sábado, 12 de maio de 2007

Nome de Elias Fernandes ainda não foi publicado

A novela da nomeação do pauferrense Elias Fernandes na direção geral do DNOCS ainda não acabou. Esperava-se para essa semana a publicação do nome do ex-deputado no Diário Oficial da União, fato que não aconteceu. Segundo informações extra oficiais, o ato de nomeação já foi assinado pelo Presidente Lula. Aguarda-se então a publicação para a próxima terça feira. Mais uma semana vem aí, nessa deve sair o nome do baixinho. Deus proverá!

Jornal Resenha - Alto Oeste no topo dos destaques

O quinzenal Resenha - Alto Oeste que circulará em Pau dos Ferros e região na próxima segunda feira, 14, foi escolhido em pesquisa realizada na cidade como o melhor veículo de comunicação escrita. A divulgação do nome do jornal surpreendeu, vez que o mesmo desbancou veículos impressos tradicionais que circulam há vários anos na cidade. A escolha renderá ao Resenha o troféu "Destaques do Ano", que avaliou os melhores de 2006. O evento é comandado pelo colunista social Lisboa Batista.

América X Vasco deve lotar o ‘novo’ Machadão

É aguardada com expectativa pelos torcedores natalenses a partida que marcará a estréia do América de Natal na série A do Campeonato Brasileiro. O estádio João Machado, o Machadão, totalmente reformado, deve receber um grande público. 35 mil ingressos foram colocados à venda. América e Vasco da Gama jogam amanhã, domingo às 18:10h.

AL Itinerante será instalada em Apodi

A Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte se instala na próxima terça feira na cidade de Apodi. O projeto está dentro do programa de interiorização e expansão dos trabalhos legislativos do Estado. A iniciativa é do Presidente da casa, deputado Robinson Faria (PMN). Esse ano, Apodi é a primeira cidade do interior a receber a Assembléia Itinerante.

Raimundo Fernandes participa de festa das mães em São Miguel

O deputado estadual Raimundo Fernandes está chegando hoje na cidade de São Miguel. Amanha ele faz encontro com as mães onde serão distribuídos um grande número de presentes e sorteados vários prêmios como: refrigerador, fogão, televisores, dentre muitos outros. A festa das mães virou tradição. Todos os anos o deputado reúne as mamães micaelenses e dá conta do recado. Com o Bigodão, o Prefeito Galeno Torquato participa das comemorações.

Clima pode esquentar na serra

O deputado Raimundo Fernandes chega em São Miguel quatro dias após ter 'descido a lenha' no ex-Prefeito Acácio Campos, em entrevista concedida a rádio Difusora. Raimundo fez duras críticas ao ex-Prefeito após tomar conhecimento de matéria publicada em um jornal de Mossoró, onde Acácio acusou o atual Prefeito, Galeno Torquato de não ter realizações no seu governo. Veja matéria completa no arquivo do blog.

Primeira noite de micareta supera expectativa

Sucesso absoluto a primeira noite do Umarizal Fest. O carnaval fora de época da cidade de Umarizal já mostrou, pelo público registrado na noite de ontem que essa será a maior de todas as edições do evento. A abertura da festa contou na noite de ontem com a presença da banda cearense Pawlêra do Brasil e terá continuidade hoje com a grande atração deste ano, a banda Harmonia do Samba da Bahia. Amanhã a banda Inala de Mossoró, a queridinha das micaretas, encerrará a festa com chave de ouro.

Brasil já tem o seu primeiro Santo

No terceiro dia de visita do papa Bento XVI ao Brasil, a Igreja Católica vive um de seus melhores momentos de louvor: a elevação do frade Antônio de Sant'Ana Galvão ao status de santo, o primeiro genuinamente brasileiro. Religioso nascido em Guaratinguetá, em 1998 ele foi beatificado pelo papa João Paulo II. De seu processo de beatificação constam 27.800 graças documentadas. Ontem, o papa Bento XVI se reuniu com os bispos brasileiros na Catedral da Sé.

Wilma assiste canonização de Frei Galvão

A governadora Wilma de Faria participou nesta sexta-feira, 11, em São Paulo, da missa de canonização do Frei Galvão, celebrada pelo papa Bento 16, às 9h30, no Campo de Marte. Assim como os demais governadores dos Estados brasileiros, Wilma de Faria foi convidada pela Arquidiocese de São Paulo e disse que se sentia honrada com o convite.

sexta-feira, 11 de maio de 2007

Lideranças vão à rádio e fazem festa por retorno de Vereadores

O tempo fechou agora à tarde na Rádio Cultura do Oeste (oficial da Prefeitura). A turma do Prefeito Leonardo Rego se reuniu para festejar o deferimento da LIMINAR que concedeu o retorno PROVISÓRIO dos vereadores cassados por infidelidade partidária. Na linha central dos discursos fervorosos estava a Presidente da Câmara de Pau dos Ferros, Vereadora Tércia Batalha. A turma do (PARTIDO DO LÉO) referencia feita pelo Vereador Ismael Mendes, detonou uma verdadeira metralhadora giratória contra o ato da Presidente do Legislativo. O Deputado Getúlio Rego (DEM) foi o primeiro a usar da palavra e detonar, bem ao seu estilo. Em seguida se pronunciou Socorro Cunha (DEM), muito ressentida com a colega Tércia Batalha, Ismael Mendes (sem partido), mas que se disse inscrito no PLR (Partido Leonardo Rego) e por fim, o Prefeito Leonardo Rego (DEM).

Correligionários de Leonardo comemoram precipitadamente

As comemorações foram muitas, por parte da turma do Prefeito. O momento não é de comemorar. Essas coisas merecem cautela. Achei ingenuidade, por parte da turma, fazer tanta festa. Os Vereadores estão retornando por força de uma LIMINAR, a mesma que foi indeferida aqui em Pau dos Ferros. Não existe ainda nenhuma decisão tomada por parte da justiça. Toda e qualquer festa antecipada, pode tranquilamente se transformar, triplicadamente, em lágrimas futuras.

Tércia diz: adversários políticos estão descontrolados

A Presidente do Legislativo, Vereadora Tércia Batalha, avaliou o programa na rádio Cultura e disse continuar extremamente tranqüila e na certeza de que agiu dentro da Lei, obedecendo o regimento interno da Câmara. “Fiz tudo dentro da Lei, não fui eu quem disse que os mandatos pertencem aos partidos e coligações, foi o TSE em resposta a uma pergunta feita pelos Democratas, partido do Deputado e do filho. Não estou preocupado, ando de cabeça erguida. Agora, eles, certamente estão preocupados. Esse tipo de programa é considerado um ato de desespero. Quem ouviu o programa percebeu nitidamente que eles estão descontrolados”, disse Tércia agora há pouco ao blog.

Polemica foi gerada a partir de consulta feita pelos Democratas

Todo esse questionamento em torno do assunto Fidelidade Partidária, partiu de uma consulta feita pelo ex-PFL, hoje Democratas ao Tribunal Superior Eleitoral. Na consulta o DEM questionou se o mandato proporcional (Vereadores, e deputados estadiais e federais) pertenciam aos partidos ou aos eleitos. Por 6 votos a 1 o TSE afirmou que os mandatos pertencem aos partidos e coligações. A consulta, agora transformada em RESOLUÇÃO, após o último dia 8, quando foi publicado no Diário da Justiça, foi feita justamente pelo mesmo partido do Deputado Getúlio Rego que é o mesmo do Prefeito Leonardo Rego.

Deputado critica, mas não explica!

Cabia ao Deputado Getúlio Rego ter começado o seu pronunciamento na rádio, explicando o porquê do seu partido, o DEM ter solicitado os cargos dos Deputados Infiéis, mesma atitude tomada em Pau dos Ferros. Chamar de ato ignorante e precipitado? Ora deputado... então o que devemos chamar com relação ao seu DEM que fez a consulta, comprou a briga, pediu os cargos na Câmara e ainda entrou no Superior Tribunal Federal pedindo liminar para empossar os suplentes? O blog está à disposição do deputado, caso queira nos dá uma palestra sobre fidelidade.

Pedido de vacância de cargos na Câmara Federal

Para você, caro leitor entender a matéria abaixo, é necessário que tome conhecimento do pedido de vacância de cargos que os partidos: PPS, PSDB e DEM fizeram ao Supremo Tribunal Federal - STF. Abaixo matéria transcrita do site do Supremo. Confira no link: http://www.stf.gov.br/noticias/imprensa/ultimas/ler.asp?CODIGO=231628&tip=UN¶m=26602

A matéria:
O Partido Popular Socialista (PPS), o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e o Democratas (DEM) impetraram no Supremo Tribunal Federal, hoje (4), Mandados de Segurança (MS 26602, 26603 e 26604, respectivamente). As três ações são contra o ato do presidente da Câmara dos Deputados que indeferiu os pedidos para que fossem empossados os deputados federais suplentes, pertencentes ao quadro de cada uma das agremiações políticas, em decorrência da desfiliação dos deputados eleitos pelas legendas nas últimas eleições.
Os presidentes dos partidos afirmam que o Tribunal Superior Eleitoral, ao responder a uma consulta realizada recentemente pelo Partido da Frente Liberal (atual Democratas), entendeu que “os mandatos pertencem às legendas e não aos candidatos por elas eleitos”, conforme relata a ação dos Democratas.
De acordo com a ação do PPS, no sistema eleitoral adotado no Brasil, chamado de sistema proporcional das listas abertas, “é insofismável que o candidato só viabiliza a sua eleição graças ao quociente partidário”. Eles prosseguem dizendo que quando o eleitor vai votar, ”os dois primeiros dígitos que ele deve apertar na urna eletrônica são os do partido político. O eleitor só aperta os demais dígitos porque o Brasil adota o sistema das listas abertas”. Esse sistema só existe para dar ao eleitor o direito de escolher quem ele quer ver “representando aquele partido” no poder Legislativo, concluem.
Por estas razões, o PPS, o PSDB e o DEM pedem ao Supremo que declare a vacância dos cargos dos deputados federais eleitos pelos respectivos partidos, “determinando-se à autoridade impetrada (o presidente da Câmara dos Deputados) que proceda à convocação e posse dos suplentes nos respectivos cargos”.
O ministro Eros Grau é o relator do MS 26602, impetrado pelo PPS. O MS 26603, do PSDB, será relatado pelo ministro Celso de Mello. E o MS 26604 (DEM) tem como relatora a ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha.

Ministro do STF vai julgar liminar que pede cargos de Deputados Federais

Ao contrário do que haviam publicado alguns jornais do Rio Grande do Norte quando diziam que o Ministro Eros Grau, do Superior Tribunal Federal (STF), teria indeferido a liminar do PPS, o site do STF informa que o Ministro apenas pediu informações aos citados no Mandado de Segurança para poder julgar a liminar. O pedido de informações partiu no ultimo dia, 9. Ainda não tem nada julgado pelo STF. Veja abaixo informações do site do STF, oficiais.
O ministro Eros Grau, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu hoje (9) informações ao presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia (PT-SP), no Mandado de Segurança (MS 26602) ajuizado pelo Partido Popular Socialista (PPS), com o objetivo de recuperar as vagas de oito deputados federais que deixaram a legenda após as eleições de 2006.
O despacho do ministro-relator determina que os deputados Colbert Martins (PMDB-BA), Lucenira Pimental (PR-AP), Veloso (PMDB-BA), Neilton Mulim (PR-RJ), Homero Pereira (PR-MT), Ratinho Júnior (PSC-PR), Paulo Piau (PMDB-MG) e Airton Roveda (PR-PR), bem como os partidos em que estão atualmente filiados, se manifestem.
O MS contesta o ato do presidente da Câmara dos Deputados que indeferiu o pedido feito pelo PPS para que fossem empossados os deputados federais suplentes da legenda, diante da desfiliação dos deputados empossados.
Após o recebimento das informações solicitadas, o ministro Eros Grau irá analisar o pedido de liminar formulado na ação.

Delegado confirma: moto encontrada foi utilizada por matadores de radialista

O delegado Inácio Rodrigues de Lima Neto, titular da 4ª DRPC – Delegacia Regional de Polícia Civil, confirmou que a moto utilizada pelos assassinos do radialista João Paulo dos Santos foi encontrada nas proximidades do centro da cidade de Marcelino Vieira. A motocicleta de cor verde havia sido furtada na noite de sábado e utilizada no crime, horas depois.

Moto utilizada em assassinato pertencia à moto-taxista

A motocicleta de cor verde, usada pelos assassinos do radialista João Paulo pertencia a um moto-taxista. A informação foi dada agora há pouco ao blog pelo delegado Inácio Rodrigues. A moto foi roubada na noite de sábado e nas primeiras horas do domingo foi utilizada por dois homens, acusados de assassinar com cinco tiros o profissional da comunicação.

Investigações estão avançadas

No contato com o blog, Inácio Rodrigues voltou a dizer que a polícia está atuando com a máxima seriedade para desvendar o assassinato do radialista João Paulo Santos. “Já temos várias pistas, porém trabalhamos sigilosamente para não atrapalhar as investigações. Vamos desvendar o crime e dá resposta a sociedade mais rápido do que muitos pensam”, disse o Delegado.

Água na Boca estréia show de humor

O artista pauferrense Israel Vianney estreia show humoristico na noite de hoje na Pizzaria Água na Boca. Os delírios de uma Social Light e sua amiga Diet é o título do show que conta com atuação de artistas da nossa região. O evento deve confirmar mais um grande sucesso do criador de "As Monas Lisas", sucesso em Mossoró que já virou série de Tv na terra de Santa Luzia. Vianney sabe fazer cultura.

Colunistas noticiam e recomendam blog

Os colunistas sociais Lisboa Batista e Soraya Vieira deram notas em suas colunas no jornal De Fato e Gazeta do Oeste, respectivamente, anunciando e recomendando esse blog. Acompanhe o que escreveu Lisboa:
"Jean Carlos entra na era do blog e indica acessar www.blogdojeancarlos.blogspot.com. Vou acessar para ver suas peripécias no mundo informático. Recomendo também".
Já Soraya Vieira comentou o blog com essas palavras:
O diretor e colunista do Jornal Resenha, Jean Carlos, entrou também na onda dos blogs. No endereço http://blogdojeancarlos.blogspot.com você acompanha as notícias e lá, na íntegra, a sua apresentação: "É com muita satisfação que começo a postar nesse espaço. Aqui quero dividir com os meus amigos as notícias que são destaques no País, no Rio Grande do Norte e, principalmente, na nossa querida Pau dos Ferros e região do Alto Oeste potiguar. As notícias, geralmente, serão picantes. Se segurem e vamos dividir conhecimentos. Comentem e me ajudem a fazer e acontecer nesse mais novo desafio de fazer comunicação".

Dr. Severiano: 45 anos de história política

A cidade altoestana de Doutor Severiano comemorou ontem, dia 10 de maio, 45 anos de emancipação política com uma vasta programação sociocultural que presenteou todos os severaianenses e visitantes. Os festejos comemorativos vinham acontecendo desde o ultimo dia 08. Foram três noites de muita festa. Se apresentaram em praça pública as bandas: Saia Rodada, Solteirões do Forró e Cavaleiros do Forró. O evento que foi organizado pela Prefeitura de Doutor Severiano ficará no marco da história da cidade.

Cassados retornarão a Câmara por força de Liminar

Através de uma liminar o Desembargador João Rebouças determinou que os Vereadores pauferrenses cassados por infidelidade partidária retornem as suas atividades parlamentares na Câmara de Pau dos Ferros. A decisão suspende o Ato Administrativo 001/2007 assinado pela Presidente da Câmara, Vereadora Tércia Batalha, no qual a mesma declarou a vacância dos cargos de Ismael Mendes e Socorro Cunha, convocando os suplentes Jean Carlos e Heldo Rogério. A decisão de Tércia foi respaldada pela Assessoria Jurídica da casa legislativa que acatou o pedido dos partidos PMDB e PP com base na resolução do TSE de que os cargos pertencem aos partidos e coligações. A Câmara Municipal de Pau dos Ferros tem 10 dias para recorrer da decisão judicial. Abaixo, o despacho do Desembargador João Rebouças.
... Face ao exposto, defiro o pedido de efeito ativo, para suspender os efeitos do Ato administrativo nº 001/2007, da Presidente da Câmara Municipal de Pau dos Ferros, determinando o retorno dos ora agravantes aos seus respectivos cargos de vereadores, até o pronunciamento definitivo da Colenda Terceira Câmara Cível. Oficie-se à Juíza a quo, enviando-lhe cópia do inteiro teor dessa decisão para o devido cumprimento e solicitando-lhe as informações de praxe, no prazo legal. Intimem-se os agravados para, querendo, apresentar resposta ao presente agravo no prazo de 10 (dez) dias, facultando-lhes a juntada de cópias dos documentos que entenderem oportuno. Em seguida, dê-se vista dos autos à Procuradoria de Justiça para emitir parecer. Publique-se. Cumpra-se. Natal, 9 de maio de 2007.

Tércia se diz tranqüila e espera ser notificada

A Presidente da Câmara de Pau dos Ferros, Vereadora Tércia Batalha afirma que está tranquila com relação ao Ato Administrativo 001/2007 e mais tranquila ainda com relação a decisão judicial. "Primeiro eu quero tomar conhecimento do despacho do Desembargador, após, analisaremos e comentaremos", disse Tércia ao Blog. De acordo com a Presidente, todo o procedimento do Ato Administrativo foi feito de acordo com o regimento interno da Câmara, por isso não há motivos para intranquilidade. "Faremos o que a justiça determinar. Sempre agimos dentro da Lei", concluiu Tércia Batalha que ainda não foi notificada da Liminar assinada pelo Desembargador João Rebouças, suspendendo o ato administrativo 001/2007

Partidos recorrerão da decisão do Desembargador

Em contato com os diretórios dos partidos pauferrenses PMDB e PP, tivemos informações de que os mesmos recorrerão da decisão judicial e cobrarão as suas vagas de volta, conforme resolução do TSE publicada no Diário da Justiça no último dia 09. "Se o TSE diz que temos direito aos cargos, cobraremos. O nosso partido se sente prejudicado, pois elegeu um três Vereadores e, com o despacho da Liminar, voltará a contar apenas com dois edis. Brigaremos judicialmente pelo cargo", disse Nilton Figueiredo, Presidente de honra do PP, no início da noite de ontem.

quinta-feira, 10 de maio de 2007

Jornal Gazeta do Oeste destaca atuação parlamentar

A edição de hoje do jornal Gazeta do Oeste destaca em seu caderno de estado a atuação desse blogueiro como Vereador de Pau dos Ferros. Acampanhe abaixo a matéria completa.

O vereador pau-ferrense Jean Carlos (PP), empossado em sessão do último dia 1º, participa na tarde de hoje da segunda sessão plenária como parlamentar do Legislativo municipal. O edil revela que o tempo em que assumir a cadeira será dedicado à apresentação de requerimento e projetos que visem beneficiar a população da cidade oestana. A atuação de Jean Carlos já começou a surtir efeito em meio à avaliação dos formadores de opinião de Pau dos Ferros. Três requerimentos já foram aprovados no plenário da Câmara e, posteriormente, encaminhados ao chefe do Poder Executivo, Leonardo Rego (DEM).No último dia 3, Jean Carlos pediu, através de requerimento, que fosse reformado com urgência o Ginásio de Esportes Professor João Faustino, principal praça esportiva da região, tendo em vista a realização dos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte (JERNS) está próxima a ocorrer. Em um segundo requerimento, o vereador solicitou que fosse urbanizada e transformada em área de lazer o espaço compreendida entre o Ginásio de Esportes Professor João Faustino e o Centro Comunitário Princesinha do Oeste.Ainda em requerimento buscando benefícios nas áreas de esporte e lazer, Jean Carlos pediu a construção de uma quadra coberta no bairro São Benedito, o mais populoso da cidade, que ainda não dispõe de espaço para desenvolvimento do esporte."Aproveitamos a primeira sessão para requerer ao prefeito Leonardo Rego benefícios para a juventude pau-ferrense. Os três requerimentos encaminhados ao Executivo foram aprovados por unanimidade e aguardamos agora o atendimento por parte do prefeito", disse Jean Carlos.Na sessão que será realizada na tarde de hoje, o parlamentar apresentará uma moção de pesar pela morte do radialista pau-ferrense João Paulo Santos, assassinado no domingo passado em uma comunidade rural do município de Rafael Fernandes."É importante que a Câmara encaminhe essa moção de pesar à família de João Paulo. Esse era um cidadão de bem, um homem íntegro e um excelente profissional", justificou Jean Carlos.

Aliados de Figueiredo temem aproximação de Democratas e Socialistas

A possivel reaproximação política do Senador José Agripino (DEM) com a Governadora Wilma de Faria (PSB) tem tirado o sono de alguns pauferrenses, seguidores do ex-Prefeito Nilton Figueiredo (PP). O que menos os niltistas desejam é esse começo de "paquera" política. Eles temem que no próximo pleito, quando Figueiredo disputará a prefeitura de Pau dos Ferros, a governadora esteja dividida, vez que se Agripino vier, trará consigo Getúlio Rego e o filho Leonardo Rego, adversários ferrenhos do grupo do ex-Prefeito. Nilton Figueiredo apoiou a reeleição da Governadora Wilma após a união do antigo PFL com o PMDB. Em política tudo é possível, menos a convivencia de Nilton, Getúlio e Léo.

Câmara apreciará moção de pesar a família de João Paulo

Esse escrevinhador participa na tarde de hoje da segunda sessão ordinária no Plenário da Câmara Municipal de Pau dos Ferros, como Vereador empossado no último dia 1º, após vacância de dois cargos por infidelidade partidária. Depois de apresentar três requerimentos na semana passada, todos na área de esporte e lazer, direcionados a beneficiar a população de Pau dos Ferros, em especial os jovens, apresentaremos hoje, às 16h um requerimento de moção de pesar aos familiares do radialista assassinado João Paulo Santos. É importante que a Câmara encaminhe essa moção de pesar à família de João Paulo. Esse era um cidadão de bem, um homem íntegro e um excelente profissional.

quarta-feira, 9 de maio de 2007

TSE publica decisão no Diário da Justiça. O tempo fecha para os "infiéis"

A coisa está feia para os Vereadores e Deputados estaduais ou federais que saíram ou mudaram de partido. Foi publicada ontem, no Diário da Justiça, a Resolução 22.526 do Tribunal Superior Eleitoral, sobre a titularidade dos mandatos obtidos nas eleições proporcionais. Por maioria de 6 votos a 1, os ministros do TSE definiram que os mandatos obtidos nas eleições proporcionais pertencem aos partidos políticos ou às coligações e não aos candidatos eleitos. Os julgamentos do Plenário do TSE são publicados no Diário da Justiça na forma de acórdãos ou resoluções. Tornam-se resoluções as decisões decorrentes de processos administrativos, dentre os quais incluem-se as consultas. Com a publicação, os juízes eleitorais e tribunais regionais passam a ter uma referência para julgar as ações que estão dando entrada pedindo a vacância nos casos dos parlamentares que mudaram de partido.

Elias Fernandes arrumou a mala e foi a Brasília para garantir nomeação

O ex-deputado estadual Elias Fernandes embarcou na tarde de ontem para Brasília. Dizem que ele não aguentava mais de tanta ansiedade e resolveu estar perto para acompanhar o fim da novela. Há dois meses que Elias aguarda a sua nomeação para a direção do DNOCS. Uma queda de braços foi travada entre o deputado Henrique Alves, líder do PMDB na Câmara Federal (padrinho político de Elias) e a bancada do Ceará na casa, que defendia o nome do atual diretor para a continuidade no órgão. Henrique mostrou que é forte e a nomeação do baixinho pau-ferrense deve sair hoje. Elias já anda convidando os mais próximos para a sua posse. A expectativa é que ocorra na sexta feira em Fortaleza-Ce, sedo do DNOCS. Confirmada a nomeação de Elias Fernandes, quem ganha é o Rio Grande do Norte.

Em Pau dos Ferros foram os partidos que pediram vagas de "infiéis"

De acordo com a decisão da Juiza Martha Danyelle Sant'Anna Costa Barbosa, da 4ª Zona Eleitoral de Natal, somente quem pode pedir as vagas dos "infiéis partidários" são os partidos ou coligações e não ao suplentes (ver matéria abaixo). Na cidade de Pau dos Ferros, a primeira a dá entrada em requerimento pedindo a vacância de cargos e também a primeira a estabelecer a perca de mandato de parlamentares através de ato administrativo da Presidente do Legislativo Municipal, quem pediu os cargos foram os partidos em conjunto com os respectivos suplentes. Foram os partidos que fizeram tal reivindicação. Até aí, correto!

Juiza nega vacância de cargo na Câmara de Natal

A juíza Martha Danyelle Sant'Anna Costa Barbosa, da 4ª Zona Eleitoral de Natal, indeferiu o pedido de antecipação de tutela impetrado pelo primeiro suplente de vereador do Partido Verde de Natal, Ubaldo Fernandes da Silva. Na sentença publicada ontem no Diário da Justiça, a juíza afirma que o direito de solicitar a declaração de vacância do mandato de parlamentares infiéis cabe somente aos partidos e coligações. Martha Danyelle informou, através de sua assessoria, que não vai se pronunciar a respeito do caso, porque à sentença cabe recurso e ela vai aguardar que o advogado do suplente recorra. Na sentença publicada no Diário da Justiça (páginas 55 e 56), a juíza escreve que "apenas os partidos e as coligações têm legitimidade para requerer o resgate do mandato e a posse do suplente junto à Câmara Municipal". Com base nessa informação, Martha Danyelle declarou o encerramento do processo impetrado por Ubaldo Fernandes. "Ante o exposto, ausente uma das condições da ação pela legitimidade ativa, com fundamento nos arts. 295, inciso II, e 267, inciso I, do Código de Processo Civil, indefiro a inicial e, de consequência, julgo extinto o processo, sem resolução do mérito"
(fonte: Jornal de Hoje)

Deputados aprovam nome de José Augusto

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte aprovou na noite de ontem o nome do promotor de justiça José Augusto Peres para a Procuradoria Geral de Justiça do Estado. Os 22 deputados presentes a casa, votaram à unanimidade. Nas galerias da casa legislativa estavam várias autoridades da área jurídica, inclusive o Promotor Rinaldo Reis que ja atuou na cidade de Pau dos Ferros. Somente os deputados Luiz Almir (PSDB) e José Adécio (DEM) faltaram a sessão.

Professores da Uern confirmam greve

O que todo mundo já previa, foi confirmado no fim da tarde de ontem. Os professores da Uern decidiram entrar em greve. Com a paralisação, por tempo indeterminado, só quem perde são os alunos que não saberão sequer quando estarão de férias. A principal reivindicação da categoria é a implantação do plano de cargos e salários. Com a palavra o Governo do Estado.

Governadora Wilma vai ver o Papa

A Governadora Wilma de Faria embarca hoje para a Capital Bandeirante. Ela acompanhará amanhã a missa que será rezada pelo Papa Bento XVI e na sequência a canonização do Frei Galvão, o primeiro Santo brasileiro. Wilma retorna a Natal no próximo sábado.

Sepultamento de Wilma Marcelino acontece às 8h de amanhã

O suicídio registrado na manhã de hoje em Pau dos Ferros chocou a sociedade local. Vários suicídios aconteceram nos últimos anos na cidade e o motivo tem sido praticamente o mesmo: depressão. Hoje não foi diferente! A comerciante Wilma Marcelino Aires da Costa cometeu suicídio por enforcamento logo às 7h da manha em sua residência, localizada na Av. Independência. Wilma Marcelino vinha se tratando de depressão. A suicida tinha 41 anos, era casada com o também comerciante Assuéro Costa e deixou dois filhos. O caso ainda vem sendo investigado pela 4ª DRPC, sob comando do bacharel Inácio Rodrigues de Lima. O sepultamento acontece amanhã às 8h, no Cemitério Municipal.

Futuro da Caern em Pau dos Ferros será decidido em almoço amanhã

O impasse nas nomeações dos cargos de confiança do Governo do Estado em Pau dos Ferros é somente um: a lista tem que sair de uma só vez. Nada de várias publicações. O leitor pode perguntar: mas se essa lista já está pronta a algum tempo, porque ainda não foi publicada? O problema é a Caern de Pau dos Ferros. O clima naquele órgão é tenso. A briga é feia. De um lado o PSB quer emplacar o funcionário Esmeraldo Alves na direção, por outro o atual diretor regional Djalma Viana (Vavá) é apadrinhado pelo deputado Raimundo Fernandes que parece não mais abrir mão do afilhado político na direção do órgão. A coisa volta a estaca zero. A novela continua. O suspense é total. Amanha, certamente será escrito o último capítulo dessa emocionante novela da vida real. Como o assunto final é Caern (empresa de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte), espera-se que a ultima sena não acabe em água ou em lama. Qualquer novidade, você saberá em primeiríssima mão aqui, pelo blog. Aguardemos, pois!

Raimundo Fernandes e Nilton Figueiredo terão almoço decisivo amanhã

O deputado Raimundo Fernandes ligou para o ex-Prefeito Nilton Figueiredo na manha de hoje para combinar um almoço para amanha em um restaurante de cardápio mineiro, na capital potiguar. O papo deve passar por vários assuntos, dentre os tais, revisão na lista dos cargos do Governo do Estado que serão substituídos em Pau dos Ferros. A famosa lista passará por algumas modificações, mais uma vez. O deputado queria esse encontro para hoje, mas o desejo do parlamentar foi interrompido por Figueiredo se encontrar no Rio de Janeiro, em viagem oficial da Secretaria de Esporte e Lazer de Natal (ver matéria abaixo, nesse blog). O tempo tem passado e nada de nomeações. Isso tem aborrecido muita gente, principalmente os que esperam para verem seus nomes no Diário Oficial do Estado.

Arranca rabo político em São Miguel.

O deputado estadual Raimundo Fernandes (PMN) soltou o verbo na manha de hoje quando era entrevistado via telefone pela rádio Difusora AM da cidade de São Miguel. Ele respondia críticas que teriam sido feitas pelo ex-Prefeito micaelense Acácio Campos (PMDB) ao atual Prefeito Galeno Torquato (PSB). Em entrevista a um jornal mossoroense, o médico Acácio Campos teria dito que a administração do também médico Galeno Torquato não apresentava realizações, até o momento. O deputado Raimundo Fernandes ficou uma fera com Acácio. O parlamentar desmentiu o ex-Prefeito mostrando as realizações de Galeno, com o seu apoio e do Governo do Estado e ainda soltou a seguinte: "Você Acácio é que não fez nada por São Miguel, é tanto que perdeu todas as campanhas após ter sido Prefeito. Se tu fosse bom Acácio, montaria um consultório e estaria atendendo a população de São Miguel, mas o que você faz é ir atender em Pau dos Ferros, Encanto e outras cidades. Ele só sabe criticar, e critica faltando com a verdade", disse o "Bigodão", respondendo as perguntas do radialista Valdeilson Sena. O clima está esquentando na serra.

Mulher comete suicídio em Pau dos Ferros

Mais um suicídio é registrado em Pau dos Ferros. Na manha de hoje uma mulher por nome de Uilma tirou a própria vida, por meio de enforcamento. Informações preliminares dão conta que a vítima era comerciante, com loja e residência na Av. Independência, em frente ao Esquinão das Frutas. Ela era casada com o também comerciante do ramo de depósito de gás, Arsuelio Costa. De acordo com comentários na cidade, Uilma sofria de depressão há alguns meses. É mais um suicídio em Pau dos Ferros, uma das cidades com maior índice em todo o Estado.

Alexandria já vive clima de campanha eleitoral visando 2008

Ex-desafetos políticos, mas aliados desde as eleições estaduais, os ex-prefeitos médicos Ney Rosato e Janduí Fernandes compactuam do mesmo sonho: disputar a prefeitura da cidade de Alexandria. Em contato com a coluna o médico Ney Rossato afirmou que o nome da oposição deverá sair de uma consulta popular. “Tanto eu como Janduí tem vontade de disputar a prefeitura, mas o nome sairá de uma pesquisa, não adianta racha”. Disse Ney Rossato.

A disputa eleitoral em Alexandria promete ser eletrizante. Aliados políticos em 2004, Ney Rossato e o Prefeito Alberto Patrício estarão em palanques diferentes no próximo pleito. Para o médico Ney Rosato as chances da oposição são enormes vez que existe um desgaste gigantesco na administração do Prefeito Alberto Patrício que certamente disputará a reeleição. Acompanharemos de perto!

Nilton retorna hoje do Rio

O Secretário de Esporte e Lazer da Prefeitura do Natal, médico pauferrense Nilton Figueiredo retorna hoje a noite do Rio de Janeiro. Ele participa de uma série de reuniões que trata de credenciar Natal como uma das cidades a sediar grupos da Copa do Mundo de 2014, se essa for mesmo realizada no Brasil. A tarde o Secretário fecha as reuniões em encontro com o Presidente da CBF, Ricardo Teixeira.

Professores da Uern podem paralisar atividades

Professores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) realizam hoje uma assembléia decisiva onde votarão por uma possível movimentação grevista na unidade. A reunião ocorrerá na sede da Associação dos Docentes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (ADUERN), Seção Sindical do Andes/SN, em Mossoró. Dependendo da votação dos discentes, as aulas poderão ser paralisadas a partir de amanhã. Os professores mais uma vez reivindicam o Plano de Cargos, Carreira e Salário (PCCS). De Pau dos Ferros partiu uma caravana de professores para a assembléia.

Riacho da Cruz comemora 45 anos de Emancipção Política

A bonita e bem cuidada cidade de Riacho da Cruz comemora hoje os seus 45 anos de Emancipação Política. Administrada atualmente pelo competente Prefeito Marcos Aurélio, o município vem desenvolvendo importantes programas nas áreas de saúde, esporte e lazer. Nas comemorações do aniversário não poderia ser diferente. A Prefeitura comanda durante o dia de hoje programação que atenderá a população com várias ações preventivas na área de saúde. No esporte e Lazer, será encerrada hoje a II copa 9 de Maia de futsal que reuniu 11 equipes do Ceará e Rio Grande do Norte. A final acontece às 20h no Ginásio Municipal entre as equipes de Riacho da Cruz e Umarizal. Ao Município, gestor e população os parabéns do blog.

Município celebra festa de Padroeira

O município de Água Nova celebra a festa de sua Padroeira, Nossa Senhora de Fátima. A festa religiosa foi iniciada no último dia 03 e prosseguirá até o próximo domingo, 13. O pico do evento católico será culminado com a tradicional procissão que acontece no dia 13 pelas principais ruas da cidade de Água Nova.

Brasil recebe visita de Bento XVI

O Papa Bento XVI desembarca hoje às 16:30h em solo brasileiro. A chegada acontece no Aeroporto de Guarulhos no estado de São Paulo. O ícone do catolicismo mundial participará da V Conferencia geral do Episcopado da América Latina e do Caribe que acontece na cidade de Aparecida-SP. Durante os três dias que passará aqui no Brasil, Bento XVI fará a canonização de Frei Galvão, o primeiro Santo nascido no Brasil.

terça-feira, 8 de maio de 2007

Ex-Vereadores de Pau dos Ferros entram com ação no Tribunal

Os ex-Vereadores Ismael Mendes (sem Partido) e Socorro Cunha (DEM) que perderam seus mandatos na Câmara Municipal de Pau dos Ferros, no ultimo dia 26 através de ato administrativo assinado pela Presidente da Casa, Vereadora Tércia Batalha (PMDB) entraram no TJRN tentando reaver os mandatos. A ação foi recebida pelo Tribunal na ultima segunda feira. Através de sorteio, o processo foi encaminhado ao Desembargador João Batista Rebouças que examinará o fato.
Depois de terem liminar negada na justiça pauferrense, pela Juiza de Direito Valentina Damasceno, a maneira encontrada foi recorrer ao Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte. A decisão não deve demorar a ser tomada.

Fabio Faria: o namoradinho do Brasil



O Deputado Federal Fábio Faria, o mais votado do Rio Grande do Norte, chegou à mídia Nacional. Ontem à noite no Programa TV Fama, da Rede TV, o parlamentar norteriograndense foi apontado como sendo o novo "namoradinho" da modelo e apresentadora Adriane Galisteu. Se verdade for, bom gosto o homem provou ter.

Machadão ganha iluminação especial

Em meio à obra de recuperação executada pela Prefeitura do Natal, o Machadão ganha também uma iluminação especial, transformando-o em mais um atrativo do turismo noturno da cidade. A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), atendendo a uma determinação do prefeito Carlos Eduardo, elaborou um projeto visando uma iluminação que viabilizasse não só embelezamento do estádio, mas também segurança aos torcedores. O Machadão reformado será entregue pela Prefeitura esta semana, por ocasião da estréia do América no Campeonato Brasileiro, domingo que vem, 13, em jogo contra o Vasco.

Primeira rádio on-line do RN entra no ar

Nesse momento atual, quando a internet ganhou todos os espaços possíveis no nosso dia-a-dia, o Rio Grande do Norte acabou de ganhar a sua primeira rádio on-line. Trata-se da rádio RN NET. Uma excelente ideia que tem tudo para da certo. A emissora on-line tem agradado. Eu sou ouvinte assíduo. Confira a programação no site: http://www.radiornnet.com.br/

Orkut de João Paulo registra dezenas de depoimentos

A página de relacionamentos do Orkut do comunicador de Pau dos Ferros, João Paulo Santos recebeu dezenas de recados nos ultimos dias, lamentando a sua trágica e prematura morte. Lá, JP coloca como paixões o seu filho João Pedro e o seu trabalho. Veja o perfil completo: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=16941100593960392260

América X Vasco, domingo no novo Machadão

O estádio João Machado, o Machadão está quase pronto para receber os 35 mil torcedores que devem superlotar a estrutura da arena no primeiro jogo do América de Natal pela série A do campeonato brasileiro. A partida acontece domingo, às 18:10. A equipe carioca Vasco da Gama será o adversário do Mecão. O Machadão, completamente reformado, aumentou de 20 para 35 mil a sua capacidade de público. Foram investidos algo em torno de 17 milhões. A verba foi oriunda do Governo Federal, Governo do Estado e Prefeitura do Natal.

Secretário Nilton Figueiredo se encontra com Ricardo Teixeira

O ex-Prefeito de Pau dos Ferros e atual Secretário de Esporte e Lazer da prefeitura do Natal, médico Nilton Figueiredo se encontra no Rio de Janeiro. O secretário embarcou hoje a tarde para a cidade maravilhosa. Ele participa durante todo o dia de amanha de encontro com membros da CBF e a tarde tem audiência com o Presidente da entidade superior do futebol brasileiro, Ricardo Teixeira. Na palta, a candidatura de Natal para sediar uma das chaves da Copa do Mundo de 2014. Com Figueiredo embarcaram ainda o coordenador de esporte Carlos Eduardo e o Presidente da Federação Norteriograndense de Futebol, Alexandre Cavalcanti. O retorno da equipe está previsto para a noite de amanha, quarta feira.

Delegado investiga morte de radialista

O delegado de Policia Civil, Inácio Rodrigues de Lima Neto, responsável pela 4ª DRPC (Delegacia Regional de Polícia Civil), com sede na cidade de Pau dos Ferros está a frente das investigações sobre o assassinato do radialista João Paulo (ver nota publicada abaixo). Em contato com o blog, o bacharel informa que as investigações estão sendo realizadas minunciosamente e que brevemente chegará aos assassinos e a um possível mandante. Ele não descarta crime por pistolagem.

Homicídio com caracteristicas de pistolagem no Alto Oeste


A morte do radialista pauferrense João Paulo Santos se tornou um dos crimes mais estranhos dos últimos anos. O comunicador que apresentava programa musical na rádio AM Cultura do Oeste, aparentemente não tinha inimigos e era conhecido como pacato e trabalhador, foi assassinado com cinco tiros na manhã do ultimo domingo em uma comunidade rural da cidade de Rafael Fernandes. O crime tem fortes indícios de ter sido encomendado. A polícia investiga o caso.