domingo, 5 de agosto de 2007

Os 'infieis' que se cuidem

O tema Infidelidade Partidária foi mais uma vez debatido no plenário do Tribunal Superior Eleitoral – TSE. Dessa vez a consulta foi feita pelo deputado federal Ciro Nogueira (PP-PI) e o tema consultado foi o seguinte: “se os detentores de mandatos proporcionais que trocaram de partido político que os elegeram ingressarem em outro partido da mesma coligação, perdem os respectivos mandatos?”. De posse da consulta que foi registrada sob o número 1423, o plenário do TSE, por unanimidade afirmou que sim, o parlamentar mesmo que trocando o partido pelo qual foi eleito por outro que foi coligado no período eleitoral, perde o mandato.

A afirmativa caiu como uma bomba, principalmente quando transferida para a esfera municipal. Em Pau dos Ferros a situação do vereador Nel de Gagaça passa a se complicar, vez que o mesmo se sentia tranqüilo no mandato pelo fato de ter trocado o DEM pelo PSB, siglas coligadas em 2004.

Dessa forma, basta uma sinalização positiva por parte dos Democratas pau-ferrenses para que o parlamentar comece a arrumar as malas. Além de tudo que já foi exposto, Nel tem outro calo no sapato, é que o seu suplente, Edílson Feitosa, está ‘desesperado’ para assumir o mandato e promete mover céus e terra para que o DEM requeira a cadeira do vereador ‘infiel’.

A Câmara de Pau dos Ferros já cassou os ex-vereadores Ismael Mendes e Socorro Cunha por infidelidade partidária. Os suplentes Jean Carlos e Heldo Rogério estão nos cargos. Como afirmava esse colunista, a novela da fidelidade partidária está longe de acabar.

Nenhum comentário: