segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Coluna Notas da Redação do jornal Resenha

TRANSPOSIÇÃO
O diretor do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), Elias Fernandes, afirmou que o Ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, prometeu à governadora Wilma de Faria (PSB) e à bancada federal do RN incluir o rio Apodi/Mossoró na primeira etapa da transposição do rio São Francisco. A bacia do Apodi ficou fora da licitação das obras da primeira fase do projeto, mas o Ministro assegurou que abriria licitação complementar para incluir derivação do Eixo Norte da transposição para o rio Apodi.

UERN
Com um déficit de 247 professores, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte se prepara para até o final do ano realizar concurso público. A prioridade é para os cursos recentemente criados. A meta é contratar professores com titulação a partir de especialistas, já que a instituição conta com alguns professores apenas graduados. Atualmente a UERN possui 948 professores.

PRAZO
Os candidatos do Rio Grande do Norte que pretendem concorrer aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador nas eleições municipais de 2008 têm menos de 60 dias para atender aos requisitos da legislação eleitoral. Para concorrer às eleições, o candidato deverá possuir domicílio eleitoral na respectiva circunscrição pelo prazo de, pelo menos, um ano antes do pleito, e estar com a filiação deferida pelo partido no mesmo período.

FINECAP
Muito já se especula sobre a programação da FINECAP, o evento parece que vem se reduzindo ano após ano. Alguns apostam na contratação de bandas de peso, pelo fato da cidade não ter tido carnaval nem São João. Outros juram de pé junto que a atual administração não vem investindo em eventos, cultura e turismo, conseqüentemente a festa não tomará grandes proporções.

FINECAP II
Até agora, nenhuma atração foi confirmada. Faltando menos de um mês para o evento a população aguarda ansiosa pela divulgação por parte do prefeito que prometeu anunciar hoje. O assunto já ganhou repercussão na internet. Na comunidade da cidade no Orkut várias páginas de comentários estão dando como certa as Bandas: Thabata Mendes, Saia Rodada, Sirano e Sirino e o cantor Zé Ramalho. Mas tudo não passa de especulações. Somente hoje a noite o prefeito anunciará!

CAMEAM
Na semana passada, mais precisamente no dia 31, terminou a gestão de quatro anos das professoras Maura Cavalcante e Vanja Lopes, frente ao Campus Avançado “Profa. Maria Elisa de Albuquerque Maia” da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte em Pau dos Ferros e no ultimo dia 01, aconteceu à solenidade de transmissão de cargos e posse dos recém-nomeados pelo reitor Milton Marques. Professores Gilton Sampaio e Joseney Rodrigues, diretor e vice, respectivamente.

DEMOLIÇÃO
Nos momentos finais em que fechávamos essa edição, tivemos conhecimento de que uma máquina da prefeitura estava no Conjunto Manoel Deodato derrubando sapatas prontas para construções e muros de terrenos de posse. A ordem partiu do prefeito Leonardo Rego e estava sendo executada pelo seu chefe de Gabinete Alexandre Aquino.

DEMOLIÇÃO II
Uma comissão de vereadores estiveram na Delegacia Regional de Policia Civil e em conversa com o Delegado, Inácio Rodrigues, o chefe de gabinete foi chamado e se recusou a parar com as demolições. Alexandre Aquino argumentou que aqueles terrenos eram de posse e estavam sendo invadidos irregularmente. Na mesma hora os vereadores colocaram o argumento de que a prefeitura não tinha poder de passar a máquina, vez que o referido terreno pertence a Datanorte e não tem nada haver com a prefeitura. No fim da conversa o Delegado havia saído para ordenar que parassem as máquinas até segunda ordem. Até o fechamento dessa edição, a situação era essa. A discussão promete tomar novos rumos.

Foto:
Maquinas da prefeitura agiram com rapidez e derrubaram inicio de construções de famílias carentes do município de Pau dos Ferros. No momento em que agiam, pessoas passavam mal vendo parte dos seus investimentos virarem pó. No momento da ação um popular gritava: “esse prefeito veio do Iraque!!!”

Nenhum comentário: