segunda-feira, 31 de março de 2008

Coluna de Jean Carlos no jornal Resenha

PAPAGAIO DE PIRATA
Como já é do conhecimento de praticamente todos os pau-ferrenses, a produção do Domingo Legal do SBT esteve gravando o quadro “de volta para a minha terra”, no bairro São Geraldo. O programa que é apresentado por Gugu Liberato vai contar a história de Francisca Auxiliadora Matias da Silva, ou simplesmente ‘Nenote’. Uma nordestina, como tantas outras, que vem passando por tremendas dificuldades. Ela voltou para Pau dos Ferros e ganhou móveis e cestas básicas, tudo bancado pelos patrocinadores do Domingo Legal. Teve recepção típica de celebridade, com uma multidão de curiosos em sua porta, acompanhando as filmagens do SBT. Além dos anônimos que cercavam a sua residencia, ‘Nenote’ recebeu até a visita do prefeito Leonardo Rego, a quem ela não conhecia, que chegou de surpresa, e por ‘conscidencia’, justamente na hora da gravação do programa. Apesar do prefeito não ter programado chegar no momento das gravações, o fato me fez lembrar do famoso termo ‘papagaio de pirata’. Segundo a Wikipédia, a enciclopédia livre, papagaio de pirata é uma denominação usada na televisãobrasileira para designar cidadãos que procuram ficar localizados atrás de jornalistas, quando os mesmos estão fazendo uma matéria, com o objetivo de aparecer para as câmeras. Estas pessoas nada recebem por sua participação, fazendo isso como um hobby e com o objetivo de ganhar alguma fama. O termo surgiu por suas cabeças ficarem na altura do ombro das personagens ativas das entrevistas, assim como ficam os papagaios junto de piratas de acordo com os contos. Na política, papagaio de pirata é aquela pessoa que tenta se aproveitar dos holofotes recebidos por outra pessoa. Ou seja, é aquele político que gosta de aparecer bem em cena, normalmente se posicionando num local estratégico, sempre próximo de quem está sendo entrevistado. Isso sempre acontece com políticos com baixa credibilidade e que costumeiramente não são lembrados pelo eleitorado. Os políticos papagaios de pirata ao fincar os pés ao lado de repórteres e fotógrafos imaginam que ao aparecer na imagem e nas fotos a sua audiência crescerá. Ledo engano!

ASSUNTO PREFERIDO
Na cidade de Pau dos Ferros e até mesmo na região altoestana só se fala na possível aliança política do PMDB de Maria Rego com o DEM de Leonardo Rego para as eleições de outubro. De acordo com comentários de pessoas próximas aos dirigentes peemedebistas, as duas siglas estão afinadas e o clima é de armonia total. Ja existe certeza por parte da maioria que Leonardo e Maria dividirão o mesmo palanque, repetindo o que fizeram nas eleições de 2006, quando se uniram em favor da candidatura de Garibaldi Filho (PMDB).

VISITAS A FILIADOS
Já no clima de coligação com o DEM, Maria Rego passou a procurar os filiados do PMDB, principalmente os que são ligados ao diretório municipal. O último a ser contactado foi o médico Paulo Fernandes. Maria Rego esteve com ele na noite de sexta-feira e mostrou as tendencias do partido em anuniar apoio ao Democratas. A presidente peemedebista pediu apoio ao médico para seguir com Leonardo Rego. De acordo com informações, Paulo Fernandes frustou os planos de Maria e afirmou que não seguiria o seu partido. “Eu ficarei com Nilton Figueiredo porque ele foi muito bom para Pau dos Ferros, para mim e principalmente para você e o nosso PMDB”, respondeu Paulo Fernandes. Essa tem sido a reação da maior parcela dos eleitores peemedebistas que fazem parte do diretório pau-ferrense. Levar o nome do partido é fácil, lavar os eleitores dele já são outros quinhentos. Tenho dito!

MISSÃO IMPOSSÍVEL
O ex-deputado estadual Elias Fernandes é um dos peemedebistas mais empolgados com o apoio do seu partido a reeleição do prefeito Leonardo Rego (DEM). O ‘baixinho’ fará questão de estar em Pau dos Ferros no momento em que o PMDB oficializará a parceria política com o Democratas. Ele ainda trabalha, nos bastidores, para indicar o seu filho Gustavo Fernandes para a vaga de vice. Missão quase que impossível. Maria Rego não abre mão da indicação.

CAI DO CÉU
O aniversário do ex-prefeito Nilton Figueiredo (PP), comprovou a sua popularidade e favoritismo para as eleições vindoras. Nilton colocou uma multidão nas ruas, debaixo de chuva, em passeata até a sua residência onde partiu o bolo. São muitos poucos políticos que conseguem reunir tanta gente em uma noite chuvosa. Tem que ter carisma e isso Nilton tem de sobra.

PLONO ‘B’ PARA O PASTOR
O vice-prefeito de Pau dos Ferros, Pastor evangélico Alfredo Luiz de Melo (PR), vive um drama político. Com a real aproximação entre PMDB e DEM, Alfredo perde por completo as chances de continuar companheiro de chapa do prefeito Leonardo Rego. Porém, há quem diga que Leonardo já tem um plano ‘B’ para manter o atual vice-prefeito no seu palanque. Segundo alguns ‘assessores’, o prefeito se comprometerá em trabalhar para eleger o Pastor Alfredo para a Camara Municipal. Pra frente é que se anda!

SONDAGENS
Os pré-candidatos a prefeito de Pau dos Ferros já começam a fazer contas. Até o momento, dois institutos de pesquisas já passaram por aqui e fizeram sondagens qualitativas e quantitativas. O primeiro foi a Perfil, encomendada pelo grupo do prefeito Leonardo Rego. A segunda a mapear o territorio eleitoral pau-ferrense foi a Consult, a pedido do governo do estado. Nos próximos dias, outras duas pesquisas serão realizadas na principal cidade do Alto Oeste. Uma encomendada pelo PMDB de Maria Rego e a outra pelo PV de Andréa Maia.

AGENDA
A deputada federal Fátima Bezerra (PT) estará em Pau dos Ferros na próxima sexta-feira. A parlamentar terá uma agenda cheia na principal cidade do Alto Oeste. Além de participar de sessão solene na Câmara Municipal, onde será agraciada com o título de cidadã pau-ferrense, Fátima visitará a Uern e o local de construção do Cefet. Logo em seguida a parlamentar concederá entrevistas as rádios locais e participará de ato político onde deve anunciar o apoio do PT local a pré-candidatura do médico e ex-prefeito Nilton Figueiredo (PP).

GIRANDO
@ O Pastor Alfredo Luiz de Melo, vice-prefeito de Pau dos Ferros, telefonou para Nilton Figueiredo, para dar-lhe os parabéns pelo aniversário. Essa alma quer reza!

@ A médica Andréa Maia anda calada. Por enquanto ela diz que não quer papo com a imprensa. Sempre quando encontra um jornalista, a médica vai logo dizendo: nada a declarar! Pois diga!!!

@ E por falar em Andréa Maia, ela terá um encontro político com Nilton Figueiredo nos próximos dias. Na palta, a sucessão de Leonardo Rego.

@ O empresário Xavier Pneus já admite que as chances do seu filho, Maison Rego, vir a compor chapa com Nilton Figueiredo já estão abaixo de zero.

@ Xavier não esconde a decepção. Ele esperava que Maria Rego e Elias Fernandes retribuissem a fidelidade de 26 anos no PMDB. A mágua poderá ser eterna.

@ O ex-vereador Genilson Pinheiro (PPS) vai comendo calado. Como quem não quer nada, ele faz um trabalho eficiente para retornar a Câmara Municipal. A sua principal arma é a prestação de serviços na área jurídica.

@ E falando em Genilson Pinheiro, é praticamente certo o seu apoio ao projeto político do ex-prefeito Nilton Figueiredo.

@ A vereadora Tércia Batalha (PMDB) se mostra tranquila em disputar a reeleição. Para ela, não haverá dificuldades com o seu partido. Tércia tem afirmado que o verdadeiro PMDB está do lado de Nilton. Quem fala assim não é gago!

@ Fabricio Torquato deverá ser o companheiro de chapa de Leonardo Rego. O nome do jovem odontólogo é o mais fortes dentro do seu partido.

@ E por falar em Fabrício como vice de Leonardo, na comunidade de Pau dos Ferros no Orkut, já criaram o jargão: ‘se um menino já dava trabalho, imagine dois’... Será?

@ Além dos dois meninos, os leonardistas contarão também com a presença da mãe. Na eleição passada, Maria Rego era tratada, pelos seus eleitores, como ‘mainha’. Dessa forma será os dois meninos e a mãe.

@ Já os eleitores de Nilton Figueiredo afirmam que o ‘pai’ colocará ordem na casa... Essa campanha vai pegar fogo. Deus que me livre, guarde e me conserve longe.

@ A obra de urbanização da Avenida Independência anda a passos de tartaruga. Dizem que é tudo premeditado. Leonardo espera chagar mais perto da campanha para que o ‘benefício’ possa render mais votos.

@ Só para não perder o hábito, vou finalizar convidando você, caro leitor, para acompanhar o nosso blog na internet. Acesse: http://www.blogdojeancarlos.blogspot.com/. Esse é o mais lido de todo o Alto Oeste Potiguar. Atualizações diárias!

Nenhum comentário: