sábado, 11 de julho de 2009

América goleia o Bahia no Machadão e volta ao G-4

Com os três primeiros gols da vitória marcados a menos de 25 minutos do 1º tempo, o América bateu o Bahia, na 10ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, pelo placar de 4 a 1.

O alvirrubro, que jogou em casa, no Machadão, na tarde deste sábado (11), está de volta ao G-4, ocupando, agora, a 3ª posição da tabela, com 18 pontos.

O time baiano está em 13º lugar, com 12 pontos.

ABC perde mais uma e segue na zona de rebaixamento

O ABC perdeu mais uma na Série B. Jogando em Fortaleza, o algoz da vez foi o Ceará, que bateu o alvinegro pelo placar de 2 a 0 na tarde deste sábado, pela 10ª rodada da competição.

A derrota deixou os abcedistas ainda na zona da degola, na 18ª posição, com apenas sete pontos.

Essa é sétima derrota em 10 jogos na competição. Com mais este insucesso, o técnico Artuzinho deverá deixar o comando técnico. Sob sua batuta, a equipe perdeu cinco vezes, ganhou duas e empatou uma partida, somando apenas sete pontos em 24 possíveis.

O próximo jogo será no Frasqueirão, terça, às 21h40, contra o não menos desesperado São Caetano, lanterna do certame. Os gols da vitória cearense foram de Preto e Misael.

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Wilma de Faria defende união dos estados nordestinos em prol da Copa do Mundo

Governadora Wilma de Farias defendeu em João Pessoa, durante o 11º Fórum de Governadores do Nordeste, que os Estados nordestinos se unam para que sejam consolidadas junto ao governo federal políticas públicas que viabilizem o quanto antes as obras de infra-estrutura nas áreas de mobilidade urbana, segurança e saneamento.

"Nossa expectativa é de que seja mais uma reunião proveitosa, especialmente no debate na área de turismo, pois iremos discutir os preparativos da Copa do Mundo, evento que vai beneficiar nossa região, a que tem o maior número de Estados como sede para os jogos", frisou.

Ela disse defendeu ainda que temas como a queda do Fundo de Participação dos Estados (FPE) sejam retomados no fórum, já que para julho se prevê uma redução significativa de 30% no repasse desses recursos.

"O Nordeste precisa ser olhado com mais cuidado, até porque, apesar de tudo, vem crescendo acima da média nacional", finalizou.

Ministério do Planejamento autoriza concursos públicos com 1.276 vagas

O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, autorizou hoje (9) o Ministério da Saúde a realizar concurso público para provimento de 1.276 cargos, em diferentes funções de nível médio e superior. Os detalhes serão divulgados em portaria a ser publicada no Diário Oficial da União de amanhã (10).

Os novos servidores, que vão substituir mão de obra terceirizada, atenderão às necessidades de pessoal em Brasília, bem como de hospitais gerais e núcleos estaduais do Ministério da Saúde. O concurso deve ocorrer o mais rápido possível, já que o início das contratações está previsto para dezembro deste ano.

O Ministério do Planejamento também autorizou a realização de concurso público para o Departamento Nacional de Produção Mineral, vinculado ao Ministério de Minas e Energia, conforme portaria publicada hoje no Diário Oficial da União.

O concurso oferecerá 256 vagas – 182 para nível superior, nos cargos de analista administrativo e especialista em recursos minerais, e 74 para nível médio, nos cargos de técnico em atividades de mineração e técnico administrativo. A seleção de candidatos deve ocorrer no segundo semestre, com salários que variam de R$ 1,7 mil a R$ 5 mil.

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Wilma participa de fórum com governadores nesta sexta em João Pessoa

Prodetur, Copa do Mundo e nova Lei Rouanet. Estes são os temas da pauta de debates do 11º Fórum de Governadores do Nordeste, que será realizado nesta sexta-feira (10), em João Pessoa, no Centro de Convenções do Hotel Tambaú.

A governadora Wilma de Faria confirmou presença no evento, que vai reunir ainda os ministros do Turismo, Luiz Barreto Esportes, Orlando Silva e Cultura, Juca Ferreira.

Os ministros presentes ao fórum irão ministrar palestras sobre temas relacionados às suas pastas.

Nesta quinta-feira (09), no Palácio da Redenção, sede do Governo da Paraíba, estão ocorrendo reuniões preliminares com a presença dos secretários estaduais de Turismo, de Esporte e de Cultura, para que os temas a serem enfocados no fórum sejam debatidos de forma ampla e panorâmica.

Natal sediou encontro de governadores em maio

A última reunião dos governadores nordestinos foi realizada em Natal, no dia 5 de maio passado, com a presença dos ministros Fernando Haddad (Educação), Mangabeira Unger (Assuntos Estratégicos) e Geddel Vieira (Integração Nacional), além do presidente do BNDES, Luciano Coutinho.

Na ocasião, O debate foi tomado por assuntos como a crise econômica e medidas emergenciais para sanar os prejuízos dos estados com as enchentes.

Como desdobramento da reunião em Natal, os governadores da região foram recebidos em Brasília no dia 20 de maio pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, com quem discutiram compensações financeiras da União aos Estados por conta da perda vertiginosa de receita em face da crise econômica mundial.

RN é o estado nordestino que registrou maior queda em casos de dengue

O Rio Grande do Norte registrou redução de 93,4% no número de casos de dengue nas primeiras 23 semanas deste ano em relação ao mesmo período do ano passado, revela balanço divulgado pelo Ministério da Saúde (MS) nesta quinta-feira.

O índice de queda do estado foi o maior do Nordeste. Segundo informações enviadas pela Secretaria de Estado da Saúde do RN, 2.570 pessoas contraíram a doença entre 1ª de janeiro e 13 de junho. No mesmo período de 2008, o número de infectados foi de 38.729.

Em todo o país, o número de notificações foi de 361.552 nas primeiras 23 semanas deste ano. Significa uma redução de 49,8% em relação ao mesmo período de 2008, em que foram registradas 719.593 infecções pelo Aedes aegypti.

Robinson diz que população incentiva a sua candidatura ao Governo


O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Robinson Faria (PMN), rechaçou as insinuações de que a sua pré-candidatura ao Governo do Estado estaria sofrendo de orfandade, na medida em que o vice-governador Iberê Ferreira de Souza estaria contando com aval da governadora Wilma de Faria. Entrevistado ontem no Jornal do Dia (TV Pontanegra), o parlamentar afirmou que não há como estar órfão se em suas caminhadas pelo Rio Grande do Norte tem encontrado estímulos por parte da população que o incentiva a manter de pé a sua pré-candidatura em 2010.

"Alguns dizem que o deputado Robinson está órfão, está abandonado, mas isso não me preocupa porque a minha caminhada está totalmente em dia, eu estou motivado e não será isso que vai me desanimar. Eu não estou órfão porque estou encontrando nas ruas o sentimento e o incentivo para que eu vá adiante, e é exatamente o que vale", afirma Faria.

Ele ressalta que um candidato a governador não nasce dentro de uma sala ou de um gabinete em Natal ou Brasília e mesmo de uma conveniência entre duas ou três pessoas. De acordo com o parlamentar, um candidato ao governo estadual nasce de um sentimento popular. Ao mesmo tempo, explica Robinson Faria, o candidato deve apresentar confiabilidade e a capacidade de aglutinar apoios ao seu nome.

"Esses são dois pilares para nascer uma candidatura majoritária", raciocinou o parlamentar, revelando que tem agido dessa forma. "Eu sou uma pessoa que tenho a cultura da amizade. Eu tenho amigos meus que são de outros partidos, como o deputado Henrique Alves, que é do PMDB e é um amigo particular meu. Tem o senador José Agripino que é um amigo particular meu. Eu já fui dos Democratas, fui do PFL por três mandatos e tenho amizade que nunca deixou de existir e sempre que eu me encontro com o senador José Agripino, nós conversamos sobre política", revelou Robinson Faria.

Parlamentar destaca que Iberê é seu amigo pessoal

O deputado Robinson Faria disse também que não pretende ser candidato a governador por ter simpatia de líderes políticos. Robinson declarou que quer ser o candidato que tem a simpatia da população.

"Se houver uma simpatia, uma sintonia da população com o projeto, com o sentimento do novo, de renovação e de achar que esse nome poderá representar a quebra do status quo no Rio Grande do Norte e nome impulsionado por esse sentimento de renovação for Robinson Faria, eu serei esse candidato. A candidatura ao governo não é uma decisão minha, é uma decisão do coletivo. É uma missão que você vai cumprir junto ao grupo que acredita em sua candidatura", declarou o parlamentar.

Quanto às especulações de que o vice-governador Iberê Ferreira estaria sendo privilegiado dentro do sistema governista, o deputado e presidente do Poder Legislativo reconheceu que grande parte dessas especulações é motivada por um desejo de se promover uma intriga com o vice-governador do Estado.

Robinson revela que tem amizade particular com Iberê, lembrando que votou nele para deputado federal em quatro eleições e, em 2006, Iberê Ferreira apoiou a candidatura de Fábio Faria a deputado federal na cidade de Santa Cruz, que além de ser a terra natal do vice-governador também é um dos seus principais redutos políticos.

"Eu não tenho nenhuma animosidade com o vice-governador Iberê Ferreira de Souza, mas eu defendo um tratamento igualitário. Eu sou correto com o governo, João Maia é correto com o governo, Iberê Ferreira é correto com o governo e o ex-prefeito Carlos Eduardo é correto com o governo. Todos os quatro são corretos com o governo e são aliados políticos e todos os quatro são pré-candidatos e por isso eu defendo o tratamento igualitário entre todos", frisou Robinson.

O presidente da Assembleia Legislativa fez questão de dizer que todos os políticos do Estado estão conversando entre si. Robinson Faria fez questão de ponderar que, mesmo conversando com diversas correntes partidárias do Rio Grande do Norte, ele e seu grupo pertencem ao bloco político liderado pela governadora Wilma de Faria (PSB). "O nosso grupo ajudou de forma decisiva a reeleição da governadora Wilma de Faria", declarou o deputado.

Policiais do RN recebem pistolas do 'choque elétrico'

Cerca de 400 policiais, entre civis e militares foram capacitados a utilizar a pistola não letal Taser M-26. Há dois meses, a Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED) recebeu, através de convênio com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) 100 pistolas de ondas Taser, um equipamento que age diretamente sobre o sistema nervoso central, paralisando a pessoa por alguns segundos até que o policial consiga imobilizá-la.

Os operadores da nova arma foram capacitados por 10 instrutores da polícia potiguar, formados em cursos em Brasília.

O capitão do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (BOPE), Rodrigo Trigueiro, explicou que as pistolas Taser foram distribuídas nas Companhias e Batalhões da Polícia na capital e interior.

"Foram formados oito instrutores da Polícia Militar e dois da Polícia Civil. Esses instrutores estão treinando e formando os operadores da Taser", disse.

A Taser M-26 adquirida pelo Governo do Estado em parceria com o Governo Federal dispara dois dardos com alcance superior a 10 metros. Os dardos interrompem a comunicação do cérebro com o corpo, imobilizando a pessoa atingida por alguns instantes, dando tempo da polícia imobilizar o suspeito.

Ao disparar os dardos, a pistola armazena na memória interna a data e horário do uso. Cada Taser armazena o histórico de até 585 disparos. Esse recurso é útil no caso alguma investigação sobre uso incorreto do equipamento. Outro ponto de segurança é que quando os dardos são disparados a arma solta confetes com a numeração da carga usada.

As pistolas Taser em poder da polícia potiguar são dotadas de mira laser. Esse dispositivo permite precisão na hora da utilização. A mira laser serve ainda para inibir o suspeito alvo da Taser.

Depois de quatro casos confirmados, sobe para 10 suspeitos de gripe suína no RN

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) registra mais dois novos casos suspeitos da Influenza A, no Rio Grande do Norte, passando para dez o total de suspeitos.

Permanece em quatro o número de casos confirmados e em 22 os descartados. Esses dados correspondem ao Sistema de Notificação de Agravos (Sinan), atualizados na tarde desta quarta-feira (8).

No exame dos casos suspeitos, cujas amostras foram enviadas para o laboratório de referência das regiões Norte e Nordeste, o Instituto Evandro Chagas, em Belém, terão prioridade os casos graves da doença.

Essa é uma recomendação do novo protocolo de manejo clínico e vigilância epidemiológica da influenza, divulgado nesta quarta-feira (8), pelo Ministério da Saúde.

O novo protocolo trouxe, ainda, mudança na definição de caso suspeito, que passou a referir-se apenas a portadores de doença respiratória aguda grave, caracterizada por febre elevada, acompanhada de tosse ou dor de garganta, acompanhado ou não de manifestações gastrointestinais, e dispnéia ou outro sinal de gravidade.

A partir desta quarta-feira (8), quando entrou em vigor o novo protocolo, apenas serão feitas coletas de amostras para exame laboratorial de indivíduos doentes que apresentem doença respiratória aguda grave, ou quando se tratar da investigação de surto de síndrome gripal, ocorrido em comunidades fechadas, tais como creches, escolas e asilos.

Dois ministros virão a Natal e Mossoró em agosto

A ministra chefe da Casa Civil da Presidência da República, Dilma Rousseff, e o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, estarão em Natal e Mossoró no próximo dia 3 de agosto.

A ministra aceitou o convite feito a ela pela governadora Wilma de Faria em audiência na manhã desta quarta-feira (8), em Brasília, para tratar de obras de infra-estrutura para o Estado previstas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

À tarde, durante visita ao Ministério dos Transportes, o ministro Alfredo Nascimento também garantiu à governadora estar presente aos eventos que marcarão o início das obras do Complexo Viário da Abolição e o anúncio da construção da adutora de Mossoró.

Em Natal, a ministra fará uma análise das obras do PAC no Rio Grande do Norte. De acordo com dados levantados pelo governo estadual, 20% das obras previstas no Programa para o Rio Grande do Norte já foram executadas. A média nacional é de 15% de obras executadas.

Em Mossoró, a ministra assina, ao lado da governadora Wilma de Faria, a ordem de serviço para a construção do Complexo Viário da Abolição e anuncia uma das obras mais esperadas pelos mossoroenses, a adutora da cidade, que resolverá em definitivo o problema de abastecimento de água no município.

O ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, informou que o Complexo da Abolição é a maior obra do Ministério dos Transportes no Rio Grande do Norte. “Essa obra só se tornou possível por causa da parceria do ministério com o Governo do Rio Grande do Norte”, ressaltou ele.

Em Natal, Dilma anunciará, também, o andamento das providências para a instalação da refinaria Clara Camarão, implantação do aeroporto de São Gonçalo do Amarante e outras obras previstas no PAC e que foram tema da audiência da governadora com a ministra, como os projetos para viabilizar a Copa de 2014 no Rio Grande do Norte, modernização do Trem Urbano de Natal e os empréstimos junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Banco do Brasil.

Uso da internet em campanhas é um desafio para Justiça Eleitoral, diz ministro

O uso da internet nas campanhas eleitorais representa um desafio para a Justiça Eleitoral, afirmou hoje (8) o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio Mello, em entrevista à Agência Brasil.

A liberação foi incluída na reforma eleitoral aprovada pelo plenário da Câmara. O texto precisa ainda ser aprovado pelo Senado.

Embora o projeto aprovado pela Câmara preveja punições para as propagandas difamatórias em sites e blogs da internet, como as multas e o direito de resposta, o ministro avalia que haverá conflitos na interpretação da nova lei.

“É um desafio para a Justiça Eleitoral já que, naturalmente, surgem os conflitos na interpretação de uma nova lei. Neste caso, com mais razão, pois envolvem as paixões exacerbadas”, disse Mello.

Contudo, o ministro manifestou a preocupação com o acesso, pela Justiça Eleitoral, das propagandas veiculadas na internet.

“As fronteiras ficam bem flexíveis. O acesso ao que foi veiculado é fundamental para checar se houve abuso”, alertou, citando os pedidos de direito de resposta julgados pela Justiça Eleitoral durante as campanhas eleitorais.

O ex-presidente do Tribunal Superior Eleitoral acrescentou que a nova lei deve ser rigorosa na proibição do uso da internet para a divulgação de candidaturas antes do início da campanha eleitoral, a partir de 5 de julho.

No entanto, Marco Aurélio Mello considerou um avanço a liberação da internet nas campanhas eleitorais. Segundo ele, trata-se de um meio moderno de comunicação, que não pode ser ignorado. “O que nós pudermos fazer para revelar o perfil dos candidatos, nós devemos fazer”, disse.

PEC restabelece exigência de diploma para jornalistas

Proposta de emenda à Constituição (PEC), que exige diploma de curso superior, devidamente registrado nos órgãos competentes, para o exercício da profissão de jornalista, foi apresentada hoje (8) à Câmara pelo deputado Paulo Pimenta (PT-RS).

A proposta teve o apoiamento de 191 deputados. Ela recebeu o número 386, de 2009, e agora será encaminhada à Comissão de Constituição e Justiça para analise da sua admissibilidade e constitucionalidade.

A proposta visa incluir na Constituição Federal dispositivo que estabelece a necessidade de curso superior em jornalismo para o exercício da profissão de jornalista.

A PEC também estabelece que nenhuma lei poderá conter dispositivo que possa constituir embaraço à plena liberdade de informação jornalística em qualquer veículo de comunicação social.

Na justificativa à PEC, Paulo Pimenta afirma que “a história cansou de demonstrar que o jornalismo produzido por pessoa inepta pode causar sérios e irreparáveis danos a terceiros, maculando reputações, destruindo vidas e nodoando de forma irreparável o princípio democrático”.

Segundo ele, para se conseguir um diploma de jornalismo em curso superior de ensino, exige-se o efetivo e comprovado aprendizado de determinadas matérias aplicadas e fundamentais a essa formação.

Outra PEC, sobre o mesmo assunto, já tramita no Senado

Ainda na justificativa da PEC, Paulo Pimenta afirma que o advogado, o médico, o engenheiro etc, em razão das técnicas peculiares às atividades que exercem, devem, antes, cursar as respectivas faculdades.

“E não é diferente para o jornalista, o qual, além de operador da comunicação, conhecedor não só da palavra e da escrita, deverá, invariavelmente, ser também detentor de uma macrovisão do processo de produção da notícia, requisito este que, igualmente, se adquire nos bancos das universidades”.

Além da PEC apresentada hoje à Câmara, também já está tramitando no Senado outra PEC, de autoria do senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), apresentada nos últimos dias, visando incluir no texto constitucional a obrigatoriedade do diploma de curso superior em comunicação social na área de jornalismo para o exercício da profissão de jornalista.

As duas PECs foram apresentadas ao Senado e à Câmara após o Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitar a exigência de diploma de curso superior de jornalismo para o exercício da profissão de jornalista.

Mega-Sena acumula e sorteia R$ 27 milhões no sábado

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 1.089 da Mega-Sena --sorteadas na noite desta quarta-feira-- e o prêmio acumulou em R$ 23.035.860,57.

No próximo sábado (11), a loteria pode pagar um prêmio de até R$ 27 milhões para a aposta que acertar os números do concurso 1.090, segundo estimativa da Caixa Econômico Federal.

Os números sorteados hoje em Ipameri (GO) foram: 02 - 18 - 20 - 32 - 37 - 48.

Ao todo, 93 apostadores acertaram a quina e vão levar, cada um, R$ 17.263,31. Já a quadra saiu para 6.101 bilhetes e vai pagar R$ 375,93 para cada apostador.

As apostas para o próximo sorteio podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) de sábado. A aposta mínima --de seis números-- custa R$ 1,75.

Desde a criação da loteria, o maior prêmio saiu em 1999, quando um apostador de Salvador ganhou R$ 64,9 milhões.

terça-feira, 7 de julho de 2009

Cidadão sem Fome vai beneficiar 290 mil famílias em todo o Rio Grande do Norte

O Governo do Estado, através da Secretaria Estadual do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (SETHAS), vai beneficiar cerca de 290 mil famílias carentes de todo o Estado durante a primeira etapa do programa Cidadão sem Fome.

O projeto funciona através da troca de notas fiscais por cestas básicas. A iniciativa nasce como "braço" do Programa Cidadão Nota 10 e tem previsão para início das trocas ainda no final de julho.

Entre os principais objetivos do programa estão fortalecer a nova cultura de educação fiscal e promover a solidariedade em todas as parcelas da população.

Nesta primeira fase, apenas famílias beneficiadas pelo programa Bolsa-família ou que comprovarem renda mensal per capita de até R$ 120,00 poderão participar.

O programa fará a distribuição das 30 mil cestas básicas inicialmente para os municípios de Natal, Mossoró, Caicó, Pau dos Ferros, Assu, Currais Novos, Parnamirim, Ceará-Mirim, Extremoz, Macaíba, São Gonçalo e Nova Cruz.

De acordo com Fabian Saraiva, o Estado irá financiar todas as cestas básicas no valor de R$ 20,00, totalizando um custo mensal para o tesouro estadual de R$ 600 mil e anual de R$ 7,2 milhões.

Além disso, o sistema de reembolso para as empresas fornecedoras de cestas básicas será simplificado, de forma que cada uma fará sua prestação de contas individualmente, e o Governo se compromete a fazer o pagamento em até dez dias, similar ao utilizado pelo Programa do Leite.

Cidadão deve trocar 25 notas por cesta básica

Para participar, o cidadão deverá juntar 25 notas fiscais, com valor mínimo de R$ 5,00 e cadastrar no site do Cidadão Nota 10, onde será emitido um Vale Eletrônico.

O comprovante poderá ser trocado pelo Vale Alimentação nas unidades da Central do Trabalhador, Central do Cidadão e, no caso dos municípios que não contam com esses serviços, nas escolas públicas estaduais.

Com o vale em mãos, a pessoa deve se dirigir às empresas credenciadas e receber a cesta mensal. Quem não tiver acesso à internet pode fazer o cadastro das notas direto nos postos de troca.

Além disso, só será permitida a troca mensal de uma cesta básica por CPF. Uma equipe de 50 estagiários já está passando por treinamento na Casa da Cidadania para participar do atendimento ao programa.

O secretário Fabian Saraiva aposta na solidariedade das pessoas para o sucesso do Cidadão sem Fome.

"O programa tenta combater a pobreza e fome, trazendo dignidade para as comunidades de baixa renda. A criatividade e a solidariedade são a chave do sucesso", ressaltou.

Governadora anuncia convênio com BB para financiamento da casa própria

O sonho da casa própria bate à porta do servidor público estadual. Um convênio firmando entre o Governo e o Banco do Brasil, assinado ontem, vai oferecer condições diferenciadas na concessão de crédito imobiliário para pelo menos 100 mil funcionários, em troca de mais atenção do trabalhador com a melhoria do serviço público.

O objetivo do convênio, na modalidade BB Crédito Imobiliário, para pessoa física, é possibilitar a compra de imóveis residenciais, novos ou usados, com período de carência de até seis meses.

Durante esse período, o cliente pagará apenas os juros da operação, seguros e a tarifa de administração e manutenção do contrato. O prazo de financiamento pode ser de até 360 meses (30 anos). O banco financia até 80% do valor do imóvel, sendo que o valor mínimo do financiamento deve ser R$ 20 mil e o valor máximo financiado é de R$ 500 mil.

Veja como funciona o financiamento pelo Banco do Brasil

As condições oferecidas neste convênio são diferenciadas. Pelo menos é o que garante o superintendente estadual do BB, Otaviano Campos: com juros abaixo do cobrado no mercado, (8,4%) a taxa fixada é única, até o valor máximo de R$ 500 mil, igualando essas condições para todos os servidores, sem distinção de cargo.

As parcelas serão debitadas mensalmente na conta corrente do cliente no Banco do Brasil. No caso de servidores legalmente casados ou em união estável, é permitida a junção de renda. Quem já possui um imóvel também poderá utilizar o BB Crédito Imobiliário para aquisição de um segundo imóvel.

Ainda de acordo com o convênio, despesas decorrentes de compra de imóvel, como registro cartorário, imposto de transmissão de bens imóveis (ITBI), tarifa de análise física da garantia e emissão de certidões cartorárias, também poderão ser financiadas, desde que não ultrapassem o percentual e o valor do imóvel.

O cliente poderá, ainda, escolher um mês do ano para pular o pagamento da parcela de capital. Nesse mês, ele pagará apenas os seguros e a tarifa de administração e manutenção do contrato.

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Eita que o bicho está pegando em Pau dos Ferros

O motivo? A estréia do programa de Ismael Mendes na rádio Obelisco FM.

O estilo ‘cobrador’ do jornalista e ex-vereador pau-ferrense está mexendo com os ânimos de pessoas ligadas ao grupo político do prefeito Leonardo Rego, e porque não dizer: do próprio Leonardo.

Fontes ligadas a Prefeitura afirmam que a posição que será adotada pelo líder da situação será a de sempre: a intimidação.

Nos corredores da Prefeitura não se fala em outra coisa: denunciar a rádio ao Ministério das Comunicações.

Como a emissora dispõe de uma concessão de caráter educativo não poderia, segundo a fonte, apresentar programa de cunho político.

“O programa é visivelmente um marketing político e agride o processo democrático”, disse a fonte que pediu sigilo na divulgação do seu nome.

Antes de tomar as supostas providências, o Prefeito tentará diálogo, através de interlocutores, com o diretor da emissora, o publicitário Gustavo Régio, filho do diretor do Dnocs e ex-deputado potiguar, Elias Fernandes.

Será que Gustavo e Ismael Mendes se renderão a pressão?

Eis a questão.

Vamos acompanhar mais essa novela da vida real.

Pau dos Ferros não é “sucupira” e o blog não é a globo. As aparências enganam!!!

Luís Gomes deu show com XIII Fenacut

A Feira de Negócios, Atividades Culturais e Turismo, Fenacut chegou ao fim com um saldo bastante positivo, principalmente para o futuro turístico da bela cidade de Luis Gomes.

Os visitantes da Fenacut, festa que comemorou os 119 anos de Emancipação Política de Luis Gomes falavam com entusiasmo da elegância do município que apresentou o belo mirante aos seus visitantes.

Na noite de sábado, pude presenciar o grande público que prestigiou o evento. Um clima agradabilíssimo (de causar inveja aos pau-ferrenses), boas atrações e a receptividade de primeira (o prefeito Dedezinho sempre muito acolhedor), davam as boas vindas e o volte sempre aos visitantes.

Realmente, todos os adjetivos se tornam pequenos para expressar a grandiosidade do evento que foi promovido pela Prefeitura de Luis Gomes.

Os parabéns do blog ao Prefeito Carlos José Fernandes que através da sua experiência em Major Sales, vem dando uma continuidade competente as boas administrações realizadas pelo ex-prefeito Pio X Fernandes em Luís Gomes.

Deputado licenciado Raimundo Fernandes prestigia Fenacut

O deputado licenciado Raimundo Fernandes (PMN) esteve em Luís Gomes na madrugada de hoje e ao lado da deputada Sandra Rosado (PSB) abraçaram ao prefeito Dedezinho e ao ex-prefeito Pio X Fernandes, junto a sua esposa a também prefeita, de Major Sales, Maria Elce Fernandes.

Raimundo justificou a ausência nos dias iniciais da festa comunicando que se encontrava em Gramado-RS, ao lado de familiares.

“Eu não poderia deixar de vir a minha querida cidade de Luís Gomes. Aqui tenho amigos que considero muito como o Prefeito Dedezinho que foi meu assessor e secretário administrativo da Assembléia Legislativa até o ano passado e o ex-prefeito Pio X Fernandes, aliado de longas datas”, disse Raimundo em contato com o blog.

Sobre o seu relacionamento político com Pio X Fernandes, Raimundo foi taxativo:

“Sempre tive um excelente relacionamento pessoal e político com Pio X. Vejo em Pio um grande líder e um homem íntegro que deu um show de administração nos últimos anos em Luís Gomes”, disse.

Indagado sobre a possibilidade de uma possível candidatura de Pio X a Assembléia Legislativa, Raimundo disse que via essa possibilidade com naturalidade.

“Ainda não conversamos sobre isso, mas política é um processo democrático. Na verdade tenho por Pio uma grande admiração e sei que no momento oportuno sentaremos para analisar o melhor caminho a ser seguido”, afirmou.

Sobre um possível rompimento entre ele e Pio X Fernandes, Raimundo disse que existem apenas vontade de meia dúzia de “bostinhas”.

“São muitos os boatos, mas isso não existe e nem vai existir. A única coisa certa mesmo é que existem uns “bostinhas” que teimam em criar fatos, mais para esses eu espero que a própria vida venha a ensinar”, concluiu.

Concursos: Banco Central precisa contratar 500 funcionários

A expectativa de autorização para que sejam ocupadas 500 vagas de analistas e técnicos no Banco Central movimenta a vida dos concurseiros interessados nessa oportunidade.

O reajuste dos servidores que passou a vigorar na semana passada é um motivador a mais. O aumento elevou a remuneração dos analistas em início de carreira para R$ 12.413 e a dos técnicos para R$ 4.896.

Segundo o Banco Central, as negociações com o Ministério do Planejamento estão avançadas, embora não haja ainda uma data precisa para que a portaria de autorização seja publicada.

"O que sabemos é que as análises técnicas do Planejamento aprovam o concurso", comenta José Batista Dattoli, chefe do Departamento de Gestão de Pessoas (Depes) do BC.

O presidente do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal), Sérgio Belsito, acredita que a autorização será publicada até setembro.

Reforma eleitoral começa a ser votada nesta semana

Começa a ser votada nesta semana a reforma eleitoral. A proposta tramita em regime de urgência e estabelece regras de campanha que já devem começar a valer nas eleições do ano que vem.

A proposta libera a campanha na internet, regulamenta a pré-campanha e legaliza reuniões em recintos fechados, entrevistas jornalísticas e as prévias eleitorais.

O projeto também estabelece espaço de quatro metros quadrados para propaganda visual dos candidatos, proíbe a comercialização de espaços privados para propaganda, limita a dez o número de anúncios do candidato por veículo de comunicação no período e libera cavaletes móveis com até quatro metros quadrados para uso das 6h às 22h.

Se for aprovado, o projeto também vai estabelecer mudanças na hora de votar, quando o eleitor deverá apresentar um documento de identidade com foto junto com o título e no voto eletrônico, que passará a ser também impresso.

RN registra mais três casos de gripe suína

A Secretaria de Saúde do estado divulgou nesta segunda-feira que mais três casos de gripe suína foi registrado no estado de ontem para hoje.

De acordo com a assessoria da Sesap, a subcoordenadora de vigilância epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde, Juliana Araújo, dará uma entrevista na tarde de hoje para falar sopbre os novos casos da doença.

Ainda não foi revelado de que cidades são os pacientes e onde eles contraíram a doença. "Tudo será dito nesta coletiva", informou a assessoria.

STF nomeia juíza do RN para Comitê do Sistema CNJ

A magistrada potiguar Sulamita Bezerra de Carvalho, foi designada pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, para fazer parte do Comitê Gestor do Sistema CNJ – PROJUDI. A designação foi publicada através da Portaria nº 570/09.

O Sistema CNJ – PROJUDI é um software de tramitação de processos judiciais mantido pelo Conselho Nacional de Justiça e em franca expansão em todos os estados do Brasil.

Atualmente, 19 dos 27 estados brasileiros aderiram ao PROJUDI, que significa Processo Judicial Digital, também chamado de processo virtual ou de processo eletrônico. A meta principal é gerenciar e controlar os trâmites de processos judiciais nos Tribunais de forma eletrônica, reduzindo tempo e custos.

Outro intuito é a completa informatização da justiça, retirando a burocracia dos atos processuais, garantir o acesso imediato aos processos, bem como a melhoria no desempenho das funções próprias de cada usuário.

A juíza integrará o Comitê, mas vai permanecer como titular do Juizado Virtual localizado na Faculdade Câmara Cascudo, em Natal.

domingo, 5 de julho de 2009

PRF se prepara para próximo concurso público

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) está procurando uma organizadora para o próximo concurso. Em abril, o Ministério do Planejamento autorizou o preenchimento de 750 vagas, todas de nível superior.

Ficou determinado que o edital deve sair em quatro meses, ou seja, em agosto. Outra determinação é que não exista oferta de vaga para o Pará e Mato Grosso, que foram contemplados na última seleção.

A portaria de autorização já previa que os aprovados poderão ser nomeados a partir de abril do ano que vem e que a remuneração inicial de R$ 5.620,12.

Dois morrem em acidentes diferentes na BR-406 no interior

Duas pessoas morreram num intervalo de 10 horas em acidentes na BR-406, próximo a cidade de Poço Branco, no interior do estado. O primeiro aconteceu na noite de ontem e o segundo na madrugada deste domingo.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o primeiro acidente com vítima fatal foi no Km 92 da BR-406, quando um Fiat Strada de placas MZK 7466 colidiu tranversalmente com um bicicleta, por volta das 18h20.

Com o impacto da batida, o ciclista Manoel Pedro do Nascimento, de 59 anos, morreu na hora. Segundo a PRF, a causa do acidente foi uma mudança de faixa indevida do ciclista.

O outro acidente aconteceu já na madrugada deste domingo, por volta das 4h, na mesma BR-406, num trecho um pouco mais adiante de onde aconteceu o anterior.

Até às 8h15, os policiais rodoviários federais ainda estavam no local do acidente. Ainda não se tem o nome da vítima e as causas. Sabe-se apenas que foi uma colisão traseira.