sábado, 31 de maio de 2008

Festa dos destaques acontece hoje

O colunista do jornal De Fato, Lisboa Batista realiza a maior festa social do ano em Pau dos Ferros.

Trata-se da entrega do troféu “desembargador Licurgo Nunes” aos melhores profissionais e empresas de 2007.

O troféu é um reconhecimento ao trabalho dos que se destacaram no ano de 2007.

A festa acontece às 23h de hoje na AABB.

O blog voltará com os detalhes e as fotografias.

Aguarde!

ABC em busca dos pontos perdidos em Brasília

Em busca dos três pontos perdidos para o Corinthians. É assim que o ABC vai entrar em campo na noite de hoje para enfrentar o desesperado Gama, às 20h30, no estádio Mané Garrincha, em Brasília.

Com Alysson na ala-esquerda, e Adelmo e Vinícius de volta ao time, o grupo quer conquistar a vitória para ficar em situação privilegiada na tabela e depois encarar com tranquilidade as duas partidas seguidas que fará em casa contra Juventude e Criciúma.

Maria Rego: diretório está ativo e não aceitaremos intervenção

A ex-vice prefeita de Pau dos Ferros e presidente municipal do PMDB, Maria Rego Torquato, entrou em contato com o blogueiro, por telefone, no início da tarde de hoje, para explicar a situação do seu partido na terra de Nossa Senhora da Conceição.

Maria afirmou que o diretório está ativo.

Segundo ela, no ano passado foi feita uma consulta ao diretório estadual para tomar esclarecimentos acerca da necessidade de realizar uma convenção para renovação da diretoria do PMDB pau-ferrense...

E a resposta que obteve foi de que não seria necessária essa convenção e que o diretório municipal estaria ativo até o dia 15 de dezembro deste ano.

Maria confidenciou que tem em mãos uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no qual consta respaldo ao adiamento da validade de todos os diretórios no Brasil...

Então, por isso não aconteceu a convenção, mas o diretório municipal do PMDB em Pau dos Ferros está em dia, segundo Maria.

“Estou absolutamente tranqüila quanto a uma possível intervenção. Elias poderá até tentar, mas não vai conseguir dissolver o PMDB de Pau dos Ferros. Nós estamos respaldados em documentos e temos confiança na justiça de Deus e dos homens”, disse.

Maria Rego não mais se encontra na capital do estado. Ela deixou Natal e está em Pau dos Ferros, de onde se prepara para o possível embate judicial.

Maria afirma que espaço do PMDB em Pau dos Ferros a pertence e não a Elias

A ex-vice prefeita fala com emoção da sua história ao lado de Elias Fernandes. Ela disse que nunca esperava essa atitude do ‘aliado’ e primo.

“Eu fiquei muito surpresa quando tomei conhecimento das pretensões de Elias. Jamais esperava isso dele, até porque eu sempre levantei a sua bandeira aqui em Pau dos Ferros”, comentou.

Maria Rego disse que acha natural que ‘o menino de Elias’ (ela não citou o nome) busque um espaço na política pau-ferrense, mas discorda que ele queira entrar na política dessa forma, pela porta dos fundos.

“É lamentável que essa situação tenha chegado a esse extremo. Não sou contra que ele (Gustavo) venha a conquistar seu espaço, mas discordo que seja dessa forma, querer subir nas minhas costas”, afirmou.

Maria Rego disse entender que o espaço do PMDB municipal pertence mais a ela do que a Elias. O ex-deputado é visto e lembrado por ela como uma liderança estadual e não municipal.

“Eu já fui vereadora, vice-prefeita e representei o PMDB em duas disputas majoritárias, por isso tenho uma identificação maior com o partido em Pau dos Ferros. Seguro essa bandeira verde há muito tempo e entendo que esse espaço foi conquistado por mim e por isso me pertence”, observou.

Maria ainda confia que Henrique não assinará documento

A presidente do PMDB pau-ferrense, Maria Rego, disse que ainda não acredita que o deputado Henrique Eduardo assine o documento para dissolver o diretório municipal do seu partido.

Para Maria Rego, o filho de Aluísio Alves terá maturidade suficiente para agir democraticamente e aceitar a decisão da sigla em nível municipal.

“Eu não acredito que um homem que tem 10 mandatos de deputado federal, como é o caso de Henrique, venha a cair em uma dessas. Isso arranharia a sua história de luta e dedicação pelo povo do Rio Grande do Norte”, afirmou.

Maria disse que ainda não conseguiu falar com Henrique Alves e que em todos os contatos mantidos com o senador Garibaldi Filho sentiu que ele não acompanhará a tentativa de orquestração por parte de Elias.

“Garibaldi tem sido muito firme em seus posicionamentos. Ele quem me ligou ontem e disse que estaria comigo e com o nosso diretório, pois o partido não poderá se enfraquecer por uma manobra de Elias”, concluiu Maria Rego.

Fique atento, caro leitor...

A qualquer momento, mais um capítulo da novela ‘com o jeito peemedebista de ser’!

Fique ligado no blog!!!!

Daqui a pouco, detales de uma conversa mantida na manhã de hoje com Maria Rego, presidente do diretório municipal do PMDB.

Novas revelações que podem mudar o rumo da disputa interna pela vaga de vice.

Aguarde!

Servidores da Emater e do Detran entram em greve na segunda

A partir desta segunda-feira (02), os servidores do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado (Emater-RN) e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) entram em greve por tempo indeterminado.

Entre as reivindicações comuns aos dois órgãos estão a reestruturação e implementação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) e reposições salariais de 41,59%, no caso do Detran, e 30,61% para a Emater.

Com a paralisação, todos os serviços das Emater estarão suspensos; no Detran, não serão emitidas novas carteiras de habilitação, renovações, nem serão realizadas vistorias, emplacamentos ou registros de automóveis.

Fonte: Dn Online

Elias Fernandes tentará manobra para nocautear Maria

O ex-deputado e atual diretor geral do Dnocs, Elias Fernandes vai dissolver o diretório do PMDB em Pau dos Ferros.

Elias é vice-presidente estadual do PMDB e traz da executiva estadual a autorização para fazer o ‘serviço’.

De acordo com Elias Fernandes o PMDB está caduco em Pau dos Ferros.

Deixa-me tentar explicar:

O PMDB não teria realizado a convenção que renovaria o atual diretório...

A reunião com os convencionais deveria ter sido feita no ano passado, segundo o ex-deputado.

Dessa forma, Elias vai intervir no diretório municipal, dissolver e nomear um novo, provisoriamente.

Com o episódio o ‘baixinho’ conseguirá emplacar o seu filho, Gustavo Fernandes como candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada por Leonardo Rego (DEM).

Maria ameaça entrar na justiça para neutralizar ação de Elias

A ex-vice prefeita Maria Rego, até então presidente do diretório municipal do PMDB, afirma que vai brigar até a última instância para impedir Elias de dissolver o diretório.

Ela vem divulgando que vai entrar com uma ação judicial para tentar desarmar o ex-aliado e ex-deputado.

Maria está em Natal e tenta a sua última cartada. Vai se agarrar com Henrique e Garibaldi.

Pobre Maria, não sabe ela que essa ação é orquestrada.

Henrique, Garibaldi e Elias estão juntos nessa!

Como o blog vinha alardeando, a briga é feia.

Depois dessa confusão, acho difícil que Maria ainda venha a se unir politicamente com Elias...

Mas, não é impossível!

Muito pior fez Leonardo Rego e o seu grupo com Maria e hoje ela anda de mãos dadas com ele.

Depois, o traidor é Nilton.

Daqui a pouco as notícias da política pau-ferrense. A disputa no PMDB ta pegando fogo. Jajá eu conto tudo!!!

América com estréias e mais ofensivo contra a Ponte Preta

O América está definido para a partida deste sábado às 16h10 contra a Ponte Preta, no estádio Machadão, em jogo válido pela quarta rodada do Nacional da Série B.

Ainda sem pontuar na competição, Moura escalou o time com dois meias ofensivos e manteve o atacante Paulo Matos no ataque ao lado de Marcelo Nicácio.

As novidades ficam por conta das estréias de Fabiano no gol e Daniel no meio-campo.

Precisando vencer, Moura também mudou o esquema...

Ele saiu do 3-5-2 e partiu para o 4-4-2.

Parlamento reúne Assembléias de todos os estados nordestinos

O Parlamento Nordestino é composto pelos presidentes das assembléias dos nove estados nordestinos e foi criado com o objetivo de discutir o contexto econômico, social e as políticas públicas para a região.

Robinson Faria foi designado para fazer uma apresentação, no próximo encontro do parlamento, sobre o tema Segurança Pública.

O deputado vai apresentar um panorama da segurança na região, fazer um quadro comparativo com a situação brasileira e apresentar propostas para a área.

Governadora participa segunda-feira de seminário de infra-estrutura

A governadora Wilma de Faria vai proferir palestra, nesta segunda-feira (02), às 8h30, durante a abertura do “Seminário Infra-Estrutura – Os motores do desenvolvimento do Rio Grande do Norte”.

O evento será realizado na Casa da Indústria, em Natal, contando também com a presença do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge.

A promoção é da empresa jornalística Tribuna do Norte, Sistema Fiern, Sistema Fecomércio e RGarcia Consultoria & Investimentos, com patrocínio do Governo do Estado.

sexta-feira, 30 de maio de 2008

Crendice popular leva paciente a ficar cego no Seridó

A crendice popular está levando algumas pessoas acometidas de conjuntivite a perderem a visão na região Seridó do Rio Grande do Norte.

Principalmente em algumas áreas rurais, determinados moradores usam urina dos seres humanos e de animais, romã, limão e leite materno, nos olhos.

O médico oftalmologista que atende na região Seridó, Salvador Santos, que além de sua clínica particular atende também na rede pública, confirmou o fato.

"Nesses últimos dias eu tenho recebido casos extremamente graves em que a pessoa tinha um caso de conjuntivite e fez tratamento por conta própria de modo inadequado. Recebi uma senhora de um município vizinho que estava fazendo tratamento da conjuntivite usando urina de gado, isso a gente sabe que existe muito aqui no sertão apesar da informação chegar com muita facilidade às pessoas", declarou.

Salvador Santos demonstrou preocupação com a atitude tomada por determinadas pessoas.

"A crendice ainda existe. Então usam urina, usam limão, usam leite materno, usam romã. A orientação que o Conselho Brasileiro de Oftalmologia dá, primeiro é que a pessoa tem que procurar um atendimento médico".

O profissional relatou que existe uma rede de atendimento nos bairros e nos hospitais que atende casos de urgência e é para esses locais que os pacientes devem ser levados.

"Um caso como esse que a pessoa estava com conjuntivite bacteriana, ela usou esse material inadequadamente (urina de animal) e ela já chegou com uma úlcera de córnea muito grande e com a cicatrização dessa úlcera ficou um leucoma na córnea e a pessoa deixou de ver por um olho".

Fonte: Dn Online

Avião pilotado pelo cantor Waldonys faz pouso forçado na BR-304

Um avião monomotor pilotado pelo cantor de forró Waldonys realizou pouso forçado na rodovia BR-304 por volta das 18h desta sexta, entre os municípios de Santa Maria e Ielmo Marinho, a cerca de três quilômetros do trevo de entrada para a BR-226.

O cantor vinha só e alegou à Polícia Rodoviária Federal uma pane mecânica no avião.

No instante da aterrissagem de emergência nenhum automóvel passava pela rodovia.

O próprio piloto empurrou a aeronave até a área de acostamento para livrar o perigo de um acidente na estrada.

Após acidente, Waldonys seguiu de ônibus para Natal

Segundo o chefe do setor de comunicação da PRF, inspetor Roberto Cabral, o cantor não teve ferimentos.

Até as 20 horas desta sexta, a aeronave, com prefixo de aviões experimentais, permanecia em um posto de gasolina, próximo ao local do pouso emergencial.

Cabral afirmou que Waldonys vinha de Fortaleza para um show em Natal e logo após encostar o avião em local seguro, pegou uma condução para a capital.

Cantor teve carreira revelada por Luiz Gonzaga

Waldonys ficou famoso aos 15 anos ao gravar e participar de shows ao lado de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, por muitos anos.

Atualmente, o talentoso sanfoneiro tem o aplauso da crítica e, como no dizer de Luiz Gonzaga, continua “atrevido''.

Depois de percorrer os palcos do Brasil, o cantor abriu temporada de seis meses nos Estados Unidos e também na Europa.

Waldonys foi convidado como atração, junto com o forrozeiro Beto Barbosa, para uma apresentação hoje à noite, em uma casa de show no Cidade Verde.

Waldonys esteve em Pau dos Ferros

O Cantor Waldonys se apresentou em Pau dos Ferros no fim do ano passado e foi protagonista de um verdadeiro show aéreo.

Ele sempre pilota seu próprio avião e antes de pousar na terra de Nossa Senhora da Conceição, o cantor reuniu uma verdadeira multidão que acompanhou as suas acrobacias aéreas.

Waldonys, que se apresentou em solo pau-ferrense pela primeira vez, agradou e promete retornar a terrinha brevemente.

O vereador franciscodantense e empresário Enio Monte, foi o responsável pela contratação de Waldonys.

Vinte Câmaras Municipais do RN aumentarão número de vereadores

De acordo com levantamento feito pelo jornalista Oliveira Wanderley, pelo menos 20 Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte aumentarão o número de vereadores, caso a PEC 333/04 que já foi aprovada em dois turnos pela Câmara, seja votada no Senado até 30 de junho.

Confira abaixo a nota na íntegra:

"Se depender do senador Garibaldi Filho o Senado Federal vai votar em regime de urgência a PEC que aumenta o número de vereadores nas Câmaras Municipais.

No Rio Grande do Norte 20 Câmaras Municipais terão vagas aumentadas.

O maior aumento irá ocorrer em Parnamirim, onde o número de vereadores passará de 12 para 21.

As demais Câmaras Municipais que terão vagas alteradas para mais são as seguintes:

Apodi (9 para 13), Açu (10 para 15), Areia Branca (9 para 11), Baraúna (9 para 11), Caicó (10 para 15), Canguaretama (9 para 11), Ceará Mirim (10 para 15), Currais Novos (9 para 13), João Câmara (9 para 13) e Macaíba (10 para 15).

E ainda: Macau (9 para 11), Mossoró (13 para 21), Natal (21 para 29), Nova Cruz (9 para 13), Pau dos Ferros (9 para 11), São Gonçalo do Amarante (10 para 15), São José de Mipibu (9 para 13), Santa Cruz (9 para 13) e Touros (9 para 11).

A PEC já foi aprovada na Câmara dos Deputados em primeiro e segundo turnos.

Agora segue para o Senado para ser votada também em dois turnos.

Mas só entrará em vigor nas eleições deste ano se for votada no Senado até o dia 30 de junho".

Em Natal, Heloísa Helena critica aliança entre base de Lula no RN

A ex-senadora e presidente nacional do PSOL, Heloísa Helena, esteve nesta quinta no estado para fazer o lançamento da pré-candidatura a prefeito de Sandro Pimentel, em Natal, e de Tita Holanda, em Parnamirim.

Ela aproveitou a oportunidade para criticar a aliança feita entre os partidos que compõe a base do presidente Luís Inácio Lula da Silva no Rio Grande do Norte - PT, PSB e PMDB.

Para Heloísa Helena, esse tipo de acordo político é “muito deseducativo e ruim para o aprimoramento da democracia brasileira, já muito fragilizada''.

De acordo com o presidente estadual do PSOL, Sandro Pimentel, a legenda vai apresentar mais seis pré-candidaturas nas eleição majoritária e outras doze na proporcional.

Heloísa destacou o vexame na sede do PSB de Natal

Mesmo tendo chegado ao estado na manhã de ontem, a reunião que acabou em confusão entre militantes do PSB, foi citada pela ex-senadora.

Entre as considerações que fez, declarou:

"Quando se promovem alianças entre grupos políticos que historicamente se engalfinhavam, se denunciavam mutuamente e se esculhambavam nos palanques, é muito deseducativo e ruim para o aprimoramento da democracia brasileira, já muito fragilizada. Nem vou falar sobre os sprays de pimenta, das confusões públicas e outras coisas mais, embora os partidos tenham o direito de fazer o que quiserem, a aliança que bem entender. Eu tenho a obrigação, como presidente nacional do PSOL, de cuidar do meu partido e, como cidadã comum, posso analisar, mesmo sem subsídios suficientes, as ações de outros partidos''.

A presidente nacional do PSOL participou de um ato público durante toda a tarde desta quinta no município de Parnamirim, onde fez uma `”aproximação com a população''.

Fonte: Dn Online

Robinson assume vice-presidência do Parlamento Nordestino

O presidente da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte, deputado Robinson Faria (PMN), foi conduzido à vice-presidência do Parlamento Nordestino na tarde desta sexta durante a XII Conferência Nacional dos Legislativos Estaduais (CNLE), em Fortaleza (CE).

Logo em seguida, o parlamentar participou da Assembléia Geral da União Nacional dos Legislativos Estaduais (Unale), onde foi alçado à condição de membro titular da diretoria da instituição.

Além dele, o deputado estadual José Dias (PMDB) também fará parte da diretoria.

Os deputados Nélter Queiroz (PMDB), Raimundo Fernandes (PMN), Ricardo Motta (PMN) e Leonardo Nogueira (DEM) também estiveram em Fortaleza participando da Conferência Nacional.

Planejamento autoriza 1,8 mil vagas temporárias para 11 ministérios

O Ministério do Planejamento autorizou, em portaria publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (29/05), a criação de 1.891 vagas de servidores temporários para 11 ministérios.

O preenchimento dos postos será feito por meio de processo seletivo simplificado, uma espécie de concurso mais flexível e ágil...

Contudo, a portaria determina que a escolha dos novos funcionários será feita através de provas escritas.

A contratação dos admitidos, respeitando a classificação final nas seleções, deverá ser feita a partir do mês de junho de acordo com as condições orçamentárias de cada órgão.

As vagas são distribuídas da seguinte forma:

Para o Ministério da Justiça são 160 vagas - 60 para a Funai. No Ministério do Turismo são 100 e no Ministério da Saúde 654 - 154 para a Funasa, 320 para administração direta, 105 vagas para hospitais gerais e institutos do Rio de Janeiro e 75 para institutos e centros de pesquisas.

No Ministério do Desenvolvimento Agrário são 86 vagas. Já no Planejamento são 218 oportunidades- 213 para a Secretaria de Patrimônio da União e cinco para a Escola Nacional de Administração Pública.

O Ministério das Comunicações vai ter 40 vagas. Já no Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome são 110 e no Ministério da Integração Regional 83. Para o Ministério dos Transportes são 200 vagas,

para o do Meio Ambiente são 200 e para o da Cultura, no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), são 40 vagas.

Câmara aprova mudanças para agilizar processo penal

A Câmara dos Deputados concluiu nesta quinta-feira a aprovação das simplificações do Código Penal, que estão no projeto de lei 4.207 de 2001.

Entre as principais mudanças, está a determinação de que a instrução e o julgamento do processo sejam feitos em somente uma audiência.

Assim, os depoimentos do réu, da vítima e das testemunhas de acusação e de defesa, que seriam realizados um a cada vez, serão tomados no mesmo dia, reduzindo consideravelmente o tempo do processo.

A matéria segue para a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Alta cúpula da UERN estará em Pau dos Ferros

Conforme agendado pelo Magnifico Reitor da UERN, Prof. Milton Marques de Medeiros, está confirmada a instalação da Administração Superior da UERN (Reitoria, Vice-Reitoria, Pró-Reitorias - PROAD, PROEG, PROEX, PRORHAE e PROPEG -, Assessorias, Diretorias e outros ógãos da Administração Superior, no Campus da UERN de Pau dos Ferros, no dia 04 de junho, quarta-feira próxima, para despachos individuais com membros dos segmentos acadêmicos, no turno vespertino, das 14h30min às 18h, e para um grande encontro, com todos os que fazem o CAMEAM (alunos, professores e funcionários), à noite, a partir das 19h, no Auditório do CAMEAM.

O Campus de Pau dos Ferros está se organizando para receber todos os integrantes da Administração Superior, e a Direção informa que haverá profissionais do CAMEAM responsáveis para marcar as audiências com os setores, conforme cronograma previsto, e equipes desse Campus para cuidar do apoio e assessoramento local a toda a equipe.

É importante que, quem tiver algum assunto a tratar com algum órgão da Admistração Superior, procure a TNS Viviane Pessoa, Secretária do Gabinete da Direção do CAMEAM, para solicitar um horário no cronograma.

Será apresentada toda a atuação do CAMEAM no Ensino (Graduação e Pós), na Pesquisa e na Extensão, assim como todo o investimento que a Administração Superior e outros órgãos públicos vêm fazendo no Campus, em obras, equipamentos e recursos humanos. E, ainda, as perspectivas de crescimento do CAMEAM e as atuais carências do Campus.

STF aprova pesquisas com células-tronco embrionárias

O Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou, sem restrições, a continuidade das pesquisas com células-tronco embrionárias no país.

O presidente do Supremo, Gilmar Mendes, foi o último a apresentar sua decisão no julgamento, que teve início em março e foi retomado ontem.

Ele votou a favor das pesquisas, mas com ressalva sobre a necessidade de análise por comitê ligado ao Ministério da Saúde. O tema gerou polêmica no plenário.

O que estava sendo julgado era uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) contrária às pesquisas, sob a alegação de que elas violavam o direito à vida.

Depois de um debate acalorado sobre a interpretação dos votos e as restrições sugeridas pelos ministros, o presidente do STF encerrou a sessão, anunciando um placar de seis votos pela improcedência da ação.

E julgou vencidos os cinco votos que faziam ressalvas, em maior ou menor grau, às pesquisas.

Após a sessão, Mendes foi questionado se as ressalvas feitas pelos ministros poderiam estimular um debate no Congresso.

"Acredito que sim. Foram coisas ditas de passagem que podem levar o Congresso a aperfeiçoar a legislação. Estamos tratando de uma questão extremamente sensível, que diz respeito à dignidade humana", respondeu.

CNBB divulga nota lamentando decisão do STF

A CNBB (Conferência Nacional de Bispos do Brasil) divulgou nota na noite desta quinta-feira (29) lamentando a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) a favor das pesquisas com células-tronco embrionárias.

Seis ministros do tribunal votaram a favor das pesquisas. Outros cinco sugeriram mudanças na lei.

As células-tronco embrionárias são consideradas esperança de cura para algumas das doenças mais mortais, porque podem se converter em praticamente todos os tecidos do corpo humano.

Na nota, os bispos afirmam que "a decisão do STF revelou uma grande divergência sobre a questão". "Reafirmamos que o simples fato de estar na presença de um ser humano exige o pleno respeito à sua integridade e dignidade."

Fonte: Folha On Line

quinta-feira, 29 de maio de 2008

Delegado lagartixa serve ao senhor prefeito

Andando por uma dessas cidades da região altoestana me deparei com um episódio extremamente interessante.

Um certo prefeito mandou chamar o delegado que veio na viatura...

Quando o homem chegou, armado, o prefeito ordenou:

- Vá ali comprar cigarro pra mim!!!

E lá saiu o oficial...

Com pouco tempo o homem chegou com o cigarro e então o prefeito recebeu e disse:

- Agora, vá com ‘fulaninho’ lá em Pau dos Ferros que ele vai ao banco.

Eu, de boca aberta, acompanhava aquela cena que mais parecia uma regressão a época do coronelismo...

E o pior, o tal delegado sequer perguntava alguma coisa, só balançava a cabeça.

E a cidade? Alguém já sabe qual é?

Não sei se eu diga...

Vice-Governador participa da Convenção do Comércio em Mossoró

Representando a governadora Wilma de Faria, o vice-governador e secretário Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Iberê Ferreira de Souza, participa nesta sexta-feira (30) da abertura da XII Convenção do Comércio e Serviços do RN.

O evento acontece a partir das 19h no Teatro Dix-Huit Rosado, em Mossoró e reunirá a classe de comerciantes varejistas do Rio Grande do Norte.

Promovida anualmente, a convenção ocorrerá pela terceira vez em Mossoró, levando à cidade presidentes das 28 Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Norte.

A ocasião contará ainda com palestrantes como o navegador Amyr Klink, o jornalista Caco Barcellos e o publicitário Lula Vieira, que transmitirão aos empresários potiguares novas idéias para mudança de práticas de trabalho e injeção de novo ânimo no varejo do Estado.

STF retoma julgamento sobre células-tronco embrionárias nesta tarde

O julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 3510 – que discute a possibilidade da utilização de células-tronco embrionárias para pesquisas com fins científicos e terapêuticos, será retomado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a partir das 14 horas desta quinta-feira.

Já votaram oito ministros – quatro integralmente a favor das pesquisas e quatro a favor, mas com restrições.

Faltam votar os ministros Marco Aurélio, Celso de Mello e o presidente da Corte, ministro Gilmar Mendes - nessa ordem.

A TV e a Rádio Justiça vão transmitir ao vivo – e pela internet, a Sessão Plenária desta tarde, assim como fizeram durante todo o dia de ontem.

Diretório nacional do PP faz reunião em Natal

Líderes nacionais do Partido Progressista (PP) realizam encontro em Natal nesta sexta-feira (30) para discutir estratégias e troca de informações que serão implementadas pelo partido com vistas às eleições municipais.

