segunda-feira, 15 de março de 2010

Ventos fortes destelham casas e derrubam árvores em Barra de Cunhaú

Um ciclone pode ser a explicação para o fenômeno da natureza que perturbou os moradores e visitantes da praia de Barra de Cunhaú, litoral Sul do Rio Grande do Norte na madrugada desta segunda-feira (15).

Segundo informações da bióloga Rosemeire Dantas - que presenciou o fenômeno - as ondas ultrapassaram a altura normal e os barcos, causando pânico na população.

“O que aconteceu em Barra pode ter sido um ciclone já que os ventos quebravam no mar, com ondas que passavam por cima dos barcos e o clima e temperatura da água estavam anormais”, destaca a bióloga.

Os relatos dos moradores contam que ventos estavam com uma velocidade de 100 km por hora e que durante a tarde do domingo, as aves que se movimentam no mar, estavam com um comportamento diferente.

Segundo o major do Policiamento Ambiental, Major Túlio César, a velocidade dos ventos derrubou fios e causou pane na rede elétrica, destelhando telhados e movimentando as barracas de praia.

A bióloga conta que tudo começou com a formação de deslocamento de massa, no horário das 16 horas, quando a maré estava enchendo. “Eu comecei a perceber que a temperatura estava muito elevada e que os ventos fortes começaram a soprar às 20:30. logo após, as 03:30 da madrugada, uma tempestade começou mais forte”, destaca.

De acordo com a bióloga, a precipitação marítima acompanhou o movimento das ondas, gerando desconforto aos moradores e os barcos começaram a sair a deriva. “Os pescadores saíram em lanchas para amarrar os barcos, foi um ‘Deus nos Acuda’ entre todos”, frisa.

Os pescadores afirmam que os barcos que estavam em alto mar ainda não voltaram. A Marinha já foi acionada e já deve começar a busca pelos barcos na manhã de hoje.

Nenhum comentário: