sexta-feira, 19 de junho de 2009

Emparn prevê chuvas acima do normal no inverno do RN

A estação do inverno começa, oficialmente, na madrugada do próximo domingo. Mais precisamente, às 02h45m do dia e vai até às 18h18m do dia 22 de setembro.

No Rio Grande do Norte essa estação é caracterizada pela diminuição das chuvas na região semi-árida (Regiões Oeste e Central), decrescendo a partir do mês de junho com valores médios variando de 10mm a 60mm.

Em Julho, as chuvas diminuem ainda mais, com valores entre 10mm a 40mm, mas é durante os meses de agosto e setembro que as chuvas apresentam os menores valores, em torno de 10mm.

Por outro lado, nas regiões Leste (Litoral) e Agreste, a estação de inverno é caracterizada por ser uma estação bastante úmida, aonde as chuvas variam entre 100mm a 300mm durante os meses de junho e julho, diminuindo durante os meses de agosto e setembro, com índices que podem variar entre 50mm a 100mm.

Para 2009, devido as condições favoráveis traduzidas principalmente pelas águas mais quentes que o normal no oceano Atlântico Sul, as chuvas deverão ficar acima do normal, podendo apresentar um valor acumulado de até 800mm nesse inverno.

Nenhum comentário: