sexta-feira, 11 de junho de 2010

Programa Agita Pau dos Ferros melhora qualidade de vida da população

A Prefeitura de Pau dos Ferros, através da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento, vem investindo, de forma bastante significativa, nos trabalhos de prevenção a doenças, junto à população de Pau dos Ferros e uma das formas de obter os benefícios, é com o programa Agita Pau dos Ferros. Exercícios físicos acompanhados por profissionais, que são oferecidos aos moradores, todos os dias nas praças da cidade.

O programa foi implantado em Pau dos Ferros há alguns anos. No entanto, agora vem passando por uma série de investimentos, o que tem tornado a sua abrangência muito maior, beneficiando uma parcela bastante significativa da população.

Uma destas pessoas é a dona de casa, Alecrides Dias de Souza, que todos os dias participa dos exercícios. Segundo ela, desde que as atividades do programa foram iniciadas, ela participa. “Quando não posso vir, sinto falta” afirma.

Para Alecrides, se não fosse às atividades que pratica todos os dias na praça, estaria em casa, vendo Tv e levando uma vida sedentária. “A animação dos participantes, a boa orientação que recebemos dos professores e os benefícios que sentimos quando participamos, me incentiva a vir todos os dias participar” destacou.

Os benefícios citados por Dona Alecrides são confirmados por uma das instrutoras do Agita Pau dos Ferros, Élida Cavalcanti. Segundo ela, o primeiro e mais importante resultado na prática de exercícios, é a saúde. Dentro dela, a saúde física e também, mental.

De acordo com a instrutora, o convívio em grupo, o contato entre as pessoas durante as atividades, propicia a formação de novas amizades, elevando a auto-estima, além é claro, dos inúmeros benefícios que são causados diretamente ao corpo, com o condicionamento físico.

Para a orientação dos trabalhos que são realizados diariamente com o público, a Prefeitura de Pau dos Ferros formou uma parceria com a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, que realizou o processo de seleção e escolheu quatro alunos concluintes do curso de Educação Física.

Segundo a coordenadora do Agita Pau dos Ferros, Érica Lopes, os concluintes estão ofertando qualidade nos trabalhos e recebendo experiência para sua profissão, além da remuneração que é oferecida aos selecionados.

Um fato que tem levado destaque as ações da Secretaria de Saúde de Pau dos Ferros, além do empenho do Secretário Fabrício Torquato, é a liberdade de trabalho oferecida pelo Prefeito Leonardo Rego e o total respaldo, dedicado por ele, nos cuidados a saúde preventiva.

“Todos os dias, dedico uma hora da minha agenda, para a prática de exercícios. Reconheço os benefícios que estas atividades me trazem, por isso, defendo a ampliação e participação de todos na prática de exercícios e no Programa Agita Pau dos Ferros”, destacou Leonardo.

O Secretário de Saúde, Fabrício destaca que ainda há muitas vagas para novos participantes. “Temos uma turma funcionando na Praça de Eventos, todos os dias, as 5 da manhã. A outra, funciona as 18h30, na Praça Monsenhor Caminha, no centro da Cidade. Duas opções de horários para aqueles que desejam melhorar sua qualidade de vida”, convida o Secretário.

Ainda segundo Fabrício, das duas turmas, a que funciona na Praça Monsenhor Caminha, há a presença de cerca de 70 pessoas, já na Praça de Eventos outros 40 formam a média de freqüentadores. Sendo que em cada uma delas, tem condições de receber 150 frequentadores.

Para participar, os interessados devem procurar a Unidade de Saúde do seu bairro, e realizar uma avaliação física com o médico, estando fisicamente apto, resta a ele, todos os dias, escolher um dos horários disponíveis e participar. O programa é gratuito e aberto a todas as faixas etárias.

Nenhum comentário: