sábado, 30 de maio de 2009

Festa dos Destaques premia 33 cidadãos na noite de hoje


O colunista social Lisboa Batista receberá, na noite de hoje, a sociedade pauferrense para mais uma edição da sua tradicional Festa dos Destaques profissionais.

Serão 33 profissionais e/ou representantes de empresas que foram eleitas, através de pesquisa de opinião, como os destaques do ano de 2008.

Os troféus que serão entregues aos destaques de 2008 foram batizados como “Dr. José Torquato de Figueiredo” e os padrinhos, madrinhas, patronos e patronesses receberão comendas de reconhecimento pelo apoio à tradicional festa do colunista Lisboa Batista.

A festa acontece na AABB de Pau dos Ferros com a banda MP3 da cidade de Mossoró.


Blog foi escolhido o melhor de 2008

O blog do Jean Carlos estará representado na festa dos Destaques como o melhor, na categoria, em 2008.

Daqui parte a alegria e o agradecimento pelo reconhecimento da população que escolheu o nosso blog e referendou o nosso trabalho.

Viva!!!

CGU flagra vereador com Bolsa Família em Itaú

A fiscalização promovida por fiscais da Controladoria Geral da União (CGU), agentes da Polícia Federal (PF) e fiscais da Receita Federal na cidade de Itaú, encontrou até vereador da base governista recebendo valores do Programa Bolsa Família (R$ 82,00/mês), que deveria ser destinado a famílias consideradas abaixo da linha de pobreza, leia-se aí aquelas que recebem menos de R$ 70,00 por membro.

No cidade foram fiscalizados ainda a construção do matadouro público, passagens molhadas e o anel viário do município. Todas as questões serão esclarecidas em perícias técnicas feitas pelos auditores do CGU.

De acordo com o jornal de Fato, da cidade de Mossoró, sobre o programa Bolsa Família, os auditores constataram que a família do vereador Antônio Dias Pinheiro está na lista através da mulher Francisca Geiza de Morais Pinheiro e do filho.

Ainda segundo o jornal, outra situação que também será esclarecida pelos inspetores do CGU é sobre várias pessoas que constam na lista recebendo o benefício do Bolsa Família, mas que, estranhamente, não recebem os recursos.

Os inspetores comunicaram que o relatório final será publicado no site do órgão nos próximos três meses, apontando tudo que foi investigado no município de Itaú.

Com Natal incluída, colunista de o Globo antecipa cidades da Copa 2014

Natal está garantida como uma das cidades sedes da Copa 2014. Pelo menos é o que informa o colunista do jornal carioca o Globo, Ancelmo Góis, na tarde desta sexta.

De acordo com ele, as 12 cidades, que serão anunciadas somente no domingo de forma oficial pela Fifa já estão definidas.

"Natal levou a última vaga, derrubando Florianópolis, por razões políticas e logísticas", disse Góis, justificando a escolha da capital potiguar.

Além de Natal, segundo o colunista, as demais escolhidas são Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Brasília, Cuiabá, Manaus, Fortaleza, Salvador e Recife.

Ainda segundo Ancelmo, o Rio será o endereço da final, enquanto São Paulo e Belo Horizonte brigam para sediar a partida de abertura.

Na única dúvida que perdurava diante das especulações feitas até aqui, Manaus ganhou de Belém e Rio Branco o privilégio de ser a sede amazônica.

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Muro desaba e mata trabalhador em Tenente Ananias

Um homem cujo nome não foi informado pela polícia morreu enquanto trabalhava, na tarde de ontem, dentro de uma casa localizada na zona rural de Tenente Ananias.

Segundo a Polícia Militar, a vítima trabalhava em uma obra, junto a outros trabalhadores, quando parte da parede desabou e caiu sobre ela.

O homem chegou a ser socorrido e levado ao Hospital Regional "Cleodon Carlos de Andrade", em Pau dos Ferros e, depois, transferido para Mossoró, mas morreu a caminho.

De acordo com informações da PM, a vítima residia no Sítio Cajazeiras, mesma comunidade onde o acidente de trabalho aconteceu.

Mais de mil professores são leigos no RN

A rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte tem 1.120 professores exercendo a docência na educação básica sem nível superior.

Esse número representa 5,44% do total de 20.559 professores do quadro fixo da rede. A informação é da Secretaria Estadual de Educação.

Esses professores cursaram apenas o ensino fundamental ou o ensino médio.

O curso de licenciatura é a formação mínima exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação. O magistério, nível médio da modalidade, também é admitido.

O Censo 2007 aponta que no Brasil existem 119 mil professores de escolas públicas e particulares sem formação necessária para exercer a docência.

De acordo com o secretário estadual de Educação, Ruy Pereira, os professores que ainda não puderam se qualificar terão a oportunidade a partir do segundo semestre deste ano.

"Muitos não tinham se atentado para essa necessidade ou não quiseram se capacitar. Agora, todos terão o direito de fazer um curso porque serão oferecidos, em parceria com o governo federal, sem nenhum custo", afirmou.

TJRN realiza 1º Encontro sobre Execução Penal, hoje

Preocupado com o atual sistema carcerário do Rio Grande do Norte, buscando mecanismos para ressocializar o preso e combater à violência, o Poder Judiciário do Rio Grande do Norte realiza o 1º Encontro Potiguar sobre Execução Penal e Sistema Penitenciário a partir das 9h desta sexta-feira, 29, no auditório da Federação das Indústrias do RN (FIERN).

O encontro tem por objetivo apresentar um novo modelo de cumprimento de pena que apresenta diminuição da reincidência no crime, adotado em outros estados da federação.

O Programa Novos Rumos na Execução Penal foi instituído no Rio Grande do Norte para coordenar e fomentar as boas práticas da execução penal, implementando um modelo de gestão penitenciária chamado Associação de Proteção ao Condenado (APAC), criando organismos civis que visam a proteção e assistência aos apenados, buscando soluções a curto, médio e longo prazos.

Durante o evento, juízes e desembargadores de Minas Gerais, estado que adota o sistema, vão apresentar o modelo Apac para a comunidade jurídica e todas as autoridades que trabalham com o tema no Rio Grande do Norte.

Entre as prioridades do presidente do TJRN, des. Rafael Godeiro, está a implementação de ações na área de execuções penais.

Uma dessas ações é o convênio que já foi firmado com a Fiern para oferecer cursos aos apenados que cumprem penas alternativas, além do início do Programa Novos Rumos na Execução Penal que agora será apresentado oficialmente para toda a comunidade jurídica do Estado.

Desembargadores e juízes de Minas Gerais foram convidados para apresentar o modelo APAC. A palestra de abertura com o tema "APAC- A participação da sociedade na execução penal" será proferida pela desembargadora Jane Ribeiro Silva às 9h30, e, em seguida, o desembargador Hebert José Almeida Carneiro fala sobre o tema "Poder Judiciário e APAC".

A partir das 14h, a juíza Lúcia Regina Landgraf trabalha o tema "Considerações Gerais sobre o método APAC" e às 15h30, o juiz Luiz Carlos Rezende e Santos trata sobre "A implementação física e jurídica do método APAC - A Construção do modelo de Lagoa da Prata".

Chuvas deverão aumentar no litoral e diminuir nas cidades do interior

O meteorologista da Empresa de Pesquisa e Agropecuária do RN (EMPARN), Gilmar Bistrot, disse ontem, 28, que as chuvas que atingem o Estado nas últimas semanas vão aumentar na faixa litorânea (setor leste) durante os meses de junho e julho. No interior, ao contrário, a tendência é diminuir as precipitações.

"O que ocorreu durante os últimos meses no interior vai acontecer no litoral a partir de junho", afirmou Bistrot.

De acordo com o especialista, 2009 é o ano mais chuvoso da década no Rio Grande do Norte.Na última década, os anos em que houve o registro de mais chuva no RN foram os de 2004 (cerca de 900 milímetros) e 2008 (cerca de 1.100 milímetros).

De janeiro a maio deste ano choveu 1.400mm, o que significa que, em menos de um semestre, este ano já superou os outros.

A maioria dos estudos dos modelos oceânicos e atmosféricos indica tendência de chuva normal à acima da média para a região do litoral do Nordeste brasileiro, durante junho a agosto: 40% acima da média, 35% ocorrência normal e 25% abaixo da média.

"Não é comum acontecer tanta chuva em anos seguidos, isso só ocorre muito raramente; e é preciso que vários fatores favoreçam", explicou Gilmar.

É preciso que as águas do Oceano Pacífico estejam frias e que as dos Oceanos Atlântico Norte e Atlântico Sul estejam quentes. Dessa forma, o encontro dos ventos alísios (ventos dos trópicos em direção ao Equador) do Sudeste e do Nordeste provoca o aumento da umidade, causando chuvas.

O meteorologista afirmou que ainda que fossem construídas mais barragens o Estado teria inundações neste ano, pois choveu bastante e ainda choverá muito. Com o aumento de chuvas no litoral, a situação tende a piorar devido ao lençol freático urbano que dificulta a absorção da água pelo solo.

"Apesar de a previsão ser feita de médio a curto prazo, a gente não vê uma parada de chuva, já que as condições que propiciam essa situação continuam constantes", destacou Bistrot.

As informações fornecidas por Gilmar Bistrot foram discutidas no "6º Fórum de Análise e Previsão Climática", realizado em Sergipe, em maio deste ano.

Paróquia de Santo Antônio divulga programa da festa em Marcelino Vieira

Com o tema "Santo Antônio, nosso compromisso é evangelizar com justiça e paz", a paróquia deste município dará início no próximo dia 3 de junho, a festa do padroeiro Santo Antônio, festa essa que terá seu término no dia 13.

A cerimônia litúrgica da abertura da festa 2009 acontecerá às 18h, no ginásio "O Carneirão". Em seguida, na Igreja Matriz, será realizada uma missa solene com o hasteamento das bandeiras da Diocese, da Paróquia e do município.

O novenário, que vai acontecer entre os dias 04 e 12 de junho, sempre às 19, na Matriz de Santo Antônio, receberá um reforço religioso no decorrer de cada dia.Todos os dias do período festivo, às 10h, haverá missa. Antes, às 5h30, será celebrado o Ofício Divino. Em seguida, às 8h, confissões individuais. A recitação do Terço acontecerá meia hora antes da novena, às 18h30.

A programação do dia 13, dia do padroeiro, começará às 5h30 com a Alvorada Festiva. Às 8h, será realizada uma missa para os filhos ausentes, para os presentes e para os devotos de Santo Antônio. A referida missa contará com a participação especial do Bispo Diocesano Dom Mariano Manzana.

O encerramento, as mensagens finais e o descerramento das bandeiras, ocorrerão logo após a procissão de Santo Antônio, evento este que acontecerá a partir das 16h do dia 13 e percorrerá as principais ruas de Marcelino Vieira.

O programa oficial da festa de Santo Antônio 2009 trás uma vasta lista de informações religiosas, notícias estas que os devotos do santo podem ter acessos a dados importantes.

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Inscrição para insenção de vestibular da UFRN termina domingo

As inscrições para os alunos interessados em obter a insenção da taxa de inscrição do vestbiular da UFRN encerram-se neste domingo (31) no site da Comissão Permanente de Vestibular (Comperve).

Podem se inscrever alunos que cursaram o último ano do ensino fundamental e os dois primeiros do ensino médio, ou curso equivalente, em escolas públicas ou filantrópicas.

O interessado tem que enviar até a data o comprovante de conclusão do ensino fundamental, o histórico escolar dos dois anos do ensino médio, a declaração que está concluindo, documento de identificação. A divulgação dos isentos sairá em julho.

Robinson convoca empresas para aderir ao "Cidadão sem fome"


Na sessão ordinária da última terça-feira, 26, o deputado Robinson Faria subiu à tribuna para fazer um pronunciamento sobre seu projeto Cidadão sem Fome, cujo decreto foi assinado pela governadora Wilma de Faria no último dia 15 deste.

Num discurso aparteado por 100% dos parlamentares presentes, o presidente da Assembléia convocou os empresários que atuam dentro do conceito de responsabilidade social a se engajarem ao programa.

Robinson mais uma vez agradeceu aos colegas pela aprovação, à unanimidade, do seu projeto de lei. E também à governadora Wilma de Faria e sua equipe – especialmente aos secretários Fabian Saraiva, de Ação Social, Vagner Araújo, chefe do Gabinete Civil e João Batista Soares, de Tributação, pelo empenho na regulamentação.

“Uma lei é mais forte do que os programas de governo, porque tem um caráter permanente”, frisou.

O deputado disse que a aprovação e posterior regulamentação do seu projeto era um momento de vitória e congratulação em sua vida pública, pois muitos legisladores apresentam leis que se perdem nos labirintos da burocracia.

Robinson fez um forte apelo para que os empresários se dirijam à Secretaria de Tributação a fim de disponibilizar seus estabelecimentos para receber o programa e que assim seja criada uma grande corrente de solidariedade.

“Vivemos no Nordeste brasileiro onde 77% da população vive abaixo da linha de pobreza. Vamos ter que criar mecanismos para que irmãos nossos não morram no flagelo da fome, nem dependam da boa vontade de um prefeito, vereador, ou alguém que lhe estenda a mão”, afirmou.

O deputado disse que não irá acompanhar todo o processo de implantação e que não irá sossegar enquanto o projeto não estiver plenamente concretizado: “Só vou me sentir satisfeito quando vir a primeira família recebendo o seu benefício”, concluiu.

Alberone cumpre agenda administrativa em Brasília

O prefeito do município do Encanto, Alberone Néri (DEM), está em Brasília desde a última segunda-feira cumprindo extensa agenda administrativa com representantes governamentais e com a Bancada Federal do Rio Grande do Norte no Senado e na Câmara Federal.

Entre os compromissos do prefeito Alberone está uma audiência com o deputado federal Felipe Maia (DEM), com quem vai tratar da liberação de recursos para a ampliação da Praça da Matriz e construção de uma Quadra de Esportes no sítio Nadador.

O prefeito levou também em sua bagagem o Projeto de Engenharia e Arquitetura do Santuário de São João Batista, que também receberá recursos do Orçamento Geral da União.

Alberone vai se reunir também com os três senadores da República, José Agripino, Garibaldi Filho e Rosalba Ciarlini, para tratar da alocação de recursos para a compra de uma Patrulha Mecanizada com todos os implementos agrícolas que será utilizada para reforçar o trabalho desenvolvido pelas Secretarias de Agricultura e Obras do Município.

Esta já é a terceira viagem do prefeito Alberone Néri a Brasília, desde quando assumiu a Prefeitura em janeiro. O retorno ao Encanto está previsto para este fim de semana.

Enchentes no Rio Grande do Norte deixaram 30 municípios em estado de emergência

O governador em exercício, Iberê Ferreira de Souza, vai ao município de Upanema, região Oeste do Estado, na manhã de hoje para uma visita aos desabrigados pelas enchentes.

Acompanham o governador na visita, o coronel Christian Bezerril, comandante do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte, e a prefeita do município, Maria Stella Freire da Costa.

Iberê solicitou ao comandante do Corpo de Bombeiros que enviasse uma equipe ao município para auxílio às vítimas. "Estamos concentrando todos os nossos esforços para minimizar o drama das pessoas que sofreram algum dano por causa das enchentes.

Desde segunda-feira, 25, o Governo do Estado começou a distribuição de cinco mil cestas básicas para as famílias desabrigadas", disse o governador em exercício.

As enchentes no Rio Grande do Norte deixaram 30 municípios em estado de emergência,
segundo informa o Gabinete de Emergência, coordenado por Iberê Ferreira de Souza.

Sethas coordena distribuição de cestas básicas

A distribuição das cestas está sendo coordenada pela Secretaria Estadual do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (SETHAS) nos municípios de Assu, Pendências, Ipanguaçu, Alto do Rodrigues, Carnaubais, Mossoró, Afonso Bezerra e Porto do Mangue.

A ação foi determinada pela governadora Wilma de Faria, diante da sua preocupação com as famílias que ainda não conseguiram retornar para suas residências e que perderam seus utensílios e até mesmo o emprego.

Desde o último dia 2, uma equipe de profissionais de serviço social do Governo do Estado permanece atuando junto às famílias desabrigadas e desalojadas no Vale do Açu, promovendo orientação para as famílias vítimas das inundações provocadas pelas chuvas.

Desde o início do atendimento do Governo do Estado na região, além das cestas básicas, foram distribuídos colchões e lençóis para a população desabrigada e ilhada.

De acordo com o Gabinete de Emergência, as ações governamentais estão contemplando todos os municípios atingidos, não só no Vale do Açu, mas em outras regiões do Rio Grande do Norte.

Bilhetes de MG e SP e levam prêmio milionário da Mega-Sena

Duas apostas acertaram as seis dezenas sorteadas nesta quarta-feira no concurso de número 1077 da Mega-Sena e levam, cada uma, R$ 14.486.088,42.

Os bilhetes são de São Paulo (SP) e Belo Horizonte (MG).

Os números sorteados nesta quarta em São Simão (SP) foram: 05 - 06 - 09 - 11 - 18 - 37.

Outras 300 apostas acertaram a quina e receberão um prêmio de R$ 8.129,73 cada uma. A quadra pagou R$ 181,28 para cada um dos 19.219 bilhetes ganhadores.

Vigilância da Saúde vai aprimorar a busca por casos de hanseníase no RN

A Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde Pública (SESAP), por meio do Programa de Controle da Hanseníase, estabeleceu como meta aprimorar a busca por casos novos de hanseníase no Rio Grande do Norte.

A ação foi definida em oficina de planejamento estratégico, realizada nesta semana, na Sesap.

Para o alcance da meta, serão realizadas, no período de junho a agosto deste ano, capacitações junto às equipes do Programa de Saúde da Família (PSF) e aos agentes comunitários de saúde, para o diagnóstico precoce de casos da doença.

Segundo a coordenadora do Programa de Controle da Hanseníase da Sesap, Handrezza Siqueira, "o diagnóstico na fase inicial do agravo é fundamental para seu tratamento e cura, bem como para a prevenção de sequelas".

Conforme a coordenadora, a maior dificuldade para se detectar a hanseníase consiste no preconceito que a envolve.

Para contornar esse problema, as equipes do PSF e agentes serão capacitados para realizar um trabalho de orientação junto à população, incentivando-a a procurar ajuda profissional caso encontre qualquer sintoma da doença.

A oficina de planejamento também contou com a participação de representantes do Ministério da Saúde, do Conselho Estadual de Saúde, das Unidades Regionais de Saúde Pública, da Unicat e da ONG LRA.

Lula sanciona lei que obriga poder público a divulgar gastos na internet

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta quarta-feira a lei complementar que obriga a União, os Estados e os municípios a divulgarem na internet, em tempo real, todos os dados referentes ao orçamento, como despesas, receitas e transferências.

A medida envolve Executivo, Legislativo, Judiciário, além de Câmara de Vereadores, prefeituras e assembleias.

A proposta determina ainda que partidos políticos, sindicatos, associações e pessoas físicas terão o direito de denunciar aos tribunais de contas a não-disponibilização dos dados do orçamento.

Além de exigir a divulgação em tempo real da execução orçamentária, a lei estabelece que o poder público realize audiências públicas de consulta à população para elaboração de todas as leis referentes ao sistema orçamentário, como o PPA (Plano Plurianual) e a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias).

A lei também estabelece prazos para adequação à nova lei. A União, os Estados e os municípios com mais de 100 mil habitantes têm um ano para se enquadrar.

As cidades com população de 50 mil a 100 mil terão dois anos. E aquelas com menos de 50 mil habitantes, quatro anos.

O descumprimento da nova lei implicará a proibição de que o ente federativo faça novas operações de crédito.

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Juiz potiguar é punido pelo CNJ por autorizar grampos em excesso

Em decisão de caráter inédito, o juiz da 12ª Vara Criminal de Natal, Carlos Adel Teixeira de Souza, foi punido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) por autorizar grampos em excesso, que resultaram na quebra de sigilo de 1.864 linhas telefônicas entre 2003 e 2007.

O CNJ determinou hoje (26) a remoção de Souza para uma vara cível no estado do Rio Grande do Norte.

“Não foram adequadamente resguardados os comandos definidores dos deveres da magistratura e, sobretudo, o interesse público”, ressaltou o relator do processo, juiz federal Mairan Maia, ao acolher parcialmente o pedido do Ministério Público, que requereu a aposentadoria compulsória do magistrado.

A pena mais branda foi determinada por Maia porque, segundo ele, o juiz potiguar não agiu com dolo.“A pena de remoção compulsória cumprirá melhor o mister de alertar o magistrado para a gravidade de sua atuação, prevenindo novas práticas viciadas. Por outro lado, a penalidade de aposentadoria compulsória, sugerida pelo requerente [Ministério Público], ostenta caráter de excessivo rigor à vista da informação trazida aos autos acerca do histórico funcional do juiz Carlos Adel Teixeira de Souza, sem registros de anterior punição disciplinar ou outros fatos desabonadores de seu desempenho como magistrado”, argumentou Maia.

Segundo o MP, houve casos em que não havia investigação formal contra os interceptados a partir de decisões do magistrado punido. Parte significativa dos grampos teve como alvos telefones de presos ou pessoas ligadas a eles.

Exame da OAB aprova apenas 19,5% dos inscritos no RN

Com um índice de aprovação de 19,5%, a primeira fase do Exame de Ordem aprovou 158 bacharéis em Direito dos 810 inscritos no Rio Grande do Norte.

O prazo para interposição de recurso vai até 29 de maio, devendo ser feito através do site http://www.oab-rn.org.br/ ou http://www.oab.org.br/ e protocolado na Seccional Potiguar ou nas Subseccionais de Mossoró ou Caicó até 01 de junho, às 16h.

A relação dos examinandos aprovados na prova objetiva do Exame de Ordem 2009.1 após a interposição de recurso, bem como a convocação para a prova prático-profissional de todos os aprovados na prova objetiva serão divulgadas na internet, nos endereços eletrônicos http://www.oab-rn.org.br/ na provável data de 17 de junho de 2009.

A segunda fase do exame, prova prático-profissional, será realizada em 28 de junho.

Servidor público é investigado pela polícia em Pau dos Ferros

O Servidor público José Antônio Nunes de Souza, residente nesta cidade, está sendo acusado de se apoderar dos documentos da Organização Não-Governamental (ONG) Centro de Estudos e Pesquisas de Educação Ambiental - Marília (CEPEAMN) - entidade voltada a combater a destruição da natureza e preservar o meio ambiente -, para obter benefícios próprios perante os órgãos públicos.

Denúncia a este respeito foi feita na Delegacia de Polícia Civil (DPC) local por Suzana Marília Leal, professora aposentada da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e ex-funcionária do Departamento Nacional de Obras Contras as Secas (DNOCS).

Ela é presidente na entidade, e atualmente passa por um grave problema de saúde.

Um Boletim de Ocorrências (BO) foi instaurado e amanhã o bacharel Inácio Rodrigues de Lima Neto, delegado de Polícia Civil deverá ouvir a parte denunciada.

Em contato com a equipe de reportagem do jornal Gazeta do Oeste ele disse que está averiguando as denúincias e caso consiga encontrar indícios que se configurem em crime, uma ação penal será imputada.

A pessoa de José Antônio Nunes de Souza está sendo acusado de "se apropriar indevidamente de documentação de extrema importância para a entidade e por passar a se identificar como seu presidente, usurpando o cargo da mesma, com finalidades de tirar proveito próprio através de doações em nome da instituição".

A professora Suzana Marília apresentou a cópia de um ofício que recebeu na sede do Cepeam remetida pelo presidente da Junta Comercial do Estado do Rio Grande do Norte (JUCERN), Ronaldo Rezende, endereçada a José Antônio, se referindo a este como presidente da ONG, onde solicitava a doação de computadores, mas o pedido foi negado por que a legislação vigente não permite.

Denunciado se aproximou da entidade mostrando interesse em colaborar

A aposentada Suzana Maria que se restabelece de um grave problema de saúde diz que não tinha conhecimento dessa solicitação, uma vez que José Antônio se aproximou da entidade mostrando interesse em colaborar com o trabalho ali desenvolvido e sob este pretexto acabou levando diversos documentos importantes.

"Solicitei a devolução da documentação, não devolveram e nem deram satisfação, me causando uma situação vexatória", declara ela que se diz vítima de possível golpe, praticado por uma conjuntura desestabilizadora criada por quem dizia respeitá-la.

A professora conta que, dias depois de ter cobrado a papelada, José Antônio reapareceu pedindo o ressarcimento de R$ 700,00 que supostamente haveria gasto em nome do Cepeam, o que ela considerou uma extorsão.

Com sérios problemas de saúde, decorrentes de um traumatismo craniano provocado por um acidente de trabalho, a ex-funcionária do Dnocs ainda luta contra um câncer de mama.O bacharel Inácio Rodrigues de Lima Neto, que também é titular da Quarta Delegacia Regional de Polícia Civil (4ª DRPC), com sede neste município, tem um mês para dar cumprimento às investigações e encerrar o inquérito policial.

Fonte: Gazeta do Oeste

Governo do Estado lança Censo Escolar 2009

O governador em exercício Iberê Ferreira de Souza lançou nesta terça-feira, 26, no Praia Mar Hotel, o Censo Escolar de Educação Básica/2009, que será realizado até 31 de agosto com o objetivo de diagnosticar a realidade do sistema educacional do Rio Grande do Norte.

O censo consiste numa pesquisa que levanta informações junto às unidades escolares da rede pública e privada.

O evento foi destinado aos secretários municipais de Educação, técnico da secretaria e equipes das Diretorias Regionais de Educação (DIREDs).

"A ferramenta mais importante para uma boa gestão é a informação", disse Iberê Ferreira de Souza, na abertura da solenidade.

Segundo ele, a política de educação do Estado precisa ser construída em cima da realidade que será levantada a partir deste censo.

"Não existe desenvolvimento nem progresso sem educação", frisa o governador em exercício, salientando, porém, que a qualidade da educação também depende do empenho dos técnicos, diretores e professores da rede pública.

O secretário estadual de Educação, Rui Pereira, ressaltou a importância do censo escolar para o planejamento de políticas públicas.

"Com este trabalho poderemos fazer um diagnóstico profundo da nossa realidade", explicou.

O censo vai atualizar os dados de 4.198 estabelecimentos de ensino do Rio Grande do Norte, das redes públicas e privadas, como também do cadastro de 958.860 matrículas e 48.499 funções docentes.

Os questionários do censo devem ser preenchidos via on line no site www.educacenso.inep.gov.br.

Sesap realiza II Fórum de Mortalidade Materna em Portalegre

A Secretaria de Estado da Saúde Pública através do Comitê Estadual de Mortalidade Materna e Neonatal e dos Comitês Regionais da II Unidade Regional de Saúde Pública (II URSAP) com sede em Mossoró, VI Unidade Regional de Saúde Pública (VI URSAP) com sede em Pau dos Ferros em parceria com o Programa Saúde da Mulher e Ministério Público promove o II Fórum de Mortalidade Materna e Neonatal a ser realizado no dia 28 de maio de 2009 das 8h às 16 horas, no Hotel Portal da Serra em Portalegre - RN.

O evento tem como objetivo conscientizar, mobilizar, motivar e sensibilizar gestores, profissionais de saúde e a sociedade civil organizada para assumir o compromisso de reduzir a crueldade da morte de mulheres durante a gravidez, parto e/ou puerpério e do neonato.

O Fórum tem como público-alvo: prefeitos, primeiras-damas, secretários municipais de saúde, profissionais de saúde e a sociedade civil.

TCE condena ex-prefeitos de Pau dos Ferros, Pedra Preta, São Pedro e São Bento do Trairí

Os ex-prefeitos de Pau dos Ferros, Pedra Preta, São Pedro e São Bento do Trairí terão que devolver cerca de R$ 30 mil aos cofres dos municípios dos quais foram gestores.

As contas foram julgadas na manhã de ontem pelo Tribunal de Contas do Estado.

Os conselheiros decidiram pela devolução de R$ 15.890 mil por parte do ex-prefeito de Pau dos Ferros, Francisco Nilton Pascoal de Figueiredo, graças à ausência de cópia de contratos da prestação de serviço de transporte de pessoas carentes.

O ex-prefeito de Pedra Preta, José Mendes da Silva, terá que restituir R$ 8.720 mil, decorrente da aquisição de gêneros alimentícios sem identificação dos beneficiados.

Já Francisco Ribeiro das Chagas, ex-chefe do executivo de São Pedro, vai reaver ao erário o valor de R$ 3.988 mil, referente a despesas sem destinção específica.

Por fim, em São Bento do Trairí, Expedito de Oliveira dantas vai devolver R$ 2.446 mil, por cencessão indevida de diárias.

INSS convoca aposentados para regularizar cadastro

Cento e cinquenta e três aposentados e pensionistas estão sendo convocados hoje (27) pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), por meio de editais publicados em jornais de grande circulação nos estados.

Eles devem regularizar o cadastro em 30 dias ou terão o pagamento suspenso.

Fazem parte da relação de convocados beneficiários que fizeram o Censo Previdenciário por meio de procurador ou representante legal.

Eles deveriam receber a visita de um servidor do INSS para fazer a prova de vida e conferir as informações prestadas, mas não foram encontrados no endereço indicado.

Os aposentados devem comparecer em um mês à agência da Previdência Social que mantém o seu benefício levando o CPF, um documento de identidade com foto e o endereço atualizado do titular.

Julgamento é suspenso com placar de 3 a 0 pró-cassação de prefeito potiguar

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE/RN) iniciou na tarde de ontem, julgamento do recurso eleitoral 9080 que trata sobre a reformulação da decisão do primeiro grau, que indeferiu o pedido de cassação do prefeito Jaime Batista dos Santos [DEM] e do vice-prefeito Clemenceau Alves [PMDB], do município de Angicos.

Inicialmente, o relator do processo, juiz Fernando Pimenta, votou pela cassação de Jaime Batista e Clemenceau e que o segundo colocado na eleição de 2008, o médico Ronaldo de Oliveira Teixeira [PSB], assuma o cargo de prefeito e o advogado Deusdete Gomes [PTB] o de vice-prefeito.

O segundo a votar foi o juiz Fábio Hollanda, que pediu vista do processo, prometendo para a próxima sessão, quinta-feira, 28, trazer o seu voto, se favorável à cassação ou não.De acordo com assessoria de imprensa do TRE/RN, não é certo que o julgamento seja retomando na quinta-feira.

"O juiz (Fábio Holanda) prometeu trazer o seu voto o mais rápido possível, mas não garantiu que será na quinta-feira", informou a assessoria.

Na seqüência, o desembargador Cláudio Santos acompanhou o voto do relator. Ou seja, foi favorável à cassação de Jaime Batista e ClemenceauNa mesma linha de raciocínio, seguiu a juíza Lena Rocha, que acompanhou o voto do relator.

O juiz federal Magnos Delgado, o juiz Roberto Guedes, e o presidente do TRE, desembargador Expedito Ferreira, informaram que vão aguardar o voto do pedido de vista.

Dos sete representantes do TRE, três já foram favoráveis à cassação de Jaime Batista e ClemenceauCaso o recurso entre na pauta da próxima sessão, basta mais um voto para que os dois sejam cassados.

Para que eles continuem no cargo, será necessário que os quatro votos que restam sejam pela não-reformulação da decisão de primeiro grau, ou seja, mantendo a decisão do juiz Cleudson Vale.

De acordo com a assessoria do TRE, o juiz considerou a ação movida pela coligação "Força do Povo" improcedente por falta de provas contundentes.

terça-feira, 26 de maio de 2009

Sai o resultado do concurso da Polícia Civil do RN

O Centro de Seleção e Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UNB) divulgou resultado final das provas objetivas e o provisório da prova discursiva nesta terça-feira (26).

Os aprovados preencherão vagas de agente, escrivão e delegado da Polícia Civil do Rio Grande do Norte.

Clique aqui e confira lista completa

A convocação para a prova de capacidade física (agente e delegado) e para a prova prática de operação de microcomputador (escrivão) ocorrerá no dia 23 de junho. Essa convocação acontecerá através do Diário Oficial do Estado (DOE).

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Estado distribui cinco mil cestas básicas no Vale do Açu

O Governo do Estado vai doar alimentos à população atingida com as cheias na região do Vale do Açu.

Nesta terça-feira (26), a Secretaria Estadual do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), realiza a entrega de mais cinco mil cestas básicas nos municípios de Assú, Pendências, Ipanguaçu, Alto do Rodrigues, Carnaubais, Mossoró, Afonso Bezerra e Porto do Mangue.

A ação foi determinada pela governadora Wilma de Faria, diante da sua preocupação com as famílias que ainda não conseguiram retornar para suas residências e que perderam seus utensílios e até mesmo o emprego.

A distribuição será coordenada pela subsecretária de Assistência Social, Maria José de Medeiros (Zezinha).

Desde o último dia 2, uma equipe de profissionais de serviço social do Governo do Estado permanece atuando junto às famílias desabrigadas e desalojadas no Vale do Açu, promovendo orientação para as famílias vítimas das inundações provocadas pelas chuvas.

Desde o início do atendimento do Governo do Estado na região, além das cestas básicas, foram distribuídos colchões e lençóis para a população desabrigada e ilhada.

De acordo com Maria José de Medeiros, as ações governamentais estão contemplando todos os municípios atingidos, não só no Vale do Açu, mas em outras regiões do Rio Grande do Norte.

Abastecer com álcool ou gasolina é indiferente no RN

O álcool combustível (etanol) segue competitivo no tanque dos carros flex fuel em 17 estados brasileiros, de acordo com dados da Agência Nacional de Petróleo (ANP), compilados pela Agência Estado, referentes à semana terminada na última sexta-feira (dia 22).

No Rio Grande do Norte, é indiferente utilizar etanol ou gasolina no tanque. Além disso, o álcool combustível sofreu aumento de 0,94% nos postos do estado.

A vantagem é calculada considerando que a potência energética do motor a álcool é de 70% dos motores à gasolina. Este combustível derivado do petróleo segue vantajoso em sete Estados brasileiros, enquanto em três unidades da federação é indiferente o uso do combustível à base de cana-de-açúcar ou da gasolina pelo consumidor.

Segundo o levantamento, considerando-se que o preço do álcool combustível é competitivo ante o da gasolina se representa até 70% do valor, os Estados onde a vantagem do etanol é mais significativa são: São Paulo (preço do etanol é 52,35% do preço da gasolina), Mato Grosso (53,8%), Paraná (54,45%), Espírito Santo (58,32%), Bahia (59,59%), Pernambuco (61,42%) e Mato Grosso do Sul (62,99%). Os sete Estados mais competitivos respondem por 70% do consumo de álcool do País.

domingo, 24 de maio de 2009

Dupla sertaneja faz show de inauguração em Pau dos Ferros


O prefeito de Pau dos Ferros, Leonardo Rego (DEM), anunciou, na noite de ontem, a data da inauguração da reforma e ampliação da praça da Matriz “Monsenhor Caminha”.

O chefe do Executivo pau-ferrense reservou o dia 29 de junho para as festividades de inauguração e comunicou que a Prefeitura bancará a dupla sertaneja Bruno e Marrone para coroar a data.

Essa será a segunda vez que Leonardo Rego contrata atrações sertanejas para inaugurações em Pau dos Ferros.

O primeiro foi o seu xará, Leonardo que fez show de inauguração da Praça de Eventos “Nossa Senhora da Conceição”, principal obra do governo Leonardo Rego.

Assim sendo, o mês de junho ficará marcado pela passagem de grandes nomes da música sertaneja pelo Alto Oeste Potiguar.

Em São Miguel a dupla Zezé de Camargo & Luciano já tem presença garantida em tradicional evento junino...

Depois volto com os detalhes!

Mega-Sena acumula e sorteia R$ 30 milhões na quarta-feira

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 1.076 da Mega-Sena, sorteadas na noite de ontem, e o prêmio acumulou em R$ 24.479.432,11.

Para o próximo concurso --de número 1.077-- a loteria pode pagar R$ 30 milhões, segundo estimativas da Caixa Econômica Federal.

O próximo sorteio acontece na quarta-feira (27).

As seis dezenas sorteadas em Patos de Minas (MG) são: 04 - 10 - 19 - 32 - 33 - 42.

A quina saiu para 102 apostadores que receberão R$ 21.442,45 cada uma. Já na quadra, 8.656 bilhetes devem receber R$ 360,96 cada um.

ABC perde do Juventude na estréia de Artuzinho e segue na lanterna

Na estréia de seu novo comandante, o técnico Artuzinho, o ABC perdeu do Juventude pelo placar de 2 a 0 na noite de ontem, no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, no encerramento da terceira rodada do Brasileiro da Série B.

Com este placar, o time natalense segue na lanterna da competição, ainda sem pontuar em três jogos. Os gols da noite foram marcados por Léo Dias e Tiago Heinz.

O jogo mostrou que Artuzinho terá muito trabalho para arrumar o ABC para terça-feira, quando a equipe enfrenta o Fortaleza no estádio Frasqueirão.

Vale lembrar que este será o confronto de duas equipes que ainda não venceram na competição.