pau dos Ferros, Maria Rego.

Elias continua tramando para indicar o seu filho, Gustavo Fernandes como candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada por Leonardo Rego (DEM).

Na residência do presidente estadual da sigla, deputado Henrique Eduardo, Elias afirmou que o seu filho será o vice de Leonardo.

A informação foi repassada pela jornalista Thaisa Galvão.

Em seu blog ela escreveu a seguinte nota:

"Gustavo Fernandes será o vice de Leonardo Rego

Na casa do deputado-líder Henrique Alves, ontem à noite, o diretor-geral do DNOCS, Elias Fernandes, garantiu ao Blog:

Seu filho Gustavo Fernandes será, sim, o vice do prefeito Leonardo Rego, que disputará a reeleição em Pau dos Ferros.

“O partido quer”, me disse Elias."

Leonardo prefere Fabrício ou Maria Rego

A indicação de Gustavo Fernandes pelo PMDB é tudo que o prefeito Leonardo Rego não quer.

Pessoas ligadas ao prefeito afirmam que Leonardo tem preferência por Fabrício Torquato ou pela própria Maria Rego...

Mas, ao contrário do que o blog escreveu dias atrás, Elias não desistirá e é bem capaz de arrumar uma maneira de indicar o filho.

Peemedebistas brigam internamente pelo poder

A insistência do Diretor Geral do DNOCS, Elias Fernandes em indicar o seu filho como vice de Leonardo poderá dividir ainda mais o PMDB de Pau dos Ferros.

Já fragilizado, o partido agoniza em uma disputa interna, nada salutar para as pretensões coletivas.

O fogo ta alto e tem faísca pra todo lado.

“Dentre os convencionais pau-ferrenses, Elias não tem voto. Só se for puxando o tapete, bem ao seu estilo traidor”, disse um membro do diretório municipal do PMDB.

Vereador denuncia descaso em Bairro periférico


Uma verdadeira calamidade!”, essas foram as palavras do vereador Manoel Gomes, mais conhecido como Nel (PSB) para se referir ao estado que se encontra o Conjunto Manoel Deodato, um dos mais pobres e esquecidos da cidade de Pau dos Ferros, que vem enfrentando um desafio diário em relação ao descaso administrativo da atual gestão.

“O abandono em Pau dos Ferros é grande. Podemos exemplificar o Centro da cidade que está um caos. Se o prefeito não está fazendo nada para o Centro, imagina como se encontra a situação da periferia”, afirmou, bastante indignado o vereador Nel.

O Conjunto tem acesso precário, no final da Rua Antonio Januário, seguindo de ruas de barro esburacadas e intransitáveis, esgoto à céu aberto, lama, Posto policial abandonado, falha na coleta de lixo, quadra de esportes deteriorada e sem iluminação, entre outros absurdos que vem deixando a população revoltada.

“Quem anda pelo Conjunto tem que fazer verdadeiras acrobacias para desviar dos buracos. Muitos veículos quebram, sem falar nos pedestres que se sentem ameaçados com medo de acidentes. Quem mais sofre com esse descaso é a população mais pobre”, diz o vereador.

Ruas estão intransitáveis no Manoel Deodato


As ruas mais prejudicadas do Conjunto são: Joaquim Lopes Cardoso, Irmã Ana Maria Rafael, Inácio Pereira da Silva e a Soldado Xaxu. Essas possuem trechos intransitáveis que, segundo moradores, ações simples resolveriam a falta de acesso, inclusive do carro coletor de lixo.

Para o vereador Nel, o Conjunto Manoel Deodato se encontra em um verdadeiro colapso social, já que famílias inteiras estão esquecidas no tempo, fruto de uma administração mais de conversa e promessas, logo, poucas realizações.

“Todo mundo em Pau dos Ferros lembra das promessas feitas pelo prefeito Leonardo Rego (DEM) durante a campanha passada e hoje estão vendo que a realidade é outra. A população já está mais consciente, pelo menos é o que posso comprovar em conversas com o povo. A popularidade do prefeito naquele Conjunto caiu drasticamente”, afirma Nel.

América perde a terceira e continua na zona de rebaixamento

O América de Natal segue no suplício de não conseguir pontuar na série B do Campeonato Brasileiro. Até o momento foram três jogos e três derrotas. O time natalense sofreu três gols.

O jogo que acarretou a terceira derrota aconteceu na noite desta sexta-feira (23), quando o ‘Mecão’ perdeu para o Brasiliense por 1 a 0, no estádio Boca do Jacaré, no Distrito Federal.

A partida marcou a estréia do técnico Moura no comando americano.

Apesar de ter jogado bem, o América tomou um gol aos 25 minutos do segundo tempo. A equipe de Natal jogava com um a menos desde o fim do primeiro tempo. Luis Maranhão foi expulso após tomar o segundo cartão amarelo.

O único gol da partida foi marcado por Adrianinho que entrou no segundo tempo do jogo.

Pneu de viatura da PM cai em perseguição a ladrão

As viaturas da polícia militar em Caicó estão entrando em ritmo de sucateamento. O pneu de uma delas caiu na tarde de hoje (23) no momento de uma diligência na zona norte da cidade.

A polícia procurava um homem que assaltou à mão armada uma Lan House no bairro Boa Passagem, levando telefones e dinheiro de um cliente, de um funcionário e da dona do estabelecimento.

O ladrão fugiu em uma bicicleta e depois entrou no mato nas proximidades do bairro Recreio.

Fonte: F.Gomes - Da Equipe do DN Seridó

Servidores temporários da Saúde recebem na próxima semana

O Governo do Estado confirma a inclusão de mais 71 servidores que prestam serviço temporário à Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) na folha de pagamento deste mês de maio.

No mês passado, já haviam sido incluídos 16 servidores.

Os contratos temporários foram realizados pelo governo para atender à necessidade de contratar profissionais para o atendimento à população em hospitais e unidades de referência, enquanto o concurso público não é concluído.

A Secretaria Estadual de Administração autorizou a emissão de uma folha suplementar para incluir estes contratos.

O pagamento será realizado juntamente com os demais servidores do Governo do Estado, na próxima semana.

Inscrições para Olimpíadas Escolares terminam nesta segunda-feira

Termina nesta segunda-feira (26), o prazo de inscrição para a fase classificatória estadual das Olimpíadas Escolares (JEBS).

Podem participar do campeonato escolas estaduais, municipais e particulares de ensino. A competição estadual vai acontecer de 6 a 15 de junho.

Serão disputadas as modalidades de atletismo, xadrez, natação, tênis de mesa, voleibol, judô e handebol.

Os melhores atletas se classificam para a competição nacional, que será realizada de 8 a 25 de setembro, para os atletas de 12 a 14 de idade, na cidade de Poços de Caldas (MG), e de 6 a 16 de novembro em João Pessoa (PB) para os atletas de 15 a 17 anos.

Textos com assinatura de Flaubert Torquato

Da traição, ninguém escapa!

A palavra traição, segundo o dicionário Aurélio, significa “crime de quem, perfidamente, entrega, denuncia ou vende alguém ou alguma coisa ao inimigo”. Como conseqüência, é possível dizer que traidor é a pessoa que atraiçoa, que quebra o pacto da fidelidade e da lealdade. Na política, traidor é um subordinado desleal e infiel, que comete perfídia e se rebela contra aqueles que esperam dele respeito e obediência.

Dito isso, é surpreendente o que acontece com o ex-deputado Elias Fernandes. Parece incrível, mas enquanto em Natal os partidos da base aliada ao governo do presidente Lula (PT) se esforçaram, ao máximo, para construir uma forte aliança político-eleitoral, tendo a deputada Fátima Bezerra como candidata de uma coligação, envolvendo o PT-PMDB-PSB-PCdoB, aqui em Pau dos Ferros, paradoxalmente, o ex-deputado do PMDB, sem mandato, mas com um gordo cargo no governo federal, trabalha em favor dos adversários do presidente Lula.

O presidente Lula vem colocando o PMDB na condição de aliado privilegiado com seis ministérios, suplantando partidos que o apóiam há muito mais tempo, como PSB e PC do B. O PMDB, partido de Elias, detém a maior fatia de cargos no primeiro escalão no Governo Federal, como os Ministérios da Agricultura, Integração Nacional, Saúde, Comunicações, Minas e Energia e Defesa. Juntos, esses ministérios gastaram, em 2007, a soma de R$ 84,6 bilhões. São os maiores orçamentos da República. Da mesma forma, os peemedebistas conquistaram cargos estratégicos de segundo escalão e na direção das maiores empresas estatais. Ao ex-deputado Elias Fernandes, o presidente Lula concedeu a Direção-geral do DNOCS. Em troca a tudo isso, Lula recebe uma punhalada nas costas de quem menos esperava. Nos subterrâneos, o ex-deputado age como adversário. Confabula com adversários de Lula. Trama contra o presidente da República.

Pau dos Ferros não é uma cidade qualquer. É a segunda maior cidade do RN, em que o PFL (atual DEM) administra. Ademais, é conhecedora a afinidade política do prefeito Leonardo Rêgo com o senador José Agripino, maior crítico de Lula no Congresso Nacional. Todos sabem que o PFL (atual DEM) pratica a mais sistemática e violenta campanha difamatória já orquestrada contra um presidente da República na história brasileira. E, para estupefação de todos, Elias Fernandes presta-se a fazer campanha para o PFL. E o pior, ainda quer indicar o filho como candidato a vice-prefeito na chapa do PFL.

Seria um caso, de todo modo, sui generis e porque não dizer deslealdoso. Ou seja, um cidadão tem um importante cargo no governo e apóia politicamente os principais opositores deste mesmo governo. Não se está aqui criticando as parcerias institucionais estabelecidas entre o DNOCS e a Prefeitura de Pau dos Ferros. Elas serão bem vindas. O desvario está na dimensão político-partidária dessas relações.

De tudo isso, algumas perguntas: Que confiança tem um aliado como Elias Fernandes? Que parceiro é esse? A quem interessa esse jogo dúbio e oportunista de Elias Fernandes? Que preço pagará Elias por essa felonia?

Em Pau dos Ferros, o Presidente LULA não precisa de adversários, porque quem tem Elias Fernandes como aliado, não precisa de inimigo nem de opositores.


Monstrengo
O atraso na conclusão das obras da Avenida da Independência vem sendo alvo de reclamações dos andantes, moradores e comerciantes do local. Aquilo virou um monstrengo, e não foi por falta de aviso. Já havíamos previsto e dissemos anteriormente: obra mal planejada e pessimamente executa. Afinal, por que parou?

Por que parou? Parou por quê?
Diga-se a propósito que é muito estranho o que está acontecendo com algumas obras realizadas em Pau dos Ferros. Além das obras da Avenida da Independência, encontram-se também paralisadas as obras de pavimentação do prolongamento da Rua Joaquim Torquato. Os fatos são anormais porque, apesar de estarem sendo construídas pela prefeitura, os recursos são do Governo Federal. E, pelo que se sabe, não está ocorrendo atraso na liberação dos recursos. Pelo contrário, o dinheiro para estas obras encontra-se no caixa da prefeitura desde o final do ano passado.

Cadê o palco?
Se não bastassem as obras que se encontram paralisadas, os trabalhos de edificação da praça de eventos estão atrasadíssimos. Para se ter uma idéia do tamanho do retardamento, desde o dia 11 de dezembro, o Governo Federal, através do Ministério do Turismo, liberou a última parcela da obra. Foram 300 mil reais para implantação da área de palco da praça. Até agora nadinha do tablado. Por falar em palco, lembrei-me de uma música memorável: sonhos de um palhaço, de Antônio Marcos e Sergio Sá. Assim se canta: “Ah, no palco da ilusão. Pintei meu coração. Entreguei o amor e o sonho sem saber. Que o palhaço pinta o rosto pra viver. Vejam só ...”

Calamidade
E, definitivamente, a buraqueira, o lixo e o mato tomaram conta da cidade. E o pior, as autoridades locais não fazem absolutamente nada. É de se imaginar que o problema não seja por falta de recursos, haja vista que a prefeitura vai gastar 148 mil reais em uma obra no Bairro São Geraldo que o Governo do Estado havia se comprometido a fazer. Uma cidade que não tem saúde, não tem educação, não tem infra-estrutura e sequer possui um serviço público decente não pode se dar ao luxo de abrir mão de recursos estaduais e federais. O dinheiro agora está fazendo falta.

Troféu “Pateta do Ano”
E no meio político, os analistas já escolheram o pateta do ano. Ele mesmo: José Agripino Maia, do PFL (atual DEM). No embate travado com a Ministra Chefe da Casa Civil Dilma Roussef no senado, ele levou a pior. E que pior! Foi constrangedor para o presunçoso Agripino Maia ter sido tão humilhado pela Ministra. Até os capitães do mato da grande imprensa foram obrigados a torcer o rabo e admirar o desempenho de Dilma. Para os jornalistas, a oposição deu 'tiro no pé' e Dilma 'venceu'.

Quem fala o que quer...
Realmente, o que se pode esperar de um político e de um partido que abriga em suas fileiras um cidadão do porte de Agripino Maia. Este filhote da ditadura teve o desplante de perguntar a Ministra Dilma Roussef se ela mentiu na ditadura durante a tortura. Ela respondeu a altura e de forma brilhante. Agripino deixou cair a máscara e revelou-se no fundo um saudosista dos anos de chumbo, período em que sua gente mandava e desmandava neste país, matando e torturando. Naquela época, Agripino, apoiava em gênero, número e grau o regime ditatorial que mantinha o povo distante de qualquer forma de decisão. Naquela época, o aloprado Agripino Maia fazia as suas estripulias. Em troca do apoio ao regime de exceção, enriqueceu de forma espúria e ganhava poder político sob o beneplácito do fatídico período discricionário. Enquanto isso, a honrada, intrépida, ilibada... Dilma Rousseff estava no 'front' combatendo a famigerada ditadura militar,

Tortura nunca mais
Perguntado sobre o que achou da resposta, Agripino Maia limitou-se a dizer que foi mal interpretada a sua pergunta e que a Ministra “emocionalizou” a resposta. Não teve coragem de admitir que quebrou a cara. Agripino Maia foi da Arena, o partido da ditadura, que queimado mudou de nome para PDS, posteriormente transformado em PFL e agora, por estar minguando mudou novamente de denominação para democratas. Cai bem para eles a abreviatura Demo. Pelo passado de Agripino e dos correligionários que estão usando indevidamente o adjetivo democrata, pode-se imaginar porque foi perguntado a Ministra se ela mentiu durante a ditadura. Agora, vejam só, Agripino quer posar de uma forma que nunca foi, ou seja, de democrata. É por isso, que os Demos de hoje estão desaparecendo da cena política.

Não falem dessa mulher perto de mim
Depois de ter sido detonado pela Ministra Chefe da Casa Civil Dilma Roussef, adivinhem qual é a música que o Senador José Agripino anda cantando com bastante freqüência? Cabelos brancos, de Herivelto Martins e Marino Pinto. Diz a música: “Não falem desta mulher perto de mim. Não falem pra não lembrar minha dor. Já fui moço...”

Jornada Geográfica
O Departamento de Geografia do Campus Pau dos Ferros da UERN realizará, no período 28 e 30 de maio de 2008, a IV Jornada Geográfica, cujo tema versará sobre “Leituras Geográficas dos Sertões do Nordeste”. O evento é voltado para os profissionais e alunos interessados na temática e tem como objetivo promover a construção e a socialização de atividades acadêmico-científico-culturais que favoreçam o diálogo entre a comunidade acadêmica do Curso de Geografia e áreas afins, como pressuposto à formação e atuação do profissional geógrafo; Possibilitar a discussão acerca das diferentes abordagens que envolvem o sertão nordestino, tendo a paisagem como referencial de leitura e análise. Mais informações e inscrições: http://www.uern.br/outros/ivjornadadegeografia/

* Flaubert Torquato é professor/doutor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)/Pau dos Ferros e colunista do jornal Resenha Alto Oeste

Secretaria Estadual de Saúde divulga novo boletim sobre a dengue

O Rio Grande do Norte contabiliza 23.424 notificações de dengue em 156 municípios em 2008.

Esse número foi confirmado pelo boletim semanal divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde Pública (SESAP) na noite da última quarta-feira (21).

A incidência da doença é considerada elevadíssima em 38 municípios, que registram mais de 1000 casos para cada 100 mil habitantes...

Em outros 52, a incidência é maior que 300 casos para cada 100 mil habitantes.

O maior número de casos está registrado na Grande Natal...

São 11.233 casos notificados, sendo 513 de Febre Hemorrágica da Dengue (FHD), dos quais 46 já foram confirmados.

Doze pessoas teriam falecido na região com sintomas da dengue, mas apenas um caso foi confirmado por exames laboratoriais.

Senador Jefferson Peres morre aos 76 anos em Manaus


O líder do PDT no Senado, Jefferson Peres (PDT-AM), 76, morreu às 6h30 desta sexta-feira (horário local) em Manaus (AM).

Ele morreu na casa onde morava, no bairro de Adrianópolis, e pode ter sido vítima de um infarto, segundo informações preliminares passadas por Dermilson Chagas, superintendente do SRT (Superintendência Regional do Trabalho) no Amazonas e um dos líderes da sigla no Estado.

O gabinete do senador, em Brasília (DF), também confirmou a informação da morte de Peres, mas não soube dar mais detalhes a respeito.

O senador passava o feriado de Corpus Christi com a família. Líder do PDT no Senado, Peres nasceu em 19 de março de 1932, em Manaus.

Peres era professor e advogado, com longa carreira de vereador em Manaus. Ele ocupava vaga no Senado desde 1995, e exercia seu segundo mandato de senador.

Inscrições para Ufersa terminam hoje

A Universidade Federal do Semi-Arido (Ufersa), no Rio Grande do Norte, encerra nesta sexta-feira o período de inscrição para o segundo vestibular de 2008.

A instituição oferece 530 vagas distribuídas entre os cursos ciência e tecnologia, agronomia, engenharia de pesca, medicina veterinária, zootecnia, administração e ciência da computação.

Os interessados em participar do processo seletivo devem realizar a inscrição pela internet, no site da Ufersa.

A taxa custa R$ 75 e deve ser paga até essa sexta-feira em qualquer agência ou correspondente bancário.

Provas serão aplicadas em julho

As provas serão realizads de 6 a 8 de julho, das 8h às 12h.

No primeiro dia os candidatos fazem o exame de comunicação e expressão, com 30 questões, e a redação.

No segundo dia de exames acontecem as provas de matemática, química e inglês, com 26 questões cada.

E no terceiro dia, os vestibulandos respondem às provas de física, biologia e estudos sociais, com 26 questões cada.

PRF registra 11 acidentes sem vítimas fatais

No segundo dia de Operação Corpus Christi, nesta quinta-feira, a Polícia Rodoviária Federal (PRF/RN) registrou 11 acidentes nas rodovias federais que cortam o estado.

O saldo foi de seis acidentes com vítimas, sendo quatro as que resultaram em lesões graves.

Nenhuma morte foi registrada.

quinta-feira, 22 de maio de 2008

Pai de Romário morre no Rio de Janeiro

O pai do ex-jogador Romário, Edevair Faria, 76, morreu nesta quinta-feira no hospital Barra Do'r, no Rio de Janeiro.

Segundo informou a assessoria de imprensa do hospital, ele estava internado desde o último dia 16 devido a uma infecção urinária, que se generalizou. Ele morreu hoje por volta das 16h.

O corpo de Edevair será enterrado nesta sexta-feira, no cemitério de Inhaúma, em Del Castilho, na zona norte do Rio, mas a família aguarda a chegada de Romário.

O jogador está com a família em Fortaleza.

Edevair Faria era torcedor do América-RJ e tinha como sonho ver o filho atuando com a camisa do clube.

Quase 10.000 homens da PRF participam de operação

A Operação Corpus Christi , da Polícia Rodoviária Federal (PRF), começou à 0h de quinta-feira (22) e conta com a participação de 9.700 agentes, que estão reforçando a fiscalização nos 61 mil quilômetros de estradas federais.

O esquema especial se estende até a meia-noite de domingo (25) e o objetivo é reduzir o número de acidentes.

De acordo com a PRF, o último feriado prolongado nacional antes das festas de fim de ano deve receber uma atenção especial devido ao grande volume de carros esperado nas estradas.

A previsão de sol na maior parte do Brasil deve estimular as viagens.

A imprudência dos motoristas, que realizam ultrapassagens em locais proibidos e abusam do excesso de velocidade, ainda é a principal causa dos acidentes nas estradas, segundo a PRF.

Inscrições para concurso do Supremo encerram no dia 27

As inscrições para o concurso público do Supremo Tribunal Federal encerram no próximo dia 27.

O processo seletivo visa ao preenchimento de 188 vagas. Dessas, 77 são para técnico judiciário e 111 para analista judiciário.

A remuneração inicial varia de R$ 3.323,52 a R$ 5.484,08, de acordo com o cargo.

As provas serão aplicadas no dia 6 de julho no turno da manhã e tarde.

Os locais e os horários das provas serão divulgados nas datas prováveis de 25 ou 26 de junho.

As inscrições podem ser feitas exclusivamente pelo site www.cespe.unb.br.

CCJ aprova obrigatoriedade de air bag em veículos do Brasil

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou na terça-feira, 20, projeto de lei, proveniente do Senado, que torna obrigatório o uso do air bag em todos os veículos produzidos no Brasil.

Se a lei for aprovada e sancionada pelo presidente da República, o equipamento de segurança deverá ser instalado na parte dianteira do veículo, protegendo dessa forma, nos casos de colisão, o condutor e o passageiro do banco da frente.

A exigência não será aplicada aos veículos destinados à exportação.

Para entrar em vigor, o projeto precisa ser aprovado pelo plenário da Câmara e, por causa das alterações que teve, deverá voltar ao Senado para uma nova aprovação...

Só depois desse trâmite é que poderá obter sanção presidencial.

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Leonardo deve responder processo por propaganda eleitoral antecipada

O prefeito Leonardo Rego (DEM) poderá vir a enfrentar o primeiro processo judicial por propaganda eleitoral antecipada, aquela que é feita fora do período determinado pela justiça eleitoral.

O fato se deu no Perímetro Irrigado, momento em que se apresentava uma atração musical-cultural.

Segundo a fonte, os ‘cantadores’ teriam falado da candidatura a reeleição de Leonardo...

Além de propaganda fora do tempo legal, o incidente se deu em meio a uma inauguração...

Portanto, o caso é mais grave do que parece, pois ocorreu durante um evento oficial.

Para a infelicidade do prefeito, foi tudo gravado.

A petição inicial deve ser protocolada nos próximos dias.

Trinta municípios ainda não entregaram dados sobre enchentes

O Gabinete de Crise, instalado na Vice-Governadoria, está solicitando aos prefeitos municipais e às comissões municipais de Defesa Civil urgência no envio dos levantamentos e avaliações dos danos causados pelas fortes chuvas.

Após as cheias que atingiram o Rio Grande do Norte nos meses de março e abril, 68 municípios decretaram situação de emergência.

Destes, trinta municípios ainda não entregaram os documentos necessários, o que impossibilita o reconhecimento federal, bem como a liberação de recursos financeiros.


Os 30 municípios que ainda estão com documentação pendente são:

Japi;

Jaçanã;

Espírito Santo;

Campo Redondo;

Coronel Ezequiel;

Gov. Dix-Sept Rosado;

João Dias;

Francisco Dantas;

Pendências;

Umarizal;

Goianinha;

São Fernando;

Galinhos;

Passa e Fica;

São Miguel;

Lajes;

Viçosa;

Afonso Bezerra;

Baraúna;

Taboleiro Grande;

Jardim de Piranhas;

Portalegre;

Itajá;

Major Sales;

Macau;

José da Penha;

Encanto;

Alto do Rodrigues;

Lagoa Nova;

Jardim do Seridó.

Servidores da Saúde participam de curso para acompanhantes de idosos

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), através do Hospital Walfredo Gurgel, está organizando o quinto Curso para Cuidados de Idosos e Portadores de Necessidades Especiais.

A iniciativa pretende capacitar profissionais da saúde e outros interessados em trabalhar no Programa de Internação Domiciliar (PID).

O evento será realizado na própria unidade hospitalar, entre os dias 2 e 16 agosto.

No entanto, as inscrições já estarão abertas de 26 a 29 de maio, na sala do PID do Hospital.

O programa oferece assistência integral aos pacientes idosos portadores de doenças crônicas e terminais, que receberam alta, mas ainda necessitam de cuidados especiais.

RN ganha 24 novos Centros de Assistência Social

O Governo do Estado vai entregar até o final de junho mais 24 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

Com objetivo de levar cidadania e emancipação para famílias pobres ou discriminadas socialmente, os 115 centros existentes atendem a cerca de 60 mil famílias por mês.

Os CRAS oferecem serviços de proteção social, o programa Bolsa Família, acompanhamento familiar e procedimentos de defesa de direitos humanos.

Sapato alto é dose...

Ouvi por algumas vezes pessoas ligadas ao ex-prefeito Nilton Figueiredo (PP), afirmarem que a campanha está garantida.

Disseram até que vão trabalhar simplesmente para ampliar a maioria...

‘Sapato alto’! Essa é a palavra.

Eu conheço poucos políticos que obtiveram êxito eleitoral, após trabalhar de ‘sapato alto’.

Posso usar como exemplo a última campanha municipal.

Maria Rego começou com uns 30 pontos a frente do atual prefeito.

Isso contagiou a militância e a própria candidata, creio eu.

É certo que conversando com Nilton, a visão não é a mesma. O ex-prefeito sabe da necessidade de trabalhar dobradamente e que não existe campanha ganha...

É necessário agora que Figueiredo junte a sua tropa e mande que desçam do salto, sob pena de ver descer por água abaixo o sonho de retornar ao comando municipal.

Quem avisa, amigo é!

Bairro faz papel de Prefeitura e concerta estradas

Os moradores do Bairro Nações Unidas, cansados de esperar pelas ações da Prefeitura Municipal de Pau dos Ferros, resolveram agir por conta própria.

Diante das dificuldades de acesso, tendo em vista a precariedade das estradas, uma comissão de moradores contratou uma máquina para fazer os serviços.

De acordo com informações, a buraqueira estava insuportável e dificultava o acesso dos moradores as suas residências.

A Prefeitura foi procurada por várias vezes...

Como nenhuma resposta concreta foi repassada, apesar das promessas, os moradores resolveram agir por conta própria.

Hoje as estradas amanheceram com condições de tráfego e a Prefeitura recebeu mais uma nota vermelha no quesito infra-estrutura.

terça-feira, 20 de maio de 2008

Garibaldi orientou Maria a coligar com Leonardo

Em contato com o blog a ex-vice prefeita de Pau dos Ferros e atual presidente do diretório municipal do PMDB, Maria Rego afirmou que o seu partido deve coligar com o DEM do prefeito Leonardo Rego.

Maria foi taxativa quando revelou que o Senador Garibaldi Filho já orientou o diretório pau-ferrense a se coligar com o Democratas.

“Já conversei com Garibaldi por telefone, várias vezes e o senador foi direto e disse que prefere que o PMDB esteja coligado com o DEM. Ele disse que apoiará quem o apoiou em 2006”, afirmou Maria.

A ex-vice prefeita falou que o PMDB vai com essa proposta para a convenção, mas o posicionamento da maioria do diretório será respeitado.

“Como a orientação é a coligação com o DEM, vamos com essa proposta para a convenção municipal, mas democraticamente acataremos a decisão da maioria”.

A convenção peemedebista deve acontecer no mesmo dia em que acontecerá a convenção dos Demos...

Mas a data ainda não foi definida.

Fabrício elogia Leonardo e já fala como candidato a vice

Em contato com o blogueiro, o odontólogo Fabrício Torquato (PMDB) já fala como candidato a vice-prefeito na chapa de Leonardo.

Fabrício disse que acredita na vitória de Leonardo e que já teve acesso a duas pesquisas em que o Prefeito está bem à frente do seu principal opositor, Nilton Figueiredo (PP).

O jovem odontólogo disse que está tranqüilo e sabe da aceitação do seu nome junto a executiva municipal do PMDB.

Fabrício disse que tem paixão pela política e terá tempo para trabalhar e fortalecer o seu nome para o seu primeiro embate político.

Futuro vice de Leonardo será pai

O blog sai da esfera política e passa para o lado colunismo social...

Fabrício, que anda feliz pela ascensão política, está mais feliz ainda na sua vida pessoal.

Hoje ele recebeu a notícia de que será pai.

O primeiro herdeiro é esperado com entusiasmo pelo odontólogo.

Renata Serejo, de sorriso aberto, comemora o início do dom materno.

Governo reúne parceiros para discutir ações do Dia "D" contra dengue

O Governo do Estado reúne nesta quarta-feira (21), representantes de entidades públicas e privadas de todos os municípios onde há registro de casos de dengue para discutir as ações que serão realizadas no Dia "D" de combate à doença.

O encontro começa às 9h, no auditório da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) sob o comando do secretário estadual de Saúde, Adelmaro Cavalcanti.

A mobilização contra a dengue será no dia 31 de maio, sábado, data anunciada pela governadora Wilma de Faria para a realização do mutirão de combate ao mosquito transmissor em cada município do Rio Grande do Norte.

Lideranças continuam deixando o PMDB

Depois de perder nomes importantes como do empresário Xavier Pneus, vereadora Tércia Batalha e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, ex-vereador Francisco Ivo, o projeto do PMDB de coligar com o DEM deixa de possuir a simpatia da médica ginecologista Conceição Antunes, considerada um marco na campanha de Maria Rego em 2004.

Segundo Conceição, que se filiou no PMDB por causa de Maria Rego há 4 anos, essa decisão, caso seja consolidada, irá manchar o nome da ex-vice-prefeita.

“Maria foi muito humilhada por Leonardo Rego e pelo seu grupo depois da campanha passada, o povão ainda não esqueceu certos episódios e por isso não irá entender essa união”, disse.

A médica disse que o acordo desrespeitará o princípio de democracia do partido, tendo em vista que aparenta ser uma aliança que defende os interesses pessoais de Maria e do ex-deputado Elias Fernandes, que pretendem emplacar seus filhos como vice.

“Para mim Leonardo não passa de uma embalagem. Ele passou três anos sem fazer nada e agora, com a proximidade da campanha, apresenta algumas ações, feitas com recursos federais ,para maquiar o município”, detona.

Ela disse que mesmo estando na oposição esperava que um jovem da qualidade de Leonardo tivesse uma administração aberta e não centralizada como é, onde nada acontece sem seu consentimento prévio.

“Cito o caso da Avenida Independência onde ele já fez um monte de obras e ainda não sabe o que quer fazer ali, assim é sua administração”, atirou Conceição.

Conceição Antunes denuncia ainda a falta de sensibilidade do gestor público que não quer fazer assistencialismo mesmo sendo incapacitado de gerar emprego para toda a população carente.

“Ele quer posar de político correto, mas junto com o seu pai fica usando o SUS como moeda eleitoreira”, ataca.

A ginecologista disse que se o PMDB continuar com essa intenção de fechar a aliança com o DEM deverá deixar a sigla, já que seu projeto é acompanhar a candidatura do ex-prefeito Nilton Figueiredo.

Fonte: Jornal Resenha

Filho de Elias espera indicação para vice

O empresário Gustavo Fernandes (PMDB) filho do diretor do Dnocs e vice-presidente da sigla no Estado, Elias Fernandes, espera uma conversa entre os diretórios municipal e estadual do partido para definir o seu nome na composição da chapa do prefeito Leonardo Rego (DEM).

Gustavo disse que a conversa definirá entre ele e o primo Fabrício Torquato, filho da presidente do diretório municipal do PMDB, Maria Rego, que também espera ser indicado para o cargo.

Perguntado sobre a possibilidade de seu nome ser protelado, ele disse que espera que isso não aconteça tendo em vista a importância do seu pai no processo de aproximação dos dois partidos na cidade.

O empresário disse que respeita o nome de Fabrício, mas prefere que ele (Gustavo) seja o escolhido para compor a majoritária nas eleições de outubro próximo.

Segundo ele a decisão de Natal em nada influenciará as composições em Pau dos Ferros.

“Talvez a decisão de Natal influencie em alguns municípios do interior, mas não em Pau dos Ferros” enfatiza Gustavo.

Fabrício Torquato – O nome do jovem Fabrício Torquato é considerado de maior aceitação dentro da ala Democrata.

Segundo fontes, a expectativa do prefeito Leonardo Rego é que Maria Rego aceite a vaga de vice, do contrário o nome do seu filho tem maior aceitação.

Dirigente petista chama Elias Fernandes de traidor.

A aproximação do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) com o Democratas (DEM) no município não incomoda apenas parte dos seus filiados. Membros do Partido dos Trabalhadores (PT) estão chamando essa atitude de traição, em detrimento da distância existente no país entre Lula e José Agripino (DEM).

O professor e dirigente petista Flaubert Torquato Lopes, disse ter ficado surpreso com as atitudes do diretor do Departamento de Obras Contra as Secas (Dnocs) ex-deputado Elias Fernandes, vice-presidente do PMDB no Estado.

“Enquanto em Natal os partidos da base aliada do governo Lula (PT) se esforçam para construir uma aliança política envolvendo PT, PMDB, PSB e PC do B, aqui em Pau dos Ferros, paradoxalmente, o ex-deputado Elias, sem mandato, mas com um gordo cargo no governo federal, trabalha em favor dos adversários do presidente”, argumenta.

Flaubert reclama que o presidente vem colocando o PMDB na condição de aliado privilegiado com seis ministérios, superando os partidos históricos, e mesmo assim em alguns lugares eles caminham com a oposição.

“O partido de Elias detém a maior fatia de cargos no primeiro escalão do governo federal, como os Ministérios da Agricultura, Integração Nacional, Saúde, Comunicação, Minas e Energia e Defesa Civil. Juntos esses ministérios gastaram em 2007 R$ 84 bilhões”, completa.

Para Flaubert, Pau dos Ferros não é uma cidade qualquer e a condição do prefeito Leonardo Rego ser do DEM, com grande afinidade com José Agripino, maior crítico do presidente Lula, enfatiza a falta de coerência de algumas lideranças.

“Para a estupefação de todos, Elias Fernandes presta-se a fazer campanha para o DEM e ainda pretende indicar o filho para compor como vice”, critica.

De acordo com o professor, esse é um caso desleal onde um cidadão ocupa um importante cargo no governo e apóia politicamente os principais opositores deste mesmo governo.

“Não se está aqui criticando as parcerias institucionais estabelecidas entre Dnocs e Prefeitura, elas serão bem-vindas, o desvario está na dimensão político-partidária dessas relações”, explica.

Flaubert pretende entregar uma carta às direções estadual e nacional do PT para esclarecer os fatos. “Precisamos fazer algumas perguntas: que confiança tem um aliado como Elias Fernandes? Que parceiro é esse? A quem interessa esse jogo dúbio e oportunista do ex-deputado?”, questiona.

O dirigente petista finaliza dizendo que em Pau dos Ferros o presidente Lula não precisa de adversários porque tem Elias Fernandes como aliado.

Fonte: Jornal Resenha

Dados parciais indicam 74,84% de idosos vacinados no RN

O Rio Grande do Norte imunizou 74,84% da população na terceira idade, conforme os dados parciais coletados ao término da Campanha de Vacinação do Idoso, na última sexta-feira (16).

Como são aguardados os dados estatísticos da campanha em alguns municípios, os números finais da campanha só deverão ser divulgados na próxima semana.

Durante a campanha, foram imunizados 208.029 idosos nos 1.600 postos instalados pela Secretaria Estadual de Saúde.

A meta para este ano era imunizar 220 mil pessoas com mais de 60 anos, o que representa 80% da população nesta faixa etária.

O Programa Estadual de Imunização da Sesap avisa que alguns postos ainda possuem doses da vacina e continuarão com a aplicação até o fim dos estoques.

Comunidades indígenas, de ciganos e negros serão pesquisadas

Uma pesquisa realizada pelo Governo do Estado vai identificar as comunidades tradicionais existentes no Rio Grande do Norte e avaliar as necessidades relacionadas à moradia, saúde, educação e assistência social.

O “Diagnóstico de Identificação das Populações Tradicionais” foi iniciado há dois meses pela Secretaria Estadual do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas) e deve estar concluído em outubro.

