sábado, 5 de abril de 2008

Blog tem passado por problemas hoje

De uma lan house, o blogueiro informa que, devido a dificuldades com o nosso provedor, essa página não foi atualizada hoje.

Passamos o dia inteiro mantendo contato com a digizap, porém o problema persistiu e técnicos serão enviados amanhã para resolver a ‘pendenga’.

Dessa forma, pedimos desculpas pelos transtornos e garantimos que amanhã, passaremos a postar todas as notícias relacionadas a Pau dos Ferros e região.

Adianto que uma forte chuva banhou Pau dos Ferros na tarde de hoje, dificultado a locomoção das pessoas, no Centro da cidade.

Amanhã, as informações completas, acompanhadas de fotos.

Até lá!

sexta-feira, 4 de abril de 2008

Encontro entre Nilton e Andréa acontece amanhã

Conforme vinha adiantando o blog, o ex-prefeito e pré-candidato Nilton Figueiredo (PP) terá o primeiro diálogo político com a também pré-candidata à prefeitura de Pau dos Ferros, pelo Partido Verde, Andréa Maia.

A conversa está marcada para acontecer amanhã, por volta das 8h na fazenda Arizona, durante um café da manhã que será oferecido pela médica Andréa Maia.

De acordo com Nilton Figueiredo, essa será a primeira de uma série de reuniões que deverão ser mantidas até o mês de junho, período de definições convencionais.

Figueiredo frisa que certamente o encontro não definirá apoio, muito menos aliança, mas será importante para que as duas alas oposicionistas possam se conhecer melhor.

“Vamos discutir projetos e política, mas, o encontro não definirá apoio, pelo menos por enquanto. É necessário que possamos nos conhecer melhor, politicamente falando”, disse Figueiredo.

A médica Andréa Maia é filiada ao PV e conta com o PRB na sua base. O partido é presidido em Pau dos Ferros pelo seu irmão, advogado Nelson Maia Neto.

Maria caminha para aliança com Leonardo

A presidente do PMDB em Pau dos Ferros, ex-vice prefeita Maria Rego dá claros sinais de que se coligará com o prefeito Leonardo Rego (DEM), nas eleições de outubro, se é que alguém ainda tem dúvida.

Na entrevista divulgada na edição de ontem do jornal De Fato, Maria Rego jogou um ‘jardim inteiro de flores’ na administração do futuro aliado.

Dessa forma, fica difícil acreditar que Maria Rego fará oposição a uma administração que, para ela, é muito boa.

Na mesma entrevista, Maria foi além no comentário e disse que Leonardo governa com seriedade.

Comentário do blogueiro, sem isenção. Com emoção!

Analisando a entrevista de Maria Rego ao jornal De Fato fiquei na certeza de que, caso soubesse do ‘progresso administrativo’ atual, a líder peemedebista teria votado no seu adversário da época.

Apesar da rivalidade na eleição de 2004, quando Maria era xingada de todos os adjetivos imagináveis pelo grupo do atual prefeito, ela teria, se possuísse bola de cristal, digitado, na cabine eleitoral, 25 ao invés de 15.

E confesso que, se eu adivinhasse, se tivesse sonhado com os dias atuais, teria feito o mesmo...

Esse é o sentimento de muita gente.

Deus sabe o que faz!

Os pais são super-protetores também na política

Mesmo com o empresário Xavier Rego fora do páreo (ele não admite coligação com o DEM), a briga dos filhos continua intensa.

Explico...

Xavier Rego, Maria Rego e Elias Fernandes têm interesses em comum nas próximas eleições...

Cada um deles sonha emplacarem o filho como candidato a vice-prefeito (Maison Rego, Fabrício Torquato e Gustavo Fernandes)...

Como só existe uma vaga e, levando em conta que Xavier não mais está no páreo por não votar em Leonardo, Maria e Elias já travam uma verdadeira disputa interna pelo posto.

Há quem afirme que o ‘baixinho’ não abre mão de indicar o seu herdeiro para compor com Leonardo...

Da mesma forma vem se portando a presidente do PMDB que já divulgou pelos quatro cantos que Fabrício seria o seu sucessor político.

Briga por candidatura tirou Maria da ABIAMAR

Sentindo-se ameaçada pelo projeto de Elias Fernandes, que quer indicar o filho Gustavo Fernandes para ser o companheiro de chapa de Leonardo, supõe-se que Maria Rego partiu para um plano B.

A peemedebista, para não ficar inelegível, se desligou da ABIAMAR, associação que era presidida por ela.

Supõe-se que Maria Rego agiu dessa forma para garantir à vaga de candidatatura a vice.

Caso a indicação de Fabrício venha a falhar, Maria seria a candidata...

Assim, a candidatura à vice-prefeitura continuaria dentro de casa.

Maria sabe que se o nome for o dela, dificilmente haverá rejeição de Elias. Xavier, porém, não abre um centímetro sequer...

E Fabrício, disputaria uma vaga no Legislativo Municipal.

Lula garante ajuda para desabrigados do RN

A governadora Wilma de Faria (PSB) vai a Brasília na próxima segunda-feira (7) para uma reunião emergencial, às 9h, convocada pelo presidente Lula (PT) para tratar dos prejuízos causados pelas enchentes no Estado.

Wilma apresentará ao presidente o relatório geral (com fotos) da situação do Estado em relação ao número de desabrigados e aos danos materiais causados às cidades.

Na tarde desta sexta-feira (4), enquanto visitava vítimas das chuvas no Vale do Assu, Wilma recebeu um telefonema do presidente da República...

Ele anunciou a edição de uma Medida Provisória em favor dos estados nordestinos castigados pelos temporais.

O governo federal vai liberar R$ 500 milhões para serem usados no resgate dos moradores, na prestação de atendimentos em saúde e na recuperação da infra-estrutura danificada.

Governadora visitou o Vale do Assu

A governadora Wilma de Faria visitou na tarde desta sexta sete abrigos nas cidades de Itajá, ipanguaçu, Assu e Carnaubais, no Vale do Assu, um dos locais mais castigados pelas enchentes no Estado.

Ela acompanhou de perto o trabalho da força-tarefa do Governo em socorro às vítimas dos últimos temporais.

Acompanharam Wilma de Faria, o vice-governador, Iberê Ferreira de Souza, e os secretários Adalberto Carvalho (Infra-Estrutura), Fátima Morais (Articulação com os Municípios) e Fabian Saraiva (Trabalho e Assistência Social).

Neste sábado (5), Wilma estará na região do Apodi, onde também verá as ações emergenciais prestadas à população atingida pelas chuvas.

Chuvas devem parar por cinco dias no estado

A previsão da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) é de escassez de chuvas para os próximos cinco dias.

Pelo menos até a próxima terça-feira existe a expectativa de sol, o que possibilita uma diminuição na força das águas dos reservatórios monitorados pela Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh).

"A trégua possibilitará uma melhor ação do Governo do Estado no atendimento aos desabrigados e aos municípios atingidos pelas fortes chuvas", afirmou o vice-governador e secretário estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Iberê Ferreira de Souza.

As novas condições de tempo foram possibilitadas pela chegada de uma zona de alta pressão sobre o estado, reduzindo assim a umidade e consequentemente as chuvas.

O diretor da EMPARN, Henrique Santana, lembra que apesar da estiagem, a condição do tempo volta a ser chuvosa posteriormente.

Daqui a pouco o blog vai explorar a política local. Revelações exclusivas!

Não saia daí!!!

Deputada Fátima Bezerra tem agenda cheia em Pau dos Ferros

A deputada federal Fátima Bezerra (PT) receberá muitas homenagens em Pau dos Ferros durante todo o dia de hoje.

A deputada receberá congratulações em três momentos, finalizando com o título de cidadã pau-ferrense.

Nesse exato momento, Fátima Bezerra está participando de uma mesa redonda no Campus Avançado Maria Elisa de Albuquerque Maia (Cameam).

Além de Fátima, participam do evento os reitores da Uern, Milton Marques de Medeiros, Ufersa, Josivan Barbosa, além do Diretor do Campus, professor Gilton Sampaio.

Na pauta: políticas públicas para a educação no contexto atual.

Fátima visita obras, participa de entrevistas e se reúne com diretório

Após a mesa redonda a deputada Fátima Bezerra, visitará as obras da quadra poliesportiva do Cameam e ao local onde está sendo erguido o Cefet.

Ao meio dia a deputada petista concederá entrevistas a imprensa pau-ferrense e participará de programa na rádio Obelisco FM.

A visita de Fátima também será política. Na parte da tarde, Fátima Bezerra terá discussão com as lideranças do PT pau-ferrense...

Na pauta, as atuais conjecturas, governo Lula e as decisões que o partido tomou rumo às eleições desse ano em Pau dos Ferros.

Deputada recebe título de cidadã pau-ferrense

No início da noite, a deputada Fátima Bezerra encerrará sua visita a Pau dos Ferros com chave de ouro.

Às 19h a parlamentar participa de reunião na Câmara Municipal onde receberá da presidente da casa, vereadora Tércia Batalha (PMDB), o título de Cidadã pau-ferrense...

De acordo com as justificativas do título, os vereadores concederão a homenagem pelo desempenho de Fátima na defesa da educação do Estado, construção do Cefet de Pau dos Ferros e da quadra poliesportiva do Cameam.

PT anunciará apoio à pré-candidatura de Nilton

Aproveitando a visita de Fátima Bezerra na cidade, os membros do Partido dos Trabalhadores realizarão um ato político para anunciar oficialmente apoio à pré-candidatura do ex-prefeito Nilton Figueiredo (PP).

Várias outras lideranças, de outros partidos, inclusive, participarão do ato político.

O evento contará com a presença de Nilton Figueiredo que já viabilizou os últimos acertos com as lideranças do PT e a aliança está fechada.

Figueiredo participa da sessão solene

O ex-prefeito Nilton Figueiredo chegará a Pau dos Ferros no fim da tarde de hoje para render homenagem à deputada Fátima Bezerra.

Figueiredo participa da reunião no Legislativo que concederá o título de cidadã pau-ferrense a parlamentar.

Nilton deixará natal no início da tarde, rumo a Pau dos Ferros...

Por aqui, ele ficará até a noite da próxima segunda-feira.

quinta-feira, 3 de abril de 2008

O blog choveu de acessos ...

O nosso blog bateu recorde de acessos durante o dia de ontem.

Foram 1.309 computadores diferentes a acessar o nosso endereço eletrônico.

A marca foi registrada pelo ‘motigo webstats’, contador detalhado que registra os acessos diários e só conta uma única vez por cada IP visitante...

Ou seja, em uma lan house, por exemplo, não importa o número de computadores conectados com o blog, o contador só registra uma entrada.

A opção F5, geralmente usada pelo leitor para atualizar o conteúdo do blog, também não é levada em consideração pelo ‘motigo webstats’.

A marca dos 1.309 acessos me deixa felicíssimo e muito mais comprometido com você, caro leitor.

Dessa forma, esse blogueiro vai continuar rabiscando por aqui, de forma humilde, sem pressa, mas sempre coladinho com a notícia.

Bom, chega de papo e vamos a algumas, das muitas notícias que traremos nessa sexta-feira.

Chuva da um tempo e água deve baixar

As chuvas deram trégua durante todo o dia de ontem na principal cidade do Alto Oeste Potiguar.

O tempo voltou a animar os moradores e comerciantes do Centro de Pau dos Ferros que ainda se encontram preocupados com o alagamento das ruas Bevenuto Fialho e Francisco Marçal.

Com a situação, o prefeito ameaçou decretar estado de emergência.

A lamina da sangria da Barragem Pública de Pau dos Ferros ultrapassava 1,20cm, na manha de ontem.

Chuvas vão continuar, segundo Emparn

Apesar de não ter aparecido chuva ontem, a Emparn (Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte), divulgou boletim nada animador para os que estão sofrendo com os efeitos das precipitações pluviométricas.

De acordo com os meteorologistas, as fortes chuvas continuarão a cair no interior do Estado.

E por incrível que pareça, a região mais afetada será o Alto Oeste...

Segundo o site da Emparn, a região altoestana terá Céu de nublado a parcialmente nublado com chuvas e descargas elétricas.

A temperatura em Pau dos Ferros estará variando de 36°C a 24°C.

Mais de 30 açudes do RN já transbordaram

O Governo do Estado está monitorando 46 açudes e registra que pelo menos 32 já estão sangrando...

Com a previsão de mais chuvas fortes, segundo boletim pluviométrico da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), outros reservatórios podem exceder a capacidade máxima.

Os 32 reservatórios sangrando no estado são:

Encanto, em Encanto;

Santana, em Rafael Fernandes;

Marcelino Vieira, em Marcelino Vieira;

Passagem, em Rodolfo Fernandes;

Riacho da Cruz II, em Riacho da Cruz;

Rodeador, em Umarizal;

Beldroega, Paraú;

Pataxó, em Ipanguaçu;

Novo Angicos, em Angicos;

Sabugi, em São João do Sabugi;

Dourado, em Currais Novos;

Carnaúba, em São João do Sabugi;

Esguicho, em Ouro Branco;

Campo Grande, em São Paulo do Potengi;

Marechal Dutra, em Acari;

Rio das Pedras e Alecrim, em Santana do Matos;

Pau dos Ferros e 25 de março, em Pau dos Ferros;

Santa Cruz do Trairi; Trairi, em Tangará;

Armando Ribeiro Gonçalves, em Assu;

Japi II, no município de São José do Campestre;

Mendubim, em Assu;

Zangarelhas, em Jardim do Seridó;

Reservatório de Cruzeta, em Cruzeta;

Açude de Pilões, em Pilões;

Açude Flechas, no município de José da Penha;

Santa Cruz do Apodi, em Apodi;

Passagem das Traíras, em São José do Seridó;

Lucrécia, na cidade de Lucrécia;

Caldeirão de Parelhas.

Governo vai levar ajuda a desabrigados e recuperar estradas

O Governo do Estado começa a enviar ainda hoje (4) para as áreas atingidas pela chuva, em caráter emergencial, cerca de 3 mil cestas básicas, centenas de doses de vacina para prevenção de doenças...

Medicamentos, colchões e cobertores, barcos para resgate, caminhões-pipa para abastecimento humano e tratores.

Ginásios esportivos, escolas, galpões e outros equipamentos públicos serão usados para acomodar os desabrigados pelas chuvas.

O pacote de medidas determinadas pela governadora inclui ainda o reparo imediato de estradas e pontes.

As medidas foram anunciadas na noite de ontem (3) durante reunião com o gabinete de crise, formado pelo vice-governador, Iberê Ferreira de Souza, e todos os secretários de Estado, montado para avaliar os estragos provocados pelas inundações e executar as ações de socorro às vítimas.

Wilma visitará regiões de Assu e Apodi

A governadora Wilma de Faria vai verificar pessoalmente as condições do Vale do Açu e da região do Apodi, as mais atingidas pelas fortes chuvas.

Ainda hoje Wilma seguirá para o Vale do Assu...

Amanhã, a governadora visitará o vale do Apodi.

Governo contará com auxílio das Forças Armadas e Petrobrás

As ações do governo do estado que beneficiarão as famílias atingidas pelas chuvas conta com a participação direta de várias secretarias e órgãos do governo estadual.

As Forças Armadas também participarão da força-tarefa.

O Exército, a Marinha e a Aeronáutica enviarão soldados, máquinas e equipamentos de emergência aos locais atingidos pelas chuvas.

No início da manhã desta sexta, a força-tarefa montada pelo governo já contará com três helicópteros (o da Polícia Militar, um da Marinha e um terceiro da Petrobras).

Outras aeronaves deverão chegar ao Estado ao longo do dia.

A Governadora falou pessoalmente com o presidente da Petrobras, Sérgio Babrielli, pedindo helicópteros da empresa para ajudar na operação.

Governadora pede ajuda a ministros de Lula

Dando continuidade a força-tarefa, a governadora pediu o auxílio do governo federal com a liberação de recursos.

Ela encaminhou no início da noite de ontem, dois pedidos oficiais de ajuda aos Ministérios da Saúde e da Integração Nacional.

Ao todo, 33 municípios do RN decretaram estado de emergência e de calamidade.

Pelo menos 20 pontos de estradas necessitam de recuperação imediata. Há registro de queda de pontes e de barreiras nas rodovias.

Telefones são disponibilizados para pedidos de ajuda

A governadora Wilma de Faria colocou dois telefones a disposição da população do Interior e da Capital do Rio Grande do Norte.

Os números são: 3232-1187 e 3232-1197.

As linhas servirão para pedidos de ajuda e fonte de informações acerca dos prejuízos causados pelas chuvas.

Greve dos Correios termina no RN e em cinco estados

A greve dos Correios já foi suspensa em seis estados e no Distrito Federal, segundo informações da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT).

Em assembléias realizadas nesta quinta-feira (3), os funcionários dos Correios em São Paulo, Rio de Janeiro, Maranhão, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Amazonas, além do DF, decidiram voltar ao trabalho.

Nos outros estados, os carteiros ainda continuam em greve e só decidirão na sexta-feira (4) se encerram a paralisação.

A empresa informou que decidiu abonar as faltas de quem voltou ao trabalho até às 18h desta quinta-feira...

Mas não pagará os dias parados para quem continuar em greve a partir de sexta-feira.

TJD despacha Assu e América fica com a vaga nas semifinais

Depois de três horas de julgamento, o Tribunal de Justiça Desportiva decidiu nesta quinta à noite, por 4 votos a 1, que o atleta do ASSU, Francisco Anaílton de Farias, estava sem condição de jogo na vitória assuense por 4 a 3 sobre o Santa Cruz, na primeira fase do segundo turno do Campeonato Estadual.

Com a decisão, o Camaleão do Vale foi punido com a perda de seis pontos, garantindo ao América a participação na semifinal contra o Potyguar de Currais Novos.

A Federação Norte-rio-grandense de Futebol vai baixar uma resolução na tarde desta sexta marcando a data para os dois jogos que definirão o segundo finalista da decisïo da Taça Cidade do Natal.

A previsão é de que primeiro jogo seja marcado para o domingo, no estádio Machadão, já que a vantagem do mando de campo pertence aos curraisnovenses pela melhor campanha.

Assu vai recorrer da decisão

Bastante decepcionado com o resultado do julgamento, o presidente do ASSU, Luís Daílson, disse que o clube irá entrar com recurso nesta sexta à tarde no TJD, pedindo efeito suspensivo da decisão.

“Pelas influências que o América tem, já sabíamos que o resultado seria esse, mas o ASSU vai até o fim nesta história, vamos recorrer ao pleno, STJD e se preciso for na Justiça Comum'', prometeu o dirigente.

Fonte: Dn Online

Ruas do Centro continuam alagadas e situação piora

A água continua subindo no Centro de Pau dos Ferros...

Agora a pouco, o blog registrou essas imagens nas ruas Bevenuto Fialho e Francisco Marçal, próximas ao Açougue Público e ao Rio Apodi/Mossoró.

A situação das famílias e comerciantes da área é crítica.

Além do inconveniente de ter que passar pela água para se deslocar, o pessoal convive com o temor de que a coisa fique pior.

No Céu, nuvens apontam para a possibilidade de mais chuva.

Já se comente que o prefeito Leonardo Rego (DEM) decretará estado de emergência.

Mais notícias a qualquer momento, no blog.





Açude arromba e leva pedaço da RN 177

Com as fortes chuvas registradas na região, um açude de médio porte arrombou e levou parte da RN 177, que liga a cidade de Riacho da Cruz a Itaú.

Logo cedo, o blog noticiou que uma ponte havia desabado, porém ficou de confirmar a informação...

Na verdade, o que desabou, literalmente, foi um grande pedaço da estrada, impossibilitando a passagem de pedestres e veículos.

O excesso de chuva causa transtornos e preocupações...

Somente ontem choveu 165mm em Riacho da Cruz.

O prefeito Marcus Aurélio (DEM) já decretou estado de emergência no município.

As fotos abaixo são do site de Riacho da Cruz.





Chuva não pára e a água sobe no centro de Pau dos Ferros. Daqui a pouco, notícias e fotos de hoje.

Não saia daí!!!

Ponte de Riacho da Cruz pode ter desabado

O blog recebeu informações, ainda não confirmadas, de que a ponte do município de Riacho da Cruz desabou na noite de ontem.

Imaginando o tamanho da chuva que caiu naquele município, ontem, (165mm) é fácil de imaginar os prejuízos causados.

Tentaremos colher mais informações e voltaremos a postar em breve.

Água da chuva não apaga fogo da política

Apesar de muita chuva, a política ainda é o tema preferido dos rafaelenses…

A sucessão do Prefeito Mário Oliveira tem dado o que falar na pequena e aprazível cidade.

O candidato escolhido pelo grupo governista é o primo do prefeito, advogado Vandilson Oliveira.

No início das discussões, a escolha parecia gerar um racha no grupo governista, fato pouco provável de se concretizar.

Em contato com o blog, o ex-vice prefeito Sérgio, (que disputou as prévias com Vandilson) afirmou que trabalhará ao lado do governismo e provavelmente disputará a eleição na qualidade de vice.

Sérgio é filiado ao PSB, partido do prefeito Mário Oliveira e, por isso está engessado, politicamente falando, para disputar cargo na oposição.

Dessa forma, a chapa da situação já está definida.

Vandilson e Sérgio receberão o apoio moral e financeiro do prefeito Mário.

Nicodemus confia na vitória

O ex-prefeito e candidato a sucessão municipal de Rafael Fernandes, Nicodemus Ferreira (PMDB) está tranqüilo e confiante em retornar ao comando da Prefeitura.

Ele tem comentado que a sua situação política nunca esteve tão boa.

Nicodemus confia na rejeição de Vandilson Oliveira e no desgaste do prefeito Mário, para concretizar o seu retorno ao executivo rafaelense.

O peemedebista foi prefeito de Rafael Fernandes no período de 1996 a 2000 e não obteve êxito na reeleição, sendo derrotado pelo atual prefeito Mário Oliveira que repetiu vitória, contra Nicodemus, no pleito de 2004.

O certo é que a política de Rafael Fernandes, assim como na maioria das cidades do Alto Oeste Potiguar, será recheada de muita disputa.

Chove 165mm em Riacho da Cruz e Pau dos Ferros registra 55mm

A cidade de Riacho da Cruz registrou, durante o dia de ontem, uma das maiores chuvas de sua história...

Foram 165 milímetros de água.

Em certos momentos, os moradores ficaram apreensivos com tanta água.

Em Pau dos Ferros foram mais 52 milímetros, ontem.

Acompanhe o registro das chuvas, na região, de acordo com divulgação do 7º Batalhão de Polícia Militar (BPM).

Água Nova 40mm

Encanto 28mm

Francisco Dantas 75mm

José da Penha 50mm

Luís Gomes 18mm

Major Sales 45mm

Paraná 25mm

Rafael Fernandes 69mm

Riacho de Santana 61

Portalegre 46mm

São Francisco do Oeste 32mm

São Miguel 22mm

Taboleiro Grande 64mm

Viçosa 85mm

Comerciantes montam barracas próximas ao sangradouro

Além de aproveitar a beleza da sangria da barragem, alguns pequenos comerciantes aproveitam a temporada para faturar um dinheirinho extra...

Eles montam barracas provisórias próximo ao sangradouro e vende desde as espigas de milho, cachorros quentes, caldos, até aperitivos alcoólicos.

A fonte de renda extra é uma garantia do espetáculo da natureza, causado pela sangria da Barragem Pública.

Fotos: Soraya Vieira




Emparn avisa: chuva deve continuar durante toda a semana

As chuvas que têm caído na Capital e principalmente no interior do Estado devem continuar até maio.

Essa é a previsão da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), que afirma ainda...

Que as precipitações serão acima da média. O aguaceiro no interior deverá continuar com a mesma intensidade.

Apesar do sol de ontem, a Emparn acredita que as chuvas ao longo da semana devem voltar.

Chuva é mais comum no interior

De acordo com o meteorologista da Emparn, Ueliton Pinheiro, a causa das precipitações pluviométricas é atuação da zona de convergência intertropical que está sobre o Nordeste.

Segundo ele, isso significa que uma grande faixa de nuvens de chuvas está sobre todos os estados da região.

``Três fatores fazem com que esta zona intertropical de convergência permaneça sobre o Nordeste. Estamos evidenciando uma situação de La Niña (aquecimento das águas) no Oceano Pacífico. Aqui no Oceano Atlântico, as águas do Atlântico Sul estão mais quentes do que as águas do Atlântico Norte. Essa interação de fatores favorece que as precipitações se mantenham ocorrendo no Nordeste'', disse Pinheiro.

O meteorologista explica ainda que, diante dessas condições, é mais comum que as chuvas adquiram uma intensidade maior no interior do Estado do que na capital.

Mega-Sena acumula e deve pagar R$ 2,5 milhões no sábado


Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 957 da Mega-Sena, realizado na noite de ontem em São Paulo.

As dezenas sorteadas foram 24, 25, 32, 34, 50 e 57.

A quina teve 24 acertadores que levam R$ 30.247,28. Outros 2.210 bilhetes fizeram a quadra, que rendeu R$ 328,48.

As apostas para concorrer ao prêmio do concurso 958 podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) de sábado (12).

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Açude do Encanto dá um banho de beleza

O blog presenteia você, caro leitor, com mais um espetáculo da natureza, nada melhor para fechar a noite...

Abaixo, fotos da sangria do açude da cidade de Encanto, um dos primeiros a transbordar no Rio Grande do Norte.

Por lá, a população está fazendo a festa.

Veja o brilho!

As imagens são de Zezé do Crediário!




Lacerda é transferido para Roraima

O ex-juiz de Pau dos Ferros, Francisco Pereira de Lacerda, que está cumprindo pena em regime semi-aberto, foi transferido na tarde de hoje da Penitenciária de Alcaçuz, para uma penitenciária em Boa Vista, Roraima, estado de orígem do ex-juiz.

A transeferência foi concedida esta semana pelo Juiz Substituto da Comarca de Nísia Floresta, Felipe Barros.

Francisco Lacerda foi condenado a 35 anos de prisão por ter sido considerado o mandante do assassinato do promotor de Pau dos Ferros, Manoel Alves Pessoa Neto, ocasião em que foi assassinado também o vigilante Orlando Mari.

Estado e médico pagarão indenização por dano moral

Os desembargadores da 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, em unanimidade de votos, mantiveram, em parte, a sentença de primeiro grau, que condenou o Estado e um médico que integra a rede pública hospitalar ao pagamento de indenização por dano moral ao paciente Manucele José de Melo.

O TJRN manteve inalterados os demais termos da decisão em primeira instância, mas reduziu o montante fixado na indenização, que passou de 40 mil reais para R$ 20 mil, acrescidos de juros moratórios e correção monetária.

De acordo com os autos, Manucele Melo teve o dedo anelar da mão direita amputado, após atendimento em hospital estadual.

Blog publica artigo interessante, enviado por um leitor que reside na cidade de Aracajú-SE.

A Barragem Sangrou

Estou feliz com as fotos da barragem – Bacia Hidrográfica do Rio Apodi/Mossoró sangrando – vertendo, soltando água pelo velho sangradouro – assoreado e raso, em face, sobretudo ao pouco uso! Imagino a alegria da comunidade, passo a vê o vai e vem até o reservatório, para que se testemunhe de perto, quase de juntinho, as águas com tanta força as libertando. Enxergo os sertanejos pescando de pouca habilidade jogando suas tarrafas em busca da alguns peixes, em inadvertidamente, saltam pela alegria de viver e de nadar em águas novas e barrentas. Ouço a tagarelice dos curiosos questionando o volume da lâmina e as possibilidades de superação em relação há anos anteriores. E, claro, não tenho duvidas de que alguns pinguços estão no entorno do velho sangradouro, cobertos de motivos para tomarem mais branquinha, ainda que o tira-gosto seja o cheiro de terra molhada e do ar úmido, até que o peixe asse ou fique frito. A sangria de um açude no sertão faz com que os mais velhos regridam a mocidade e agucem a memória lembrando as festas vividas em distantes invernos e, nos mais novos, deixa à libido a flor da pele, concorrendo no mínimo, para crescimento da prole. O fato é acolhido como um fenômeno, pois já não ocorre naturalmente a cada ano, é sem dúvida uma grande festa, é uma dádiva! É a garantia da água de beber para os homens e para os animais, e mais pasto e comida para os bichos e, quem sabe, até fartura de milho e feijão. Quando o açude é grande até os pássaros vem abençoar com seus vôos rasantes e ao acompanhar a velocidade das águas, expressam o encantamento à natureza; lá certamente, vão estar às lavadeiras de cristo leves e solenes, assanhando-se em busca de lugares para ninhos, pois estão certas que não lhes faltarão trabalho e pão. Com a sangria do açude no sertão, até mesmo os mais abanados se emocionam e para demonstrar, em geral, sujam o carro e as botas com a abençoada lama. O açude sangrando no sertão atiça até mesmo o vigário, pela visão de fervorosos agradecimentos, seja por meio das preces ou de generosas ofertas durante as missas, batizando e casamentos. A sangria do açude no sertão faz os sertanejos esquecerem o quanto é difícil viver sob o sol escaldante e sobre a terra seca da região.

Engº. Agr°. José Holanda Neto – Aracaju/SE.

Açude do Bonito ainda não transbordou


O açude do Bonito vem resistindo às chuvas e teima em não querer sangrar...

Depois de meio mundo d’água, ainda falta cerca de 1 metro para que o açude que abastece São Miguel venha a atingir o seu limite máximo.

Dessa forma, o blog, baseado em informações, se precipitou em afirmar que o açude transbordaria durante o dia de hoje.

Segundo moradores do sítio Bonito, o reservatório se encontrava praticamente vazio, por isso o registro da demora.

Conseguimos com o amigo Zezé do Crediário, a imagem do açude, feita na manhã de hoje (veja acima).

Wilma investirá R$ 60 milhões em construção de casas populares

A governadora Wilma de Faria conseguiu a liberação de R$ 45 milhões, em caráter emergencial, para a construção de 6.103 casas populares no Rio Grande do Norte.

Os recursos foram assegurados pelo secretário do Tesouro Nacional, Arno Hugo Augustin Filho, durante audiência nessa terça-feira (1º) com a governadora...

Wilma estava acompanhada do deputado federal e líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves.

Somados à contrapartida do Governo do Estado, o investimento para construção das unidades habitacionais será de R$ 60 milhões.

Mais de 58 mil famílias serão beneficiadas com habitação

Para atender de imediato às famílias de baixa renda que já foram cadastradas e aguardam pela moradia, um leilão para as empresas interessadas em construir as casas deve ser aberto ainda na primeira quinzena deste mês.

Os mais de 6.000 imóveis fazem parte do programa Casa da Gente, que abrange todos os projetos da política habitacional executada pelo Governo do Estado.

A meta é beneficiar, no período de oito anos, mais de 58.000 famílias com a construção ou reforma de casas populares, totalizando investimento de R$ 287 milhões até 2010.

Além de construir, governo também recupera residências

Atualmente, mais de 8.200 casas estão sendo construídas em 95 municípios do Rio Grande do Norte através do programa Casa da Gente.

Outros 310 imóveis estão passando por reformas.

As melhorias habitacionais são oferecidas às famílias que, embora tenham casas, possuem péssimas condições de habitabilidade, ou seja, vivem em moradias que precisam de reparos urgentes.

Para as melhorias, o Governo do Estado oferece às famílias o Cheque-Reforma, que é trocado por material de construção em lojas cadastradas pelo programa.

Em cinco anos foram mais de 10.300 cheques entregues.

Morro desaba e deixa RN interditada


A estrada que dá acesso à cidade de Portalegre (RN 177) se encontra interditada...

O motivo está relacionado ao desabamento de parte de um morro, logo na subida da serra portalegrense, conforme foto acima.

As fortes chuvas que caíram nos últimos dias foram responsáveis pelo desabamento.

O trajeto de veículos para a cidade de Portalegre deve ser feito via Itaú/Viçosa.

Com informações e foto do Blog do Carlos Nunes.

Sangria atinge 1,10cm na manhã de hoje

A Barragem Pública de Pau dos Ferros continua jogando muita água pelo seu sangradouro, em direção ao Rio Apodi/Mossoró.

De acordo com informações de técnicos do Dnocs, a lamina d’água está com altura superior a 1,10cm. A medição foi feita no início da manhã de hoje.

O grande número de nuvens no céu, é sinal de mais chuva no decorrer do dia de hoje.

Rua Bevenuto Fialho continua alagada

Apesar da água já ter baixado um pouco mais, em comparação a noite de ontem, ainda é critica a situação da Rua Bevenuto Fialho, (a Rua da frente do Açougue Público).

As imagens abaixo, feitas agora a pouco, mostram a situação de moradores e comerciantes, completamente alagados.

Para entrar em casa ou nos comércios, as pessoas têm que molhar os pés.

Mais informações a qualquer momento...

Não saia daí!!!







Edvan deve se desligar da Urbana na sexta-feira

O ex-vereador Edvan Severino (DEM) deve deixar o comando da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos na próxima sexta-feira (04).

A informação vem de pessoas próximas ao secretário que deverá voltar a disputar uma vaga na Câmara Municipal de Pau dos Ferros.

Edvan Severino foi vereador na legislatura de 2000 a 2004 e não obteve êxito na tentativa de reeleição, amargando a primeira suplência da oposição...

Após o pleito, Edvan passou a dar sustentação à administração do prefeito Leonardo Rego (DEM), havendo assumido a secretaria em substituição a Anchieta Raulino.

A Justiça Eleitoral determina que os cidadãos detentores de cargos de confiança que desejam concorrer a cargo público, devem deixá-los até o dia 05 de abril...

Como a data cairá em um sábado, espera-se a antecipação da exoneração de Edvan para o último dia útil que antecede a data limite, no caso, sexta-feira vindoura.

Vaga faz parte de pacote pós-parceria, garante aliado

Dentro da ala governista municipal, ainda não se fala do nome que substituirá o secretário Edvan Severino, mas, comenta-se, porém, que a vaga ficará a espera do PMDB.

De acordo com fontes, a referida secretaria faz parte do acordo que será celebrado entre o PMDB e o DEM, numa composição política visando às eleições de outubro próximo.

Segundo a mesma fonte, além da urbana, mais duas secretarias seriam oferecidas, em primeira instância, para a indicação dos peemedebistas, após o anuncio da aliança.

Resta saber quais secretários serão sacrificados em nome da parceria.

Alguém arrisca?

Greve: se já era ruim, vai ficar pior!

Se a agência dos Correios de Pau dos Ferros já estava na mira das críticas da população pelos constantes atrasos de correspondências...

Imagine agora que vai entrar em greve!!!

O anúncio foi feito ontem.

Além do Rio Grande do Norte, a greve vai atingir mais 13 estados e o Distrito Federal.

Eles reivindicam um adicional de periculosidade equivalente a 30% do salário por mês, aumento no percentual da Participação nos Lucros e Resultados (PLR), e ainda, a de um plano de cargos, carreiras e salários.

Maria se desliga de associação e se credencia a disputar pleito

A ex-vice prefeita Maria Rego se desligou oficialmente da ABIAMAR, associação que é comandada por ela em solo pau-ferrense.

O desligamento de Maria pode ser observado de diferentes formas...

Pessoas próximas a Maria Rego afirmam que o seu afastamento espontâneo é pelo fato de estar envolvida com os desdobramentos que antecedem o pleito municipal. Coisas de presidente de partido.

Outros dizem que Maria deixou o comando da ABIAMAR por motivo de saúde, que exige um pouco mais de descanso e menos estresse. Hipótese pouco provável, mas não descartada.

Há inclusive os que afirmam que os motivos estão ligados diretamente às eleições e que Maria Rego teria mudado de idéia e concorrerá a cargo público, mais uma vez.

O fato é que essa saída repentina é no mínimo estranha.

Estaria mesmo Maria Rego interessada a disputar as eleições?

E o seu herdeiro político não seria Fabrício Torquato?

São duas perguntas, interligadas, que todos passam a fazer quando tomam conhecimento da informação acima.

O blog tentou contato com Maria Rego na manhã de hoje, porém, não obteve êxito.

terça-feira, 1 de abril de 2008

Prefeitura solta matéria ‘tendenciosa’, irrita petistas e gera especulações

A circulação de um informe publicitário da Prefeitura Municipal de Pau dos Ferros em um jornal de Mossoró tem gerado comentários na cidade...

A população, e principalmente os militantes do PT estão raivosos. A contenda é porque a prefeitura passou uma informação incorreta e maliciosa, segundo integrantes do PT, para a população.

Na matéria paga com o dinheiro dos contribuintes, a prefeitura passou a impressão de que foi o prefeito Leonardo Rego (DEM) o único responsável pela instalação do CEFET no município.

Quem teve a curiosidade de ler a publicidade da Prefeitura sobre o CEFET percebeu que, em nenhum momento, se fez menção ao trabalho desenvolvido pela Deputada Fátima Bezerra (PT) para trazer o CEFET para o município.

Na matéria de divulgação não há também qualquer referência ao trabalho desenvolvido pela UERN, através do Campus Avançado de Pau dos Ferros, e nem mesmo aos empresários que contribuíram para a concretização da obra.

Ora, Pau dos Ferros e todo o Rio Grande do Norte sabem que quem realmente lutou incansavelmente para que o Alto Oeste fosse contemplado com uma unidade do CEFET foi a Deputada Fátima Bezerra.

Petistas acusam Leonardo de tentar neutralizar visita de Fátima

De acordo com integrantes do PT em Pau dos Ferros, a iniciativa do prefeito em divulgar a matéria teria intuito de neutralizar o impacto da visita que a deputada federal Fátima Bezerra fará na cidade na próxima sexta-feira (04).

Fátima será homenageada com o título de cidadã pau-ferrense em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à cidade de Pau dos Ferros.

Os petistas afirmam que na verdade, o prefeito se aproveitou de propaganda oficial para passar uma informação individualista e fazer proselitismo político.

É triste ver o prefeito soltar panfletos com o objetivo de confundir a opinião pública, fabricando inclusive falsas informações e se apropriando da façanha de um grupo que lutou unido.

Parte da matéria que enraivou petistas e gerou comentários

Pólo regional de ensino superior

Alto Oeste - A profissionalização da camada jovem não só de Pau dos Ferros, mas de toda região do Alto Oeste, sempre foi uma preocupação do prefeito Leonardo Rego, que lutou de forma incansável para que o Alto Oeste fosse contemplado com uma unidade do Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET) e pelo Núcleo da Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA) para atender à juventude com cursos de formação superior.

"A implantação dos núcleos do Cefet e Ufersa em Pau dos Ferros foi uma conquista do povo e principalmente da nossa juventude, que muito em breve não precisará se desloca até Mossoró ou Natal para ter a chance de ter um curso profissionalizante ou superior", comemora o prefeito Leonardo Rego.

Jornal Gazeta do Oeste

Situação do Centro piora e moradores e comerciantes pensam em abandonar residências e comércios

Chegaram informações agora de que o Centro da cidade de Pau dos Ferros está um verdadeiro caos.

Sabe aquela foto da rua Bevenuto Fialho (publicada em uma das postagens abaixo)?...

Pois está bem pior agora.

Segundo a fonte, houve entupimento dos bueiros (pelo Rio Apodi/Mossoró está cheio) e não há como a água escoar...

Os moradores e comerciantes das adjacências estão bastante apreensivos e alguns já pensam em evacuar as residências e/ou prédios comerciais...

E o pior é que o tempo está avisando que mais chuva virá, na madrugada!

Açude de São Miguel deve sangrar amanhã

O açude do Bonito, reservatório que abastece a cidade de São Miguel, deve transbordar nas próximas horas.

No fim da tarde de hoje, faltavam poucos centímetros para sangrar.

A população micaelense aguarda com expectativa, principalmente agora, quando a água servida no município, pela Caern, vem deixando muito a desejar.

Amanhã, fotos do açude do Bonito.

Chuva só parou às 20h

As chuvas deram uma trégua a Pau dos Ferros, pelo menos por enquanto.

O temporal que baixou na tarde de hoje, só cessou por volta das 20h.

Ruas alagadas e muita lama no Centro da cidade...

E o tempo está bonito para mais chuva.

Vereador de Rafael Fernandes se livra de perder o mandato

Duas Representações contra o vereador José Izidro da Costa, do município de Rafael Fernandes (RN), foram extintas pelo Plenário do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), na tarde desta terça-feira (1º).

A primeira era do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) e foi extinta porque o partido ingressou com a Representação que pedia a decretação da perda de mandato eletivo de Izidro no dia 4 de dezembro, fora do prazo estabelecido pela Resolução 22.610, do TSE.

A relatora das duas Representações foi a juíza Soledade Fernandes.

A segunda Representação, interposta pelo suplente José Lourenço Neto, não tinha nos autos, a procuração que daria suporte legal ao pedido.

Izidro, que deixou o PMDB pelo Partido Popular Socialista (PPS), alegou em sua defesa que sofreu grave discriminação do presidente do PMDB, durante a votação para a aprovação das contas da prefeitura local.

Gabarito do concurso da saúde será divulgado amanhã

O gabarito das provas validadas do concurso da Secretaria Estadual de Saúde (Sesap), realizadas no úlitmo domingo (31), será divulgado na edição desta quarta-feira do Diário Oficial do Estado.

A informação está no site do Instituto Cidades, empresa que organizou o certame...

Após a publicação no Diário Oficial, o gabarito também será divulgado no site da empresa (http://www.institutocidades.org.br/).

Vacinação contra aftosa visa imunizar 900 mil animais no RN

A campanha de vacinação contra a febre aftosa vai ser lançada oficialmente na manhã desta quinta-feira (3), na Associação Norte-rio-grandense de Criadores (Anorc), no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim.

Este ano, o Governo do Estado realizará, através da Secretaria Estadual da Agricultura, da Pesca e da Pecuária, uma campanha institucional junto aos criadores de 900 mil cabeças de gado para que se alcance uma vacinação de 100% do rebanho bovino potiguar.

Além da campanha institucional, o governo estadual é responsável pela fiscalização e orientação aos agropecuaristas quanto à execução da campanha de vacinação.

O orgão responsável é o Instituto de Defesa e Inspeção Animal do Rio Grande do Norte (Idiarn), que já começou o lacre das geladeiras das empresas revendedoras de vacinas.

No primeiro momento serão 500 mil doses disponibilizadas pelos criadores.

A primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa começou já na terça-feira (1º) e vai até 30 de abril.

Rua do Centro está alagada


Essa é a rua Bevenuto Fialho, no Centro de Pau dos Ferros, próximo ao Rio Apodi/Mossoró



O blog não quer criar alvoroço, longe disso...

Mas, se a chuva não parar, a coisa vai ficar feia.

Chove muito em Pau dos Ferros, desde às 15h.

A imagem acima, que foi feita a pouco mais de 1h, dá sinais de que poderemos ter problemas mais sérios.

O blog continuará informando...

Não saia daí!!!

Sangria do açude 25 de Março ainda é tímida

O açude 25 de Março, segundo maior reservatório d’água de Pau dos Ferros está sangrando desde a manhã de hoje...

Apesar de tímida, ainda, a sangria do 25 de Março já alegra a população adjacente e atrai curiosos ao local, na rua Joel Praxedes, Riacho do Meio.

A lâmina d’água é de poucos centímetros, diferentemente da Barragem Pública que já atingiu mais de 1 metro.

Conforme prometemos, abaixo, fotos do açude 25 de Março e da Barragem Pública de Pau dos Ferros.

Açude 25 de Março





Barragem de Pau dos Ferros, agora a pouco






Água do Rio Apodi/Mossoró não pára de subir


A água do Rio Apodi/Mossoró já está encostando na subida que dá acesso ao Açougue Público de Pau dos Ferros.

Como o volume d’água da ‘sangria’ da Barragem Pública está muito alto, a tendência é que suba ainda mais o nível do Rio...

E a chuva não dá trégua!

Agora a pouco caiu mais um ‘toró’ daqueles...

A situação já começa a preocupar os comerciantes que têm seus estabelecimentos nas imediações do Rio Apodi/Mossoró e Açougue Público.

Acima, foto do site www.paudosferros.com que mostra a água encostando na subida que dá acesso aos comércios e ao Açougue.

Açude arromba e preocupa moradores de Francisco Dantas

Informações chegadas agora a pouco dão conta de que um açude que fica localizado no município de Francisco Dantas teve a sua parede arrombada pela força da água...

O açude Maravilha, como é ‘batizado’, tinha capacidade para 4 milhões de metros cúbicos e estava desaguando no açude Tesoura, em Francisco Dantas.

Com o arrombamento da parede, o açude de Francisco Dantas passou a acumular um enorme volume, aumentando consideravelmente a lâmina de transbordamento d’água.

A situação causa apreensão nos moradores mais próximos do açude de Francisco Dantas que temem que o mesmo também possa vir a arrombar.

Daqui a pouco as fotos da sangria da Barragem e do açude 25 de Março

A água do Rio Apodi/Mossoró já está chegando próximo ao Açougue Público.

As fotos e as informações, daqui a pouco.

Não saia daí

Convenções ditam rumos das eleições em Luís Gomes

A bela e fria cidade de Luís Gomes já estar vivendo momentos de definições, quando o assunto é a campanha eleitoral.

No último sábado (29), foi registrado momentos de muita alegria política por parte do grupo governista da referida cidade serrana.

Cinco partidos -- PP, PPS, PSB, PTB e PR-- realizaram, simultaneamente, suas convenções municipais...

As lideranças reuniram os filiados de cada sigla e elegeram os diretórios que definirão, em junho, as coligações a serem realizadas para as eleições de outubro.

Tadeu confirma parceria com Pio e se mostra disposto a ser o vice de Dedezinho

Dentre as cinco convenções que aconteceram no último sábado em Luís Gomes, a mais esperada era a do PPS, partido que tem o médico Tadeu Nunes como principal liderança política.

No momento de pico do evento, houve a confirmação da aliança política que norteará a chapa majoritária que disputará, pela situação, a sucessão do prefeito Pio X Fernandes.

Quando discursou, o médico Tadeu Nunes falou da sua disposição de manter a parceria política com o Prefeito Pio X Fernandes e confirmou que apoiará o nome do advogado Carlos José Fernandes (Dedezinho), para o comando da Prefeitura...

Tadeu disse ainda que seu nome ficará a disposição do seu partido para compor a chapa situacionista.

Dessa forma, acabam de uma vez por todas as especulações e a lógica prevalece...

Dedezinho e Tadeu formam a dupla que receberá o apoio do médico e prefeito Pio X Fernandes, nas eleições de outubro.

Dedezinho avalia positivamente a união política

Ouvido pelo blog na manhã de hoje, o advogado e pré-candidato situacionista da cidade de Luís Gomes, Carlos José Fernandes (Dedezinho), disse que o momento político que se desenha é histórico em Luís Gomes.

Pela primeira vez, uma campanha municipal consegue unir antigos adversários no mesmo palanque, pelo desenvolvimento administrativo.

“Fico muito feliz pela nossa cidade poder acompanhar esse momento ímpar de maturidade política. As lideranças de Luís Gomes foram felizes ao avaliar o desenvolvimento que a administração de Pio X trouxe para o município. O momento é de integração para que possamos dar continuidade a esse trabalho”, disse ele.

Dedezinho se mostrou absolutamente tranqüilo para encarar a disputa em Luís Gomes e afirmou que o médico Tadeu Nunes será um excelente companheiro de chapa.

‘Conheço Tadeu há um bom tempo e sei do seu caráter e empenho para ver a nossa Luís Gomes cada vez melhor. Tenho certeza absoluta que essa parceria política tem tudo para render muitos bons frutos para o município”, concluiu.

Carlos José Fernandes foi o primeiro prefeito da cidade de Major Sales e fez uma administração abastada de obras, desenvolvendo o município que ganhou notoriedade no contexto político/administrativo do Rio Grande do Norte.

Sete partidos já aderiram à chapa Dedezinho/Tadeu

O prefeito Pio X Fernandes conta com a certeza de uma coligação robusta, em torno do nome dos seus pré-candidatos Carlos José Fernandes (Dedezinho) e Tadeu Nunes...

Pelo menos sete partidos já dão sustentação a chapa governista.

Além do PP (Dedezinho), PPS (vereador Firmino e partido do provável candidato a vice, Tadeu Nunes), PSB (Partido do prefeito Pio X Fernandes), PTB (Lindojhonson) e PR (vereador Nilsinho), o agrupamento situacionista ainda dispõe da força do PMDB (Dr. Fontes Neto) e do DEM (Dr. Agomenon Fernandes).

PT será convidado a compor coligação

Dos partidos de grande porte no cenário luisgomense, apenas o PT ainda não decidiu se apoiará à pré-candidatura de Dedezinho a Prefeitura local.

De acordo com o pré-candidato do PP, as conversas estão acontecendo no sentido de haver uma composição, também com o PT.

“Nós estamos conversando com o Partido dos Trabalhadores visando um acordo. Seria muito interessante que esse histórico partido de luta, viesse se unia a essa batalha de inteligência e maturidade política”, disse Dedezinho.

Segundo ele, as próximas semanas serão decisivas para o amadurecimento de uma possível parceria com o PT.

Luís Gomes poderá ter apenas um candidato

Caso o Partido dos Trabalhadores venha a se coligar com o grupo do prefeito Pio X Fernandes, provavelmente haverá uma candidatura única em Luís Gomes.

O partido com maior condições de lançar uma candidatura oposicionista, no momento, seria o PT, já que os outros partidos considerados grande, nacionalmente, já confirmaram apoio a candidatura situacionista.

Saúde: comissão anula provas para quatro cargos e afeta 9 mil candidatos

A comissão organizadora do concurso da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) decidiu nesta terça anular as provas realizadas domingo passado para os cargos de técnico de enfermagem, fisioterapeuta, economista e estatístico.

Novos exames com questões inéditas serão aplicados para selecionar 276 dos 9.033 candidatos inscritos nas quatro especialidades no dia 11 de maio.

A decisão foi tomada em conjunto pelos membros da comissão, formada por representantes das secretarias estaduais de administração e saúde, Ministério Público e Sindicato dos Servidores da Saúde (Sindsaúde).

O candidato que desistir de refazer a prova terá direito a ressarcimento, segundo o presidente da comissão, Carlos Dantas, representante da secretaria de administração.

Fonte: Dn Online

População amanhece o dia na Barragem acompanhando espetáculo

Pau dos Ferros hoje amanheceu mais eufórica do que nunca...

Apesar de já estarmos no período pré-eleitoral, a alegria está longe da esfera política.

Os fogos anunciam que a Barragem Pública de Pau dos Ferros já alcançou a sua capacidade máxima e está transbordando.

Um belíssimo espetáculo da natureza que serve de colírio para os olhos dos curiosos que cruzam a BR 405 até a Barragem Pública.

O dia é de intensa movimentação.

Pegando carona no site da amiga Soraya Vieira, o blog mostra as primeiras fotos de hoje...

Mais tarde, fotos exclusivas do fenômeno.






Choveu em todo o Alto Oeste de ontem para hoje

De acordo com o 7º Batalhão de Polícia Militar (BPM), choveu em praticamente todos os municípios do Alto Oeste Potiguar, de ontem para hoje...

Até o momento, as informações chegadas no setor de rádio do Batalhão, dão conta de chuvas nas cidades de:

Água Nova 25mm

Coronel João Pessoa 34mm

Encanto 20mm

Francisco Dantas 20mm

José da Penha 80mm

Luís Gomes 12mm

Major Sales 45mm

Paraná 15mm

Pau dos Ferros 20mm

Riacho Santana 35mm

Rafael Fernandes 24mm.

São Francisco do Oeste 40mm

São Miguel 26mm

Outros boletins ainda devem chegar até o meio dia de hoje, segundo o responsável pelo setor de rádio do BPM.

Chuvas provocam estragos na BR-405

Com a chegada das chuvas, um velho problema volta a aparecer na região. A principal rodovia do Oeste, BR-405, começa a mostrar a fragilidade, causando transtorno e insegurança para os motoristas e usuários.

Em grande parte da estrada, já são visíveis os buracos, sendo que em alguns pontos o problema é sério com crateras que podem provocar graves acidentes automotores.

Um dos pontos mais críticos é o trecho que passa em frente à cidade de São Francisco do Oeste. Um grande buraco foi aberto pelas águas no lado direito, sentido Pau dos Ferros, interrompendo um pedaço importante e colocando em risco muitas vidas.

Para evitar prejuízos, os moradores colocaram um pneu indicando o problema. Os veículos são obrigados a parar até que a via contrária seja desobstruída, já que os carros que seguem com destino à cidade vizinha precisam passar pela contramão.

O alto número de chuvas na região é indício de que a BR-405 poderá sofrer ainda mais com o problema, com possibilidade de repetir os dias negros, quando a mesma ficou cerca de 20 anos quase intransitável.

Fonte: Jornal De Fato

Pelo menos 22 reservatórios de médio porte estão sangrando

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) informa que até o momento, pelo menos 22 reservatórios acima de 5 milhões de metros cúbicos de água já transbordaram. São eles:

Encanto, em Encanto;

Santana, em Rafael Fernandes;

Marcelino Vieira, em Marcelino Vieira;

Passagem, em Rodolfo Fernandes;

Riacho da Cruz II, em Riacho da Cruz;

Rodeador, em Umarizal;

Beldroega, Paraú;

Pataxó, em Ipanguaçu;

Novo Angicos, em Angicos;

Sabugi, em São João do Sabugi;

Dourado, em Currais Novos;

Carnaúba, em São João do Sabugi;

Esguicho, em Ouro Branco;

Campo Grande, em São Paulo do Potengi;

Marechal Dutra, em Acari;

Rio das Pedras e Alecrim, em Santana do Matos;

Barragem de Pau dos Ferros, em Pau dos Ferros;

Santa Cruz do Trairi; Trairi, em Tangará;

Armando Ribeiro Gonçalves, em Assu;

Japi II, em São José do Campestre.

Falta de humanização atinge Laboratório de Pau dos Ferros

Viraram rotina os absurdos que são cometidos no Laboratório Regional de Pau dos Ferros (LACERR), que pertence ao Governo do Estado, mas é gerido pela Prefeitura de Pau dos Ferros, através da Secretaria Municipal de Saúde.

A imprensa já foi procurada algumas vezes por pacientes revoltados com o descaso e também por funcionários inconformados com as praticas absurdas cometidas de forma arbitrária naquela local.

A falta de humanização é generalizada. Das três máquinas de centrífuga, duas estão quebradas, sobrecarregando o serviço e pondo em dúvida a eficácia do exame. Alguns pacientes estão voltando por falta de realização de hemogramas e os exames estão sendo reduzidos nas unidades de saúde.

Para se ter uma idéia, a inexistência de um simples bebedouro na recepção do LACERR vem gerando desconforto para os pacientes que passam horas a espera de um atendimento de qualidade.

Enquanto faltam certos serviços básicos no LACERR, uma reforma completa foi feita na sala da direção. Quadros, estantes, cadeiras e mesas novas foram adquiridos com o dinheiro público.

A situação está calamitosa há alguns meses, pois a população não vem tendo acesso a serviços básicos de qualidade por parte do LACERR.

A inexistência de investimentos e de manutenção do principal laboratório público do Alto Oeste vem deixando a população apreensiva e sem expectativas no que diz respeito à realização e prognósticos de resultados dos exames.

O ministério público já tem ciência da situação daquela unidade laboratorial, resta tomar as providencias cabíveis.

O Governo do Estado também deve agir urgentemente com uma ação de intervenção para que pacientes e a própria população não fique a mercê de um serviço indubitavelmente precário e questionável.

Cameam realiza o I SEFEL e o III Encontro de Ciências do Esporte

O Campus Avançado Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM), em Pau dos Ferros, realiza a I Semana de Educação Física, Esporte e Lazer (SEFEL) e o III Encontro Norte-riograndense de Ciências do Esporte.

A programação dos eventos será realizada de 2 a 4 e abril. O diretor do Campus, professor doutor Gilton Sampaio, informa que o evento constará de conferência de abertura, comunicações orais, mesas redondas, painéis, mini-cursos, reuniões institucionais (CAs, DCE, CBCE/RN, Projetos institucionais etc), atividades culturais, oficinas e solenidade de encerramento.

O evento está sendo organizado pelo curso de Educação Física do CAMEAM e do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE/RN), e busca sistematizar e sedimentar a ação da Educação Física como área de conhecimento no Rio Grande do Norte, particularmente ao tratar as especificidades do Curso de Educação Física em Pau dos Ferros.

As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas nos Núcleos de Educação Superior de Apodi, João Câmara, Campus Central de Mossoró, no Cefet de Mossoró e Natal, UnP de Natal, no Campus de Pau dos Ferros e no Campus de Caicó.
Para visitantes de outros Estados, o candidato deverá enviar a inscrição, indicando mini-curso ou oficina, no ato da inscrição, até o limite de vagas - 20 por estratégia.

Fica assegurado o alojamento na VI URSAP com 50 vagas. A coordenação do evento se compromete para atender a demanda, e está solicitando mais espaços que serão confirmados ou não posteriormente.

A taxa permanece R$ 5,00 a diária, com direito a cama e roupa de cama. Reservas exclusivamente, pelo email Simone_pdf@hotmail.com , pagar taxa e enviar comprovante, somente após isso será feita a confirmação.

Para as atividades artístico–culturais, a coordenação convidou a participação de campis, núcleos e outras faculdades e universidades a se inscreverem para participação, as modalidades serão: ballet clássico, dança comtemporânea, dança moderna, dança folclórica, apresentação musical, apresentação instrumental, ginástica aerobica, ginástica artística, ginástica rítmica desportiva, artes marcias, apresentação teatral. Cada grupo terá um tempo de até 20 minutos para apresentação e as inscrições passarão por uma avaliação.

Será necessário no momento da inscrição que algumas informações sejam prestadas: número de participantes, utilização de cenário (sobre a responsabilidade do grupo), equipamento de som (quantidade de microfones), forma de apresentação (cds e figurino - responsabilidade do grupo).

Inscrições diretamente com a Profa. Ione – ionemutuca@hotmail.com com cópia para cef.uern@yahoo.com, somente por email.

Fonte: Jornal Resenha

Centro da cidade sofre com o grande número de buracos


Uma buraqueira sem fim está deixando a população impaciente e colocando sob risco eminente a vida dos que trafegam diariamente no Centro de Pau dos Ferros, principal cidade do Alto Oeste do Rio Grande do Norte.

Principal desvio de caminhões pesados, que não podem seguir na Avenida da Independência, a Avenida Getúlio Vargas está tomada de buracos. Em alguns trechos não existe mais pista asfáltica.

A parte mais danificada encontra-se bem próxima da Prefeitura Municipal que nada vem fazendo para amenizar o problema, sobretudo agora que o período chuvoso se intensificou e a água vem aumentando o numero de buracos, escondendo verdadeiras armadilhas para motoristas e pedestres.

As recentes chuvas que caíram na cidade fizeram com que a situação, já precária, piorasse significativamente.

Torna-se vergonhoso trafegar pelo Centro de Pau dos Ferros e vê a cada dia um novo buraco aparecer e nenhuma ação concreta da Prefeitura, enquanto algumas obras “maquiadas” são realizadas a “passos de tartaruga”, como se pode observar na Avenida da Independência, onde o perigo de um acidente é constante e real.

Outro ponto crítico, onde o asfalto praticamente inexiste é nas proximidades do Pavilhão Cônego Caminha. Carros e motos fazem verdadeiras acrobacias para desviar dos buracos, pondo em risco a vida dos pedestres, onde o fluxo naquele local é bastante intenso.

Há muito tempo não se vê uma obra de manutenção das ruas de Pau dos Ferros, principalmente naquelas que são capeadas com asfalto.

A população aguarda, com urgência, uma ação verdadeiramente concreta por parte da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos que tem a inteira responsabilidade quando o assunto é a manutenção das ruas e avenidas da cidade de Pau dos Ferros.

Fonte: Jornal Resenha

segunda-feira, 31 de março de 2008

Barragem de Pau dos Ferros já começou a 'sangrar‘

Como o blog previu, a Barragem Pública de Pau dos Ferros transbordou no fim da tarde de hoje.

As fortes chuvas que caíram na região, durante todo o dia, já foram suficientes para que começasse esse grande espetáculo da natureza...

A alegria é geral, a euforia também!!!

Muita gente se deslocou no fim da tarde para ver a sangria da Barragem...

Informações chegadas agora a pouco dão conta de que a lâmina d’água já ultrapassa os 30 centímetros.

Lindo, lindo, lindo!!!

Amanhã o blog trará as fotos da beleza natural.

Barragem aumentou mais de 1mt de ontem para hoje

O blog começa o dia de hoje trazendo boas notícias para todos os pau-ferrense...

A Barragem Pública de Pau dos Ferros deverá transbordar (sangrar) a qualquer momento.

Somente de ontem para hoje, o maior reservatório de água do Alto Oeste aumentou mais de um metro d’água tomando assim, de 10 milhões de metros cúbicos em sua capacidade.

Hoje, a Barragem amanheceu o dia com cerca de 50 milhões de metros cúbicos de água...

Quando sua capacidade máxima é de 55 milhões.

Dessa forma, falta cerca de 60 centímetros de água para o começo da sangria da Barragem de Pau dos Ferros.

O blog continuará acompanhando as novidades com relação ao transbordamento da Barragem e a qualquer momento poderá trazer novas informações sobre esse espetáculo da natureza.

Açude 25 de Março deve sangrar nas próximas horas

Assim como a Barragem Pública, o açude 25 de março pode sangrar de hoje para amanhã...

Informações chegadas agora a pouco dão conta de que faltam apenas 40 centímetros para o seu transbordamento.

Caso as chuvas continuem a cair durante o dia de hoje, é bem provável que o açude 25 de Março amanheça a terça-feira transbordando.

Lideranças desaprovam aliança PMDB - DEM

Xavier Pneus disse que PMDB deve fechar com Nilton Figueiredo.
A proximidade de uma pequena parte do grupo que compõe o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) com o prefeito Leonardo Rego (DEM) está causando um grande problema para o partido que tende a se dividir nas eleições de outubro.

O problema parte da dificuldade que a maioria dos convencionais tem de caminha com o prefeito que para eles continua sendo o principal adversário da sigla. Parte dos que compõem essa ala já rompeu uma vez, nas eleições para o governo do estado, quando peemedebistas e democratas estiveram juntos pela primeira vez.

Tradicionais e antigos convencionais do PMDB estão revoltados com a provável decisão da presidente Maria Rego de fechar esse acordo com Leonardo Rego, mesmo que isso cause graves problemas dentro da sigla.

Para o empresário Xavier Rego (Xavier Pneus) que mesmo sendo filiado ao Partido Progressista (PP) desde os tempos em que a sigla era PDS, milita como sendo um antigo peemedebista, o grupo deveria fechar com o ex-prefeito Nilton Figueiredo pela história de luta que existe entre esses dois grupos.

Ele acha que estando com o DEM o partido estará se descaracterizando, tanto que não contará com o apoio de todos os seus filiados. “Sou amigo de Nilton desde jovem e sei o quanto ele é competente e cumpridor de palavra, por isso tenho certeza que esse seria o melhor caminho para o PMDB”, argumentou Xavier.

Para ele o partido irá se desgastar muito, especialmente a presidente Maria Rego que sofrerá conseqüências com a divisão dos convencionais. “Acho que é um risco essa atitude e que poderá causar seqüelas muito graves para a presidente da sigla”, complementou.

Outro que também não concorda com a suposta decisão do PMDB é o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pau dos Ferros, ex-vereador Francisco Ivo. Ele foi categórico ao afirmar que não está de acordo com essa aliança e que, portanto será mais um que romperá para acompanhar Nilton Figueiredo, por quem tem maior afinidade.

Ivo que já foi vereador por três mandatos consecutivos pelo PMDB acredita que a permanência do grupo unido será melhor para o futuro. “Não tenho nada contra Leonardo, mas minha preferência é Nilton Figueiredo pela proximidade que sempre tivemos”, disse Ivo.

O presidente do Sindicato deixou claro que apoiará seu companheiro de trabalho Antonio Pessoa, que será candidato a vereador pelo PMDB, e que também não acompanhará o partido caso esse venha a fechar uma aliança com a base situacionista.

Fonte: Jornal Resenha

Prefeitura fecha escola no Perímetro Irrigado


Moradores do Perímetro Irrigados estão revoltados com a decisão da Prefeitura de Pau dos Ferros de fechar a Escola Municipal Dr. José Torquato Fernandes, a única da localidade. Segundo os moradores o executivo alegou que o prédio estava precisando de uma reforma e por isso a necessidade de mantê-la fechada.

Com a decisão pelo menos 80 crianças e adolescentes foram transferidos para o prédio da associação que não oferece nenhuma condição para a aplicação das aulas. Os alunos reclamam a todo o momento a falta de espaço e o calor que nesse período de chuvas é intenso.

Segundo a dona de casa Edivonete Rocha, as crianças reclamam dor de cabeça e nas costas, já que o local não permite espaço suficiente para acomodar as turmas. “Eles estão amontoados um em cima dos outros, é um absurdo isso”, reclama.

Segundo os moradores a escola está fechada desde o final do ano letivo de 2007, por isso era esperada que a reforma terminasse antes de começar as aulas desse ano, o que não aconteceu. Eles reclamam ainda que a prefeitura está dando prioridades a outras obras e reformas, quando a urgência é a escola.

Dona Terezinha Leite de Freitas é uma das mais revoltadas. Para ela isso é um desrespeito a seu filho e a comunidade, uma das mais importantes do município. “Os alunos já sofrem sem ter os seus direitos cumpridos à risca como manda a lei e agora ser tirado o básico que é a sala de aula, é um absurdo”, disse Terezinha.

Outro que não se conforma com a situação é o agricultor Geraldo Francisco Aquino (Bau). Ele tem dois filhos estudando na escola e não se diz indignado em ter que vê-los assistindo aula, muitas vezes no quintal da associação.

Associação – O prédio da associação dos moradores, onde está funcionando a escola Dr. José Torquato não apresenta as mínimas condições para esse fim. Além de pequeno, o prédio não oferece espaço com circulação de ar, assim como não protege os alunos da chuva. No mesmo local já funciona um escritório dos Correios.

Secretária garante que obras começam em abril

Prédio da associação não oferece condições para alunos


Ouvida pela reportagem do jornal Resenha, a Secretária de educação do município, Maria Genilda Aquino, expôs que as obras da escola municipal Dr. José Torquato devem começar no mês de abril.

Segundo ela, a empresa que ganhou a licitação está terminando um outro serviço e só depois é que poderá iniciar os trabalhos na instituição de ensino.

Mesmo começando em abril a Genilda disse que não tem previsão de quando a escola voltará a funcionar.

A secretária disse que reconhece as falhas do prédio da associação, mas afirmou que o município não tinha outra alternativa, uma vez que no prédio da escola não era mais possível abrigar os alunos.


Coluna de Jean Carlos no jornal Resenha

PAPAGAIO DE PIRATA
Como já é do conhecimento de praticamente todos os pau-ferrenses, a produção do Domingo Legal do SBT esteve gravando o quadro “de volta para a minha terra”, no bairro São Geraldo. O programa que é apresentado por Gugu Liberato vai contar a história de Francisca Auxiliadora Matias da Silva, ou simplesmente ‘Nenote’. Uma nordestina, como tantas outras, que vem passando por tremendas dificuldades. Ela voltou para Pau dos Ferros e ganhou móveis e cestas básicas, tudo bancado pelos patrocinadores do Domingo Legal. Teve recepção típica de celebridade, com uma multidão de curiosos em sua porta, acompanhando as filmagens do SBT. Além dos anônimos que cercavam a sua residencia, ‘Nenote’ recebeu até a visita do prefeito Leonardo Rego, a quem ela não conhecia, que chegou de surpresa, e por ‘conscidencia’, justamente na hora da gravação do programa. Apesar do prefeito não ter programado chegar no momento das gravações, o fato me fez lembrar do famoso termo ‘papagaio de pirata’. Segundo a Wikipédia, a enciclopédia livre, papagaio de pirata é uma denominação usada na televisãobrasileira para designar cidadãos que procuram ficar localizados atrás de jornalistas, quando os mesmos estão fazendo uma matéria, com o objetivo de aparecer para as câmeras. Estas pessoas nada recebem por sua participação, fazendo isso como um hobby e com o objetivo de ganhar alguma fama. O termo surgiu por suas cabeças ficarem na altura do ombro das personagens ativas das entrevistas, assim como ficam os papagaios junto de piratas de acordo com os contos. Na política, papagaio de pirata é aquela pessoa que tenta se aproveitar dos holofotes recebidos por outra pessoa. Ou seja, é aquele político que gosta de aparecer bem em cena, normalmente se posicionando num local estratégico, sempre próximo de quem está sendo entrevistado. Isso sempre acontece com políticos com baixa credibilidade e que costumeiramente não são lembrados pelo eleitorado. Os políticos papagaios de pirata ao fincar os pés ao lado de repórteres e fotógrafos imaginam que ao aparecer na imagem e nas fotos a sua audiência crescerá. Ledo engano!

ASSUNTO PREFERIDO
Na cidade de Pau dos Ferros e até mesmo na região altoestana só se fala na possível aliança política do PMDB de Maria Rego com o DEM de Leonardo Rego para as eleições de outubro. De acordo com comentários de pessoas próximas aos dirigentes peemedebistas, as duas siglas estão afinadas e o clima é de armonia total. Ja existe certeza por parte da maioria que Leonardo e Maria dividirão o mesmo palanque, repetindo o que fizeram nas eleições de 2006, quando se uniram em favor da candidatura de Garibaldi Filho (PMDB).

VISITAS A FILIADOS
Já no clima de coligação com o DEM, Maria Rego passou a procurar os filiados do PMDB, principalmente os que são ligados ao diretório municipal. O último a ser contactado foi o médico Paulo Fernandes. Maria Rego esteve com ele na noite de sexta-feira e mostrou as tendencias do partido em anuniar apoio ao Democratas. A presidente peemedebista pediu apoio ao médico para seguir com Leonardo Rego. De acordo com informações, Paulo Fernandes frustou os planos de Maria e afirmou que não seguiria o seu partido. “Eu ficarei com Nilton Figueiredo porque ele foi muito bom para Pau dos Ferros, para mim e principalmente para você e o nosso PMDB”, respondeu Paulo Fernandes. Essa tem sido a reação da maior parcela dos eleitores peemedebistas que fazem parte do diretório pau-ferrense. Levar o nome do partido é fácil, lavar os eleitores dele já são outros quinhentos. Tenho dito!

MISSÃO IMPOSSÍVEL
O ex-deputado estadual Elias Fernandes é um dos peemedebistas mais empolgados com o apoio do seu partido a reeleição do prefeito Leonardo Rego (DEM). O ‘baixinho’ fará questão de estar em Pau dos Ferros no momento em que o PMDB oficializará a parceria política com o Democratas. Ele ainda trabalha, nos bastidores, para indicar o seu filho Gustavo Fernandes para a vaga de vice. Missão quase que impossível. Maria Rego não abre mão da indicação.

CAI DO CÉU
O aniversário do ex-prefeito Nilton Figueiredo (PP), comprovou a sua popularidade e favoritismo para as eleições vindoras. Nilton colocou uma multidão nas ruas, debaixo de chuva, em passeata até a sua residência onde partiu o bolo. São muitos poucos políticos que conseguem reunir tanta gente em uma noite chuvosa. Tem que ter carisma e isso Nilton tem de sobra.

PLONO ‘B’ PARA O PASTOR
O vice-prefeito de Pau dos Ferros, Pastor evangélico Alfredo Luiz de Melo (PR), vive um drama político. Com a real aproximação entre PMDB e DEM, Alfredo perde por completo as chances de continuar companheiro de chapa do prefeito Leonardo Rego. Porém, há quem diga que Leonardo já tem um plano ‘B’ para manter o atual vice-prefeito no seu palanque. Segundo alguns ‘assessores’, o prefeito se comprometerá em trabalhar para eleger o Pastor Alfredo para a Camara Municipal. Pra frente é que se anda!

SONDAGENS
Os pré-candidatos a prefeito de Pau dos Ferros já começam a fazer contas. Até o momento, dois institutos de pesquisas já passaram por aqui e fizeram sondagens qualitativas e quantitativas. O primeiro foi a Perfil, encomendada pelo grupo do prefeito Leonardo Rego. A segunda a mapear o territorio eleitoral pau-ferrense foi a Consult, a pedido do governo do estado. Nos próximos dias, outras duas pesquisas serão realizadas na principal cidade do Alto Oeste. Uma encomendada pelo PMDB de Maria Rego e a outra pelo PV de Andréa Maia.

AGENDA
A deputada federal Fátima Bezerra (PT) estará em Pau dos Ferros na próxima sexta-feira. A parlamentar terá uma agenda cheia na principal cidade do Alto Oeste. Além de participar de sessão solene na Câmara Municipal, onde será agraciada com o título de cidadã pau-ferrense, Fátima visitará a Uern e o local de construção do Cefet. Logo em seguida a parlamentar concederá entrevistas as rádios locais e participará de ato político onde deve anunciar o apoio do PT local a pré-candidatura do médico e ex-prefeito Nilton Figueiredo (PP).

GIRANDO
@ O Pastor Alfredo Luiz de Melo, vice-prefeito de Pau dos Ferros, telefonou para Nilton Figueiredo, para dar-lhe os parabéns pelo aniversário. Essa alma quer reza!

@ A médica Andréa Maia anda calada. Por enquanto ela diz que não quer papo com a imprensa. Sempre quando encontra um jornalista, a médica vai logo dizendo: nada a declarar! Pois diga!!!

@ E por falar em Andréa Maia, ela terá um encontro político com Nilton Figueiredo nos próximos dias. Na palta, a sucessão de Leonardo Rego.

@ O empresário Xavier Pneus já admite que as chances do seu filho, Maison Rego, vir a compor chapa com Nilton Figueiredo já estão abaixo de zero.

@ Xavier não esconde a decepção. Ele esperava que Maria Rego e Elias Fernandes retribuissem a fidelidade de 26 anos no PMDB. A mágua poderá ser eterna.

@ O ex-vereador Genilson Pinheiro (PPS) vai comendo calado. Como quem não quer nada, ele faz um trabalho eficiente para retornar a Câmara Municipal. A sua principal arma é a prestação de serviços na área jurídica.

@ E falando em Genilson Pinheiro, é praticamente certo o seu apoio ao projeto político do ex-prefeito Nilton Figueiredo.

@ A vereadora Tércia Batalha (PMDB) se mostra tranquila em disputar a reeleição. Para ela, não haverá dificuldades com o seu partido. Tércia tem afirmado que o verdadeiro PMDB está do lado de Nilton. Quem fala assim não é gago!

@ Fabricio Torquato deverá ser o companheiro de chapa de Leonardo Rego. O nome do jovem odontólogo é o mais fortes dentro do seu partido.

@ E por falar em Fabrício como vice de Leonardo, na comunidade de Pau dos Ferros no Orkut, já criaram o jargão: ‘se um menino já dava trabalho, imagine dois’... Será?

@ Além dos dois meninos, os leonardistas contarão também com a presença da mãe. Na eleição passada, Maria Rego era tratada, pelos seus eleitores, como ‘mainha’. Dessa forma será os dois meninos e a mãe.

@ Já os eleitores de Nilton Figueiredo afirmam que o ‘pai’ colocará ordem na casa... Essa campanha vai pegar fogo. Deus que me livre, guarde e me conserve longe.

@ A obra de urbanização da Avenida Independência anda a passos de tartaruga. Dizem que é tudo premeditado. Leonardo espera chagar mais perto da campanha para que o ‘benefício’ possa render mais votos.

@ Só para não perder o hábito, vou finalizar convidando você, caro leitor, para acompanhar o nosso blog na internet. Acesse: http://www.blogdojeancarlos.blogspot.com/. Esse é o mais lido de todo o Alto Oeste Potiguar. Atualizações diárias!

Coluna de Flaubert Torquato no Jornal Resenha

Gratidão e Merecimento

Num certo dia, Indira Gandhi, Primeira-ministra da Índia de 1966 a 1980 e de 1980 a 1984, disse o seguinte: “Há dois tipos de pessoas: as que fazem coisas e as que ficam com os louros. Procure ficar no grupo das primeiras – há menos competição lá!” Evocando a estadista indiana, imagino que a Deputada Federal Fátima Bezerra (PT) encontra-se entre aquelas pessoas que, por mérito, enquadra-se neste primeiro grupo. Ou seja, ela faz as coisas. E Pau dos Ferros é testemunha das coisas realizadas por Fátima.

Deve-se a iniciativa da Deputada Fátima Bezerra, o fato de Pau dos Ferros está recebendo a maior, e mais importante, obra pública federal, na área educacional, já erguida no município. Trata-se da construção do Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET), instituição federal de ensino exemplar que oferece gratuitamente a formação educacional em nível médio, técnico profissionalizante e superior. Serão milhares as pessoas beneficiadas com a instalação do CEFET, que promoverá a habilitação de jovens e adultos em programas e cursos de formação básica e aprendizagem nas diversas áreas profissionais oferecidas pelo Centro.

A construção do CEFET de Pau dos Ferros foi viabilizada ainda no primeiro mandato da Deputada Fátima Bezerra quando a mesma apresentou emenda ao Plano Plurianual de 2003/2007 criando unidades dos Centros em nove municípios do Rio Grande do Norte, dentre os quais Pau dos Ferros. Os investimentos para a implantação do projeto somam mais de R$ 5 milhões. Em parceria com o Campus Avançado da UERN, a prefeitura local deu suporte técnico ao projeto, além da doação do terreno. Da mesma forma, iniciativas empresariais e de prefeituras da região também contribuíram para a chegada do CEFET. Todavia, sem a insistência de Fátima, e o seu compromisso com as causas da educação, não havíamos recebido este importante e desmesurável ganho cultural.

Ademais, os préstimos da Deputada do PT em benefício da educação pauferrense não se encerram no episódio da criação do CEFET. 250 mil reais foi o valor da emenda parlamentar da Deputada Fátima Bezerra liberada para a construção de uma quadra de esporte e de uma pista de atletismo no Campus Avançado Pau dos Ferros, da UERN. As obras estão em estado adiantado e devem ser inauguradas em breve. Ao longo dos 40 anos de história da UERN, foi a primeira vez que um parlamentar da bancada federal do Rio Grande do Norte destinou recursos para a instituição.

Diante dos tantos benefícios recebidos, e demonstrando uma atitude de reverência e de gratidão aos serviços prestados pela parlamentar, a Câmara Municipal de Pau dos Ferros, através de proposição oportuna e feliz da presidente da casa, Vereadora Tércia Batalha, aprovou a concessão do título de cidadania pauferrense a deputada Fátima Bezerra.

Nada mais justo. Fátima é merecedora desta homenagem. Essa cortesia à Deputada Petista expressa o reconhecimento do povo de Pau dos Ferros a essa admirável batalhadora. A sua dedicação e o espírito de sacrifício devem ser realçados publicamente. Seja na lua sindical, seja na ação parlamentar, a história de Fátima é uma história de muitas lutas, abdicação, competência e coragem. Pelas tantas conquistas que proporcionou ao nosso município e por sua história ela é merecedora, não apenas da nossa admiração, mas também do nosso mais profundo respeito. Parabéns Câmara Municipal. Parabéns povo de Pau dos Ferros. E, à nossa mais nova conterrânea, nosso muito obrigado.


Título de cidadania
A entrega do título de cidadã pauferrense à Deputada Federal Fátima Bezerra ocorrerá na próxima sexta-feira (04/04), às 19h30min., quando a Câmara Municipal realizará sessão solene com esta finalidade. Diversas autoridades educacionais e políticas estão sendo esperadas para o evento.

Agenda lotada
Antes do recebimento da homenagem à noite, a deputada terá, no decorrer do dia, uma longa agenda na cidade. Pela manhã estará no Campus da UERN participando de um debate sobre a política educacional, que terá a presença dos Reitores da UERN, professor Milton Marques, e da UFERSA, professor Josivam Barbosa. Em seguida visitará as obras do CAMEAM e do CEFET. Ao meio dia concederá entrevista por uma cadeia de rádios da cidade. À tarde terá encontro a militância do PT.

Martin Luther King
É justamente no dia 04 de abril próximo que estarão completando 40 anos da morte de Martin Luther King. Detentor do Prêmio Nobel da Paz em 1964, o ativista político norte-americano foi assassinado em Menfis, no Estado americano do Tenessee, no dia 04 de abril de 1968, aos 38 anos. Dentre as muitas frases proferidas por Martin Luther King, esta é uma das mais lembradas: "A verdadeira medida de um homem não é como ele se comporta em momentos de conforto e conveniência, mas como ele se mantém em tempos de controvérsia e desafio."

Dor e sofrimento
A morte acaba com a dor e o sofrimento? Do ponto de vista cristão, esta é uma pergunta cuja resposta é uma incógnita. Entretanto, muitos advogam que o sofrimento não acaba com a morte. No caso dos canteiros da Avenida Independência, a sua morte não foi suficiente para acabar, nem com sofrimento e nem com a dor dos moradores. A lentidão da obra já está deixando os transeuntes impacientes e irritados. Da maneira que vai, os serviços terminarão depois da copa do mundo de 2010. Como dissemos anteriormente: obra mal planejada e pessimamente executa.

Novos dirigentes
O Departamento de Economia do Campus Avançado de Pau dos Ferros, da UERN já tem novos dirigentes. A Congregação do Departamento escolheu, semana passada, os professores Enéas Dantas da Silva Neto e Antônio de Lisboa Batista, respectivamente, Chefe e Sub-chefe da repartição. Posse em breve.

Popularidade em alta, oposição perdida
O forte crescimento da popularidade do presidente Lula, registrado na última Pesquisa CNI/Ibope, divulgada na semana passada, deixou a oposição enlouquecida. A enquete mostrou que a avaliação do governo do Lula é a melhor desde que ele tomou posse pela primeira vez, em janeiro de 2003. O resultado foi de aumento vigoroso na aprovação ao governo e ao presidente Lula: no primeiro caso, a avaliação positiva (ótimo e bom) saltou de 51% em dezembro de 2007 para 58% e hoje apenas 11% dos entrevistados avaliam o governo como ruim ou péssimo; no segundo, que chama ainda mais atenção, o Ibope aferiu que a aprovação ao modo do presidente governar saltou de 65% para 73%. A taxa de desaprovação foi de apenas 22%. Isto significa, em termos práticos, que Lula supera em mais de 10 pontos percentuais a consagradora votação que recebeu nas urnas em 2006. No meio do segundo mandato, quando o natural seria haver algum desgaste, o resultado é mesmo espantoso.

É a economia, estúpido
Afinal, a que se deve creditar a grande e permanente popularidade de Lula. Se deve só a seu carisma? Além disso, outro fator importante pode se responsabilizado pelas altas taxas de aceitação do governo Lula: a economia. As políticas de inclusão social e de democratização econômica do governo Lula continuam reduzindo largamente as desigualdades no país e fizeram com que, pela primeira vez, as classes mais baixas (D e E) deixassem de ser maioria no país. Em 2007, segundo estudo da financeira Cetelem em parceria com a Ipsos, o número de brasileiros nas classes mais baixas era de 72,9 milhões, cerca de 39% da população. Isso significa que 11,9 milhões de brasileiros passaram para classes mais altas em um ano, já que, em 2006, eram 84,8 milhões de brasileiros na base. De acordo com o estudo, a classe C recebeu, tanto das mais baixas (D e E) como da mais alta (A e B), quase 10 milhões de integrantes, passando de 66,7 milhões em 2006 para 86,2 milhões em 2007, o que significa 46% da população.

Avaliação de Fátima Bezerra
Na avaliação da deputada Fátima Bezerra (PT-RN), é natural que haja migração entre os integrantes das classes menos favorecidas para a classe C. "O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva estreou no país uma série de programas sociais e políticas econômicas voltadas para o fortalecimento das classes mais pobres. O resultado é este que estamos assistindo ano após ano. Cada vez mais as pessoas estão melhorando sua qualidade de vida e aumentando o seu poder de compra", explicou.