segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Semana de Aleitamento Materno segue até sexta no RN

Com o tema "Amamentação em Todos os Momentos. Mais saúde, carinho e proteção", a Semana de Aleitamento Materno, que começou no último sábado (1º), segue até a próxima sexta-feira (07) em todo o país, inclusive no estado do Rio Grande do Norte.

Além de chamar a atenção para a importância da amamentação e seu valor para o desenvolvimento físico e emocional do recém-nascido, a campanha deste ano também reforça o vínculo afetivo que se cria entre mãe e filho. Para a subcoordenadora de Ações de Saúde, Cláudia Frederico, este é o objetivo das atividades que a Sesap quer desenvolver nos municípios do RN.

De acordo com a subcoordenadora, ainda existem mulheres que resistem à ideia de amamentar devido a mitos de que o leite materno é fraco, que a quantidade é insuficiente e que deforma os seios - o que deve ser desmistificado, já que a prática do aleitamento é recomendada por, no mínimo, seis meses, período em que o leite materno deve ser o único alimento do bebê.

Bancos de Leite Humano

Em todo o estado, cinco bancos de leite humano dão cobertura aos recém-nascidos prematuros ou filhos de mães que não podem amamentar por motivos de saúde. Enquadram-se nesses casos, mulheres portadoras do vírus HIV ou com câncer.

Os Bancos de Leite Humano estão localizados no Hospital Santa Catarina; na Maternidade Escola Januário Cicco; no Hospital da Polícia MIlitar; no Hospital Almeida Castro, em Mossoró, e no Hospital Regional do Seridó, localizado em Caicó.

Campanha

A Semana Mundial da Amamentação, idealizada pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno, é comemorada desde 1992 em mais de 150 países. O objetivo é promover, proteger e apoiar o aleitamento materno.

No Brasil, a Semana é coordenada pelo Ministério da Saúde que realiza as atividades sempre na primeira semana de agosto, em parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria. A personalidade que ilustra a campanha deste ano é a cantora Cláudia Leite.

Nenhum comentário: