segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Coluna de Jean Carlos no jornal Resenha

OS ‘INFIEIS’ QUE SE CUIDEM
O tema Infidelidade Partidária foi mais uma vez debatido no plenário do Tribunal Superior Eleitoral – TSE. Dessa vez a consulta foi feita pelo deputado federal Ciro Nogueira (PP-PI) e o tema consultado foi o seguinte: “se os detentores de mandatos proporcionais que trocaram de partido político que os elegeram ingressarem em outro partido da mesma coligação, perdem os respectivos mandatos?”. De posse da consulta que foi registrada sob o número 1423, o plenário do TSE, por unanimidade afirmou que sim, o parlamentar mesmo que trocando o partido pelo qual foi eleito por outro que foi coligado no período eleitoral, perde o mandato. A afirmativa caiu como uma bomba, principalmente quando transferida para a esfera municipal. Em Pau dos Ferros a situação do vereador Nel de Gagaça passa a se complicar, vez que o mesmo se sentia tranqüilo no mandato pelo fato de ter trocado o DEM pelo PSB, siglas coligadas em 2004. Dessa forma basta uma sinalização positiva por parte dos Democratas pau-ferrenses para que o parlamentar comece a arrumar as malas. Além de tudo que já foi exposto, Nel tem outro calo no sapato, é que o seu suplente, Edílson Feitosa, está ‘desesperado’ para assumir o mandato e promete mover céus e terra para que o DEM requeira a cadeira do vereador ‘infiel’.
A Câmara de Pau dos Ferros já cassou os ex-vereadores Ismael Mendes e Socorro Cunha por infidelidade partidária. Os suplentes Jean Carlos e Heldo Rogério estão nos cargos. Como afirmava esse colunista, a novela da fidelidade partidária está longe de acabar.

ABATIDO
A decisão do Tribunal Superior Eleitoral – TSE foi publicada no site oficial do órgão na noite da última quarta feira. Na sessão da Câmara Municipal de Pau dos Ferros, na tarde/noite de quinta feira já era visível o semblante abatido do vereador Nel de Gagaça. O edil chegou até mesmo a votar em matéria pela situação, acompanhando o líder do prefeito na casa legislativa, Eraldo Alves (DEM).

RETORNO PREVISTO
As mas línguas já passam a cogitar um possível retorno do vereador Nel de Gagaça aos braços do governismo para tentar preservar o seu mandato na Câmara. Nel foi eleito pelo ex-PFL, hoje DEM e após romper com o prefeito Leonardo Rego, deixou o partido e se filiou ao PSB. Com o novo cenário já explicado nesse espaço, a história pode mudar. Aguardemos, pois!

PROTESTO
As vaias absolvidas pelo prefeito de Pau dos Ferros, Leonardo Rego (DEM) durante a abertura dos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte, Jern’s foi um reflexo do péssimo momento vivido pelo líder do executivo municipal. O prefeito quase não conseguiu falar com as vaias dos estudantes/desportistas que protestavam pelas mas condições do ginásio de esportes professor João Faustino, palco de alguns jogos dos Jern’s. Assim não vai!

DERRUBANDO
É impressionante a forma como age a prefeitura de Pau dos Ferros. Na última quinta feira um trator de esteira passou por cima de vários lotes de posse, com inicio de construções no Conjunto Manoel Deodato. No meio desses lotes existiam pessoas necessitadas que juntaram tudo que tinham para começar a construir a casa própria. Uma ação arbitrária e distante de ser encarada como benéfica para a população.

SEM EXPLICAÇÕES
Até o fechamento dessa edição, nem o prefeito Leonardo Rego, nem tão pouco seus assessores haviam revelado os motivos que os levaram a derrubar as sapatas que já estavam prontas para construção. Na delegacia, quando chamado, o chefe de gabinete chegou com as mãos abanando e não apresentou documentos que pudessem tornar legal a ação desencadeada no conjunto Manoel Deodato.

PRESTIGIANDO
O ex-prefeito Nilton Figueiredo (PP) esteve durante a semana passada na Capital Federal. Por lá ele participou das homenagens ao deputado federal Nélio Dias. A Câmara Federal dedicou três horas de sessão para homenagear o deputado do Rio Grande do Norte que era presidente nacional do PP.

AÇÃO
O 7º Batalhão de Policia Militar (BPM), sob o comando do Major Romualdo Borges Farias, está desencadeando diariamente operações de fiscalização no trânsito. As barreiras são montadas em diferentes pontos, mas sempre nas entradas da cidade de Pau dos Ferros. Geralmente 14 homens são disponibilizados para comandar as blitz policiais. As ações visam combater o trafico de armas e drogas, além de cobrar a regularização de veículos atrasados e condutores sem habilitação. Ponto!

POSSE
No próximo dia 09 o comando da Caern de Pau dos Ferros terá novo nome. Trata-se do funcionário Esmeraldo Alves (foto) que foi indicado para o cargo pelo ex-prefeito Nilton Figueiredo (PP). Esmeraldo entra com pinta de vitorioso após ganhar uma queda de braços travada com o atual diretor Djalma Viana (Vavá). Da coluna partem votos de sucesso na nova empreitada.

GIRANDO
@ O Prefeito Leonardo Rego prometeu para a noite de hoje o anuncio das atrações da Finecap, festa popular que comemora a Emancipação Política de Pau dos Ferros.

@ A data para o anuncio foi escolhido a dedo pelo Prefeito, vez que hoje e o dia do seu aniversário.

@ Em Brasília na semana passada, Nilton Figueiredo participou de reunião com a executiva nacional do PP. Na mesa a discussão sobre os destinos do partido no Rio Grande do Norte.

@ De acordo com Nilton, o PP nacional teria dado carta branca para o diretório estadual nomear o futuro presidente do partido. A decisão não será tomada de cima para baixo.

@ Na manhã da última sexta feira o deputado estadual Gustavo Carvalho (PSB) esteve visitando Nilton Figueiredo na Secretaria de Esporte e Lazer, SEL. Em debate, os cargos do governo do estado em Pau dos Ferros.

@ O acesso da rua São João para a rua Manoel Alexandre está terrível. Nas proximidades da churrascaria Espetão está intransitável. A quem recorrer?

@ O Secretário de Saúde, Boanerges Freitas se encontra fazendo especialização da Uern, onde atua como professor. O bacana se encontra em Natal desde janeiro. O que não se sabe é quem está a frente da Secretaria de Saúde de Pau dos Ferros. Alguém arrisca?

@ A sessão da Câmara Municipal, que marcou o retorno do recesso, foi picante. Um debate entre a situação, leia-se: Eraldo Alves e a oposição ditou o ritmo das sessões futuras.

@ O Vereador Manoel Florêncio (PMDB) soltou a seguinte frase dia desses: “Nilton Figueiredo está muito sem prestígio, pois ainda não conseguiu emplacar ninguém nos cargos de Pau dos Ferros”. Opinião do edil. Sem comentários!

@ E por falar em frase, no momento em que o trator derrubava ‘sapatas’ de construções no Manoel Deodato, um aliado de Leonardo Rego soltou a seguinte: “esse prefeito nós fomos buscar no Iraque!”. Brinque com os homens!

Nenhum comentário: