sábado, 29 de setembro de 2007

Wilma, Robinson e Fábio vão a São Miguel

O Prefeito de São Miguel, Galeno Torquato (PSB) e o deputado estadual Raimundo Fernandes (PMN) recepcionam daqui a pouco, em solo micaelense, a governadora Wilma de Faria (PSB) e também o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Robson Faria (PMN), o deputado federal Fabio Faria (PMN), além de cerca de 15 prefeitos de toda a região.

A governadora e os deputados,visitantes participarão do encerramento da festa do padroeiro São Miguel Arcanjo.

A noite acontece um jantar na casa do Deputado Raimundo Fernandes e em seguida todos seguem para o tradicional Baile da Saudade, na Loja Maçônica Dr. José Torquato de Figueiredo.

A governadora retorna para Natal na noite de hoje, enquanto que os deputados pai e filho pernoitam na serra a convite de Raimundo Fernandes.

Raimundo e Dario conversam durante aniversario

E por falar em São Miguel, na última quinta feira foi comemorado na chácara particular do Prefeito Galeno Torquato o aniversário do Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Alcimar Torquato.

Muitos amigos e autoridades locais marcaram presença na comemoração, entre eles o Deputado Raimundo Fernandes (PMN) e o ex-prefeito de São Miguel Dario Vieira.

No local Dario e Raimundo conversavam reservadamente. No meio do papo, muitas gargalhadas. Sabe Deus o que se conversou...

Sepultamento de Itaelmo acontece daqui a pouco

O sepultamento do jovem Itaelmo Nunes de Aquino, 31 anos, que faleceu em São Paulo na manhã de quinta feira, vítima de atropelamento (ver matéria mais abaixo) acontecerá às 16h no Cemitério São Manoel.

O corpo de Elmo, nome carinhoso como era chamado, chegou a Pau dos Ferros na noite de ontem, como havia previsto o blog.

O velório está acontecendo nesse momento na residência de sua mãe, a senhora Noêmia Nunes e conta com a visita de centenas de populares entre familiares, amigos e curiosos.

Mais uma vez o blog se solidariza com os familiares de Itaelmo Nunes.

Governo do Estado busca viabilizar construções de cadeias públicas

O Governo do Estado iniciou as negociações com os municípios da Grande Natal para que as prefeituras possam viabilizar a doação de terrenos dentro de seu território, onde serão construídas cadeias públicas. A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc), que está à frente das discussões, tem o objetivo de retirar os presos provisórios de dentro das delegacias.

Na grande maioria dos casos, as delegacias não possuem uma estrutura adequada para abrigar os presos, além de serem localizadas nos centros urbanos da cidade, trazendo riscos à população e superlotação das delegacias.

A medida adotada pelo Governo vem para cumprir o que determina a Lei de Execução Penal, que diz em seu artigo 103 que “cada comarca terá, pelo menos, uma Cadeia Pública a fim de resguardar o interesse da Justiça Criminal e a permanência do preso em local próximo ao seu meio social e família”.

A construção dos será iniciada assim que o Governo obtiver a disponibilidade dos terrenos. Os recursos para as obras serão oriundos dos cofres do Governo e de convênio com o Ministério da Justiça.

sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Figueiredo já se encontra de alta

O ex-prefeito de Pau dos Ferros, medico Nilton Figueiredo (PP) já está em sua residência, em Natal.

Figueiredo recebeu alta ontem, depois de se submeter a implantação de mais um stent que se realizou no hospital da Unimed, na Capital do Estado.

Apesar de ainda estar repousando, Nilton já se mostra pronto para a labuta e volta ao trabalho na próxima segunda-feira.

Figueiredo dará expediente normalmente na Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura do Natal, onde é nomeado secretário.

Ivo da Capa critica atuação de Haroldo na Emater

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município de Pau dos Ferros, Francisco Ivo (Ivo da Capa), literalmente declarou guerra a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER) do município.

De acordo com Ivo, a EMATER, através do seu representante Haroldo Lobo está dificultando a liberação da Declaração de Aptidão do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP) que é utilizada para comprovar a atuação do trabalhador na agricultura familiar e credenciá-lo nos programas de liberação de crédito adotados pelo governo.

Segundo Ivo, Haroldo Lobo, é um complicador e só concede o documento a quem ele conhece. Por esse motivo, muitos trabalhadores rurais deverão procurar o Ministério Público para reclamar da alegação do direito de aquisição do documento, já que estão sendo prejudicados por isso.

Haroldo diz conhecer 90% dos agricultores

O responsável pelo escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER), Haroldo Lobo, deu uma outra versão para o problema. Segundo ele, o que existe de fato é que os projetos estavam sendo feitos de forma irregular por autônomos, e por esse motivo não poderia remeter a DAP.

Segundo ele, nunca existiu problema com demanda no escritório. “Acho que Ivo nem sabe o que é demanda”, ironiza Haroldo, alegando que as solicitações não geram demanda.

Ele confirmou que só dá o documento a quem ele conhece, pois conhece 90% dos agricultores familiares de Pau dos Ferros, assim como também sua categoria.

As matérias foram publicada hoje na página principal do caderno estado do jornal De Fato de Mossoró.

Câmara de Pau dos Ferros rejeita projeto de Lei do Executivo

Como haviam prometido os integrantes do Sinte-RN, com sede em Pau dos Ferros, a sessão da Câmara Municipal, ocorrida na tarde de ontem foi mesmo aquecida.

Os professores da rede municipal de ensino protestavam contra o projeto de Lei 1.171/07 que propunha um remanejamento de recursos da educação, no valor de R$ 2 milhões, para serem usados na saúde e em outras pastas.

O auditório da casa legislativa ficou repleto de funcionários do município que se manifestavam com aplausos, vaias e cartazes.

Depois de muitas discussões dos parlamentares, a matéria foi rejeitada por cinco votos a dois.

Dos nove vereadores apenas Marta Pontes (PMDB) não estava presente. Antônio Avelino (PP), Glaucione Garcia (PP), Eldo Rogério (PMDB), Manoel Gomes (PSB) e Jean Carlos (PP) votaram contra o Projeto de Lei.

Apenas os vereadores Eraldo Alves (DEM) e Manoel Florêncio (PMDB) foram favoráveis ao remanejamento. A presidenta da casa, vereadora Tércia Batalha só votaria em caso de empate.

Dessa forma, o Projeto de Lei volta para o executivo desaprovado pela Câmara de Pau dos Ferros.

Itaelmo morre vítima de acidente automobilístico

O pau-ferrense Itaelmo Nunes de Aquino faleceu na manhã de ontem em São Paulo, vítima de atropelamento. O jovem de 31 anos era filho de Omar Laureano de Lima (conhecido popularmente como Bê) e Noemia Nunes de Aquino.

Itaelmo Nunes foi colhido por um veículo não identificado quando atravessava uma via em Sampa.

Há sete anos Itaelmo trocou Pau dos Ferros pelos encantos de São Paulo. Na Capital Bandeirantes ele trabalhava como maquiador tendo passado pelas Tvs Record e SBT.

Velório deve ocorrer na noite de hoje

O corpo do jovem Itaelmo Nunes de Aquino sairá de São Paulo às 10h com destino a Natal. A previsão de chegada em Pau dos Ferros, onde será velado, é no inicio da noite de hoje.

O blogueiro esteve na residência da mãe de Itaelmo que se mostrou bastante abalada com o ocorrido. De acordo com dona Noêmia, o sepultamento acontecerá sábado, porém o horário ainda é desconhecido.

Muitos amigos deverão visitar o corpo do jovem Itaelmo. Pessoa estrovertida, Elmo (nome carinhoso pelo qual era chamado) gostava de viver a vida e fazer amigos. Eu, particularmente, tive a oportunidade de gozar da sua amizade e carinho.

Do blog partem os sinceros votos de pesar aos familiares de Itaelmo Nunes de Aquino.

quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Servidores farão protestos hoje na Câmara de Pau dos Ferros

Os servidores públicos municipais devem protagonizar uma mobilização na tarde de hoje, durante sessão ordinária da Câmara Municipal de Pau dos Ferros, contra a aprovação do projeto de lei 1.171/07, que propõe um remanejamento de recursos da educação, no valor de R$ 2 milhões, para serem usados na saúde e em outras pastas.

Os protestos serão coordenados pelo presidente do Sinte-RN, professor Milton Urbano, que fará a frente contra a dotação orçamentária que está na pauta de discussão do Legislativo.

Segundo Milton, a intenção do Município não condiz com a realidade, uma vez que não há justificativa para a retirada de dinheiro da educação, quando esse setor enfrenta graves problemas, tanto na parte estrutural quando de atenção aos servidores.

Segundo Milton Urbano, a Prefeitura não está cumprindo o seu papel de administrador, deixando de fazer repasses acobertados por lei, como é o caso de qüinqüênio. Ele alega ainda que até hoje os profissionais do magistério aguardam receber o terço de férias do ano de 2004, que deveria ter sido pago há três anos.

Milton Urbano critica remanejamento

Ainda sobre a questão do remanejamento dos recursos da educação, o professor Milton Urbano usa como exemplo a Escola Municipal Severino Bezerra, que está em estado deplorável.

De acordo com ele, a estrutura está fragilizada, precisando de reparos rapidamente, para evitar maiores problemas no futuro. “A situação da educação é tão crítica em Pau dos Ferros que ainda recentemente havia uma escola da zona rural funcionando em uma casa de taipa”, finalizou Milton Urbano.

A coordenação do movimento de hoje garante que vai lotar o auditório da Câmara Municipal às 16h, com cartazes, faixas e gritos de guerra, para tentar sensibilizar os vereadores quanto à necessidade que vive a educação.

Repasse do FUNDEB também é criticado pelo Sinte

Outra reclamação da diretoria do Sinte é com relação ao repasse do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB).

De acordo com Milton Urbano, a instituição já solicitou por três vezes o rol dos servidores públicos do município que ganham 40% e 60%, para que se tenha uma estimativa de qual salário real desses profissionais, porém até o momento a documentação ainda não foi repassada. “Com a mudança do Fundef para o Fundeb, teve um aumento da receita e mesmo assim o professor continua recebendo a mesma coisa que antes”, criticou.

Milton Urbano disse que tem legitimidade para cobrar essas informações, não apenas porque está à frente do Sinte local, mas porque faz parte do Conselho Municipal de Educação, o que o coloca em uma posição favorável a lutar pelas questões relacionadas a esse setor.

Chefe de gabinete fala do remanejamento

Procurado pela reportagem do Jornal De Fato, o chefe de gabinete da Prefeitura de Pau dos Ferros, Alexandre Aquino informou que está havendo uma confusão sobre esse caso, e que a atitude não se trata de nenhuma retirada de dinheiro de um setor para outro, e garantiu que essa manobra não deixará nenhum prejuízo para a educação.

Segundo Alexandre Aquino, os recursos estão sendo remanejados devido a uma falha orçamentária ocorrida na elaboração do Orçamento. Desta feita, a pasta da Educação foi superestimada em R$ 2 milhões, deixando as outras secretarias com o prejuízo. Fonte das matérias: Jornal De Fato

Pesquisa mostra que mais de 80% não confiam no Congresso

Não confiam na Câmara dos Deputados 83,1% dos brasileiros e não confiam no Senado 80,7%, revela pesquisa da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), que reúne cerca de 15 mil juízes em todo o País. O estudo mostra que a maioria maciça (94,3%) considera que político processado na Justiça não pode disputar eleição, o que não é vetada pela legislação eleitoral.

A pesquisa intitulada “Imagem das Instituições Públicas Brasileiras” será divulgada hoje, em Brasília. Em audiência pública, a Comissão de Legislação Participativa e a AMB vão promover um debate no plenário 3 da Câmara, anexo II. A pesquisa foi encomendada pela AMB à Opinião Consultoria, com apoio do Instituto de Ciências Políticas da Universidade de Brasília (UnB).

Ministro afirma que ‘infiéis’ perderão os mandatos

Em entrevista concedida na manhã de ontem ao programa Bom dia Brasil da rede Globo de televisão, o Ministro Marco Aurélio Melo que é presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e membro do Supremo Tribunal Federal (STF) colocou mais lenha na grande fogueira da ‘infidelidade partidária’.

Marco Aurélio, que é um dos 10 Ministros com direito a voto no STF (11 caso empate), afirmou que é muito alto o risco dos parlamentares que mudaram de partido perderem os seus mandatos. “O risco de perda de mandatos pelos parlamentares que trocaram de partidos depois de eleitos é latente”, disse o Ministro.

O magistrado acredita piamente que a fidelidade partidária será endossada pelo STF e que os partidos e a democracia sairão robustecidos. O colegiado do Supremo Tribunal Federal analisará o tema no próximo dia 03.

Lajedo de Soledade, uma das 7 maravilhas do RN

O Lajedo de Soledade, situado a 12 km da cidade de Apodi, é referencia nacional, como o segundo mais importante sítio arqueológico do país.

O local apresenta cavernas com pinturas e gravuras rupestres representando animais, pessoas, a natureza e atividades como a caça e a pesca. Além disso, ainda há fósseis de animais como mastodontes, tigres dentes-de-sabre, tatus e preguiças gigantes de aproximadamente 90 milhões de anos.

Essa região já foi um mar raso e, com o recuo da água, surgiu uma grande extensão de rocha calcária.

Por esse motivo o Lajedo de Soledade está concorrendo ao prêmio de as 7 maravilhas do RN, em pesquisa realizada pelo Diário de Natal. Para saber mais, acesse: www.dnonline.com.br/setemaravilhasdorn

quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Nilton Figueiredo: Angioplastia foi sucesso!

Acabou agora a pouco a intervenção cardiológica no ex-prefeito de Pau dos Ferros, Nilton Figueiredo (PP).

De acordo com informações, a equipe médica qualificou como sucesso total a angioplastia e a implantação do stent.

Figueiredo sairá em poucos instantes da sala de onde foi realizada a angioplastia para uma enfermaria comum do hospital da Unimed, sem precisar de ocupar U.T.I.

Os procedimentos médicos duraram cerca de 1h30 e o secretário de Esporte e Lazer de Natal deverá ir para casa ainda essa semana, como havia previsto o blog.

Qualquer nova noticia você acompanha aqui no blog!

Depois de algumas semanas, Nilton volta ao hospital

Após ter passado por maus bocados no fim do mês de agosto, quando contabilizou mais um infarto cardíaco e se submeteu a cateterismo e angioplastia, o secretário de Esporte e Lazer da Prefeitura do Natal e ex-prefeito de Pau dos Ferros, médico Nilton Figueiredo (PP) está nesse exato momento se preparando para entrar mais uma vez em uma sala de intervenção cardiológica.

Hoje, diferentemente do fim de agosto quando foi internado em uma U.T.I do hospital Natal Center, Figueiredo se encontra no Hospital da Unimed, também na Capital do Estado.

Nilton se prepara para uma nova angioplastia que começará nos próximos momentos. Na ocasião será implantado um ou mais stent e desobstruída 80% de uma artéria cardíaca.

Acompanhando o ex-prefeito a sua esposa, Maria José Vilaça e mais alguns familiares. Se tudo ocorrer bem, Figueiredo receberá alta ainda essa semana.

A qualquer momento o blog estará voltando, com exclusividade, com mais detalhes sobre o assunto.

José Adécio: "bancada de oposição na AL está sem rumo"

Ele próprio um membro da oposição, o deputado estadual José Adécio (DEM) considera que a bancada politicamente adversária da governadora Wilma de Faria (PSB) na Assembléia Legislativa está "sem rumo". Foi o que ele declarou ontem, ao ser entrevistado pelo jornalista Marcos Alexandre no Jornal 96, veiculado diariamente na 96 FM, da capital do Estado.

"Essa oposição de 12 deputados inexiste na prática. Ela só existe na fantasia", afirmou, referindo-se ao número de parlamentares que se elegeram por partidos de fora da base governista, no pleito do ano passado. O número corresponde à metade da composição da Assembléia Legislativa.

CAMEAM realizará III semana de estudos

O Departamento de Economia do Campus Avançado "Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia" (CAMEAM), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), através do Núcleo de Estudos em Desenvolvimento Sustentável da Micro-região de Pau dos Ferros (NUDESP), realizará, no período de 26 a 30 de novembro a III - Semana de Estudos em Desenvolvimento Regional (SEDER) com o propósito de intensificar o intercâmbio entre professores, alunos e pesquisadores na área de economia e de áreas afins.

O evento, que constará de conferências, mesas-redondas, sessões de comunicação, pôsteres, mini-cursos, lançamentos de livros e atividades artístico-culturais, tem o objetivo de aprofundar as discussões e reflexões acerca do desenvolvimento regional, bem como divulgar a produção acadêmico-científica dos participantes.

terça-feira, 25 de setembro de 2007

Raimundo afirma: “rompimento é fantasia dos que não tem o que fazer”

Quem também falou sobre o assunto que tomou conta do Alto Oeste foi o deputado estadual Raimundo Fernandes (PMN).

Segundo o ‘Bigodão’, que falou ao blogueiro na tarde do último domingo, essa assunto de briga não procede.

“Isso não existe, não sei de onde tiraram isso. Eu, Galeno e Dario trabalhamos a seis mãos por São Miguel, sempre em harmônica parceria, esse negócio de briga política é papo de quem não tem o que fazer”, disse Raimundo.

O deputado micaelense parte amanhã, ao lado do prefeito Galeno Torquato que chega de Brasília, para a cidade de São Miguel onde participará dos festejos do padroeiro do município, São Miguel Arcanjo

Resenha adiantou paz política em São Miguel

O que foi postado pela jornalista Thaisa Galvão (ver notícia abaixo) já havia sido adiantado pelo blogueiro na coluna do jornal Resenha Alto Oeste que circula desde ontem em toda a região.

Galeno afirmou que o seu grupo continua unido e pronto para disputar a próxima eleição, com Raimundo coordenando o processo.

De acordo com Galeno, os comentários são frutos de intrigas da oposição que teima em criar conversas mentirosas em busca de abalar o grupo que comanda o município serrano.

Pelo que disse Galeno, Raimundo, Dario e ele são mais aliados do que nunca.

Quem fala assim, não é gago.

Raimundo, Galeno e Dario continuam unidos em São Miguel

Deu no blog de Thaisa Galvão:
"O grupo liderado pelo deputado Raimundo Fernandes, em São Miguel, jura de pés juntos: não há crise entre o prefeito Galeno Torquato e o ex, Dario Vieira. Os dois continuarão unidos, Galeno será candidato à reeleição e Raimundo continua comandando o processo.

O zum-zum-zum de que Galeno estaria às vias de romper com Dario tomou conta da Tromba do Elefante nos últimos dias, mas os Bombeiros apareceram rapidinho para apagar o fogo.

É... Mas onde há fumaça e boato...há fogo. E é fogo!

O que mais se falou em São Miguel por esses dias foi que, com o rompimento, Dario seria candidato e teria o apoio de Raimundo Fernandes, mas Dario já garantiu ao grupo do prefeito Galeno Torquato, que não se lançou candidato e nem vai se lançar, e que continuará apoiando Galeno e Raimundo Fernandes".

STF deve analisar fidelidade partidária em 3 de outubro

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ellen Gracie, pretende marcar para o dia 3 de outubro o julgamento dos mandados de segurança que tratam da fidelidade partidária. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) respondeu em março à consulta feita pelo DEM sobre a quem pertence o mandato parlamentar: ao partido ou ao deputado. Por seis votos a um, o tribunal respondeu que o mandato pertence ao partido. Como a resposta do TSE não gera efeito, os partidos de oposição - PPS, PSDB e DEM - impetraram mandado de segurança no STF para que os deputados que mudaram de legenda perdessem seus mandatos. No lugar, assumiriam os suplentes.

Os partidos pedem que o assunto seja definido até 5 de outubro, um ano antes das eleições municipais do ano que vem. A legislação eleitoral define que políticos que queiram se candidatar precisam mudar de legenda até o dia 5. Os partidos querem saber, portanto, qual será a regra. Dos 11 ministros do STF, três já se pronunciaram no TSE: Cezar Peluso, Marco Aurélio Mello e Carlos Britto. Outros oito ainda precisam avaliar o caso. Pelos dados da Câmara, desde o início da legislatura, 42 deputados mudaram de legenda, dos quais 25 deixaram a oposição para a base do governo.

Robinson fala do desejo de ser Governador

Em entrevista ao programa Pra Frente Seridó, da Rádio Rural AM de Caicó, o deputado estadual e presidente da Assembléia Legislativa, Robinson Faria (PMN), afirmou que sua permanência ao lado de Wilma de Faria (PSB) foi crucial para a reeleição da governadora. “Se eu tivesse sido vice-governador de Garibaldi, Wilma teria perdido a eleição”, disse o deputado aos apresentadores do programa.

Ele lembrou que foi convidado pelos adversários de Wilma para compor a chapa como candidato a vice-governador ao lado do senador Garibaldi Filho (PMDB), mas que, por uma questão de lealdade, preferiu continuar apoiando a governadora.

Questionado sobre a corrida sucessória de 2010, Robinson disse que seria muita hipocrisia afirmar que não deseja ser governador do Estado, mas ponderou que não é hora de falar em sucessão da governadora Wilma. Fonte: Nominuto.com

Verba da saúde para o RN será de R$ 77,5 milhões

A verba do governo federal para a saúde do Rio Grande do Norte será de 77,5 milhões de reais ao ano, segundo anunciou o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, em audiência com a governadora Wilma de Faria, que se encerrou no início da tarde desta terça-feira (25), na Governadoria.

O ministro também anunciou que cerca de 1.000 procedimentos médicos de alta e média complexidade, além de pisos de urgência e emergência, terão um reajuste de 34% na tabela do SUS, a partir deste mês de setembro.

Temporão recebeu da governadora Wilma de Faria a reivindicação do credenciamento de todos os leitos de UTI do Rio Grande do Norte junto ao SUS, já que dos 120 leitos funcionando nos hospitais públicos potiguares, 78 não estão cadastrados e são custeados completamente pelo Governo do Estado.

A governadora também pediu a colaboração do governo federal na aquisição de equipamentos para instalação de outras sete policlínicas já previstas e projetadas para o Estado. Atualmente, três unidades estão em funcionamento no Rio Grande do Norte em Caicó, Currais Novos e Santo Antônio.

Banda Municipal pode ser extinta por falta de apoio da Prefeitura

Criada aproximadamente há 80 anos, mais precisamente em 02 de dezembro de 1919, a Banda de Musica Municipal Antonio Florêncio de Queiroz vem passando por uma situação sem precedentes na sua história. O total abandono da Banda e dos músicos por parte da Prefeitura de Pau dos Ferros vem preocupando todos que a apreciam e preservam a cultura da cidade.

A realidade é triste e o desenrolar dessa situação pode ser a extinção da Banda de Música que é composta por 20 músicos que exigem providências e o compromisso firmado pelo perfeito diversas vezes quando era candidato.

“Em reuniões, Leonardo Rego quando era candidato, sempre disse que existia verba para recuperar, estruturar e pagar aos componentes da Banda de Música, alegando que eram destinados recursos para estes fins. Falava também que quando assumisse a prefeitura, iria dá prioridade e resolver os nossos problemas. Na realidade fomos enganados”, disse o músico Jader Júnior.

Na Banda Municipal Antonio Florêncio de Queiroz são diversos os obstáculos para que ela continue a existir, entre eles podemos citar a falta de uma sede própria; a falta de manutenção nos instrumentos velhos e quebrados; a inexistência de maestro e o mais complicado que é a falta de uma remuneração mensal aos componentes, que muitos não possui nenhuma renda.

Para o músico Aroldo Carlos, há mais de dois anos o prefeito fala em buscar parcerias para viabilizar as melhorias para a Banda de Música, mas nada sai das promessas e a situação não muda.

O grande impasse com os músicos e a atual administração foi confirmado na última reunião entre o prefeito e a Banda no dia 28 de agosto. A pauta era a exigência da Prefeitura para que os músicos se apresentassem voluntariamente no dia 04 de setembro, fato repudiado pelos componentes que exigiam a concretização das promessas feitas pelo prefeito nos últimos anos. As reivindicações dos músicos foram abortadas pelo prefeito.

“Existe uma grande possibilidade da Banda se acabar, pois estamos sem nenhum apoio da prefeitura. A principal reivindicação é o nosso pagamento mensal. Não estamos exigindo nem um salário mínimo por mês, pois solicitamos uma ajuda de R$ 250,00 mensalmente para cada músico”, afirmou Jader Júnior.

O ápice da queda de braços entre a Banda Municipal e o Prefeito foi mesmo na emancipação política de Pau dos Ferros, 04 de setembro. O que causou maior revolta aos músicos foi à contratação da Banda Municipal da cidade de Luis Gomes para tocar no lugar da Banda local, por um valor bem superior do exigido pelos músicos pauferrenses, fato repudiado por todos que tiveram ainda que escutar o locutor oficial do desfile anunciar a execução do Hino nacional pela Banda Municipal Antonio Florêncio de Queiroz (de Pau dos Ferros) confundindo a população que estava presente ao evento cívico, pois quem se apresentava na verdade era a Banda Municipal de Luis Gomes.
FONTE: Jornal Resenha

Tércia Batalha e Maria Rego terão encontro decisivo

Após ouvir a opinião dos vereadores, amigos e lideranças políticas de Pau dos Ferros, a Presidenta da Câmara Municipal, vereadora Tércia Batalha teve um encontro, na ultima semana, com a presidenta do PMDB local, ex-vice prefeita Maria Rego. A vereadora manteve contato preliminar através de um telefonema marcando a conversa que aconteceu na tarde de terça feira.

De acordo com Batalha, o encontro foi por demais proveitoso e serviu para desmistificar o cenário de antipatia que possivelmente foi criado após uma ruptura parcial da vereadora com a líder do PMDB local durante a eleição da mesa diretora da Câmara de Pau dos Ferros.

“A conversa foi muito boa. Maria estava aberta ao diálogo e afirmou que jamais passou pela sua cabeça negar legenda para que eu pudesse vir a disputar o próximo pleito, como disse Elias Fernandes à imprensa. Maria sempre foi uma pessoa decidida e me disse inclusive que desaprovou por completo as declarações de Elias”, comentou Tércia.

A vereadora afirmou com exclusividade a reportagem do Jornal Resenha que um outro encontro deve acontecer nos próximos dias para que o martelo seja batido definitivamente.

“Eu ainda não tomei um posicionamento quanto ao meu futuro político. Perguntei a Maria Rego qual a tendência do PMDB, se seguirá com Leonardo Rego (DEM) ou apoiará Nilton Figueiredo (PP). Ela me pediu um tempo para me responder, vez que consultará alguns nomes do partido, e um novo encontro deve acontecer nos próximos dias”, afirmou a vereadora.

Em Pau dos Ferros é público a indisposição da presidenta da Câmara Municipal com o prefeito Leonardo Rego, o que dificultaria até mesmo a renovação do seu mandato, se tiver que dividir palanque com o líder do executivo municipal.

“É muito difícil para mim ter que ficar no PMDB com essa possibilidade de apoio ao prefeito. Não tenho nenhum ponto em comum com Leonardo. Como apoiaria um candidato que não se afina em nada comigo e com os meus eleitores?”, indagou Batalha.

Em todo o estado se sabe que o PMDB de Pau dos Ferros está rachado desde as eleições de 2006 quando parte votou em Garibaldi Filho e outra ficou no palanque de Wilma de Faria (PSB) que na cidade teve o apoio do ex-prefeito Nilton Figueiredo. O racha se deu, principalmente, pelo radicalismo da campanha de 2004, quando Leonardo Rego (DEM) e Maria Rego (PMDB) travaram uma verdadeira guerra eleitoral em uma das campanhas mais radicais dos últimos tempos. Por esse motivo, boa parte dos pmdbistas não aceitou dividir palanque em 2006 com Leonardo Rego que apoiou Garibaldi Filho nas últimas eleições para o governo do estado.

“Se o PMDB resolver dar sustentação política a reeleição de Leonardo Rego, muitos eleitores históricos do partido não acompanharão a decisão e ficarão com Nilton Figueiredo, mesmo alguns dos que engoliram cobras e lagartas para votar em Garibaldi, tendo que acompanhar o prefeito Leonardo”, afirmou Tércia Batalha.

A vereadora falou embasada em dezenas de visitas feitas a eleitores filiados ao PMDB. Segundo Tércia, 80% das pessoas ouvidas por ela repudiam a repetição da aliança DEM/PMDB que derrotou em Pau dos Ferros o candidato Garibaldi Filho por uma margem superior a 2.400 votos.
FONTE: Jornal Resenha

segunda-feira, 24 de setembro de 2007

A proveitosa conversa dos ‘Manés’

Na manhã de hoje, na sala da Presidência da Câmara Municipal de Pau dos Ferros, os dois “Manes”, Vereadores Manoel Florêncio e Nel de Gagaça batiam um papo descontraído.

Nel de Gagaça: Rapaz, o prefeito já me transferiu de novo, agora eu estou trabalhando em uma escola, a noite, no bairro Paraíso.

Manoel Florêncio: Nel, você deveria trabalhar no Cemitério, lá é calmo e tem pouco trabalho.

Nel: Homem, no Cemitério não da certo não, eu tenho medo de alma.

Manoel Florêncio: Meu amigo, é só você trabalhar de dia, não faz medo.

Nel: Meu amigo, não tem como, dessa forma não tem como eu ir tomar nem água, porque eu tenho medo das almas.

Manoel Florêncio: Ta ruim. você deveria ter medo de quem está vivo (prefeito), quem já morreu não faz mal a ninguém.

NOTA DO BLOG: O vereador Nel de Gagaça é funcionário da Prefeitura de Pau dos Ferros, no cargo de vigilante e está trabalhando como vigia de um colégio municipal no bairro Paraíso.

PRF registra 27 acidentes no final de semana

A Polícia Rodoviária Federal do Rio Grande do Norte (PRF/RN) registrou 27 acidentes nas estradas federais que cortam o Estado neste final de semana (21 a 23). Mesmo com o número alto de ocorrências, não houve registros de mortes. Ao todo, 21 pessoas ficaram feridas, mas nenhuma corre risco de morrer.

O acidente mais grave foi registrado na BR 304, em Mossoró, no sábado (22). Sete pessoas ficaram feridas após uma colisão entre quatro veículos (uma moto, uma Hilux, um Celta e um EcoSport).

Resenha circula hoje

O jornal quinzenal Resenha Alto Oeste está circulando hoje em Pau dos Ferros e em todo o Alto Oeste Potiguar.

Na sua chamada principal: “Tércia Batalha e Maria Rego terão encontro decisivo”. Daqui a pouco a matéria na integra, aqui no blog.

Nilton almoça com Maria Rego em Natal

O dia de ontem foi bastante proveitoso para os conchavos políticos. Em Natal, almoçavam juntos em um conhecido restaurante, o ex-prefeito Nilton Figueiredo (PP) e a ex-vice prefeita e atual presidenta local do PMDB, Maria Rego.

Ainda presenciou o encontro o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Alcimar Torquato, Maria José Vilaça e Francisco Torquato.

Nas conversas paralelas se falou bastante na política pau-ferrense. Maria não escondeu o seu interesse em unir o PMDB ao PP para o próximo pleito.

Muitas águas ainda vão rolar. Aguardemos, pois!