As comunidades de negros, índios e ciganos são os alvos dos pesquisadores da Sethas que estudarão onde estão esses grupos no Estado e qual a situação social de cada um deles.

Com o resultado em mãos, a Sethas fará um planejamento para que sejam implementadas as políticas públicas necessárias, como a construção de moradias adequadas e serviços de assistência social, nos quais serão colocados Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), onde vão funcionar os programas voltados para idosos, jovens e deficientes da Secretaria.

Também serão viabilizados serviços de saúde, como o Programa de Saúde da Família, e de educação, como a Educação de Jovens e Adultos (EJA), creches e os cursos de formação e qualificação profissional que são oferecidos na Sethas.

PRF registra 14 acidentes no Estado

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) do Rio Grande do Norte registrou 14 acidentes nas sete rodovias federais que cortam o estado durante o dia de ontem (19).

Destes, apenas um teve ferido.

Além destas ocorrências, um homem foi preso com CDs e DVDs piratas.

O outro caso de detenção foi registrado na BR-101, quando duas pessoas foram presas numa ação conjunta entre a PRF e PF.

Projeto prevê investimentos de R$ 38,5 bilhões em Natal para a Copa 2014

A ministra do Turismo Marta Suplicy apresentou nesta segunda Plano de Mobilidade Urbana para a Copa de 2014 e Natal está inclusa entre as dez cidades contempladas.

O Projeto prevê investimentos de R$ 38,5 bilhões.

O montante previsto para a capital potiguar é de R$ 167 milhões.

Os recursos serão destinados a linhas de metrô, trem e corredores de ônibus em dez cidades potenciais sedes da Copa do Mundo de 2014.

O Plano foi apresentado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e à ministra Dilma Roussef (Casa Civil) na semana passada.

domingo, 18 de maio de 2008

Jornal Resenha circula nesta segunda-feira


O quinzenal Resenha Alto Oeste circula na manhã desta segunda-feira em Pau dos Ferros e mais 22 cidades do Alto Oeste, além da capital do Estado.

Em sua 48ª edição, o resenha destaca como matéria principal, a insatisfação do PT com o ex-deputado Elias Fernandes.

O Partido dos Trabalhadores acusa Elias, Diretor Geral do DNOCS de traidor.

Ainda no resenha matérias atrativas e colunas Sociais, Políticas, Culturais e Esportivas.

Vale a pena ler o jornal que, pelo segundo ano consecutivo, foi escolhido o melhor veículo de comunicação escrita por pesquisa realizada em Pau dos Ferros.

Garibaldi deixa Leonardo na mão

Não tenho a certeza, por isso não posso afirmar, mas segundo a jornalista Thaisa Galvão (ver matéria abaixo), o senador Garibaldi Filho deu cano no prefeito Leonardo Rego (DEM) que inaugurou na noite de ontem uma quadra de esporte no Perímetro Irrigado.

O prefeito divulgou pelos quatro cantos que Garibaldi estaria presente...

Mas, enquanto Leonardo formava o palanque, Garibaldi articulava com Wilma a aliança no interior do Estado, inclusive em Pau dos Ferros, onde o PMDB está bastante dividido.

O deputado Henrique Eduardo, presidente estadual do PMDB também esteve presente no encontro.

PMDB estadual pode intervir e coligação com Nilton é possível

Está mais do que claro que o acordão de Natal pode se repetir em várias cidades do interior do Rio Grande do Norte, até como forma de fortalecimento da união da base aliada de Lula na capital.

Com a divisão do PMDB de Pau dos Ferros, a maioria do partido prefere o ex-prefeito Nilton Figueiredo, não está difícil de haver intervenção da executiva estadual na decisão.

A falta de Garibaldi na solenidade do Perímetro Irrigado pode ser encarado como uma sinalização para o fim da era PMDB/DEM, em Pau dos Ferros.

Os próximos dias serão decisivos.

Vamos pra frente!

Segundo a bem informada Thaisa Galvão:

Novos aliados estão na casa da governadora discutindo o acordão do interior:

Noite de sábado...

Neste momento estão reunidos, na residência oficial da governadora Wilma de Faria, a dona da casa, o presidente do Senado Garibaldi Filho, o deputado Henrique Alves e o deputado Gustavo Carvalho.

A conversa é sobre a possibilidade de estender o acordão pelo interior.

Eles estão analisando município por município.

Pense num groló grande...

Três ganhadores dividem prêmio da Mega-Sena

O concurso 970 da Mega-Sena realizado em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, premiou três bilhetes na noite do último sábado (17).

Segundo informações da Caixa Econômica Federal, cada um dos bilhetes receberá R$ 3.712.467,76.

Os números sorteados foram 05 - 21 - 28 - 34 - 54 - 57.

Os ganhadores são de Cristalino (GO), Recife (PE) e da cidade de São Paulo.

ABC arranca empate fora de casa contra o Avaí

O ABC conquistou um ponto importante ao empatar sem gols com o Avaí, na noite deste sábado, no estádio Ressacada, em Santa Catarina.

O jogo foi válido pela segunda rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.

As duas equipes chegaram aos quatro pontos em dois jogos e o alvinegro ocupa a sexta colocação.

Na próxima rodada, o desafio do time natalense será diante do Corinthians, sábado, no estádio Frasqueirão.