sábado, 24 de abril de 2010

Prazo para transferir ou fazer novo título se encerra dia 05 de maio

O eleitor que pretende se inscrever para participar das eleições de outubro ou requerer transferência de domicílio de votação deve ficar atento. Dia 5 de maio é o último dia para a inscrição de novos eleitores.

A data também é o limite para o eleitor portador de necessidades especiais solicitar sua transferência para seção eleitoral especial, preparada para recebê-lo e facilitar a sua participação no pleito. Nessas seções, há rampas e condições especiais de acesso a deficientes físicos e visuais.

De acordo com os dados de março deste ano do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Brasil tem 133.249.485 eleitores. O maior colégio eleitoral é São Paulo, com mais de 29 milhões de eleitores, seguido por Minas, com 14 milhões, e pelo Rio de Janeiro, com 11 milhões.

O TSE não tem estatísticas parciais das transferências e entrada de novos eleitores, que só estarão disponíveis após 5 de maio. Os números novos são divulgados no último dia de cada mês.

Para tirar o novo título e participar das eleições, o eleitor precisa procurar o cartório eleitoral mais perto de sua casa e levar documentos pessoais como RG e CIC, além de comprovante de endereço.

A Carteira de Habilitação e o novo modelo de passaporte não são aceitos por não terem dados de filiação. Mais informações no site www.tse.gov.br.

Criança de apenas nove meses é violentada em Umarizal

Um homem de nome ainda não revelado e que se encontra foragido está sendo procurado pela polícia acusado de violentar uma criança de apenas nove meses.

O crime, que ocorreu na quinta-feira mas somente foi confirmado ontem por peritos do Instituto Técnico-científico de Polícia (ITEP) de Mossoró.

Segundo relato da mãe da vítima à polícia, ela lavava roupas na parte externa da casa em que mora quando ouviu o choro da menina. A mãe pediu que um outro filho fosse verificar o que a menina tinha. Ao chegar ao local em que o bebê estava, o irmão viu o sangue e comunicou à mãe.

A mãe levou a filha até o hospital e acionou a Polícia Militar. O bebê foi encaminhado ao Itep para fazer exame de corpo delito, onde foi constatada a violência sexual.

Uma pessoa de nome ainda não revelado está sendo apontada como o principal suspeito da ação. No entanto, a polícia reluta em divulgar seu nome para não atrapalhar as investigações.

Um inquérito policial foi instaurado pela 7ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Patu para apurar o fato. A polícia segue em diligências para localizar o suspeito.

Natal pode ficar de fora do Mundial de 2014, revela Ministro

O ministro dos Esportes, Orlando Silva (PCdoB), admitiu nesta sexta-feira (23) que o Governo Federal pode reduzir de 12 para oito o número de cidade sedes da Copa do Mundo de 2014. O critério de seleção será o cumprimento do cronograma de obras, que deve ser iniciado no dia 3 de maio deste ano.

“No caso de descumprir o prazo de início das obras, o Plano B para a Copa é a exclusão de cidades", confirmou o ministro em entrevista à Folha de São Paulo. Neste particular, Natal pode ficar de fora da Copa 2014, pois o até o momento o governo ainda enfrenta problemas como a falta de recursos e, segundo Orlando Silva, a Fifa exige apenas oito cidades sedes para o Mundial no Brasil.

Quando falou em exclusão de cidades, o ministro citou a execução dos projetos de reforma ou construção de estádios. Mas não apenas esses, também os projetos de mobilidade urbana estão “parados” em Natal.

Governo busca recursos

O governador Iberê Ferreira de Sousa encaminhou para Assembleia Legislativa, desde o dia 8 de abril, uma mensagem para que os deputados autorizem o governo a contrair um empréstimo no valor de R$ 77,6 milhões, que serão investidos em obras de mobilidade urbana, com vistas ao campeonato Mundial de Futebol.

No entanto, a matéria ainda não foi votada na Casa Legislativa. Nesta sexta-feira (23), em entrevista ao Nominuto.com, o deputado Fernando Mineiro (PT) anunciou que o Estado não iria perder o empréstimo, pois havia chegado a um consenso com o presidente da AL, Robinson Farias (PMN).

No entanto, as comissões técnicas não foram formadas e para o projeto ir para votação na próxima semana, como pretende Mineiro, precisaria que houvesse dispensa de tramitação pelos líderes partidários. Ferrenho opositor do Governo do RN, o líder do PMDB resiste em liberar a tramitação.

Essa disputa política pode atrasar a autorização de empréstimo, a liberação do dinheiro pela Caixa Econômica e, com isso, colocar a Copa do Mundo em Natal em risco.

O secretário estadual especial da Copa 2014, Fernando Fernandes, resolveu encaminhar parte da documentação para o banco nesta sexta-feira (23), cumprindo o prazo que a Caixa havia concedido ao governo. “Falta apenas a autorização da Assembleia”, disse o secretário.

Mossoró Cidade Junina começa em 10 de junho, confira a programação

A cidade de Mossoró recebe a partir de 10 de junho o Mossoró Cidade Junina. O evento reúne bandas nacionais de vários ritmos e principalmente de forró, para comemorar os santos do mês.

O palco principal é a Estação das Artes Eliseu Ventania, antiga estação ferroviária do município, que no mês de junho se transforma na Estação do Forró. A área abrange mais de 48 mil metros quadrados, onde são montados palcos, camarotes, arenas, barracas, o circo do forró, bares e restaurantes.

Em várias praças do Corredor Cultural da cidade acontecem atividades culturais, como festivais de quadrilhas juninas, encontros de sanfoneiros, shows de humor e muito mais. A cidade se reveste de alegria com a decoração especial que é desenvolvida nas principais ruas e avenidas, transformando Mossoró em um imenso arraial, uma verdadeira cidade junina.

Confira a agenda de shows do Mossoró Cidade Junina 2010:

10/06 - Quinta - Forró do Bom e Aviões do Forró
11/06 - Sexta - Forró dos Plays
12/06 - Sábado - Beto Barbosa e Forró do Muído
17/06 - Quinta - Cavaleiros do Forró e Garota Safada
18/06 - Sexta - Solteirões do Forró
19/06 - Sábado - Dorgival Dantas e Saia Rodada
23/06 - Quarta - Toca do Vale
24/06 - Quinta - Furacão do Forró
25/06 - Sexta - Ferro na Boneca
26/06 - Sábado - Parangolé

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Projeto de Fábio Faria para coibir violência nos estádios é discutido na Câmara

A Câmara analisa o Projeto de Lei 6986/10, do deputado federal Fábio Faria, que altera o Estatuto do Torcedor (Lei 10.671/03) para punir a torcida organizada que incita a violência ou causa tumulto.

A proposta pretende banir de qualquer evento esportivo e de suas proximidades, pelo prazo de três meses a um ano, torcedores que provocarem violência, invadirem local restrito aos competidores ou promoverem tumulto. A mesma sanção será aplicada à torcida organizada que, em raio de cinco mil metros do evento desportivo, incentivar a violência contra outros torcedores ou torcidas organizadas.

A pena será aplicada pelos juizados especiais criminais, por ação do Ministério Público, da polícia judiciária, ou de qualquer autoridade ou torcedor.

A proposta torna os torcedores identificados e os dirigentes da torcida organizada responsáveis civis e penais pelas ações do grupo.

"A imposição de limites e responsabilidades civis e penais aos dirigentes ou organizadores dessas torcidas é fundamental à realização de eventos esportivos, frequentados por famílias cujos direitos não podem ser rebaixados por conta das paixões dos torcedores mais exaltados", defende Fábio Faria.

Fátima diz que visita de Serra ao RN foi "brincadeira de mau gosto"

A deputada federal Fátima Bezerra (PT) classificou como “brincadeira de mau gosto” as declarações do pré-candidato do PSDB ao Planalto, José Serra, que durante visita ontem a Natal se proclamou como o “político que mais fez pelo Nordeste”.

Fátima disse que a afirmação de Serra era fruto do “delírio pré-eleitoral” e da “amnésia” do tucano sobre o “desastre de oito anos do governo do PSDB para o Rio Grande do Norte”.

“O ex-ministro de FHC tinha era que dar explicações sobre as obras paralisadas que [os tucanos] deixaram por aqui, como o viaduto de Parnamirim, a ponte de Jucurutu, a BR 405 e o Aeroporto de São Gonçalo do Amarante”, declarou a petista.

Durante sua rápida passagem pela capital potiguar, Serra tentou demonstrar afinidade com o Nordeste e, em todas as entrevistas, repetiu que, quando ocupou as pastas do Planejamento e da Saúde nas duas gestões de FHC, trouxe várias obras para a região e para o Rio Grande do Norte.

José Serra citou o Aeroporto de São Gonçalo do Amarante como exemplo de obra “essencial” para o Estado, mas lamentou o fato da construção estar “se arrastando”.

“É bom lembrar que Serra foi ministro do Planejamento e, durante sua gestão, não liberou nenhum tostão para as obras do aeroporto”, retrucou Fátima Bezerra.

Para a petista, Serra estaria tentando desviar a atenção da população norte-rio-grandense sobre as “realizações” do governo Lula no Estado.

“O governo Lula tem motivos para se orgulhar do que vem fazendo pelo RN. É só ver a recuperação das estradas federais, a duplicação da BR 101, a ampliação do Porto-Ilha, o terminal-pesqueiro, a recuperação e ampliação da UFRN, a criação da UFERSA, a expansão dos IFERNs (antigos CEFETs), que hoje estão espalhados em todas as regiões do Estado, o Bolsa Família, o PROUNI, o apoio à agricultura familiar, a geração de empregos, o aumento do salário mínimo, os investimentos em saneamento básico, a Refinaria Clara Camarão, ampliação do Porto de Natal, Programa Minha Casa Minha Vida”, comentou, enumerando programas e obras do governo federal.

De acordo com Fátima, a aprovação popular de quase 90% ao governo Lula, atestada pelas pesquisas de opinião, “não é por acaso”. “Só não vê quem vem ao RN fazer piada. Espero que, da próxima vez, o ex-ministro de FHC venha ao Estado falar sério. Talvez assim, seja levado a sério”, ironizou.

Após o TSE, novo presidente do STF toma posse hoje

O novo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cezar Peluso, toma posse nesta sexta-feira (23), em cerimônia às 16h com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Ele vai substituir o ministro Gilmar Mendes, que deixa o cargo após dois anos de mandato.

Cezar Peluso é de Bragança Paulista (SP), tem 67 anos e atualmente é vice-presidente do STF. Na mesma solenidade, assume o cargo de vice-presidente do Supremo o ministro Ayres Britto.

Escandalos na Igreja Católica: Vítima de abusos entra com ação contra o Papa

Um americano de Illinois que disse ter sofrido abusos nas mãos de um sacerdote de Wisconsin quando era criança entrou nesta quinta-feira com uma ação numa corte federal americana contra o Papa Bento XVI e outros religiosos. A acusação é de que Joseph Ratzinger, cardeal na época dos abusos, sabia das denúncias, mas não protegeu menores de idade de um homem que sabia ser um possível pederasta.

A ação pede a abertura dos arquivos confidenciais do Vaticano que contemplam denúncias de abusos por parte de clérigos, uma indenização financeira de valor não especificado e a realização de um julgamento com jurado.

O autor, que não foi identificado no processo, disse ter sofrido reiterados abusos por parte do padre Lawrence Murphy, quando estudava na escola para crianças surdas St. John, perto de Milwaukee. O impetrante disse ter sofrido abuso ao longo de vários anos. Contou ainda que, em alguns casos, Murphy pediu para fazer sexo dentro do confessionário.

A ação não especifica quando os abusos ocorreram, mas Murphy foi professor da escola entre 1950 e 1974. O padre faleceu em 1998. Murphy é acusado de ter abusado de cerca de 200 meninos da escola durante este período. Seu caso voltou à tona recentemente depois de serem revelados documentos do Vaticano segundo os quais Joseph Ratzinger, então cardeal responsável pela Congregação para a Doutrina da Fé, não aplicou medidas disciplinares contra o sacerdote.

Segundo a ação, Ratzinger sabia das acusações mas as manteve em segredo.

Vacinação H1N1 entre crianças supera meta no RN e Dia D de vacinação do idoso é adiada

Até ontem o Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde contabilizou mais de 496 mil pessoas vacinadas contra a gripe no Rio Grande do norte. As gestantes atingiram 48,97% de cobertura (27.462 doses). Os doentes crônicos alcançaram 106 mil doses aplicadas, e mais 288 mil jovens de 20 a 29 anos foram imunizados (47,59%).

A vacinação entre as crianças já ultrapassou a meta prevista (68.059 doses aplicadas, correspondendo a 91,61%), mas é importante que as crianças que ainda não foram vacinadas também procurem as unidades de saúde. Mais de 31 mil profissionais de saúde foram imunizados.

Na etapa que se encerra nesta semana, os postos de saúde estão vacinando crianças de seis meses a menores de 2 anos, doentes crônicos com menos de 60 anos, jovens de 20 a 29 anos e gestantes.

As gestantes têm ainda as demais etapas para serem vacinadas, mas é importante que se protejam o mais precoce possível, pois representa um grupo muito vulnerável para complicações pela influenza H1N1.

DIA 'D' - O Ministério da Saúde alterou a data da Campanha Nacional de Vacinação da gripe sazonal para as pessoas com mais de 60 anos, que começaria amanhã, 24, para o dia 8 de maio.

Dessa forma, o idoso vai receber a partir de segunda-feira, 26, a vacina para a influenza H1N1 e precisará retornar ao posto de saúde para receber a vacina da gripe comum. Aqueles que optarem por ir à unidade de saúde apenas a partir de 8 de maio - dia "D" da vacinação do idoso - receberão as duas vacinas de uma única vez.

A expectativa é de que o Rio Grande do Norte vacine mais de 304 mil idosos com mais de 60 para a gripe comum. Destes, 60.904 são portadores de doenças crônicas e devem receber a vacina contra a influenza H1N1.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Raimundo Fernandes revela que não vai se licenciar da Assembleia

Ao contrário do que foi cogitado quando o suplente Vivaldo Costa (PR) rompeu com o governo e resolveu apoiar a candidatura da senadora Rosalba Ciarlini (DEM), o deputado estadual Raimundo Fernandes (PMN) não vai se licenciar do cargo.

Depois de ter problemas de saúde, o deputado explicou que precisaria de uma indicação médica para se afastar por no mínimo 120 dias.

O parlamentar poderia se afastar do cargo, a qualquer tempo, porém ficaria sem remuneração. "Nenhuma equipe médica me disse que era necessário", explicou. Os médicos descobriram que um medicamento que tomava há quatro anos estava desacelerando seus batimentos cardíacos.

Apontado como um condicionante para o apoio de Vivaldo, a informações são de que, mesmo sem retornar à Assembleia Legislativa, o suplente mantém o apoio a Rosalba, tendo participado do lançamento da chapa, no final de 2009.

TSE terá novo presidente a partir de hoje

O novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Lewandowski, toma posse hoje (22) às 19h, em cerimônia com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele vai substituir o ministro Ayres Brito, que ocupa o cargo desde maio de 2008.

Lewandowski entrou no Supremo Tribunal Federal (STF) em março de 2006, como ministro substituto, mas tornou-se membro efetivo com a renúncia de Eros Grau em maio de 2009. Antes do STF, ele foi juiz do Tribunal de Alçada Criminal de São Paulo e desembargador do Tribunal de Justiça do estado (TJ/SP).

Também toma posse, como vice-presidente do TSE, a ministra Cármen Lúcia. Ela chegou ao STF em junho de 2006 e se tornou ministra substituta do TSE em abril de 2008. Cármen iniciou carreira jurídica como procuradora de Minas Gerais, tendo sido procuradora-geral do estado no governo Itamar Franco.

O presidente do STF, Gilmar Mendes, e o ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, participam da solenidade.

José Serra dribla imprensa e chega em Natal de madrugada

O pré-candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, antecipou a chegada a Natal, inicialmente prevista para as 11h. O tucano chegou às 3h30 e seguiu para um hotel na Via Costeira. A informação é do deputado federal Rogério Marinho (PSDB).

Pela manhã, o presidenciável vai dar entrevista a uma emissora de TV da capital. À tarde (13h), ele participa de um almoço promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL), no Olimpo Recepções, onde vai expor suas ideias para o desenvolvimento do setor empresarial. Em seguida, o pré-candidato concede entrevista coletiva à imprensa potiguar.

O último compromisso de José Serra em Natal é uma entrevista ao jornalista Diógenes Dantas para a TV Nominuto (Canal 27 da Cabo Telecom) e o portal Nominuto.com. A entrevista está marcada para as 15h.

Após cumprir agenda na capital do Rio Grande do Norte, José Serra embarca para Brasília, às 16h30, onde vai prestigiar a posse do novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Lewandowski.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Blog completa três anos com mais de 1 milhão de acessos

O blog do Jean Carlos está prestes a completar 3 anos de criação. Foi precisamente no dia 06 de maio de 2007 que, acanhadamente, lançamos essa ferramenta de comunicação.

No primeiro mês, registramos uma média de 200 acessos por dia.

Com o passar dos meses esse número foi aumentando e hoje recebemos uma média diária de 1.200 visitas o que nos coloca como uma das principais páginas virtuais do Oeste do Rio Grande do Norte.

Pois bem, chegaremos nas próximas horas a impressionante marca de 1 milhão de visitas (de acordo com o marcador que fica do lado esquerdo da página).

Esse número, aliado ao aniversário de três anos do blog, me enche de alegria e de orgulho. Fruto de um trabalho onde dedico horas do meu dia para atualização de notas e matérias.

É tempo de agradecer!

É hora de comemorar!

Agradecer a você, caro leitor, que me dá a honra da sua visita diariamente. Se não fosse a sua leitura, esse trabalho não teria sentido.

Comemorar essa data e essa marca é necessário. Para coroar três anos de blog e 1 milhão de acessos, vem aí...

VEM AÍ...

VEM AÍ...

VEM AÍ...

Ficou curioso?

No decorrer dos próximos dias eu conto a novidade. De ante mão posso assegurar: o maior beneficiado com a futura notícia será você e a nossa Pau dos Ferros.

Aguarde!!!

Ah, antecipadamente... 1 MILHÃO de vezes OBRIGADO
!!!

Profissionais de Rafael Fernandes e Água Nova cruzaram os braços por melhorias na Educação

Professores de Rafael Fernandes mobilizados em favor do Piso e do Plano de Carreira

Os servidores municipais da Educação de Rafael Fernandes e Água Nova decidiram aderir ao chamamento da Confetam (Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal) e Fetam/RN (Federação dos Trabalhadores em Administração Pública Municipal do Rio Grande do Norte) para uma mobilização nacional em favor da qualidade do ensino.

No Dia Nacional de Luta dos educadores Municipais, os trabalhadores paralisaram as atividades por 24 horas como forma de tentar pressionar a prefeitura de ambos os municípios para que acate as propostas encaminhadas pela categoria referentes ao Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) do magistério e adote o piso salarial nacional.

A presidente do Sindiserpran (Sindicato dos Servidores Públicos de Rafael Fernandes e Água Nova), Rosineide Nascimento, espera sensibilização dos gestores quanto a necessidade de implementar o piso e construir planos de carreiras que priorizem os profissionais do magistério.

A categoria questiona diversas cláusulas do plano, como a redução de 50% para 30% no salário dos professores que mudam de nível 1 para 2, além da ausência de eleições diretas para a diretoria das escolas e creches municipais.

Pela manhã, a mobilização ocorreu no auditório da Câmara Municipal de Rafael Fernandes. Ficou acertado que a categoria aguardará a contraproposta feita pelo prefeito Nicó Junior, para só então analisar que medidas tomar.

Já em Água Nova aconteceu uma assembléia com os professores na sede do Sindiserpran. A partir das 15h00 os professores saíram em caminhada pelas ruas da cidade com destino ao legislativo, onde foram recebidos pelos edis.

Em mensagem enviada ao legislativo, a prefeita Iliene Maria disse que não tem como atender as reivindicações dos servidores da Educação. O plano acabou não sendo votado devido a ausência de três dos nove vereadores.

Uma nova sessão foi marcada para a próxima terça-feira (27). Os professores resolveram realizar uma nova reunião no sábado (24), já com indicativo de greve.

terça-feira, 20 de abril de 2010

Miss Rio Grande do Norte visita Assembleia Legislativa

A miss RN, Joyce Oliver, visitou, na tarde desta terça-feira, 20, a Assembléia Legislativa. Ela foi recebida pelo presidente da Casa, deputado Robinson Faria, no gabinete da presidência. Também estavam presentes os deputados Gesane Marinho e Antônio Jácome.

A visita à sede do Legislativo partiu de um convite do deputado Antônio Jácome, que é amigo da família da jovem. Joyce Oliver aproveitou o encontrou para pedir apoio aos parlamentares,para participar do Miss Brasil, que acontece próximo mês. “Estou me sentindo muito segura para participar do concurso. Espero repetir o feito de Larissa Costa”, afirma.

A Miss Rio Grande do Norte 2010 é natalense e representou Serrinha dos Pintos, município da região Oeste, a cerca 367km de Natal. Aos 19 anos, a estudante de arquitetura recebeu a faixa e a coroa da Miss RN 2009 e atual Miss Brasil, Larissa Costa.

Para Joyce, conhecer como funciona o parlamento estadual foi uma experiência gratificante. “Só veio somar ao que já estamos buscando conhecer sobre o Estado para mostrar no dia do concurso”, declara.

O deputado Robinson Faria disse que o estado está bem representado. “O RN está muito bem representado, ela tem tudo pra ganhar. O estado vai conquistar mais esta vitória. Desejo boa sorte à Joyce”, afirmou o presidente da AL.

A estudante vai representar o RN no Miss Brasil 2010, que acontecerá no dia 8 de maio, em São Paulo.

Secretaria de Agricultura oferece cursos ao homem do campo


Visando melhorar a qualidade de vida do homem do campo, oportunizando a capacitação que proporcione a ele e a sua família, uma renda extra, ampliando os espaços de atuação destas pessoas no mercado, é que a Prefeitura de Pau dos Ferros promove uma série de cursos para os agricultores e suas famílias.

Estes cursos estão sendo realizados em parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pau dos Ferros.

A Secretaria de Agricultura de Pau dos Ferros realizou o curso de Pintura em tecidos, na Comunidade Várzea Nova, zona rural do município, sendo que este foi o primeiro a ser realizado neste ano de 2010. Vale salientar, que no ano de 2009, outros cursos foram realizados em outras comunidades rurais da cidade.

Nesta etapa 2010, a Pintura em Tecidos foi o foco principal, que foi ministrado pela instrutora Maria Edileuza Queiroz de Aquino, onde 15 mulheres foram capacitadas para a produção destes materiais.

Segundo o Secretário de Agricultura de Pau dos Ferros, Jodaci Rego, ao todo, o projeto beneficia 26 comunidade rurais do município de Pau dos Ferros.

Segundo o Secretário, promover melhorias ao homem do campo, oferecendo oportunidades de geração de renda para ele e sua família, sempre foi uma prioridade da Secretaria e da administração do Prefeito Leonardo Rego.

Na briga com Agripino, Wilma sai perdendo... Ela é parte em 138 processos

Um levantamento realizado pelo NOVO JORNAL, de Natal, junto aos sites do Superior Tribunal de Justiça, Tribunal Regional Federal da 5ª Região, Tribunal de Justiça do RN e Tribunal Superior Eleitoral revelou que a ex-governadora Wilma de Faria aparece em 138 processos, seja como autora ou acusada.

Somente no TSE, onde há 89 ações, dos quais dez já foram arquivados, Wilma é recorrente em 51 e recorrida em 38 processos. A ação mais antiga que ainda não foi julgada vai completar 17 anos em 26 de novembro de 1993.

A ex-governadora foi processada juntamente com o ex-prefeito Aldo Tinoco Filho por abuso de poder econômico e político “que teriam sido praticados durante o horário reservado a propaganda eleitoral das eleições de 3 de outubro de 1992”. A ação foi expedida para o TRE-RN em 2001, última data da movimentação.

Ex-governadora tem condenação judicial

Na ficha política da ex-governadora Wilma de Faria como chefe do executivo municipal e estadual consta uma condenação por improbidade administrativa.

A decisão do Superior Tribunal de Justiça, divulgada em 2 de fevereiro deste ano, se baseou no uso da Procuradoria do Município pela então prefeita Wilma de Faria, no ano 2000, para defendê-la num processo eleitoral.

Embora o relator do STJ, ministro Humberto Martins, tenha votado contra a condenação, todos os outros juízes acompanharam o voto-vista do ministro Mauro Campbell Marques, que afirmou que “não há como reconhecer a preponderância do interesse público quando um agente político se defende em uma ação de investigação judicial, cuja conseqüência visa atender interesse essencialmente seu, privado, qual seja a manutenção da elegibilidade do candidato”.

No final, conclui acatando a denúncia feita pelo Ministério Público na época. “Recurso especial parcialmente provido para reconhecer que a utilização da Procuradoria Municipal pela recorrida para fins de representação judicial na justiça eleitoral no período das eleições e perante o TRE-RN, na espécie, constitui ato de improbidade administrativa, com a determinação de retorno dos autos à origem para aplicar eventuais sanções cabíveis”, revela.

Ontem pela manhã, a ex-governadora requereu as três certidões negativas junto ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e Supremo Tribunal Federal (STF) para comprovar que tem a ficha limpa na Justiça, ou seja, que não foi condenada a nenhum processo.

Os documentos são aguardados com ansiedade por Wilma, mas terá que esperar cinco dias úteis pela resposta. Ela se envolveu numa polêmica semana passada ao provocar o senador José Agripino afirmando que teria “uma ficha mais limpa que a dele”.

No dia seguinte às declarações da ex-governadora, que deve concorrer a uma vaga no Senado Federal nas eleições de outubro, Agripino apresentou à imprensa as três certidões atestando que não foi condenado. Na ocasião, o parlamentar declarou que esperava atitude semelhante de outros colegas.

Procurada pela reportagem, a ex-governadora Wilma de Faria afirmou através de sua assessoria de comunicação que só vai voltar a falar sobre o assunto da ficha limpa quando chegarem as certidões pedidas junto aos tribunais.

“Ela só fala quando tiver as declarações em mãos. Mas há uma diferença. No executivo, a fiscalização é bem maior. Todos respondem a processo. Rosalba tem uns 40, Garibaldi responde a 60 e tantos”, comparou o assessor.

PR iniciará encontros regionais por Pau dos Ferros

O Partido da República (PR) vai realizar a partir do próximo final de semana os Encontros Regionais do partido, com o objetivo de traçar metas e diretrizes para as eleições deste ano. Os encontros serão realizados nos sábados e domingos até o dia 23 de maio.

A primeira edição será no próximo sábado (24), em Pau dos Ferros, com todos os filiados e lideranças políticas do Alto Oeste. No domingo (25), será a vez de reunir o Médio Oeste em Martins.

No dia 8 de maio o encontro será em Mossoró, reunindo os republicanos da cidade e adjacências, enquanto que no domingo (9) será a vez do PR reunir seus filiados do Seridó em encontro na cidade de Caicó.

Os encontros regionais terão seqüência no dia 15 de maio (sábado) reunindo os aliados do Vale do Assu e região Central na cidade de Assu. Já no domingo (16) será a vez do encontro na região do Mato Grande em Touros.

Os encontros serão encerrados no dia 22 de maio reunindo o Trairi e Potengi em Santa Cruz e no dia 23 no Agreste em Canguaretama.

Alto Oeste festejará São João com grandes atrações

Com a aproximação do mês de junho as prefeituras do interior do Rio Grande do Norte começam a divulgar as atrações que animarão a tradicionais festas juninas.

Na nossa região algumas já apresentaram a programação, outras ainda não.

Em São Miguel, por exemplo, o prefeito Galeno Torquato anunciou que fará São João com a presença da cantora Elba Ramalho, dentre outras bandas de forró.

Na nossa querida Pau dos Ferros, o prefeito Leonardo Rego ainda não anunciou a grade de atrações, porém já confirmou que haverá festejos juninos com uma importante atração Nacional.

Em outras cidades da região como: Portalegre, Riacho de Santana, Riacho de Cruz, dentre outras, também haverá festa de São João e São Pedro.

Governador visita AL para tratar de mensagens do Executivo

No fim da tarde de ontem, o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Robinson Faria, recebeu a visita do governador do RN, Iberê Ferreira de Souza. Também estavam presentes o secretário estadual de planejamento Nelson Tavares e vários deputados.

Iberê se reuniu com os parlamentares na presidência da Casa e disse que o objetivo da visita foi entregar pessoalmente a primeira mensagem que ele está encaminhando à Assembléia.

Durante a ocasião, ele apresentou projetos relacionados à aprovação da lei que premia policiais pela apreensão de armas de fogo e ao remanejamento do Orçamento Geral do Estado (OGE). Iberê pediu ainda agilidade na aprovação do financiamento de projetos de mobilidade para a Copa 2014.

“Vim pessoalmente pedir a colaboração da Assembléia. Todos esses projetos são de fundamental importância para o estado e independente de campanha o RN não pode parar”, afirmou.

Robinson Faria parabenizou o governador pela iniciativa e disse que a Assembléia aprova ou não os projetos independente de política, mas sim pensando no melhor para o RN.

“Gostaria de agradecer a iniciativa em nome de todos os deputados. A visita do governador à Assembléia é um gesto louvável, de respeito ao colegiado. Vamos discutir todos os pedidos do governo e o que for de interesse do estado será aprovado. A Assembléia é independente de vida partidária e uma prova disso foi que aprovamos recentemente, em regime de urgência, vários planos de cargos e salários em benefício dos servidores. A minha gestão é independente de qualquer interesse político”, declarou o presidente da AL.

O deputado Fernando Mineiro (PT) disse que esse era um momento histórico e de grande avanço para o RN. “Parabéns tanto ao presidente da Assembléia quanto ao governador. Temos que pensar no estado, independente de eleições”, concluiu.

Chuva chega com intensidade no fim de semana em todo o Estado

Fim de semana de muita chuva no do Rio Grande do Norte. Os pluviômetros da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (EMPARN) registraram chuva em 84 municípios potiguares, com precipitação em todas as regiões do Estado.

A região que apresentou o maior acúmulo de chuvas foi a Oeste potiguar. Em Governador Dix-sept Rosado o acúmulo foi de 98,7 milímetros e em Mossoró foi de 73,4mm.

No Litoral Leste choveu 93 milímetros em Natal; em Canguaretama, 86,5mm. No Agreste, os maiores índices foram em Nova Cruz e Japi, com 74mm e 68,4mm, respectivamente.

A região Central apresentou as menores precipitações do fim de semana. Os maiores acúmulos foram em Caicó, com 38,5 milímetros, e em Florânia, com 36,5mm.

A intensidade das chuvas em Assú obrigou a Prefeitura a acionar a equipe da Defesa Civil. A chuva de domingo, 18, que demorou mais de três horas, causou pequenos estragos nas áreas mais baixas da cidade.

Não foi registrado nenhum problema mais grave, porém a Defesa Civil vai passar a semana fazendo o mapeamento dos estragos nas vias públicas para levantar o prejuízo financeiro deixado pela correnteza.

A chuva também chegou forte em Carnaubais e outras cidades que ficam mais próximas do litoral potiguar.

Em Apodi, no Médio Oeste, também foi registrado temporal com muito vento no final de semana.

Na região serrana, além da chuva, os moradores tiveram de enfrentar a neblina que encobriu prédios e dificultou a visibilidade dos motoristas.

Na serra de Portalegre, a cerração fez a manhã ficar mais longa e o sol a demorar a aparecer.

Em Martins, o nevoeiro tirou a visão dos turistas, que aproveitaram a tarde para visitar os mirantes.

Embora ontem a chuva tenha dado uma trégua, a previsão ainda é de predominância de céu parcialmente nublado com ocorrência de pancadas de chuvas em todas as regiões do Rio Grande do Norte, em função das áreas de instabilidades provenientes da Zona de Convergência Intertropical associadas aos sistemas de brisa.

Autoridades se reúnem em Frutuoso Gomes para debater raiva

As autoridades de saúde do Governo do Estado estão reunidas no CSU, com as autoridades de Frutuoso Gomes e todos os municípios vizinhos para tratar sobre as mortes de animais causadas pelo vírus da raiva na região.

As providências estão sendo adotadas depois que o agricultor Sebastião Pereira Nunes, "Seu Tião", 49, foi vítima do vírus.

Depois da morte de "Seu Tião", que aconteceu semana passada, as autoridades da Secretaria de Agricultura do Governo do Estado estiveram em Frutuoso Gomes, visitando a região que o agricultor foi mordido pelo morcego hematófago e morreu dois meses depois em decorrência do vírus da raiva.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Polícia Rodoviária Federal faz perícia no local do acidente


Conforme adiantamos na noite de ontem, o acidente ocorrido entre a cidade de Pau dos Ferros e Rafael Fernandes deixou três pessoas mortas e uma gravemente ferida.

As informações concretas são da Polícia Rodoviária Federal que se encontra no local, ainda na manhã de hoje, realizando uma perícia para definir as causas da colisão.

Os dois carros colidiram frontalmente e as vítimas ficaram presas as ferragens, e morreram no local.

O acidente aconteceu por volta das 19h30, no km157,5 da BR405. O trecho fica localizado logo depois do bar e restaurante Reencontro dos Amigos.

Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal, os mortos são Alan Alves de Oliveira, Antônio Oséias Filho e Antonia Daniela Gomes de Sá (o casal vinha no Jeep – sem placa, sentido Pau dos Ferros).

A Polícia Rodoviária Federal informou que Alan era condutor do veículo Palio, de placa MNC-8490. No veículo também viajava Raimundo Advan da Silva. Este apresentou ferimentos graves e foi levado ao Hospital Regional de Pau dos Ferros.

Familia procura homem desaparecido entre São Miguel e Pau dos Ferros

A pedido de familiares, o blog de São Miguel divulgou notícia sobre o desaparecimento do senhor José Geraldo de Oliveira.

José Geraldo reside no município de São Miguel com a sua esposa (Angela-filha de Chico da Mata) e filhos e está desaparecido desde a última segunda-feira, 12 quando saiu de casa comentando que ia até a Caixa Econômica Federal da cidade de Pau dos Ferros.

A esposa do desaparecido já fez boletim de ocorrência na delegacia de São Miguel. Outro boletim foi aberto em uma DP de Natal pela filha do homem.

Na data em que saiu de casa José Geraldo, que é alcoólatra, vestia bermuda de cor azul, camisa branca, tênis com meia preta e boné.

A família esta angustiada com o desaparecimento e pede que se alguém tiver alguma informação sobre o paradeiro do mesmo, entre em contato com a delegacia de policia.

domingo, 18 de abril de 2010

Colisão frontal entre dois carros deixa três mortos na BR-405

Três pessoas morreram num grave acidente na noite de hoje, na BR-405, no trecho entre Pau dos Ferros e Rafael Fernandes. De acordo com as primeiras informações, o acidente ocorreu por volta das 19h30.

Os carros envolvidos no acidente, um Pálio e um Jipe de placas ainda não informadas foram os dois veículos envolvidos na colisão. Segundo as primeiras informações, morreram o condutor do Pálio e um casal que vinha no Jipe. Os nomes completos das vítimas ainda não foram revelados.

Segundo informações ainda extra-oficiais, o condutor do Pálio seria conhecido como Alan e o motorista do Jipe teria o nome de Antônio, esse último vinha acompanhado de uma mulher que também morreu no local. A PRF ainda não sabe o que motivou o acidente.

Os corpos continuam na pista aguardando a presença da equipe do Itep.

O blog volta com mais detalhes nas primeiras horas dessa segunda-feira.

Mulher é assassinada a facadas pelo ex-marido em Pau dos Ferros

Uma mulher identificada como Francisca Fernandes Sampaio de Lima, de 43 anos, conhecida como Francenilda, foi morta a facadas na noite de ontem, no bairro Manoel Deodato, em Pau dos Ferros. O acusado é o ex-marido dela, identificado até o momento apenas pelo nome de Euzébio.

De acordo com a polícia, o crime ocorreu por volta das 19h30. Euzebio teria desferido vários golpes de faca peixeira em Francisca, que morreu ainda no local, antes mesmo de ser socorrida. Logo em seguida, o acusado evadiu-se com destino ignorado.

A Polícia Militar foi acionada e fez várias diligências pela região na tentativa de localizar Euzébio, mas sem sucesso. O corpo de Francisca foi conduzido para o Istituto Técnico e Científico de Polícia em Mossoró e deve ser liberado para sepultamento que deve acontecer ainda hoje.

Multidão comemora aniversário de Robinson Faria


Os amigos do deputado Robinson Faria prepararam uma grande festa para celebrar o aniversário da maior liderança política do Agreste Potiguar.

O evento ocorreu ontem em uma fazenda no município de Santo Antônio do Salto da Onça, reunindo centenas de pessoas e grandes nomes da política do Rio Grande do Norte.

Foram abraçar Robinson, os senadores José Agripino Maia, Rosalba Ciarlini e Garibaldi Alves, além dos deputados federais Fábio Faria, acompanhado da apresentadora de TV, Sabrina Sato, Felipe Maia, Betinho Rosado e Rogério Marinho.

Grande parte da bancada de deputados estaduais do Rio Grande do Norte também esteve presente, se juntado aos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de várias regiões do Estado.

“Esse é um dia muito especial. Comemoro o meu aniversário junto a uma multidão de amigos do Agreste e outros amigos de todas as partes do Rio Grande do Norte. Estou surpreso e emocionado com essa festa tão bonita. A minha gratidão a todos que aqui vieram”, disse.