domingo, 5 de agosto de 2007

Vereador Nel pode perder o cargo nos próximos dias

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) se pronunciou mais uma vez a respeito do tema Infidelidade Partidária. A nova consulta foi formulada pelo deputado federal Ciro Nogueira (PP-PI), que queria esclarecer se havia a possibilidade de troca de partidos dentro da mesma coligação. A dúvida apresentada ao TSE foi a seguinte: “se os detentores de mandatos proporcionais que trocaram de partido político que os elegeram ingressarem em outro partido da mesma coligação, perdem os respectivos mandatos?”

Em resposta a consulta 1423 o TSE respondeu que: se o parlamentar trocar de partido, ainda que para outro da mesma coligação, ocorre a perda do mandato. O entendimento, unânime, foi firmado pelo Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na última quarta-feira, dia 1º.

Com a decisão do TSE o cenário político na Câmara Municipal de Pau dos Ferros pode sofrer nova modificação diante da realidade atual, vez que existe um caso de vereador que se encaixa no novo entendimento da corte maior eleitoral.

Eleito pelo então PFL, hoje, Democratas (DEM), o vereador Manoel Gomes (Nel de Gagaça) trocou a sigla pelo PSB, que era coligado com o DEM nas eleições de 2004. Antes do entendimento do TSE, Nel de Gagaça de sentia garantido no cargo, vês que havia mudado de partido, mas não de coligação.

A publicação da consulta deu novo ânimo ao suplente do vereador Nel de Gagaça, o topógrafo Edílson Feitosa que garantiu lutar pela vaga do titular junto a diretoria do partido em Pau dos Ferros.

“Eu vou lutar pela vaga que segundo o Tribunal Superior Eleitoral pertence ao meu partido. Solicitarei que o DEM peça a vacância do cargo do vereador Nel. Não tenho nada contra ele, mas quero o que me pertence e se preciso for, entrarei com uma ação na justiça para garantir o meu mandato”, afirmou o suplente Edílson Feitosa.
O vereador Nel de Gagaça preferiu não se pronunciar a respeito do tema, porém afirmou estar tranqüilo, mesmo diante da possibilidade de perder o mandato conquistado nas últimas eleições municipais.

“Esse é um fato muito novo ainda, não tenho nenhum embasamento para me manifestar a respeito do assunto, prefiro aguardar o desenrolar dos acontecimentos”, disse o edil do PSB.
Fonte: Jornal Resenha

3 comentários:

Anônimo disse...

Eita, Neu agora se lascou de vez, vai perder o mandato e os cargos na Central do Cidadão.

Anônimo disse...

Eu sou extremamente contra as mudanças de partido. Acho que essa será a primeira maneira de tentar moralizar a politica, pois políticos trocavam de partido como quem troca de roupa, tudo pelo sem bem estar pessoal, em troca de vantagens. Pau dos Ferros está de parabéns por tes sido a primeira cidade do RN a trocar vereadores infieis. Avante.

Anônimo disse...

Não tenho nada contra o vereador nel, porém sou a favor que ele perca o mandato, pois ele trocou de partido, e essa prática é condenada pelo TSE e pelo povo.