sábado, 27 de outubro de 2007

Maria e Nilton no show de Elba?

Se apresentou na noite de ontem em Natal a grande cantora nordestina, Elba Ramalho. Ela contou no Bulevard, na Avenida Maria Lacerda.

Diante da badalação do show de Elba, uma fã especial ficou louca para curtir a festa. A ex-vice Prefeita Maria Rego ficou ‘doidinha’ para ir ao clube, e convidou como companhia, adivinha quem????? Nilton Figueiredo e Maria José.

Será que eles foram juntos?????? Mais tarde o blog informa!!!!!!!!

Torcida invade treino do Flamengo

O blogueiro chegou agora do treino do Flamengo no Machadão. A equipe entrou no gramado por volta das 10:15h e deixou o campo às 11h.

O treino tático foi aberto a torcida que não se conteve e terminou invadindo o gramado no fim da apresentação dos jogadores flamenguistas.

O jogo América e Flamengo acontece amanhã, às 15h no estádio Machadão que deve ficar lotado para a partida.

Lula festeja 6.2

O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva é o aniversariante de hoje. Ele completa 62 anos, mas desde ontem a noite que se comemora muito no Palácio da Alvorada.

Vários Ministros chegaram com enormes e vistosas caixas de presentes. É festa de gente grande. Pobre de nós!!!

Sargento da PM desenha pênis, ereto e ejaculando, sobre sua assinatura

Um fato no mínimo estranho aconteceu no último dia 25, envolvendo um jornalista e um sargento da Polícia Militar.

O jornalista é Heverthon Rocha e o sargento é Reinaldo.

É o seguinte: o jornalista, que é assessor de comunicação do Conselho Comunitário do Conjunto Pajuçara I, na Zona Norte de Natal, foi até o 4º Batalhão da Polícia Militar, localizado no Conjunto Gramoré, também na Zona Norte, juntamente com o Coordenador Pedagógico do Colégio e Curso Absoluto.

Eles foram solicitar policiamento para a "XVI Feira de Conhecimento do Colégio Absoluto", evento tradicional no calendário educacional da comunidade, que acontecerá no próximo dia 23 de novembro.

Foram atendidos por um policial, Sargento Reinaldo, sem camisa, que os tratou mal e, pasmem, ao assinar o documento solicitando o policiamento, desenhou sobre a assinatura um pênis, ereto e ejaculando.

O jornalista Heverthon encaminhou denúncia a Ouvidoria de Polícia da Secretaria de Defesa Social e Segurança Pública. Fonte: Oliveira Wanderley

sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Flamengo treina hoje no Machadão

O treinador Joel Santana comanda um coletivo hoje, no estádio Machadão visando o confronto contra o América, domingo, às 15h.

O treino será aberto à torcida que para assistir, basta levar 1Kg de alimento não perecível.

O flamengo está em Natal desde o início da tarde de ontem. O jogo que acontece amanhã, promete ter a casa cheia. Mais de 20 mil ingressos já foram vendidos antecipadamente.

Eleições 2008: dos 5565 municípios brasileiros, apenas 74 podem ter segundo turno

A um ano de antecedência do segundo turno das eleições municipais, levantamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indica que dos 5565 municípios onde há votação, apenas 74 podem ter segundo turno no ano que vem. São municípios com mais de 200 mil eleitores que podem voltar às urnas no último domingo de outubro (26) para escolher o respectivo prefeito.

O município com maior número de eleitores aptos a votar é São Paulo, com 8.053.578; seguido de Rio de Janeiro, 4.514.726; e Belo Horizonte, 1.735.417. A capital baiana, Salvador, segue em quarto lugar, com 1.697.294 eleitores. Brasília conta com 1.653.639, mas como não tem votação para prefeito, Fortaleza ocupa o quinto lugar, com 1.432.695 eleitores. A única capital que não pode ter segundo turno é Palmas, que possui 120.863 votantes.

Deputado do PR consulta TSE sobre fidelidade no caso de fusão de partidos

O deputado federal, Inocêncio Gomes de Oliveira (PR-PE), protocolou Consulta (CTA 1483) perante o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com a qual quer esclarecer dúvidas sobre fidelidade partidária com relação aos partidos resultantes de fusões. A Consulta terá o ministro Carlos Ayres Britto como relator.

Ele afirma que por força do que dispõe o artigo 27 da Lei 9096/95, os partidos políticos que se fundem têm seus registros cancelados, ou seja, os partidos existentes anteriormente à fusão são extintos.

O parlamentar considera, ainda, que a existência legal do novo partido só tem início após o registro no Ofício Civil competente da Capital Federal dos seus estatutos e programa, conforme estabelece o § 4º, do artigo 29, da Lei 9.096/95 (Lei dos Partidos Políticos). Fonte: TSE

Peço desculpas pela demora nas postagens. Hoje estou me dedicando ao jornal Resenha que circula na próxima segunda. Mas, ainda hoje tem mais notícias.

Projeto de lei que altera remuneração de servidores é aprovado por unanimidade

O projeto de lei 129/07 que altera a remuneração dos servidores públicos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) foi aprovado na última terça-feira, 23, por unanimidade, pela Assembléia Legislativa Itinerante, que estava instalada no município de São Gonçalo do Amarante. A aprovação do projeto de lei é resultado de uma reivindicação antiga dos professores. Durante a última greve da categoria, que teve início no dia 9 de maio e terminou no dia 11 de julho passado, a alteração na remuneração foi a grande bandeira dos professores.

O projeto de lei prevê um aumento cumulativo de 64% para os professores e servidores da Uern. Esse aumento é parcelado da seguinte forma: 5% ainda para este mês; 12% para abril de 2008; 17% para abril de 2009; e 19,2% para abril de 2010.

Ao todo, compareceram à sessão na Assembléia Legislativa Itinerante 18 deputados. Entre eles, Fernando Mineiro, José Adécio e Luiz Almir destacaram que o aumento concedido aos servidores é uma forma de reconhecer a importância da Uern para a sociedade.

Durante a votação na Assembléia Itinerante, participaram vários representantes da Aduern, a exemplo do presidente, professor Geraldo Carneiro, o secretário Thales Fernandes, o secretário-adjunto Josenildo Oliveira, e o diretor do setor de aposentados, Anselmo Rodrigues. Outros seis professores da Uern, representantes do Sindicato dos Trabalhadores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (SINTAUERN) e também o reitor interino, professor Aldemir Rodrigues, também estiveram presentes na votação.

Resolução do TSE não atinge prefeitos do RN

A resolução baixada na noite de ontem pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que estabelecendo os pontos que vão disciplinar a regra da fidelidade partidária, não trará problemas para políticos que exercem mandatos no Poder Executivo, no Rio Grande do Norte.

Todos os prefeitos que mudaram de partido fizeram antes de 16 de outubro, data em que começou a vigorar a fidelidade partidária, conforme entendimento do TSE.

Três assassinatos causam terror no Oeste do RN

O rastro de sangue está espalhado por todo Oeste do Estado. Somente na noite da última quarta-feira foram três homicídios registrados. O primeiro em Olho D'água do Borges. De acordo com dados da polícia e de populares, o homem identificado como Francisco Irailson Martins de Lima, "Varetinha", 25, golpeou em praça pública, com uma tesoura, o conhecido Francisco Paulo Pereira da Silva, 27 anos.

De acordo com os registros policiais, o jovem já tinha rixa com a vítima, que momentos antes de ser atingido teria ignorado a presença do acusado, que se descontrolou e furtou a tesoura da barbearia em frente à praça. Nesse momento ele transformou a tesoura em arma.

Em José da Penha polícia investiga crime estranho

Já o corpo de Valdemar Costa, 62 anos, foi encontrado crivado de balas em José da Penha, no sítio Peijoada. A polícia da cidade disse que ainda não sabe dizer o motivo do crime e nem os responsáveis. "Estamos averiguando. Precisando de testemunhas ou alguém que possa relatar algo", informou um policial da cidade.

Em Alexandria assassinato foi para roubar

O último assassinato registrado ocorreu em Alexandria, quando o comerciante Antônio Vieira, "Antônio de Severina", 57 anos, chegava em casa, por volta das 21h da última quarta-feira, e foi abordado por três homens que, mesmo sem a vítima reagir, dispararam contra ele. A autoridade do município, sargento Humberto, informou que o caso se trata de latrocínio e que um dos acusados já foi preso.

Francisco Neilson da Silva, 20 anos, foi conduzido ontem a Mossoró, onde foi submetido a exame de corpo e delito no Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep). Ele disse à polícia que os demais acusados eram Francisco Danilo Nunes de Aquino e um outro identificado apenas como "Furiba". O sargento ressaltou que Neilson foi encontrado com a arma do crime, o que faz a polícia acreditar que o preso seja o autor dos disparos que vitimaram o comerciante. Fonte: Jornal O Mossoroense.

Criança mata irmã de oito dias de nascida

Na cidade de Mossoró um grave acidente acarretou com a morte de uma recém nascida. Uma criança de três anos de idade ateou fogo no berço de uma irmã de apenas oito dias de nascida.

Quando percebeu a tragédia, a mãe tentou socorrer a criança que ainda foi levada com vida ao hospital, porém não resistiu aos ferimentos e morreu.

A criança de três anos brincava no quarto enquanto a mãe lavava roupa. Um isqueiro foi utilizado para começar as chamas.

Sem dúvidas uma tragédia lamentável. Aí fica o alerta para a necessidade dos cuidados dos pais com relação aos seus filhos. É sempre bom manter-se atento para com o que e como estão brincando as crianças.

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

TSE diz que partidos têm 30 dias para requerer mandatos de infiéis

O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu que a fidelidade partidária vale a partir de 27 de março para os mandatários de cargos proporcionais e, a partir de 16 de outubro, para os eleitos pelo sistema majoritário.

As datas foram definidas pelos ministros como marcos temporais por serem os dias, respectivamente, das respostas às Consultas 1398 (cargos proporcionais) e 1407 (cargos majoritários). A Resolução entra em vigor na data de sua publicação.

Os pedidos de retomada dos mandatos eletivos devem ser protocolados na Justiça Eleitoral até 30 dias da publicação da Resolução.

O partido político interessado pode pedir junto à Justiça Eleitoral a decretação da perda de cargo eletivo em virtude de desfiliação partidária sem justa causa.

Prefeito é cassado pela terceira vez

O prefeito de Macau, Flávio Veras (PP) foi cassado pela terceira vez, agora a tarde pelo Tribunal Regional Eleitoral (TER).

Dessa vez o colegiado votou uma representação do seu opositor, Eduardo Lemos (DEM) que questionava o seu direito de ser candidato, nas eleições suplementares.

O TRE entendeu que como Flávio havia sido cassado, também não poderia ter disputado as eleições suplementares, dessa forma, não poderia ter sido eleito.

A decisão foi por unanimidade, 5 X 0 e Flávio Veras deve recorrer mais uma vez da sentença e provavelmente continuará no cargo.

Wilma vai a Jucurutu inaugurar obras

A governadora Wilma de Faria (PSB) embarca daqui a pouco para a cidade de Jucurutu, onde acompanhada do prefeito Júnior Queiroz (PSB) e dos deputados Robinson Faria (PMN) e Fábio Faria (PMN), estadual e federal, pai e filho... inaugurará casas populares e uma praça construídas em parcerias governo/prefeitura.

Além de inaugurar as obras, a governadora visitará a ponte ‘Chico Lula’, que está sendo construída no município.

O retorno para Natal está previsto para às 19h.

Fidelidade partidária: TSE elabora resolução

O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve apreciar na noite desta quinta a minuta do projeto de resolução, elaborada pelo ministro Cezar Peluso, que disciplinará o processo administrativo de justificação de desligamento de partido político, considerando-se o mandato eletivo em curso. Trocando em miúdos: a resolução que regulará os processos que tratem de fidelidade partidária.

O presidente do TSE, ministro Marco Aurélio Mello, havia designado o ministro Cezar Peluso como relator da medida, na Portaria nº 465, expedida no último dia 5 de outubro. A decisão foi tomada após o pronunciamento do Supremo Tribunal Federal nos Mandados de Segurança 26.602, 26.603 e 26.604, que tratavam da questão sobre fidelidade partidária. Fonte: TSE

Pau dos Ferros terá encontro estadual da APAE

A cidade de Pau dos Ferros sediará a partir de amanhã o IX Congresso Estadual da Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (APAE).

O evento que acontecerá no auditório do colégio e curso Evolução é promovido pela federação das Apaes do Rio Grande do Norte e discutirá a diversidade nos contextos educacionais, terapêutico e social.

Cerca de 150 pessoas de todo o Estado devem participar do encontro.

Francisco Dantas: professores protestaram contra atraso de salários

Como adiantou o blog no último dia 23, os professores da rede municipal de ensino do município de Francisco Dantas realizaram no final da tarde de ontem mobilização pelas ruas da cidade cobrando regularidade no pagamento dos salários, que segundo foi informado está sendo pago sempre com um mês de atraso, prejudicando toda a categoria que tem cumprido rigorosamente sua função junto ao serviço público.

A movimentação teve início depois das 16h, com apoio de carro de som. Os profissionais saíram carregando cartazes e faixas expondo a indignação da categoria que exige respeito da administração pública. A matéria completa pode ser lida na edição de hoje do Jornal De Fato.

Homem é assassinado a tiros em Alexandria

Informações chegadas ao blog dão conta de que um crime típico de pistolagem foi registrado na noite de ontem na cidade de Alexandria, a 42Km de Pau dos Ferros.

A vítima foi o senhor conhecido como Antônio de Severino que estava em sua residência quando foi atingido nas costas por vários disparos efetuados por dois elementos ainda não identificados.

A polícia de Alexandria passou a ouvir ainda na noite de ontem algumas testemunhas que teriam visto o crime, porém até o presente momento nenhuma delas teriam reconhecido os pistoleiros.

O crime ainda é um grande mistério, tendo em vista que a vítima gozava de boas amizades.

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Blog estréia enquete para conhecer opinião dos leitores

Com o objetivo de sempre inovar, o nosso blog estréia hoje uma seqüência de enquetes buscando conhecer a opinião dos nossos leitores sobre diferentes temas.

A primeira delas, não poderia ser outra, diz respeito ao PMDB. O partido tem sido alvo de inúmeras especulações por parte da imprensa e por demais cortejado pelos grupos políticos que estão de olho na Prefeitura de Pau dos Ferros.

Por enquanto os dirigentes estão quietos, porém os militantes, esses sim tem externado diferentes opiniões. Na sondagem, o blog pergunta: Que rumo deve tomar o PMDB em 2008?

São quatro as respostas possíveis de serem respondidas: Lançar candidatura própria?, Manter a coligação com o DEM?, Voltar a indicar o vice de Nilton? Ou se coligar com o PV?

Espero ter sido o mais abrangente possível nas possíveis respostas. Cada visitante pode votar, independente de ser simpatizante ou integrante do PMDB.

Essa enquete estará no ar até o próximo dia 31 e cada internalta só poderá votar uma vez, o próprio sistema travará quando alguém tentar votar novamente.

A concorrência, que so anda para trás, deve tentar copiar... É sempre assim!

Wilma assegura verba para reforma no Augusto Severo

A governadora Wilma de Faria garantiu junto ao presidente da Infraero, Sérgio Gaudenzi, a liberação de 6,3 milhões de reais, que serão investidos na melhoria do Aeroporto Internacional Augusto Severo.

Com a verba, o governo pretende recuperar o sistema de ar condicionado, implantar duas novas pontes de embarque, construir novas salas de desembarque e ampliar da área do check-in e estacionamento do aeroporto internacional Augusto Severo.

A garantia dos recursos foi dada durante a reunião que Wilma de Faria teve na última terça-feira, em Brasília.

Governo criará 400 cargos de agentes penitenciários

O Governo do Estado enviou um decreto de Lei Complementar à Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte que determina a criação de 400 cargos públicos de agentes penitenciários.

A lei será apreciada pelos deputados estaduais e a expectativa da Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (Sejuc) é realizar concurso público ainda este ano.

De acordo com o secretário Leonardo Arruda, atualmente, o sistema prisional do Estado encontra-se em uma “situação limite”.

“Em 2004, nós tínhamos 521 agentes. Hoje, esse número caiu para 451 e o número de unidades prisionais aumentou de oito para 13, então, estamos com uma carência muito grande”, enfatizou o secretário.

Em Natal: policiais que participaram de assalto são presos

Policiais civis da Divisão Especializada de Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor), em parceria com agentes do 12º Distrito Policial, no Santarém, prenderam na tarde desta quarta-feira (24), dois policiais militares, acusados de participarem de assaltos.

As prisões ocorreram mediante mandados judiciais. Os dois PMs são acusados de participarem de um assalto a uma residência, no bairro de Soledade II, zona Norte de Natal. Segundo fontes do Nominuto.com, eles teriam invadido uma casa armados e com capuzes.

No entanto, na hora da ação, alguns deles teriam deixado o capuz cair e teriam sido reconhecidos pelas vítimas. Os presos são o cabo Marcílio Carvalho Régis e Adriano Lúcio Feliciano da Silva. O assalto ocorreu há cerca de um mês e o mandado de prisão dos acusados saiu ontem.

De acordo com o diretor do Deicor, delegado Ronaldo Gomes, outros mandados estão para ser cumpridos. Ronaldo, no entanto, não quis adiantar quem seriam essas outras pessoas. Mas, fontes da reportagem revelaram que se trata de mais um PM e um cidadão comum. Fonte: Nominuto.com

Deputado solicita unidade do Itep para Pau dos Ferros

O deputado estadual Gustavo Carvalho (PSB) solicitou a governadora Wilma de Faria (PSB) que fosse instalado um posto avançado do Instituto Técnico científico de Polícia - ITEP em Pau dos Ferros.

O parlamentar justifica o seu requerimento afirmando que o posto do Itep mais próximo do Alto Oeste está localizado em Mossoró que é responsável pelo atendimento em mais de 50 municípios do Médio, Alto Oeste e Vale do Assu.

A grande demanda tem impedido do Itep de Mossoró prestar um bom serviço. E pelo fato de Pau dos Ferros ser uma cidade pólo que agrega cerca de 36 municípios, nada mais justo do que poder comandar um posto do Itep.

Itep costuma levar horas para atender ao Alto Oeste

Muito elogiável a atitude do deputado estadual Gustavo Carvalho em solicitar um posto avançado do Itep para Pau dos Ferros. Há muito tempo que a imprensa local alerta para a necessidade de uma unidade do Instituto Técnico Científico de Polícia.

Para se ter uma idéia, quando se necessita da presença do Itep em Pau dos Ferros ou em alguma cidade da região a demora é inimiga do bem serviço.

A chegada do rabecão do Itep costuma levar de duas a três horas, ficando os corpos expostos aguardando o rabecão e os peritos.

Antônio Martins realiza show com Leonardo

O cantor sertanejo Leonardo (foto ao lado) estará se apresentando bem pertinho de Pau dos Ferros. Trata-se de um show que o bacana realizará amanhã na cidade de Antônio Martins. Isso mesmo, Leonardo estará se apresentando amanhã em Antonio Martins.

O show acontecerá por iniciativa de empresários da região que resolveram contratar o artista para show em Antônio Martins.

Pela falta de um clube com estrutura para receber um grande publico, estar sendo armado uma grande tenda em plena praça publica para receber os milhares de fãs de Leonardo que certamente se dirigirão até a cidade de Antônio Martins.

O show, que nunca foi cogitado vir a Pau dos Ferros, está programado para as 23h de amanhã. Da terrinha partira um grande número de pessoas que acompanharão o ídolo Leonardo.

Ponto para Antonio Martins!

Comunidade celebra São Judas Tadeu

O bairro São Judas Tadeu celebra a partir de hoje a festa de seu padroeiro, de mesmo nome. O evento religioso se estenderá até o próximo sábado, dia 28.

No dia 28, ponto alto das celebrações religiosas acontecerá a tradicional procissão, as 18h pelas principais ruas do bairro e em seguida celebração eucarística pelo pároco Francisco das Chagas.

Dos dias 25 a 27 serão realizados os novenários, sempre as 19h.

De acordo com a programação, na sexta feira, após a novena, acontecera um jantar de confraternização, na rua da capela de São Judas Tadeu.

Estão responsáveis pelos festejos ao santo: as catequistas, as famílias, os devotos e a comunidade em geral.

terça-feira, 23 de outubro de 2007

TRE confirma mandato de Gustavo Carvalho

Por unanimidade, os juízes do Tribunal Regional Eleitoral entenderam que a principal prova apresentada pelo Ministério Público não era válida.

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte acaba de indeferir a representação do Ministério Público, que recomendava a cassação do deputado por um suposto oferecimento de casas em troca de votos na campanha de 2006.

Por unanimidade, os juízes do TRE entenderam que a principal prova apresentada pelo Ministério Público, que era uma fita de vídeo em que o então candidato Gustavo Carvalho, juntamente com o prefeito George Ferreira, de Nísia Floresta, supostamente falavam sobre o preenchimento das fichas para receber as casas e relacionavam a entrega ao compromisso de votar em Gustavo Carvalho para deputado, é imprestável.

No entendimento do advogado de defesa do parlamentar, Erick Pereira, tal fita foi editada e, conseqüentemente, não tem valor probatório. Fonte: Nominuto.com

Em São Miguel: bandidos assaltam casa lotérica

Está virando chacota. Parece brincadeira de polícia e bandido onde sempre o segundo leva vantagem sobre o primeiro. O clima na segurança de São Miguel é de total abandono. Virou uma piada...

Pasmem, caros leitores. Depois das agencias dos correios de Encanto, São Miguel e Venha Ver e o assalto ao carro da coca cola no fim na semana passada, agora foi a vez da casa lotérica da cidade de São Miguel ser visitada por bandidos.

Por volta do meio dia de hoje, dois homens em uma moto de placa não identificada assaltaram a lotérica micaelense e de lá subtraíram uma grande quantia em dinheiro. O montante levado (valor ainda desconhecido) seria para o pagamento do Bolsa Família.

Até essa data a polícia não tem nenhuma pista dos assaltantes que continuam pintando e bordando em São Miguel. É uma vergonha essa situação na serra!!!

Francisco Dantas: professores farão manifestos cobrando salários

O prefeito do município de Francisco Dantas, Geraldo Margela (PSB) continua aprontando das suas. Depois de permitir o corte de energia dos prédios públicos, por falta de pagamento a Cosern, agora foi a vez de atrasar o salário dos professores.

Os educadores que não são bobos e sabem que o dinheiro do Fundeb vem todos os meses e é intocável, sairão amanha pelas ruas da cidade em protesto pela falta de pagamento dos seus salários.

De acordo com informações que chegaram agora a pouco, com exclusividade para o blog, os professores irão sair as ruas à tarde, com cartazes, faixas e carro de som, cobrando os vencimentos do mês de setembro.

Além da manifestação, os educadores vão procurar na próxima quinta feira o Ministério Público para denunciar mais esse abuso da administração de Geraldo Margela.

Bom, que bom, que bom, bom, bom...

Na imprensa mossoroense o rodízio de jornalistas é comum nas redações dos três principais jornais. São várias as modificações. Geralmente os bons profissionais não passam muitos dias parados quando por algum motivo deixam as suas respectivas redações de trabalho.

O que eu, na minha ingenuidade, não compreendo são os motivos pelos quais alguns jornais retiram de circulação em suas edições alguns quadros e COLUNAS, sem nenhuma explicação aos leitores.

Seria por alguma restrição aos leitores, ou simplesmente como forma de punição aos jornalistas que ficam, com a retirada dos seus espaços, ‘chupando o dedo’?

Acho que os leitores merecem uma explicação a altura, pois quando alguns ‘profissionais’ forem literalmente punidos, os quadros ou COLUNAS devem ser substituídas por alguém que dê conta do recado.

Quanto mais informação, melhor!

Comissão de Direitos Humanos se reunirá amanhã

A Câmara Municipal de Pau dos Ferros sediará amanha, às 16h uma reunião da Comissão Municipal de Direitos Humanos.

O encontro servirá para o planejamento de um seminário sobre o tema que será realizado nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, também na Câmara.

Infidelidade Partidária: 12 prefeitos mudaram de partido no RN

A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) estima que em todo o país existem 431 prefeitos correndo o risco de perder o mandato por infidelidade partidária. São gestores que abandonaram as legendas pelas quais foram eleitos em 2004. No Rio Grande do Norte, a entidade calculou que existem 12 infiéis.

O risco de cassação será maior depois que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estabelecer o limite temporal para que a fidelidade partidária, aprovada por unanimidade pela corte, passe a valer para os cargos majoritários. A dúvida é se a regra vai vigorar a partir de 27 de março deste ano, ou 4 de outubro.

Deputados e senadores se reúnem hoje com Wilma

A bancada federal do Rio Grande do Norte se reúne na noite de hoje com a governadora Wilma de Faria (PSB). O encontro acontecerá em uma sala no prédio do Senado Federal e tratará sobre as emendas que serão incluídas no Orçamento Geral da União (OGU) do próximo ano.

A governadora busca entendimento com os deputados e senadores para que as emendas no OGU atendam investimentos nas áreas de saúde, educação, segurança e turismo.

Na reunião que está prevista para as 19h estarão presentes parlamentares da oposição e situação que estabelecerão os destinos dos recursos que virão para o Rio Grande do Norte em 2008.

Continuando no tema ja citado, uma pergunta não quer calar: o alcoolismo é genético?

Esta pergunta bastante antiga vem sendo mais bem estudada nas últimas décadas através de estudos com gêmeos, e será mais aprofundada com o projeto genoma.

A influência familiar do alcoolismo é um fato já conhecido e aceito. O que se pergunta é se o alcoolismo ocorre por influência do convívio ou por influência genética. Para responder a essa pergunta a melhor maneira é a verificação prática da influência, o que pode ser feito estudando os filhos dos alcoólatras. Estudos como esses podem investigar os gêmeos monozigóticos (idênticos) e os dizigóticos.

Constatou-se que quando um dos gêmeos idênticos se torna alcoólatra o irmão se torna mais freqüentemente alcoólatra do que os irmãos gêmeos não idênticos. Essa constatação mostra a influência genética real, mas não explica porque, mesmo tendo os "gens do alcoolismo," uma pessoa não se torna alcoólatra. Os estudos familiares mostraram que a participação genética é inegável, mas apenas parcial, os demais fatores que levam ao desenvolvimento do alcoolismo não estão suficientemente claros.

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Agripino diz que apóia Garibaldi para presidência do Senado

Preferindo não especular e não declarar um nome de sua preferência para ocupar a cadeira de Renan Calheiros (PMDB), o senador José Agripino, líder do Democratas, revelou ao CORREIO DA TARDE que vê com bons olhos uma possível indicação do colega de parlamento Garibaldi Alves Filho, correligionário do presidente licenciado do Senado, para assumir a presidência da Casa.

Agripino justificou sua cautela ao indicar um senador de sua preferência por considerar que essa é uma decisão que cabe somente ao PMDB, já que o sucessor de Renan deve pertencer também ao quadro peemedebista.

"O indicado será o nome que tenha menos rejeição, e não o que tenha preferência", enfatizou.

Questionado sobre a possibilidade dele próprio vim a disputar o cargo, Agripino descartou-a imediatamente. "Eu não pertenço aos quadros do PMDB e não há a possibilidade do próximo presidente do Senado pertencer à outra legenda", finalizou. Fonte: Correio da Tarde

TRE: teve início hoje a revisão eleitoral

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) deu início hoje a revisão eleitoral em 61 municípios de 37 zonas eleitorais do Rio Grande do Norte. Estão na lista cidades com mais eleitores do que moradores e municípios em que um grande número de transferência de títulos eleitorais estaria gerando suspeitas de aliciamento.

O objetivo do tribunal é contribuir para a lisura das próximas eleições municipais, garantindo que os candidatos sejam de fato eleitos por cidadãos das cidades em que disputaram o pleito e não utilizaram fraude para atrair votos de outras localidades. A revisão eleitoral está custando R$ 238.192,00, sendo R$ 0,70 por eleitor. O Ministério Público vai acompanhar o trabalho do TRE durante a revisão. Com o trabalho do TRE, serão revisados 335.902 títulos de eleitor.

Aprenda mais sobre alcoolismo

O alcoolismo é o conjunto de problemas relacionados ao consumo excessivo e prolongado do álcool; é entendido como o vício de ingestão excessiva e regular de bebidas alcoólicas, e todas as conseqüências decorrentes.

O alcoolismo é, portanto, um conjunto de diagnósticos. Dentro do alcoolismo existe a dependência, a abstinência, o abuso (uso excessivo, porém não continuado), intoxicação por álcool (embriaguez). Síndromes amnéstica (perdas restritas de memória), demencial, alucinatória, delirante, de humor. Distúrbios de ansiedade, sexuais, do sono e distúrbios inespecíficos. Por fim o delirium tremens, que pode ser fatal.

Assim o alcoolismo é um termo genérico que indica algum problema, mas medicamente para maior precisão, é necessário apontar qual ou quais distúrbios estão presentes, pois geralmente há mais de um.

ABC vence o Bahia de virada no frasqueirão

Numa partida de fortes emoções desde o começo, o ABC conseguiu sua primeira vitória no octagonal decisivo da série C jogando contra o Bahia, no Frasqueirão neste domingo (21). Com o resultado, o alvinegro chega ao G4 dessa fase da terceira divisão.

A vitória por 4 a 3 deu moral ao alvinegro na competição, mas foi construída a partir de um susto quando o Bahia saiu na frente aos três minutos. Os gols do “Mais Querido” foram marcados por Wallyson (2), Juninho Petrolina e Alan.

Atlético (PR) derrota o América por 2 X 0

O América bem que tentou, mas não resistiu às investidas do Atlético Paranaense e foi derrotado por 2 a 0, no Kyocera Arena, em Curitiba. Os gols da vitória do rubro-negro foram marcados por Ferreira, aos 19 minutos do primeiro tempo, e Rodolpho, aos 20 minutos do segundo tempo.

O “furacão” paranaense contou com o incentivo da torcida e não deu brecha ao América. Com a vitória, o Atlético Paranaense chega aos 45 pontos e segue na briga por uma das vagas da Copa Sul Americana.

Enquanto isso, o América permanece na lanterna do campeonato com 16 pontos e matematicamente rebaixado à segunda divisão do Campeonato Brasileiro. O próximo jogo do América na competição será domingo (28) contra o Flamengo (RJ) no Machadão.

domingo, 21 de outubro de 2007

A saga do pastor Alfredo Luiz

O vice Prefeito de Pau dos Ferros, Pastor Alfredo Luiz de Melo (PR) literalmente não sabe o que quer.

Há alguns dias o homem fez reunião com os vereadores para cassar o prefeito e ontem estava sob o comando de Leonardo na convenção do DEM.

Sem contar que o pastor vive em Natal, na Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) se oferecendo politicamente a Nilton Figueiredo (PP).

Ele, em um dia acende uma vela para Deus e no outro acende uma outra para os “demos”, como diz Lula.

Em política é preciso ter posições, ficar em cima de muro é sempre um risco. No fim das contas, a falta de decisão leva ao total descrédito.

PMDB não enviou representação oficial a convenção do DEM

Fontes oficiais do prefeito Leonardo Rego (DEM) afirmam que o vereador Manoel Florêncio (PMDB) representou a presidente do seu partido, ex-vice prefeita Maria Rego na convenção do DEM, ontem no BNB de Pau dos Ferros.

O fato estranho é que, de acordo com informações, Maria Rego sequer sabia que estava sendo representada na solenidade.

Maria Rego se encontra em Natal (deixou Pau dos Ferros na tarde de sexta feira), acompanhando o seu esposo Chico Torquato em tratamento de saúde.

Nilton e Maria: mais uma conversa no almoço

O ex-prefeito Nilton Figueiredo (PP) almoça hoje, mais uma vez com a presidente do PMDB pauferrense, Maria Rego.

Visivelmente Figueiredo tem se reaproximado de Maria Rego, adversária política das ultimas eleições quando Nilton votou em Wilma e Maria em Garibaldi.

Uma aliança deve estar sendo costurada, vez que 80% dos peemedebistas pauferrenses querem aliança política com Figueiredo em 2008.

SECARF se encerrará hoje

Tem continuidade hoje a Semana Cultural e Artística de Rafael Fernandes (SECARF) que acontece desde o último dia 18 na praça pública, sob o comando do prefeito Mário Oliveira (PSB).

No encerramento do evento que comemora os 44 anos de Emancipação Política da cidade, se apresentam hoje na praça pública as bandas forró do bom e solteirões do forró.

Já rebaixado, América pega o Atlético-PR fora de casa

O revés por 1 a 0 para o Atlético-MG confirmou o que vinha sendo anunciado por várias rodadas e rebaixou o América-RN para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro. Neste domingo, o time potiguar entrará em campo pela primeira vez depois da condenação precoce à Série B. E terá pela frente, na Arena da Baixada, às 17h, um Atlético-PR cheio de razões para estar motivado.

O time rubro-negro ostenta 100% de aproveitamento em seus domínios desde que contratou o treinador Ney Franco - cinco triunfos em cinco partidas no estádio curitibano -, e o confronto com o América-RN não representa apenas uma chance de consolidação na tabela do Campeonato Brasileiro. O Atlético-PR também tem a oportunidade de se vingar da derrota no primeiro turno, em Natal, por 2 a 1 - a equipe potiguar só venceu quatro vezes na competição nacional de 2007.

O triunfo sobre o Atlético-PR no primeiro turno, aliás, foi o primeiro do América-RN em seus domínios no Campeonato Brasileiro. A equipe potiguar só voltou a vencer em casa no dia 4 de outubro, quando fez 3 a 2 sobre o Paraná Clube.

ABC joga pela copa RN e Campeonato Brasileiro, hoje

As duas equipes profissionais do ABC Futebol Clube entrarão em campo neste domingo, 21 de outubro, disputando jogos válidos pela Copa RN e Campeonato Brasileiro da Série C.

A primeira partida será válida pela Copa RN, entre ABC e Santa Cruz, e se realizará às 15h, equipe comandada por Exmar Tavares. Já o segundo jogo, com a equipe principal, comandada por Ferdinando Teixeira, será entre ABC e Bahia, às 17h.

O jogo contra o líder Bahia será decisivo para as pretensões do "mais querido" na continuação do Campeonato Brasileiro. O ABC terá que ganhar a partida, vez que só soma um ponto na tabela de classificação e é o sexto colocado.

Nessa última fase da série C, apenas quatro clubes se classificarão para a série B do brasileirão do próximo ano. Para o ABC que joga em casa, apenas a vitória interessa. Se empatar ou perder, ABC verá cada vez mais longe o sonho da série B.

A torcida deve fazer sua parte e superlotar o frasqueirão, logo mais.