Segundo o presidente do PP no Estado, engenheiro Pedro Augusto, o encontro reveste-se da maior importância porque segundo ele, é uma oportunidade de troca de experiência entre as principais lideranças do partido.

De acordo com o presidente do PP estadual, Pedro Augusto, o partido está presente em 135 municípios do Rio Grande do Norte.

Este ano deverá ter candidato próprio a prefeito em 50 municípios aproximadamente, além de compor chapas majoritárias em vários outros, principalmente na tríplice aliança PP, PTB, PMN.

Números de casos de dengue no RN preocupa especialistas

O boletim semanal de acompanhamento da dengue no Rio Grande do Norte foi divulgado na manhã desta quinta-feira (29) pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesap).

Segundo o levantamento, a dengue já está registrada em 156 municípios potiguares, totalizando 25.512 casos até agora.

A incidência da doença é considerada elevadíssima em 45 municípios, que registram mais de 1000 casos para cada 100 mil habitantes.

Em outros 56, a incidência é maior que 300 casos para cada 100 mil habitantes.

‘Dia D’ contra a dengue acontece sábado

A Secretaria Estadual de Saúde está organizando para o próximo sábado uma grande mobilização, que deve alcançar todo o Rio Grande do Norte.

Ações de educação, prevenção e combate ao mosquito serão desenvolvidas com o propósito de chamar a atenção da sociedade e instituições públicas para a importância de uma grande união para conter o avanço da doença e evitar que a incidência da dengue seja ainda maior no ano que vem.

O secretário Adelmaro Cavalcanti está convocando, pessoalmente, todos os secretários municipais a promover mobilizações nas suas cidades.

quarta-feira, 28 de maio de 2008

Padre do Seridó é nomeado bispo de Guarabira pelo Papa Bento XVI

O padre Francisco de Assis Dantas de Lucena, da Diocese de Caicó (RN), foi eleito bispo da Diocese de Guarabira (PB), nesta quarta-feira (28) pelo Papa Bento XVI.

Padre Lucena nasceu em Jardim do Seridó (RN), em 19 de outubro de 1963. Cursou Filosofia e Teologia no Seminário São José, da Arquidiocese do Rio de Janeiro, e Direito Canônico, no Instituto Superior de Direito Canônico, também do Rio de Janeiro.

Foi ordenado sacerdote em 21 de julho de 1991, em Caicó, por Dom Heitor de Araújo Sales.

De lá para cá, foi administrador de várias paróquias, reitor do Seminário Santo Cura D’Ars, de Caicó, coordenador da cúria diocesana, entre outras funções.

Quando da transferência de Dom Jaime Vieira Rocha, então bispo de Caicó, para Campina Grande, Pe. Lucena foi nomeado administrador diocesano, até a posse de Dom Manoel Delson.

A sagração do Pe. Lucena acontecerá dia 17 de agosto deste ano, às 16h, na Catedral de Sant’Ana, em Caicó, tendo como sagrante principal, o Arcebispo emérito de Natal, Dom Heitor de Sales, e como co-sagrantes, Dom Jaime Vieira Rocha e Dom Manoel Delson.

A posse acontecerá dia 31 de agosto, às 16h, na Catedral de Guarabira.

A Diocese de Guarabira estava vacante desde novembro de 2006. Desde então, tinha como administrador apostólico, Dom Jaime Vieira Rocha.

Fonte: Dn Online

Câmara de Pau dos Ferros terá mais dois vereadores

Com a aprovação da PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que fixa o número de vereadores nas Câmaras Municipais de todo o Brasil (ver matéria abaixo), a cidade de Pau dos Ferros deverá ganhar mais dois vereadores.

A casa legislativa que é formada por 09 edis passará a contar com 11 representantes do povo, já a partir da próxima legislatura, caso a PEC seja aprovada em mais um torno na Câmara e em dois turnos no Senado, até o dia 30 de junho.

Pau dos Ferros tem 26.728 habitantes, conforme indica o IBGE

De acordo com o site do IBGE, a cidade de Pau dos Ferros tem uma população de 26.728 habitantes...

Dessa forma, o município ganhará mais duas vagas na Câmara Municipal, conforme postagem acima.

Acompanhe abaixo a tabela em que se caracteriza o numero de vereadores de acordo com a quantidade de habitantes.

1. Até 15 mil habitantes: 9;
2. mais de 15 mil e até 30 mil habitantes: 11;
3. mais de 30 mil e até 50 mil habitantes: 13;
4. mais de 50 mil e até 80 mil habitantes: 15;
5. mais de 80 mil e até 120 mil habitantes: 17;
6. mais de 120 mil e até 160 mil habitantes: 19;
7. mais de 160 mil e até 300 mil habitantes: 21;
8. mais de 300 mil e até 450 mil habitantes: 23;
9. mais de 450 mil e até 600 mil habitantes: 25;
10. mais de 600 mil e até 750 mil habitantes: 27;
11. mais de 750 mil e até 900 mil habitantes: 29;
12. mais de 900 mil e até 1,05 milhão de habitantes: 31;
13. mais de 1,05 milhão e até 1,2 milhão de habitantes: 33;
14. mais de 1,2 milhão e até 1,35 milhão de habitantes: 35;
15. mais de 1,35 milhão e até 1,5 milhão de habitantes: 37;
16. mais de 1,5 milhão e até 1,8 milhão de habitantes: 39;
17. mais de 1,8 milhão e até 2,4 milhões de habitantes: 41;
18. mais de 2,4 milhões e até 3 milhões de habitantes: 43;
19. mais de 3 milhões e até 4 milhões de habitantes: 45;
20. mais de 4 milhões e até 5 milhões de habitantes: 47;
21 mais de 5 milhões e até 6 milhões de habitantes: 49;
22. mais de 6 milhões e até 7 milhões de habitantes: 51;
23. mais de 7 milhões e até 8 milhões de habitantes: 53;
24. mais de 8 milhões de habitantes: 55

Há 20 anos saía do RN o regimento interno das constituintes

É comemorado hoje no Rio Grande do Norte 20 anos do XI Congresso Brasileiro da União Parlamentar Interestadual – UPI, que pela primeira vez foi instalado em Natal.

O encontro foi idealizado pelo ex-deputado Nelson Freire (PSB), que na época presidia a Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte e que também era vice-presidente da UPI.

Do encontro de parlamentares saiu a proposta para elaboração das constituições estaduais brasileiras.

Da composição atual do parlamento norte-rio-grandense estiveram presentes vários deputados, além do atual presidente da Casa, deputado Robinson Faria (PMN), que também fez parte como primeiro secretário dos trabalhos da Constituição do RN.

O congresso teve a participação marcante do deputado Paulo de Tarso, que elaborou a redação final do regimento interno das constituintes estaduais.

Banco do Brasil realiza evento em Pau dos Ferros

O Banco do Brasil de Pau dos Ferros, com apoio do Sebrae, Receita Federal, FENACON, MDIC realiza durante o dia de hoje o Mutirão da Cidadania Empresarial.

O evento está acontecendo até às 14h na Praça da Matriz.

Trata-se de ação coordenada e estruturada para orientação aos empreendedores informais.

Estão participando as entidades envolvidas na formalização de empreendimentos e os agentes apoiadores do desenvolvimento das micro e pequenas empresas.

Alexandria: Secretário implanta programa de saúde bucal

Pela primeira vez na história da cidade de Alexandria, será implantado um Programa Municipal de saúde bucal. Trata-se do "Sorrindo para o Futuro".

O objetivo é promover a saúde bucal de crianças de 0 a 8 anos e que estejam matriculados na rede pública de ensino.

Será uma cobertura 100% de todas as crianças, uma estimativa de 1.500 mil atendimentos.

Estes atendimentos consistem em Ações Preventivas através de palestras, aplicação de flúor e escovações supervisionadas.

Cada aluno receberá um kit para escovação que deverá ficar na escola juntamente com uma Carteirinha de Saúde Bucal, onde nesta será anotado o perfil de saúde bucal destas crianças, bem como serão montadas ações para atender também a parte curativa ao longo de 4 anos.

O evento será lançado nesta sexta-feira, às 9h, na Escola Manuel Emídio de Sousa, localizada no bairro Santo Amaro com a presença dos alunos, professores, pais, secretários de Saúde, Educação e do prefeito Alberto Patrício.

Audiência debaterá segurança pública na região do Alto Oeste

A segurança pública na região do Alto Oeste será discutida amanhã, às 10h em uma audiência pública que acontecerá na Câmara Municipal de Francisco Dantas.

O evento foi proposto e está sendo organizado pela a Associação dos Municípios do Oeste Potiguar (AMORN) que tem como presidente o prefeito de Francisco Dantas, Geraldo Margela (PSB).

A audiência pública contará com as presenças do secretário de Segurança Pública e da defesa social, Carlos Castim; da Justiça, Cidadania e Trabalho, Leonardo Arruda; do comandante geral da PolÍcia Militar do RN, Marcondes Pinheiro; do comandante de policiamento do interior, Francisco Canindé de Freitas; e do comandante do Sétimo Batalhão de Polícia Militar (7º BPM) major Romualdo Farias.

A Amorn convidou ainda os deputados Robinson Faria (PMN), presidente da Assembléia Legislativa; Raimundo Fernandes (PMN), Getúlio Rego (DEM) e José Dias (PMDB)...

Além do presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN), José Lins; juiz da comarca de Pau dos Ferros, o doutor João Afonso por Deus, o representante do Ministério Público de Pau dos Ferros...

A vereadora Tércia Batalha, presidente da Câmara Municipal de Pau dos Ferros, todos os vereadores que compõem o Legislativo de Francisco Dantas e todos os 26 prefeitos que fazem parte da Amorn.

A governadora Wilma de Faria (PSB) também recebeu convite, porém não confirmou presença e deve ser representada por um dos seus secretários que estarão presentes ao evento.

Garibaldi cumpre agenda quinta e sexta no RN

O presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho (PMDB), chega nesta quinta-feira ao Rio Grande do Norte, onde cumprirá agenda de compromissos no interior do estado.

Nesta quinta o senador participa às 20h de várias solenidades de inauguração de praças na cidade de Mossoró.

Na sexta-feira, Garibaldi Alves marcará presença em jantar no clube de diretores lojistas de Caicó.

Em nome dos filhos: Maria e Elias continuam brigas por vaga de vice

O clima no PMDB pau-ferrense é cada vez mais tenso. Maria Rego e Elias Fernandes estão de ‘armas’ em punho para a disputa da vaga de vice na chapa de Leonardo Rego (DEM).

Quem diria...

Logo Maria e Elias?

Pois é!

A coisa é muito mais séria do que muitos imaginam. Eles já se tratam como adversários...

Vamos amenizar...

Adversários internos, como afirmou uma fonte ligada ao partido em Pau dos Ferros.

Maria terá encontro com Henrique para bombardear Elias

A presidente do PMDB em Pau dos Ferros, Maria Rego tem encontro agendado com o presidente estadual da sigla, deputado Henrique Eduardo.

O encontro está marcado para o fim de semana vindouro.

Maria quer a garantia de que a decisão dos convencionais pau-ferrenses será respeitada, pois...

Elias tem confidenciado que conseguirá intervir na decisão e indicar o seu filho, Gustavo Fernandes para compor a chapa com Leonardo.

A ex-vice prefeita quer minar o campo de batalha e garantir a distância de Elias Fernandes...

Para isso Maria jogará limpo com Henrique e pedirá que o espírito democrático do diretório pau-ferrense seja respeitado.

Ela sabe que tem maioria e que conseguirá emplacar, com facilidade, o filho, Fabrício Torquato, como candidato a vice-prefeito.

Apesar de Elias ser vice-presidente estadual do partido, Maria garante que apenas com argumentos barrará as tramas e orquestrações do ‘baixinho’.

Pelo visto, a guerra está longe de terminar.

RN vacina 222 mil idosos e atinge meta do Ministério da Saúde

O Rio Grande do Norte alcançou a meta de vacinação da campanha do idoso contra o vírus influenza, que transmite a gripe.

Dados da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) confirmam a vacinação de mais de 222 mil pessoas com mais de 60 anos, o que corresponde a 80,12% da população idosa de todo o Estado.

A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde (MS) para este ano foi de 80%.

Durante a campanha, foram instalados 1.600 postos de vacinação na capital e no interior.

Na região metropolitana de Natal, todos os municípios ultrapassaram a meta, com destaque para Parnamirim, que alcançou 84% da população idosa, e Natal, com 82,4%.
Alto Oeste - O maior índice, no entanto, foi do município de Portalegre, que vacinou 91% da população acima dos 60 anos.

Os números da campanha ainda são parciais porque alguns municípios ainda não enviaram à Sesap os dados consolidados.

Segundo estudos internacionais, a vacinação reduz em mais de 50% as doenças relacionadas à gripe nos idosos e, no mínimo, 32% das hospitalizações por pneumonias.

Consumidores debatem eficiência do serviço de energia elétrica no RN

O Governo do Estado, através da Agência Reguladora de Serviços Públicos do RN (Arsep), vai debater com a sociedade norte-rio-grandense a nova gestão de fiscalização de energia elétrica.

A audiência pública será realizada na quinta-feira (29), a partir das 9h, no auditório do Sebrae, em Lagoa Nova.

O objetivo principal desta consulta pública é buscar novos subsídios e informações referentes aos serviços prestados pela distribuidora do Estado, em relação à comercialização e distribuição de energia, cujo processo de fiscalização será feita pela Arsep, baseada no contrato de concessão e na legislação vigente.

O debate vai ajudar numa maior interação entre consumidores e concessionárias e servirá para que todos segmentos da sociedade contribuam para reduzir as deficiências do setor elétrico.

Câmara aprova em 1º turno a PEC que aumenta o número de vereadores

A Câmara aprovou nesta terça-feira, em primeiro turno, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que aumenta de 51.748 para 59.791 o número de vereadores.

Após uma intensa discussão e mudanças de última hora, os deputados aprovaram por 419 votos favoráveis, 8 contrários e 3 abstenções o texto principal cujo relator, deputado Vítor Penido (DEM-MG), fazia alterações a cada nova polêmica.

Nesta quarta-feira deve ser feito um esforço para a realização do segundo turno de votação da PEC dos Vereadores.

Aprovada em segundo turno, a proposta será enviada para o Senado, que também deve submetê-la a dois turnos de votação com intervalo de cinco sessões entre elas.

Para ser colocada em prática já a partir das eleições de outubro, a emenda tem de ser votada até 30 de junho.

Pelo texto aprovado na Câmara, os municípios terão de gastar no mínimo 2% do orçamento que dispõe com as câmaras de vereadores e, no máximo, 4,5%.

Os percentuais variam com base no número de habitantes e do total da receita arrecadada pelos municípios.

Na prática, houve um corte de aproximadamente 50% na definição de gastos.

Repasse deve ser menor do que o atual

A proposta interfere basicamente nos municípios que têm de 15 mil a 1 milhão de habitantes.

Pelo texto, o número mínimo de vereadores nos municípios com até 15 mil habitantes será de 9 vereadores e o máximo de 55, no caso das cidades com mais de 8 milhões de habitantes.

Os cálculos consideraram 24 faixas diferentes para destinar o número de vereadores, de acordo com a quantidade de habitantes.

Para o repasse do orçamento para as câmaras de vereadores, foram consideradas cinco faixas de receita.

Os municípios que arrecadam até R$ 30 milhões terão de repassar 4,5% para as câmaras de vereadores; os que estão na faixa de arrecadação acima de R$ 30 milhões até 70 milhões terão de repassar 3,75%...

Já os que se encaixam entre R$ 70 milhões e 120 milhões terão de repassar 3,5% para as câmaras.

Já os municípios que arrecadam de R$ 120 milhões a R$ 200 milhões deverão repassar 2,75% para as câmaras dos vereadores, enquanto os que têm arrecadação superior a R$ 200 milhões terão de repassar 2% para o legislativo.

Proposta vinha sendo discutida desde 2004

Desde 2004 a discussão sobre a PEC dos Vereadores tramita na Câmara. Sem consenso, o assunto foi submetido a várias mudanças e muitos debates.

Nesta terça-feira, o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), comemorou a inclusão do tema na pauta.

Já o vice-líder do PSOL na Casa, Chico Alencar (RJ), disse temer como serão executados os repasses para as câmaras de vereadores.

O deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), disse também estar receoso sobre a forma como a votação ocorreu, uma vez que as alterações foram realizadas às pressas.

Em 2004, uma resolução do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) extingüiu com 8.528 cadeiras de vereadores em todo país.

Fonte - Folha Online

terça-feira, 27 de maio de 2008

TRE decreta perda de mandato de três vereadores

Foi decretada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN) na sessão desta terça, 27, a perda dos mandatos dos vereadores Marlon Nunes da Silva do PDT (Partido Democrático Trabalhista) do município de Rui Barbosa/RN e Rozineide Olinto Brilhante do PSB (Partido Socialista brasileiro) de Campo Redondo/RN em razão de infidelidade partidária.

A Corte Eleitoral acompanhou o voto do relator dos processos desembargador Expedito Ferreira, assim como, no processo do vereador Carlos Roberto de Morais do PHS (Partido Humanista da Solidariedade) do município de Jardim do Seridó/RN apresentado pela relatora juíza Soledade Fernandes.

Em todos os casos a Corte eleitoral acompanhou o parecer do Ministério Público.

Governo lança Programa Brasil Profissionalizado nesta quarta-feira

O Programa Brasil Profissionalizado, uma iniciativa do governo federal em parceria com os governos estaduais, será lançado nesta quarta-feira (28) no Rio Grande do Norte.

O lançamento será às 9h, no auditório do Centro de Educação Profissional senador Jessé Pinto Freire, em Petrópolis, e contará com as presenças do diretor geral do programa, Roberto Lunelli e a consultora Taniamá Barreto.

O programa tem o objetivo de prestar assistência financeira a ações de desenvolvimento e estruturação do ensino médio integrado à educação profissional, com ênfase na educação cientifica e humanística, por meio da articulação entre formação geral e educação profissional no contexto dos arranjos produtivos locais e regionais.

Somente este ano serão investidos pelo Programa Brasil Profissionalizado em todo o país, recursos da ordem de R$ 210 milhões para aumentar a oferta de escolas e matrículas da educação profissional pública no país.

A meta é atender 800 mil alunos, capacitar 14 mil professores e construir 2.500 laboratórios.

Lei que proíbe dirigir sob efeito do álcool é reformulada

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira projeto de lei que prevê mais rigor contra o motorista que ingerir bebida alcoólica.

Com o novo texto, passa a ser considerado crime conduzir veículos com qualquer teor de álcool no organismo e a multa será considerada gravíssima - punida com suspensão da carteira de habilitação por um ano e multa.

Atualmente, somente motoristas com mais de 6 decigramas de álcool por litro de sangue são punidos.

O projeto também prevê a proibição da venda de bebidas alcoólicas em zonas rurais das rodovias federais.

O texto altera a medida provisória aprovada pelo Senado, na semana passada, que liberava a venda de bebidas alcoólicas em todas as rodovias federais.

Com a aprovação da matéria, o texto segue para a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Crime de morte no trânsito passa a ser homicídio doloso

Com mudança na MP, já que a ingestão de álcool antes de dirigir é crime, o homicídio praticado por motorista deixa de ser culposo e passa a ser doloso.

Os deputados rejeitaram algumas das emendas do Senado à MP, porém, acatou a que retira do Código de Trânsito Brasileiro o agravante para a pena de homicídio culposo (sem intenção de matar) porque entende que, já que dirigir sob efeito do álcool é crime doloso (com intenção).

Caso o presidente sancione o projeto de lei, haverá mudança no Código de Trânsito Brasileiro.

Atualmente, a pena para homicídio culposo na direção é de dois a quatro anos de prisão, além de suspensão da licença ou proibição para dirigir.

Se for sob o efeito do álcool, o agravante prevê a pena aumentada de um terço à metade.

Dilma comenta episódio e Jô tira casquinha

A ministra Dilma Rousseff foi à entrevistada de ontem à noite no programa do Jô, apresentado pela Rede Globo...

Ela foi bastante aplaudida!

Durante a entrevista o apresentador Jô Soares reproduziu no telão do estúdio o lamentável episódio ocorrido na sessão do Senado em que a ministra prestou esclarecimentos sobre o dossiê contra FHC.

Na oportunidade, o senador José Agripino (DEM) fez comentários que Dilma mentiu enquanto esteve presa no período da ditadura militar...

O senador insinuou que Dilma mentiu na prisão e poderia mentir ali também.

Quando respondeu a Agripino, Dilma deu show e disse que mentiu defendendo seus companheiros na defesa pela democracia...

E que na oportunidade Agripino estava do outro lado, a serviço da ditadura.

Para terminar de completar, após exibir o ocorrido no telão, Jô Soares ainda alfinetou:

“Senador, o senhor perdeu uma grande oportunidade de ficar calado”.

Sei não viu?...

Mas acho que Agripino se arrepende até hoje!

ABC tem maior público da 3ª rodada

A renda do jogo do ABC diante do Corinthians de São Paulo foi a maior da terceira rodada do Campeonato Brasileiro Série B.

As cifras chegaram a 252 mil reais para um público de 14.400.

O ABC ficou com um total líquido de R$ 205.491,21.

A menor renda foi a do jogo envolvendo Bragantino e Juventude, vitória dos visitantes por 1 a 0.

Apenas 129 torcedores pagaram ingresso para apenas R$ 1.700,00.

O mais curioso desse jogo, foi a quantidade de ingressos disponíveis para o público. Somente 250 bilhetes foram confeccionados.

Fonte: Blog do Trindade

Dupla finge ser manobrista, fura segurança de Lula e furta carro do SBT

Dois homens sem credenciais conseguiram furar a segurança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, roubaram um carro, equipamentos da imprensa e chegaram a poucos metros de Lula durante o lançamento da aquisição de novas embarcações da Petrobras, na tarde de ontem em Niterói (região metropolitana do Rio).

Passando-se por seguranças de Lula, Wallace dos Santos Silva, 20, e Douglas Vinícius Campos Freitas, 19, entraram na área restrita a pessoas autorizadas pela Presidência da República com o carro da rede Record, por volta das 12h30, depois de pedir uma carona à equipe da rede de TV.

Na área interna, no estacionamento, ofereceram-se para manobrar carros de reportagem e ficaram com as chaves de três automóveis. Um deles, o do SBT, foi levado por Silva e Freitas, mas a dupla retornou 40 minutos depois com o veículo.

Eles foram presos por policiais acionados por motoristas que deram falta do carro e de equipamentos, mas afirmaram que queriam apenas 'passear' pela cidade com o automóvel.

Antes de levar o carro do SBT, os dois foram até a mesa de som, que ficava atrás do palanque onde Lula discursava e roubaram microfones. O coordenador da sonorização em eventos da Petrobras, João Henrique Medeiros, contou que eles se disseram ser da equipe da TV Globo.

Andréa anunciará apoio a Nilton, nos próximos dias

“Só uma catástrofe evitará que o PV apóie a candidatura de Nilton Figueiredo”.

Com essa frase, a médica Andréa Maia externou o posicionamento do seu grupo com relação às eleições de outubro.

Como havia adiantado o blog, o apoio do PV ao projeto niltista é uma questão de dias...

A própria pré-candidata (ou seria ex-pré-candidata?) já admite publicamente a formação da chapa.

O anúncio oficial deve acontecer na próxima semana, após uma última conversa com a governadora Wilma de Faria (PSB).

Nilton e Andréa terão encontro com a líder do PSB estadual que apoiará a chapa encabeçada por Figueiredo.

A reunião está prevista para acontecer essa semana.

Xavier seguirá com Nilton e acredita em aliança PMDB/PP

O empresário Xavier Rego tem confidenciado a amigos e correligionários que apoiará a candidatura de Nilton Figueiredo (PP), independente do posicionamento do PMDB.

Xavier tem completado afirmando que não existe a mínima possibilidade de aliança com o prefeito Leonardo Rego (DEM)...

E mesmo acompanhando todas as movimentações, o homem dos pneus ainda trabalha por uma aliança do PMDB com o PP de Figueiredo...

E o pior: ele acredita nisso!

TRE/RN recomenda rigor nos registros de candidatos

Quem avisa é nada menos que o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Cláudio Santos. Ele lembra que...

Casos graves de malversação de recursos públicos devem ser levados em conta pela Justiça Eleitoral para conceder ou negar o pedido de registro de candidatos a cargos de vereador e prefeito nas eleições desta ano.

O recado foi dado ontem, na abertura da edição de Mossoró do 1º Ciclo de Palestras da Justiça Eleitoral, que foi realizado no auditório da Faculdade de Medicina da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (Uern).

Na opinião do presidente, cada juiz em sua zona eleitoral deve julgar de acordo com sua convicção e consciência.

Inscrição para o Enem é prorrogada

O período de inscrição ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2008) foi estendido até 13 de junho.

Podem se inscrever estudantes do último ano do Ensino Médio (concluintes) ou pessoas que já tenham concluído essa etapa de ensino em anos anteriores, os chamados egressos.

As inscrições podem ser feitas pela Internet, pela página eletrônica do Inep ou em agências dos Correios.

Todos os estudantes de escolas públicas e ainda aqueles declarados carentes (egressos ou estudantes de escolas particulares) não pagam a taxa de inscrição, cujo valor é de R$ 35,00.

Aqueles que optarem por fazer a inscrição pela Internet deverão acessar a página do Inep ou diretamente www.enem.inep.gov.br/inscricao, preencher a ficha e imprimir o comprovante.

Tribunal do Júri condena assassino do ex-prefeito de Marcelino Vieira

O Tribunal do Júri condenou ontem, 26, a 13 anos e 4 meses de prisão, o réu Francisco de Assis do Nascimento, conhecido por Chico Miúdo, pelo assassinato do ex-prefeito Josemar Augusto Costa - o Mancha - como ficou conhecido politicamente na região.

O júri foi realizado na Câmara Municipal de Marcelino Vieira e presidido pelo juiz da Comarca do município, Osvaldo Cândido de Lima Júnior.

A sessão do júri começou às 8h, e se estendeu até as primeiras horas da noite quando o juiz decretou a sentença.

Atuou na acusação o representante do Ministério Público, Alisson Michel de Azevedo e como assistente o advogado José Augusto Neto que adotaram a linha de homicídio duplamente qualificado...

Enquanto que na defesa atuou o advogado Anchieta Costa Lima, de Mossoró, adotando a tese de violenta emoção e legítima defesa de sua honra.

Réu aguardava julgamento na prisão

Chico Miúdo matara o ex-prefeito Josemar, no dia 8 de março de 2001 na casa de sua fazenda, no Sítio Vaca Morta, sem que a vítima esboçasse defesa.

O crime chocou a região.

O povo de Marcelino Vieira aguardava com ansiedade o julgamento desse crime que acabou acontecendo ontem naquela cidade com a condenação do réu.

Foragido, Chico Miúdo fora preso em uma cidade do interior da Bahia e se encontrava recolhido à prisão 1 ano, 9 meses e 29 dias, no presídio de Pau dos Ferros.

Fonte: Gazeta do Oeste

Populares encontram adolescentes degolados

Dois adolescentes de 14 anos e 15 anos foram encontrados degolados num terreno baldio próximo ao conjunto Sucupira, a cerca de 400 metros do centro da cidade de Santo Antônio do Salto da Onça, município que fica a 75 Km da capital potiguar.

De acordo com a polícia, Igor Luciano dos Santos Mendonça e Alef Eduardo Cosme, que foram encontrados por populares, eram viciados em drogas e haviam sido detidos diversas vezes por roubo e assalto.

De acordo com um agente da delegacia da cidade, os dois foram encontrados por volta das 9h.

Muitos curiosos cercaram o local, que foi isolado pela polícia enquanto o Instituto Técnico-científico de Polícia se dirigia para fazer a remoção dos corpos.

A polícia de Santo Antônio ainda está em diligências nas buscas pelos suspeitos. De acordo com a polícia, há indícios de que houve luta corporal antes do crime.

Governadora e ministros assinam contratos de obras que somam R$ 275 mi

Os ministros das Cidades, Márcio Fortes, e do Planejamento, Paulo Bernardo, irão assinar com a governadora Wilma de Faria, nesta terça-feira, ordens de serviços e contratos para obras nas áreas de saneamento básico e de habitação no Rio Grande do Norte, pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), no valor de R$ 122,38 milhões.

Somadas às obras já em andamento no Estado, o valor chega a R$ 275,88 milhões. A solenidade de assinatura, que contará também com a presença do vice-presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Augusto Borges, será realizada no auditório da Secretaria Estadual de Educação, no Centro Administrativo, às 15h30.

Somente com as obras do PAC no Rio Grande do Norte nas áreas de saneamento básico e urbanização de favelas cerca de 1,5 milhão de pessoas serão beneficiadas, correspondendo a um investimento de R$ 649,2 milhões, sendo que desde montante mais da metade são oriundos do Governo do Estado, entre recursos de contrapartida e financiamentos.

Cosern terá que indenizar Irmão de vítima por choque elétrico

Irmão de vítima fatal causada por queda de fio de alta tensão irá receber indenização por danos morais.

A decisão foi da Comarca de Santo Antônio e confirmada pela 3ª Câmara Cível. O acidente ocorreu no Sítio Carnaúba onde ele residia, após fortes chuvas na região.

A Companhia Energética do Rio Grande do Norte recorreu da decisão do 1ª grau argumentando que o acidente ocorreu em razão das fortes chuvas da região, o que caracteriza o caso fortuito, causa excludente de responsabilidade...

Requereu a improcedência da indenização por dano morais ou a diminuição do seu valor.

Foi destacado na decisão que a empresa sendo uma concessionária de serviço público, tem o dever de responder pelos atos ilícitos praticados, independentemente de culpa, desde que presentes os três elementos: conduta indevida, dano e o nexo de causalidade. Demonstrando omissão da empresa por não ter realizado manutenção da rede elétrica.

Ficou comprovado o dano moral sofrido pelo autor, pois ficou evidenciado a forte dor moral pela perda de seu irmão que, embora não morassem na mesma casa, residiam no mesmo sítio, demonstrando que possuíam laços afetivos além do consangüíneo.

Já os danos materiais pleiteados não foram comprovados, por ter ficado demonstrado que o requerente não dependia economicamente do seu irmão.

Ao todo, a empresa foi condenada ao pagamento de 35 mil reais por danos morais. A apelação Cível de número 2008.001174-6 teve como relator o desembargador Aécio Marinho.

segunda-feira, 26 de maio de 2008

PRF/RN registra 36 acidentes e quatro mortes durante o feriadão

Mesmo com a paralisação nacional dos agentes, a Polícia Rodoviária Federal do estado (PRF/RN) divulgou o boletim com o balanço final da Operação Corpus Christi 2008, que começou à 0h do dia 21 (quarta-feira) até as 24h desse domingo (25).

Foram registrados 37 acidentes nas rodovias federais que cortam o estado, totalizando 26 feridos e quatro mortos.

O número de vítimas fatais aumentou, com relação ao mesmo período do ano passado - apenas uma foi registrada em 2007.

O número de acidentes diminuiu - foram registrados 47 no ano passado. Os deste ano que causaram vítimas fatais aconteceram entre o sábado e o domingo, nas BRs 101, 406, 304.

Com relação às detenções, a PRF/RN registrou 10, três por crimes de trânsito, duas por crime tributário, duas por receptação, duas por crime ambiental e uma por apresentar carteira de habilitação falsa.

Segundo o núcleo de comunicação da PRF/RN, foi intensificada a fiscalização nas rodovias federais do estado, dando ênfase nas próximas à Natal, Mossoró e Currais Novos.

O principal objetivo da Operação Corpus Christi foi reduzir o número de acidentes de trânsito e combater a criminalidade, oferecendo maior segurança à população.

DN Online

Oposição apresenta chapa em Francisco Dantas

A chapa oposicionista da cidade de Francisco Dantas já está praticamente definida para o próximo pleito eleitoral.

Diferentemente das eleições de 2004, quando a oposição se dividiu, esse ano os grupos contrários a administração do prefeito Geraldo Margela (PSB) se unirão para tentar obter êxito.

O jovem Gilson Dias será o candidato a prefeito e contará com o empresário Ribeiro Alecrim como seu companheiro de chapa.

A oposição está confiante na vitória.

Em 2004, com duas candidaturas oposicionistas, o atual prefeito conseguiu se reeleger com uma maioria de sete votos para o segundo colocado.

Com o desgasta alcançado em quase oito anos de mandato, será difícil o prefeito Geraldo Margela fazer seu sucessor, principalmente diante de uma chapa forte na oposição.

Vamos pra frente!

Rafael Fernandes: Nicodemus afirma que Mário fabricou candidato

E por falar em desgaste administrativo, a candidatura do advogado Vandilson Oliveira agoniza cada vez mais, tudo por conta da ausência e do desgaste do prefeito Mário Oliveira (PSB), que praticamente trocou a cidade de Rafael Fernandes pela Capital do Estado.

De acordo com o ex-prefeito Nicodemus Ferreira (PMDB), a população rafaelense dará o troco a esses políticos copa do Mundo.

“O povo está revoltado com a ausência do prefeito. Ele passa dias afastado de Rafael Fernandes e completamente ausente dos problemas da população. Agora, como quem não quer nada, ele fabrica um candidato. O povo dirá não”, disse Nicodemus.

A entrevista completa será publicada na edição de segunda-feira do Jornal Resenha Alto Oeste.

Vários exemplares serão enviados para Rafael Fernandes. Até lá!

Governo anuncia nomeação de defensores e concurso para agentes

O Governo do Estado nomeará os 20 defensores públicos aprovados no último concurso no prazo de até 90 dias e vai abrir concurso público para agentes penitenciários com o objetivo de preencher as 400 vagas disponíveis.

O compromisso foi firmado na manhã desta segunda-feira (26) em audiência no Fórum Seabra Fagundes, em Natal, para colocar em prática soluções emergenciais para os problemas enfrentados atualmente nos presídios e nas delegacias do Rio Grande do Norte.

A criação da Defensoria Pública foi uma das determinações da governadora Wilma de Faria como forma não apenas de oferecer assistência judicial gratuita para a população carente como também de contribuir com a redução da população carcerária.

Maior fogueira de São João do RN será em Luís Gomes

Fogueira do ano passado mediu mais de cinco metros de altura


Populares da rua Zeo Fernandes, na cidade de Luís Gomes querem construir a maior fogueira junina do Rio Grande do Norte.

A idéia surgiu de um grupo de amigos e vem se ampliando a cada ano.

Em 2007 a fogueira mediu cerca de cinco metros de altura por dois de largura.

Para esse ano eles planejam construir uma que medirá oito metros de altura por três de largura.

Para isso os amigos Baú e Som esperam contar com a ajuda de dezenas de voluntários da rua Zeo Fernandes e da cidade de Luís Gomes.

A tentativa é de bater o recorde estadual de fogueira junina.

O furo da reportagem é do site oficial de Luís Gomes.

Saiba mais no endereço: www.serradeluisgomes.com.br

Presidente da UNALE visita a Assembléia Legislativa

Na manhã de hoje o presidente da Assembléia Legislativa do RN, deputado Robinson Faria (PMN) recebeu o presidente da União Nacional dos Legislativos (UNALE), deputado estadual Alexandre Postal (PMDB/RS).

O motivo da visita foi para convidar pessoalmente o presidente Robinson e os demais parlamentares da AL para participar da XIIª Conferência Nacional dos Legislativos Estaduais que acontecerá nos dias 28, 29 e 30 de maio, em Fortaleza.

O encontro também contou com a presença de Getúlio Rêgo (DEM), mais antigo parlamentar da Casa.

Ginecologistas e obstetras de todo o país se reúnem em Natal

A Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia do Rio Grande do Norte (SOGORN) recebe em Natal, de 11 a 14 de junho, presidentes e diretores de associações de todos os estados para a assembléia geral da Federação Brasileira (Febrasgo).

O evento faz parte da programação dos 50 anos da SOGORN. Neste período, também será realizado o Simpósio SOGORN 50 Anos, que pretende reunir cerca de 250 médicos de todo o Rio Grande do Norte.

Foram convidados palestrantes renomados, como Nilson Roberto de Melo, de São Paulo, Hélvio Bertolozzi Soares (PR), José Eleutério Júnior (CE) e Albertino Moreira Bastos (PA).

Os convidados tratarão de temas como: Interpretação de laudos citológicos cervico-uterinos anormais, Trombofilias, Terapia hormonal racional, Diabetes e gravidez.

Inscrições para o Enem terminam sexta-feira

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2008 terminam na próxima sexta-feira (30).

A prova será aplicada no dia 31 de agosto, às 13h.

Podem participar do exame estudantes que vão concluir o ensino médio este ano ou que já concluíram.

As inscrições podem ser feitas nas agências dos Correios ou pela internet.

INSS começa a pagar benefícios de até um salário mínimo

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa a pagar nesta segunda-feira os benefícios dos segurados que recebem até um salário mínimo e têm cartões de pagamento com final um, sem considerar o dígito.

Até a próxima sexta-feira (30), serão pagos 8,5 milhões de benefícios para os segurados com cartões com finais de 1 a 5 e que recebem o piso.

Entre os dias 2 e 6 de junho, receberão os benefícios os demais segurados, tanto os que ganham até um salário mínimo e têm cartões de pagamento com finais de seis a zero, quanto dos que recebem acima do salário mínimo e têm cartões de pagamento com finais de 1 a 0.

O segurado que tiver dúvidas sobre o calendário de pagamento ou sobre o valor do benefício pode ligar para a Central 135.

Ao ligar, ele deve informar o número do benefício ou o Número de Identificação do Trabalhador (NIT).

Fonte: ABr

domingo, 25 de maio de 2008

Artigo de Honório de Medeiros

O “ESPERTO” NA POLÍTICA

*Honório de Medeiros

Meu amigo Fulano me disse que tinha se aposentado da política. “Como assim?”, perguntei-lhe. “Quer dizer que não vai mais exercer qualquer cargo público?” “E se seu candidato voltar ao Governo?” Meu amigo, que foi do segundo ou terceiro escalão do governo de um dos estados vizinhos (claro!) abriu um sorriso matreiro e respondeu condescendente: “eu não quero mais ocupar cargo algum, mas vou ajudar meus amigos por que você sabe como é, tenho filhos para ajudar a criar, e no nosso mundinho só vai p’ra frente que se dá bem com os homens”.

Meu amigo Fulano é um homem esperto, dentro daquela categoria que o finado ex-padre Zé Luiz genialmente criou lá pelo começo dos anos 80. Dizia este, e nunca aceitou essa história de ex-padre – “uma vez padre, sempre padre” – que há dois tipos de homens, dentre outros, que merecem atenção: os inteligentes e os espertos. E para ilustrar sua tese elencou, em sua coluna dominical no Poti, de um lado os espertos, do outro, os inteligentes. Não é preciso dizer o rebuliço que essa crônica causou na província. Pois bem, meu amigo Fulano é um homem esperto. Não tem o vôo dos condores, quando muito dos galináceos, mas sabe evitar uma panela e enxerga bem além dos seus passos. Em certo sentido, jamais admitido nem por ele, nem por quem lhe fornece o meio para sobreviver, é alguém que vive de expedientes: ajeita aqui, ajeita acolá, facilita p’ra um, dificulta p’ra outro, torna-se da cozinha do poderoso, na qual chega na hora do café-da-manhã trazendo as últimas novidades e os próximos pedidos.

Duvido que na atual estrutura de Poder na qual vivemos a política nossa de cada dia, em tudo e por tudo idêntica à dos nossos ancestrais, diferenciando-se apenas quanto à aparelhagem tecnológica utilizada – se antes era a cavalo que a informação seguia, hoje é via imail – o coronel com saias ou sem elas possa viver sem esse tipo de agregado. Ele é imprescindível para as pequenas coisas: pequenos delitos – é incapaz de pensar os grandes; aliás, é incapaz de pensar – pequenas confidências, pequenos favores, pequenas difamações e/ou injúrias, algumas torpezas, cumplicidade nos vícios, solidariedade nos acidentes de percurso, desde que não afetem sua sobrevivência... Mas é capaz de grandes bajulações, aceita ser o bobo-da-corte do seu senhor feudal – considera-se até honrado em ser alvo de brincadeiras nas qual sua intimidade é exposta publicamente -, quando não, é capaz de desforço físico na defesa da bandeira que empunhou o que o tornará, sem sobra de dúvidas, alvo de muitas e variadas homenagens prestadas nas hostes do “exército” ao qual pertence.

Não por outra razão meu amigo Fulano está fadado a morrer feliz por que realizado na medida em que encaminhar, através de sua rede de amigos granjeados a partir da troca de favores recíprocos, e da benção do chefe político, os seus rebentos. Não lhe digam que hoje só é possível entrar na administração pública através de concurso. Há sempre um caminho para encontrar uma torneira aberta: cargo em comissão, gratificação, empresa de construção de fundo-de-quintal, licitações manipuladas, consultorias e assessorias. “E os concursos públicos, esses, há, nem lhe conto” disse-me ele.

Meu amigo somente precisa tomar cuidado para não cometer algum erro. Aliás, ele precisa ter muito cuidado para não ser usado como boi-de-piranha: quando ele acerta, o mérito é do chefe; quando o chefe erra, a culpa é dele. E precisa ter cuidado, muito cuidado, mas muito cuidado com a ingratidão e o tal de laço-de-sangue. Por que não é possível ter dúvida: entre ele, o fiel correligionário, e o parente, este sempre vence. É o instinto!

* Honório de Medeiros é advogado, professor universitário, ex-secretário estadual de administração e articulista do jornal Resenha Alto Oeste.

ABC cai diante do Corínthians no Frasqueirão

O ABC bem que tentou, mas não conseguiu superar a força do líder da Série B, mesmo com apoio da sua fanática torcida.

Na tarde de ontem, o alvinegro potiguar foi derrotado por 1 a 0 pelo Corínthians, no estádio Frasqueirão, em Natal.

Douglas marcou para a equipe paulista, que assumiu a ponta da tabela após o jogo, chegando a nove pontos em três jogos.

Na próxima rodada, o ABC, que caiu cinco posições na tábua de classificação, agora é o 11º com quatro pontos, sai para enfrentar o Gama, em Brasília, no sábado, às 20h30.

Fonte: Dn Online