sábado, 20 de junho de 2009

Em jogo quente, América bate o ABC e entra no G-4 da Série B

Num clássico quente, com direito a expulsões e arbitragem polêmica do árbitro gaúcho Vuaden, o América bateu o ABC pelo placar de 1 a 0, na noite deste sábado, no estádio Machadão, pela sétima rodada da Série B.

O gol único de Sandro Hiroshi colocou os rubros no G-4, grupo dos quatro primeiros colocados que ascendem a Série A de 2010.

Em contrapartida, o alvinegro voltou à zona de degola, na 17ª posição, com seis pontos.

Destaque para a festa das torcidas, que lotaram o estádio naquele que poderá ter sido o último jogo entre as equipes no poema de concreto armado da Lagoa Nova, que será demolido em fevereiro do ano que vem para dar lugar ao Arena das Dunas.

Na próxima rodada, o América pega a Ponte Preta terça, em Natal, enquanto o ABC encara o Atlético-GO, sábado, no Serra Dourada.

Nova diretoria da Loja Maçônica Manoel Reginaldo da Rocha tomará posse amanhã

Acontecerá amanhã na Loja Manoel Reginaldo da Rocha a solenidade de posse da nova diretoria para o biênio 2009-2010.

O venerável-mestre será o maçom Jonas Gomes.

Além dele, ainda serão revestidos Paulo Fernandes do Rego, como Primeiro- Vigilante, Segundo Vigilante - Raimundo Nonato Limão, Secretário - Antônio Deodato Neto, Orador - Domingos Sávio do Rego, João Raulino Lobo como Mestre de Cerimônias e Chanceler - Weligton Moura.

A solenidade está marcada para às 9hs de amanhã, em sessão magna branca.

ABC e América medem forças no último clássico da era Machadão

Chegou o dia do jogo mais aguardado pelos torcedores de América e ABC pela Série B do Campeonato Brasileiro.

É o dia de clássico-rei no Machadão e quem sabe o último da era do estádio, que será demolido em fevereiro de 2010 para a constraução da Arena das Dunas para a Copa do Mundo de 2014.

Às 21h, os jogadores darão início ao tira-teima histórico que poderá definir quem é o maior vencedor do confronto pela competição nacional.

Segundo dados do Blog do Trindade (www.dnonline.com.br), nos dez jogos entre os co-imãos de Natal pela segunda divisão, foram duas vitórias para cada um e seis empates.

Mais do que o resultado histórico, os dois clubes estão de olho nos três pontos que deixarão uma das equipes numa situação mais tranqüila dentro da competição.

Do blogueiro: Essa eu não perco nem por cem e uma cerveja (se beber, não dirija)!

Narcóticos Anônimos pode chegar a Pau dos Ferros

Membros do grupo de Narcóticos Anônimos de Natal se reunirão na noite de hoje no auditório da Secretaria Municipal de Saúde de Pau dos Ferros. O encontro acontece às 19h.

O grupo pretende plantar uma semente em solo pau-ferrense. Eles querem fundar uma confraria na nossa cidade, que, na minha opinião, viria em uma boa hora.

Essa é uma excelente oportunidade para os que buscam ajuda para largar as drogas não convencionais.

Narcóticos Anônimos é uma irmandade mundial, sem fins lucrativos, ativa em mais de 130 países. São viciados em recuperação, que se reúnem regularmente, sobrevivendo a todas as adversidades.

O principal objetivo do grupo é levar a mensagem de esperança ao adicto que ainda sofre.

Ministro perde a carteira de habilitação por excesso de multas

O Detran-PR (Departamento de Trânsito do Paraná) suspendeu a carteira de habilitação do ministro Paulo Bernardo.

Bernardo recebeu 21 multas de trânsito entre 2002 e 2009, segundo reportagem do jornal "Gazeta do Povo".

A assessoria de Bernardo confirmou que a habilitação do ministro foi suspensa.

De acordo com sua assessoria, a maioria das multas era por excesso de velocidade e por falar ao telefone no volante.

Bernardo entregou a carteira de habilitação na segunda-feira.

De acordo com sua assessoria, Bernardo poderia recorrer da suspensão ou entregar a carteira.

Ele escolheu a última opção, pois sua carteira vence amanhã, dia 20.

O ministro disse aos assessores que andará de ônibus ou pedirá carona para se locomover no Paraná. Em Brasília, ele tem motorista.

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Rio Grande do Norte registra primeiro caso de gripe suína

Foi confirmado um caso de gripe suína no Rio Grande do Norte. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesap) a pessoa é do Rio Grande do Norte, mas mora no México e chegou no estado no dia 14 de junho para passar férias.

O paciente está medicado desde o dia 15 e já apresenta sintomas leves, mas ficará em isolamento domiciliar até o dia 24 próximo quando completam os 10 dias necessários.

O Rio Grande do Norte tem agora 11 casos descartados e dois suspeitos. No Nordeste outro estado que registra caso confirmado é a Bahia, também com um e ao todo no Brasil são 131 confirmados.

Em Natal, ministro afirma que prestação de contas poderão tirar candidatos da eleição

As prestação de contas das campanhas eleitorais estão mais rígidas a partir de agora e os candidatos que não atentarem para isso podem ficar de fora das eleições de 2010.

A informação é do ministro Arnaldo Versiani, que é membro do Tribunal Superior Eleitoral e esteve nesta sexta em Natal no 2º Encontro Nacional de Juristas dos Tribunais Eleitorais (ver postagens abaixo).

Segundo ele, os partidos e candidatos que participaram das eleições de 2008 e pretendem concorrer no próximo ano ou em 2012, devem apresentar todos os dados sobre arrecadação de recursos e como eles foram gastos durante a campanha.

E não basta apresentar as informações, é preciso que sejam aprovadas pela Justiça Eleitoral. Caso seja comprovada a captação ou gastos ilícitos de dinheiro, para fins eleitorais, será negado o diploma ao candidato, ou cassado, caso ele já tenha.

O ministro também explicou que o candidato que não tiver movimentado recursos de campanha, financeiros ou não, não está livre da obrigatoriedade de apresentar seus gastos.

Além do candidato, o comitê financeiro também pode ser punido, pois corre o risco de ficar impedido de receber sua cota do Fundo Partidário no ano seguinte ao da decisão, recurso que deve ser aplicado na esfera partidária do diretório ao qual é vinculado.

A assessoria de imprensa do TRE-RN informou também que os partidos devem prestar contas até o mês de abril seguinte às eleições. Já os candidatos devem apresentar os gastos com a campanha até um mês após o pleito.

Encontro reúne principais juizes eleitorais do País

Ministro Arnaldo Versiane (com o blogueiro na foto) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), primeiro palestrante do dia de hoje

Grandes nomes do Judiciário nacional estão participando do II Encontro Nacional de Juristas dos Tribunais Eleitorais (ENAJE). O evento está sendo realizado no Centro de Operações da Justiça Eleitoral, no Tirol.

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes; o ministro advogado-geral da União, José Antônio Toffoli, e o ministro do Tribunal Superior Eleitoral, Arnaldo Versiani, são alguns dos nomes presentes no encontro.

Os juízes juristas são os membros dos Tribunais Regionais Eleitorais escolhidos entre a lista de advogados nomeados pelo presidente da República.De Estados de todo o país, 80 participantes, entre presidentes de Tribunais Regionais Eleitorais e juízes juristas estão presentes.

Os temas debatidos são de suma importância e abrangem desde prestação de contas a abuso nas propagandas institucionais e eleitorais.

Além das autoridades já citadas, o TRE/RN permitiu a presença de 10 estudantes do curso de Direito (de diferente Universidades), que acompanham atentamente os debates de altíssimo nível.

Emparn prevê chuvas acima do normal no inverno do RN

A estação do inverno começa, oficialmente, na madrugada do próximo domingo. Mais precisamente, às 02h45m do dia e vai até às 18h18m do dia 22 de setembro.

No Rio Grande do Norte essa estação é caracterizada pela diminuição das chuvas na região semi-árida (Regiões Oeste e Central), decrescendo a partir do mês de junho com valores médios variando de 10mm a 60mm.

Em Julho, as chuvas diminuem ainda mais, com valores entre 10mm a 40mm, mas é durante os meses de agosto e setembro que as chuvas apresentam os menores valores, em torno de 10mm.

Por outro lado, nas regiões Leste (Litoral) e Agreste, a estação de inverno é caracterizada por ser uma estação bastante úmida, aonde as chuvas variam entre 100mm a 300mm durante os meses de junho e julho, diminuindo durante os meses de agosto e setembro, com índices que podem variar entre 50mm a 100mm.

Para 2009, devido as condições favoráveis traduzidas principalmente pelas águas mais quentes que o normal no oceano Atlântico Sul, as chuvas deverão ficar acima do normal, podendo apresentar um valor acumulado de até 800mm nesse inverno.

Gilmar Mendes: mais profissões devem ser desregulamentadas

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, disse hoje, em São Paulo, que a decisão de derrubar a exigência de diploma de jornalista, tomada pela Corte esta semana, deverá criar um "modelo de desregulamentação" das profissões que não exigem aporte científico e treinamento específico.

"A decisão vai suscitar debate sobre a desregulamentação de outras profissões. O tribunal vai ser coerente e dirá que essas profissões podem ser exercidas sem o diploma."

Há, segundo o ministro, vários projetos sobre o tema no Congresso, que, se chegarem ao STF, terão a mesma interpretação dada à questão do diploma de jornalismo.

"A regulamentação, se for o caso, será considerada inconstitucional", afirmou o presidente do STF.

Mendes esclareceu que, a partir de agora, o registro de jornalista no Ministério do Trabalho "perdeu o sentido", assim como todos os outros aspectos que regulamentavam a profissão. "O registro não tem nenhuma força jurídica."

O ministro também disse "não ser viável juridicamente" a elaboração de uma nova lei pelo Congresso exigindo diploma, como sugeriu o ministro das Comunicações, Hélio Costa.

Número de casos de Dengue no RN diminui mais de 1000%

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) divulgou o boletim epidemiológico de acompanhamento da dengue no Rio Grande do Norte, por meio do Programa de Controle da Dengue.

Até 13 de junho, foram notificados 2.570 casos da doença, sendo 38 suspeitos de Febre Hemorrágica da Dengue --12 confirmados.

Segundo a Sesap, os índices representam uma queda de 1406,96% com relação ao ano de 2008, quando mais de 38 mil pessoas haviam contraído a doença.

A Grande Natal notificou 1.269 casos de dengue clássica, além de 21 de FHD.

A capital potiguar concentra 940 casos notificados da doença. Em Parnamirim, 168 casos foram registrados, e em Mossoró, 307.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Advogado potiguar perde votação e não vai ao CNJ

O advogado potiguar Erick Pereira, filho do Ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TST) Emmanoel Pereira, perdeu a votaçlão por uma vaga na Conselho Nacional de Justiça para o professor de Direito Marcelo Neves.

Erick Pereira, que tinha o apoio dos principais líderes de partidos, incluindo aí PT, PMDB, PSDB e DEM, era considerado favorito para ganhar a 'disputa'.

"A confusão em torno da indicação começou quando o presidente do STF e o governo decidiram intervir na disputa. Até esse momento, Erick Pereira era o favorito por reunir o apoio dos líderes dos principais partidos, incluindo o PT, PMDB, PSDB e DEM", disse o jornal paulista Estadão.

Neves tinha como principal apoiador o ministro do STF Gilmar Mendes. A votação foi acirrada e depois de dois turnos, Neves venceu a disputa pela indicação do Senado para uma vaga no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com 41 votos, contra 20 de Erick.

TRE cassa mandatos de prefeito e vice de cidade no interior do RN

Os juízes do Tribunal Regional Eleitoral decidiram por maioria de votos pela cassação dos mandatos do prefeito e vice de Angicos, Jaime Batista dos Santos (DEM) e Clemenceau Alves (PMDB), em sessão realizada na tarde desta quinta-feira (18).

Além da perda dos cargos eletivos, o TRE também determinou a anulação dos votos obtidos por Jaime e Clemenceau, multa de R$ 5 mil e a determinação para que tomem posse nos cargos, os segundos colocados no pleito de 2008 : Ronaldo de Oliveira Teixeira (prefeito) e Deusdete Gomes de Barros (vice).

A cassação baseia-se em depoimentos de testemunhas que sustentaram que os dois políticos praticaram compra de votos. A decisão deve ser cumprida após a publicação do Acordão em Diário Oficial e depois de julgamento de eventuais embargos.

O voto de desempate foi proferido ao final da sessão pelo presidente da Corte, desembargador Expedito Ferreira de Souza.

“Li os autos do processo, estou convicto que realmente houve a captação ilícita de sufrágio e como há precedentes no TRE/RN e no Tribunal Superior Eleitoral, voto pela cassação dos mandatos e anulação dos votos do prefeito e vice”, salientou o presidente.

Campanha contra paralisia infantil em Pau dos Ferros

A Secretaria de Saúde e Saneamento de Pau dos ferros convida os pais ou responsáveis a levarem suas crianças de 0 a 4 anos, neste sábado, dia 20, dia central da campanha, das 8h às 17h, a procurarem as unidades de Saúde ou postos de apoio para receberem a primeira dose da vacina contra paralisia infantil.

A 1ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite em Pau dos ferros pretende vacinar 2.157 crianças, sendo 407 menores de 1 ano e 1.750 de 1 a 4 anos.

Com o slogan "Não dá para vacilar, tem que vacinar", a campanha pretende atrair até aos postos de vacinação todas as crianças menores de cinco anos.

Como não existe tratamento para a pólio, somente a prevenção, por meio da vacina, garante que a pessoa fique livre da doença.

Waldonys pousa em Francisco Dantas e passeia com moradores

Ontem à tarde, o sanfoneiro Waldonys, do Ceará, se tornou a principal atração em Francisco Dantas, perto de Pau dos Ferros, na região do Alto Oeste Potiguar. Atraiu moradores das cidades vizinhas, não pelo dom de sanfoneiro que encantou o rei do Baião Luiz Gonzaga, mas pelos seus voos rasantes sobre a cidade e por pousar na RN que corta o município, pegar moradores e levar para dá um passeio no ar.

Waldonys começou a tocar aos 11 anos. Aos 14 já tocava ao lado de artistas consagrados. O seu talento atraiu o rei do baião, Luiz Gonzaga. Depois rodou o mundo fazendo shows. A sua segunda paixão é voar. E, uma vez e outra, o cantor aparece nas páginas de jornais e até na televisão por algum motivo relacionado à aviação. Há vários anos pousou na área da praia de Fortaleza, depois de uma pane no motor da aeronave que pilotava.

Ano passado, Waldonys pousou na reta Tabajara (BR-304), em Natal, depois de que teve problemas no motor da aeronave. No final de semana passado, ele pousou na BR-226, ao lado de Patu. Ontem, antes de fazer show em Francisco Dantas, o cantor pousou na RN que corta a cidade e depois deu uma volta com o prefeito e outras populares da cidade.

Mega-Sena acumula e sorteia R$ 28 milhões no sábado

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso número 1.083 da Mega-Sena, sorteado na noite desta quarta-feira, e o prêmio acumulou em R$ 23.480.703,04.

No próximo sábado (20), o prêmio sorteado na loteria pode chegar a R$ 28 milhões, segundo estimativas da Caixa Econômico Federal.

Os números sorteados nesta quarta-feira em Campina Grande (PB) foram: 10 - 20 - 23 - 28 - 42 - 43.

No total, 70 apostadores acertaram a quina e vão levar, cada um, R$ 31.956,08. Já a quadra saiu para 6.647 bilhetes e vai pagar R$ 480,75 para cada apostador.

quarta-feira, 17 de junho de 2009

As pérolas da internet (pra rir ou chorar?)


Uma das maiores estrelas no mundo do futebol, Ronaldinho Gaúcho acaba de anúnciar uma decisão pouco convencional. O atacante do Milan definiu que vai vestir a camisa do AMÉRICA - RN até o fim da atual temporada.

O craque que já foi eleito por duas oportunidades como melhor jogador do mundo pela FIFA não vive boa fase no futebol Italiano.

Para Ronaldo a volta ao futebol Brasileiro só lhe trará beneficios, e a escolha pela bela cidade de Natal foi decisiva para o acerto com o alvirrubro.

Segundo o mesmo isso também facilitará sua volta a seleção, visto que seu maior desejo é disputar a copa do mundo de 2010, que será disputada na África do Sul, e Natal é o ponto mais próximo da próxima sede mundial do Futebol.

Nota da Blog: Aplausos, risos ou choro? Com o sem vela? Ronaldinho já era!!!

Supremo deve julgar hoje diploma de jornalista e importação de pneus

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) voltam a julgar hoje (17) o recurso extraordinário que questiona a necessidade do registro profissional para jornalistas. A sessão está marcada para as 14h.

O recurso é da Associação das Empresas de Rádio e TV de São Paulo.

Outro assunto na pauta é a importação de pneus usados da União Européia. O governo quer cassar as liminares que foram concedidas em todo o país permitindo a importação.

Concurso da Mega-Sena pode pagar R$ 23 milhões nesta quarta-feira

O concurso 1083 da Mega-Sena poderá pagar nesta quarta-feira R$ 23 milhões ao apostador que acertar as seis dezenas, no que seria o quinto maior prêmio do ano.

O recorde de 2009 ainda é do concurso 1036, sorteado em janeiro: um apostador de São João Del Rei (MG) levou R$ 44,5 milhões.

O sorteio será realizado às 20h desta quarta-feira em Campina Grande, na Paraíba. As apostas podem ser feitas até uma hora antes. A simples custa R$ 1,75.

Aplicados na poupança, os R$ 23 milhões podem render, a cada 30 dias, cerca de R$ 160 mil. A Caixa Econômica divulgou os números mais e menos sorteados da Mega-Sena.

Confira:

Números mais sorteados da Mega-Sena: 5 (126 vezes), 41 (125), 51 (124), 33, 53 e 16 (123).

Números menos sorteados: 26 (82), 9 (84), 39 (90), 55 (93), 11 (94) e 48 e 14 (95).

Zezé di Camargo e Luciano fazem dois shows no RN durante fim de semana


Cumprindo turnê de lançamento de um novo cd de músicas inéditas, a dupla sertaneja Zezé di Camargo e Luciano, passa pelo Nordeste com uma exclusiva turnê para a região. No Rio Grande do Norte, o público pode ouvir a dupla em dois shows, um no sábado (20) em São Miguel e no domingo (21) em Assu.

No repertório, 24 canções que marcam os 18 anos da carreira, com músicas que não podem faltar como “Vem Ficar Comigo”, “A Ferro e Fogo”, “Pra Mudar Minha vida”, “Sem medo de Ser feliz”, “Como um Anjo”, “Faz Mais Uma Vez Comigo”, “Antes de Voltar Pra Casa’, “Pão de Mel”, “Dou a Vida por um Beijo”, “Você Vai Ver”, “Diz pro meu Olhar” e “Tarde Demais”. Os irmãos goianos cantam também “No Dia Em Que Saí de Casa” e “É o Amor”, clássicos da dupla.

O espetáculo apresentado durante a turnê no Nordeste tem a mesma concepção do show “Duas Horas de Sucesso", que foi exibido no SBT, e vai virar DVD com previsão de lançamento para final de julho.

O show foi pensado para o público do nordeste, já que apresentações dos artistas fazem parte da tradicional agenda dos festejos juninos. Sem perder o romantismo a dupla também vai trazer as composições do novo cd, com canções como “Nunca Amei Assim” e “O que vai ser de Nós”.

Assembléia Cidadã tem mais uma edição nessa semana

A sétima edição do projeto Assembléia Cidadã teve início na manhã desta quarta-feira (17), na cidade de Ceará-Mirim. Diversos serviços sociais, de saúde e de educação estão sendo oferecidos para a população local durante todo o dia, até as 18h, na Estação de Cultura, localizada ao lado da Estação Ferroviária.

O projeto é realizado paralelamente à Assembléia Itinerante, que levará todo o parlamento estadual para Ceará-Mirim nesta tarde.

A coordenadora do projeto, Magaly Cristina, explicou que esta edição do projeto tem como prioridade a educação sexual para pais e professores de adolescentes.

“Em parceria com a ONG Bemfam, nós realizaremos palestras para pais e professores com o objetivo de prevenir doenças sexualmente transmissíveis. É muito importante que os pais participem da educação sexual dos filhos”, explicou Magaly.

Essas palestras serão realizadas no auditório Orione Barreto, a partir das 19h.Na área de saúde, os atendimentos têm a prioridade de prevenir doenças como diabetes e hipertensão.

A novidade desta edição é o atendimento de mastologia, focado na prevenção do câncer de mama. “Também são oferecido serviços pediátricos e de higiene bucal para crianças. Outra novidade são as palestras explicativas sobre doação de órgãos”, disse a coordenadora de saúde do projeto, Kaline Lucena.

Os atendimentos da Assembléia Cidadã também serão realizados nesta quinta-feira (18), das 8h às 18h. O projeto é realizado pela Assembléia Legislativa em parceria com várias organizações, como: Sesc, Senac, Banco Santander, ONG Bemfam e a Prereitura de Ceará-Mirim.

TRE realiza encontro com juízes da Justiça Eleitoral

Grandes nomes do Judiciário nacional estarão em Natal, na próxima sexta-feira, 19 de junho, no II Encontro Nacional de Juristas dos Tribunais Eleitorais (ENAJE). O evento será realizado no Centro de Operações da Justiça Eleitoral, no Tirol.

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes; o ministro advogado-geral da União, José Antônio Toffoli, e o ministro do Tribunal Superior Eleitoral, Arnaldo Versiani, farão palestras no encontro.

Os juízes juristas são os membros dos Tribunais Regionais Eleitorais escolhidos entre a lista de advogados nomeados pelo presidente da República.

O II Enaje é patrocinado pelo Banco do Nordeste.

"A concretização material para realizarmos este certame em Natal só é possível graças ao apoio desta instituição. O Banco do Nordeste tem prestado apoio incondicional e irrestrito a esta iniciativa", observa o coordenador do encontro, Fernando Pimenta, diretor da Escola Judiciária Eleitoral (EJE/RN).

De Estados de todo o país, 80 participantes, entre presidentes de Tribunais Regionais Eleitorais e juízes juristas já fizeram suas inscrições. "Deve ser criado, neste dia de debates, um fórum nacional permanente dos juristas dos Regionais Eleitorais", adianta Pimenta.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN), desembargador Expedito Ferreira de Souza, fará a abertura dos trabalhos do evento às 9h15. Várias autoridades do Judiciário potiguar devem estar presentes.

"Estamos reunindo em Natal expoentes da Justiça brasileira que vão debater o direito eleitoral e outras questões atuais que interessam não somente aos juízes que atuam nos TREs, mas também a membros do Ministério Público, advogados e acadêmicos", enfatiza o desembargador.

Laudo revela que PM que matou a mulher foi assassinado

O policial militar Ângelo de Castro Borghini, 28, que era lotado no Sétimo Batalhão da Policia Militar (7º BPM) com sede em Pau dos Ferros, não se suicidou após ter assassinado a sua mulher, Maria Ranielli de Freitas, 21, com um tiro de revólver na cabeça na tarde do dia 22 de abril na cidade de São Francisco do Oeste.

De acordo com o laudo cadavérico e local de crime apresentado recentemente ao bacharel Inácio Rodrigues de Lima Neto, titular da 4a Delegacia Regional de Polícia Civil (4ª DRPC), responsável pelas investigações, ele foi assassinado com um tiro na cabeça, de um total de três disparos efetuados.

Policial Militar é o principal suspeito do assassinato

O resultado desse exame, que deverá ser anexado ao inquérito policial, esclarece uma série de dúvidas perante a sociedade e até nos meios da polícia.

"Nós vamos aguardar ainda o resultado dos exames de balísticas que estão sendo realizados na pistola. No local, foram encontrados pelo menos três cápsulas. As investigações estão em andamento e estes novos laudos que deverão ser liberados nos próximos dias poderá dar por encerradas as investigações", disse o delegado Inácio Rodrigues.

Um irmão de Maria Ranielli de Freitas, o policial militar Francisco Cleidiano de Freitas Gomes, à época da tragédia que surpreendeu a pequena cidade de São Francisco do Oeste fazia parte do Grupo de Operações Especiais (GOE) do 7º BPM, é o principal suspeito de ter atirado no cunhado.

Ele teria saído em perseguição ao matador de sua irmã e à altura do KM 134 da BR-405, o atingiu com os tiros. Preso no Batalhão de Polícia Militar de Pau dos Ferros, ele aguarda o desenrolar das investigações.

Relembrando o caso registrado em São Francisco do Oeste

O casal Ângelo de Castro/Maria Ranieli, segundo informações, estava vivendo um relacionamento bastante tumultuado em virtude do ciúme excessivo que ele tinha da mulher, que já havia confidenciado a algumas amigas o fato de os dois estarem praticamente separados.

Na tarde do dia 21 de abril, o policial militar chegou em casa e, presume-se que ambos tenham discutido quando ele a assassinou com um tiro de pistola de calibre ponto 40.

Em seguida, subiu em sua moto e fugiu com destino a Itaú, onde residem alguns familiares.

A vítima ainda chegou a ser conduzida às pressas para o Hospital Regional Doutor Cleodon Carlos de Andrade, em Pau dos Ferros, mas foi a óbito antes de receber atendimento médico.

Preso em flagrante de delito pelos próprios companheiros da corporação, o policial acusado de ter vingado a morte da irmã foi conduzido para a sede 7º BPM e na tarde do dia 22 obteve permissão de acompanhar o sepultamento, sob uma forte escolta.

Festa do 'V João-pedro' é atração da cidade Francisco Dantas hoje

A prefeitura de Francisco Dantas, desde o início deste ano sob uma nova gestão administrativa, promove nesta quarta-feira, 17, o "V João-pedro' evento de resgate à tradição junina que confraterniza todos os segmentos sociais locais.

O ponto alto dos festejos será o show do sanfoneiro cearense Waldonys e sua banda que tem se projetado no cenário artístico regional como o herdeiro do eterno rei do baião, Luiz Gonzaga.

À frente do governismo local há menos de um ano e tendo recebido o município mergulhado em uma grande crise financeira, decorrente de uma série de fatores que prefere não enumerar no momento, o prefeito Gilson Dias disse à equipe de reportagem que não poderia deixar o seu povo à mercê do que acontece em toda a região Nordeste que são os festejos juninos.

Segundo ele, os Francisco dantenses são um povo que tem muita tradição e, portanto, não mediu esforços em promover esta noite de muita festa, com início previsto para as 19h, na praça pública da cidade e encerramento na madrugada de quinta-feira, 18.

De acordo com o prefeito, junto ao comando do Sétimo Batalhão de Polícia Militar (7º BPM) foi conseguido um reforço policial para garantir a segurança e toda a população possa se divertir sem maiores problemas.

terça-feira, 16 de junho de 2009

Governadora confirma antecipação do 13º salário para servidores

A Governadora Wilma de Faria anunciou nesta terça-feira a antecipação do 13º salário dos servidores do estado.

A decisão foi estendida para os terceirizados.

A antecipação de 40% injetará quase R$ 300 milhões na economia potiguar e será paga no dia 22 deste mês.

O pagamento do mês está mantido entre os dias 26 e 29, dependendo da matrícula.

De acordo com o calendário de pagamento divulgado em janeiro deste ano, a segunda parcela do 13º salário do funcionalismo estadual ocorrerá no dia 18 de dezembro, quando serão pagos os 60% restantes.

Câmara aprova criação de 230 varas federais e 8.510 cargos comissionados no país

Os deputados aprovaram nesta terça-feira um projeto de lei que cria 230 novas varas federais em todo o país.

A medida representa 8.510 novos cargos e funções em comissão. A maior parte dos cargos são comissionados.

O projeto segue agora para análise do Senado. As modificações foram negociadas ao logo do dia por líderes governistas com representantes do STJ.

Ficou definido que as novas varas serão criadas a partir de 2010 de forma escalonada pelos próximos cinco anos --sendo 46 novos tribunais por ano.

A secretaria-geral da Câmara ainda calcula o impacto financeiro da medida.

O Conselho de Justiça Federal vai estabelecer a localização das varas.

Pelo texto aprovado na Câmara, as novas vagas serão distribuídos em 3.220 funções comissionadas, 2.530 técnicos judiciários, 2.070 analistas judiciários, 230 comissionados, 230 cargos de juízes federais e 230 juízes federais substitutos.

Comando Militar substitui todos os policiais em Umarizal

O comandante de Policiamento do Interior, tenente coronel Francisco Canindé de Freitas, perdeu a paciência com os 14 policiais militares lotados no Pelotão de Umarizal.

Ontem, o oficial afastou todos os policiais e determinou que o comandante da PM de Patu, o capitão PM João Carlos Augusto de Souza, enviasse o Grupo Tático de Combate (GTC) para fazer o policiamento preventivo da cidade, enquanto um novo comando é designado.

A primeira reclamação que o comandante Freitas teria recebido dos ex-policiais de Umarizal reportava sobre uma festa junina que havia sido encerrada aos gritos pelos PMs a pedido do prefeito Rogério Fonseca, há 15 dias.

Além deste fato, o comandante também recebeu informações a respeito de vários assaltos ocorridos na cidade e na zona rural, sem que ninguém fosse preso.

O quadro estava tão complicado, que os professores do Núcleo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), no município, entraram em greve, reclamando da falta de policiamento.

Dois homicídios seguidos contribuíram para decisão

O quadro que já era considerado crítico se tornou pior. Por volta das 14h de sexta-feira, o suspeito conhecido por Josimar Filho de Mainha e outro conhecido por Bibiu executaram o motataxista Antônio Julinaldo Alves, de 30 anos.

O crime aconteceu no Centro da cidade, na Rua Amabília Dias, quando a vítima se encontrava dentro de salão de beleza. Além de tiros, os acusados efetuaram várias pauladas na vítima. Depois, sem nenhuma preocupação, fugiram da cidade.

No dia seguinte, por volta das 23h, o jovem Maicon da Silva Cavalcante, de 19 anos, foi executado com vários tiros nas costas pelo desocupado conhecido na cidade por "Júnior de Dudu".

O crime aconteceu no Bar de Wilson, também no Centro de Umarizal. Depois do crime, o acusado fugiu a pé.

Apesar dos dois homicidas serem conhecidos na cidade, o sargento Campos, então comandante do Pelotão da cidade, não conseguiu prender nem um e nem outro. O fato foi reportado ao comando do Policiamento do Interior.

O tenente-coronel Francisco Canindé de Freitas teria decidido substituir todos os 14 policiais do município, inclusive o chefe do destacamento.

Ontem, o coronel Freitas confirmou a mudança e disse que não foi devido aos crimes que estão acontecendo na região. Explicou que é uma mudança administrativa, pois é regra na PM que Pelotão será comandado por um oficial tenente.

No caso de Umarizal, o comando ficará a cargo do tenente PM Carvalho, a quem compete escolher os novos policiais do município.

Garibaldi admite candidatura do PMDB ao Governo do RN

O PMDB potiguar promoveu ontem um encontro estadual para discutir seu projeto de governo para o Rio Grande do Norte.

O evento contou com a participação do presidente estadual do partido, deputado federal Henrique Eduardo Alves, do senador Garibaldi Filho e do ex-ministro e deputado federal Eliseu Padilha (que preside a Fundação Ulisses Guimarães).

Também estiveram presentes os deputados, prefeitos e vereadores do partido.

No encontro, realizado no hotel Imirá (Via Costeira), o senador Garibaldi Filho declarou que a reunião servia exatamente para ouvir as bases do PMDB e acrescentou que não vai disputar o Governo do Estado, mas a reeleição ao Senado.

Garibaldi Filho deixou claro que isso não significa que o partido não poderá ter candidatura própria.

Na opinião dele, isso pode ocorrer desde que o PMDB tenha um candidato com condições de concorrer ao cargo. "Apoiarei quem vocês indicarem", declarou.

Senador reforça que partido estará unido em 2010

O senador Garibaldi Filho deixou claro ainda que independente das decisões tomadas, o PMDB marchará unido.

"A minha palavra é de luta. O meu compromisso é lutar cada vez mais por um Rio Grande do Norte melhor", afirmou.

O presidente do PMDB estadual reforçou as declarações de Garibaldi, afirmando que a prioridade do partido é a reeleição do senador. E que a legenda ficará unida, independente das decisões que tomar quanto às eleições de 2010.

O ex-ministro dos Transportes, Eliseu Padilha, repassou aos prefeitos e lideranças presentes a importância da manutenção dessa união, explicando que hoje, nada se define na política nacional sem que o PMDB seja ouvido.

"Somos o maior partido do País", disse ele.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Vereador nega ter urinado na Praça Pública e desqualifica informação

Um fato no mínimo estranho foi registrado na noite de ontem em solo pau-ferrense. A informação é de que o vereador oposicionista, Antônio Avelino (PP), urinou em plena Praça de Evento.

Em contato com o blog, o vereador desmentiu a informação e disse que tudo não passa de intriga de pessoas ligadas ao grupo político do prefeito Leonardo Rego (DEM).

Segundo Avelino, ele ameaçou urinar na rua, caso o banheiro da praça não fosse aberto.

“É um absurdo que aquela praça de eventos mantenha os seus banheiros trancados. Todos os dias as pessoas que ficam nos bares da praça têm que urinar na rua, pois ninguém abre os banheiros”, disse.

O vereador afirmou que no momento o prefeito Leonardo Rego fazia exercícios ao redor da praça e ignorou o pedido de que desse ordem para que os banheiros ficassem abertos.

“Realmente eu ameacei fazer a necessidade na rua pela omissão do prefeito e dos seus asseclas, mas em nenhum momento urinei na rua, muito menos na praça. Essa é mais uma artimanha dos babões do prefeito para tentar desestabilizar o meu trabalho”, finalizou.

Maior estátua católica do mundo está quase pronta no RN


Está quase pronta a maior estátua católica do mundo, a de Santa Rita de Cássia, que está sendo erguida em Santa Cruz (RN).

A estátua de 42 metros terá uma base de três metros e, em sua cabeça, um resplendor de oito metros, o que representa um total de 53 metros (o Cristo Redentor, no Rio mede 38 metros).

A cidade está a 115 km de Natal e está sendo cotada para ser a capital da fé do estado, após a conclusão da estátua.

Fonte: G1.

Bacharel em Direito é preso tentando fraudar concurso em Pau dos Ferros

O bacharel em Direito Israel Rodrigues de Melo, 27, foi flagrado tentado fraudar neste domingo, o concurso público para agente penitenciário em Pau dos Ferros.

O flagrante aconteceu quando o candidato foi ao banheiro e os fiscais o surpreenderam tentando colar.

Ele estava com as duas primeiras páginas da prova que tratava de questões do código civil, e com um exemplar do código civil.

Durante a abordagem foi checada a identidade do candidato que não soube confirmar o nome dos pais, o que comprovou que o documento era falso.

Na verdade Israel Rodrigues de Melo, 27, tentava fazer a prova no lugar de João Batista Domingues da Silva. O candidato foi detido e levado à Delegacia de Polícia Civil de Pau dos Ferros (4a DRPC).

Ele se apresentou como natural de Sobradinho, na Bahia. Contudo, descobriu-se que é de Pernambuco.

De acordo com informações dos policiais não há registro de outras passagens do acusado pela polícia. A principio ele deverá ser autuado pela prática de falsidade ideológica.

O concurso que oferece 320 vagas para candidatos do sexo masculino e 80 para candidatos do sexo feminino, teve 20 mil inscritos.

A remuneração inicial de agente penitenciário é de R$ 1.470,00, o cargo exige ensino médio completo e idade mínima de 21 anos.

PRF registra queda de 21% de acidentes durante Corpus Christi no RN

O número de acidentes de trânsito neste feriadão de Corpus Christi no Rio Grande do Norte apresentou uma redução de 21,6% em relação ao ano passado.

Os dados são da operação deflagrada pela Polícia Rodoviária Federal que começou no dia 11 e terminou neste domingo.

A operação batizada como Corpus Christi foi realizada com objetivo de reduzir o número de acidentes de trânsito e combater a criminalidade.

A fiscalização foi realizada em rodovias federais próximas a Natal, Mossoró e Currais Novos.

Em comparação ao ano passado houve uma grande redução do número de acidentes, feridos e mortos e aumento no número de autuações. Houve redução de 80% no número de feridos e 75% no número de mortos.

Além disso, as detenções aumentaram em 70%, a maior parte dela por embriaguez ao volante (13). A polícia apreendeu ainda duas armas, recuperou um veículo neste feriado prolongado. O total de acidentes foi de 29, 20% a menos que os 37 do ano passado.

domingo, 14 de junho de 2009

Blog comemora 700 mil acessos

Esses dias no Recife, nem havia percebido que o contador de acessos do nosso blog havia ultrapassado a marca das 700 mil visitas.

Só me resta agradecer, mais uma vez, aos leitores do blog, pela marca histórica dos 700 mil acessos em pouco mais de 02 anos no ar.

Um número bastante significativo que nos credencia cada vez mais como a principal ferramenta de comunicação virtual do Alto Oeste Potiguar.

700 mil obrigados a você, caro leitor!!!

Confusão no primeiro escalão da Prefeitura de Pau dos Ferros

Vendo os blogs da região, quase morro de rir quando me deparei com uma matéria, de título nada sugestivo (rss), que trata de um sujeito, uma espécie de “pau de lata” misturado com “estrume” que, segundo o blog, goza de um cargo no primeiro escalão do prefeito de Pau dos Ferros, Leonardo Rego.

O blogueiro Mazinho Capote disse que o “pau de lata” é um forasteiro arquivador de papel e que o prefeito Leonardo Rego quase perde a eleição por causa desse dito-cujo.

O restante do texto não tenho coragem de relatar, mas na última parte o blogueiro prometeu uma surra no cidadão.

“Se o prefeito NÃO TOMAR medidas drásticas – e urgentes - em relação a esse “pau de lata” eu, sozinho, poderei fazê-lo para ele aprender (bem direitinho) com quantos paus se faz uma canoa. Esse indivíduo é igual a uma vara ... nas duas pontas: onde você pegar se mela. Tem um ditado que diz que peia (para a ... descer na canela) não é santo, mas obra milagres. O recado está dado.”, escreveu o blogueiro no seu www.blogdocapote.blogspot.com.

Adoraria saber de quem o blogueiro está falando... Juro que não passa pela minha cabeça quem danado é o “pau de lata”, mais que a peia vai ser grande, isso eu não tenho dúvida!

Sepultamento de Chico de Paula ocorreu agora a pouco

Um grande número de pessoas participaram do cortejo de sepultamento do senhor Francisco de Paula Fernandes “Chico de Paula”.

Ele faleceu no início da manhã de hoje e foi sepultado agora a pouco no Cemitério São Manoel (Cemitério velho), após ser velado na Capela de São Benedito.

Chico de Paula vinha lutando contra um Câncer e não resistiu.

Ele era funcionário da Prefeitura de Pau dos Ferros.

Aos familiares, os meus sentimentos de pesar.

Robinson Faria discute instalação de Campus da UERN em Apodi


A transformação do Núcleo Avançado da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte em Campus na cidade de Apodi foi tema de audiência pública neste sábado, 13, por iniciativa da Câmara Municipal da cidade.

O debate contou com a presença do deputado Robinson Faria, presidente da Assembléia Legislativa, e autor de uma emenda ao orçamento em 2008 no valor de R$ 1,5 milhões para a UERN no município.

“Apodi é rica, mas faltam parcerias para o desenvolvimento da região. Quero me somar ao povo de Apodi em busca dessas melhorias”, declarou Robinson em pronunciamento, no qual garantiu uma nova emenda ao orçamento de 2009 no valor de mais R$ 1,5 para a UERN em Apodi.

Além do deputado Robinson Faria, a audiência realizada na Casa de Cultura Popular de Apodi foi prestigiada pelo deputado Gilson Moura, pelo presidente da Federação das Câmaras Municipais, o vereador natalense, Dickson Nasser (PSB), pelo reitor da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, Milton Marques, e lideranças de várias cidades do Médio Oeste como Felipe Guerra, Itaú, Rodolfo Fernandes e Severiano Melo.

AGENDA

Antes de participar da Audiência Publica na Casa da Cultura Popular de Apodi, o deputado Robinson Faria foi entrevistado na FM Cidade nos Programa Legislativo Forte e no CDL em Debate e participou do Programa Panorama Política na Rádio AM Vale do Apodi.

Depois participou de um almoço servido pelos associados da Câmara de Dirigentes Lojistas de Apodi (CDL) na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB).