sábado, 12 de junho de 2010

Assembleia homenageia os 145 anos da Batalha do Riachuelo

Em sessão solene realizada na manhã desta quarta-feira (9), a Assembleia Legislativa homenageou os 145 anos da Batalha do Riachuelo, importante batalha naval da Guerra do Paraguai (1864-1870). O evento, realizado no plenário da Casa, foi proposto pelo deputado Ricardo Motta, e contou com a participação de dezenas de membros da Marinha do Brasil.

A Batalha do Riachuelo ocorreu no dia 11 de Junho de 1865, às margens do Arroyo Riachuelo, um afluente do rio Paraguai, na província de Corrientes, na Argentina. Ela foi uma das batalhas mais importantes da Guerra do Paraguai, conflito bélico travado entre o Paraguai e a Tríplice Aliança, composta por Brasil, Argentina e Uruguai. A vitória nessa batalha foi fundamental para a Tríplice Aliança, que passou a controlar, a partir de então, os rios da Bacia Platina até a fronteira com o Paraguai.

Para receber a placa de homenagem da Assembleia Legislativa, foi escolhido o comandante do 3º Distrito Naval, o vice-almirante Airton Teixeira Pinho Filho. O deputado Ricardo Motta discursou sobre a importância da batalha e da Marinha do Brasil: “A sessão de hoje é uma homenagem à Marinha do Brasil, e seu importante papel na defesa da soberania nacional”, explicou.

Nenhum comentário: