segunda-feira, 25 de maio de 2009

Abastecer com álcool ou gasolina é indiferente no RN

O álcool combustível (etanol) segue competitivo no tanque dos carros flex fuel em 17 estados brasileiros, de acordo com dados da Agência Nacional de Petróleo (ANP), compilados pela Agência Estado, referentes à semana terminada na última sexta-feira (dia 22).

No Rio Grande do Norte, é indiferente utilizar etanol ou gasolina no tanque. Além disso, o álcool combustível sofreu aumento de 0,94% nos postos do estado.

A vantagem é calculada considerando que a potência energética do motor a álcool é de 70% dos motores à gasolina. Este combustível derivado do petróleo segue vantajoso em sete Estados brasileiros, enquanto em três unidades da federação é indiferente o uso do combustível à base de cana-de-açúcar ou da gasolina pelo consumidor.

Segundo o levantamento, considerando-se que o preço do álcool combustível é competitivo ante o da gasolina se representa até 70% do valor, os Estados onde a vantagem do etanol é mais significativa são: São Paulo (preço do etanol é 52,35% do preço da gasolina), Mato Grosso (53,8%), Paraná (54,45%), Espírito Santo (58,32%), Bahia (59,59%), Pernambuco (61,42%) e Mato Grosso do Sul (62,99%). Os sete Estados mais competitivos respondem por 70% do consumo de álcool do País.

Nenhum comentário: