segunda-feira, 3 de maio de 2010

Assembleia comemora centenário do movimento escoteiro no Brasil

Em sessão solene realizada na manha desta segunda-feira (3), a Assembleia Legislativa homenageou o centenário do movimento escoteiro no Brasil. A sessão foi proposta pelo deputado Antônio Jácome. Dezenas de escoteiros lotaram o plenário Clóvis Motta para prestigiar o evento.

O movimento escoteiro.foi criado na Inglaterra, em 1907, e chegou ao Brasil em 1910. Ao longo desses 103 anos, mais de 500 milhões de jovens foram escoteiros em todo o mundo. Atualmente, existem cerca de 70 mil escoteiros no Brasil. Destes, 4 mil são do Rio Grande do Norte. O ideal do escotismo é ajudar o jovem no seu desenvolvimento intelectual, físico, espiritual, afetivo, social e moral, com o propósito final de tornar os jovens cidadãos mais úteis e responsáveis no futuro.

Em seu discurso, o deputado Antônio Jácome fez um breve histórico do movimento dos escoteiros no Brasil e no Rio Grande do Norte. Ele afirmou que o movimento escoteiro é um eficiente sistema de educação não formal, e observou que ao formar jovens conscientes, o escotismo atua na prevenção às drogas: “Uma excelente forma de deixar os jovens longe das drogas é os colocando no movimento escoteiro”, disse Jácome.

O projeto “Escotismo na Escola”, realizado em parceria entre a União dos Escoteiros do Brasil e a Secretaria Estadual de Educação, foi citado pelo deputado: “Quando eu era vice-governador, teve início o projeto Escotismo na Escola, que hoje é uma realidade e ajuda milhares de jovens no nosso estado”. O projeto vai ser ampliado no estado em 2010.

Durante a sessão solene, foi assinado em termo de cooperação entre a União dos Escoteiros do Brasil no RN e a Secretaria Estadual de Saúde. O secretário estadual de Saúde, George Antunes, explicou que os escoteiros têm um importante papel social, atuando na prevenção de doenças no estado. “Os escoteiros sempre estiveram presentes nas campanhas de saúde pública no RN. Recentemente, eles deram um ajuda fundamental na campanha contra a gripe A”, afirmou o secretário.

O presidente da União dos Escoteiros do Brasil no RN, Carlos Pinto, recebeu a placa de homenagem da Assembleia aos escoteiros. Mas esta não foi a única homenagem da sessão. O deputado Antônio Jácome recebeu da União dos Escoteiros uma medalha comemorativa dos 100 anos do escotismo no Brasil. “A medalha é merecida, por todo o trabalho que o deputado e a Assembleia fazem pelo escotismo”, disse Carlos Pinto.

Além do deputado, também receberam a medalha dos escoteiros o Monsenhor João Penha Filho, dirigente religioso do Escotismo do RN e Noilde Ramalho, presidente do Grupo de Escoteiros Henrique Castriciano. Os ex-secretários estaduais de educação Ruy Pereira, que faleceu no último mês de fevereiro, e Ana Cristina Cabral também foram lembrados pelo empenho na implantação do programa “Escotismo na Escola”.