quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Cidades do Oeste estão entre as dez do estado em qualidade de vida. Pau dos Ferros é a 5a

A região Oeste aparece com destaque na avaliação geral do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) de 2006, ficando com cinco posições na lista dos dez melhores municípios potiguares. Saúde e educação são os principais destaques. A geração de emprego foi uma das únicas áreas que apresentou retração com destaque para 48 cidades.

Um exemplo é o município de Caraúbas, que avançou oito posições e agora é a oitava melhor cidade do estado do Rio Grande do Norte. No ranking, o município se destacou por ter sido um dos únicos a apresentar um crescimento de exatos 100% (no último resultado era o 16º).

A região Oeste tem dez municípios nas dez primeiras posições da lista da saúde. A maioria está no entorno de Pau dos Ferros, no Alto Oeste. Riacho de Santana, José da Penha, Pau dos Ferros, São Francisco do Oeste, Água Nova, Encanto, Taboleiro Grande, Francisco Dantas, Luis Gomes e Paraná aparecem com destaque.

Dos dez municípios, surpreendentemente Riacho de Santana está no topo, mesmo estando localizado numa das áreas mais remotas da tromba do elefante, à sombra da serra de São José, divisa com os estados da Paraíba e Ceará.

A capital do Alto Oeste também apresenta bom desempenho. É o quinto no quesito educação, mas sobe para o terceiro quando o assunto é saúde. Apodi teve bom desempenho entre os anos de 2005 para 2006, com evolução de 17,2% no índice geral.

A pequena cidade de Martins também aparece bem no ranking numa posição intermediária (54ª), superando mais de 100 cidades, entre elas Areia Branca, Almino Afonso, Marcelino Vieira, Baraúna, Tenente Ananias, Assu, Upanema, Umarizal, Campo Grande, Alexandria, entre outras.

Nenhum comentário: