sábado, 12 de janeiro de 2008

Deputado oferece churrasco a convidados

O deputado estadual Raimundo Fernandes (PMN) recebe em sua residência de praia, na tarde de hoje, vários convidados para um churrasco de veraneio.

Raimundo está com a família na praia de Búzios onde passa o mês de janeiro e parte de fevereiro.

Dentre os convidados do deputado micaelense está o presidente da Assembléia Legislativa do RN, deputado Robinson Faria (PMN), que já confirmou presença.


TSE tem 6.200 pedidos para cassar infiéis

Dois meses depois de aberta a temporada para requerer a cassação de mandatos de políticos infiéis, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já contabilizou 6.296 pedidos de perda de cargo em todo o país. O Paraná é o campeão, com 1.080 processos ajuizados, cerca de 25% de todos os cargos eletivos do Estado, segundo a Procuradoria Regional Eleitoral paranaense.

O levantamento do TSE, divulgado nesta semana, se refere a processos protocolados nos tribunais regionais eleitorais (TREs) até 30 de dezembro. Esse número, entretanto, deve ser ainda maior, já que nem todas as cortes eleitorais concluíram as autuações dos processos ajuizados. Depois do Paraná, São Paulo e Minas Gerais foram, até agora, os que registraram mais pedidos de cassação de infiéis - 743 e 662, respectivamente.

A corrida à Justiça Eleitoral para reaver os cargos de políticos que trocaram de partido deve-se à resolução 22.610 do TSE, de 30 de outubro, que determinou que o cargo eletivo pertence aos partidos e não aos eleitos. Pode ser punido quem mudou de legenda depois do dia 27 de março de 2007, em cargos proporcionais.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Desembargador julga nepotismo em Água Nova

O desembargador Amaury Moura indeferiu pedido de exoneração de parentes da prefeita de Água Nova, Iliene Maria Ferreira (PSB), que ocupam cargos comissionados e funções de confiança no município, dando uma verdadeira “colher de chá” a prática do nepotismo.

Falta de disposição expressa na Constituição Federal e em leis específicas foi a principal fundamentação do des. Amaury Moura, relator do processo. A decisão foi acordada por maioria dos desembargadores da 3ª Câmara Cível.

Segundo o relator, a resolução de número 7 de 2005 do Conselho Nacional de Justiça aplicável aos integrantes do Poder Judiciário, não se aplica aos Poderes Executivo e Legislativo, como sustenta inclusivo o Supremo Tribunal Federal.

O desembargador defendeu ainda, que não há prova que os referidos servidores ocupantes dos cargos não estejam desempenhando suas funções de forma correta e capacitada, o que gera uma presunção de que o princípio da eficiência está sendo respeitado.

Nilton volta hoje a Pau dos Ferros

O ex-prefeito de Pau dos Ferros, médico Nilton Figueiredo (PP), está a caminho da terrinha onde ficará até a próxima terça-feira. Nilton se encontra com a família, nesse exato momento, em Mossoró visitando a neta.

É a segunda vez, nesse ano, que Nilton larga seus afazeres na Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura do Natal para passar alguns dias em solo pau-ferrense.

Dentre os compromissos de Figueiredo para o fim de semana, está a participação nas comemorações das bodas de ouro do casal Manoel Viana/D. Francisca, que acontecerá na AABB.

Além dos compromissos sociais, o ex-prefeito manterá mais conversas políticas visando formar alianças para voltar ao comando da Prefeitura da principal cidade do Alto Oeste Potiguar.

Filho de Elias analisa situação do PMDB em Pau dos Ferros

"O PMDB de Pau dos Ferros será o fiel da balança nas eleições deste ano". A declaração é do publicitário Gustavo Fernandes, que é membro do diretório municipal do Partido do Movimento Democrático Brasileiro na principal cidade do Alto Oeste potiguar.

Em entrevista à Redação da GAZETA DO OESTE ontem, o publicitário informou que o posicionamento da legenda em relação ao processo sucessório municipal será definido pelos principais líderes do PMDB na cidade, no caso, a ex-vice-prefeita Maria Rêgo e o diretor-geral do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS), ex-deputado Elias Fernandes.

Segundo Gustavo, o PMDB ocupa hoje uma posição privilegiada no que diz respeito ao quadro político pau-ferrense."O partido hoje está avaliando o cenário político no sentido de embasar a sua decisão quanto ao rumo que tomaremos nas eleições. Eu posso dizer que o PMDB de Pau dos Ferros ocupa uma posição bastante privilegiada na política local porque existe uma boa relação com o prefeito Leonardo Rego e da mesma forma, temos um relacionamento muito bom com o ex-prefeito Nilton Figueiredo. Nós podemos apoiar tanto um quanto o outro. E se as conversas com qualquer um deles não evoluir, o PMDB tem quadros qualificados e preparados para apresentar uma candidatura própria. Antes de qualquer decisão, nós optaremos pelo que for melhor para Pau dos Ferros", avisou.

PV e PT discutem aliança política em Pau dos Ferros

Os pré-candidatos a prefeito Flaubert Torquato (PT) e Andréa Maia (PV) se reuniram na tarde de ontem para discutir sobre a possibilidade de caminharem juntos nas eleições do próximo ano.

O encontro aconteceu na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (SINTE/RN) Regional de Pau dos Ferros, e contou com a participação de outras lideranças de ambos os partidos.

Segundo os pré-candidatos, a reunião teve como objetivo afinar o discurso para uma provável aliança nas eleições vindouras.

PT já se reuniu com Nilton e Andréa

O pré-candidato pelo PT, Flaubert Torquato afirma que o seu partido manterá a pré-candidatura, porém com abertura para conservar os diálogos e no futuro se afinar rumo à formação de uma chapa majoritária, podendo estar na cabeça ou não.

O petista disse que já foi procurado pelo ex-prefeito Nilton Figueiredo (PP), que externou o desejo de ter o partido como aliado nas eleições.

A intenção de Nilton, segundo Flaubert, é manter a mesma força que deu vitória à governadora Wilma de Faria nas campanhas do ano passado. "Tivemos uma conversa, mas não fechamos nada, assim como nada foi oferecido ou prometido, apenas um diálogo", esclareceu.

Andréa afirma que namoro com o PT pode se tornar em casamento

Para a médica Andréa Maia, a perspectiva do PV é construir uma terceira força no município para enfrentar os candidatos que já tiveram vez.

"Ganhar, nesse momento, é uma conseqüência de um trabalho que está sendo feito", argumentou Andréa, com tom de quem pretende iniciar um trabalho futuro.
Além de PT e PV, o grupo contará ainda com o apoio do PRB, de Nelson Maia, irmão de Andréa.

Segundo a médica, esse namoro com o PT pode se transformar em um bonito casamento com a formação de uma chapa majoritária, tendo na cabeça qualquer um dos líderes, ou do PT ou do PV.

Fonte: Jornal De Fato

quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Jornal o Mossoroense faz campanha para Andréa Maia

"Até hoje publiquei muitos artigos. Espero ter ajudado, não a alertar o eleitor para o desastre, mas, pelo menos, a chamar a atenção de outros analistas sobre os perigos para o processo de democratização da sociedade pau-ferrense contidos no continuísmo. Acho que minha função agora é outra. Agora se trata, prioritariamente, de investir na formação democrática de novos atores políticos capazes de resistir e de propor alternativas.
Sobre o que aconteceu, digo apenas mais algumas palavras: era previsível. Os que têm a política como negócio ou como carreiras funcionais não estão preparados para enfrentar os que fazem negócios para fortalecer um projeto coletivo de poder. Getúlio, com seu filho Leonardo, e Nilton continuam no poder, apesar de tudo o que aconteceu, fizeram e disseram e eles sabem disso! Somente porque temos as oposições que temos. Eles jogaram com elas durante todo o tempo. E foram vitoriosos. Ponto. Por outro lado, está surgindo na sociedade Pauferrense uma cultura democrática capaz de se traduzir como força política. Quando questionados, Nilton e Leonardo, sobre os erros e escândalos cometidos nas administrações deles, simplesmente encararam como coisas laterais, próprias da velha política brasileira. Não entenderam ou não quiseram entender que agora estamos diante de um novo fenômeno, um eleitor mais fiscalizador, mais independente. Universidades, corporações, associações, ONGs... em todos esses lugares está sendo difundida uma nova mentalidade política. A derrocada dos velhos coronéis da política clientelista pau-ferrense é imperativa. Leonardo e Nilton, na verdade, sempre foram coronéis, projetos de caudilhos, um aspirante a condutor de rebanhos e o outro com discurso de salvador da pátria e perpetuação no poder. Agora, querem se aliar a outras oligarquias da velha política coronelista e finalmente reencontrarem o lugar a partir do qual poderão desenvolver todo o potencial de coronéis da nova política pau-ferrense. O eleitor está querendo mudanças, quebrar paradigmas. A polarização em uma campanha eleitoral é maléfica, temos alternativas, vamos à luta por uma Pau dos Ferros melhor".

Nota do Blog: O artigo acima, que não tem assinatura, foi escrito em uma das páginas do Caderno Regional do Jornal o Mossoroense. O texto deixa claro o interesse de atirar pedras em Nilton e Leonardo e elevar um terceiro nome, provavelmente o da médica Andréa Maia.

O Jornal o Mossoroense é do grupo das deputadas Sandra Rosado e Larissa Rosado, mãe e filha, deputadas federal e estadual, respectivamente, que receberam o apoio do grupo dos 'Maias' nas últimas eleições e, portanto, retribuem agora os preciosos votos obtidos em solo pau-ferrense.
Faz sentido!

Jornal só faltou pedir votos para candidata do PV

Mais embaixo, a mesma coluna de Pau dos Ferros, no Jornal o Mossoroense, afirma em uma notinha, nada tendenciosa e pouco objetiva:

“Cada vez mais forte no partido e principalmente com o aval a nível estadual e nacional do PV, a médica Andréa Maia surge em Pau dos Ferros como a alternativa às mesmices e coronelismo existentes em nossa cidade. Ela é a primeira mulher com reais chances de chegar ao Executivo municipal”.

Encanto celebra São Sebastião

O Município de Encanto, localizado a 11 Km de Pau dos Ferros, celebra a partir de hoje a festa de São Sebastião, Padroeiro local.

A Área Pastoral Autônoma de São Sebastião – Encanto RN –, abrangendo a comunidade de Santa Luzia – Dr. Severiano –, criada em 10 de julho de 2005 sob as bênçãos de D. Mariano Manzana Bispo Diocesano, comanda as festividades religiosas.

O blog volta com mais detalhes nas próximas horas.

Wilma divulga calendário anual de pagamento do funcionalismo

O Governo do Estado vai pagar nos dias 29 e 30 deste mês os cerca de R$ 180 milhões referentes à folha de janeiro do funcionalismo.

O calendário completo de pagamento dos servidores públicos estaduais em 2008 foi divulgado na tarde desta quinta-feira (10) pela governadora Wilma de Faria.

Mais uma vez, ela reiterou o compromisso de quitar a folha do Estado dentro do mês trabalhado, em apenas dois dias de pagamento, e não em cinco datas como ocorria anteriormente.

O calendário vale para todos os mais de 110 mil servidores estaduais, incluindo os aposentados e pensionistas.

“O pagamento em dia dos servidores é um compromisso que assumimos e que temos cumprido rigorosamente. Por isso temos divulgado antecipadamente o calendário anual, para dar mais segurança para o funcionário do Estado”, destaca a governadora.

No calendário divulgado nesta quinta-feira já está o cronograma de pagamento de todos os meses de 2008, incluindo a liberação do décimo terceiro salário.

Confira o calendário de pagamento de 2008

Janeiro – 29 e 30
Fevereiro – 28 e 29
Março – 27 e 28
Abril – 29 e 30
Maio – 29 e 30
Junho – 27 e 30
Julho – 29 e 30
Agosto – 28 e 29
Setembro – 29 e 30
Outubro – 29 e 30
Novembro – 27 e 28
13º salário – 22 de dezembro
Dezembro – 29 e 30

Primeiro dia de pagamento: Funcionários com matrículas terminadas em 1, 2, 3, 4 e 5.
Segundo dia de pagamento: Funcionários com matrículas terminadas em 6, 7, 8, 9 e 0.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Apodi comandará carnaval da região

O carnaval da aprazível cidade de Apodi se consolida como um dos maiores de toda a região. Grandes atrações já foram anunciadas e confirmadas pela Prefeitura local, sob o comando do prefeito José Pinheiro (PR).

Em 2008, duas bandas baianas estarão presentes ao evento. Bafafá e Pimenta Nativa já asseguraram o passaporte para a folia apodiense.

Além das duas atrações nacionais, ainda farão parte do reinado de Momo em Apodi as bandas: Pawlera do Brasil, Inala de Mossoró, Agito Bahia, NaPisada Elétrico e Arretado Elétrico.

Leonardo descumpre promessa pelo quarto ano seguido

Enquanto cidades como Apodi, Almino Afonso, Alexandria e Tenente Ananias, todas na nossa região, promovem as festividades de Momo, Pau dos Ferros fica a observar o reinado passar.

No seu quarto ano de mandato frente ao Executivo Municipal, o prefeito Leonardo Rego (DEM) não realizou sequer uma festa de carnaval, conforme prometeu em palanque durante toda a sua campanha eleitoral, frustrando boa parte dos cidadãos de Pau dos Ferros.

Dessa forma, a população local, em especial a juventude pau-ferrense, terá que se deslocar a outras cidades (a maioria com potencial bem menor que a nossa) para procurar a diversão durante a festa carnavalesca.

Cientistas afirmam que excesso de álcool faz com que homens cortejem outros homens

Deu no blog de Carlos Santos...

Machos de moscas-das-frutas submetidos diariamente ao álcool, que tipicamente cortejam fêmeas, passam também a cortejar ativamente outros machos. A descoberta é de um estudo feito por um grupo da Universidade Penn State, nos Estados Unidos, publicada nesta quarta (9), na 'PloS One', da Public Library of Science.

De acordo com os autores, a pesquisa levou a descobertas de grande importância para estudos sobre alcoolismo e sua interferência no comportamento sexual masculino. O estudo é o primeiro a caracterizar efeitos da exposição crônica ao álcool em moscas-das-frutas.

Segundo o neurocientista Kyung-An Han, líder do grupo, informações derivadas do trabalho poderão servir como base para estudos semelhantes em outros animais, incluindo o homem. Os pesquisadores administraram doses diárias de etanol a moscas-das-frutas de modo a simular o hábito do consumo freqüente de bebidas.

O grupo investigou diversos fatores que influenciam os efeitos do etanol, como experiência anterior, idade e características genéticas e celulares. Uma das descobertas da equipe foi identificar moléculas fundamentais para a desinibição induzida pelo álcool.

A equipe verificou que a dopamina é um mediador-chave para a corte induzida entre machos. Outra conclusão do estudo é que a exposição repetida ao etanol fez com que machos passassem a procurar com maior freqüência a relação com outros machos.

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Delegacia Virtual registra mais de 400 ocorrências no primeiro mês

Cerca de quatrocentos boletins de ocorrência foram registrados durante o primeiro mês de funcionamento da Delegacia Virtual.

Desde o início de dezembro, durante o período do Carnatal, o link é abastecido diariamente com denúncias realizadas por vítimas de furto de celular, perda de documentos e objetos e denúncias anônimas e identificadas.

A maioria dos casos, segundo coronel Erland Correia Motta, coordenador de Planejamento Institucional, é tipificado como desaparecimento de documentos.

"Uma média de 70% dos casos denunciados em delegacias são referentes a esse tipo de ocorrência", informa.

Com a implementação da Delegacia Virtual, as delegacia distritais e regionais estão sendo desafogadas e os cidadãos estão tendo mais comodidade.
Fonte: Ascom

Borracheiro de Tenente Ananias é o ganhador da Mega-Sena, segundo populares

O blog, através de e-mail, recebeu informação de que o norte-rio-grandense ganhador da Mega-Sena, concurso 932, é um borracheiro que trabalha em um posto de combustível da cidade de Tenente Ananias.

O homem, conhecido popularmente como Chico Carrapicho, teria sido contemplado com um montante superior a R$ 19.000.000,00 (dezenove milhões de reais).

A cidade de Tenente Ananias está localizada a cerca de 40 Km de Pau dos Ferros e é a primeira vez, se confirmado o prêmio, que um cidadão tenenteananiense tira a sorte grande em um concurso Nacional.

Por sua vez, o borracheiro que de bôbo não tem nada, nega ter sido o grande sortudo, porém populares garantem terem visto o seu cartão de aposta.

Viva o homem!!!

Caixa confirma que aposta foi realizada em Tenente Ananias

A assessoria de imprensa da Caixa Econômica Federal confirmou que a aposta do concurso 932 da Mega-Sena foi feita na Lotérica Abreu, que fica localizada no município de Tenente Ananias.

A informação tende a confirmar os rumores existentes na cidade de que o borracheiro conhecido como Chico Carrapicho teria sido o ganhador do prêmio, conforme matéria postada acima.

Fontes da agência da Caixa Econômica na cidade de Alexandria acham provável que o novo milionário procure uma agência fora da cidade para poder retirar ou movimentar o seu dinheiro.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Contato com o leitor...

Amigo(a) Leitor(a):

Quero mais uma vez pedir desculpas pela falta de atualização nas últimas 48h. Tive alguns contratempos entre embarques e desembarques.

No último sábado passei, simplesmente, 8h a espera do vôo para Santiago (capital do Chile), mas hoje eu posso garantir: valeu a pena!

Detalhes a parte, quero reiterar os meus pedidos de desculpas pela demora nas atualizações, porém, mesmo de férias, continuaremos pertos, através da net.

Mais notícias ainda hoje, aqui no Blog.

Ex-juiz de Pau dos Ferros continua em prisão domiciliar

O ex-juiz Francisco Pereira Lacerda vai continuar cumprindo pena no regime semi-aberto na casa do advogado dele, Marcos José Marinho, por pelo menos mais um mês. A decisão é do juiz de Nísia Floresta, Marcus Vinícius Pereira Júnior, e foi tomada na manhã desta segunda-feira (7).

Francisco Pereira Lacerda foi condenado em 1999 a 35 anos prisão por ter sido o mandante dos assassinatos do promotor de Pau dos Ferros, Manoel Alves Pessoa Neto, e do vigia do fórum, Orlando Alves Mari, também foi morto. Os crimes foram cometidos no dia 8 de novembro de 1997.

Essa foi a primeira ida de Francisco pereira Lacerda ao fórum de Nísia, cumprindo determinação do juiz Marcus Vinícius. Em decisão tomada em dezembro passado, o magistrado diz que “a única alternativa é determinar o cumprimento da pena em prisão domiciliar, até que o Estado do Rio Grande do Norte providencie local adequado para que o apenado Francisco Pereira de Lacerda cumpra sua pena em regime semi-aberto, devendo o mesmo comparecer ao Fórum de Nísia Floresta mensalmente para justificar suas atividades e não se ausentar da residência localizada na rua Olinto Meira, 1065, no Barro Vermelho”.

A próxima ida de Francisco Lacerda a Nísia está marcada para o dia 7 de fevereiro de 2008. Fonte: Nominuto.com

Lacerda não quer falar com a imprensa

O ex-juiz Francisco Pereira Lacerda continua sem querer falar com a imprensa. O advogado Marcos Marinho Júnior, que defende o ex-juiz ao lado do pai, disse que Lacerda ainda está “sofrendo muito com tudo o que está acontecendo com ele”.

“O doutor Lacerda ainda está mal. O melhor para ele e para o Rio Grande do Norte seria a transferência para o Estado de Roraima, onde tem familiares. Lá, o doutor Lacerda continuaria cumprindo sua pena de forma mais digna”, falou.

Marcos Marinho Júnior frisou que a prisão domiciliar continua vigorando por que o Estado ainda não ofereceu um local seguro para o ex-juiz cumprir a pena no regime semi-aberto.

“Não há nenhum local aqui no nosso Estado capaz de oferecer segurança ao doutor Lacerda. O Estado não vai querer se responsabilizar por uma coisa que ele não tem condições. Em quanto isso, a solução é ele ficar na nossa casa”, explicou. Fonte: Nominuto.com