sábado, 9 de junho de 2007

Acidente agora a pouco faz mais uma vítima em dia trágico

Parece mesmo que a bruxa anda solta por Pau dos Ferros. Mais um acidente de transito aconteceu hoje com vítima fatal.

Agora a pouco, por volta das 16h, o cidadão conhecido por Ribamar de Jacson, porteiro do Educandário Imaculada Conceição, em Pau dos Ferros se envolveu em um grave acidente na BR 405 e morreu na hora.

Segundo informações preliminares, a vítima vinha em sua moto, saindo da rua Francisco Torquato e foi colhida por um veículo, um carro de som, pertencente a Hermes Moraes que vinha no sentido Hotel Jotobá/centro. Segundo testemunhas o proprietário do carro de som dirigia o veículo no momento da colisão.

Ribamar morreu na hora e o seu corpo está nesse momento no necrotério do Hospital Regional local.

Colheremos mais informações sobre o acidente e postaremos nesse blog a qualquer momento.

Uma mulher morreu e mais dois foram transferidos para Natal

Conforme compromisso firmado em informar sobre o acidente, em contato com a Policia Militar de Pau dos Ferros obtivemos mais detalhes acerca do fato trágico que vitimou uma mulher na madrugada de hoje na BR 405, entre os municípios de Rafael Fernandes e Pau dos Ferros.

O acidente aconteceu por volta das 00h:30 de hoje e a vítima fatal foi Maria Cleidiane Ferreira de 28 anos, natural de Marcelino Vieira. Ela vinha em uma moto na companhia de mais duas pessoas, sendo que o condutor Aldemir Gadelha e Elaine Cristina, sua colega de ‘garupa’.

O condutor da moto, Aldemir e Elaine sofreram ferimentos graves e foram transferidos para Natal.

Vítima fatal já deu entrada sem vida no hospital

De acordo com informações da Policia Militar, a moto vinha no sentido Rafael Fernandes/Pau dos Ferros e foi colhida por um carro, ignorado até o momento. As vítimas vinham de Marcelino Vieira para o Reencontro dos Amigos.

Os passageiros da moto deram entrada por volta de 1h da manha no hospital Regional de Pau dos Ferros. Maria Cleidiene já estava sem vida quando chegou na unidade hospitalar.

O acidente está sendo investigado pela Delegacia de Policia de Rafael Fernandes.

Informações dão conta de morte de mulher, hoje na 405

Um acidente com vítima fatal aconteceu na madrugada de hoje em Pau dos Ferros. Informações preliminares dão conta que uma mulher foi morta na BR 405, entre Pau dos Ferros e Rafael Fernandes.

O blog, em contado com a Policia Civil de Pau dos Ferros, não conseguiu maiores informações, porém o Hospital Regional confirma o acidente e a morte, não sabendo dar maiores informações. Mas, continuaremos tentando contatos com a policia de transito e a policia Militar para informar com detalhe a você, caro leitor.

Voltamos a qualquer momento com mais informações acerca do trágico acidente.

Crime bárbaro choca população de Pau dos Ferros

Dois homens estão sendo apontados como os autores de um bárbaro homicídio que ocorreu nesta semana e chocou os moradores de Pau dos Ferros, que vem se destacando no cenário policial nas últimas semanas.

Um idoso de 71 anos foi espancado até a morte e teve o corpo esquartejado. Os criminosos cortaram o corpo da vítima em vários pedaços. As partes foram enterradas em três locais diferentes à beira do rio Apodi/Mossoró. O crime aconteceu na noite de domingo passado e no fim da tarde de quarta-feira, a Polícia conseguiu localizar os restos mortais da vítima e prendeu os dois acusados em flagrante.

Na manhã de domingo, o aposentado Raimundo de Paiva, que tinha 71 anos e morava numa rua projetada, s/n, bairro Manoel Deodato, saiu para pescar na companhia de dois "amigos" que moram na mesma rua da sua casa. À noite, José Leandro da Silva, 28, "Zé de Mãe", e Francisco Iraneide Varjão, 29, retornaram para suas residências sem o idoso. No dia seguinte, uma jovem - nome preservado, por segurança - que cuidava de Raimundo prestou queixa na Delegacia Regional de Pau dos Ferros e denunciou o desaparecimento do idoso. O delegado Inácio Rodrigues colocou sua equipe em campo e chegou até Leandro e Francisco, já que haviam sido vistos com a vítima.

Os dois foram interrogados pela Polícia, mas afirmaram desconhecer o que havia acontecido com o "amigo". Eles contaram que realmente foram pescar com Raimundo na manhã de domingo, mas alegaram que ele foi embora sozinho. Apesar da desconfiança, não havia nada que comprovasse o envolvimento dos dois, então eles foram liberados. No fim da tarde de quarta-feira, partes de um cadáver foram encontradas enterradas à margem do rio. "Nessa hora, já desconfiamos que fosse de Raimundo", comenta o delegado Inácio Rodrigues, acrescentando que as suspeitas em torno da dupla aumentaram. Leandro foi novamente interrogado e dessa vez resolveu confessar o crime.

Criminosos contaram com frieza como mataram e esquartejaram aposentado

Leandro que já havia confessado o crime foi mostrar onde tinha escondido os pedaços do corpo de Raimundo. As partes foram enterradas em três locais diferentes. Entre um dos pontos, a distância media aproximadamente dois quilômetros.

O suspeito não só contou onde escondeu, mas revelou com frieza como matou a vítima. Primeiro foram desferidos vários golpes com pedra e depois eles usaram uma faca de cortar peixe para esquartejar a vítima. O corpo foi escondido e eles retornaram para casa, como se nada tivesse acontecido. A mesma faca, segundo Leandro, foi usada para cortar o peixe que havia sido pescado.

Com a prisão de Leandro, a equipe da 4ª Delegacia Regional de Polícia Civil montou uma operação para prender o segundo suspeito. Na madrugada de quinta-feira, Francisco foi localizado e preso. Ele também confessou sua participação no crime. Ambos foram autuados por homicídio, artigo 121 do Código Penal Brasileiro (CPB), e se encontram recolhidos na carceragem da Delegacia de Polícia Civil desta cidade, à disposição da Justiça.

Educação para cidadania no Alto Oeste

A 2ª Semana de Educação para a Cidadania será realizada em Pau dos Ferros no período de 11 a 15 deste mês.

Trata-se de uma ação do Grupo de Educação Fiscal no Rio Grande do Norte, que abrange a Secretaria da Receita Federal do Brasil, a Secretaria de Estado da Tributação e a Secretaria de Estado da Educação, com o objetivo de institucionalizar a educação para o exercício da cidadania.

O público-alvo são agentes públicos como secretarias de tributação, de educação, prefeitos, contadores, entre outros profissionais.

AL se instala em Mossoró pela segunda vez

A Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte vai se instalar, pela segunda vez em Mossoró. O parlamento vai funcionar na cidade no período de 13 a 15 deste mês. Nesse intervalo serão realizadas duas sessões ordinárias e uma audiência pública, que vai discutir a consolidação do distrito industrial do município.

O ato para oficializar a instalação da Assembléia em Mossoró está marcado para as 15h30. Neste ano não será usado o plenário da Câmara Municipal. Toda a programação do Parlamento estadual será feita na Praça Bento Praxedes, no Centro da cidade.

O Presidente da Assembléia Legislativa, deputado Robinson Faria sempre externou a alegria com a Assembléia Itinerante em Apodi que foi realizado em praça pública, popularizando as sessões e as audiências públicas. A experiência positiva será repetida em Mossoró.

Reforma política divide opiniões também no RN

A discussão da reforma política começa a ganhar força no Congresso Nacional, mas ainda continua longe de um consenso.

A bancada federal do Rio Grande do Norte é um exemplo disso.

Os deputados federais e senadores do Estado não se entendem quanto a temas como a lista fechada e o financiamento público de campanha.

Fábio Faria sinaliza contrário à lista fechada

Em entrevista à TV Tropical, o deputado federal Fábio Faria (PMN) foi categórico, ao afirmar que discorda da lista fechada.

Com esse modelo, o eleitor votaria no partido, sem se preocupar com nomes. Os eleitos seriam definidos levando em consideração a quantidade de votos que a legenda recebeu, e seguindo a ordem de uma lista predefinida.

"Sou contra o voto em lista. Gostaria que alguém conseguisse me mostrar pelo menos uma vantagem desse sistema para que eu pudesse me convencer", disse Fábio Faria, que foi o deputado federal mais votado do Rio Grande do Norte nas eleições de 2006.

Felipe Maia pensa diferente de Fábio

Já o deputado federal Felipe Maia (DEM) tem uma visão diferente. Ele é defensor da lista fechada e afirma que ela ajuda no fortalecimento dos partidos políticos. O parlamentar também prometeu defender a proposta do financiamento público de campanha. Ele considera que seria uma forma de dar mais transparência ao processo eleitoral.

A posição de Felipe vai ao encontro do que prega o pai dele, o senador José Agripino Maia, que também é líder do Democratas. Agripino disse que é mais vantajoso para o eleitor votar em um partido do que em um candidato individualmente, para o Parlamento. "O partido tem muito mais força para defender o interesse desse eleitor", justificou.

Na opinião de Agripino, o voto deve ser feito levando em consideração idéias e interesses. O senador disse que o eleitor brasileiro precisa ir às urnas para optar por uma instituição que melhor represente seus anseios, idéias e ideologia. Essa instituição, segundo Agripino, seria o partido político.

sexta-feira, 8 de junho de 2007

Nilton aguarda nomeações de cargos em Pau dos Ferros

Nessa manha visitei a Secretaria de Esporte e Lazer de Natal. Lá, no gabinete do secretário Nilton Figueiredo um papo em torno das mudanças dos cargos do governo em Pau dos Ferros.

De acordo com o ex-Prefeito Nilton Figueiredo, está tudo pronto, aguardando-se apenas a canetada da governadora Wilma de Faria.

“Já encaminhamos a lista com as mudanças. Eu e o deputado Raimundo Fernandes entregamos a relação à Fátima Moraes. Aguardava-se o retorno da governadora, agora que ela já se encontra no estado, acho que da próxima semana não passa essas mudanças”, afirmou Figueiredo.

Caern vai mudar, afirma Figueiredo!

Dentre as mudanças encaminhadas a maior polemica gira em torno do cargo de diretor da unidade regional da Caern.

Atualmente o órgão é dirigido por Djalma Viana, Vavá. O cargo vem sendo pleiteado pelo PSB para Esmeraldo Alves.

Segundo Nilton a mudança vai acontecer. “Já está tudo certo. O deputado Raimundo Fernandes já sinalizou positivamente para a mudança que é um compromisso antigo da própria governadora”, disse o ex-Prefeito.

Em contato com o blog, o deputado Raimundo Fernandes disse que estava agilizando essas mudanças na próxima semana. Questionado sobre os nomes, o deputado desconversou e brincou dizendo: “calma, você já está doidin para fazer uma confusão. Pergunte a Nilton, ele que sabe”.

Tércia visita Nilton na SEL

Por volta de meio dia, quando esse blogueiro deixava a Secretaria de Esporte e Lazer de Natal (SEL), por lá chegava a Presidente da Câmara de Pau dos Ferros, Vereadora Tércia Batalha.

A parlamentar adentrava o gabinete de Figueiredo com uma pilha de papeis. Questionado o que fazia por ali, Tércia respondeu com um sorriso desconfiado e disse: “uma visita de cortesia, meu caro”. Será?

Bom, eu não acredito na tal visita de cortesia! Mas...

O abraço de um braço só


O Prefeito Leonardo Rego não perde a mania de sair abraçando a todos que passam na sua frente. No site da colunista Soraya Vieira (www.sorayavieira.com.br) quando olhava algumas fotos, do arraiá do Dnocs, me deparei com essa ao lado.

Leonardo abraçando o empresário Ligeirinho. Mas quando observei atentamente, vi que Ligeirinho não parecia muito contente com o abraço. Veja os braços de Ligeirinho... Ele deixou o Prefeito abraçando sozinho.

Agripino quer ouvir diretórios dos municípios para 2010

As lideranças municipais do democratas terão voz no processo de definição das alianças do partido para as eleições de 2010. Isso foi confirmado pelo líder da legenda no Rio Grande do Norte, o senador José Agripino Maia.

Ele disse, durante entrevista à TV Tropical, que as afinidades políticas serão consideradas.

O senador deixou claro que essas alianças para 2010 não serão feitas agora. Ele afirmou que esses entendimentos vão ser mantidos na hora certa, e que quando for o momento oportuno é que as lideranças municipais serão ouvidas.

Senador procura sombra para renovar mandato

É muito interessante à forma como o Senador Agripino joga na política. É obvio que nos municípios as afinidades estão, em sua maioria, entre os democratas e os socialistas da governadora Wilma de Faria.

A aliança com o PMBD em 2006 não vingou, é tanto que a campanha de Garibaldi, com o apoio de Agripino foi derrotada. Nesse momento Agripino joga todas as suas fichas em uma aliança com a governadora Wilma de Faria para renovar o seu mandato.

O Senador democrata sabe como ninguém que se Garibaldi e Wilma forem candidatos ao Senado, unidos em aliança ou não, as chances dele são minúsculas.

O que quer José Agripino é sair em uma chapa com Wilma para o senado, empurrando Rosalba para a disputa do governo com o apoio de Wilma. Ou seja, ele não quer nada, somente a cabeça de chapa no governo e uma vaga no senado.

Os caciques ainda acham que Wilma é boba, mesmo depois da governadora ter ganhado a campanha derrotando todos eles juntos.

Restam poucas opções para Agripino

Em uma segunda possibilidade de renovação de mandato, o senador Agripino tentará fazer com que Garibaldi desista do senado e Rosalba do Governo.

Dessa forma ele apoiaria Garibaldi para o governo do estado, mais uma vez e teria a difícil missão de fazer com que Rosalba dispute a Prefeitura do Natal. Se bem que ele já tentou fazer isso e ela descartou a possibilidade.

Na verdade, em meio a todos esses pontos só existe uma certeza. É muito difícil a renovação do mandato de Agripino sem ter que sacrificar alguns nomes. Resta saber se o senador encontrará sombra.

quinta-feira, 7 de junho de 2007

Praça de Eventos será licitada em 30 dias

Você acompanha na íntegra (ver abaixo) uma matéria publicada na edição de hoje do Jornal De Fato sobre a construção da Praça de Eventos de Pau dos Ferros.

“Um dos principais projetos da administração do prefeito Leonardo Rêgo (DEM) vai sair do papel para a prática: a Praça de Eventos, no bairro São Judas Tadeu, que dotará a cidade de um dos espaços públicos mais estruturados da região do Alto Oeste do Estado.
A previsão é de que em no máximo 30 dias a Prefeitura lance o edital de licitação. A ordem de serviço será assinada até o final de setembro, devendo a obra ser iniciada em outubro. Pela previsão, a praça ficará pronta em junho do próximo ano.
A Praça de Eventos será construída numa parceria da Prefeitura com o Governo Federal. A obra será realizada em três etapas, orçada em mais de R$ 1,2 milhão.
A primeira etapa compreende a construção da praça numa área de 11 mil metros quadrados, no valor de R$ 645 mil. Esse dinheiro já está disponível na Caixa Econômica Federal (CEF). A segunda etapa envolve a construção de dois palcos e de uma sala de administração, no valor de R$ 310 mil. A terceira etapa, orçada em R$ 350 mil, consiste na abertura e pavimentação de seis ruas de acesso à praça.
Essa terceira etapa é considerada de suma importância, uma vez que beneficiará não apenas os moradores do São Judas Tadeu, mas também os bairros São Vicente, Cohab e parte do centro da cidade. Outro aspecto importante é que será construída uma avenida que desafogará o trânsito na Avenida da Independência, considerada de vital necessidade. Para isso, parte do açude particular será aterrada, como forma de facilitar a construção da avenida no entroncamento com a BR-405”.

Entrosamento de Wilma e Fafá reacende especulações

O aparente entrosamento entre a prefeita Fafá Rosado (DEM) e a governadora Wilma de Faria (PSB) na solenidade de inauguração da Praça de Eventos, na noite de terça-feira passada, atiçou a especulação sobre a evolução da parceria administrativa para o campo político.

Por enquanto, os dois lados garantem que é precipitado imaginar uma união eleitoral.

Segundo o deputado estadual Leonardo Nogueira (DEM), marido de Fafá Rosado, até agora a sintonia não passou do campo administrativo.

Ele garantiu que quando os entendimentos passarem para o nível eleitoral, as decisões serão tomadas levando em consideração os interesses do grupo político de Mossoró, que inclui a senadora Rosalba Ciarlini (DEM) e o ex-deputado estadual Carlos Augusto Rosado (DEM).

Lideranças negam, mas discursos estão afinados

Apesar das negativas, os discursos na solenidade foram recheados de mensagens políticas.

O próprio Nogueira, que chegou a chamar Wilma de Faria de "nossa governadora", afirmou para a multidão que a "governadora também quer fazer a Mossoró do futuro e que precisa do apoio de Mossoró".

Outro discurso que alimentou a especulação foi o da própria Fafá. A prefeita lembrou a verba de R$ 7 milhões que Wilma de Faria havia assegurado para que a Prefeitura executasse o projeto da Avenida Rio Branco, chegou a falar em seu discurso que sabe o que é gratidão e assegurou que "outras parcerias virão".

Planos de saúde ficarão mais caros

Os segurados de planos de saúde devem ficar atentos. É que de acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) os valores dos planos individuais serão reajustados ainda esta semana.
A expectativa é de que até amanhã a tarifa seja anunciada em todo país.

A Associação de Medicina aponta uma estimativa de um aumento em torno de 9%. Nos últimos três anos o reajuste apresentou, conforme a assessoria de imprensa da ANS, queda na autorização com 11,75% (2004), 11,69% (2005) e 8,89% (2006).

Escolas públicas ganharão internet de alta velocidade

Para levar internet de alta velocidade a todas as escolas públicas do País nos próximos cinco anos, as operadoras de telefonia fixa podem deixar de instalar postos e investir na conexão da rede mundial de computadores.

Apresentada ontem pelos presidentes das empresas, a proposta foi aprovada pelo ministro das Comunicações, Hélio Costa, que pretende levá-la ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Não publicamos anônimos

Estão insistindo em nos enviar comentários anônimos. É incrível o número de recados anônimos que recusamos.

Repito mais uma vez que a política do blog aboliu esse tipo de publicação.

Se quiserem mesmo que seus comentários sejam postados aqui, identifiquem-se!

Curiosidade para informar

Algum leitor desse blog sabe informar se já aconteceu ou de que horas acontecerá a tradicional missa de Corpus Cristi em Pau dos Ferros?

quarta-feira, 6 de junho de 2007

Boatos correm a cerca de mais uma crise no governo Leonardo Rego

Informações chegadas lá da terrinha (extra-oficiais) dão conta que mais uma secretária da administração municipal teria pedido demissão ao Prefeito Leonardo Rego.

De acordo com a fonte, Leonardo implorou para que a responsável pela educação permanecesse no cargo. Coisa que eu acho difícil, conhecendo a visão arcaica e centralizadora do gestor municipal.

Desde o começo do seu mandato, Leonardo já teve que substituir pelo menos quatro secretários. Só na do Meio Ambiente, já aconteceu duas mudanças, sem falar na de Obras e Comunicação Social.

Será que mais um deixará o barco? O remo ta pesando!!!

Liminar põe fim a verba indenizatória

Uma liminar deferida pela 3ª Vara Federal do Distrito Federal determina que a Câmara e o Senado acabem com o pagamento da verba indenizatória, dinheiro que é repassado aos parlamentares para gastos extras mediante apresentação de comprovantes. Na Câmara, o valor é de até R$ 15 mil. No Senado, o valor não é informado.

A ação, que ainda cabe recurso mas já tem validade, é de autoria de João Cunha, ex-deputado federal durante o período 1975 e 1990 - ele já foi filiado a vários partidos, entre eles MDB (depois PMDB), PDT, PTB e PMN. Segundo explicou Cunha, a ação foi motivada por dois aspectos. "Primeiro, porque sou brasileiro e estou indignado com esse país", diz. "Segundo, a verba indenizatória é inconstitucional, além de ser ilegal e imoral", disse Cunha.

Com a liminar, passamos a acreditar um pouquinho mais na moralização desse Brasil de meu Deus.

Wilma anuncia antecipação de 13º salário

A governadora Wilma de Farian anunciou na manhã de hoje, na Governadoria, a antecipação do pagamento de parcela referente a 40% do décimo-terceiro dos 110 mil servidores ativos e aposentados.

O pagamento será feito junto com o pagamento do mês de julho, nos dias 27 e 30 do próximo mês.

Como a folha de pagamento salarial do Estado gira em torno de R$ 150 milhões, o desembolso no final de julho será de cerca de R$ 210 milhões, dinheiro a ser injetado na economia potiguar.

Anuncio da antecipação é recebido com surpresa

O anúncio surpreendeu em razão do fato de o Estado ter ultrapassado, no primeiro quadrimestre do ano, o limite prudencial de gastos com pessoal, estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

Mas, assessores da governadora garantem que a antecipação do pagamento do 13º salário estava previsto em razão do provisionamento que é feito mensalmente, de 1/12 dos recursos referentes ao décimo-terceiro.

O anúncio foi feito pela governadora no próprio gabinete, na presença de secretários e assessores.

terça-feira, 5 de junho de 2007

Nilton foi abraçar o “patrão” ontem à tarde

O ex-Prefeito de Pau dos Ferros e atual secretário de Esporte e Lazer de Natal, Nilton Figueiredo participou hoje a tarde da missa solene pelo aniversário do Prefeito Carlos Eduardo.

A celebração religiosa aconteceu às 16h no Parque da Cidade. A missa foi rezada pelo Arcebispo Dom Matias Patrício e Padre Nunes. Uma verdadeira multidão se fez presente.

Além de Figueiredo, todos os outros secretários da administração municipal compareceram ao aniversário do “patrão”.

Também estiveram por lá a governadora Wilma de Faria, a deputada federal Fátima Bezerra, o prefeito de Parnamirim e pai do aniversariante, Agnelo Alves, além de secretários de estado, vereadores natalenses e outros prefeitos do RN.

Wilma de Faria inaugurou obra com Fafá Rosado

A governadora Wilma de Faria esteve na noite de ontem em Mossoró onde juntamente com a prefeita, Fafá Rosado, participou da inauguração da Praça de Eventos, cuja obra está inserida no projeto de urbanização da Avenida Rio Branco.

A obra realizada através de parceria entre a Prefeitura de Mossoró e o Governo do Estado foi construída no Largo Gabriel Negreiros, tem uma área de 4.964 metros quadrados ao custo de R$ 633 mil.

O local será destinado a festas populares e já será utilizado no Mossoró Cidade Junina para o concurso de quadrilhas. Tem capacidade para receber 8 mil pessoas.

Fátima Moraes confirma candidatura em Assu

Em entrevista ao Correio da Tarde na manhã de ontem a secretaria estadual de articulação com os municípios, Fátima Morais (PSB), confirmou sua disposição em disputar mais uma vez a Prefeitura de Assu em 2008.

Fátima, que perdeu a eleição para o atual prefeito de Assu, Ronaldo Soares, disse que embora nesse momento sua atenção esteja voltada para a ampliação do trabalho administrativo ao lado da governadora Wilma de Faria (PSB), alguns contatos estão sendo mantidos no sentido de avaliar a situação de sua candidatura no próximo ano.

Sem citar nomes, a secretária disse que algumas alianças estão sendo costuradas com lideranças políticas no município de Assu.

Posse do novo titular da Tributação foi concorrida

Lideranças empresariais, dirigentes de entidades e vários prefeitos prestigiaram no final da manhã de ontem a concorrida solenidade de posse do novo secretário estadual de Tributação, João Batista Soares.

A sucessão foi rápida e a solução considerada natural, uma vez que Soares não sofria restrições de ordem técnica ou política e ainda contava com a indicação de sua antecessora, Lina Vieira.

PF demonstra transparência e credibilidade

O noticiário em torno da inclusão do irmão mais velho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva entre os investigados por envolvimento com a máfia de caça-níqueis reforça a imagem de isenção e seriedade da Polícia Federal.

Há poucos dias, a instituição foi acusada de estar vazando informações, no que foi considerado, pelo vice-presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes, como tentativa de instalação de um "estado policial".

Pois bem, a PF cumpriu mandado de busca e apreensão na casa do irmão do presidente, pediu sua prisão temporária à Justiça, mas teve o pedido negado, por falta de provas.

O ministro da Justiça, Tarso Genro, veio a publico para dizer que no sistema democrático nem o irmão do presidente está a salvo de investigações.

Não deixa de ser um exemplo positivo e um alento no difícil processo de consolidação da nossa jovem Democracia.

Adalberto Pessoa criticou análise do TCU e CGU

O secretário de infra-estrutura, Francisco Adalberto Pessoa, defendeu o governo das acusações de superfaturamento e sobrepreço das obras da ponte Forte-Redinha devolvendo a acusação ao Tribunal de contas da União. Segundo o secretário o relatório apresentado pelo TCU e CGU está "incompleto". Indagado pelos motivos os quais levou órgãos de instância federal a cometer injustiça com o Governo do Estado, ele foi prudente. "Primeiro, logicamente, a interpretação da análise dos dados que eles tiveram em mãos e, segundo, o pouco tempo que eles tiveram para fazer essa análise. Eu acho que 30 dias para uma equipe chegar e destroçar o que nós vimos trabalhando por dois anos e meio para essa ponte é muito pouco", disse.

Adalberto ressaltou que as comissões TCU E CGU vieram ao Estado devido à falta de condições do Ministério Público local em desenvover as análises que tinham sobre a questão. O MP solicitou um corpo técnico de engenharia competente aos dois órgãos federais para fazer ciclo de análise e consequentemente entrarem em processo. "Eles chegaram e fizeram uma inspeção conjunta por um período de 40 dias. Essa inspeção foi carregada de muita solicitação de documentos e informações. Nós mantivemos com eles uma relação muito pessoal de atendimento e eles saíram com uma bagagem bastante informativa sobre o assunto", assegurou.

Sempre que questionado pelos altos preços praticados em toda obra de ponte, o secretário sempre se defendia enfatizando a qualidade dos equipamentos que, na sua opnião, necessitava ser o mais sofisticado possível. Contudo, ao ser indagado sobre a acusação do TCU de que o material estava sendo superfaturado e que, neste caso independia da qualidade do produto, ele manteve a resposta, o que não ficou claro para os presentes.

A quem interessar possa...

...Quero aqui nesse espaço agradecer os inúmeros acessos que recebemos diariamente da Prefeitura de Pau dos Ferros.

Aproveito para pedir aos Secretários, pessoas ligadas a administração do Prefeito leonardo Rego que ao comentar as noticias aqui postadas, se identifiquem. É muito feio responder anonimamente, até porque fica chato, vez que a política do blog reprova publicação de comentários anônimos.

No mais, um abraço aos amigos e boa leitura, sempre!!!

Faz 30 dias da morte de João Paulo. Polícia ainda não desvendou o crime!


Hoje completa 30 dias da morte do radialista João Paulo dos Santos (foto). Ele foi assassinado em uma comunidade rural do município de Rafael Fernandes, com quatro tiros a queima roupa.

Até o presente momento nenhuma resposta eficaz foi dada a população com relação ao motivo e a identidade dos executores e supostos mandantes.

A população começa a se manifestar pela morosidade das investigações e temem que o crime caia no esquecimento da Justiça.

Missa foi rezada hoje em Rafael Fernandes

A missa de 30º dia pela morte de João Paulo foi rezada hoje na Igreja de Nossa Senhora de Fátima na cidade de Rafael Fernandes pelo Padre Janedson.

Cerca de 500 pessoas participaram da celebração religiosa. A família estava caracterizada, todos com camisetas que lembrava o crime e cobrava justiça.

Até a presente data a policia não apresentou o culpado pela execução o que tem deixada a população e os familiares apreensivos.

Leitor envia comentário cobrando justiça

O leitor do blog, Domingos Sávio do Rego envia e-mail a cerda da morte do radialista João Paulo dos Santos. Na correspondência ele fala do ocorrido e cobra justiça. Abaixo o texto na íntegra.

"Há trinta dias a cidade de Rafael Fernandes foi arrebatada por um acontecimento trágico, uma pessoa querida,amada, amiga,conselheira, um profissional exemplar, um pai maravilhoso, foi tirado de nosso convívio e do convívio do seu lar de uma forma trágica e cruel.

O nosso amigo João Paulo foi retirado de nossas vidas de uma forma cruel e avassaladora e mais do que tudo sem explicações, até o momento. A sociedade de Pau dos Ferros, do Alto Oeste e por que não dizer, do Rio Grande do Norte clama por justiça.

Não podemos permitir em hipótese alguma que a nossa cidade que sempre foi conhecida como pacata e solidária com os seus filhos, fique conhecida como injusta e de certa forma, cúmplice desse crime horrível e cruel. O caso não pode cair no esquecimento,

É necessário que convoquemos amigos, parentes, familiares, e os profissionais da área de comunicação, assim como João Paulo foi em vida, para que fiquem vigilantes. Acompanhemos os fatos e vamos estar sempre cobrando das autoridades, resultados, punição para os culpados, até então não apresentados para a sociedade.

A sociedade das cidades de Pau dos Ferros e Rafael Fernandes, e do nosso Estado não pode ficar sem uma resposta. Confiamos no trabalho da polícia, da justiça, mas é necessário que a mesma nos dê resultados, nos mantenha informados.

Sabemos que com a prisão dos culpados, João Paulo não retornará, pois temos a certeza que ele está ao lado de Deus Pai, com aquele sorriso cativante, sua alegria espontânea e o seu brilho eterno nos olhos, orando e vibrando por nós, mas queremos Justiça"
!

ASS: COMUNIDADE ETERNAMENTE JOÃO PAULO.

Secretário toma posse às 11h30

O novo secretário da Tributação do Rio Grande do Norte, João Batista Soares de Lima, toma posse nesta terça-feira, em solenidade no auditório da Emater, no Centro Administrativo, às 11h30.

Ele assume a pasta em substituição a Lina Maria Vieira, que pediu exoneração para assumir a Superintendência da 4ª Região Fiscal da Receita Federal do Brasil, com jurisdição sobre os estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Conheça mais sobre o novo titular da pasta

João Batista Soares é casado e tem três filhos. É servidor de carreira da Secretaria da Tributação, onde entrou através de concurso público no dia 22 de agosto de 1977. Em quase 30 anos de vida funcional exerceu os cargos de Diretor da 1ª URT, Subcoordenador de Itinerância Fiscal. Gerente do PROADI. Foi membro do Conselho de Recursos Fiscais e, posteriormente, Secretário-adjunto, de 1996 a 1999.

Em 2000, a convite do então ministro Fernando Bezerra, prestou assessoria ao Ministério da Integração Nacional. Em 2003 retornou à função de secretário-adjunto da Secretaria da Tributação, onde permanece até hoje.

João Batista Soares, 54 anos, é bacharel em Ciências Contábeis e Direito, com pós-graduação em Administração Tributária pela Escola de Administração Fazendária do Ministério da Fazenda.

Encontro realizado em Martins teve sucesso de participação

Pelo menos 150 motoclubes, de diversos estados do país, participaram no fim de semana da terceira edição do Encontro de Motoqueiros da cidade de Martins.

O evento, que teve seu início no sábado, modificou a rotina da cidade serrana já na noite da sexta-feira, quando começaram a chegar as primeiras representações de motoclubes, em sua maioria, dos estados da Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.

O encontro, que a cada ano ganha a atenção de um contingente maior de motociclistas de toda a região, resultou na lotação de toda a estrutura de acomodação do município serrano.

Governadora Wilma participa de lançamento do Proclima

O Rio Grande do Norte torna-se hoje o primeiro Estado do país a lançar um plano de enfrentamento aos efeitos das mudanças climáticas no planeta.

O Proclima, como foi batizado o programa, aponta as principais vulnerabilidades do RN e as ações a serem tomadas para enfrentar os efeitos das mudanças no clima. A governadora Wilma de Faria lançará o programa às 10h30, no Iate Clube de Natal, depois de participar de uma aula-passeio no Barco-Escola Chama Maré, do Idema.

Elaborado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos - Semarh - e pelo Idema, em parceria com vários órgãos estatais, o Proclima tem um prazo de até 120 dias para apresentar resultados significativos das ações que visam diminuir a quantidade de emissões de gás carbônico no Estado e a redução do índice de vulnerabilidade às mudanças climáticas.

Cidadã pauferrense indignada envia e-mail cobrando calçamento

Recebi um e-mail de uma cidadã por nome de Juliana, reivindicando uma promessa do Prefeito Leonardo Rego. Não quero fazer comentários, mas publico na íntegra, o conteúdo da correspondência eletrônica. Ver abaixo!

Meu caro Jean,

"Aproveitando a oportunidade de ter encontrado seu e-mail e você como um bom
defensor das injustiças desse povo tão sofrido, venho por meio deste, expor
minha revolta como cidadã Pauferrense. No meio do mês de maio entre o dia 10-25
houve uma audiência onde o prefeito assinou um documento o qual consta que três ruas do João XXIII iriam ser calçadas. A comunicação veio por meio de um carro de som que passou nas ruas anunciando tal assinatura. Porém na semana passada, ou seja, no final do mês de maio, veio uma caçamba com barro vermelho e em vez de melhorar nossa situação, ao contrário piorou. Penso eu que a pessoa a qual mandou fazer tal feito achou que iria nos ajudar tapando buracos, a intensão poderia ter sido até boa, agradeço por ela, porém teria ajudado mais se tivesse mandado calçar logo esta rua, e não fazer o que fez, pois com a chuva o barro virou lama, e graças a Deus que parou de chover, pois já se foi o tempo que nossas casas viviam limpas, com esse barro tudo piorou, a lama e poeira que traz para dentro delas é horrível, fora os mosquitos e doenças que essa lama pode nos trazer. Venho por meio desse instrumento de comunicação expor minha reivindicação e pedir pelo amor de Deus calcem a rua Vereador Antônio Izidro, que encontra-se hoje em estado de calamidade. Peço que você leve essa reivindicação aos representantes majoritários dessa cidade, para que eles
possam fazer algo a respeito.
Contando com a sua ajuda, agradeço antecipadamente e fico aguardando alguma
notícia".

segunda-feira, 4 de junho de 2007

Hoje é o Dia Mundial do Meio Ambiente

Hoje é comemorado o Dia Mundial da Ecologia e do Meio Ambiente, uma data escolhida para um momento de reflexão da sociedade.

Preservar a natureza não é só impedir que ela morra, mas sim prevenir a morte da própria humanidade.

A cada ano há um maior desgaste dos meios naturais da Terra, que um dia irão se acabar definitivamente. Por isso é preciso agir, cooperar e ajudar uns aos outros.

O meio ambiente clama por ar puro, conservação, e assim como nós, por uma melhor qualidade de vida.

Crediamigo anuncia juros mais baixos

Desde de ontem o Crediamigo, Programa de Microcrédito Produtivo Orientado do Banco do Nordeste, passou a operar com juros mais baixos, segundo a informação de Deise Moura, da assessoria de imprensa da superintendência regional do banco, em Natal.

A principal mudança ocorreu nos empréstimos para capital de giro acima de mil reais, ofertados pelos produtos Giro Solidário e Giro Individual. Nestes casos, houve redução da taxa efetiva de 4% para 3% ao mês, com bônus adicional por experiência positiva no programa. Dessa forma, os juros diminuem gradativamente à medida que o cliente contrata novas operações, podendo chegar até a 2%, a partir do décimo terceiro empréstimo.

Garibaldi representará Congresso em seminário

O senador Garibaldi Filho (PMDB) foi indicado pela mesa diretora do Senado para representar o Congresso em um seminário com representantes ingleses da União Interparlamentar do Reino Unido.

O evento será realizado de 10 a 15. Garibaldi se reúne amanhã com diplomatas da Inglaterra para um pré-exame dos temas do seminário.

Outros dois senadores e três deputados federais participarão do seminário.

Secretário dará explicações sobre ponte

O secretário estadual de Infra-estrutura, Adalberto Pessoa, concede nesta terça-feira, às 9 horas, entrevista coletiva.

Ele vai apresentar a defesa do Governo do Estado em relação às denúncias de superfaturamento nas obras da ponte Forte-Redinha.

A Oposição, no entanto, quer que a governadora Wilma de Faria se pronuncie sobre o assunto.

Governadora não mais irá a Pau dos Ferros amanhã

A Assessoria de Imprensa da governadora Wilma de Faria informa que o lançamento do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Alto Oeste ainda não acontecerá amanhã, como estava previsto.

A visita da governadora a Pau dos Ferros foi adiada pela segunda vez. O lançamento do plano estava previsto para o dia 24 de maio e havia sido adiado para amanhã.

A nova data da visita da governadora a região ainda não está marcada. A explicação da assessoria é a mesma: problemas com a agenda da governadora.

Wilma desembarcou em Natal ontem à noite. Ela participou por 10 dias do salão imobiliário de Madri, na Espanha.

A governadora estará amanhã em Mossoró fazendo inaugurações ao lado da Prefeita Fafá Rosado.

Homens se reúnem para rezar terço

Fui informado agora a pouco que em Pau dos Ferros existe um movimento de oração, direcionado exclusivamente para os homens.

O encontro é intitulado “terço dos homens”. Cerca de 300 homens se reúnem todos os dias para rezar o terço.

Os compromissos são em bairros diferentes e a coordenação do movimento de oração é de Alexandre Bezerra e Rodrigo.

Abaixo a agenda do terço dos homens

Aos domingos bairro São Benedito, na capela São Benedito, sempre às 17h
As segundas o encontro acontece no bairro Princezinha na igreja Jesus Menino
As terças, Patronato Alfredo Fernandes às 19:30
As quartas, bairro Riacho do Meio na capela Santo Antonio às 19h
As quintas, comunidade do Dom Bosco, Bairro Ipiranga às 19h
As sextas na 13 de maio, capela Nossa Senhora de Fátima às 19:30, e no São Judas Tadeu às 19h
Aos Sábados São Geraldo às 19:30h.

No ultimo sábado de cada mês o encontro acontece na Igreja Matriz, sempre às 19:30h.

Blog chega à marca dos 10.000 acessos em 16 dias

Em apenas 16 dias o nosso blog passa dos 10.000 acessos. O fato deve ser comemorado por todos os pauferrenses, pois através dessa página, a cidade e a região tem ficado em foco, vez que o blog é acessado de qualquer lugar do mundo.

Segundo estatísticas que temos acesso, o blog vem sendo acessado em média 700 vezes, por dia. A maior parte desses acessos são feitos através de endereço digitado diretamente, em segundo lugar, através do link no blog da jornalista Thaisa Galvão, seguido do site www.paudosferros.com.br

A marca dos 10.000 acessos é motivo de muita felicidade para mim que venho dedicando meu tempo para manter você, caro leitor, bem informado.

Só nos resta agora agradecer a você pela credibilidade depositada nesse simples escrevinhador e procurar aprimorar mais ainda as nossas postagens.

Que esses 10.000 acessos sejam multiplicados, quadruplicados...

Wilma nomeará adjunto na tributação

A governadora Wilma de Faria confirmou agora a pouco o nome do secretário adjunto de Tributação, João Batista Soares para a titularidade da pasta.

João Batista está sendo empossado no lugar de Lina Vieira que deixa a secretaria de tributação para assumir cargo Federal (ver matéria abaixo).

A exoneração de Lina e a nomeação de João Batista será publicada no diário oficial de amanhã.

Wilma chega, reassume cargo e começa inaugurações

Em solo potiguar desde o fim da noite de ontem, a governadora Wilma de Faria já está trabalhando. Ela reassumiu o cargo que era ocupado pelo vice Iberê e nesse momento está inaugurando a primeira Unidade Regional de Tributação, na Cidade da Esperança.

À tarde Wilma tem compromissos em seu gabinete, na governadoria. Ela despacha com alguns secretários e conversa com Lina Vieira que deixa o cargo de Secretária de Tributação para assumir a superintendência da Receita Federal – 4ª Região que é sediada em Recife-Pe.

Amanhã, na agenda da governadora, consta visita a Mossoró, onde inaugurará obras com a Prefeita Fafá Rosado.

Wilma passou toda a semana na Espanha onde participou do Salão Imobiliário de Madri.

Abaixo a homofobia

Pegando carona no blog do amigo Carlos Santos, passo a seguinte informação:

Por proposição do vereador Salatiel de Souza, a Câmara de Natal discute hoje em seu plenário, a partir das 15h, a violência contra os homossexuais.

A homofobia está se alastrando na capital. Vários são os registros de assassinatos brutais cometidos nos últimos meses.

O tema envolverá a participação de vários segmentos, da segurança pública a entidades que defendem os interesses desse universo humano.

América decepciona e perde de goleada

A equipe que representa o Rio Grande do Norte na elite do futebol brasileiro, América de Natal, foi ao Rio Grande do Sul e perdeu de goleada do Juventude de Caxias, até então, penúltimo colocado do brasileirão.

3 X 0. Esse foi o placar do jogo para o juventude que deu um passeio em cima do América que agora ocupa a zona de rebaixamento.

A receita é uma só: o América tem que pelo menos aproveitar os jogos no Machadão para somar pontos. Aqui já foram realizados dois jogos e o América perdeu os dois. Assim, não sairá nunca das quatro últimas posições na tabela do brasileiro.

O próximo compromisso do time natalense é o Corintians de SP no Machadão. Excelente oportunidade para o “Mecão” mostrar serviço, sob pena de disputar os próximos jogos sem o apoio da torcida que já começa a se irritar.

domingo, 3 de junho de 2007

América entra em campo contra o Juventude em Caxias

Daqui a pouco será dado o ponta-pé inicial na partida do representante do nosso Rio Grande do Norte, América de Natal que joga contra o Juventude de Caxias do Sul, pela 4ª rodada do Campeonato Brasileiro, série A.

A partida será disputada no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias. Atualmente o América ocupa a 15ª posição na tabela com uma vitória e duas derrotas, enquanto que o Juventude é o penúltimo colocado com três derrotas seguidas.

América X Juventude hoje em Caxias

O América de Natal enfrenta na tarde de hoje a equipe do Juventude de Caxias do Sul. A partida acontece às 16h em baixa temperatura.
Ontem, Caxias tinha amanhecido "cinzenta" e fria. Neste domingo, o quadro mudou, em parte.

A cidade continua fria, porém com um céu azul, sem nuvens e com um sol brilhante. É o chamado "céu de brigadeiro". Espera-se pela permanência desse quadro até a hora do jogo de hoje contra o Juventude. Os termômetros registram nesse momento 6º.

O América soma 03 pontos em três partidas disputadas e joga visando marcar pontos para se garantir fora da zona de rebaixamento.

O Juventude perdeu todas as 03 partidas disputadas e é o penúltimo na tabela de classificação. A equipe de Caxias busca a reabilitação contra o América.

América divulga agenda para este domingo

O gerente de futebol Carlos Moura Dourado divulgou a programação da delegação do América para este domingo em Caxias do Sul. O café da manhã foi servido até às 10 horas e a saída para o estádio Alfredo Jaconi se dará por volta das 14:45 horas. O retorno para Porto Alegre acontece logo após a partida.

Programação:

Café da manhã - até às 10 horas
Almoço - 12 horas
Palestra - 14:15 horas
Sáida para o estádio - após a palestra
Jogo - 16 horas
Jantar - após o jogo, já em Porto Alegre

Vereador que apanha da mulher inspirou Nelter


Partiu do município de São José do Seridó a inspiração para que o deputado estadual Nelter Queiroz (PMDB) travasse na Assembléia Legislativa do RN uma luta pelos direitos dos homens. Nelter acha que já está na hora de se discutirem a violência das mulheres contra seus companheiros. O deputado defende que também sejam investigados, como acontece na lei Maria da penha (para as mulheres), os crimes de violência e agressão contra os homens.

O deputado até já encontrou um nome sugestivo para a lei. Se for aprovada se chamará “Lei Mariozan dos Anjos”. Nelter explica que o vereador, que atua na Câmara Municipal de São José do Seridó (foto), foi agredido no último fim de semana por sua esposa. Mariozan confessou a surra, em conversa mantida com o deputado. O episodio teria ocorrido no domingo, onde foi agredido por sua mulher com uma “lata de botar água”. Essa teria sido a sexta surra que Mariozan sofreu da sua esposa.

O fato já havia sido postado anteriormente aqui no blog, mas, diante da “gravidade da surra” resolvemos relembrar e apresentar o Vereador surrado com uma “lata de botar água”.

Militares terão que deixar delegacias do interior

A determinação é do juiz Luiz Alberto Dantas Filho, da 5ª Vara da Fazenda Pública. Segundo a decisão do magistrado, o secretário Castim terá que pagar R$ 1 mil reais de multa, para cada dia de descumprimento da decisão, caso isso venha ocorrer. No entanto, para isso não aconteça o secretário de Segurança Pública do Estado, advogado Carlos Castim, terá prazo de dez dias para realizar as substituições dos atuais militares por delegados de carreira. Ou seja, Bacharéis em Direito. Ou para que fique mais explícito, o famoso delegado de Policia Civil. Atualmente, 104 policiais militares respondem como delegados no interior do RN.

Segundo o magistrado, com processo tramitado em julgado, não há mais possibilidade de recurso. Ele disse ainda que não pretende alongar o prazo de dez dias concedido por ele. “Não existe essa possibilidade porque o Estado já foi notificado há quatro anos e até hoje não fez nada”, justificou. O secretário Carlos Castim declarou à Tribuna do Norte que não tem como cumprir a decisão. “Respeito o juiz Luiz Alberto, mas esta é uma decisão equivocada e inexeqüível. Vou substituir os militares por quem?”. Castim usou o argumento de que não há delegados concursados ou em processo de formação atualmente.

Na nossa região, apenas Pau dos Ferros e Alexandria contam com delegados de carreira, bacharéis.

Jácome fará pronunciamento contra o aborto

Durante a sessão plenária da última quinta feira, o deputado estadual Antônio Jácome afirmou que fará pronunciamento na próxima terça feira, no plenário da Assembléia Legislativa, com relação ao aborto.

Evangélico, o deputado deverá propor uma corrente no parlamento estadual contra o aborto.

Casa do Estudante completa 61 anos. AL realiza sessão solene

A Casa do Estudante de Natal completará 61 anos de existência na próxima quarta-feira (6). Para marcar a data, a Assembléia Legislativa vai realizar uma sessão solene.

A iniciativa é da deputada Márcia Maia. A sessão começará às 10 horas, no dia 6, com a participação de fundadores da instituição e de estudantes que residem atualmente na Casa.

O PT na corda bamba

As últimas declarações de dirigentes petistas envolvendo a suposta reaproximação entre os Democratas de José Agripino e o PSB da governadora Wilma de Faria sinalizam duas coisas: primeiro, que ao PT não agrada nem um pouco a idéia de pelo menos pensar em conviver com o DEM e; segundo, que, mesmo assim, os petistas divergem quanto à adoção de uma postura: uns querem por a boca no trombone e evitar que isto aconteça; outros preferem esperar e pagar pra ver.

Carlos Eduardo receberá jantar de adesão

O aniversário do prefeito Carlos Eduardo Alves, no dia 5 de junho, dedicado mundialmente ao Meio Ambiente, está incluído na programação da Semana do Meio Ambiente, conforme consta de folder distribuído pela Secretaria Especial de Meio Ambiente e Urbanismo.

Secretários, adjuntos, coordenadores e outros ocupantes de cargos comissionados foram convidados a participar do jantar de adesão e compra de um presente para o chefe maior. As contribuições vão de R$ 50,00 a 200,00. E no caso dos secretários, a participação é compulsória.