segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Coluna de Glauber Nascimento no jornal Resenha

Escolha de bandas em xeque

Quando candidato o prefeito Leonardo Rego anunciou que a partir de seu primeiro ano de governo as bandas da Finecap, o maior evento do município seriam escolhidas pelo povo. Nos dois primeiros anos a escolha foi feita durante o São João, sendo que os pauferrenses escolhiam bandas já pré estabelecidas pela prefeitura, porém nunca havia tido desconfiança por parte da população com relação às atrações contratadas. Mas este ano a escolha das bandas tem repercutido na cidade, porém não no sentido de quais bandas escolher, mas com relação à transparência da coleta dos votos. O problema é que antes mesmo de finalizada a votação, duas bandas já haviam sido contratadas para a festa, até mesmo no site de uma delas já consta na agenda de shows a apresentação em Pau dos Ferros. A prefeitura terá que reverter esse quadro, caso contrário ficará com a credibilidade dessas escolhas ameaçada.


Desvantagem

Se o prefeito Leonardo Rego já não vinha tendo maioria na Câmara Municipal, neste segundo semestre a coisa fica ainda pior. Após o recesso o legislativo volta às atividades com oito vereadores na oposição, tendo em vista as posições de Jean Carlos e Rogério do Banco. Sendo assim, o prefeito só pode contar agora apenas com o vereador Eraldo Alves.


2007 sem grandes festas

Este ano parece não ser das grandes festas em Pau dos Ferros. O carnaval mais uma vez não foi realizado. O são João também não. O Carnapau ficou longe do esperado. As esperanças de uma festa satisfatória ficaram creditadas para a Finecap, a maior festa, pelo menos deveria ser da cidade. Mas tudo leva a crer que a feira deste ano terá um resultado abaixo das expectativas. Sem grandes atrações e, consequentemente, sem investimentos a festa caminha para a inexpressividade.


Finecap

Já é hora de se pensar num evento mais democrático do ponto de vista das atrações. Os pauferrenses não gostam apenas de forró, há outros estilos musicais que agradam a população e que merecem ser lembrados. Outro grande problema deixado de lado pela organização da festa, e não é apenas desta administração, é com relação aos artistas locais. Nossos artistas nunca receberam a atenção devida. A Finecap deve ser plural. Temos bons nomes na nossa música local. O que falta a esses profissionais é apenas oportunidade, uma boa oportunidade.


Federal

Com a morte de Nélio Dias, o ex-prefeito Nilton Figueiredo fica sem deputado federal, pelo menos por enquanto. Apesar de ser precoce fazer uma avaliação sobre seu futuro político no âmbito de apoio para deputado federal, uma das opções de Nilton pode ser a de apoio ao deputado Fábio Faria, haja vista que o seu deputado estadual, Raimundo Fernandes, também apóia Fábio.


Gabinete nos bairros

Já são mais de dois anos e meio de administração e o governo municipal ainda não tirou do papel e colocou em prática o programa do Gabinete do Prefeito nos bairros, prometido na campanha de 2004. Durante a campanha um dos maiores argumentos do atual chefe do executivo, era de que atenderia ao povo na sede da prefeitura além de ir ao encontro da população nos bairros através do Gabinete nos Bairros. Porém até agora nada. Pelo contrário: nem atende na prefeitura, tampouco nos bairros e em sua residência pior ainda. Em funcionamento nos bairros esse projeto seria uma excelente oportunidade do prefeito ouvir melhor o povo, suas reclamações, anseios etc.


E Nel?

Os correligionários do prefeito Leonardo Rego, já não acreditando no retorno de Ismael e Socorro ao legislativo, querem que o grupo tome providências com relação ao mandato de Nel. O desejo é que o partido brigue pela vaga ocupada por Nel na Câmara Municipal.


Nas ondas do rádio

A rádio Obelisco FM tem sido bastante útil ao governo municipal. A cota mensal paga pela prefeitura à emissora garante muito mais do que as veiculações do programa do prefeito. Na rádio, críticas contra a administração municipal não são bem-vindas. A prefeitura tem adorada essa parceria, tendo em vista que há muito carecia de um veículo de comunicação forte e eficaz.


Propaganda Política

Recomeçou na última quinta-feira(2) a propaganda partidária gratuita. O primeiro programa a exibido foi o do PT. A propaganda será semanal, geralmente às quintas-feiras, salvo quando o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizar a veiculação do programa em outro dia da semana. O tempo do programa de cada partido deve durar de cinco a dez minutos, conforme a representação parlamentar das legendas na Câmara dos Deputados - os outros partidos que divulgarão suas propostas nos próximos meses, com tempo de 10 minutos, são: PTC, PV, PTB, PPS, PDT, DEM, PMDB, PSB, PSDB, PCdoB, PP, PSC e PR. E as legendas, com tempo total de 5 minutos, são: PSDC, PTdoB, PSTU, PRTB, PHS, PRP, PCB e PSL.


Infeliz

O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, revelou essa semana que um dos motivos para o fracasso da seleção brasileira na Copa da Alemanha foi as noitadas de alguns jogadores, inclusive, não raro eles chegavam ainda ébrios à concentração. As declarações do presidente da CBF foram de insinuações de que o comando da seleção na Alemanha não era firme. O engraçado nisso tudo é que Ricardo Teixeira só resolveu falar agora. E o pior: assinou atestado de culpa, haja vista que era ele o líder maior do futebol brasileiro, sendo assim conivente com tudo que aconteceu.


Pensão

Não é de hoje que se diz que a única coisa que resulta em cadeia no Brasil é a falta de pagamento de pensão alimentícia. Em Brasília, na última semana, mais de 100 devedores de pensão foram presos, numa operação batizada de Soluço – chora o devedor para pagar e a credora para receber.


Despejo

Já em Pau dos Ferros um empresário não tem honrado os compromissos com o aluguel do estabelecimento e deve receber ordem de despejo nos próximos dias. O dono do prédio há dez meses não sabe o que é receber dinheiro.


Casamenteiro

Se há muito você procura sua cara metade em busca do casamento, seu problema vai acabar. Já começou a construção, na cidade de Marcelino Vieira, da maior estátua do Brasil. Um Santo Antônio, o casamenteiro, de 38 metros de altura, e orçado em um milhão e 800 mil reais. A grande obra, que deve impulsionar o turismo religioso na região deve ser inaugurada em novembro do próximo ano.


Lojas Desafio

As lojas Desafio realizam mais um desfile de modas no próximo dia 17. O desfile das Lojas Desafio já se tornaram tradicionais na cidade. O espírito inovador e de empreender praticados pelos seus proprietário fazem das três lojas campeãs de vendas no segmento local.


Teu passado te condena
A apresentadora Xuxa está tendo dificuldades para tirar da internet imagens do filme "Amor Estranho Amor", em que aparece em cenas sensuais com um garoto de 12 anos. O filme saiu quase completamente de circulação após decisões judiciais em favor da apresentadora, e as fitas foram recolhidas do mercado. No entanto, há meses as cenas mais polêmicas podem ser facilmente encontradas no site de compartilhamento de vídeos YouTube.


Ponto Final

@ O Ministério da Saúde pretende disciplinar a propaganda de bebidas alcoólicas na TV e evitar que seja exibida em horários acessíveis às crianças e jovens.

@ A “divulgação” das bandas da Finecap deste ano ocorrerá dia 6 de agosto, em praça pública, pelo prefeito.

@ Um “leonardista” disse achar bom mesmo o prefeito não instalar o Gabinete nos bairros, pois segundo ele, seria o chefe de gabinete quem andaria pelos bairros no lugar do prefeito e se isso ocorresse o desgaste era bem maior. E finalizou: “homem, não queira piorar o que já ta ruim!”.

@ O amigo José Otávio assina agora no jornal O Mossoroense uma coluna semanal sobre os desdobramentos políticos de nossa cidade. São notas muito coerentes.

@ O jornal Diário de Natal continua com o projeto de escolha das sete maravilhas do RN. De nossa região um dos pontos mais lembrados é a serra de Martins.

@ As especulações sobre possíveis candidaturas de vereadores para 2008 parecem ter dado uma trégua.

@ Além de Nilton Figueiredo, outras lideranças da região ficaram sem deputado federal com a morte de Nélio Dias. Como Pio, em Luis Gomes, Dedezinho e Maria Elce, em Major Sales.

Nenhum comentário: