quinta-feira, 27 de agosto de 2009

RN cumpre prazos definidos pela Fifa e já tem licença ambiental

O Rio Grande do Norte larga mais uma vez na frente e dá mais um passo importante para a concretização do projeto Complexo das Dunas.

Na manhã de ontem, a governadora Wilma de Faria recebeu da Prefeitura de Natal a licença prévia ambiental que assegura ao Governo do Estado dar prosseguimento ao processo de viabilização do projeto que visa sediar jogos da Copa do Mundo de 2014.

O documento foi entregue pela prefeita Micarla de Souza em audiência na sede da Governadoria. Natal é a primeira das 12 cidades sedes do Mundial a cumprir o prazo para a concessão da licença ambiental.

A licença ambiental coloca o Estado dentro dos prazos estabelecidos pela Federação Internacional de Futebol (FIFA), por meio de um cronograma de ações e obras, a serem rigorosamente cumpridos pelas 12 cidades habilitadas a sediar os jogos do Mundial.

O governo trabalha agora para compor a Sociedade de Propósitos Específicos (SPE), uma espécie de consórcio de empresas, que vai empreender o leilão das áreas a serem privatizadas, gerir os recursos advindos desse leilão e administrar a construção do estádio.

De acordo com o secretário estadual de Turismo, Fernando Fernandes, pelo menos 12 empresas já mostraram interesse em compor a SPE, que precisa estar constituída entre o final de setembro e primeira quinzena de outubro.

O projeto Estádio das Dunas está orçado em R$ 300 milhões, mas a expectativa com o leilão, segundo Fernando Fernandes, é levantar recursos da ordem de R$ 400 milhões. O projeto potiguar, de acordo com o secretário, é tido pelo BNDES como o mais barato do país e com modelagem jurídica das mais viáveis.

Nenhum comentário: