segunda-feira, 31 de março de 2008

Coluna de Flaubert Torquato no Jornal Resenha

Gratidão e Merecimento

Num certo dia, Indira Gandhi, Primeira-ministra da Índia de 1966 a 1980 e de 1980 a 1984, disse o seguinte: “Há dois tipos de pessoas: as que fazem coisas e as que ficam com os louros. Procure ficar no grupo das primeiras – há menos competição lá!” Evocando a estadista indiana, imagino que a Deputada Federal Fátima Bezerra (PT) encontra-se entre aquelas pessoas que, por mérito, enquadra-se neste primeiro grupo. Ou seja, ela faz as coisas. E Pau dos Ferros é testemunha das coisas realizadas por Fátima.

Deve-se a iniciativa da Deputada Fátima Bezerra, o fato de Pau dos Ferros está recebendo a maior, e mais importante, obra pública federal, na área educacional, já erguida no município. Trata-se da construção do Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET), instituição federal de ensino exemplar que oferece gratuitamente a formação educacional em nível médio, técnico profissionalizante e superior. Serão milhares as pessoas beneficiadas com a instalação do CEFET, que promoverá a habilitação de jovens e adultos em programas e cursos de formação básica e aprendizagem nas diversas áreas profissionais oferecidas pelo Centro.

A construção do CEFET de Pau dos Ferros foi viabilizada ainda no primeiro mandato da Deputada Fátima Bezerra quando a mesma apresentou emenda ao Plano Plurianual de 2003/2007 criando unidades dos Centros em nove municípios do Rio Grande do Norte, dentre os quais Pau dos Ferros. Os investimentos para a implantação do projeto somam mais de R$ 5 milhões. Em parceria com o Campus Avançado da UERN, a prefeitura local deu suporte técnico ao projeto, além da doação do terreno. Da mesma forma, iniciativas empresariais e de prefeituras da região também contribuíram para a chegada do CEFET. Todavia, sem a insistência de Fátima, e o seu compromisso com as causas da educação, não havíamos recebido este importante e desmesurável ganho cultural.

Ademais, os préstimos da Deputada do PT em benefício da educação pauferrense não se encerram no episódio da criação do CEFET. 250 mil reais foi o valor da emenda parlamentar da Deputada Fátima Bezerra liberada para a construção de uma quadra de esporte e de uma pista de atletismo no Campus Avançado Pau dos Ferros, da UERN. As obras estão em estado adiantado e devem ser inauguradas em breve. Ao longo dos 40 anos de história da UERN, foi a primeira vez que um parlamentar da bancada federal do Rio Grande do Norte destinou recursos para a instituição.

Diante dos tantos benefícios recebidos, e demonstrando uma atitude de reverência e de gratidão aos serviços prestados pela parlamentar, a Câmara Municipal de Pau dos Ferros, através de proposição oportuna e feliz da presidente da casa, Vereadora Tércia Batalha, aprovou a concessão do título de cidadania pauferrense a deputada Fátima Bezerra.

Nada mais justo. Fátima é merecedora desta homenagem. Essa cortesia à Deputada Petista expressa o reconhecimento do povo de Pau dos Ferros a essa admirável batalhadora. A sua dedicação e o espírito de sacrifício devem ser realçados publicamente. Seja na lua sindical, seja na ação parlamentar, a história de Fátima é uma história de muitas lutas, abdicação, competência e coragem. Pelas tantas conquistas que proporcionou ao nosso município e por sua história ela é merecedora, não apenas da nossa admiração, mas também do nosso mais profundo respeito. Parabéns Câmara Municipal. Parabéns povo de Pau dos Ferros. E, à nossa mais nova conterrânea, nosso muito obrigado.


Título de cidadania
A entrega do título de cidadã pauferrense à Deputada Federal Fátima Bezerra ocorrerá na próxima sexta-feira (04/04), às 19h30min., quando a Câmara Municipal realizará sessão solene com esta finalidade. Diversas autoridades educacionais e políticas estão sendo esperadas para o evento.

Agenda lotada
Antes do recebimento da homenagem à noite, a deputada terá, no decorrer do dia, uma longa agenda na cidade. Pela manhã estará no Campus da UERN participando de um debate sobre a política educacional, que terá a presença dos Reitores da UERN, professor Milton Marques, e da UFERSA, professor Josivam Barbosa. Em seguida visitará as obras do CAMEAM e do CEFET. Ao meio dia concederá entrevista por uma cadeia de rádios da cidade. À tarde terá encontro a militância do PT.

Martin Luther King
É justamente no dia 04 de abril próximo que estarão completando 40 anos da morte de Martin Luther King. Detentor do Prêmio Nobel da Paz em 1964, o ativista político norte-americano foi assassinado em Menfis, no Estado americano do Tenessee, no dia 04 de abril de 1968, aos 38 anos. Dentre as muitas frases proferidas por Martin Luther King, esta é uma das mais lembradas: "A verdadeira medida de um homem não é como ele se comporta em momentos de conforto e conveniência, mas como ele se mantém em tempos de controvérsia e desafio."

Dor e sofrimento
A morte acaba com a dor e o sofrimento? Do ponto de vista cristão, esta é uma pergunta cuja resposta é uma incógnita. Entretanto, muitos advogam que o sofrimento não acaba com a morte. No caso dos canteiros da Avenida Independência, a sua morte não foi suficiente para acabar, nem com sofrimento e nem com a dor dos moradores. A lentidão da obra já está deixando os transeuntes impacientes e irritados. Da maneira que vai, os serviços terminarão depois da copa do mundo de 2010. Como dissemos anteriormente: obra mal planejada e pessimamente executa.

Novos dirigentes
O Departamento de Economia do Campus Avançado de Pau dos Ferros, da UERN já tem novos dirigentes. A Congregação do Departamento escolheu, semana passada, os professores Enéas Dantas da Silva Neto e Antônio de Lisboa Batista, respectivamente, Chefe e Sub-chefe da repartição. Posse em breve.

Popularidade em alta, oposição perdida
O forte crescimento da popularidade do presidente Lula, registrado na última Pesquisa CNI/Ibope, divulgada na semana passada, deixou a oposição enlouquecida. A enquete mostrou que a avaliação do governo do Lula é a melhor desde que ele tomou posse pela primeira vez, em janeiro de 2003. O resultado foi de aumento vigoroso na aprovação ao governo e ao presidente Lula: no primeiro caso, a avaliação positiva (ótimo e bom) saltou de 51% em dezembro de 2007 para 58% e hoje apenas 11% dos entrevistados avaliam o governo como ruim ou péssimo; no segundo, que chama ainda mais atenção, o Ibope aferiu que a aprovação ao modo do presidente governar saltou de 65% para 73%. A taxa de desaprovação foi de apenas 22%. Isto significa, em termos práticos, que Lula supera em mais de 10 pontos percentuais a consagradora votação que recebeu nas urnas em 2006. No meio do segundo mandato, quando o natural seria haver algum desgaste, o resultado é mesmo espantoso.

É a economia, estúpido
Afinal, a que se deve creditar a grande e permanente popularidade de Lula. Se deve só a seu carisma? Além disso, outro fator importante pode se responsabilizado pelas altas taxas de aceitação do governo Lula: a economia. As políticas de inclusão social e de democratização econômica do governo Lula continuam reduzindo largamente as desigualdades no país e fizeram com que, pela primeira vez, as classes mais baixas (D e E) deixassem de ser maioria no país. Em 2007, segundo estudo da financeira Cetelem em parceria com a Ipsos, o número de brasileiros nas classes mais baixas era de 72,9 milhões, cerca de 39% da população. Isso significa que 11,9 milhões de brasileiros passaram para classes mais altas em um ano, já que, em 2006, eram 84,8 milhões de brasileiros na base. De acordo com o estudo, a classe C recebeu, tanto das mais baixas (D e E) como da mais alta (A e B), quase 10 milhões de integrantes, passando de 66,7 milhões em 2006 para 86,2 milhões em 2007, o que significa 46% da população.

Avaliação de Fátima Bezerra
Na avaliação da deputada Fátima Bezerra (PT-RN), é natural que haja migração entre os integrantes das classes menos favorecidas para a classe C. "O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva estreou no país uma série de programas sociais e políticas econômicas voltadas para o fortalecimento das classes mais pobres. O resultado é este que estamos assistindo ano após ano. Cada vez mais as pessoas estão melhorando sua qualidade de vida e aumentando o seu poder de compra", explicou.

Nenhum comentário: